Tragédia do Baldo: condenado é preso no Mato Grosso após mais de 40 anos foragido

Foto: Reprodução.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil de Mato Grosso, cumpriu na sexta-feira (26) um mandado de prisão definitiva contra um homem de 69 anos condenado a 21 anos de reclusão pelo caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, ocorrido em Natal em 1984.

A captura foi realizada no âmbito da Operação Resgate, após investigações que localizaram o foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

O crime ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. De acordo com as investigações, o homem conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e foliões que participavam de um bloco carnavalesco.

O acidente resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 feridas, sendo considerado um dos episódios mais graves da história do Rio Grande do Norte. Após o fato, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de 40 anos.

Segundo a Polícia Civil, as diligências para localização do condenado começaram a partir da única fotografia disponível do investigado, registrada à época do crime. As apurações indicaram ainda que ele passou a utilizar identidade de terceiros ao longo dos anos, o que dificultou sua localização.

As investigações apontam que, em 1995, ele chegou a emitir um documento de identidade com dados verdadeiros no estado de Mato Grosso. Já em 1996, após a morte de um homem em Natal, passou a utilizar a identidade dessa pessoa falecida. Em 2021, ele teria utilizado esse documento para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seguir exercendo atividades como motorista.

A identificação foi confirmada por meio de cruzamento de dados cadastrais, análises documentais e comparação facial realizada pelas equipes de investigação.

Após ser localizado, o homem foi encontrado inicialmente no local de trabalho, mas não estava presente. Em seguida, os policiais foram até a residência dele, onde ele inicialmente apresentou identidade falsa, mas acabou confessando sua verdadeira identidade após ser confrontado com as informações levantadas.

Ele foi conduzido à delegacia e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá a pena definitiva de 21 anos de reclusão em regime fechado.

Relembre o caso

O acidente envolvendo o bloco carnavalesco Puxa-Saco, em 25 de fevereiro de 1984, ainda é considerado um dos episódios mais marcantes da história do Carnaval de Natal. O episódio ocorreu durante a madrugada, quando o veículo conduzido por Aluísio Farias Batista seguia com passageiros ligados a agremiações carnavalescas.

Segundo reconstrução dos fatos, houve colisão com um Fusca estacionado antes de o ônibus sair do controle e avançar contra o grupo que participava do desfile.

O carnavalesco Dickson Medeiros, diretor do bloco na época do crime, relatou que o grupo vivia um momento de expansão e que naquela ano de 1984 seria a primeira vez que o bloco de rua sairia com maior estrutura pela cidade. Ele também atribuiu o acidente a fatores como falhas no percurso, incluindo falta de iluminação e de policiamento.

O advogado e sobrevivente Murilo Barros Júnior descreveu o momento do impacto durante a apresentação da banda, afirmando que a colisão ocorreu de forma repentina, deixando feridos no trajeto do bloco.

A investigação reconstituída à época também apontou que o motorista havia sido escalado para realizar o transporte de integrantes de agremiações carnavalescas naquela noite, após orientação da empresa onde trabalhava. Testemunhas relataram ainda que ele demonstrou irritação antes do acidente, durante o deslocamento.

Tribuna do Norte

Kelps prestigia aniversário da prefeita Nilda em Parnamirim

O ex-deputado estadual Kelps Lima participou, nesta semana, da comemoração do aniversário da prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz.Durante o encontro, Kelps fez questão de cumprimentar a prefeita e desejar saúde, sabedoria e sucesso na  condução do município.

A presença reforçou a relação de respeito e diálogo mantida entre Kelps e as lideranças políticas de Parnamirim. Kelps destacou a importância da cidade para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. Segundo ele, Parnamirim precisa continuar avançando, com união, planejamento e compromisso com a população.

A comemoração reuniu familiares, amigos, apoiadores e representantes da sociedade local. Kelps parabenizou Nilda pela trajetória pública e pelo trabalho desenvolvido à frente da Prefeitura. “Desejo muita saúde, força e realizações para continuar cuidando de Parnamirim”, afirmou.

