No RN, apenas 35% dos domicílios estão ligados à rede de esgoto

Dos 1.141.873 domicílios particulares permanentes ocupados no Rio Grande do Norte, apenas 35,4% estão ligados à rede de esgotamento sanitário, o equivalente a 372.491. Em Natal, o percentual fica em 48%, ou 122.291 residências. Os números estão no Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e apontam que, apesar dos percentuais não chegarem à metade da quantidade de moradias no estado e na capital, houve crescimento na cobertura desde o último censo em 2010. A expectativa é de que as novas estações de tratamento e as Parcerias Público Privadas (PPP) da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (CAERN) mudem essa realidade nos próximos anos.

“Na prática o que se observa em Natal, RN e Brasil é o avanço no acesso ao saneamento. Em um nível menor do que o do acesso a água, mas um crescimento. Com algumas desigualdades regionais”, explica o Superintendente Estadual do IBGE/RN, Rogério Campelo.

Ele conta que um dos objetivos do Censo é mostrar nas “fotografias” as mudanças ocorridas entre as suas realizações. “O saneamento em 2022 mostrou uma evolução na comparação com 2010”, pontua.

Ainda assim, cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo o estado não têm acesso a uma rede de esgoto. São moradores cujos dejetos são jogados em fossas sépticas ou rudimentares, buracos, valas ou outros locais. Vale salientar que fossas sépticas, mesmo que não estejam ligadas à rede de esgoto, são consideradas solução aceita como tipo de tratamento adequado de esgoto pelo Plano Nacional de Saneamento. Se for considerada essa forma, os percentuais de cobertura do estado e de Natal sobem para 60,24% e 75,64%, respectivamente.

“Esse conceito de esgotamento adequado está ligado ao Plano Nacional de Saneamento, que considera essas situações de rede geral e fossa séptica formas de evitar a contaminação de solos, nascentes”, explica o superintendente do IBGE/RN.

O diretor presidente da Caern, Roberto Linhares, alerta para o problema de que, muitas vezes, essas fossas, que são muito comuns no interior, não são feitas de forma adequada, sem o sumidouro, problemas de infiltração do terreno e colmatação. “Se infiltra, vai resíduo, que não deveria ir, e aí acaba contaminando o lençol freático. A gente tem grande parte do lençol freático de Natal contaminado com nitrato justamente por causa da infiltração de fossas sépticas inadequadas. Fechamos 78 poços em Natal por essa razão”, conta.

Linhares aponta que a solução é justamente oferecer uma rede para tratamento adequada, mas evoluir nessa questão é um desafio porque o investimento em obras de esgotamento sanitário é muito alto, de modo que estados e municípios não conseguem avançar.

“Os dados demonstram que precisa de investimento em grande volume e que ainda não foi feito. E mostra claramente que somente com as forças dos estados, municípios e até da União, não se consegue chegar a atender a meta do Marco Legal do Saneamento”, diz ele.

Entre os objetivos do Marco está a universalização dos serviços até o ano de 2033, garantindo que 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgotos.

O presidente da Caern garante que, pelo menos, Natal, vai conseguir alcançar essas metas nos próximos anos, graças as Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) da zona Norte (Jaguaribe) e da zona Oeste (Guarapes). A ETE Jaguaribe deve entrar na fase de testes com água no mês de agosto próximo e, em seguida, começa a operar com esgoto.

“Já em dezembro a cobertura da zona Norte deve subir de 3% para 43% e no final de 2025 estará com 95%. Isso vai elevar o índice de Natal para mais de 80%. Daí, quando entrar em operação o primeiro módulo da estação do Guarapes, vai a 90%, entregando em 2026 o que prevê o Marco Legal”, afirma Roberto Linhares.

PPP deve universalizar sistema de esgotos

Devido ao alto custo para garantir que mais gente tenha acesso à rede de esgotos, as Parcerias Público Privadas (PPP) da Caern, que estão em estudo pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), são apontadas como a solução para que se garanta cobertura quase total para o estado.

