Governo federal anuncia três novos campi de institutos federais no RN

O Governo Federal anunciou, na manhã desta terça (12), a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) eem todo território nacional. No Rio Grande do Norte, as cidades de Touros, São Miguel e Umarizal estão entre as que receberão novas unidades, que anteriormente se tornariam institutos estaduais e migraram para a rede federal.

Os três IERNs já estavam incluídos no plano de expansão da rede tecnológica no Rio Grande do Norte. A integração dos IERNs à rede federal se dará por meio dos trabalhos técnicos da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), órgão responsável pela formulação e implementação de políticas públicas nessa área.

O governo estima que a iniciativa irá gerar 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. O início das atividades nos institutos está previsto para ocorrer em 2025. Com a adição das novas unidades, o RN terá 25 institutos federais de educação, além da Reitoria (a qual atua como centro administrativo).

O Nordeste é a região que receberá o maior número de novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nesta fase de expansão. Nos nove estados serão 38 campi. O Sudeste, com 27 novos campi, aparece na sequência, seguido da região Sul, com 13; do Norte, com 12; e do Centro-Oeste, com 10. Entre os estados, São Paulo é o que tem mais municípios beneficiados, com 12 cidades atendidas com a construção dos IFs. Minas Gerais e Bahia somam oito municípios. Na sequência, aparecem Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro, com seis, e Paraná, Rio Grande do Sul e Pará, com cinco.

Por meio do Novo PAC, serão investidos R$ 3,9 bilhões em obras. Desse total, R$ 2,5 bilhões são para criar novos campi e R$ 1,4 bilhão para consolidar unidades já existentes, com a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.

O objetivo da nova expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é, conforme o governo federal, aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT) e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. 

Com os novos 100 campi, a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.

Confira a previsão de entrega de cada unidade abaixo:

  • Construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) de Umarizal:

Porcentagem Medida:
79,69%
Precisão de Conclusão:
23/05/2024

  • Construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) de Touros:

Porcentagem Medida:
72,02%
Precisão de Conclusão:
31/05/2024;

  • Construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) de São Miguel:

Porcentagem Medida:
74,51%
Precisão de Conclusão:
28/04/2024

www.tribunadonorte.com.br

Educação municipal foi tema de audiência pública na Câmara de Parnamirim

Na noite desta segunda-feira (12), a Câmara de Parnamirim realizou uma audiência pública para discutir a Educação no município. Na abertura do evento, o vereador professor Diego Américo falou sobre a importância de debater sobre a educação municipal. “Um município que não valoriza e que não prioriza a educação, não será um município de sucesso. A educação é sempre prioridade”, disse o propositor da audiência.

Na ocasião, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores e Serviço Público, Vilma Leão, falou sobre a necessidade do reajuste do piso dos professores do município e a falta de estagiários nas escolas municipais. Além disso, ressaltou as adversidades encontradas no transporte público escolar. “A Casa Legislativa deve estar atenta a isso”, afirmou.

Ao final, após uma noite de intensos debates acerca da educação municipal, o parlamentar professor Diego Américo agradeceu a presença e a colaboração de todos. “Estarei sempre lutando em prol da educação de qualidade”, finalizou.

Além do parlamentar, a mesa foi composta pelo representante dos conselheiros tutelares, Catarino Barreto; pela professora Gleide Corte; pela coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores e Serviço Público, Vilma Leão; e o representante da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, Igor Kauã.

A audiência pública foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do Youtube da Câmara de Parnamirim.

Fonte: Simone Santos / Ascom CMP

Vigia é assassinado e tem arma roubada no Alecrim

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um vigia, que trabalhava em uma farmácia, foi morto com pelo menos um tiro na noite da última segunda-feira (11). O crime aconteceu no cruzamento da Avenida 07 com a Avenida 03. Ele foi identificado como Diomedes de Medeiros, de 62 anos.

De acordo com as informações confirmadas pela polícia, o vigia foi abordado por suspeitos em um veículo azul. Uma pessoa desceu do, anunciou o assalto e atirou na vítima.

Diomedes foi atingido no rosto. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu. A arma do vigia foi roubada, segundo a polícia. A vítima trabalhava em uma farmácia nas proximidades de onde o crime aconteceu.

A Polícia Civil vai investigar o crime. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).

