Skip to main content
  • SLIDE – 2025

Jornal Potiguar Notícias é homenageado na Câmara de Parnamirim

Nesta segunda-feira, 25, a Câmara Municipal de Parnamirim vai homenagear os 25 anos do Jornal Potiguar Notícias com a realização de uma Sessão Solene, a partir das 18h30, no plenário Dr. Mário Medeiros. A proposição é da vereadora Fativan Alves.

Fundado pelo jornalista Pinto Júnior (in memoriam), o Potiguar Notícias é um portal com notícias, reportagens, textos opinativos, vídeos e diversos conteúdos abrangentes atualizados diariamente. Neste ano, o portal celebra 25 anos de história, tendo suas raízes no município de Parnamirim e visando oferecer um jornalismo sério, confiável e com foco em informar sobre os acontecimentos em Parnamirim.

A sessão solene, além de comemorar os 25 anos de sua fundação, também reconhece a contribuição do veículo com a sociedade parnamirinense.

Serviço

Sessão Solene: 25 anos do Jornal Potiguar Notícias
Dia: 25 de março
Horário: 18h30
Local: Plenário Dr. Mário Medeiros

Domingo de Ramos: entenda a celebração que antecede a Páscoa

Foto: reprodução

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, que antecede o Domingo de Páscoa e marca o início da Semana Santa, o Domingo de Ramos. Vamos entender o que a celebração representa:

A celebração da Ramos relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho. O povo que presenciou esta entrada é o mesmo que assistiu Jesus ressuscitar Lázaro, assim acreditando que ele era o enviado em nome do Senhor.

Já os ramos utilizados durante a missa, são representantes do batismo e relembram a união do católico com Cristo, limpando do pecado e concebendo forças para enfrentar o caminho que levará à ressurreição.

A celebração de Ramos também pode ser vista como um momento de lições, principalmente sobre a crença da passagem de Jesus para suavizar as dores e restaurar a humanidade.

www.pontanegranews.com.br

Inscrições para concurso da Caixa terminam hoje; RN oferta mais de 40 vagas

Foto: Reprodução

Os interessados em participar do Concurso da Caixa Econômica Federal têm até esta segunda-feira (25) para realizar a inscrição por meio do site da Fundação Cesgranrio. Para o Rio Grande do Norte são oferecidas 41 oportunidades para técnico bancário, sendo 33 para o polo Natal e oito para o polo Mossoró. Já em relação aos cargos de nível superior, o certame oferta uma vaga para médico do trabalho no Estado.

Ao todo, são mais de 4 mil vagas para todo o Brasil, incluindo cadastro reserva. O valor da inscrição é de R$ 50 para cargos de nível técnico e de R$ 65 para cargos de nível superior. Entre as oportunidades para o país, 2 mil são para Técnico Bancário Novo (TBN), para encarreiramento geral no banco, e 2 mil vagas para TBN na área de Tecnologia da Informação (TI), todas de nível médio. Além destas, há 50 vagas de nível superior, sendo 28 para médicos do trabalho e 22 para engenheiros de segurança do trabalho.

Remuneração

Para as vagas de nível médio, no cargo de técnico bancário novo, a remuneração inicial é de R$ 3.762. Já para as vagas de nível superior, os salários iniciais são de R$ 11.186,00 (médico do trabalho) e R$ 14.915,00 (engenheiro de segurança do trabalho). Somado a isso, os aprovados receberão auxílio alimentação e refeição, direito à assistência médica, previdência complementar, vale-transporte, auxílio creche, entre outros.

Inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 50 para nível médio e R$ 65 para nível superior. O pedido da taxa de isenção deve ser feito até 7 de março já passou do prazo.

Confira os editais

Edital para nível médio
Edital para nível superior

Confira unidades de lotação em cada polo do RN:

Mossoró

  • Açu, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Caicó, Currais Novos, Guamaré, Lagoa Nova, Macau, Mossoró, Parelhas, Pau dos Ferros, São Miguel.

Natal

  • Ceara-Mirim, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Macaíba, Natal, Nova Cruz, Parnamirim, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Touros.

Tribuna do Norte

Câmara de Natal homenageia pessoas com Síndrome de Down

Foto: Verônica Macedo

A Câmara Municipal de Natal realizou, na última semana, mais uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, para conscientizar a população sobre a importância da inclusão e ao respeito aos direitos das pessoas com SD, bem como para homenagear pessoas e instituições de assistência. A proposição foi do vereador Tércio Tinoco.