“O estudo dura 18 meses e se refere a 48 municípios que vão ter realidade completamente diferente, tendo uma alavancada significativa porque devem chegar próximo dos 90% em 2033. O privado é importante pelo recurso e pelo braço operacional”, diz o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares.

Além de Natal, que deve chegar a esse patamar somente com a operação das estações elevatórias, Parnamirim sai, por exemplo, de 7% para 70% e depois para 90%; e Mossoró avançará dos 50% para cerca 90%.

Com a iniciativa privada atuando no esgotamento sanitário, o diretor da Caern diz que a companhia vai se dedicar à questão do abastecimento de água. Natal já está praticamente atendendo o novo marco com 98,29% da população tendo acesso à água. No restante do estado há 85% de cobertura. “Há muita área rural que a companhia não atua e esse atendimento vai aumentar porque a PPP vai se dedicar a esgoto e a Caern ao abastecimento de água”, prevê Roberto.

Segundo ele, nenhum município está em colapso total por falta de água no momento, uma vez que as condições climáticas melhoraram o período chuvoso dos últimos meses ajudando a encher os reservatórios. A previsão é de que, ainda em 2025 a adutora do Seridó entre em operação e garanta mais segurança hídrica à região. “Temos Serra do Mel em colapso parcial. Os outros são atendidos de forma permanente ou em rodízio, dependendo das condições dos mananciais de superfície ou dos poços”, explica.

Mossoró deverá garantir suficiência hídrica com a adutora Apodi-Mossoró. Atualmente o abastecimento é feito por poços, com 35% fornecido pela adutora Armando Ribeiro Gonçalves.

Esgotamento contribuirá para desenvolvimento

Um dos fatores que mais influenciam no adensamento e atração de investimentos é a condição das bacias de esgotamento sanitário. Elas são, inclusive, consideradas no novo Plano Diretor de Natal, que modernizou o regramento para uso e ocupação do solo do município, atraindo mais investimentos para a cidade.

Victor Diógenes, diretor Técnico da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município (Arsban), também prevê que, entre 2026 e 2027, a capital alcançará a meta de universalização do esgoto e diz que, a partir do aumento da cobertura, novos investimentos devem chegar, especialmente à zona Norte, que dará um salto no esgotamento. “Com certeza, a valorização, o estímulo é bem maior em áreas que dispõem de esgoto e de água tratada”, explica.

Para tanto, as estações de tratamento são projetadas estimando esse crescimento. “Vamos supor que na zona Norte tem a 100 mil casas. (a ETE) Jaguaribe prevê um crescimento 20 vezes mais do que o atual e por isso tem capacidade de expansão. Ela não se limita só ao que tem hoje, é projetada para novos módulos serem edificados, a depender do escalonamento da expansão urbana daquela área”, explica.

Outro ponto é a questão da saúde da população. Victor diz que é constatado que nos municípios onde há esgotamento sanitário satisfatório, o custo com saúde cai drasticamente porque as enfermidades hidroviárias, que são aquelas causadas pela falta de saneamento e transmitidas pela água contaminada e pelo esgoto, são as que mais atingem a população.

“Onde se tem saneamento básico, água potável de qualidade e esgoto bem tratado, o custo com a saúde chega a cair R$ 9 por habitante”, aponta o diretor da Arsban.

Na zona Norte toda a rede está implantada e após o resultado dos testes de operação da ETE Jaguaribe, é que serão feitas as ligações para as casas. “As residências da Zona Norte têm a rede de esgoto implantada nas ruas e dentro de 60 dias com o funcionamento de Jaguaribe é que as casas vão se ligar ao esgoto efetivamente. São etapas e a Caern tem metas para cumprir e fazer essas ligações”, diz Victor Diógenes.