O encontro aconteceu em clima de confraternização e proximidade com a comunidade.

CPRE captura 172 foragidos da Justiça em Natal no primeiro semestre de 2026; 101 eram procurados por roubo e furto

 

Foto: PMRN/CPRE.

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) capturou 172 foragidos da Justiça em Natal durante o primeiro semestre de 2026. As prisões foram realizadas pelo Tático Operacional Rodoviário, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), durante ações de fiscalização e patrulhamento, como abordagens preventivas, fiscalização de trânsito e ações de inteligência.

Segundo o balanço da corporação, 101 dos detidos eram procurados por crimes de roubo e furto. Os demais tinham mandados de prisão por outros delitos. Todos detidos têm sido conduzidos à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional.

Equipe da Limpeza Urbana presta homenagem à prefeita Nilda em reconhecimento aos avanços para a categoria

Na manhã desta sexta-feira (26), data em que celebra mais um ano de vida, a prefeita Nilda foi surpreendida por uma homenagem preparada pelos profissionais da limpeza urbana do município. O gesto simbolizou o reconhecimento e a gratidão da categoria pelas ações implementadas pela gestão em benefício dos trabalhadores do setor.

A homenagem reuniu servidores que atuam diariamente na manutenção e limpeza da cidade, destacando os avanços conquistados nos últimos meses. Entre as principais iniciativas da gestão municipal estão a aquisição de 10 novos caminhões coletores, que reforçaram a estrutura operacional do serviço de limpeza urbana, e a ampliação do quadro de margaridas, com a contratação de mais mulheres para atuar na equipe, fortalecendo a inclusão e ampliando a capacidade de atendimento.

Outro importante avanço lembrado pelos profissionais foi a concessão do adicional de 40% de insalubridade para todos os varredores do município, uma medida histórica que representa reconhecimento, valorização e melhores condições de trabalho para esses servidores essenciais.

Em clima de emoção e agradecimento, os trabalhadores destacaram que a homenagem vai além da celebração do aniversário da prefeita, representando o reconhecimento a uma gestão que tem investido na valorização dos profissionais que contribuem diariamente para manter a cidade limpa, organizada e acolhedora para toda a população.

Cadu de Lula acompanha Janja em Natal e reforça força do “Time de Lula” no RN

O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.

A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.

“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.

O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.