Servidores da UFRN aprovam greve a partir de quinta-feira (14)

Foto: Divulgação

Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) devem entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (14). A deliberação da categoria aconteceu nesta segunda-feira (11), no auditório da UFRN, e faz parte de uma mobilização nacional que envolve pelo menos 50 universidades e institutos federais de ensino. Nesta segunda-feira, servidores da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) de Mossoró também entraram em greve.

Segundo informações do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação no Ensino Superior (Sintest-RN), o Governo Federal não atendeu ao plano de reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). A proposta enviada pelo Executivo seria de 9%, distribuído entre 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Os servidores apontam que o reajuste não está de acordo com os aumentos salariais concedidos a outras categorias.

“Temos uma contraproposta a ser apresentada ao governo, que consiste em três pontos fundamentais: o primeiro deles é a recomposição salarial das perdas acumuladas do Governo Temer aos dias atuais acrescidas das projeções para 2025 e 2026. Isso dá algo em torno de 31%. Estamos indicando e sugerindo o parcelamento desse valor em três exercícios fiscais, que seria 2024, 2025 e 2026. O Governo apresentou pra gente reajuste zero em 2024 e 9% dividido em 2025 e 2025. Não aceitamos isso. A outra questão é a equiparação, que no nosso caso são três, assistência saúde suplementar, auxílio alimentação e auxílio creche, aos que são gozados pelos do Legislativo e Judiciário. Queremos também algum tipo de ajuda que alcance os aposentados”, explica Viktor Gruska, diretor de comunicação do Sintest-RN.

O diretor explica ainda que os servidores federais querem da União um “revogaço”, que seria a revogação de uma série de decretos e instruções normativas editadas nos últimos dois governos que segundo eles, “prejudicam os servidores”.

“Por exemplo: a principal delas é o arquivamento da PEC 32, reforma administrativa. Temos também a liberação para o exercício do mandato sindical, um instituto que existia mas foi extinto, e solicitamos também a revogação de duas instruções normativas que consideramos tentativas de coibir o exercício do direito de greve”, explicou Viktor Gruska, diretor de comunicação do Sintest-RN.

Segundo o Sintest, são representados pelo sindicato pelo menos 2.900 servidores em toda a UFRN, que envolve ainda as unidades de Caicó, Currais Novos e Macaíba. No caso da universidade, a greve será de maneira geral, com apenas os serviços essenciais respeitando o percentual mínimo de 30%, como os casos dos servidores nos hospitais universitários (cerca de 600 no RN) e de seguranças que fazem parte do quadro da UFRN, haja vista que a maioria desses profissionais atualmente são terceirizados.

As ações previstas estão sob orientação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), que apoia a deflagração de greve caso não houvesse contraproposta que contemplasse as reivindicações da categoria.

“Essa greve segue o calendário apontado pela Fasubra, que representa os técnicos administrativos em educação em todo o Brasil. Já temos 54 universidades federais que aprovaram o indicativo de greve e mais 4 institutos federais que também aprovaram esse indicativo”, acrescenta Viktor Gruska.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se pronunciou sobre a situação. A instituição afirmou que reconhece a necessidade da reestruturação e valorização do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), motivo pelo qual “tem apoiado as representações sindicais junto ao Governo Federal, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)”. A Reitoria também reforçou que recebeu o comunicado da deflagração de greve aprovada nesta segunda-feira.

O comunicado será enviado para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realizar os encaminhamentos junto à representação sindical durante o período de paralisação.

Tribuna do Norte

São Gonçalo do Amarante é contemplado no Novo PAC com projetos de infraestrutura, educação e cultura

São Gonçalo do Amarante é contemplado no Novo PAC com projetos de infraestrutura, educação e cultura

Na última semana, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou os resultados do Novo PAC Seleções 2023, destacando 16 modalidades, incluindo Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social e Inclusiva. Entre os municípios contemplados, São Gonçalo do Amarante se destaca com projetos essenciais.

O município será beneficiado com investimentos em projetos como Creche/Escola de Educação Infantil, Escola em Tempo Integral, Ônibus escolar, Centro de Educação e Arte Unificado, e Espaço Esportivo Comunitário. Essas iniciativas visam fortalecer a educação e promover o desenvolvimento social na região.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, presente na solenidade em Brasília, expressou seu entusiasmo, afirmando: “Esse passo é sinal do comprometimento da prefeitura, que aliada ao Governo Federal promoverá o progresso educacional e infraestrutural de nosso município. Esses investimentos trarão benefícios significativos para São Gonçalo.”