Números esgotamento
2022
RN

n372.491 (35,4%) ligados a rede de esgotamento
n315.406 (27.62%) ligados a fossa séptica ou fossa filtro
n406.291 (35,58%) ligados a fossa rudimentar ou buraco
n23.204 (2,03%) ligados a vala

Natal
n122.291 (48,1%) ligados a rede de esgotamento
n81.963 (30,35%) ligados a fossa séptica ou fossa filtro
n61.738 (22,86%) ligados a fossa rudimentar ou fossa filtro
n1.579 (0,58%) ligados a vala

2010
RN

n222.630 (24,7%) ligados a rede de esgoto
177.403 (19,72%)
424.035 (47,14%)
10.115 (1,12%)

Natal
n74.213 (31,5%) ligados a rede de esgoto
72.654 (30,85%)
82.818 (35,16%)
1.159 (0,49%)

Tribuna do Norte

Com 13 novos parques em 2024, RN gera 32% da energia eólica no País

Líder na produção de energia eólica no Brasil, o Rio Grande do Norte deu mais um passo para ampliar ainda mais a primeira posição na viabilização de energia limpa no País. O Estado ganhou 13 novos parques eólicos nos dois primeiros meses de 2024, segundo o Mapa das Energias Renováveis do Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern). O número de parques em operação representa um crescimento de 0,45 gW de potênciaativa no Estado. Só em 2023, o RN registrou R$ 22,5 bilhões em investimentos em novos projetos de geração de energia, tanto para fontes eólicas como solares.

O Estado tem 293 parques eólicos em atividade e, no cenário nacional, fica atrás apenas da Bahia, que tem 319 empreendimentos. Mesmo assim, o RN é líder na potência em operação, com 9,43 gW, o que representa quase 32% de toda a geração de energia eólica no País. A plataforma da Fiern aponta ainda que há 91 empreendimentos em desenvolvimento, com 3,58 gW de potência outorgada, que consiste na potência em construção ou ainda não construída.

“A qualidade dos ventos, tanto no litoral do Rio Grande do Norte como em boa parte do interior, tem atraído novos investimentos na geração de energia eólica. Esse crescimento da atividade tem lastro nos 5,5 Gw (on-shore) já contratados para os próximos anos. Isso sem falarmos do potencial de 51 Gw já mapeado para geração da energia eolica off-shore, em fase de aquecimento. Essa liderança mais a vocação natural do Estado têm levado o SENAI/RN, através do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT), a liderar diversos projetos nacionais e manter amplo intercâmbio mundial”, aponta o presidente da Fiern, Roberto Serquiz.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon-RN), Sérgio Azevedo, o RN possui “qualidades excepcionais para os ventos” e destaca o protagonismo do Estado na área.

“Temos excelentes jazidas de ventos, e na medida que tenhamos capacidade de escoamento, com linhas de transmissão, o RN seguirá sendo o protagonista de produção de energia eólica no Brasil enquanto tivermos área para construir os parques. Nosso problema, em gerando energia, é o escoamento, mas tem que existir a necessidade da demanda. O Brasil precisa retomar o seu crescimento para termos demanda de energia cada vez maior e com isso possamos construir uma maior quantidade de parques para gerar mais energia para suprir essa necessidade”, explica.

Segundo o coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec-RN), Hugo Fonseca, a entrada em operação dos novos parques está dentro do cronograma das outorgas recém-contratadas.

“Esses parques que entraram em operação estão obedecendo o cronograma previsto de implantação. Temos uma série de usinas que estão previstas para entrar em operação em 2024, mas esses 13 estão dentro do plano informado à Aneel e, principalmente, para o início da entrada de operação e comercialização desses projetos já junto a ONS. Esses 13 parques estão dentro do universo dos quase 13,1 GW contratados e outorgados que entrarão em operação até o início de 2026”, explica Hugo Fonseca.

“Avaliamos esse crescimento de forma muito positiva, pois cada novo parque significa em media 500 empregos. Além de movimentar toda cadeia produtiva, desde pousadas, casas alugadas de moradores das cidades do entorno, como também movimenta o setor de bares restaurantes, pousadas e a economia das cidades próximas”, disse Max Fonseca, consultor da Associação Potiguar de Energias Renováveis (Aper-RN).

“O RN já é um líder em energias renováveis, pois lidera a produção de energia eólica no Brasil. O fator central é pelo recurso disponível dos ventos da região Nordeste, com destaque para o RN. Aliado a isso é importante ter um governo pensando nas energias renováveis, em atrair investimentos, e a gente tem percebido isso no Estado, com Atlas Eólico, Onshore, Offshore, e agora o hidrogênio e solar. O papel do Estado de dar uma indicação aos investidores faz com que os estudos atraiam mais investimentos”, destacou a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum.

