Skip to main content
  • SLIDE – 2025

Prefeitura de Natal decreta ponto facultativo para a quinta-feira (28)

Foto: Joana Lima/Secom

A Prefeitura de Natal anunciou nesta terça-feira (26), a declaração de ponto facultativo para os servidores públicos municipais na próxima quinta-feira (28), véspera do feriado de Páscoa. O decreto municipal, assinado pelo prefeito Álvaro Dias, foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Município (DOM).

Na semana passada, a governadora Fátima Bezerra também decretou ponto facultativo na data para os servidores do estado. De acordo com os decretos, o ponto facultativo abrange as repartições públicas da Administração Municipal Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional em Natal, e órgãos da administração direta e indireta do estado, além de autarquias e fundações ligadas ao governo, respectivamente.

Apesar do ponto facultativo, os serviços essenciais como atendimento de urgência e emergência nos hospitais públicos e o policiamento ostensivo da Polícia Militar serão mantidos, conforme determinado nos decretos.

Advogado de estelionatário tenta enganar policiais com procuração falsa e é preso em flagrante em Natal

Foto: Divulgação

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam em flagrante, no final da tarde da última segunda-feira (25), um advogado criminalista, de 40 anos, pelo crime de uso de documento falso, após apresentar uma procuração com assinatura fraudulenta na tentativa de recuperar um veículo apreendido na sede da DEICOR, no bairro Bom Pastor, Zona Oeste de Natal.

Segundo informações, o advogado esteve na sede da DEICOR na última sexta-feira (22) a fim de obter detalhes para a recuperação de um veículo apreendido durante uma operação policial entre a Polícia Civil do RN e a Polícia Civil de Sergipe, na última terça-feira (19/03). Na ocasião, um estelionatário, se identificando como prefeito de Aracaju/SE, foi preso por aplicar golpes em empresários. Segundo o advogado, o carro, modelo Hilux SW4, era alugado e existia um contrato em nome do seu cliente preso e de um suposto locador, não gerando o direito a devolução para o estelionatário. Com isso, a autoridade policial exigiu a presença (ou procuração) do verdadeiro proprietário do veículo que estaria cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN).

Na segunda-feira (25), o advogado, com intuito de retirar o automóvel, apresentou uma procuração falsa em nome de uma mulher, proprietária do veículo. Inicialmente, a fim de confirmar a autenticidade documental, a Polícia Civil entrou em contato com ela, sendo informado que não assinou nenhuma procuração e que não sabia que o seu veículo SW4 estaria apreendido, momento em que foi iniciado o procedimento flagrancial do advogado.

Tendo em vista do suspeito se tratar de um advogado no exercício da função, a prisão em flagrante foi acompanhada por representante da Ordem dos Advogados do Brasil do RN (OAB/RN).

Ponte de Igapó terá perícia para análise sobre possível retirada de canteiro de obras

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte deliberou, nessa segunda-feira (25), de maneira favorável ao pedido do Município de Natal que pleiteou, por meio de uma Ação Civil Pública (ACP), a realização de uma perícia judicial antecipada para definir se mantém o canteiro de obras em cima da Ponte de Igapó ou se indica outro local para a instalação. O entendimento do Município é de que o canteiro seja retirado da Ponte e de que haja a liberação de pelo menos uma das duas faixas bloqueadas para o trânsito no sentido zona Norte/Centro.

De acordo com o procurador-geral do Município, Thiago Tavares, a perícia judicial foi o principal pedido feito à Justiça, porque é a partir dela que poderá haver uma decisão sobre a liberação da área interditada. “Por se tratar de uma questão meramente técnica, a gente não quer que a Justiça se sinta desconfortável ao tomar uma decisão [sobre o bloqueio]. Então, nós esperamos que essa perícia corrobore com nosso entendimento – de que não há necessidade de instalação do canteiro sobre a ponte – o que deixaria a Justiça muito mais confortável em dar uma decisão sobre a retirada ou não da estrutura de cima do equipamento”, aponta o procurador.