De novo: civilização X barbárie

“Mudar o mundo, meu amigo Sancho, não é loucura, não é utopia, é justiça!”
Dom Quixote
O nosso escritório optou por não aceitar trabalhar em vários tipos de crimes. Não criticamos, em absoluto, colegas que advogam em qualquer processo. Mas optamos por não defender os golpistas de 8 de janeiro, que atentaram contra a democracia. Também não assumimos casos de pessoas envolvidas no tráfico ou de representantes de facções. Mas é evidente que todos têm o direito a uma boa defesa técnica.
Recentemente, um cliente nosso foi envolvido pela mídia em um complexo caso de homicídio, motivado por uma delação do cidadão que foi assassinado por uma poderosa facção. Em dado momento, nosso cliente foi retirado de sua residência por 4 homens fortemente armados e levado a um local ermo onde foi submetido a um julgamento pelos líderes da facção. Foi avisado de que, se fosse considerado culpado, seria executado sumariamente. Felizmente foi “absolvido” e saiu ileso.
Há uma história, contada em tom de piada, que define um pouco a necessidade de assumir opções, tanto na vida profissional quanto na política, ainda que, muitas vezes, a opção seja difícil. Um cidadão foi levado por criminosos a uma cela clandestina e, quando jogado violentamente ao chão, ouviu, apavorado e tenso, a sua “sentença”: “Nós vamos hoje à noite comer o seu cu!”. Ele começou a chorar e a se debater, indignado. Em seguida, a porta se abre e outra pessoa é jogada na cela, com a “sentença”: “Você terá, à noite, os 2 olhos furados”. E uma terceira pessoa, ao ser presa, ouviu: “Nesta noite vamos cortar suas mãos”. À noite, abriram a cela e vieram buscar os 3 para executar as “penas”. O primeiro, imediatamente, manifestou-se, até com certo alívio: “Eu sou o do cu”.
Hoje, vivemos, em todo o mundo, um extremismo perigoso pela imposição autoritária da extrema direita. A política, voz natural de toda expressão democrática, foi relegada a um plano inferior. Relegada como opção política. A pretexto de não fazer política, a direita empedernida faz política, afirmando que ela é um mal. Tudo dentro de uma estratégia exatamente de como fazer política. O mais grave é que, com essa postura, as discussões políticas estão sendo efetivamente deixadas de lado. O que predomina é a força, a prepotência e a mentira. A política, que pode representar uma oportunidade para a estabilidade democrática, é apresentada como um desvio e uma aberração.
Nunca fiz política partidária, embora saiba que, numa democracia representativa, os partidos são essenciais. Porém, entendo que a saída para o Estado democrático de direito é exatamente o exercício dentro do jogo político. Daí a importância de valorizar as discussões no âmbito do quadro partidário, representativo dos que se dedicam à boa política. Não é porque eu não gosto nem tenho paciência que eu não devo respeitar os ritos que sustentam a Democracia.
É claro que é lamentável acompanhar certos partidos políticos agirem como estruturas criminosas, mas mesmo esses graves desvios devem ser submetidos, sempre, a uma investigação criteriosa e cuidadosa dentro dos ritos democráticos e constitucionais.
Nestas eleições, mais uma vez, vamos fazer um enfrentamento entre a barbárie e a civilização. Vamos, ainda mais uma vez, ter que optar entre um projeto fascista, misógino e vazio de conteúdo e um projeto que, no mínimo, representa ares democráticos. Quando se confronta com a extrema direita, qualquer opção é melhor do que o esgoto de onde saem essas figuras escatológicas.
esmo com os riscos inerentes ao processo civilizatório, é assim que a democracia funciona. Vamos às urnas. Que vença a democracia.
É sempre bom nos lembrarmos de Bertolt Brecht no seu poema Os medos do regime:
“Um estrangeiro, voltando de uma viagem ao Terceiro Reich, ao ser perguntado quem realmente governava lá, respondeu: o medo.
Por que temem tanto a palavra clara?”
Por Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay
www.odia.ig.com.br

Aniversário da Prefeita Nilda: uma trajetória de luta, coragem e compromisso com Parnamirim

Neste dia especial, nesta sexta-feira, 26 de junho, Parnamirim celebra não apenas o aniversário da prefeita Professora Nilda, mas também a trajetória de uma mulher que transformou sua história de vida em inspiração e serviço ao próximo.

Filha de agricultores, Nilda aprendeu desde cedo o valor do trabalho, da perseverança e da honestidade. Foi na educação que encontrou o caminho para transformar a própria realidade e, ao longo de mais de 32 anos dedicados ao magistério, formou gerações e construiu uma relação de respeito e carinho com a população.

Sua caminhada é marcada pela superação e pela coragem de abrir caminhos. Em 2016, fez história ao se tornar a primeira vereadora negra eleita de Parnamirim. Anos depois, consolidou seu nome na história do município ao ser eleita a primeira mulher e a primeira mulher negra a governar a terceira maior cidade do Rio Grande do Norte.

À frente da Prefeitura, a Professora Nilda tem conduzido uma gestão pautada no trabalho, no diálogo e no compromisso com as pessoas, dedicando atenção especial às áreas da saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.

Mais do que uma gestora, Nilda representa a força da mulher nordestina, a determinação de quem nunca desistiu dos seus sonhos e a esperança de milhares de pessoas que acreditam em uma cidade mais justa, humana e acolhedora.

Neste aniversário, Parnamirim celebra sua história, sua dedicação e sua capacidade de inspirar novas gerações. Que esta nova etapa seja repleta de saúde, sabedoria, conquistas e realizações.

