Polícia investiga morte de menino de 8 anos após disparo dentro de casa em Natal; cena do crime foi alterada e arma não foi encontrada

 

Foto: reprodução.

Uma criança de 8 anos morreu no sábado (20), após ser atingida no rosto por um disparo de arma de fogo dentro de casa, no bairro Guarapes, Zona Oeste de Natal. A vítima foi identificada como Mikellyson Valter Tavares.

Segundo familiares, a mãe e o padrasto haviam saído para comprar pão, deixando Mikellyson e o irmão, de 11 anos, sozinhos na residência. A versão apresentada à polícia é que o disparo ocorreu durante o manuseio da arma pelo irmão mais velho. O caso será investigado pela Polícia Civil.

A criança foi socorrida e levada à UPA de Cidade Satélite, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil apura as circunstâncias do caso, incluindo como a arma chegou às mãos das crianças. A mãe, o padrasto e um tio foram ouvidos pela polícia.

De acordo com a Polícia Militar, o padrasto informou ter comprado a arma, de calibre restrito, em Mossoró. O armamento não foi encontrado durante as buscas.

Os policiais localizaram apenas dois carregadores: um com oito munições intactas de calibre 9 mm e outro, de maior capacidade, com cerca de 30 munições.

Segundo a PM, a cena já havia sido alterada quando as equipes chegaram ao local, o que pode dificultar a apuração dos fatos.

“Chegamos lá, inclusive já tinha sido limpada a cena do crime, onde ocorreu a situação do disparo, até então sem saber se foi alguém que disparou ou se a criança mesmo disparou em si própria”, contou o sargento Wendel Fischer.

Morre aos 57 anos Robson Barros, ex-paquito da Xuxa

Foto: reprodução/redes sociais.

Robson Barros, conhecido por ter sido ex-paquito do programa da Xuxa, morreu nesse sábado (20), aos 57 anos. A causa da morte não foi divulgada. A informação foi confirmada por familiares e amigos por meio das redes sociais, onde mensagens de despedida e homenagem foram publicadas. O enterro está marcado para as 14h30, no Cemitério de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

Conhecido pelo apelido “Rob”, ele fez parte da primeira formação dos Paquitos, grupo de assistentes de palco do programa Xou da Xuxa, um dos mais populares da televisão brasileira nas décadas de 1980 e 1990.

No palco, eles participavam de quadros ao lado da apresentadora, auxiliavam nas dinâmicas do programa e também integravam um grupo musical. Os Paquitos chegaram a realizar apresentações em turnês e eventos ligados ao Xou da Xuxa, que se tornou um fenômeno de audiência entre o público jovem da época.

Entre 1989 e 1992, Robson esteve no programa ao lado de Xuxa, período marcado por grande popularidade e pela consolidação de um formato que unia música, dança e interação com crianças e adolescentes. Além disso, ele também atuou como assistente de palco de Sérgio Mallandro na TV Globo.

Nas redes sociais, amigos e ex-colegas prestaram homenagens. O ex-paquito Alexandre Canhoni lamentou a morte e escreveu: “Que o espírito de Deus console toda a família. Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de Robson, meus sentimentos a toda a família e amigos”.

www.viacertanatal.com.br

Rio Grande do Norte tem 162 mil jovens sem trabalho ou estudo, aponta IBGE

 

Jovens brasileiros sem trabalho ou estudo no Rio Grande do Norte
Em 2025, 21,4% da população potiguar entre 15 e 29 anos se enquadrava na condição de “nem-nem”, segundo a Pnad Contínua. Houve redução em relação ao ano anterior. Dados do IBGE mostram que 162 mil jovens no RN não trabalhavam nem estudavam em 2025.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que revelam um cenário preocupante no Rio Grande do Norte: 162 mil jovens, com idades entre 15 e 29 anos, não trabalhavam nem estudavam em 2025. Este contingente representa 21,4% da população potiguar nessa faixa etária, conforme apontado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

O grupo considerado “nem-nem” abrange indivíduos que não estavam ocupados e nem frequentavam escola, cursos pré-vestibular, técnicos, de nível médio, normal, magistério ou de qualificação profissional. Apesar da expressiva quantidade de jovens nessa situação, houve uma melhora em relação a 2024, com uma queda de 2,5 pontos percentuais no indicador, que na época registrou 23,9%.