RN terá 1,97 bilhão para linhas de transmissão

O Rio Grande do Norte vai receber o investimento de R$ 1,97 bilhão por conta do primeiro leilão de transmissão de energias renováveis que vai ocorrer no dia 28 de março, na sede da B3, em São Paulo.
Ao todo, o leilão vai contemplar 15 lotes em 14 estados brasileiros. A previsão é que seja investido cerca de R$ 18,2 bilhões. No leilão deste ano, o Rio Grande do Norte foi contemplado nos Lotes 3 e 4 junto com os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Entre os projetos previstos, destaca-se a linha de transmissão de 500kV, entre Ceará-Mirim e João Pessoa (PB), com 198 quilômetros.

O presidente do Sindicato da Indústria Construção Civil do RN (Sinduscon-RN), Sérgio Azevedo, aponta ainda que o desenvolvimento do setor é importante para que o Estado esteja pronto para a demanda de Hidrogênio Verde que se aproxima.

“Acredito na capacidade do RN de gerar essa energia. A vantagem do H2V é que em boa parte das plantas, não em todas, não há necessidade de linhas de transmissão. A produção de energia é para consumo da própria indústria de hidrogênio, para o próprio processo de hidrólise, então esse é um ponto que o RN sai com uma vantagem”, acrescenta Azevedo.

Segundo Hugo Fonseca, coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), os empreendimentos estão previstos para entrar em operação no ano de 2029. As novas linhas serão integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e têm como objetivo principal expandir e fortalecer a rede básica de energia elétrica do estado. “As quatro grandes obras, nos blocos 3 e 4, garantirão a conexão de novos empreendimentos de geração de energia no sistema elétrico nacional”, ressaltou ele.

O leilão deste ano prevê a construção, operação e manutenção de 6.464 quilômetros de linhas de transmissão e 9.200 MVA em capacidade de transformação em todo o país. “A partir do leilão, esses projetos já podem comercializar seus contratos, abrindo margem no sistema elétrico para a conexão de novos empreendimentos”, complementou.

PANORAMA DAS EÓLICAS
293 é o número de parques em operação no RN

9,43 gW é a geração de energia com parques eólicos no Estado

30% é a produção de energia eólica do RN para o Brasil

25,5 GW de potência contratada no Brasil

13 é o número de parques instalados no último bimestre no RN

3,5 gW é a potência contratada no RN

91 empreendimentos estão em construção

3,58 gW é a potência outorgada

Fonte: Fiern/Aneel

Pré-candidato Marciano Jr. não aceita ser vice de ninguém e diz ser o mais preparado para governar Parnamirim

Foto: Blog do GM

Com um discurso forte e de oposição ao prefeito Taveira, o pré-candidato Marciano Júnior bateu firme em temas como saúde e educação. Ao reafirmar seu compromisso com o social, se comprometeu em trabalhar para gerar emprego e renda e trazer dignidade ao povo.

Marciano descartou a possibilidade de empregar familiares e amigos em pastas consideradas estratégicas, caso seja eleito prefeito, e aproveitou boa parte da entrevista para apontar os fatos que ele considera erro na gestação Taveira. O saneamento foi o alvo principal.

No campo político, Marciano negou qualquer possibilidade de entendimento com o sistema situacionista e também com a oposição, pois irá até o fim com o seu projeto que já está sendo compreendido pelo povo de Parnamirim.

Click AQUI, e assista a entrevista na íntegra.

No dia Internacional da Mulher, Patrulha Maria da Penha é lançada em São Gonçalo do Amarante

No dia Internacional da Mulher, Patrulha Maria da Penha é lançada em São Gonçalo do Amarante

No último dia 8 de março, São Gonçalo do Amarante celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma programação diversificada e significativa, culminando no lançamento oficial da Patrulha Maria da Penha. O evento, realizado na Praça do Gemina, no Bairro Jardins representou um avanço significativo na proteção e combate à violência doméstica.