Parabéns, prefeita Nilda! Que sua trajetória continue sendo exemplo de força, trabalho e amor por Parnamirim.

Sua agência mede resultado ou mede vaidade? A IA sabe a diferença.

Curtidas, visualizações, impressões. Números que impressionam em relatórios mas não necessariamente movem o caixa. O mercado publicitário viveu décadas apresentando métricas de vaidade como prova de sucesso. A inteligência artificial acabou com essa zona de conforto.

Na Ratts Ratis, usamos IA para rastrear o que realmente importa: conversão, custo por aquisição, lifetime value do cliente, retorno sobre investimento publicitário. Não porque as outras métricas não existam, mas porque elas são meios, não fins. E a IA é implacável em separar uma coisa da outra.

Nosso sistema de análise cruza dados de múltiplas plataformas em tempo real e entrega um painel que responde uma pergunta simples: o dinheiro investido em publicidade está gerando mais dinheiro? Se sim, quanto. Se não, por quê.

Essa clareza muda a relação entre agência e cliente. Em vez de reuniões onde todo mundo concorda que a campanha foi boa porque teve muita visualização, temos reuniões onde os números mostram exatamente o que funcionou, o que precisa de ajuste e onde realocar verba para o próximo ciclo.

A IA também identifica padrões que o olho humano perde. Uma queda sutil de conversão em determinado horário. Um canal que performa bem em awareness mas não converte. Um segmento de público que engaja mas não compra. Essas micro-informações, acumuladas, fazem a diferença entre uma campanha que gasta e uma campanha que rende.

Se a sua agência ainda apresenta relatório de vaidade como resultado, é hora de mudar de conversa. A Ratts Ratis entrega números reais — e a estratégia para melhorá-los.

Quer saber como a inteligência artificial pode transformar os resultados da sua empresa? Venha conhecer a Ratts Ratis. Entre em contato pelo nosso perfil @rattscom ou envie uma mensagem para o número 99215-9781. Será um prazer receber você.

Prefeitura de Parnamirim decreta ponto facultativo na segunda-feira (29), Dia de São Pedro

A Prefeitura de Parnamirim informa que será ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em razão do Dia de São Pedro. A medida se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal.

Durante o ponto facultativo, apenas os serviços essenciais, como limpeza urbana e atendimentos de urgência e emergência, funcionarão normalmente, assegurando o atendimento à população nas áreas indispensáveis ao funcionamento do município.

As atividades administrativas serão retomadas na terça-feira (30), em horário habitual.

CPRE encerra bagunça provocada por motociclistas e apreende cinco motos na Via Costeira

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, realizou uma operação de fiscalização na madrugada desta sexta-feira (26) na Via Costeira, nas proximidades do Relógio do Sol, em Natal.

A ação foi desencadeada após denúncias de que jovens estariam realizando manobras perigosas no local. A fiscalização ocorreu por volta das 2h e contou com o apoio de equipes do Esquadrão Águia.

Durante a operação, os policiais identificaram diversas irregularidades, entre elas condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), motocicletas com escapamentos irregulares e veículos sem filtros.

Ao todo, cinco motocicletas foram removidas ao depósito.

RN perde até R$ 230 milhões na educação por falhas no Censo Escolar e sistema de dados

Foto: Reprodução.

O RN deixou de receber cerca de R$ 230,52 milhões em recursos federais destinados à educação entre 2024 e 2026 devido a falhas no Censo Escolar e inconsistências no cadastramento de estudantes na rede estadual, conforme informações da Tribuna do Norte.

Somente em 2025, o Estado perdeu R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de aproximadamente 4,48 mil alunos no sistema do Educacenso, utilizado como base para repasses da União.

As informações constam em processo administrativo da Secretaria de Estado da Educação (SEEC/RN), que trata da contratação de uma empresa para tentar corrigir os gargalos no sistema de dados educacionais da rede.

Segundo o documento, o problema afetou diretamente repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).

No caso do VAAR, as perdas são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026, somando parte relevante do prejuízo total identificado pelo Estado.