As estatísticas do IBGE também evidenciam uma disparidade de gênero significativa. No Rio Grande do Norte, 25,2% das jovens mulheres se encontravam na condição de “nem-nem” em 2025, marcando uma redução de 5,2 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. Entre os jovens do sexo masculino, o índice foi menor, atingindo 17,8%.

A análise dos dados de 2025 revela que a maioria dos jovens potiguares de 15 a 29 anos trabalhava, mas não estudava, compondo 35,2% do total. Outros 31,3% não trabalhavam, mas mantinham os estudos. Apenas uma parcela de 12,1% dos jovens do estado conseguia conciliar simultaneamente trabalho e estudo no período.

Polícia identifica terceiro suspeito no atentado contra o vereador Cabo Deyvison em Mossoró

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte avançou nas investigações sobre o ataque ocorrido na última segunda-feira (15) em Mossoró, que resultou na morte de Alyson Dyego de Oliveira Morais e deixou o vereador Cabo Deyvison (PL) ferido. As autoridades confirmaram a identificação de um terceiro suspeito de participação direta na ação criminosa: Wilson Mariano da Silva Filho.

Com base nos elementos reunidos pelos investigadores, a Justiça potiguar expediu um mandado de prisão preventiva contra Wilson Mariano. Entretanto, desde a autorização judicial, o suspeito não foi localizado e seu nome já consta na lista de foragidos da segurança pública estadual.

Colaboração da população

A investigação, conduzida pela Polícia Civil, segue em ritmo acelerado para desvendar todas as circunstâncias do crime, incluindo a identificação de possíveis mandantes e a extensão da participação de outros envolvidos.

Para localizar o foragido, a Polícia Civil reforça a importância da colaboração popular. Qualquer informação sobre o paradeiro de Wilson Mariano da Silva Filho pode ser repassada de forma totalmente anônima através do Disque Denúncia 181. A corporação garante o sigilo absoluto das fontes.

Grande jogada

Dr. Marcelo Alves Dias

O jogo de azar, em que o ganho e/ou a perda dependem exclusivamente da sorte, é um problema da sociedade desde tempos imemoriais. E falo aqui tanto do jogo proibido por lei como daquele por ela autorizado. Como outrora dizia Lemos Brito, no seu clássico “O crime e os criminosos na literatura brasileira” (Livraria José Olympio Editora, 1946), “ele perverte o caráter, dissipa a riqueza, subjuga todos os pensamentos, esmaga a capacidade de trabalho regular, oblitera a consciência, fazendo-a esquecer os deveres morais, leva ao abandono da família, conduz o funcionário, público ou privado, à prevaricação ou ao desfalque, é germe de todas as infidelidades, terminando muita vez pelo roubo, o homicídio ou o suicídio”.

Não sou totalmente contra o jogo de azar. Acho até que os jogos de Cassino, em lugares turísticos, frequentados por gente com capacidade financeira para ganhos e perdas, devidamente fiscalizados, podem ser uma boa para a economia local e até nacional. Não me tomem, portanto, por uma Dona Santinha. De carolas, quero distância. E acho mesmo que todos os homens devem ter os seus pecados/vícios/defeitos; eles são até mais humanos e melhores por isso. 

O problema está na dimensão que a coisa agora tomou. Agigantou-se deveras. O jogo industrializou-se e, para além disso, tornou-se multinacional. Falo do fenômeno das bets ou casas de apostas online, hoje malditamente amalgamadas ao futebol e que, ao contrário dos cassinos, para onde devemos ir se queremos jogar, entram nos nossos telefones celulares, nas nossas casas, nas nossas vidas, sem pedir qualquer licença. E, não raramente – quem não conhece alguns exemplos?  –, destroem o viciado jogador e famílias inteiras.

