Prefeitura retoma distribuição de remédios para diabetes neste sábado

Foto: Novo Notícias

 

A definição aconteceu após uma audiência pública conduzida pelo Ministério Público do RN.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria municipal de Saúde, anunciou nesta sexta-feira (21), a decisão de retomar a distribuição de Insulina Regular e Insulina NPH nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Neste sábado (22), a Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição da Insulina no Centro de Especialidades Integradas Leste I (Policlínica Dr José Carlos Passos), na Ribeira, entre às 07h e 13h.

A decisão foi divulgada por meio de uma nota. Confira na íntegra:

“A Secretaria municipal de Saúde informa que em audiência pública, conduzida pelo Ministério Público do RN, que contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde, Procuradoria Geral do Município de Natal e Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte(SESAP) representada pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), ficou compactuado que o município continuará com a distribuição da Insulina Regular e Insulina NPH, sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), conforme forem enviadas pelo Ministério da Saúde. Já a aquisição e distribuição da Insulina análoga de ação prolongada e Insulina análoga de ação rápida, caberá ao Estado do Rio Grande do Norte, através da UNICAT.

Em relação ao tratamento medicamentoso para Diabetes Mellitus Tipo 2, será seguido a regulamentação publicada através da Portaria nº 54/2020 do Ministério da Saúde, cabendo ao Município de Natal continuar com a distribuição dos seguintes medicamentos nas UBS: Cloridrato de Metformina 500 mg e 850 mg, Glimbenclamida 5 mg, Gliclazida 30 mg e 60 mg, Insulina Regular e Insulina NPH, sendo as insulinas conforme houver a disponibilidade pelo Ministério da Saúde. Já a aquisição da Dapagliflozina 10 mg caberá ao Estado do Rio Grande do Norte, através da UNICAT.

Aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1,  que necessitem fazer uso de Insulina análoga de ação prolongada e Insulina análoga de ação rápida, e aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2 que necessitem fazer uso de Dapagliflozina 10 mg recomendamos que realizem os seus cadastros junto à UNICAT para obter as devidas instruções e passarem a receber os medicamentos necessários para continuidade do seu tratamento farmacológico.”

Neste sábado, entre 7h e 13h, a Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição da Insulina no Centro de Especialidades Integradas Leste I (Policlínica Dr José Carlos Passos), na Ribeira”. 

 

Por: www.novonoticias.com.br/

Programação do 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa é lançada

Foto: Emprotur

 

O evento acontece nos dias 25 e 26 de junho, no território do Geoparque Seridó, em Currais Novos, no Teatro Municipal Ubirajara Galvão.

O Fórum de Geoparques é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), em parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e Sebrae/RN, com apoio de instituições dedicadas desenvolvimento sustentável do turismo, principalmente no aspecto ambiental e atrativos naturais, inclusive dos empreendimentos locais.

O 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa lança sua programação que reunirá especialistas, pesquisadores, gestores públicos e membros da comunidade local e internacional para debater sobre a importância dos geoparques como instrumentos de conservação, educação e turismo sustentável. O evento acontece nos dias 25 e 26 de junho, no território do Geoparque Seridó, em Currais Novos, no Teatro Municipal Ubirajara Galvão.

“O Seridó Geoparque Mundial da Unesco é, um dos nossos maiores patrimônios, um verdadeiro cartão de visitas do nosso Estado e uma grande oportunidade de promover a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte. Sediar 1º Fórum dos Geoparques da Unesco da Língua Portuguesa é o o compromisso do governo em levar o território a ser conhecido, como destino nacional e internacional. Esse trabalho articulado e coletivo, unindo os setores públicos e privados em prol do desenvolvimento sustentável da região do Seridó, gerando renda para as comunidades, mas sem esquecer da preservação dos territórios”, ressalta a governadora Fátima Bezerra.

Este evento não só reforça o compromisso do Estado com a promoção do turismo sustentável, mas também destaca o papel dos geoparques na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico local. A secretária de Turismo do Estado, Solange Portela, destaca a relevância deste evento para a promoção do turismo sustentável:

“A realização do 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa representa um avanço significativo na valorização do turismo sustentável em nossa região, permitindo uma integração entre os principais atores do setor. Este encontro será uma oportunidade para troca de experiências e conhecimentos, entre os geoparques do Brasil e Portugal, ocasião que temas relevantes estarão sendo apresentados pelos palestrantes, reforçando nosso compromisso com práticas que respeitam e preservam o meio ambiente nas políticas públicas,” afirma a secretária de Turismo.

