Emirados: operação conjunta do MPRN e Polícia Civil combate lavagem de dinheiro e sonegação fiscal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil deflagraram nesta terça-feira (23) a operação Emirados para apurar crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica. A investigação conjunta identificou um esquema estruturado para obter vantagens financeiras ilegais em prejuízo dos cofres públicos. O empresário apontado como chefe das fraudes tem atuação e influência no ramo de postos de combustíveis na Grande Natal e foi preso.

O trabalho aponta que os envolvidos utilizavam mecanismos para esconder bens e valores obtidos por meio de ilícitos fiscais. A apuração é conduzida pela 56ª Promotoria de Justiça de Natal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD).

Além do mandado de prisão, a operação Emirados e cumpriu 33 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar contra os alvos. Também foram aplicadas 75 medidas cautelares diversas da prisão. Os mandados foram cumpridos nas cidades potiguares de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

No âmbito patrimonial, a Justiça determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, com o objetivo de assegurar eventual reparação dos danos e impedir a dissipação do patrimônio investigado. Ao todo, 4 promotores de Justiça, 9 servidores do MPRN e mais de 120 policiais civis, entre delegados e agentes. Na casa do chefe do esquema, foram apreendidos mais de R$ 90 mil, dólares e euros em espécie, joias, documentos, celulares e computadores.
O esquema

O principal investigado é um empresário que liderava um arranjo voltado à ocultação de patrimônio. Para proteger os bens e evitar cobranças judiciais, ele registrava propriedades e veículos em nome de parentes e de funcionários de confiança, que atuavam como “laranjas”. As investigações também apontam que o chefe do grupo exercia o controle real sobre várias empresas de fachada, como distribuidoras, bares e postos de combustíveis, sem constar oficialmente nos contratos sociais.

A fraude contava com empresas utilizadas para deixar de pagar tributos estaduais de forma sistemática. Entre as condutas identificadas estão a omissão de entrada de mercadorias, a falta de emissão de notas fiscais e a criação de firmas em série em nome de terceiros. O esquema usava inclusive pessoas de baixa renda e beneficiários de programas assistenciais federais como sócios de fachada para blindar os verdadeiros donos dos negócios.
Sonegação, carro de luxo e mansão

As empresas vinculadas ao grupo econômico acumulam juntas um passivo tributário global que chega ao montante de R$ 72.922.514,57 inscritos na Dívida Ativa do Estado do Rio Grande do Norte. Os débitos estão concentrados no não recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Desse total sonegado, duas distribuidoras de alimentos respondem pelas maiores fatias da dívida fiscal.
Um dos fatos que motivou a abertura de uma linha de investigação específica foi a compra de um carro importado de luxo avaliado em cerca de R$ 800 mil. O veículo foi registrado em nome de um funcionário que exercia a função de auxiliar de contabilidade e contador com uma remuneração de R$ 1.954. A capacidade financeira declarada era incompatível com o valor do automóvel, enquanto o líder do esquema ostentava o bem como próprio. O mesmo funcionário também aparecia como o comprador formal de uma residência de alto padrão em um condomínio fechado pelo valor declarado de R$ 2.558.000,00. As diligências policiais e os exames de documentos constataram que o imóvel servia de moradia real para o próprio coordenador da organização. O grupo utilizava contas dessas firmas satélites para pagar contas e despesas de moradias de luxo da família do investigado.

Em razão do prejuízo causado aos cofres públicos e do risco de dissipação de ativos, a Justiça determinou o sequestro, a indisponibilidade de bens e o bloqueio de valores em contas bancárias no valor total de R$ 72.922.514,57. A medida alcança contas de pessoas físicas e jurídicas, incluindo nove empresas de um ecossistema contemporâneo de fachada e contas de passagem utilizadas pelo líder do esquema de fraudes.
Gaesf

A atuação do MPRN na operação Emirados é resultado da articulação conjunta das forças de segurança do RN que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf). O grupo especializado trabalha na identificação de fraudes complexas e na recuperação de ativos desviados por meio de crimes tributários. Através da análise técnica e da integração com outros órgãos, o Gaesf garante que grandes sonegadores sejam processados e que os valores devidos ao Estado retornem para o financiamento de políticas públicas. O MPRN é representado no Gaesf pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

PF faz operação contra Edir Macedo, e Justiça bloqueia R$ 670 milhões

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que mira a cúpula do Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Um dos investigados é o próprio líder religioso. Ao todo, mais de 50 policiais federais saíram às ruas para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo.