Ademais, se outrora, como relatava Lemos Brito, o jogo era o foco de atração “das almas frágeis, dos incomodados à mediana social”, dos que não sabiam “conquistar metódica e gradativamente a felicidade”, que queriam facilmente transpor de um salto todos os obstáculos para a conquista financeira, hoje a coisa é totalmente diferente. Sobretudo ele não trabalha mais majoritariamente nos meios “elegantes”. Como o álcool não é apenas “a champanhe dos casinos, o jogo não se limita [mais apenas] a corromper as classes elevadas”, ele “vai até onde a cachaça” está (…), onde “se reúnem os operários, os pequenos funcionários, os caixeiros, os menores que furtam dinheiro em casa para satisfazer o vício terrível, os pais de família sem escrúpulos que vão deixar nas mãos de espertos os pingues salários destinados ao sustento da esposa e dos filhos”. Vai até onde é pago o mais que necessário Bolsa Família, tirando dessas famílias o indispensável sustento. Tirando também o sustento da economia local, pois o dinheiro dos programas sociais, que deveria ser gasto nos sítios mais pobres do nosso sertão ou das nossas periferias, vai digitalmente acabar nos bolsos dos influencers e dos donos do jogo, que vivem e luxam não se sabe sequer onde.

É por isso que vai aqui um caloroso aplauso ao jogador francês Kylian Mbappé, que teve sua imagem indevidamente associada, sem sua autorização, a uma propaganda de uma casa de apostas/bet. Mbappé, ele mesmo nascido em banlieue/subúrbio/periferia de Paris, sem medo de polemizar, foi assertivamente crítico às bets: “Muitos de nós vimos de bairros onde estas coisas destruíram muita gente. Eu mesmo conheço pessoas que sofreram”.

Mbappé, a quem não desejo sorte em campo contra o nosso Brasil, marcou um golaço fora das quatro linhas.

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Ataque hacker gera alerta falso de “misantropia” na Defesa Civil

Foto: Polícia Federal/ Divulgação.

Um Ataque hacker contra o sistema nacional da Defesa Civil provocou o disparo de uma notificação falsa durante a madrugada e assustou moradores de diversas regiões do país. O incidente ocorreu por volta de 1h30 deste sábado (20) e levou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil a acionar a Polícia Federal para investigar a autoria e a extensão da invasão cibernética.

Segundo o órgão, a mensagem foi enviada indevidamente por meio da plataforma Defesa Civil Alerta, ferramenta utilizada para avisos emergenciais relacionados a desastres naturais e situações de risco iminente. Além disso, a ocorrência levou o governo federal a suspender temporariamente o sistema de envios como medida preventiva.

A principal linha de investigação aponta para uma ação criminosa coordenada. Enquanto isso, equipes técnicas trabalham para identificar a origem do problema e reforçar os mecanismos de proteção da plataforma.

Ataque hacker disparou alerta de “misantropia”

O episódio ocorreu durante a madrugada, quando milhares de celulares receberam uma notificação acompanhada de um sinal sonoro semelhante ao utilizado em situações de emergência extrema.

Além da sirene, a mensagem apresentava apenas a palavra “misantropia”, termo utilizado para definir aversão, desconfiança ou hostilidade em relação à humanidade. Como resultado, muitos usuários ficaram preocupados e recorreram às redes sociais para buscar informações sobre o significado do alerta.

Conforme informou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a mensagem não possuía qualquer relação com riscos reais à população. Dessa forma, o órgão descartou a existência de desastres naturais ou outras ocorrências que justificassem o acionamento do sistema.

Em nota oficial, a instituição afirmou que a plataforma permanecerá fora do ar até que todas as condições de segurança sejam plenamente restabelecidas.

