São Gonçalo do Amarante é contemplado no Novo PAC com projetos de infraestrutura, educação e cultura

São Gonçalo do Amarante é contemplado no Novo PAC com projetos de infraestrutura, educação e cultura

Na última semana, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou os resultados do Novo PAC Seleções 2023, destacando 16 modalidades, incluindo Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social e Inclusiva. Entre os municípios contemplados, São Gonçalo do Amarante se destaca com projetos essenciais.

O município será beneficiado com investimentos em projetos como Creche/Escola de Educação Infantil, Escola em Tempo Integral, Ônibus escolar, Centro de Educação e Arte Unificado, e Espaço Esportivo Comunitário. Essas iniciativas visam fortalecer a educação e promover o desenvolvimento social na região.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, presente na solenidade em Brasília, expressou seu entusiasmo, afirmando: “Esse passo é sinal do comprometimento da prefeitura, que aliada ao Governo Federal promoverá o progresso educacional e infraestrutural de nosso município. Esses investimentos trarão benefícios significativos para São Gonçalo.”

Destacando a parceria efetiva entre São Gonçalo, o governo federal e estadual, o prefeito e a Governadora Fátima Bezerra, juntamente com o Deputado Federal Fernando Mineiro, desempenham um papel fundamental para garantir o sucesso dessas iniciativas.

O Novo PAC abrange 6.778 obras e equipamentos em todo o país, representando um investimento total de R$ 23 bilhões. Com a priorização de vazios assistenciais e critérios específicos de cada modalidade, o programa busca atender às necessidades diversas de 59% dos municípios brasileiros.

São Gonçalo do Amarante se posiciona como um exemplo de cooperação entre esferas governamentais, visando o bem-estar e desenvolvimento de sua população.

VÍDEO: Bandidos fazem arrastão em loja na Ribeira e empresário lamenta nas redes sociais. “Levaram todo nosso material”

Um empresário relatou em suas redes sociais o desespero que foi chegar em sua empresa, localizada na Avenida Rio Branco, na Ribeira, zona Leste de Natal, e saber que bandidos arrombaram a porta e levaram todo o material de trabalho.

“É lamentavel querer investir nesssa Ribeira, sabendo que não tem segurança pública nenhuma, fica abandonado, todos os comércios são invadidos”, relatou o homem no vídeo.

Sobre a expressão “de ovo virado”

Padre João Medeiros Filho

Este é um dos ditados bastante empregados por nossa gente. Consoante anotações do antropólogo e folclorista alagoano Théo Brandão, o dito popular é de conhecimento e emprego em vários estados brasileiros e algumas regiõesde Portugal. De onde provém essa história de ovo virado? A sabedoria popular é de uma riqueza inestimável. As expressões, em geral, aparentemente desprovidas de fundamentos científicos e acadêmicos, partem da observação empírica. Uma vez criadas, caem como uma luva sobre a realidade individual ou coletiva. O adágioaqui aludido é de origem doméstica, nascido da observação do povo, especialmente do mundo rural. Há várias versões sobre a sua proveniência. A primeira delas seria uma analogia com o nascimento dos bebês, que durante um parto normal, colocam-se de cabeça para baixo, a fim de não trazer demasiado sofrimento à mãe. Da mesma forma, diz o saber popular que o ovo da galinha necessita estar com a parte mais fina para baixo, na hora de ser expelido. Caso esteja ao contrário, a ave passa por momentos dolorosos, podendo até morrer. A maioria das pessoas fica nervosa e mal-humorada ao sentir dor. Isto acontece inclusive com os animais. Daí, provavelmente foi criada a expressão: estar, ficar, acordar de ovo virado.

Uma segunda interpretação para o axioma origina-se da experiência culinária. Ao fritar um ovo do tipo estrelado, a cozinheira vira-o para verificar a sua cocção e, às vezes, ele se parte. Isso causa descontentamento a quem o prepara e diante da situação em que pretendia um ovo inteirinho, fica chateado, tendo que refazer o trabalho. De acordo com certas fontes, uma terceira versão para o ditado está relacionada com a medicina. Trata-se talvez daquilo que os médicos denominam torção testicular, muito dolorosa, conhecida popularmente no interior do país como ovo virado (torcido). Os urologistas poderão explicar melhor. A sabedoria popular emprega metáforas, partindo de situações rotineiras.