A decisão de deferimento é da juíza Moniky Mayara Costa Fonseca, da 5ª Vara Federal do RN e foi emitida no final da tarde desta segunda-feira (25). A deliberação foi uma resposta à ACP do Município de Natal, em que havia a solicitação da perícia em pedido feito no início deste mês. Na Ação, o Município apontou, por meio de estudos realizados pela Semurb, alternativas de locais para onde o canteiro poderá ser transferido – todos eles em regiões próximas ao ponto de execução das obras – mas que dispensam a necessidade de obstruções no trânsito.

“Considerando que o pedido de tutela antecipada formulado pelo Município de Natal é somente
para que seja ouvido um terceiro imparcial, ou seja, para que haja determinação de perícia
judicial por experto equidistante das partes, defiro, sem adentrar ao mérito das considerações
suscitadas pelas partes, a realização de perícia técnica”, decidiu a juíza.

Tribuna do Norte

O ex-secretário Judas Lacraia e a saudade do poder

Sem saber como ser aceito nas conversas políticas, um vira casaca famoso, desleal, cidadão da terrinha, tem todas as características de um verdadeiro boçal, aquele do tipo “desprovido de inteligência, sensibilidade, sentimentos humanos; besta, estúpido, tapado”, vem posando de bom amigo, mas é um judas.

Esse senhor coleciona situações vexatórias, ao ponto de ficar tentando permanecer onde ninguém lhe quer mais. O Judas Lacraia, como vem sendo chamado, insiste em querer atacar quem lhe deu a mão, fica tentando arrumar um lugarzinho nos outros grupos políticos para engordar um pouco mais sua conta bancária.

A última do artista, foi fingir que estava deixando, por vontade própria, o cargo na gestão, quando na verdade, foi o ministério público que exigiu a sua saída do trabalho de luxo, devido a uma condenação por improbidade administrativa.

Outra façanha do artista é andar fazendo alguns vídeos, detonando os ex-colegas da gestão e logo em seguida, fica mandando áudios pelo whatsapp, fazendo juras de amor, rasgando elogios, para tentar amenizar sua covardia. Coxinha, é ele. Quando a saudade do ex-emprego bater, ele vai encher a cara de cana e cantará a música de Amado Batista – “eu tive um amor;
amor tão bonito; daqueles que matam
com sabor de saudade;
meu ex-amor;
tem coisas que a gente não esquece;
mas você não merece
tanta dor;
foi bonito demais;
mas eu estou sozinho.”

A galera da gestão sem aguentar mais a choquice do mentiroso, cantará para ele, a música de
Mc Serginho – “Vai Lacraia, vai lacraia, vai Lacraia.” O povo quando ele sai da mesa dos bares da cidade diz, esse é o verdadeiro Judas, o Lacraia.

Ponte desmorona após ser atingida por navio nos EUA; equipes procuram 20 pessoas na água

Câmera flagrou ponte desmoronando após ser atingida por navio nos Estados Unidos — Foto: Reprodução

Uma ponte desmoronou depois de ser atingida por um navio cargueiro na cidade de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos. O acidente aconteceu durante a madrugada desta terça-feira (26) e foi flagrado por uma câmera de monitoramento. 

Os bombeiros informaram que estão fazendo buscas por pelo menos 20 pessoas que teriam caído no rio. As autoridades afirmaram que vários veículos que trafegavam pela ponte Francis Scott Key caíram na água, e ainda não se sabe o número exato de pessoas que estão na água.

“Nosso foco agora é tentar resgatar e recuperar essas pessoas. É uma emergência terrível”, afirmou o diretor de comunicação do Corpo de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright, à AP.

Equipes de resgate correm contra o tempo. As condições no local são de baixa visibilidade, e a temperatura em Baltimore nesta madrugada é de cerca de -1ºC, de acordo com a rede americana CNN. A temperatura da água é de cerca de 9ºC — capaz de provocar morte por hipotermia.

Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, é destruída após navio colidir com a estrutura — Foto: Harford County MD Fire & EMS/ via Reuters
Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, é destruída após navio colidir com a estrutura — Foto: Harford County MD Fire & EMS/ via Reuters

Segundo o jornal “The New York Times”, o navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka.

O cargueiro, batizado de Dali, tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.

Para facilitar o trabalho dos bombeiros, a Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou todas as vias na região da ponte Francis Scott Key — uma importante ligação entre dois pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco.

O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência. O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, disse que está em contato com o governador e com o prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott.