Além de autorizar as buscas, a Justiça determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e autorizou o bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões – medida considerada essencial para impedir eventual ocultação de patrimônio.

A ação ocorre após uma investigação baseada em relatórios produzidos pelo Banco Central, que identificaram indícios de uma série de irregularidades na condução da instituição financeira.

Segundo a PF, há suspeitas de que administradores da instituição tenham criado mecanismos para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, por meio da alteração de informações contábeis e da geração artificial de receitas.

A prática teria permitido inflar o valor de ativos e esconder problemas que poderiam comprometer a saúde financeira da instituição. As movimentações sob suspeita envolvem cifras de centenas de milhões de reais.

A Polícia Federal também apura se recursos do banco foram direcionados, de forma irregular, para beneficiar a empresa que controla a instituição financeira. Outro foco das investigações é a suspeita de manipulação de dados enviados aos sistemas oficiais utilizados pelo Banco Central para fiscalizar o mercado.

Os investigados poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, entre eles gestão fraudulenta, prestação de informações falsas em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito proibidas pela legislação.

Mãe, padrasto e tio são presos após morte de criança de 8 anos por disparo em casa em Natal

Mikellyson Valter Tavares, chegou a ser socorrido e levado à UPA de Cidade Satélite, mas não resistiu aos ferimentos – Foto: Reprodução.

A mãe, o padrasto e um tio de uma criança de 8 anos que morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo dentro de casa foram presos em flagrante no sábado (20), no bairro Guarapes, Zona Oeste de Natal. A informação foi confirmada pela Polícia Civil. Notícias do Brasil

A vítima, identificada como Mikellyson Valter Tavares, chegou a ser socorrida e levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite, mas não resistiu aos ferimentos, apesar das tentativas de reanimação da equipe médica.

Segundo relato de familiares, o disparo teria ocorrido de forma acidental enquanto a criança estaria em casa com o irmão de 11 anos. A versão é investigada pela Polícia Civil.

De acordo com a Polícia Militar, o padrasto da vítima admitiu ter adquirido de forma irregular uma arma de fogo de calibre restrito no município de Mossoró. A arma não foi localizada no imóvel, sendo encontrados apenas dois carregadores.

Ainda segundo a PM, o tio da criança foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e também autuado por fraude processual qualificada, em razão de indícios de alteração da cena do crime. A mãe e o padrasto foram presos por posse irregular de arma de fogo e omissão de cautela, conforme previsto no Estatuto do Desarmamento.

O caso foi inicialmente registrado como morte suspeita e está sendo investigado pela Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que apura as circunstâncias do disparo e eventuais responsabilidades.

Em depoimento, a Polícia Militar informou ainda que a cena do crime teria sido alterada antes da chegada das equipes, o que dificultou o início das investigações no local. Foram apreendidos carregadores com munições de calibre 9mm na residência.

TJRN leiloa nesta quinta-feira mais de 80 imóveis em vários bairros de Natal

 

Foto: Divulgação.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai realizar, na próxima quinta-feira (25), um leilão com mais de 80 imóveis de vários bairros de Natal. O primeiro pregão tem previsão de começar às 9h.

Entre os imóveis, há um duplex no bairro Petrópolis e quatro apartamentos no mesmo edifício em Ponta Negra. Há ainda lotes nos bairros Tirol, Cidade Alta, Candelária, Capim Macio, Planalto, Lagoa Seca e Lagoa Nova.

O leilão será on-line e os lances deverão ser apresentados em tempo real, durante o pregão, pela internet, através do site www.lancecertoleiloes.com.br. Os lotes em questão foram penhorados para o pagamento de dívidas.

O evento será realizado pelo leiloeiro Francisco Doege, da Lance Certo Leilões e presidido pelo juiz Ricardo Augusto de Medeiros Moura, da Central de Avaliação e Arrematação da Comarca de Natal.

Todos os imóveis podem ser arrematados com até 50% do valor da avaliação e o pagamento pode ser feito em até 30 parcelas (acrescidas de juros Selic), com 25% do valor em entrada no ato.