O grupo técnico da Secretaria aponta que as falhas estão ligadas à ausência de uma ferramenta mais eficiente para o processamento e cruzamento de dados do Educacenso, o que teria gerado subcontagem de estudantes e impacto direto nos repasses federais.

Diante do cenário, a SEEC/RN propõe a contratação da plataforma Zaori Astrea, por meio de inexigibilidade de licitação, com argumento de solução técnica específica para correção das inconsistências cadastrais e melhoria na alimentação dos dados junto ao Inep.

O processo segue em análise administrativa. O Ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de recomposição dos valores perdidos.

Câmara de Natal aprova projeto de Samanda que garante meia inscrição para estudantes em corridas de rua

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão da quinta-feira (25), o projeto de lei de autoria da vereadora Samanda Alves (PT), que garante aos estudantes o pagamento de meia inscrição nas corridas de rua realizadas na capital. A proposta busca ampliar o acesso da juventude ao esporte e incentivar a prática de atividades físicas.

O projeto assegura desconto de 50% no valor das inscrições para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas e privadas em corridas promovidas ou autorizadas pelo município. A medida acompanha o crescimento da modalidade em Natal, que reúne milhares de participantes ao longo do ano.

Para Samanda, o incentivo contribui para democratizar o acesso ao esporte e reduzir uma barreira que ainda afasta muitos jovens das competições. “As corridas de rua se consolidaram como uma importante atividade de lazer, saúde e integração social. Com essa aprovação, damos um passo para que mais estudantes possam participar desses eventos, independentemente da condição financeira”, afirmou.

A parlamentar destaca que a prática esportiva promove qualidade de vida, fortalece a convivência comunitária e contribui para a formação cidadã. Após a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção do Executivo Municipal.

Professora Nilda: a força da mulher está em Deus e no povo

Nilda, passando aqui para registrar o seu aniversário e homenagear uma mulher que já entrou para a história ao se tornar a primeira mulher eleita prefeita de Parnamirim.

Deus tem sido maravilhoso conosco por nos permitir testemunhar esse momento tão importante para a história do Rio Grande do Norte. Sem vitimismo, mas reconhecendo a realidade, você enfrentou inúmeros desafios. Sua origem popular, sua força como mulher negra e todas as barreiras que surgiram ao longo do caminho jamais foram capazes de impedir a realização do propósito que Deus tinha para a sua vida.

Você é uma mãe dedicada, uma esposa presente e uma gestora que enfrenta diariamente grandes responsabilidades. Muitos se perguntam: de onde vem tanta força? Como consegue, mesmo diante do cansaço, das cobranças e das dificuldades, ainda encontrar tempo para acolher, ouvir, confortar e fazer questão de estar presente onde é convidada?

A resposta é simples: essa força tem um nome e uma origem. Ela vem de Deus. É Ele quem renova suas forças todos os dias e lhe concede sabedoria para continuar firme na missão que lhe foi confiada.

Tenho a alegria de dizer que o destino quis que iniciássemos essa caminhada política juntos. E o mesmo destino, guiado pela vontade de Deus, permitiu que você superasse todos os desafios, se tornasse nossa líder e nos desse a oportunidade de conhecer de perto o grande ser humano que você é.

Minha admiração por você vai muito além da gestora. Ela nasce do respeito pelo ser humano diferenciado, humilde, sensível e determinado que você sempre demonstrou ser.

Que Deus continue abençoando sua vida, concedendo saúde, sabedoria, proteção e muitos anos de felicidade. Que esta nova etapa seja marcada por ainda mais conquistas e realizações.

Feliz aniversário, Nilda! Parabéns por sua trajetória, por sua história e por inspirar tantas pessoas com sua fé, coragem e dedicação. Que Deus continue conduzindo cada passo da sua caminhada.