Câmera flagrou ponte desmoronando após ser atingida por navio nos Estados Unidos — Foto: Reprodução

Ponte Fancis Scott Key

Inaugurada em 1977, a ponte tem quase 3 quilômetros de extensão. A estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.

A ponte leva o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.

Imagem de arquivo mostra navio cargueiro passando por baixo da ponte Francis Scott Key, em Baltimore — Foto: Brendan Smialowski / AFP

Confira vídeo abaixo!

O mistério pascal

Padre João Medeiros Filho

Eis-nos novamente prestes a celebrar o grande mistério do cristianismo: a Páscoa do Senhor. O tríduo pascal começa após a Última Ceia, na qual Cristo, na grandeza de seu amor, foi entregue para salvação dos homens. Somos convidados a meditar sobre seu sofrimento, decorrente de um julgamento injusto e apressado, culminando com sua condenação. Foitorturado, escarnecido e finalmente crucificado fora das portas da cidade, em suplício reservado a bandidos e marginais. Depois disso, houve um tempo feito de ausência e silêncio, resultando na celebração da vitória desua Ressurreição. Festa de alegria e vida em plenitude. A liturgia é permeada de aleluias e cânticos de louvor, aclamando Aquele que venceu a morte e nos faz renascer.

Mas, o júbilo da Ressurreição teve um preçoimensurável: a trajetória de um inocente vilmente traído. Entretanto, no gesto de Cristo, Deus proclama ao mundo que o amor é mais forte do que a morte (Ct 8, 6). Elelevou Jesus à Cruz, na qual fez a entrega de si mesmo, numa doação desinteressada à humanidade. Assumiu a perseguição e a rejeição, até perder a vida para que outros pudessem tê-la. Os primeiros cristãos – no deslumbramento de encontrar vivo Aquele a quem haviam contemplado morto começaram a compreender o sentido e narrar a Paixão do Filho de Deus. O seguimento a Jesus de Nazaré, designado pelas igrejas orientais como o Senhor Exaltado, foi sendo compreendido como uma experiência de paz e alegria. Porém, nela a dor não está ausente ou esquecida.

Se algo mais pode ser dito a respeito de Cristo: Ele era um apaixonado pelo ser humano. Daí nasce o sentido de sua Encarnação, a inspiração de suas palavras. Pela força desse sentimento curou doentes, possessos e ressuscitou mortos. Por ela impulsionado, acolheu os gestos de gratidão de uma pecadora, do publicano que lhe ofereceu hospedagem, do leproso que quis tocá-lo, da samaritana que Lhe deu água para beber e fez perguntas. E ainda obedecendo ao amor pelo Pai e pelos homens,começou a caminhar em direção a Jerusalém, seguido porduvidosos e apavorados discípulos que nada entendiam de seu padecer. Chegando à cidade onde morreram tantos profetas, Jesus chorou. Derramou lágrimas de sentidacompaixão, as quais nada tinham de autocomiseração pelo destino que o aguardava. Sentia uma visceral tristeza por não ter conseguido reunir em seu misericordioso regaço “as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 10, 6). E ali, a fidelidade de Jesus – pelo Pai, pelo Reino e por aqueles que Deus Lhe dera – converte-se na liturgia da agonia emorte, consumada no Gólgota.

Viver a Semana Santa é aceitar o convite para apaixonar-se. Ela apresenta-se como uma estrada cheia de luz, que se descortina no Mistério Pascal. Iluminado será também o caminho de quem busca a Vida. Apesar do sacrifício por ninguém imaginado, dá-se o percurso da doação. Na mística cristã, se não há algo pelo qual nos encantamos, não valerá a pena viver. Terá sentido uma vida que se resume à parca moral, raquíticos prazeres, insípida segurança, solitárias sensações? O exemplo de Jesus ensina que se apaixonar por Deus é a única maneira de viver em plenitude”, escreveu Edith Stein.