A programação incluiu uma Feira de Empreendedorismo Feminino, serviços de saúde, assistência e beleza, aulas de dança e apresentações culturais.

O ponto alto do evento foi a Solenidade de Entrega da Patrulha Maria da Penha. Essa iniciativa é resultado de esforços conjuntos entre a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Guarda Municipal, Governo Federal e Tribunal de Justiça do RN, que prepararam a Guarda Municipal para atuar na proteção e apoio a mulheres em situação de violência doméstica.

O prefeito destacou que a Patrulha Maria da Penha “será crucial na orientação às vítimas, patrulhamento para garantir o cumprimento de medidas protetivas e atuação em situações de flagrante”.

Em um contexto nacional, a necessidade de iniciativas como a Patrulha Maria da Penha é reforçada pelos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, que indicam um aumento de 7% nos pedidos de

Melão lidera exportação em fevereiro e gera US$ 13,8 milhões na balança comercial do RN

Os melões frescos voltaram a assumir a liderança da pauta de exportações do Rio Grande do Norte, após o petróleo (fuel oil) ter se firmado na primeira posição entre os produtos potiguares mais comercializados no mercado internacional desde 2022. Em fevereiro, as remessas da fruta despontaram e chegaram a mais de 19 mil toneladas, o que equivale a um volume negociado de aproximadamente US$ 13,8 milhões, contribuindo para o aumento de 29,8% nas exportações do estado no segundo mês do ano, no comparativo com igual mês em 2023.

Ao longo do ano passado, o RN exportou cerca de 157,3 mil toneladas da fruta, que geraram algo em torno de US$ 117,9 milhões, e no primeiro bimestre de 2024, o volume exportado acumulado já atingiu negociações da ordem de US$ 29 milhões, em função das remessas de mais de 40 mil toneladas da fruta para o mercado externo, principalmente para países como Espanha, Países Baixos e Reino Unido.

O desempenho das exportações de frutas frescas é um dos destaques edição de fevereiro do Boletim da Balança Comercial do RN, um informativo elaborado mensalmente pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Rio Grande do Norte com base nas informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia. O boletim acompanha a evolução do comércio exterior do estado mês a mês, assim como as operações de compra e venda de mercadorias no mercado internacional durante uma série histórica, que leva em consideração os cinco últimos anos.

Foto: Agência Sebrae

Aumento de 29,8 % nas exportações

De acordo com a publicação, o mês foi marcado por um aumento nas exportações de melões frescos e melancias frescas para a Espanha, Países Baixos(Holanda) e Reino Unido. Completam a lista dos cinco principais itens da pauta o gasóleo (óleo diesel), com um volume de US$ 9,6 milhões, outros açúcares de cana (US$ 5,5 milhões), as melancias frescas(US$ 4,3 milhões), e os mamões papaias (US$ 1,3 milhão). Até janeiro, o produto mais exportado era o óleo de petróleo combustível (fuel oil), porém, esse item não figurou na relação das exportações do mês. Os principais países destino das exportações foram os Estados Unidos, Espanha, Países Baixos (Holanda) e República Dominicana.

Com o envio dessas e outras mercadorias para fora do Brasil, em fevereiro, o total das exportações somou mais de US$ 45,6 milhões, o que representa um aumento de 29,8% em relação a fevereiro do ano passado, quando no mês foram o volume de exportações chegou a US$ 35,2 milhões. O número, no entanto, é menor se for comparado a janeiro. Houve uma retração das exportações potiguares de 35,6%. O valor acumulado das exportações no primeiro bimestre deste ano é US$ 116,5 milhões, que é 4,8% maior que o acumulado no mesmo intervalo do ano passado.