O “Anjo de Natal”

Padre João Medeiros Filho

Passado mais de um século, Padre João Maria Cavalcanti de Brito continua a encantar os fiéis. Seu exemplo de amor a Cristo e ao Evangelho convida-nos a uma postura despojada, voltada para os valores éticos e evangélicos, distantes de interesses mesquinhos, desprovidos de solidariedade. Sua história mantém-se viva na memória de muitos. Volto a insistir: apesar de não ter sido ainda canonizado, foi elevado pela fé e devoção popular à honra dos altares de nossos corações e do reconhecimento do povo. Suas virtudes e carismas – sinais da presença de Deus em sua vida – suplantam os meandros burocráticos. Ninguém consegue aprisionar a graça divina e a força da fé.

Padre João Maria toca cada vez mais nossos corações. Nosso Arcebispo Metropolitano Dom João Santos Cardoso, nos albores do seu episcopado em Natal, num gesto de reverência, piedade e delicadeza, depositou flores diante do busto do “Anjo de Natal” e rezou pelo seu novo rebanho. Em apenas dois anos de pastoreio entre nós, Dom João retomou o processo de beatificação do Servo de Deus, Padre João Maria. Concluiu a fase diocesana e enviando a documentação à Santa Sé.

Em 1955, ao chegar ao Seminário de Natal, o Reitor, Monsenhor Alair Vilar, reuniu os novos seminaristas (inclusive, os de outras dioceses) para dar-lhes as boas-vindas. Em sua fala cheia de ternura paterna, fez-nos duas recomendações: “Sejam santos e piedosos como este” (apontando para uma pintura de Moura Rabelo, retratando o “Apóstolo da Caridade” diante de um tugúrio, visitando os doentes). E defronte da foto de Cônego Monte, acrescentou: “Sejam estudiosos e sábios como ele.” Tornei-me admirador de ambos. Sabendo que não seria como eles, supliquei a Deus que me desse um pouco da humildade do primeiro e da erudição do segundo. Na mesa de cirurgia, ao ser submetido ao terceiro transplante de córnea, pedi a intercessão de Padre João Maria. Ao recuperar a visão, aumentou minha devoção por ele.

Em julho próximo, a Dandara Turismo, sob a supervisão da Arquidiocese, irá inaugurar o projeto de excursões peregrinantes em homenagem ao grande apóstolo natalense. Intitulam-se “Nos caminhos do Seridó, na cultura e na fé de Padre João Maria.” As romarias convidam-nos a reviver alguns passos do abnegado presbítero, visitando a região onde nasceu e exerceu os primeiros anos de sacerdócio. Na diocese de Caicó, foi capelão de sua terra natal (Jardim do Piranhas) e como tal benzeu as águas do Rio Piranhas-Açu). Segundo testemunho de pessoas mais idosas, esteve em Barra de Sant’Ana (município de Jucurutu), hoje inundada pela barragem de Oiticicas, integrante do Complexo Hidrossocial Dom José Delgado.

“O Santo de Natal” foi pároco de Nossa Senhora da Guia, que compreendia os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino. Além do imenso território seridoense que compunha a sua grei, era encarregado da Paróquia de Picuí, incluindo Cuité, Cubati, Frei Martinho, Nova Palmeira, Nova Floresta e Pedra Lavrada. Em extensão, seu campo de apostolado era maior que a superfície do bispado seridoense.

Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, outro apóstolo dos pobres, fundou em Currais Novos o Hospital Padre João Maria, a quem costumava denominar “Colo de Deus para os esquecidos e sofridos.” Que do Céu, o “Anjo de Natal” ilumine nossos pastores, especialmente Monsenhor Lucas, cujo natalício coincide com o seu, em 23 de junho. Guie, igualmente, a equipe encarregada de divulgar sua devoção. Seja sempre glorificado no templo de nossa gratidão. “Cristo virá para ser glorificado em seus santos e reconhecido Admirável” (2Ts 1, 10).

Prefeito de Umarizal sofre grave acidente na BR-226; motorista de outro veículo teria morrido

Foto: Reprodução/Notícias do RN

O prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, se envolveu em um grave acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (22), em um trecho da BR-226, entre os municípios de Patu e Olho d’Água dos Borges, no Oeste do RN. As informações são do perfil Notícias do RN.

Segundo relatos de testemunhas, o veículo em que o gestor estava colidiu com um automóvel utilizado para transporte de frutas. Com a força do impacto, os dois veículos ficaram bastante danificados.

Informações que circulam em grupos de mensagens apontam que o condutor do outro veículo não teria resistido aos ferimentos. No entanto, até a publicação desta matéria, não havia confirmação oficial sobre a morte.