“O primeiro Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco é um marco para a promoção do turismo sustentável. Servindo como intercâmbio de conhecimentos e experiências, promovendo práticas de turismo que respeitam e preservam o meio ambiente”, declara o Diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.

As inscrições para o Fórum de Geoparques já estão abertas e podem ser realizadas através do link: https: https://bilheteriaserido.com/evento/forumgeoparques.

 

Por: Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte

 

Parnamirim é premiada por transparência na contratação de bandas e artistas para os festejos juninos

Foto: Aristelson Alves

 

A premiação certifica os municípios que se destacaram na transparência das informações sobre a contratação de atrações para os festejos juninos. A cerimônia foi marcada por discursos que ressaltaram a importância da clareza e da prestação de contas no uso dos recursos públicos.

Parnamirim foi premiada com o Selo de Transparência do Painel ‘Festejos Juninos’. A cerimônia foi realizada na tarde desta sexta-feira (21), pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) e o Ministério Público de Contas do RN (MPC/RN).
A premiação certifica os municípios que se destacaram na transparência das informações sobre a contratação de atrações para os festejos juninos. A cerimônia foi marcada por discursos que ressaltaram a importância da clareza e da prestação de contas no uso dos recursos públicos.

O prefeito Rosana Taveira, presente na cerimônia, destacou o compromisso da administração municipal com a transparência e a responsabilidade na gestão pública. “Receber este selo é um reconhecimento do nosso esforço em garantir que todos os processos de contratação para os festejos juninos sejam conduzidos de maneira aberta e acessível à população. A transparência é fundamental para fortalecer a confiança da comunidade na administração pública,” afirmou.

O Selo de Transparência do Painel ‘Festejos Juninos’ é concedido aos municípios que demonstraram excelência na divulgação de informações detalhadas sobre os contratos, incluindo os valores, os critérios de seleção e as empresas contratadas. “A conquista do selo representa um avanço significativo para Parnamirim, que se junta a outros municípios do Rio Grande do Norte na busca por uma administração pública mais transparente e eficiente”, destacou o secretário de turismo, Jarbas Filho, que também estava presente na solenidade.

 

Fonte: ASCOM – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

 

 

Estudo revela que sete grandes cidades brasileiras podem ser engolidas pelo Oceano

Foto: Náutica

 

Segundo estudo feito pela Climate Central, várias cidades brasileiras serão engolidas pelo oceano. Entenda o motivo e quais serão.

Das mudanças provocadas pelo aquecimento global, uma das mais preocupantes é o aumento do nível do mar. Até porque, à medida que ele vai aumentando o risco de cidades litorâneas sumirem do mapa também aumenta. E por mais que muitas pessoas acreditem que isso está longe de acontecer, não é bem verdade. Tanto que cidades do Brasil podem ser engolidas pelo oceano.

Por conta da emergência climática que estamos vivendo, sete cidades brasileiras estão sob ameaça de serem engolidas pelo oceano. São elas: Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos.  Juntas, essa cidades tem uma população de cerca de dois milhões de pessoas que estarão em risco.

Cidades engolidas pelo oceano

Para saber quais regiões estavam em risco, a Climate Central, uma organização não governamental que monitora o impacto das mudanças climáticas, fez o mapeamento de 100 cidades em 39 países.

Nos últimos 30 anos foi observado um aumento de nove centímetros no nível do mar. E a projeção é que até o ano de 2100 ele aumente até 80 centímetros. Por mais que isso não pareça muito, isso iria afetar aproximadamente 800 milhões de pessoas no mundo todo.

De acordo com o estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP), foi destacado uma elevação específica de 20 centímetros no nível do mar no estado de São Paulo nos últimos 73 anos. Além disso, o estudo previu um aumento de até 36 centímetros até 2050, tendo como base os níveis de emissão de gases de efeito estufa atuais.

Claro que com previsão de que cidades brasileiras irão ser engolidas pelo oceano medidas adaptativas já estão sendo implementadas nos locais que poderão ser afetados. No caso do Rio de Janeiro, a cidade firmou uma parceria com a NASA para fazer o monitoramento do nível do mar.