Destacando a parceria efetiva entre São Gonçalo, o governo federal e estadual, o prefeito e a Governadora Fátima Bezerra, juntamente com o Deputado Federal Fernando Mineiro, desempenham um papel fundamental para garantir o sucesso dessas iniciativas.

O Novo PAC abrange 6.778 obras e equipamentos em todo o país, representando um investimento total de R$ 23 bilhões. Com a priorização de vazios assistenciais e critérios específicos de cada modalidade, o programa busca atender às necessidades diversas de 59% dos municípios brasileiros.

São Gonçalo do Amarante se posiciona como um exemplo de cooperação entre esferas governamentais, visando o bem-estar e desenvolvimento de sua população.

VÍDEO: Bandidos fazem arrastão em loja na Ribeira e empresário lamenta nas redes sociais. “Levaram todo nosso material”

Um empresário relatou em suas redes sociais o desespero que foi chegar em sua empresa, localizada na Avenida Rio Branco, na Ribeira, zona Leste de Natal, e saber que bandidos arrombaram a porta e levaram todo o material de trabalho.

“É lamentavel querer investir nesssa Ribeira, sabendo que não tem segurança pública nenhuma, fica abandonado, todos os comércios são invadidos”, relatou o homem no vídeo.

Sobre a expressão “de ovo virado”

Padre João Medeiros Filho

Este é um dos ditados bastante empregados por nossa gente. Consoante anotações do antropólogo e folclorista alagoano Théo Brandão, o dito popular é de conhecimento e emprego em vários estados brasileiros e algumas regiõesde Portugal. De onde provém essa história de ovo virado? A sabedoria popular é de uma riqueza inestimável. As expressões, em geral, aparentemente desprovidas de fundamentos científicos e acadêmicos, partem da observação empírica. Uma vez criadas, caem como uma luva sobre a realidade individual ou coletiva. O adágioaqui aludido é de origem doméstica, nascido da observação do povo, especialmente do mundo rural. Há várias versões sobre a sua proveniência. A primeira delas seria uma analogia com o nascimento dos bebês, que durante um parto normal, colocam-se de cabeça para baixo, a fim de não trazer demasiado sofrimento à mãe. Da mesma forma, diz o saber popular que o ovo da galinha necessita estar com a parte mais fina para baixo, na hora de ser expelido. Caso esteja ao contrário, a ave passa por momentos dolorosos, podendo até morrer. A maioria das pessoas fica nervosa e mal-humorada ao sentir dor. Isto acontece inclusive com os animais. Daí, provavelmente foi criada a expressão: estar, ficar, acordar de ovo virado.

Uma segunda interpretação para o axioma origina-se da experiência culinária. Ao fritar um ovo do tipo estrelado, a cozinheira vira-o para verificar a sua cocção e, às vezes, ele se parte. Isso causa descontentamento a quem o prepara e diante da situação em que pretendia um ovo inteirinho, fica chateado, tendo que refazer o trabalho. De acordo com certas fontes, uma terceira versão para o ditado está relacionada com a medicina. Trata-se talvez daquilo que os médicos denominam torção testicular, muito dolorosa, conhecida popularmente no interior do país como ovo virado (torcido). Os urologistas poderão explicar melhor. A sabedoria popular emprega metáforas, partindo de situações rotineiras.

Essa expressão está relacionada a situações indesejáveis e desagradáveis, das quais derivam aborrecimentos e mal-estar. O adágio aplica-se a muitas situações em diferentes aspectos da vida humana, notadamente nos relacionamentos funcionais. Existem pessoas com as quais é complicado lidar, sendo de difícil convivência. A elas encaixa-se bem o axioma citado. Estão sempre de mal com tudo ao seu redor, reclamando disso ou daquilo. Nada está bom ou lhes agrada. Geralmente, de semblante fechado, o sorriso não aflora em seus lábios. Tampouco se entusiasmam com o espetáculo da natureza e a beleza das crianças. Um gesto cordial de tais indivíduosé raro como chuva no deserto. Estar ao lado de alguém deconstante mau humor é entediante. Mesmo diante de personagens de ovo virado, não se pode perder a alegria da vida, dom supremo de Deus. Lembremo-nos darecomendação do apóstolo Paulo aos colossenses:Revesti-vos, de ternura, misericórdia, bondade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros” (Cl 3, 12).