Equipes de resgate foram acionadas para prestar socorro aos envolvidos. As circunstâncias do acidente ainda deverão ser apuradas pelas autoridades.

Em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria do prefeito informou que Raimundo Pezão retornava de uma agenda administrativa em Natal acompanhado dos assessores Paulo Henrique e Ítalo Rodrigues.

Segundo o comunicado, Ítalo recebeu atendimento médico em Olho d’Água dos Borges. Já o prefeito e Paulo Henrique foram levados para o Centro de Saúde de Umarizal, onde receberam os primeiros atendimentos.

Ainda de acordo com a assessoria, os três foram transferidos posteriormente para Mossoró, onde passarão por exames complementares por precaução.

A nota afirma que, apesar do susto, “graças a Deus estão todos bem” e que novas informações sobre o caso serão divulgadas conforme atualização do quadro e das investigações.

Confira o comunicado abaixo:

Foto: Reprodução/Instagram.

[VÍDEO] “Não importa quantas cirurgias faça, se nasceu com DNA masculino, nunca será uma mulher”, diz Trump

Imagens: Reprodução/Diário360

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se posicionar de forma contundente sobre identidade de gênero em uma nova declaração pública que repercutiu nas redes sociais e na imprensa internacional. As informações são do Diário360.

Trump afirmou que, independentemente de cirurgias ou tratamentos hormonais, o sexo biológico não pode ser alterado. “Não importa quantas cirurgias você faça ou quantas substâncias químicas injete, se nasceu com DNA masculino em cada célula do seu corpo, nunca poderá se tornar uma mulher. Você não vai ser uma mulher”, disse.

A fala reforça o discurso recorrente do presidente sobre a definição biológica de sexo, tema que tem sido central em debates políticos e culturais nos Estados Unidos e em outros países.

A declaração rapidamente gerou reações divergentes nas redes sociais, com apoiadores destacando a defesa do conceito biológico de sexo e críticos apontando o tom da fala como controverso.

 

Ceará Junino é a grande campeã do Concurso Interestadual do “Mossoró Cidade Junina” 2026

Wilson Moreno (SECOM/PMM)

No último domingo (21), ocorreram as últimas apresentações dos grupos juninos no Concurso Interestadual de Quadrilhas do “Mossoró Cidade Junina”, na Arena Deodete Dias. Aproximadamente 20 quadrilhas de vários estados abrilhantaram os três dias de disputa que consagrou a Ceará Junino como a grande campeã do festival em 2026.

Vinda do estado do Ceará, a quadrilha junina obteve 69.60. Os integrantes do grupo junino sacudiram os presentes na arquibancada da Arena Deodete Dias e registraram a maior pontuação do concurso, com a apresentação mostrando a nordestinidade.

“Todo mundo sabe da importância que esse título tem para nós. Preparamos a quadrilha para todos os festivais em nível de Brasil, mas é diferente quando a gente vem a Mossoró. Existe uma reciprocidade, uma energia entre o povo de Mossoró e a Ceará Junino que ninguém consegue explicar. Esse é o décimo título que recebemos no ‘Mossoró Cidade Junina’”, falou Robertino Severiano, presidente da Ceará Junino, logo após o anúncio da vitória do grupo junino de Fortaleza-CE.

Premiação. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Coordenador do Polo Arena Deodete Dias, Magdyell Menahem destacou mais um ano de sucesso dos concursos de quadrilha no espaço: “Encerramos mais um ano de Arena Deodete Dias com essa última noite do concurso interestadual de quadrilhas. Para mim, é uma satisfação muito grande. São cinco anos que estou à frente do polo e cada ano com sucesso. Registramos grandes apresentações das diversas quadrilhas que passaram pela arena nas onze noites que tivemos apresentações. Tivemos todas as noites lotação na Arena”.

Quadrilha campeã Ceará Junino. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Confira os seis primeiros lugares do concurso interestadual:

Primeiro lugar: Ceará Junino – 69.60

Segundo lugar – Lume da Fogueira – 69.40

Terceiro lugar – Junina Bairro Ellery – 69.20

Quarto lugar – Nova Emoção – 69.10

Quinto lugar – Junina Caiçara – 68.90

Sexto lugar – Explosão Nordestina – 68.70

Seu período de teste Premium terminou

Governo muda as regras para o exercício da medicina

estudantes medicina.jfif

O governo federal publicou, na última semana, uma medida provisória que muda as regras para o exercício da medicina no Brasil. A partir de agora, estudantes que ingressarem no curso após a publicação da norma só poderão obter o registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) se forem aprovados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

Criado em 2025 para avaliar a qualidade dos cursos de medicina e selecionar candidatos à residência médica, o Enamed passa a ter também a função de certificar a proficiência dos futuros profissionais. Segundo o Ministério da Educação, será necessário alcançar pelo menos 60 pontos para ser considerado apto ao exercício da profissão.