URGENTE: Flávio Bolsonaro se manifesta em suas redes sociais após vídeo de Michelle, fala em ameaças de morte e pede desculpa a ex-primeira dama; VEJA VÍDEO

O senador Flávio Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais um pedido de desculpas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na postagem, Flávio diz que Michelle gravou vídeos após não retornar mensagem dele, afirmou estar de “coração aberto” e que não teve a intenção de ofendê-la.

“Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz em algum momento, mais uma vez, peço desculpas. Tenho por ela respeito e reconhecimento pelo trabalho no PL Mulher, pelo cuidado com meu pai e por tudo o que representa para o Brasil”, afirmou o senador em suas redes sociais.

Flávio fez duas publicações: um texto no X (ex-Twitter), na quarta-feira (24), e, nesta quinta-feira (25), publicou um vídeo com a mesma mensagem no Instagram.

A publicação acontece depois que a ex-primeira-dama acusou Flávio de tratá-la mal após desavenças por acordos para a eleição de 2026. Na noite de quarta, Michelle divulgou vídeos em suas redes sociais em que diz ter sido maltratada e humilhada por Flávio.

Confira o vídeo abaixo!

O senador afirmou que a família Bolsonaro “está passando por um momento difícil” e que entende a angústia de Michelle ao ver Jair “todos os dias, sofrendo com tamanha injustiça”. Flávio afirmou que agendou uma reunião com lideranças femininas para a próxima quarta-feira (1º), em Brasília.

Trecho da publicação feita por Flávio Bolsonaro nas redes sociais — Foto: Reprodução
Trecho da publicação feita por Flávio Bolsonaro nas redes sociais — Foto: Reprodução.

“Hoje (quarta) pela manhã, eu mesmo fiz questão de ligar para Michelle e convidá-la, pessoalmente. Fiz mais um gesto não correspondido. Não atendeu. Deixei mensagem. Também não retornou. Para minha surpresa, na tarde de hoje ela publicou o vídeo”, disse Flávio, que diz manter o convite “de coração aberto”.

Segundo Flávio Bolsonaro, as suas decisões “sempre são tomadas com o respaldo” de Jair e que ele está “cumprindo uma missão designada por Jair Messias Bolsonaro”.

No vídeo, diferentemente do texto publicado no X, Flávio faz um apelo direto ao espectador e afirma que a família Bolsonaro é como qualquer outra, dizendo que seus integrantes “erram, acertam, têm divergências” e que conseguirão superar o momento de tensão.

A gravação teve como objetivo passar uma imagem mais “calorosa” do senador, de acordo com interlocutores. No vídeo, Flávio veste uma camisa branca, que se tornou padrão de figuras públicas em comunicados desse tipo.

Deniza Gurgel, pesquisadora do impacto da imagem na percepção do eleitor, afirma que o uso da peça parece intencional. “Sempre que um político faz alguma coisa errada, acaba surgindo um vídeo dele com essa camisa branca. É interessante observar o contraponto com o vídeo da Michelle. Ela aparece com uma camisa azul-marinho, que confere mais força à imagem dela. É uma cor que ajuda a transmitir autoridade e confiança”, diz.

A esposa do senador, Fernanda Bolsonaro, também se manifestou nas redes. “Como esposa, eu escolho olhar para aquilo que vejo todos os dias: um homem leve, respeitoso, carinhoso, restaurado e um pai dedicado às nossas duas filhas”, publicou.

Vídeos nas redes sociais

Em dois vídeos, Michelle expõe uma briga com Flávio e diz que eles não se falam desde o fim de 2025. A discussão dos dois envolve a disputa pelo palanque do PL no Ceará, em que o partido tentou se aliar com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) — apoio criticado por Michelle (leia mais abaixo).

“Voltando ao Flávio. Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois da postagem, ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou o telefone. E eu não tinha feito nada contra ele”, afirmou a ex-primeira-dama.

“Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço”, continuou.

Ao longo do depoimento, Michelle se refere a Flávio pelo nome, como “meu enteado” e “pré-candidato”, sem usar o sobrenome “Bolsonaro” em nenhum momento.