Há os antipáticos funcionais. Alegam que, ao exercer a função de chefia ou coordenação, precisam estar sempre insensíveis e impermeáveis. Certos patrões, na convivência cotidiana com seus subalternos, acham que estes devem ser tratados com desprezo, não sendomerecedores de gentilezas. Equivocadamente, argumentam que devem evitar que se tornemfamiliarizados. Eis o conselho bíblico: “Desapareça do meio de vós todo amargor, toda ira e gritaria. Portanto, sede bondosos e compassivos” (Ef 4, 32). Em todas as partes do mundo, existem pessoas, que bastam subir um degrau social, funcional ou financeiro, mudam depersonalidade, achando-se superioresUm aforismoespanhol diz: “Si quieres saber cómo es fulanito, dále uncarguito.” (Se desejas saber como é alguém realmente, dá-lhe um cargo, por menor que seja). Mostram sempre uma cara sisuda, como se tivessem engolido algo azedo ou intragávelO ser humano continua imaturo. Não consegueaceitar que a vida é efêmera e todos são iguais diante darealidade da morte. Consequentemente, deveria ser assim também diante da vida. Eis o que nos ensina Paulo, em sua Carta aos cristãos de Roma: “Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, estimando-vos reciprocamente” (Rm 12, 10).

Comissão de Justiça da Câmara de Natal aprova dezenove projetos de lei

Foto: Francisco de Assis

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou dezenove projetos de lei durante reunião desta segunda-feira (11). Também foram designados a relatória de outros 41 projetos. As matérias tratam de diferentes temáticas.

A presidente da comissão, vereadora Nina Souza (PDT), fez um balanço das atividades da reunião. “Mais uma reunião bastante produtível com matérias diversas. Não é fácil porque nós temos que fazer concentração em vários temas. É uma complexidade dada a diversidade muito grande, mas a gente segue tentando colocar tudo em dia”, falou.

A vereadora também comentou a aprovação do projeto 565/2023, de autoria do vereador Anderson Lopes (PSDB), que determina a instalação de câmeras em viaturas e nos uniformes dos agentes de trânsito em Natal. Nina foi a relatora.

“Acho muito importante para os servidores, porque a gente sabe que esses servidores ficam nas ruas de sol à chuva. Entre as mulheres, são muitos os relatos de assédio e até mesmo de violência. Tem o cidadão que fala e alega excessos, então para quem trabalha bem, esse instrumento vem para colaborar”, disse.

Outro projeto também aprovado pela comissão foi o PL 511/2022 que cria o “Programa de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher na Primeira Infância” visando à conscientização de crianças. A matéria é de autoria do vereador Hermes Câmara (PSDB) e foi apreciada pelo vereador Kleber Fernandes (Republicanos).

“Um projeto de extrema relevância para a proteção das nossas crianças no ambiente escolar, sobretudo, no crescente número de casos de exploração infantil, de abuso sexual e também de outros tipos de assédios, que tem causado uma série de transtornos mentais nas crianças, nos adolescentes. É importante destacar que um projeto dessa natureza garante mais segurança, mais tranquilidade e a preservação da infância dessas crianças de uma forma digna,” falou o relator.

A vereadora Brisa Bracchi (PT) e os vereadores Klaus Araújo (PSDB) e Ranieri Barbosa (Avante) também participaram da reunião.

Brasil tem 1,5 milhão de casos de dengue e fica perto de superar números de 2023

Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

O Brasil ultrapassou 1,5 milhão de casos de dengue nesta segunda-feira (11), e já contabiliza 391 mortes confirmadas pela doença. O número representa apenas os casos contabilizados a partir de 2024. Ao todo, são 1.538.183 casos até hoje, número que está quase batendo o total de ocorrências da doença em todo o ano de 2023, que foi de 1.658.816.

Câmara de Parnamirim realiza semana de audiências públicas

Dando visibilidade a pautas essenciais para a população, a Câmara Municipal de Parnamirim realizará três audiências públicas no plenário nesta semana. A primeira acontece hoje (11), às 18h, com o tema ‘discutir o piso salarial dos professores, transporte escolar, fardamentos e estrutura física das escolas’, sob proposição do vereador Diego Américo.

Na quinta-feira (14), às 9h30, por proposição do vereador Michael Borges, o assunto será o ‘rateio dos recursos do Programa Previne Brasil’. Já na sexta-feira (15), às 9h, o debate será sobre a ‘Campanha da Fraternidade 2024’, que possui o tema ‘fraternidade e amizade’ e o lema ‘vós sois todos irmãos e irmãs’.