A exigência não valerá para estudantes que já estão matriculados nas faculdades de medicina. Quem concluir o curso e não atingir a nota mínima poderá refazer o exame quantas vezes forem necessárias até obter a aprovação e, consequentemente, o registro profissional.

O novo modelo prevê duas avaliações ao longo da graduação. A primeira será aplicada ao final do quarto ano e terá caráter diagnóstico, permitindo que estudantes e instituições identifiquem eventuais deficiências antes do início do internato. A segunda ocorrerá no sexto ano e será a única com efeito oficial, passando a integrar o histórico escolar e servindo como requisito para o registro profissional.

Durante a apresentação da medida, o governo comparou o novo sistema ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas destacou que, no caso da medicina, a avaliação será conduzida diretamente pelo Estado. Segundo o Ministério da Saúde, a medida leva em conta as particularidades da profissão e busca garantir que apenas profissionais com a formação considerada adequada possam atuar.

A principal justificativa para a mudança são os resultados da primeira edição do Enamed. Dados do MEC mostram que apenas 67% dos 39.258 concluintes avaliados em 2025 atingiram o nível mínimo de proficiência, enquanto cerca de 13 mil estudantes ficaram abaixo do desempenho exigido.

O governo também relaciona a nova exigência ao crescimento acelerado da oferta de cursos de medicina nos últimos anos. Segundo o MEC, a medida amplia os mecanismos de controle sobre a qualidade da formação e fortalece a supervisão das instituições de ensino.

Atualmente, o ministério mantém 93 processos de supervisão contra cursos com desempenho considerado insuficiente. Entre as medidas adotadas estão a suspensão de novos ingressos, a redução de vagas e a proibição da abertura de novas turmas. A medida provisória também determina que os sistemas estaduais e municipais de ensino utilizem os resultados do Enamed em suas ações de regulação e fiscalização.

A iniciativa foi criticada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que afirmou não ter participado da elaboração da medida. Em nota, a entidade informou que apresentará emendas ao texto no Congresso Nacional e argumentou que a proposta não garante a qualificação, o treinamento e a aprendizagem considerados indispensáveis à formação médica, podendo comprometer a segurança da população.

URGENTE: PGR defende caso Dark Horse com André Mendonça, e não Moraes

 

AGORA: PGR defende caso Dark Horse com André Mendonça, e não Moraes
REPRODUÇÃO REDES SOCIAS/SBTNEWS.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nesta segunda-feira (22) que a notícia-crime sobre o suposto financiamento do filme Dark Horse com recursos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, seja redistribuída ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso atualmente está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
A notícia-crime foi apresentada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O parlamentar pede que o STF apure o suposto financiamento do filme Dark Horse, que teria sido negociado por Flávio com Vorcaro.
Segundo Gonet, como o caso está relacionado a investigações envolvendo o ex-banqueiro já conduzidas por Mendonça, a notícia-crime deve ser redistribuída ao ministro por “prevenção”.

www.diariodobrasilnoticias.com.br

TV Câmara fortalece transparência

TV Câmara fortalece transparência

Com duas edições semanais exibidas às quartas e sextas-feiras, às 18h, no canal aberto 29.2 e também no YouTube, o Jornal da Câmara se consolidou como um importante instrumento de informação e transparência para a população de Parnamirim.

A iniciativa integra o processo de modernização da TV Câmara, que já contabiliza mais de 350 transmissões ao vivo nesta gestão. Com a implantação do sinal aberto, a emissora ampliou o alcance das ações legislativas e fortaleceu a aproximação entre o Poder Legislativo e a sociedade.

Além do telejornal, a programação conta com o podcast “Deixa Ela Falar”, produzido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.

Segundo o diretor de Comunicação, Gustavo Brendo, a TV Câmara vive um momento de expansão. “A emissora vem ampliando sua programação e incorporando novos formatos. Nossa meta é expandir ainda mais as transmissões, garantindo que a população acompanhe de perto o trabalho desenvolvido pela Casa Legislativa”, destacou.