A alegria pascal que se segue ao sofrimento da Cruz é real. Mas, só acontece se não houver recusa ou negação do padecimento, inclusive daquele que se abate sobre os irmãos. Quem segue Cristo Ressuscitado, já não vive para si, mas para Ele. A euforia autêntica da Páscoa deve recordarnos que somos discípulos de um Deus: Cristo. Foi condenado à morte, crucificado pelos que odiavam a verdade e eram apegados a privilégios. O seguidor de Jesus é aquele que se encanta pelo Evangelho em seus sons e tons de Verdade, Paz, Justiça... Ao segui-Lo, alguma porção de responsabilidade participativa na dor dopróximo nos está reservada. Assim agiu Cristo. Cabe-nosesperar por Deus pronunciando sobre nós a palavra definitiva da Vida que não morre. O Espírito derramará em nossos corações a alegria imorredoura que jorrou na noite gloriosa e fulgurante, em que o Messias venceu a morte e se manifestou vitorioso aos seus. “Onde está, ó morte, a tua vitória?” (1Cor 15, 55).

Ex-apresentador do SBT morre aos 45 anos quatro meses após ser demitido

Foto: Reprodução
Foto: reprodução

“Recife está de luto”, escreveu uma seguidora do perfil de Rivandro França no Instagram. O apresentador e chef de cozinha foi encontrado morto em sua casa, no município de Paulista, na região metropolitana de Pernambuco. Ele era casado e deixa dois filhos.  Segundo a imprensa local, o corpo não apresentava marcas de violência e não havia sinais de arrombamento no imóvel. A investigação prossegue.

Rivandro, que completaria 46 anos em abril, ficou famoso como apresentador na Rádio Jornal e na emissora TV Jornal, afiliada do SBT. Até novembro, ele comandou o programa ‘Sabor da Gente’. Estava à frente do restaurante Cozinhando Escondidinho do Riva.

Filho de paraibanos, o comunicador trabalhou vinte anos como enfermeiro até entrar na faculdade de gastronomia. A paixão pela comida nasceu da observação do trabalho do pai, que era cozinheiro.  No início, vendeu bombons para colegas e professores no campus, na rua e em hospitais. Pouco após abrir seu restaurante, Rivandro França conquistou um título de ‘Chef Revelação’. 

O sucesso como convidado de atrações de TV o fez receber o convite para ser apresentador. Seu estilo descontraído levou a afiliada do SBT a disparar no ranking de audiência. Lamentada pelo público, a demissão fez parte de um corte que atingiu outros profissionais da TV Jornal.

Fonte: Terra

Prefeita mais jovem do Equador é morta a tiros

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A prefeita mais jovem do Equador, Brigitte García, e um assessor foram encontrados mortos a tiros em um carro no último domingo (24), disse a polícia do país sul-americano, que está enfrentando uma onda de violência devido ao tráfico de drogas, de acordo com as autoridades.

A Polícia Nacional disse que está investigando as mortes de García, prefeita de 27 anos de San Vicente, e de Jairo Loor, após a descoberta de seus corpos na província de Manabi. Ambos sofreram ferimentos de bala, de acordo com a polícia.

García pertencia ao partido Revolução Cidadã do ex-presidente Rafael Correa. Correa e Luisa González, candidata presidencial do partido nas eleições recentes, classificaram a morte de García em uma rede social como assassinato. “Acabei de descobrir que assassinaram nossa colega prefeita de San Vicente, Brigitte García”, disse Gonzalez em uma publicação. “Não tenho palavras, em estado de choque, ninguém está seguro no Equador, ninguém.”

García é a mais recente figura política do país a ser assassinada após a morte do candidato presidencial Fernando Villavicencio, em agosto passado. Villavicencio, um crítico ferrenho da corrupção e do crime organizado, foi morto ao sair de um evento de campanha duas semanas antes das eleições.

Fonte: UOL

BOMBA: Luciano Camargo ‘rompe com Zezé’ e anuncia dupla com Eduardo Costa

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: reprodução/Instagram

Como muitos já sabem, Luciano e Zezé Di Camargo não dividem muito mais o palco como dupla sertaneja, já que eles estão seguindo com suas carreiras solos. No entanto, mesmo não fazendo muito mais shows juntos, eles ainda não decretaram um fim da dupla, mas essa situação poderá ocorrer brevemente.

Diante deste pequeno ‘rompimento com Zezé’, Luciano Camargo anunciou que fará dupla com o sertanejo Eduardo Costa, mas não para sempre. O cantor que vem realizando shows gospel pelo país, revelou ao ‘Domingo Espetacular’ (da Record) que fará uma parceria musical com o amigo de longa data.