Críticas à aproximação do PL com Ciro Gomes

O episódio aconteceu, segundo Michelle, após um comício em que participou no Ceará, no fim do ano passado. À época, Michelle criticou a negociação de palanque no Ceará em que o PL estava em busca do apoio de Ciro Gomes (PSDB), que havia criticado Jair Bolsonaro à época em que ele era presidente.

À época, Michelle estava no palco do evento em Fortaleza e apontou para o deputado André Fernandes (PL-CE), um dos articuladores da aproximação com Ciro, e afirmou que a aliança havia sido “precipitada”.

“É sobre isso. É sobre essa aliança que vocês se precipitaram a fazer. Eu tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita, assim não dá”, disse Michelle, olhando para Fernandes, na oportunidade.

 

Michelle e Flávio Bolsonaro entraram em atrito por divergências de apoios no Ceará — Foto: Reprodução
Michelle e Flávio Bolsonaro entraram em atrito por divergências de apoios no Ceará — Foto: Reprodução.

Gomes é pré-candidato ao governo do Ceará. Pesquisa Quaest divulgada em abril sobre as eleições locais indicam Ciro Gomes na liderança das intenções de voto, com 41%, e Elmano de Freitas (PT) com 32%. Eduardo Girão (Novo) é o terceiro, com 4%. A aliança do PL previa o apoio de Gomes à candidatura presidencial de Flávio com palanque no estado.

Segundo Michelle, Ciro Gomes foi o principal responsável “pelo processo que levou à inelegibilidade do meu marido”, e citou que o ex-governador do Ceará havia chamado Bolsonaro e seus filhos, incluindo Flávio, de corruptos e bandidos.

Outro ponto de conflito está na vaga para disputar o Senado no Ceará. Enquanto Michelle apoia a deputada federal Priscila Costa (PL), André Fernandes tem articulado que o partido lance seu pai, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), como candidato.

Atuação na pré-campanha de Flávio

Parte dos aliados de Bolsonaro pressionam que a ex-primeira-dama contribua para a pré-campanha de Flávio e alegam que ela não tem se esforçado nessa missão. No vídeo, a ex-primeira-dama nega que tenha exigido um pedido de desculpas de Flávio para anunciar apoio à candidatura.

“Eu nunca pedi, cobrei ou condicionei desculpas públicas de ninguém. Não preciso disso. Eu já liberei o perdão faz muito tempo”, afirmou.

Em outro momento dos vídeos, sem citar nomes, Michelle afirma que sofre ataques diários de um grupo que está no exterior, que “alguns deles” aparecem em fotos com Flávio e que a filha adolescente, Laura, sofre com isso, porque “acompanha tudo”. Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o ano passado.

“Fazem postagens e vídeos retirando do meu nome o sobrenome Bolsonaro, na tentativa de me atingir. Não me atingem, eu sei quem eu e o meu marido somos. Mas será que eles pensam no que estão provocando na vida da minha filha? Ela é uma adolescente que acompanha tudo, que lê tudo e que sente tudo”, diz.

Morre Helga Oliveira aos 48 anos

 

M0rre Helga Oliveira aos 48 anos
FOTO: REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS.

Morreu nesta quinta-feira (25), aos 48 anos, a jornalista Helga Oliveira, uma das pioneiras da cobertura esportiva no Rio Grande do Norte. Ela enfrentava uma leucemia há cerca de cinco anos e estava internada nas últimas semanas após uma gripe evoluir para uma pneumonia grave.

Helga marcou a história do jornalismo potiguar ao se tornar uma das primeiras mulheres a atuar na cobertura esportiva da televisão no estado, com destaque para seu trabalho na TV Cabugi. Ao longo da carreira, conquistou reconhecimento pela dedicação ao esporte e ajudou a abrir espaço para a presença feminina em uma área tradicionalmente dominada por homens.

A jornalista deixa o marido, o também jornalista Luis Henrique, e dois filhos.

Até a publicação desta matéria, a família ainda não havia divulgado informações sobre o velório e o sepultamento.

COM INFORMAÇÕES DE @96FMNATAL.