Como funciona o sistema Defesa Civil Alerta

O sistema Defesa Civil Alerta foi desenvolvido para emitir avisos emergenciais à população em casos de desastres naturais, como enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra e eventos climáticos severos.

Diferentemente de outros serviços, a ferramenta não exige cadastro prévio nem instalação de aplicativos. Os alertas chegam diretamente aos aparelhos compatíveis com redes 4G e 5G por meio da geolocalização da área afetada.

Além disso, o sistema possui uma característica específica para situações de alto risco: o sinal sonoro é emitido mesmo quando o aparelho está configurado no modo silencioso ou “não perturbe”. Assim, as autoridades conseguem alcançar rapidamente as pessoas que estejam em áreas de perigo.

A tecnologia passou por testes de implementação em setembro do ano passado e vem sendo utilizada como instrumento de proteção e resposta rápida a emergências.

Polícia Federal investiga origem da invasão

A Polícia Federal assumiu a investigação para identificar os responsáveis pelo ataque e avaliar possíveis vulnerabilidades exploradas pelos criminosos. Paralelamente, especialistas em segurança cibernética do governo federal analisam os registros do sistema para determinar como ocorreu a invasão.

Além disso, os técnicos trabalham para garantir que a plataforma volte a operar com segurança e confiabilidade. Segundo o governo, o restabelecimento do serviço ocorrerá apenas após a conclusão das verificações necessárias.

[PESQUISA SETA] Samanda aumenta protagonismo, dispara pro Senado e assume 3º lugar na disputa

A nova rodada da pesquisa Seta, divulgada neste sábado (20), aponta a vereadora de Natal, Samanda, como o principal destaque de crescimento na corrida para o Senado Federal. O levantamento confirma que a pré-candidata saltou dos cerca de 5% registrados em maio para os atuais 12% das intenções de voto, superando nomes nomes como Rafael Motta e o Coronel Hélio.

O salto nas intenções de voto expõe o peso político de Samanda, que tem o carimbo da governadora Fátima e do time de Lula no RN. Samanda é uma das vereadoras mais atuantes do PT na Câmara de Natal e tem histórico de votação expressiva quando candidata a deputada federal.

A pesquisa Seta foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho ouvindo 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os números RN-01712/2026 e BR-00738/2026.

Com articulação da gestão Nilda, Centro de Hemodiálise amplia atendimento e passa a acolher cerca de 300 pacientes por dia

A prefeita Nilda Cruz realizou, nesta sexta-feira, uma visita técnica ao Centro de Hemodiálise de Parnamirim, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da assistência à saúde e com o acolhimento humanizado dos pacientes que dependem do tratamento renal contínuo.

Embora não seja um equipamento pertencente ao município, o Centro de Hemodiálise conta com o apoio permanente da Prefeitura de Parnamirim, que atua de forma articulada para garantir suporte aos usuários do serviço, especialmente por meio da oferta de transporte e do acompanhamento necessário para que os pacientes realizem o tratamento com segurança e dignidade.

O equipamento possui importância regional e atende não apenas moradores de Parnamirim, mas também pacientes de diversos municípios do Rio Grande do Norte, ampliando o acesso a um serviço essencial para quem necessita de acompanhamento especializado.

Desde o início da gestão da prefeita Nilda, o município tem atuado em diálogo com os entes responsáveis pelo financiamento e manutenção do serviço, buscando melhorias e ampliando a capacidade de atendimento da unidade. Antes, o centro atendia cerca de 100 pacientes por dia. Com a ampliação da estrutura e dos recursos destinados ao serviço, a capacidade foi triplicada, chegando a aproximadamente 300 atendimentos diários.

Durante a visita, a prefeita destacou a relevância desse avanço para a população.