Essa expressão está relacionada a situações indesejáveis e desagradáveis, das quais derivam aborrecimentos e mal-estar. O adágio aplica-se a muitas situações em diferentes aspectos da vida humana, notadamente nos relacionamentos funcionais. Existem pessoas com as quais é complicado lidar, sendo de difícil convivência. A elas encaixa-se bem o axioma citado. Estão sempre de mal com tudo ao seu redor, reclamando disso ou daquilo. Nada está bom ou lhes agrada. Geralmente, de semblante fechado, o sorriso não aflora em seus lábios. Tampouco se entusiasmam com o espetáculo da natureza e a beleza das crianças. Um gesto cordial de tais indivíduosé raro como chuva no deserto. Estar ao lado de alguém deconstante mau humor é entediante. Mesmo diante de personagens de ovo virado, não se pode perder a alegria da vida, dom supremo de Deus. Lembremo-nos darecomendação do apóstolo Paulo aos colossenses:Revesti-vos, de ternura, misericórdia, bondade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros” (Cl 3, 12).

Há os antipáticos funcionais. Alegam que, ao exercer a função de chefia ou coordenação, precisam estar sempre insensíveis e impermeáveis. Certos patrões, na convivência cotidiana com seus subalternos, acham que estes devem ser tratados com desprezo, não sendomerecedores de gentilezas. Equivocadamente, argumentam que devem evitar que se tornemfamiliarizados. Eis o conselho bíblico: “Desapareça do meio de vós todo amargor, toda ira e gritaria. Portanto, sede bondosos e compassivos” (Ef 4, 32). Em todas as partes do mundo, existem pessoas, que bastam subir um degrau social, funcional ou financeiro, mudam depersonalidade, achando-se superioresUm aforismoespanhol diz: “Si quieres saber cómo es fulanito, dále uncarguito.” (Se desejas saber como é alguém realmente, dá-lhe um cargo, por menor que seja). Mostram sempre uma cara sisuda, como se tivessem engolido algo azedo ou intragávelO ser humano continua imaturo. Não consegueaceitar que a vida é efêmera e todos são iguais diante darealidade da morte. Consequentemente, deveria ser assim também diante da vida. Eis o que nos ensina Paulo, em sua Carta aos cristãos de Roma: “Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, estimando-vos reciprocamente” (Rm 12, 10).

Comissão de Justiça da Câmara de Natal aprova dezenove projetos de lei

Foto: Francisco de Assis

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou dezenove projetos de lei durante reunião desta segunda-feira (11). Também foram designados a relatória de outros 41 projetos. As matérias tratam de diferentes temáticas.

A presidente da comissão, vereadora Nina Souza (PDT), fez um balanço das atividades da reunião. “Mais uma reunião bastante produtível com matérias diversas. Não é fácil porque nós temos que fazer concentração em vários temas. É uma complexidade dada a diversidade muito grande, mas a gente segue tentando colocar tudo em dia”, falou.

A vereadora também comentou a aprovação do projeto 565/2023, de autoria do vereador Anderson Lopes (PSDB), que determina a instalação de câmeras em viaturas e nos uniformes dos agentes de trânsito em Natal. Nina foi a relatora.

“Acho muito importante para os servidores, porque a gente sabe que esses servidores ficam nas ruas de sol à chuva. Entre as mulheres, são muitos os relatos de assédio e até mesmo de violência. Tem o cidadão que fala e alega excessos, então para quem trabalha bem, esse instrumento vem para colaborar”, disse.

Outro projeto também aprovado pela comissão foi o PL 511/2022 que cria o “Programa de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher na Primeira Infância” visando à conscientização de crianças. A matéria é de autoria do vereador Hermes Câmara (PSDB) e foi apreciada pelo vereador Kleber Fernandes (Republicanos).

“Um projeto de extrema relevância para a proteção das nossas crianças no ambiente escolar, sobretudo, no crescente número de casos de exploração infantil, de abuso sexual e também de outros tipos de assédios, que tem causado uma série de transtornos mentais nas crianças, nos adolescentes. É importante destacar que um projeto dessa natureza garante mais segurança, mais tranquilidade e a preservação da infância dessas crianças de uma forma digna,” falou o relator.

A vereadora Brisa Bracchi (PT) e os vereadores Klaus Araújo (PSDB) e Ranieri Barbosa (Avante) também participaram da reunião.