Na entrevista, ele deu detalhes dos bastidores da gravação do clipe para a música ‘Terra Fértil’, onde transformou parte de sua mansão em um deserto. “Aqueles que conhecem só o lado do Eduardo Costa como artista, irão se surpreender”, adiantou Luciano ao ser questionado sobre o projeto inédito, e ainda respondeu em torno da possível nova dupla: “É Deus que faz as coisas surgirem, né?! Quem sabe um dia eu posso está cantando também com o Eduardo”, declarou.

Mais sobre a dupla

Adiante, ele comentou acerca da gravação da nova canção, e deu detalhes do que isso significado para ele: “[A música] fala daquilo que já fui um dia. É ser terra seca. Por mais que você tenha tudo a sua volta, você ainda continua sendo terra seca”, pontuou Luciano. Até o momento, Eduardo não comentou sobre a parceria musical com o irmão de Zezé.

Por fim, frisamos novamente que a dupla Zezé e Luciano segue firme e forte, mas cada um segue, também, com suas carreiras solos.

Fonte: Área Vip

Cultura Institucional é tema de palestra na Câmara de Parnamirim

Por iniciativa de seu presidente, vereador Wolney França, a Câmara Municipal de Parnamirim irá realizar, na próxima terça-feira (26), uma palestra sobre Cultura Institucional. O evento, que ocorre no Plenário Dr. Mário Medeiros, logo após a sessão ordinária, é aberto ao público e vai contar com a presença de servidores e vereadores.

Ministrada por Dema Oliveira, um dos maiores especialistas em expansão de negócios do Brasil, a palestra irá auxiliar colaboradores a exercerem suas funções em busca da missão, visão e valores institucionais, estimulando transformações e o entendimento sobre as diretrizes de uma organização.

O palestrante possui quase duas décadas de experiência como executivo em empresas como Tim e Samsung; é sócio fundador da Goshenland umas das maiores empresas de consultoria para expansão de negócios do país; sócio-investidor em mais de 10 negócios exponenciais; fundador do Pool para investimento em startups GoshenLand – Bossa Nova Investimentos; e sócio Fundador da ONG Instituto Amarelinha.

Serviço

Palestra sobre Cultura Institucional

  • Terça-feira, 26/03;
  • Após a sessão ordinária;
  • No Plenário Dr. Mário Medeiros;
  • Iniciativa do presidente da Casa.

Assessor de Comunicação – Canindé Pereira

Ministério da Pesca publica edital para leilão de concessão do Terminal Pesqueiro de Natal

Foto: Divulgação/Governo do RN

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou, nesta segunda-feira (25), o edital para leilão de concessão do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Natal.

Embora possua uma ampla estrutura, o terminal de Natal ainda não entrou em operação. Há a necessidade de colocá-lo em funcionamento, bem como implementar serviços para garantir a viabilidade do projeto. A região do terminal é marcada pela presença de indústrias relacionadas à pesca de atuns e afins, para os demais pescados, a atividade é predominantemente artesanal.

O edital também contempla os terminais de Aracaju (SE), Cananéia (SP), e Santos (SP). Os vencedores da licitação poderão administrar os terminais durante 20 anos.

Conforme o edital, os licitantes devem apresentar suas propostas, em envelopes fechados, no dia 11 de junho, das 9h às 12h, na sede da B3 S.A. – BRASIL, BOLSA, BALCÃO, em São Paulo (SP). É permitido aos licitantes enviar propostas para mais de um terminal pesqueiro, desde que apresentadas propostas individuais para cada um. A abertura dos envelopes contendo as propostas comerciais ocorrerá no dia 25 de junho.

O critério para escolha da proposta comercial vencedora será o maior valor de outorga. Um atrativo para a participação dos licitantes é que o valor mínimo de outorga, necessário para classificar-se no leilão, será de apenas R$ 1,00, para cada terminal.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante empossa cerca de 100 novos servidores municipais

Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou uma cerimônia para dar posse a aproximadamente 100 servidores públicos municipais. O evento aconteceu no auditório do Dom Joaquim de Almeida e contou com a presença de diversas autoridades locais.