Já em Recife, as áreas de risco já estão sendo evacuadas. E, em Fortaleza, o plano é de construir um lago subterrâneo para que o avanço das águas seja diminuído.

Estudo

Como dito, até 2100 várias regiões do Brasil podem ficar submersas, conforme apontado pelo estudo. Essas regiões são vistas em cinco estados. São elas:

Rio de Janeiro – várias cidades costeiras do estado podem ser afetadas, como por exemplo, a Ilha do Governador, Duque de Caxias e Campos Elísios. Além da capital, outras regiões também podem ser afetadas, como Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.

Pará – esse estado será uma das regiões mais afetadas pelo aumento do nível do mar. Tanto que a maioria da ilha de Marajó deve ficar submersa, assim como partes de Belém e Bragança.

Amapá – de acordo com o estudo, até 2100, a água do mar deve fazer com que a Reserva Biológica do Lago Piratuba e a Ilha de Maracá, além da cidade de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, e algumas partes da capital Macapá fiquem submersas.

Maranhão – mais regiões submersas no Brasil vão ser parte da costa de São Luís e as ilhas de Santana e Carrapatal. E o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses deve ficar submerso parcialmente.

Rio Grande do Sul – infelizmente já estamos vendo as tragédias nesse estado, mas nas próximas décadas,  Porto Alegre, Pelotas e Canoas podem ficar submersas. Além das ilhas de Torotama e Machadinho.

 

Por: www.fatosdesconhecidos.com.br/

Quina de São João 2024: o que você faria com R$ 220 milhões?

Foto: divulgação

 

Sorteio do concurso especial número 6462 acontece neste sábado (22), às 20h (horário de Brasília); não deixe para última hora.

O que você faria com R$ 220 milhões da Quina de São João 2024? Essa é a fortuna do prêmio do concurso especial número 6462, que será sorteado no dia 22 de junho, às 20h (horário de Brasília).

Caso você tenha a sorte de acertar sozinho as dezenas premiadas e decida aplicar todo o dinheiro na poupança, receberá mensalmente a quantia de R$ 1,1 milhão só em juros. O valor de rendimento da poupança considerado é fixo em 6,17% anual.

Por outro lado, se sua vontade for curtir esse caminhão de dinheiro, o Arraiá R7, aproveitando a temática junina, levantou algumas possibilidades que vão desde a compra de 22 milhões de espigas de milho a 200 fazendas de 40 mil hectares no interior da Bahia. Confira!

 

10 sugestões para gastar os R$ 220 milhões da Quina de São João 2024:

1 – 22 milhões de espigas de milho

Preço (médio) do milho cozido: R$ 10

2 – 31 milhões de pés de moleque

Preço (unidade/110g): R$ 7

3 – 12,5 milhões de bolos de fubá

Preço (médio/inteiro/500g): R$ 18

4 – 4 mil tratores agrícolas

Preço (médio): R$ 50 mil

5 – 100 mil colheitadeiras

Preço (médio): R$ 2 milhões

6 – 1 jato particular igual ao do Neymar

Preço: R$ 220 milhões

7 – 1 carro de luxo mais caro do mundo

Preço: R$ 147 milhões

8 – 10 mansões de 970 metros quadrados no bairro do Morumbi (São Paulo/SP)

Preço: R$ 21 milhões

9 – 200 fazendas de 40 mil hectares (Cocos/BA)

Preço: R$ 1 milhão

10 – 2,2 mil carros elétricos (modelo básico)

Preço (médio): R$ 100 mil

 

Como jogar na Quina de São João 2024?

As apostas podem ser feitas nas Lotéricas, pelo portal loteriasonline.caixa.gov.br ou pelo App Loterias CAIXA (disponível para os sistemas iOS e Android). A aposta simples custa R$ 2,50. Entretanto, quanto mais números marcar, maior o preço de cada uma, e as chances de ganhar aumentam também.

Para jogar, basta escolher de 5 a 15 números dentre os 80 disponíveis no volante. Caso prefira, com a Surpresinha, o sistema seleciona os números para você.

Assim como em todos os concursos especiais das Loterias CAIXA, o prêmio da Quina de São João não acumula. Portanto, caso ninguém acerte as cinco dezenas, ele será dividido para as apostas que acertarem quatro dezenas, e assim por diante. Não fique de fora!