Foto: Agência Sebrae
 

Importações sobem mais de 41 %

Em relação às importações, fevereiro também foi positivo. As mercadorias importadas somaram US$ 24,6 milhões, um avanço de 41,6% em relação a fevereiro de 2023. As principais mercadorias que contribuíram para esse crescimento foram outras gasolinas, exceto para aviação, com um total de mais de US$ 11,8 milhões, o coque de petróleo não calcinado (US$ 1,8 milhão), queijo tipo mussarela fresco (US$ 703,9 mil) e caixas de papel ou cartão ondulados (US$ 417,3 mil). Os principais países de origem das importações foram Estados Unidos, China, Espanha, Argentina e Espanha..

Contabilizando as importações do estado acumuladas nos dois primeiros meses de 2024, o volume chega a US$ 82,2 milhões, uma elevação considerável, mais que o dobro (114,7%) do volume acumulado em igual intervalo do ano anterior, quando o valor foi de apenas US$ 38,3 milhões.

Com esses resultados, a corrente de comércio do estado, que é calculada pela soma das exportações e importações, chegou em fevereiro a US$ 70.223.025. Já a balança comercial do Rio Grande do Norte encerrou o mês com um superávit de mais de US$ 21 milhões.

Tribuna do Norte

PGE entrará com ação para suspender decisão do TCE sobre aposentadoria de servidores

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai expedir um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) para suspender a decisão de uma data-limite para que servidores que ingressaram no serviço público, sem concurso antes da Constituição Federal de 1988, de se aposentarem pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Essa decisão havia sido tomada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), da última quinta-feira (07).

O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (8), pela governadora Fátima Bezerra, após reunião com o Fórum dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na sala de reuniões do gabinete civil do Governo, no Centro Administrativo do Estado.

Mais de 3,6 mil servidores seriam atingidos pela decisão do TCE, e a medida pode inviabilizar até mesmo a manutenção do atendimento no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern).

www.tribunadonorte.com.br

Lei Seca flagra duas mulheres dirigindo embriagadas em Nova Parnamirim

Foto: CPRE

Duas mulheres foram presas na noite da sexta-feira (8), durante operação da Lei Seca em Nova Parnamirim. Um homem de 59 anos também recebeu voz de prisão.

De acordo com Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), as mulheres de 28 e 38 anos foram conduzidas à Central de Flagrantes após os testes de alcoolemia apontarem valores superiores a 0.33mg/l.

A blitz foi montada na Avenida Gastão Mariz de Faria, culminando ainda na autuação administrativa de seis condutores por dirigir sob efeito de álcool.

Presidente da Câmara de Natal, Eriko Jácome homageia Erineide Sá com Comenda em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Em sessão solene realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, entregou a comenda Júlia Alves Barbosa a Erineide Sá, Diretora Executiva da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM). A condecoração, que leva o nome de uma pioneira na representação feminina na política potiguar, reconhece o trabalho e a dedicação de mulheres que têm feito a diferença na cidade em seus setores de atuação.

Durante a cerimônia, o presidente Eriko Jácome expressou sua admiração e respeito pela homenageada. Em suas palavras, “É uma grande honra poder condecorar e reconhecer o trabalho incrível de uma mulher tão inspiradora quanto Erineide Sá. Sua liderança na FECAM vem se destacando com excelência à frente das câmaras municipais em todo o nosso estado. Em nome dela, parabenizo a ela e todas as mulheres da nossa cidade”, afirmou.

www.logdopassaro.com.br

Avião que seguia de Buenos Aires para Madri pousa em Natal após emergência médica; passageiro morre

Foto: Thiago Nóbrega/@aircrafts.nat

Um avião da Air Europa que seguia de Buenos Aires, na Argentina, para Madri, na Espanha, precisou pousar no Aeroporto de Natal após um passageiro passar mal durante o voo. O pouso na capital potiguar ocorreu por volta das 19 horas da última quinta-feira (07).

Apesar de ter recebido os primeiros socorros ainda na aeronave e ser atendido após o pouso no aeroporto da capital potiguar, o passageiro não resistiu e morreu. Em nota, a Zurich Airport Brasil confirmou a ocorrência.

“A Zurich Airport Brasil confirma a ocorrência. Um avião da Air Europa, que decolou de Buenos Aires rumo a Madrid, informou emergência médica de passageiro em vôo e solicitou pouso em Natal. O pouso ocorreu por volta de 19h”, informou.