O prefeito Eraldo Paiva expressou sua satisfação com a chegada dos novos membros da equipe, destacando a importância do compromisso e da dedicação de todos para servir à comunidade de São Gonçalo do Amarante. “É com grande alegria que damos as boas-vindas aos novos servidores públicos. Estamos confiantes de que, juntos, faremos um excelente trabalho em prol do desenvolvimento e do bem-estar de nossa cidade”, afirmou o prefeito durante seu discurso na cerimônia.

Além do prefeito, estiveram presentes o Diretor do SAAE Iwry Nascimento, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo Haroldo Martins, Ana Cristina Costa, secretária adjunta da Administração e Recursos Humanos, e Renata Nascimento, secretária Municipal de Saúde.

Com a posse desses novos servidores, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante reforça seu compromisso com a excelência na prestação de serviços públicos e a busca constante pela melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.

Salatiel é o David no Big Brother da política de Parnamirim

O Reality Show da Rede Globo, o famoso BBB, revela dois mundos bem diferentes: o real que a população elege ou não o participante do paredão e o mundo das imaginações, onde os integrantes do jogo criam e apontam o dedo para aqueles que deverão enfrentar o paredão. Detalhe: dentro e fora da casa do BBB e da política, os personagens são expostos ao julgamento popular.

No BBB, David vem sendo colocado todas as semanas no paredão, pois a turminha não aceita aquele jovem e tenta retirá-lo do jogo com todo tipo de tentativa. Diante do povão que vem percebendo que trata-se de uma armação para eliminar um concorrente, o grande David vem vencendo todas as etapas, já sendo apontado como um franco favorito na disputa.

Na política de Parnamirim o pré-candidato Salatiel de Souza, desde que colocou o seu nome para disputar a indicação do prefeito Taveira, não tem mais sossego e todas as semanas, assim como David do BBB, tem que enfrentar um paredão para permanecer na corrida eleitoral e esperar o povão para saber como as ruas estão vendo todos esses ataques que vem sofrendo, pois muitos já vem comentando que o tiro poderá sair pela culatra e todos esses ataques desleais ao apresentador Salatiel, poderão torná-lo mais forte, superado assim os desafios impostos pelos seus adversários.

Então, todo cuidado é pouco! Pois David poderá vencer o reality devido ao ataques dos concorrentes. O povo fora da casa, já está entendendo que o rapaz está sendo vítima de um jogo sujo, assim como o apresentado Salatiel, que poderá também ser salvo pelo povão, independente das calúnias e injustiças que vem sofrendo nos último dias, principalmente agora no início Reality Show da vida real em Parnamirim.

Parnamirim amplia testagem e tratamento contra Sífilis – doença sexualmente transmissível

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim está ampliando, a partir desta segunda-feira (25), a oferta de testagem e tratamento da Sífilis em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde.

A ideia é promover uma ampla campanha de convocação, conscientização, testagem e tratamento dessa doença, transmita através de relação sexual desprotegida e que está tendo aumento de registros de casos em todo Brasil.

“A sífilis é uma doença causada por uma bactéria transmitida durante relações sexuais desprotegidas, que afeta o corpo todo e pode durar muito tempo. É possível tratá-la e curá-la, inclusive dispomos na nossa rede do tratamento com a penicilina benzatina, caso ele seja necessário. Se a sífilis não for tratada, ela pode causar problemas graves em diferentes partes do corpo como o sistema nervoso e o coração”, destaca o médico de família e comunidade, Isaac Oliveira.

Alguns sintomas da sífilis são: feridas indolores na área genital, na boca ou no ânus; lesões na pele, como manchas avermelhadas ou bolhas e febre baixa acompanhada de dor de cabeça e cansaço.

Entretanto o médico alerta que muitas pessoas têm sífilis e não apresentam sintomas. “Elas podem não perceber que estão infectadas e podem passar a doença para outras sem consciência disso”.

Durante a gravidez, a sífilis pode causar problemas sérios, como aborto, parto prematuro, morte do bebê antes ou depois do nascimento e outros problemas de saúde.

Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, no RN e também no município, a Sífilis está aumentando de casos. Por isso a campanha que se inicia em Parnamirim e o reforço para a necessidade de prevenção, através do uso do preservativo durante as relações sexuais.