As apostas podem ser realizadas somente no Brasil e por maiores de 18 anos.

Como funciona o Bolão da Quina de São João 2024?

Para aumentar as chances de ganhar, o apostador ainda pode fazer jogos em grupo, por meio do Bolão. Para isso, é só preencher o campo próprio no volante ou fazer o pedido ao atendente da Lotérica. Os bolões da Quina têm o preço mínimo de R$ 12,50 e precisam ter entre 2 e 50 cotas, com valores a partir de R$ 3,50 cada.

A novidade é que agora as cotas de Bolão organizadas pelas Lotéricas também podem ser adquiridas pelo portal Loterias Online da CAIXA, com tarifa de 35% do valor da cota.

Onde conferir o resultado da Quina de São João 2024?

  • O resultado será transmitido ao vivo, no dia 22/6 (sábado), às 20h (horário de Brasília), pelo canal da CAIXA no YouTubee pela página oficial das Loterias CAIXA no Facebook.
  • O site oficial da CAIXAé quem publica os resultados.

Como resgatar o prêmio da Quina de São João?

  • Para receber o prêmio, vá a qualquer Lotérica credenciada ou às agências CAIXA.
  • As apostas online também podem ser recebidas por meio de pagamento digital, até o limite de isenção do IR.
  • Caso o prêmio bruto seja superior a R$ 2.259,20, o pagamento ocorrerá somente nas Agências CAIXA, mediante apresentação de comprovante de identidade original com foto e CPF e recibo de aposta premiado.

 

Por: www.r7.com

Ministério das Cidades autoriza construção de 480 moradias do Minha Casa Minha Vida em São Gonçalo do Amarante

 

Uma portaria publicada nesta sexta-feira (21) pelo Ministério das Cidades, autoriza a contratação do projeto que visa a construção de 480 unidades habitacionais no município de São Gonçalo do Amarante. Este é um passo crucial para o início efetivo das obras, trazendo esperança para centenas de famílias.

O programa do Governo Federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ utiliza recursos do Fundo de Arrendamento Residencial para subsidiar a construção de novas unidades habitacionais em áreas urbanas.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, em parceria com o deputado federal Fernando Mineiro, trabalhou em Brasília para ampliar o número de moradias destinadas ao município, alcançando a meta atual de 480 casas. As unidades habitacionais são destinadas a famílias com renda de até dois salários mínimos. Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família receberão subsídios de 100%, o que significa que os imóveis serão entregues sem custo para essas famílias.

Em declaração, o prefeito Eraldo Paiva celebrou a conquista e expressou sua gratidão: “A construção dessas moradias está cada vez mais próxima de ser iniciada. Agradeço ao presidente Lula pela agilidade no processo e pela garantia de moradia para o povo de São Gonçalo do Amarante. Este é um marco para nossa cidade e uma grande vitória para todas as famílias que serão beneficiadas.”

Cidade Alta vai receber shopping no local onde funcionava as Lojas Americanas

Foto: Adriano Abreu

 

Um novo empreendimento comercial é esperado na Cidade Alta, na zona Leste de Natal. Segundo informações do presidente da Associação Viva o Centro (Avicen), Rodrigo Vasconcelos, um novo shopping está confirmado para ficar no espaço onde ficava as Lojas Americanas, na Avenida Rio Branco, entre os bancos Itaú e Bradesco. A previsão é que o novo estabelecimento comece a funcionar no final deste ano.

A ideia, de acordo com Rodrigo, é que funcione, também, uma escola na parte de cima do prédio. Além do funcionamento de uma praça de alimentação, lojas e franquias.

Não foi confirmada o nome da empresa que vai gerir o local. No entanto, Rodrigo falou que serão investidores do Rio Grande do Sul. “É um local bem localizado, porque além de ter uma escola que vai funcionar de 8h às 11h, tem tambem a clientela de três bancos que funcionam na Cidade Alta”, falou.

Diante dessa novidade, Rodrigo espera que esse novo estabelecimento comercial, junto com a obra de requalificação da rua João Pessoa, seja um novo momento para o bairro. “Esperamos que em 2025 seja uma nova Cidade Alta”, desejou.