A audiência pública é uma oportunidade de debater questões de interesse público e de relevância com a participação dos cidadãos.

Assessor de Comunicação | Canindé Pereira | 84 99628-4679

Marcelo Cabo é confirmado como novo técnico do ABC

Foto: Morgana Oliveira/Ascom CSA

O ABC confirmou na noite desse domingo o acerto com o técnico Marcelo Cabo, que estava no CSA. Ele substitui Rafael Lacerda, que deixou o comando do clube após uma sequência de oito jogos sem vitória.

A estreia de Cabo será contra o Brusque, nesta terça-feira, em partida única pela segunda fase da Copa do Brasil. O confronto será realizado no Frasqueirão, em Natal, e a classificação vale R$ 2,2 milhões.

O novo treinador chega a Natal nesta segunda-feira, quando conhecerá a estrutura do ABC e iniciará a preparação para o duelo contra o Brusque.

“Muito feliz pelo acerto com o ABC e empolgado para começar trabalhar neste grande clube. Meu primeiro trabalho no estado do Rio Grande do Norte, espero retribuir toda confiança e construir uma história vencedora com o apoio de vocês”, publicou Marcelo Cabo em uma rede social.

g1 RN

Simulações mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Foto: Divulgação

Simulações divulgadas pela Polícia Federal mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte.

Nesta segunda-feira (11), a força-tarefa entrou no 27º dia de buscas por Deibson Nascimento e Rogério Mendonça. Os dois escaparam da cadeia no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema prisional federal, criado em 2006.

Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a fuga
Segundo a Polícia Federal, as equipes trabalham com as novas possibilidades visuais. Ainda de acordo com a corporação, “as projeções de crescimento de cabelo, barba e uso de disfarces foram elaboradas por papiloscopistas do setor de Representação Facial Humana do Instituto Nacional de Criminalística (INI) da PF, em Brasília”.

Ainda de acordo com a PF, a divulgação das imagens visa facilitar o trabalho de buscas e o apoio da população com informações sobre os fugitivos. A corporação já anunciou recompensa de até R$ 30 mil para quem repassar informações que levem à recaptura dos foragidos.

A operação para recaptura envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.

Na última quinta (7), as buscas receberam o reforço de dois policiais penais especializados em operações especiais e um cão farejador da raça pastor-belga-malinois do Mato Grosso.

Na última sexta-feira (8), foi presa em Fortaleza, no Ceará, mais uma pessoa suspeita de integrar uma rede de apoio aos fugitivos montada pela facção Comando Vermelho. Desde o início das investigações, já foram realizadas seis prisões – cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante.

G1 RN

Evento de filiação ao PSDB é adiado e presidente nacional vai agendar nova data

 

Marconi Perillo tem percorrido o Brasil, realizando uma série de encontros estratégicos para 2024

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, líder do PSDB Potiguar decidiram adiar o evento que aconteceria nesta quarta-feira (13), onde reuniria deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos de diversas regiões do Estado. Por recomendação médica, Ezequiel ficará de repouso em casa, depois que sentiu problemas de diverticulite (inflamação de divertículos). Apesar de não ser nada alarmante, o médico fez a recomendação nas últimas horas.

Marconni Perillo, que foi governador por duas vezes de Goiás, deputado federal e senador tem percorrido o Brasil, realizando uma série de encontros estratégicos para mobilizar as lideranças regionais e, assim, fortalecer o PSDB para as Eleições 2024. Uma nova data será agendada para que Perillo venha com o objetivo de estimular a participação efetiva dos tucanos potiguares. Além do objetivo eleitoral de incentivar candidaturas, Perillo também vem garantir o apoio devido para o partido continuar grande no Estado.

EXEMPLO TUCANO – No Rio Grande do Norte, o PSDB tem 33 prefeitos, 26 vices-prefeitos, 10 deputados estaduais e 245 vereadores. Em 2022, o partido conquistou a maior votação proporcional do país para deputado estadual, formando uma bancada de 10 deputados, o que equivale a 31,21% dos votos. Em Natal o partido elegeu três vereadores em 2020 e ao longo dos últimos meses trouxe para o partido cinco novos vereadores: Herbert Sena, Aldo Clemente, Klaus Araújo, Anderson Lopes e Hermes Câmara.