Desde 2012, 21 de março foi a data escolhida como Dia Internacional da Síndrome de Down para representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a síndrome, alteração genética presente na espécie humana desde nossa origem. 

“Essa solenidade é para celebrar conquistas e reconhecer a importância dessa data, para a conscientização e ao combate ao preconceito contra a Síndrome de Down”, justificou o propositor.  Ele lembrou que a homenagem feita pelos vereadores de Natal é uma mostra de que  pessoas com Síndrome de Down são capazes de conquistar espaços na sociedade e, acima de qualquer coisa, dignas de respeito,  e merecedoras de condições de acolhimento, seja no mercado de trabalho, na escola ou em qualquer lugar. 

“Ainda há muito a ser feito para que possamos garantir que as pessoas com SD tenham acesso a oportunidades de educação, emprego, saúde e participação completa e plena em nossa sociedade. Quero exaltar o trabalho desempenhado pelas instituições na nossa cidade e em todo o Rio Grande do Norte, especialmente as do terceiro setor, que lutam incansavelmente, e convocar nossa cidade a trabalhar para derrubar barreiras, no propósito de mais inclusão, contra o capacitismo, os estereótipos e rótulos, por mais respeito e igualdade”, conclamou o vereador.

Para quem ainda duvida da capacidade dos portadores de SD, a jovem recepcionista Manuella Freire, de 27 anos, deu um recado claro: “Eu trabalho e somos capazes de fazermos tudo. Parem de nos ver como crianças. Só precisamos mostrar que somos capazes. Por isso, esse momento aqui na Câmara Municipal é muito especial, por ser só nosso”, disse, emocionada com a homenagem recebida.

Remover barreiras para o desenvolvimento e a inclusão é o maior desafio das famílias, segundo a enfermeira Sherlane Raposo, mãe o jovem Luiz Henrique, de 23 anos, filho mais velho dela. O rapaz foi um dos homenageados durante a sessão solene na CMN, e a mãe orgulhosa ao lado, ressaltou que o momento promovido pelo Legislativo Natalense é importante para a visibilidade da causa e para o combate ao preconceito.

Texto: Ilana Albuquerque
Foto: Verônica Macedo

Primeira Turma do STF tem maioria para manter prisões dos supostos mandantes do assassinato de Marielle

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta segunda-feira (25) para confirmar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que levou à prisão de três suspeitos de arquitetar e ordenar o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), em 2018.

Além de Moraes, os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin também votaram pelas prisões e demais medidas cautelares determinadas na operação deflagrada neste domingo (24) contra os investigados. Ainda faltam os votos dos ministros Luiz Fux e Flávio Dino.

A análise termina às 23h59 desta segunda, mas é provável que o placar seja definido mais cedo.

Domingos Brazão, Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa foram presos no Rio de Janeiro, neste domingo, e tiveram as prisões mantidas após audiência de custódia.

Ainda no domingo, eles foram transferidos para Brasília e encaminhados para a penitenciária federal no Distrito Federal.

Além das prisões, a decisão de Moraes determinou também o afastamento das funções públicas o delegado Giniton Lages e o comissário Marco Antônio de Barros Pinto. Ambos atuavam na Delegacia de Homicídios do Rio na época do crime.

Giniton foi o delegado que iniciou a apuração do caso, indicado pelo então chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, que foi preso neste domingo. Ele é suspeito de não só ter acobertado o crime, como também de ter avalizado o assassinato.

Literariamente, não!

O combate às drogas ilícitas é atualmente um dos maiores desafios da humanidade. O problema do uso e do tráfico de drogas perpassa as fronteiras dos países. E atinge, sob os pontos de vista político, econômico, social, jurídico e sanitário, de modo gravíssimo, sociedades inteiras, famílias de todas as classes sociais e muitos milhões de indivíduos mundo afora.

Praticamente todos os países, o Brasil entre eles, possuem seus sistemas de combate às drogas. Nós temos o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD), instituído pela Lei 11.343/2006, que “prescreve medidas de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas e normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas”.

Mas esse combate tem funcionado? Acho que nem preciso dizer que não.