“Cuidar das pessoas é a nossa prioridade. Mesmo não sendo um equipamento municipal, a Prefeitura está presente, oferecendo suporte e garantindo que os pacientes tenham acesso ao tratamento com dignidade. A ampliação da capacidade de atendimento é uma conquista importante porque permite acolher mais pessoas que precisam desse serviço tão essencial”, afirmou Nilda.

Neymar estará à disposição do Brasil contra a Escócia, confirma Ancelotti

Neymar estará à disposição do Brasil contra a Escócia, confirma Ancelotti

Recuperado de lesão na panturrilha direita, Neymar estará à disposição da seleção brasileira para o duelo com a Escócia, o último da equipe na fase de grupos da Copa do Mundo, confirmou o técnico Carlo Ancelotti.

Ancelotti afirmou em entrevista coletiva após a vitória sobre o Haiti que o atacante fará ainda mais uma atividade separada do elenco antes de retornar aos treinos com o grupo.

“Neymar vai treinar amanhã de forma individual, depois na segunda-feira estará com a equipe preparado para jogar contra a Escócia”, afirmou o treinador

De boné e tênis, o atacante se limitou a orientar os companheiros no primeiro jogo com o Marrocos. No segundo, sequer viajou a Filadélfia. Permaneceu na base da seleção, em Nova Jersey, para concluir o seu processo de recuperação da lesão na panturrilha. É esperado que esteja no banco contra os escoceses

O treinador italiano disse ter gostado do desempenho de seus atletas. A apresentação e o resultado estão dentro de suas expectativas.

“Era o que esperava”, disse. “Um jogo com menos erros, mais efetividade na frente, mais controle atrás. A nível defensivo também foi um bom jogo. Temos melhorado e vamos melhorar no próximo jogo”, projetou.

www.fatorrrh.com.br

Multidão lota Largo da Estação Estrela do Mar e aprova abertura do São João de Extremoz

O São João de Extremoz 2026 começou em grande estilo e com aprovação do público. Na noite desta quinta-feira (18), o Largo da Estação Estrela do Mar ficou completamente tomado por moradores e visitantes que prestigiaram a abertura dos festejos juninos, marcando uma das maiores concentrações de público já registradas no evento.

A programação reuniu os shows de Lipe e Luan, Filho do Piseiro e Eric Land, além de artistas locais que aqueceram o público para uma noite de muito forró, animação e celebração da cultura nordestina.

Além dos shows, a organização, a segurança e a estrutura do evento foram os pontos mais elogiados por quem participou da festa. Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura de Extremoz disponibilizou transporte gratuito para moradores das comunidades urbanas, rurais e do litoral.

A ambulante Selma Andrade comemorou o movimento intenso na primeira noite. “A festa está muito organizada e o público compareceu em peso. Para nós, comerciantes, isso representa mais vendas e uma renda extra muito importante”, destacou.

Quem também aprovou a estrutura foi a aposentada Maria das Graças, moradora de Extremoz. “Está tudo muito bem organizado, com segurança, limpeza e espaço para as famílias. Faz tempo que não via uma festa tão bonita na cidade”, afirmou.

O vigilante José Roberto, que veio de Natal para acompanhar os shows, também elogiou a organização. “A gente percebe o cuidado da Prefeitura. Tem segurança, transporte e uma estrutura muito boa. Dá para aproveitar a festa com tranquilidade”, disse.

A prefeita Jussara Sales destacou que o sucesso da abertura é resultado de planejamento e do compromisso da gestão com a valorização da cultura e da economia local.

“O São João de Extremoz é uma festa feita para o nosso povo. Além de preservar as tradições juninas, estamos fortalecendo o turismo, gerando renda para os comerciantes e promovendo lazer com segurança para moradores e visitantes”, ressaltou.

A programação continua nesta sexta-feira (19), com shows de Mateus Lins, Cavalo de Pau e Márcia Fellipe, além da transmissão do jogo da Seleção Brasileira na Arena São João, prometendo mais uma noite de grande público e muita animação.

Confira o vídeo abaixo!