“A nova concessionária adquiriu uma ambulância, que estava posicionada no pátio no momento do pouso. Tão logo ocorreu o pouso a equipe de socorro do aeroporto realizou o protocolo de atendimento indicado para estes casos, buscando reanimar o passageiro. Mas não houve êxito”, completou a Zurich Airport Brasil.

O Samu RN informou que articulou o atendimento com o Samu Natal, que foi dar cobertura à ocorrência. “O aeroporto é dotado de uma ambulância, que fez o primeiro atendimento, porém já era sabido, diante das informações prestadas durante o voo, que o paciente tinha vindo a óbito dentro da aeronave”, pontuou.

Dados da plaforma FlightRadar24 mostram que a aeronave – um Boeing 787-9 – estava sobre o Oceano Atlântico à Leste de Natal, por volta das 18h30, quando iniciou a manobra em direção ao terminal aeroviário da capital potiguar. O avião permaneceu no aeroporto até às 21h25, quando decolou com destino a Madri.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) não tem registro de entrada do corpo.

Essa não é a primeira vez que o Aeroporto de Natal recebe um avião alternado por causa de uma emergência médica. Em outubro do ano passado, um avião da Latam – um Boeing 777 – que seguia de São Paulo para Frankfurt, na Alemanha, pousou aqui após uma passageira passar mal.

Meses antes, em junho, o terminal da capital recebeu um Boeing 747, conhecido como Rainha dos Céus, também por uma emergência médica. Um passageiro teria passado mal e necessitado de atendimento médico de urgência.

Além dos casos de necessidades médicas, outros voos foram desviados por outros motivos neste ano. Em janeiro, um avião da Azul Linhas Aéreas que saiu daqui para Belo Horizonte precisou retornar após o piloto declarar emergência. De acordo com as informações, pode ter ocorrido um problema de despressurização da cabine, que obrigou a descida da aeronave para 10 mil pés.

Já em fevereiro, um avião da TAP Air Portugal que seguia de Lisboa para Fortaleza foi desviado para Natal devido ao mau tempo na capital cearense. Na ocasião os passageiros precisaram desembarcar e a aeronave ficou em solo potiguar por quase dois dias.

STF nega que o Estado deva indenizar famílias de vítimas de balas perdidas durante operações policiais

Foto: reprodução

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria, na noite desta sexta-feira (8), para negar que o Estado tenha o dever de indenizar famílias de vítimas de bala perdida durante operações policiais, se não houver comprovação da origem do disparo.

Relator da ação, Edson Fachin foi voto vencido sobre o Estado indenizar a família das vítimas. O ministro propôs que, sem perícia conclusiva que afaste a conexão entre os acontecimentos, há responsabilidade do Estado e este deve indenizar famílias de vítimas de balas de origem desconhecida. Ele foi acompanhado por Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber, esta última já aposentada — a análise do caso começou em setembro do ano passado.

Alexandre de Moraes, André Mendonça e Cristiano Zanin divergiram do relator. Mendonça, que havia pedido vista (mais tempo para analisar o caso), votou para que o Estado seja responsável pela morte quando a perícia for inconclusiva, desde que se mostre plausível o disparo por agente de segurança pública. Ele foi acompanhado por Dias Toffoli. Já Moraes propôs que a responsabilidade estatal pressupõe a comprovação de que a bala partiu dos agentes do Estado. Ele foi acompanhado por Luiz Fux.

Zanin apresentou uma quarta posição. Para ele, a perícia inconclusiva não é suficiente, por si só, para afastar a responsabilidade civil do Estado. Porém, o ministro argumenta que, no caso em análise, não houve nenhum tipo de registro da operação policial em que houve a bala perdida. Por isso, a responsabilidade não poderia ser atribuída ao Estado. Ele foi acompanhado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

Ainda falta o voto do ministro Kassio Nunes Marques, porém, já há maioria contra a indenização. O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade em que os votos são registrados no sistema eletrônico do Supremo em um prazo prefixado. Salvo se houver um pedido de vista ou de destaque (remessa ao plenário físico), os ministros têm até o fim de hoje (8) para votar.