URGENTE: Jornalista da Globo, Alex Escobar passa mal durante transmissão ao vivo e é levado à hospital; VEJA MOMENTO

O jornalista Alex Escobar deu um susto durante o programa
Encontro, da TV Globo, na manhã desta segunda-feira (22), após apresentar tontura e fala arrastada ao vivo.

Segundo Fred Bruno, no GE, o apresentador teve uma queda de pressão causada pelo forte calor. Felizmente, ele foi atendido rapidamente e já está bem.

Confira o vídeo abaixo!

 FONTS: PORTAL DO JOÃO SILVA

Parnamirim: JEPAR 2026 encerra edição com premiação e valorização do esporte escolar

Fotografia de: Carol Torres.

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (SEJEL), realizou na última quarta-feira (17), a cerimônia de encerramento dos Jogos Escolares de Parnamirim (JEPAR) 2026. O evento reuniu estudantes, educadores e familiares para celebrar o sucesso da competição e premiar os atletas que se destacaram nas modalidades disputadas.

Ao longo da edição deste ano, centenas de alunos de escolas públicas e privadas participaram dos jogos, promovendo a integração entre as instituições de ensino e fortalecendo a prática esportiva no município.

A participação da prefeita Nilda Cruz na solenidade reforçou o compromisso da gestão municipal com iniciativas que incentivam o desenvolvimento da juventude, por meio do esporte, da educação e da promoção de oportunidades para crianças e adolescentes.

Ana Carla Dantas – ASCOM

Casal morre após moto ser atingida e arrastada por caminhão na Grande Natal

Foto: Sérgio Henrique.

Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como:

  • Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto;
  • Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.

Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.

A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão. Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.

Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.O caso será investigado pela Polícia Civil.

 G1RN

Trem do Forró e show da Banda Grafith transformam o sábado no São João de Extremoz num espetáculo de alegria e celebração

 

A terceira noite do “Grude em Nós no São João de Extremoz” foi marcada por muita animação, música e tradição. Neste sábado (20), milhares de pessoas participaram da programação que teve como destaque o tradicional Trem do Forró e os shows de grandes atrações na Arena Estrela do Mar.

A festa começou ainda no percurso entre Natal e Extremoz com o animado Trem do Forró. Ao longo dos 19 quilômetros de viagem, os vagões se transformaram em verdadeiros arraiás sobre trilhos, embalados pelo autêntico forró pé de serra. Entre músicas, danças e muita alegria, os forrozeiros fizeram da viagem uma atração à parte.

Ao desembarcarem na Estação Estrela do Mar, os passageiros foram recebidos pelo cantor Hygo Sanfoneiro, que deu as boas-vindas com muito forró e energia, preparando o público para mais uma grande noite de festa.

Na Arena Grude em Nós, a programação musical teve início com Denny Cruz, que levou talento, animação e um repertório contagiante, fazendo o público cantar e dançar do começo ao fim da apresentação.

Em seguida, foi a vez de Núzio Medeiros subir ao palco e levantar a multidão com seus sucessos. O artista colocou a arena para cantar em coro e garantiu mais um momento especial da programação junina.

A terceira atração da noite foi o cantor Rafinha, que manteve o clima de festa em alta, levando muita música e interação com o público que lotou o espaço do evento.

Encerrando a programação com chave de ouro, a Banda Grafith fez um show memorável. Conhecida por arrastar multidões por onde passa, a banda levou os fãs ao delírio ao interpretar grandes sucessos de sua carreira. Com muita energia, carisma e alto astral, o grupo transformou a Arena Grude em Nós em um verdadeiro espetáculo de alegria e celebração.

A prefeita Jussara Sales destacou o sucesso de mais uma noite do evento e ressaltou o compromisso da gestão municipal com a realização de uma festa organizada, segura e que movimenta a economia da cidade. “É uma alegria ver nossa população e os visitantes participando de uma festa tão bonita, preparada com muito carinho. Pensamos em cada detalhe para garantir conforto, segurança e uma programação de qualidade para todos. Além de valorizar a nossa cultura, o São João também fortalece a economia local, gerando oportunidades para comerciantes, ambulantes e empreendedores que aproveitam este período para aumentar suas vendas. Extremoz está de braços abertos para receber a todos em uma das maiores festas juninas da nossa região”, afirmou a prefeita.

O São João de Extremoz segue consolidado como um dos maiores eventos juninos do Estado, reunindo tradição, cultura, geração de renda e grandes atrações para moradores e visitantes.