Soberania como moeda de troca

moedas

Por Kakay.

“Não se meta nas eleições do Brasil.” Lula respondendo ao Trump.

Com o ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar humanitária temporária –cumprindo pena definitiva de 27 anos e 6 meses, transitada em julgado–, o país acompanhou o julgamento do ex-deputado Eduardo Bolsonaro, cassado, que resultou em condenação de 4 anos e 2 meses de prisão. Por sua vez, o filho que se apresenta como candidato à Presidência da República está cada vez mais enrolado em graves questões criminais. A tendência é que logo também esteja condenado ao cárcere. Ressalta-se que o ex-deputado Eduardo Bolsonaro só não está cumprindo pena por estar foragido.

Ou seja, é literalmente uma família dedicada ao crime e que, infelizmente, corrompeu, no sentido mais literal, a política. A política brasileira tem uma longa tradição de divergências de posicionamento ideológico, como é a regra no mundo todo, mas é o que, na essência, preserva a democracia. A velha dicotomia entre UDN e PSD e, mesmo na ditadura, o embate do MDB com a Arena não chegava ao extremismo da direita de hoje.

Por isso, acostumamo-nos a conviver, em harmonia, com disputas entre Fernando Henrique Cardoso e Lula, Serra e Dilma, Dilma e Aécio Neves, Lula e Alckmin, e tantos outros. Atores políticos de diferentes espectros, mas que honravam a tradição democrática e respeitavam a Constituição. Com a alternância, o Brasil só revigorava a sua base democrática. Ainda que alguns governos conservadores atrasassem as conquistas sociais, havia respeito às tradições democráticas. E o país se consolidava com esse jogo. A família Bolsonaro veio para mudar esse padrão. A política foi renegada para um campo inferior. Entraram em jogo a milícia, o uso ostensivo de fake news, os métodos violentos de ataque à democracia –que culminaram na tentativa de golpe de 8 de janeiro–, a corrupção desenfreada e a ofensiva frontal às relações democráticas e políticas.

A posição de se afirmar contra a política é uma tática comum da direita mundial. Fazem política para os incautos afirmando que não são políticos. São mestres na arte de iludir e enganar. Como não têm critérios éticos, é extremamente difícil enfrentá-los em razão da falta absoluta de limites. É preciso que nós, democratas, enfrentemos esse conflito dentro dos limites constitucionais. Neste momento, o Brasil acompanha, perplexo, um fenômeno em que o grupo bolsonarista de direita se propõe a entregar a soberania brasileira ao governo Trump em troca de um salvo-conduto para a família não ser presa.

É algo abjeto, mas encontra algum respaldo em parte da podre elite nacional. É mais do que entregar as terras-raras, o petróleo e as riquezas brasileiras. É entregar a soberania. É abrir mão do Brasil. É uma ousadia nunca vista. Esse grupo, de 4 e com uma humilhante subserviência, se dispõe a aceitar que o país vire um apêndice dos EUA. 

A sorte do país é ter na Presidência, neste momento, um político com estatura de estadista, como o presidente Lula. Por isso, ecoou no mundo inteiro, entre os democratas, a posição do presidente brasileiro ao fim da cúpula do G7, em Évian-les-Bains, na França. Lula foi claro e direto em seu recado a Trump, que, levianamente, havia dito que “o Brasil era politicamente perigoso”: “Não se meta nas eleições do Brasil.” E arrematou: “Só espero que ele não fira o código de ética entre as nações que querem ser respeitadas na sua soberania.” A posição firme do presidente Lula merece o apoio incondicional da direita e da esquerda.

Não se trata de ideologia. É uma questão de honra e de respeito aos princípios básicos da democracia. O problema é que o Lula fala em “código de ética”, e esse é um termo que não existe no mundo sórdido e sujo da direita. Resta dar uma resposta nas urnas em outubro. Vamos varrer os fascistas da política. A parte mais ostensiva de apoio à democracia é o respeito à Constituição. A PGR e o Supremo já estão fazendo isso ao condenar e mandar para a prisão parte dessa cúpula criminosa.