Programas, planos e ações direcionados à prevenção e à repressão ao tráfico/uso de drogas ilícitas, por mais bem-intencionados e elaborados que sejam, têm falhado. Mundialmente, as políticas não têm produzido bons resultados. Por mais que se tente reprimi-lo, o tráfico só aumenta, e se vai, da noite para o dia, do crack para a K9, viciando e matando nossa juventude, sobretudo a mais pobre. A política atual tem talvez até “incentivado” a formação de organizações criminosas, o recrutamento dos mais vulneráveis (e pobres) para o tráfico e o vício, a violência nas grandes e médias cidades e, sobretudo, uma sensação de frouxidão da lei (problema especialmente grave no Brasil).

Nesse cenário sombrio, muitos atores políticos e especialistas reavaliam antigas posturas. Até defendem uma diferente e mais suave abordagem, propondo a discussão de medidas que vão da descriminalização à liberação de condutas hoje consideradas como delito. É assunto do momento. Estes dias, por exemplo, o nosso Supremo Tribunal Federal andou julgando um recurso, com repercussão geral, em que se discute se o porte de maconha para consumo próprio pode ou não ser considerado crime e qual quantidade da droga diferenciará o usuário do traficante. Interessante. Mas polêmico.

Acho que devemos ter uma “open mind” para as mais diversas sugestões/contribuições. E, para além dos esforços dos órgãos do Estado, qualquer solução para a conscientização e tratamento dos gravíssimos problemas trazidos pelo tráfico/consumo de drogas ilícitas passa por uma responsabilidade compartilhada com os outros atores da sociedade. A impressa tradicional, as redes sociais, as organizações não governamentais, as escolas, a família e por aí vai.

Por estes dias, caiu em minhas mãos, para fazer o seu prefácio, o livro “Não, e pronto! No mundo das drogas, só uma resposta te leva ao final feliz”, de Kalline Pondofe Santana, uma maravilhosa contribuição da literatura nessa guerra contra as drogas. Esse romance realista, que também pode ser lido como ficção policial, é um alerta/libelo nesse grave contexto. É direcionado à juventude, às famílias, é verdade. Mas, deveras bem escrito, encantará a todos. É forte. É sobretudo tocante, já que, no decorrer das páginas, cada leitor encontrará um personagem para chamar de seu. O meu é Davi.

Sem querer fazer spoiler das histórias/estórias de Luizinho, Raquel, Danilo, Pedro, Davi, Letícia, Mãe Maria, João, sargento Antunes e delegado Rubens, o fato é que “Não, e pronto!”, entre muitas sacadas, filosoficamente nos alerta para uma coisa que nos parece simples, mas que é às vezes dificílimo: dizer “não”! Para quem a gente gosta. Para as tentações da vida. Entretanto, é desse “não” que dependerá um pouco – ou muito – a felicidade das nossas vidas.

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Justiça libera bilhões de atrasados de aposentados e pensionistas

FOTO: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO-23/05/2023
FOTO: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que entraram na Justiça vão receber um total de R$ 2,1 bilhões em atrasados neste mês. Esse é o total liberado pelo CFJ (Conselho da Justiça Federal) para quem obteve a concessão, revisão do benefício previdenciário ou assistencial por meio de ação judicial.

O valor corresponde a 99.709 processos, que tratam de revisão de aposentadorias, auxílios-doença, pensões e outros benefícios, de mais de 130 mil beneficiários

No total, foram repassados R$ 2,5 bilhões aos TRFs (Tribunais Regionais Federais) para quitar ações de 167,2 mil processos, com 208.773 beneficiários. A maior parte (R$ 2,1 bilhões) é para os segurados da Previdência.

Os depósitos serão feitos conforme o cronograma de cada Tribunal Regional Federal. O montante é referente às RPVs (requisições de pequeno valor) de fevereiro deste ano.

As RPVs são pagamentos atrasados de até 60 salários mínimos, ou seja, de até R$ 84,7 mil neste ano. Eles são pagos em ações propostas no Juizado Especial Federal. Os atrasados que superam esse valor são os chamados precatórios.

Para o beneficiário receber o pagamento, o processo precisa ter sido finalizado, sem possibilidade de recursos do INSS, o chamado trânsito em julgado. Também é necessário que a Justiça tenha concedido a ordem de pagamento, a requisição ou a autuação do processo.