Brasil tem 1,5 milhão de casos de dengue e fica perto de superar números de 2023

Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

O Brasil ultrapassou 1,5 milhão de casos de dengue nesta segunda-feira (11), e já contabiliza 391 mortes confirmadas pela doença. O número representa apenas os casos contabilizados a partir de 2024. Ao todo, são 1.538.183 casos até hoje, número que está quase batendo o total de ocorrências da doença em todo o ano de 2023, que foi de 1.658.816.

Câmara de Parnamirim realiza semana de audiências públicas

Dando visibilidade a pautas essenciais para a população, a Câmara Municipal de Parnamirim realizará três audiências públicas no plenário nesta semana. A primeira acontece hoje (11), às 18h, com o tema ‘discutir o piso salarial dos professores, transporte escolar, fardamentos e estrutura física das escolas’, sob proposição do vereador Diego Américo.

Na quinta-feira (14), às 9h30, por proposição do vereador Michael Borges, o assunto será o ‘rateio dos recursos do Programa Previne Brasil’. Já na sexta-feira (15), às 9h, o debate será sobre a ‘Campanha da Fraternidade 2024’, que possui o tema ‘fraternidade e amizade’ e o lema ‘vós sois todos irmãos e irmãs’.

A audiência pública é uma oportunidade de debater questões de interesse público e de relevância com a participação dos cidadãos.

Assessor de Comunicação | Canindé Pereira | 84 99628-4679

Marcelo Cabo é confirmado como novo técnico do ABC

Foto: Morgana Oliveira/Ascom CSA

O ABC confirmou na noite desse domingo o acerto com o técnico Marcelo Cabo, que estava no CSA. Ele substitui Rafael Lacerda, que deixou o comando do clube após uma sequência de oito jogos sem vitória.

A estreia de Cabo será contra o Brusque, nesta terça-feira, em partida única pela segunda fase da Copa do Brasil. O confronto será realizado no Frasqueirão, em Natal, e a classificação vale R$ 2,2 milhões.

O novo treinador chega a Natal nesta segunda-feira, quando conhecerá a estrutura do ABC e iniciará a preparação para o duelo contra o Brusque.

“Muito feliz pelo acerto com o ABC e empolgado para começar trabalhar neste grande clube. Meu primeiro trabalho no estado do Rio Grande do Norte, espero retribuir toda confiança e construir uma história vencedora com o apoio de vocês”, publicou Marcelo Cabo em uma rede social.

g1 RN

Simulações mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Foto: Divulgação

Simulações divulgadas pela Polícia Federal mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte.

Nesta segunda-feira (11), a força-tarefa entrou no 27º dia de buscas por Deibson Nascimento e Rogério Mendonça. Os dois escaparam da cadeia no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema prisional federal, criado em 2006.

Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a fuga
Segundo a Polícia Federal, as equipes trabalham com as novas possibilidades visuais. Ainda de acordo com a corporação, “as projeções de crescimento de cabelo, barba e uso de disfarces foram elaboradas por papiloscopistas do setor de Representação Facial Humana do Instituto Nacional de Criminalística (INI) da PF, em Brasília”.

Ainda de acordo com a PF, a divulgação das imagens visa facilitar o trabalho de buscas e o apoio da população com informações sobre os fugitivos. A corporação já anunciou recompensa de até R$ 30 mil para quem repassar informações que levem à recaptura dos foragidos.

A operação para recaptura envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.

Na última quinta (7), as buscas receberam o reforço de dois policiais penais especializados em operações especiais e um cão farejador da raça pastor-belga-malinois do Mato Grosso.

Na última sexta-feira (8), foi presa em Fortaleza, no Ceará, mais uma pessoa suspeita de integrar uma rede de apoio aos fugitivos montada pela facção Comando Vermelho. Desde o início das investigações, já foram realizadas seis prisões – cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante.

G1 RN

Evento de filiação ao PSDB é adiado e presidente nacional vai agendar nova data

 

Marconi Perillo tem percorrido o Brasil, realizando uma série de encontros estratégicos para 2024

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, líder do PSDB Potiguar decidiram adiar o evento que aconteceria nesta quarta-feira (13), onde reuniria deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos de diversas regiões do Estado. Por recomendação médica, Ezequiel ficará de repouso em casa, depois que sentiu problemas de diverticulite (inflamação de divertículos). Apesar de não ser nada alarmante, o médico fez a recomendação nas últimas horas.