Porém, como são muitos e têm enorme capilaridade, o que tem que prevalecer é a velha e boa política. Vamos derrotá-los dentro do jogo democrático. Em nome da Constituição e em respeito à soberania nacional. Em última análise: em homenagem ao povo brasileiro. Remeto-me a Clarice Lispector: “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome”.

Cadu é homenageado com o título de cidadão honorário sabugiense

 

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula, recebeu o honroso título de Cidadão Sabugiense na tarde desta sexta-feira (19), entregue pela Câmara Municipal do Município de São João do Sabugi, na região Seridó Potiguar.

O título honorífico foi proposto pelo vereador Braz Brito, uma homenagem pelos serviços prestados por Cadu ao longo de mais de duas décadas de serviço público e que beneficiam o município de São João do Sabugi.

Servidor público desde 2005, e secretário de Estado da Fazenda entre 2019 e 2026, Carlos Eduardo Xavier, o Cadu de Lula, falou do orgulho em receber o título.

“Que alegria aqui em São João do Sabugi, onde acabo de ser agraciado pelo título de cidadão sabugiense. Uma proposição do meu amigo vereador Braz Brito, a quem agradeço muito. É um prazer e uma honra para mim agora ser cidadão sabugiense”, disse Cadu.

Prefeita Nilda representa Parnamirim em evento internacional e reforça legado do “Trampolim da Vitória”

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, representou o município nesta quarta-feira (17) na recepção “Freedom 250”, realizada no Complexo Cultural da Rampa, em Natal, ao lado da governadora Fátima Bezerra e de autoridades diplomáticas e militares. A participação reforça a importância de Parnamirim, consolidada historicamente como o “Trampolim da Vitória”, por seu papel estratégico durante a Segunda Guerra Mundial.

O evento celebrou os 250 anos da Independência dos Estados Unidos e foi promovido pela cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, May Baptista. A programação contou com apresentação da banda da Força Aérea dos EUA (Starlifter) e o lançamento de uma obra sobre a atuação dos consulados americanos em Natal e Recife durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a solenidade, foi lembrada a relevância histórica de Parnamirim no contexto mundial, em razão da antiga base aérea de Parnamirim Field, que teve papel fundamental nas operações militares dos Aliados no Atlântico Sul durante a Segunda Guerra.

A prefeita Nilda Cruz destacou o significado desse legado para o município. “Parnamirim carrega uma história de grande relevância internacional. O papel da nossa cidade durante a Segunda Guerra Mundial é motivo de orgulho e reafirma a identidade do nosso povo como parte dessa história mundial”, afirmou.

O encontro reforçou o legado histórico de Parnamirim e sua importância na construção de laços institucionais e diplomáticos, fortalecendo a memória e a presença do município em eventos de relevância internacional.

Supremo anula absolvição de acusado por estupro de Mariana Ferrer

Supremo anula absolvição de acusado por estupro de Mariana Ferrer

 O plenário do Supremo Tribunal Federal determinou, nesta 5ª feira (18.jun.2026), que a desqualificação e o desrespeito a possíveis vítimas de crimes sexuais nas audiências serão considerados provas ilícitas. Ao julgar o recurso do caso Mariana Ferrer, os ministros anularam as decisões que absolveram o empresário André de Camargo Aranha.

A decisão reiniciará o julgamento de todo o caso no 1º grau, com a manutenção apenas das provas que favoreçam a vítima. O Poder360 procurou o advogado do empresário André de Camargo Aranha para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.

Diário do Brasil Notícias

RN usa só 16% da verba para reduzir fila e tem 19 mil pacientes à espera de cirurgias

Atual percentual de execução é inferior ao observado no mesmo período de 2025, segundo o Conselho de Secretários| Foto: Agência Brasil.