Quem entrou na Justiça contra o INSS e deseja saber se está entre os pagamentos autorizados neste mês deve consultar o advogado responsável pela ação ou entrar no portal do Tribunal Regional Federal responsável, no qual há a data de emissão da ordem de pagamento. Basta procurar essa informação na consulta de RPVs.

Veja o valor que será pago às ações em cada região da Justiça Federal

TRF da 1ª Região (DF, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)
• Geral: R$ 1.032.361.995,01
• Previdenciárias/Assistenciais: R$ 890.003.734,05 (44.299 processos, com 52.921 beneficiários)

TRF da 2ª Região (RJ e ES)
• Geral: R$ 228.255.830,25
• Previdenciárias/Assistenciais: R$ 193.770.567,59 (8.141 processos, com 11.456 beneficiários)

TRF da 3ª Região (SP e MS)
• Geral: R$ 383.134.478,13
•Previdenciárias/Assistenciais: R$ 290.025.757,16 (9.565 processos, com 11.972 beneficiários)

TRF da 4ª Região (RS, PR e SC)
• Geral: R$ 485.614.545,40
• Previdenciárias/Assistenciais: R$ 418.690.809,18 (20.633 processos, com 27.181 beneficiários)

TRF da 5ª Região (PE, CE, AL, SE, RN e PB)
• Geral: R$ 371.454.244,41
• Previdenciárias/Assistenciais: R$ 315.997.309,67 (16.175 processos, com 25.955 beneficiários)

TRF da 6ª Região (MG)
• Geral: R$ 10.058.832,73
• Previdenciárias/Assistenciais: R$ 10.044.026,49 (896 processos, com 923 beneficiários)

FONTE: R7

PF prende 3 suspeitos de mandar matar Marielle

Em uma operação realizada às 6:00 hrs da manhã deste domingo (24), a Polícia Federal prendeu Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Chiquinho Brazão, deputado federal do RJ, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio, os três são suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, há seis anos.
A delação de Ronnie Lessa, autor do crime, foi decisiva para as prisões. 
A decisão da prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes que ainda teve 12 mandados de busca e apreensão na sede da Polícia Civil do Rio e no Tribunal de Contas do Estado.
Ainda resta esclarecer as motivações dos crimes.
www.rosaliearruda.com

SEMANA SANTA: Veja programação das missas em Natal e no interior do RN; Celebrações começam neste fim de semana, com o Domingo de Ramos

Foto: Marcello Ferre / Fotografia Religiosa Adora

A Arquidiocese de Natal divulgou na última sexta-feira (22) a programação prevista pela Igreja Católica no Rio Grande do Norte para a Semana Santa. As celebrações começam neste próximo fim de semana, com o Domingo de Ramos (24), que conta com procissões e missas previstas no estado.

Além da programação oficial, na segunda, terça e quarta-feira, nas paróquias, há momentos penitenciais, como via-sacra, ofício de trevas, missas e atendimentos de confissões para os fiéis.

Veja abaixo as missas previstas:

g1-RN

Governo do RN decreta ponto facultativo na quinta-feira (28), véspera da sexta-feira Santa

Foto: Augusto César Gomes/Inter TV Cabugi

O governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para os servidores públicos do estado na próxima quinta-feira (28), véspera da sexta-feira Santa. O decreto foi publicado neste sábado (23) no Diário Oficial do Estado e é assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT).

A Prefeitura de Natal confirmou ao g1 que também vai decretar ponto facultativo na quinta-feira da Semana Santa, porém o documento ainda não foi publicado. O ponto facultativo estadual abrange órgãos da administração direta e indireta do estado, além de autarquias e fundações ligadas ao governo.

Allyson demonstra força política e filia 14 vereadores de Mossoró ao União Brasil

 

O prefeito de Mossoró e presidente do União Brasil Mossoró, Allyson Bezerra, confirmou nessa sexta-feira (22), a filiação de 14 vereadores de Mossoró ao União Brasil. É a primeira vez na história que um partido consegue reunir essa quantidade de vereadores em uma nominata na cidade, o que demonstra a capacidade de diálogo e a força política do projeto do prefeito mossoroense.

Vereadores que já somam forças com o gestor na Câmara Municipal reforçam a nominata de pré-candidatos para as eleições deste ano.