Marconni Perillo, que foi governador por duas vezes de Goiás, deputado federal e senador tem percorrido o Brasil, realizando uma série de encontros estratégicos para mobilizar as lideranças regionais e, assim, fortalecer o PSDB para as Eleições 2024. Uma nova data será agendada para que Perillo venha com o objetivo de estimular a participação efetiva dos tucanos potiguares. Além do objetivo eleitoral de incentivar candidaturas, Perillo também vem garantir o apoio devido para o partido continuar grande no Estado.

EXEMPLO TUCANO – No Rio Grande do Norte, o PSDB tem 33 prefeitos, 26 vices-prefeitos, 10 deputados estaduais e 245 vereadores. Em 2022, o partido conquistou a maior votação proporcional do país para deputado estadual, formando uma bancada de 10 deputados, o que equivale a 31,21% dos votos. Em Natal o partido elegeu três vereadores em 2020 e ao longo dos últimos meses trouxe para o partido cinco novos vereadores: Herbert Sena, Aldo Clemente, Klaus Araújo, Anderson Lopes e Hermes Câmara.

Os médicos filhos de Patu

Em Patu, a balança da justiça tem dois pesos e duas medidas e o que vale é a lei do prefeito. Nos últimos dias, alguns fatos vêm chamando a atenção da população de Patu, pois muitos não conseguem compreender como o prefeito Rivelino Câmara lida com a balança da justiça.

Ele carnaubense, veio atuar em Patu a convite do Dr. Ednardo Moura, posteriormente elegendo-o prefeito como total e irrestrito apoio. Passados os anos, o alcaide não consegue manter sua pele de cordeiro e a máscara vem ao chão. Logo percebe-se o quão pelé ele é, e chega a ser do tipo, farinha pouca, meu pirão primeiro e f@…-se o resto.

O prefeito forasteiro deixa transparecer seu caráter ao ser tão deselegante no tratamento dado ao filho do Dr. Ednardo Moura, o também médico Dr. Ednardo Junior, proibido-o de prestar serviços ao município. Pasmem, o pai de Júnior foi o anfitrião, o professor e o abrigo para o prefeito forasteiro. Dr. Ednardo, e também foi um dos fundadores do hospital. Por meio dele, houve diversas melhorias na área da saúde municipal. Mas o ilustre Rivelino tem sua concepção de “justiça” materializada ao admitir que sua filha, recém formada em medicina, “por amor” , possa atuar no município. Eis a justiça na concepção do chefe do executivo municipal, sr. Rivelino Câmara.

Com relação à atuação da recém médica, o Ministério Público terá muito a averiguar, visto que processo seletivo não houve e o “amor do papai” não dará para tudo acobertar. Não há nada contra, a filha do prefeito trabalhar na cidade. Agora, barrar o filho daquele que lhe deu a oportunidade de ser prefeito em uma cidade bem distante da sua, e somente em Patu o profissional não poder atuar, tem alguma coisa aí…

Enquanto isso, na sala da justiça, tem um pai chorando calado e o outro sorrindo em silêncio.

VÍDEO: Motociclistas ficam feridos após acidente em globo da morte em Balneário Camboriú

VÍDEO: Motociclistas ficam feridos após acidente em globo da morte em Balneário Camboriú
Envolvidos tiveram ferimentos leves, conforme relatou a administração do circo (Foto: Wal Andrades, Reprodução)

Durante uma apresentação do Globo da Morte, espetáculo com motocicletas, no Mirage Circus, em Balneário Camboriú, cinco motociclistas se feriram em um acidente. O caso foi no último sábado (9), durante o espetáculo. Segundo o circo, os ferimentos foram leves, causados pela queda.

Vídeos que circulam nas redes sociais, flagrado por uma expectadora, mostram o momento do incidente: os motociclistas estão dentro do globo, quando dois deles aparentam colidir, levando junto os demais.

Em seguida, equipes do circo correm para socorrer os envolvidos, que saem do globo. Aplaudidos pelos espectadores, eles retomam o espetáculo após alguns minutos.

Assista o momento do acidente

O que diz o circo

Em nota, o Mirage Circus informou que a segurança dos artistas e do público é prioridade. Disse ainda que todos os envolvidos tem mais de 20 anos de experiência e passam por treinamentos rigorosos e contínuos. Já as motocicletas utilizadas no número “passam por uma meticulosa manutenção para garantir o mais alto padrão de segurança”.