Relembre o caso

O caso concreto envolve uma morte ocorrida em 2015 no Rio de Janeiro. Vanderlei Conceição de Albuquerque foi morto durante tiroteio entre traficantes, força de pacificação do Exército e PMs do Rio de Janeiro no conjunto de favelas da Maré.

Família recorreu contra decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O tribunal afastou a responsabilidade do Estado pela morte de Vanderlei sob o argumento de que não ficou comprovado que o disparo tenha sido efetivamente realizado por militares.

Para os parentes da vítima, o Estado é responsável pela morte. A família argumenta que é desnecessário saber a origem da bala, porque o Estado, segundo o parágrafo 6° do artigo 37 da Constituição Federal, responde objetivamente pelos danos causados por seus agentes a terceiros.

UOL

Homenagem às mulheres

No Dia Internacional da Mulher, prestamos nossa mais sincera homenagem a todas as mulheres da nossa comunidade e do mundo. Que a voz da determinação, coragem e resiliência feminina continue ecoando, fazendo a diferença, inspirando e gerando mudanças que impactam positivamente a sociedade.

Cada uma delas merece ser celebrada e reconhecida pelo seu papel fundamental na construção de um mundo mais igualitário e justo. Feliz Dia Internacional das Mulheres!

SPORTS Marcos Lopes, narrador esportivo, agora também é da 95 Mais FM

Foto: Carlos Alberto Melo

O Sistema Ponta Negra de Comunicação traz muitas novidades neste mês de março. O narrador esportivo, Marcos Lopes, que já é do Arena, da TV Ponta Negra, agora também estreia na 95 Mais FM. A assinatura da nova fase aconteceu nesta sexta-feira (8) com a presidente do Sistema Ponta Negra, Miriam Sousa, e a diretora de Marketing e Projetos Especiais do Sistema, Rosy de Sousa.

Foto: Carlos Alberto Melo

Marcos Lopes que já tem vasta experiência na narração esportiva no rádio estreia no dia 17 de março com a transmissão do clássico América e ABC pelo Campeonato Estadual. No dia 18 começa a Resenha do Barba, programa diário, das 18h às 19h na 95 Mais FM. “Estou muito feliz em estar na 95 Mais FM, uma emissora tradicional, histórica e que enriquece o currículo de qualquer profissional. Agora posso dizer que minha trajetória no rádio potiguar está recebendo o selo de qualidade de uma grande emissora”, destacou Marcos Lopes.é

Equipe 

O Bonde do Barba tem ainda: narrador Edilson Costa, comentarista Dionísio Outeda. Repórteres: Rodrigo Ferreira (setorista do ABC) e Canindé Pereira (setorista do América). Mara Martins fará plantão e ancoragem.

Fonte: ponta negra news

Projeto “Cria Poesia” promove oficinas de Cordel para mulheres no Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação

No Rio Grande do Norte, surge um novo projeto cultural dedicado a enaltecer a tradição nordestina através da arte do cordel. O projeto “Cria Poesia”, promovido pela AMPARE – Associação da Mulher Potiguar, oferece Oficinas de Cordel para mulheres e meninas, proporcionando uma oportunidade única de imersão na rica cultura local.

Com o patrocínio da Potigás, da Lei Câmara Cascudo, da Fundação José Augusto e do Governo do RN, o projeto ganha vida em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Durante o período de 08 a 31 de março, as inscrições estarão abertas, com vinte vagas disponíveis nos municípios de Natal, Mossoró, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assú, Santa Cruz, Santo Antônio e João Câmara. As oficinas serão realizadas nessas oito cidades polos, fortalecendo laços e compartilhando conhecimentos de abril a junho.

O encanto das oficinas virtuais está reservado para os meses de julho a agosto, culminando em setembro com um emocionante encerramento. A celebração será marcada pela produção e compartilhamento de cordéis impressos, fomentando a união e a cultura.

Para se inscrever, acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScgVosDWnFDTqFNd02Cz5-ph8561C-dckCmETHsYWGl9THQ_w/viewform