“Sou muito grato a todos os que estão aqui nesta noite se filiando ao União Brasil, somando forças pelo trabalho e pelo desenvolvimento de Mossoró. Aqui temos vereadores que já trabalham junto com a nossa gestão em prol do povo de Mossoró. E eu tenho o orgulho e a alegria de essa ser a primeira vez que um partido de Mossoró recebe tantos nomes de vereadores de mandato”, destacou Allyson.

Passam a integrar o União Brasil Mossoró, os vereadores e pré-candidatos nas eleições 2024, Genilson Alves, Raério Araújo, Gideon Ismaias, Tony Cabelos, Didi de Arnor, Costinha, Ozaniel Mesquita, Ricardo de Dodoca, Edson Carlos, Lucas das Malhas, Marrom, Wiginis do Gás, Marckuty da Maísa e Francisco Carlos, além do ex-vereador Naldo Feitosa.

Estiveram presentes no encontro, o presidente do União Brasil RN, José Agripino; o deputado federal Paulinho Freire; o deputado estadual Ivanilson Oliveira; a prefeita de Grossos, Cinthia Sonale; o ex-deputado estadual, Souza; ex-prefeito de Assú Ivan Jr., representando o deputado federal Benes Leocádio. Também participaram do evento, os presidentes dos Diretórios Municipais do PSDB, Lawrence Amorim; Wilson Fernandes, do PSB; Narcizio, do Podemos, Jadson, do Solidariedade e Paulo Linhares, do PSD.

 

Salatiel agradece a Deus e diz: “vim para somar com Taveira e o povo”

O jornalista e apresentador, Salatiel de Souza, falou cerca de uma hora em sua primeira entrevista logo depois de ser escolhido como candidato do grupo situacionista.

O pré-candidato reafirmou o seu compromisso com o prefeito Taveira, mas deixou claro que o povo será sua prioridade e que ajudará a cidade a continuar o avanço rumo ao crescimento. Aproveitou também para listar suas prioridades como: segurança pública, saúde, educação e geração de emprego, para alavancar o desenvolvimento social do parnamirinense.

Salatiel demonstrou serenidade e deixou claro que não está em nenhuma guerra com os outros pré-candidatos, mas que buscará vencer essa eleição, pois acredita que foi a vontade de Deus por ter permitido chegar até aonde ele chegou.

O pré-candidato situacionista irá procurar em breve os outros pré-candidatos kàtia Pires, Wolney França, Vavá Azevedo e Iranir Guedes para, de forma individual, ouvir as sugestões com objetivo de um alinhamento politico de todo o grupo.

Salatiel agradeceu à Deus, ao o prefeito Taveira, aos vereadores e também aos amigos que desde o início lutaram nas ruas de Parnamirim para que esse momento ocorresse.

Veja a entrevista na íntegra clicando AQUI.

Veja mais fotos abaixo!

Wolney França anuncia novos projetos para a Escola do Legislativo

O presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França, aproveitou a comemoração que marcou os 19 anos da Escola do Legislativo para anunciar novos projetos educacionais que estão sendo desenvolvidos para este ano. “Hoje é aniversário da escola e queremos cada vez mais ampliar esse trabalho tanto para os servidores como para o público em geral”, afirmou.

Wolney falou sobre as parcerias que estão sendo feitas com entidades educacionais, como o acordo de cooperação entre a Câmara de Parnamirim e a UNI-RN para a oferta de cursos de pós-graduação na universidade. Outra parceria está sendo elaborada junto ao Sebrae e ao Instituto Metrópole Digital da UFRN para capacitações nas áreas de tecnologia e empreendedorismo para cerca de 300 jovens do município. “Os melhores alunos serão preparados pelo Sebrae para sair do curso já com seu próprio negócio”, enfatizou.

Além disso, o vereador também salientou, que dentro desse projeto de ampliação da Escola do Legislativo, está em tramitação um projeto de lei que visa a criação de uma gratificação para os servidores públicos que trabalharem como instrutores em cursos de formação. O objetivo é reconhecer os profissionais que trabalham na própria instituição e que possuam formação para ministrar os cursos pela Escola do Legislativo.

Novo PAC Seleções terá investimento de R$45 milhões no RN

O valor total destinado ao Novo PAC Seleções será de R$ 45 milhões e a segunda etapa do programa deve ser lançada em 2025 no Rio Grande do Norte. No Estado, estão previstos investimentos para 222 iniciativas, distribuídas em 120 municípios. Dos 34 municípios do Rio Grande do Norte contemplados com novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do novo PAC Saúde, 14 são na região Oeste do Estado.