Leia na íntegra:

“O Mirage Circus informa ao público e à imprensa que, na noite passada, durante uma de nossas aclamadas apresentações do Globo da Morte, ocorreu um imprevisto com nossos valentes motociclistas. Queremos assegurar a todos que, felizmente, os envolvidos estão bem e sofreram apenas leves arranhões decorrentes da queda.

É de suma importância reforçar que a segurança de nossos artistas e do público sempre foi e continuará sendo nossa maior prioridade. Os motociclistas envolvidos no incidente possuem mais de 20 anos de experiência e são profissionais altamente qualificados, sem novatos em nossa equipe. Eles passam por treinamentos rigorosos e contínuos, e as motocicletas utilizadas no número passam por uma meticulosa manutenção para garantir o mais alto padrão de segurança.

Realizamos mais de 40 apresentações por mês, totalizando mais de 500 apresentações anualmente. Só em Balneário Camboriú, nesta temporada de 2024, já foram mais de 100 apresentações, o que demonstra a grande dedicação e profissionalismo de nossa equipe.

O Globo da Morte é, por sua natureza, um número de alta complexidade e perigo, o que, ironicamente, contribui para seu fascínio e aclamação pelo público. Estamos cientes de que, como em qualquer apresentação ao vivo, imprevistos podem ocorrer. No entanto, asseguramos que todas as medidas são tomadas para minimizar riscos e garantir a segurança de todos.

Agradecemos a compreensão e o apoio contínuo do nosso querido público. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para oferecer espetáculos que encantem e maravilhem, sempre zelando pela segurança de nossos artistas e espectadores.”

Com informações do g1 SC

Equipe do Via Certa sofre acidente com caminhão em São Gonçalo

No final da manhã deste domingo (10), a equipe de reportagem do Via Certa Natal, sofreu um acidente assustador na BR-406 em São Gonçalo do Amarante. O motorista de um caminhão atingiu a viatura de reportagem, arrastando o veículo até forçá-lo a sair da pista e parar no canteiro central.


O caminhão atingiu ainda um motociclista que caiu embaixo do veículo pesado. O repórter águia e o motorista QTH, foram encaminhados para UPA,  já foram liberados e passam bem. O piloto da moto sofreu escoriações de natureza leve e o do caminhão não sofreu nada. “O susto foi grande e pela natureza do acidente foi um milagre não ter acontecido nada grave”, disse o repórter águia, Victor Augusto. O repórter Hudson Silvestre não sofreu nenhuma lesão.

Confira as imagens abaixo!

Imagens: Via Certa natal e populares

Provas do concurso da saúde da Prefeitura de Mossoró acontecem com tranquilidade neste domingo

Neste domingo (9), candidatos realizam as provas do concurso público da área da Saúde da Prefeitura de Mossoró. O certame oferta 330 vagas e ainda prevê formação de cadastro de reserva para diversos cargos.

Ao todo, mais de 14 mil candidatos se inscreveram no concurso. A prova acontece hoje em 20 locais diferentes, entre eles nos campi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e escolas municipais e estaduais.

Pela manhã, das 8h às 12h, estão sendo aplicadas as provas referentes aos cargos de níveis médio e técnico. Durante a tarde, das 14h às 18h, os candidatos participam de provas para cargos de nível superior.

“Hoje é um dia importante, pois Mossoró realiza um grande concurso público da área da Saúde ofertando vagas para vários cargos. Depois de mais de 10 anos, um concurso público para o nosso Município com 330 vagas e ainda com cadastro reserva com 1.600 vagas. São mais de 14 mil pessoas inscritas nesse concurso”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Os cargos ofertados no concurso público da saúde da Prefeitura de Mossoró têm vencimentos iniciais que variam de R$ 1.545,94 a R$ 4.211,17.

CARGOS

Nível Médio – Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias.

Nível Técnico – Técnico em Podologia, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Raio X, Técnico em Saúde Bucal, Técnico de Segurança do Trabalho.

Nível Superior – Assistente social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião dentista, Cirurgião dentista bucomaxilofacial, Cirurgião dentista endodontias, Cirurgião dentista especialista em PNE, Cirurgião dentista estomatologia, Educador físico, Enfermeiro, Enfermeiro do trabalho, Enfermeiro intensivista, Enfermeiro sanitarista, Engenheiro de segurança do trabalho, Farmacêutico, Farmacêutico-bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico otorrinolaringologista, Médico clínico geral, Médico oftalmologista, Médico sanitarista, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta ocupacional e Veterinário.