O Rio Grande do Norte executou apenas 16% dos recursos destinados ao estado por meio do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Ministério da Saúde, para 2026. Do total de R$ 58 milhões previstos para este ano, R$ 32 milhões já foram liberados, dos quais R$ 9,3 milhões foram executados. O número de pessoas aguardando na fila por uma cirurgia eletiva chega a 19 mil. É o que apontam dados do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems/RN).

A presidente do Cosems/RN, Maria Eliza Garcia, avalia que o atual percentual de execução é inferior ao observado no mesmo período de 2025. Segundo ela, o cenário acontece em virtude da insuficiência de prestadores de serviço para realizar as cirurgias e da falta de um trabalho de coordenação pelo Estado.

“Já estivemos em uma fase em que nós não tínhamos dinheiro, mas tínhamos prestadores. Hoje nós temos dinheiro e os prestadores não estão sendo tão atrativos para atender a grande demanda que ainda tem de cirurgias eletivas do nosso Estado”, reforça a presidente do Cosems/RN.

Embora chamamentos públicos tenham sido realizados para atrair hospitais fora da rede pública para integrarem o PNRF, Maria Eliza Garcia observa que a participação nem sempre é atrativa em virtude dos custos e do receio de prejuízo pelas unidades. Segundo ela, ainda, não se trata de um gargalo do município, uma vez que a maior parte dos procedimentos são de grande porte e precisam ser executados pelos hospitais da rede estadual.

Entre as cirurgias mais aguardadas, afirma a presidente do Cosems, estão as de tireoide e as urológicas. “Eu acredito que deveria ser feita uma cooperação do Estado junto com os prestadores para conseguir atender essa necessidade cadastrada no sistema de regulação. Está faltando essa vontade de fazer uma força-tarefa, pois é muito triste termos que dizer ao Ministério da Saúde que fomos inoperantes e não executamos o dinheiro por falta de prestadores”, destaca.

A presidente do Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern), Giana da Escóssia Melo, avalia que, apesar dos esforços para reduzir as filas serem importantes, o cenário atual exige atenção permanente dos gestores e investimentos contínuos na rede assistencial.

“Os principais desafios são ampliar a capacidade da rede hospitalar, garantir equipes médicas suficientes, disponibilidade de leitos, centros cirúrgicos funcionando plenamente e financiamento adequado. Além disso, é fundamental aprimorar a regulação dos pacientes para tornar o processo mais eficiente e reduzir o tempo de espera”, argumenta a presidente do Cremern.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), por sua vez, critica a retirada da demanda por cirurgias eletivas da rede complementar ao SUS para os hospitais públicos. Segundo ele, a rede pública não está conseguindo responder à demanda em virtude da sobrecarga das unidades com atendimentos de urgência e emergência.

“É preciso pensar na ampliação da oferta, mas também na rede adequada para serem feitas as cirurgias. As cirurgias estão sendo feitas nos hospitais de urgência, que precisam de hospitais auxiliares, seja por meio de convênios com a Sesap/RN, ou de hospitais de cirurgias eletivas para onde os pacientes podem ser encaminhados para esses procedimentos”, defende.

Recorde no Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou, no dia 27 de maio, que o governo bateu o recorde de cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS), com a marca de 14,9 milhões de procedimentos em 2025.
O balanço foi apresentado em audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, que debateu as ações e prioridades da pasta para 2026.

Segundo Padilha, o avanço ocorreu porque o programa “Agora tem especialistas” alterou a forma de financiar as unidades de saúde. A nova tabela passou a remunerar os hospitais por um pacote completo de atendimento – pagando de forma conjunta a consulta, o diagnóstico e a operação.

“Atingimos o recorde histórico de cirurgias eletivas pelo SUS. Isso é resultado direto da nova tabela, que supera definitivamente a antiga tabela SUS com procedimentos que chegam a ter três vezes maior o valor”, disse Padilha.