Assú deve receber duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte I; duas ambulâncias SAMU 192; um Centro Especializado em Reabilitação – CER IV; uma Creche/Escola de Educação Infantil; e novos espaços espotivos comunitários.

Baraúna receberá uma UBS de Porte II; uma ambulância SAMU 192; uma Creche/Escola de Educação Infantil; e um ônibus escolar.

Na cidade de Pendências e Mossoró será destinado, também, uma UBS de Porte II. Ainda para Mossoró, está previsto uma Unidade Odontológica Móvel; cinco ambulâncias SAMU 192. a construção de um CEU; um ônibus escolar; e novos espaços esportivos comunitários.

Veja lista de iniciativas para cada município:

Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte I: Assú, Campo Grande, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Itaú, Ipanguaçu, Itajá, Rafael Godeiro, Riacho Da Cruz, São Francisco do Oeste, Serra do Mel e Tenente Ananias Triunfo Potiguar.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte II: Baraúna, Pendências e Mossoró

Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte III: Mossoró

Unidade Odontológica Móvel: João Dias, Mossoró, Porto do Mangue, Santana do Matos e São Miguel

Ambulâncias SAMU 192: Assu, Baraúna, Mossoró e Umarizal

Centro Especializado em Reabilitação – CER IV: Assú

Construção de um CEU: Mossoró

Creche/Escola de Educação Infantil: Assu, Água Nova, Baraúna, Caraúbas, Francisco Dantas, Itaú, Paraná, Paraú, Pau dos Ferros, Pilões, Porto do Mangue, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias e Tibau

Escolas de tempo integral: Alexandria, Areia Branca, Campo Grande, Pau dos Ferros e São Miguel

Ônibus esolar: Água Nova, Angicos, Alto do Rodrigues, Baraúna, Encanto, Dr. Severiano, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Mossoró, Pau dos Ferros, Portalegre, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Severiano Melo, Tenente Ananias e Upanema

Espaços esportivos comunitários: Assu, Apodi, Mossoró e Pau dos Ferros.

www.tribunadonorte.com.br

Estado Islâmico assume autoria de ataque em casa de shows que deixou mais de 60 mortos na Rússia

Foto: Sergei VEDYASHKIN / Moskva News Agency / AFP

Um tiroteio e uma série de explosões no Crocus City Hall, uma casa de shows na região de Moscou, deixou mortos e feridos nessa sexta-feira (22). O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.

Ao menos 62 pessoas morreram, segundo a imprensa russa. A informação é do veículo de comunicação russo Baza. Cerca de cinco pessoas com trajes camuflados invadiram a casa de espetáculos e dispararam indiscriminadamente.

Em vídeos publicados nas redes, as pessoas aparecem tentando fugir do prédio. Ao fundo, é possível ouvir metralhadoras. Os relatos começaram a surgir por volta das 20h15.

Também foram relatadas explosões, que deixaram o prédio em chamas. Até 100 pessoas podem estar presas no prédio, segundo o canal da Crocus no Telegram.

Centenas de pessoas aguardavam uma apresentação do grupo Picnic quando o ataque começou. Os músicos da banda, porém, não ficaram feridos, relatam os serviços operacionais russos.

O telhado da casa de espetáculos começou a desabar por volta das 20h47 (horário local). Os bombeiros não puderam iniciar a extinção do incêndio devido à ameaça à vida das pessoas que ainda estão no prédio, informou o site de notícias Fontanka. Helicópteros estão sendo enviados ao local para extinguir o fogo de forma menos arriscada, informou o Diário de Notícias.

Cerca de 50 ambulâncias foram enviadas ao local. O Departamento de Transportes informou que a estação Myakinino, próxima à Crocus, está aberta para entrada e saída de passageiros.

A Rússia anunciou que abriu uma investigação sobre “atentado terrorista” após o ataque a tiros em Moscou.

Prefeitura de Moscou cancelou todos os eventos públicos deste fim de semana. O governador da região de Moscou, Andrey Vorobyov, foi até o local do ataque: “Fui até o local. Uma sede operacional foi criada. Todos os detalhes virão mais tarde”, afirmou, em seu canal do Telegram.

UOL