 

Por: tribunadonorte.com.br/

Homem é preso por suspeita de estuprar a própria filha em Parnamirim

Foto: Divulgação/Polícia Civil

 

Um homem de 30 anos foi preso nesta sexta-feira (21) pelo crime de estupro de vulnerável em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal. As investigações apontam que o homem teria estuprado a própria filha.

A prisão contou com o apoio da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência de Natal (DEPID/Parnamirim) e da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA/Parnamirim).

O homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como: idade da vítima, data do ato criminoso, nomes das pessoas envolvidas e endereço.

 

Por: pontanegranews.com.br/

Morre aos 101 anos Celeste Arantes, a mãe de Pelé

Foto: Reprodução/ Instagram

 

A rainha-mãe estava hospitalizada há 8 dias, mas a causa da morte ainda não foi informada

Celeste Arantes, a mãe do Rei Pelé, morreu aos 101 anos na tarde desta sexta-feira, 21, em Santos, no litoral de São Paulo.

A rainha-mãe, como também era conhecida, tinha origem mineira, da cidade Três Corações e teve três filhos: Pelé, Jair (Zoca) e a caçula Maria Lúcia, responsável por seus cuidados. Celeste estava hospitalizada há 8 dias e até o momento a causa da sua morte não foi divulgada. As informações são do g1.

Todos seus filhos foram frutos do relacionamento com João Ramos do Nascimento, o Dondinho, com quem ela foi casada até 1996, ano em que morreu.

Pouco antes do eterno jogador do Santos morrer, aos 82 anos, ele prestou uma homenagem aos 100 anos da mãe, no dia da abertura da Copa do Mundo no Catar.

“Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”, escreveu Pelé, à época, nas redes sociais.

 

Por: istoe.com.br/

Número de trabalhadores sindicalizados cai pela metade em 11 anos, diz IBGE

Reforma trabalhista e vínculos mais frágeis dos mais jovens com o mercado podem explicar situação.

Em 2023, das 100,7 milhões de pessoas ocupadas, 8,4% (8,4 milhões de pessoas) eram associadas a sindicatos. Essa parcela é praticamente a metade do registrado em 2012, quando 16,1% dos trabalhadores eram sindicalizados.
A reforma trabalhista de 2017, que criou modelos de trabalho mais flexíveis, e o uso crescente de trabalhadores temporários na administração pública são apontados pelo IBGE como fatores que explicam a queda na parcela de sindicalização no mercado brasileiro num momento em que o emprego formal está crescendo.

O número de trabalhadores com carteira assinada bateu recorde em 2023, mesmo assim, a parcela dos sindicalizados entre o total de ocupados caiu em relação a 2022, quando eram 9,2%.

Na administração pública, a parcela de sindicalizados saiu de 24,5% em 2012 para 15,8% em 2022 e só 14,4% no ano passado.

O IBGE chamou a atenção ainda para a queda mais acentuada da sindicalização entre os jovens. Na faixa etária de 18 a 24 anos, a população ocupada recuou 8,7% no Brasil — refletindo tanto efeitos demográficos, como o envelhecimento dos brasileiros, como o avanço do ensino, que leva os jovens a ingressarem mais tarde no mercado de trabalho. No mesmo período, o número de trabalhadores sindicalizados nessa faixa etária recuou 73,4%.

“De modo geral essa população mais jovem se insere no mercado de trabalho através de vínculos mais frágeis, muitas vezes na informalidade, ou em trabalhos intermitentes, com maiores rotatividades, o que leva ao menor número de associações”, explica Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE.

Com o crescimento de 205 mil pessoas em 2013, o total da população ocupada associada a sindicato começou a cair nos anos seguintes, ainda que o nível da ocupação tenha começado a subir.

“A redução do percentual de sindicalizados se intensifica em 2017, ano em que a nova legislação trabalhista entrou em vigor e que coincide bem com essa variação mais acentuada”, diz William Kratochwill, gerente da pesquisa.

Aprovada pelo governo do ex-presidente Michel Temer, a Reforma Trabalhista criou novos modelos de contratos, como o trabalho intermitente, e acabou com a obrigatoriedade da contribuição sindical.

Chama a atenção também, nos dados do IBGE, a queda na sindicalização dos trabalhadores da indústria: eram 21,3% do total em 2012. No ano passado, essa fatia recuou para 10,3%.

Por: exame.com/

Primeiro fim de semana do inverno será marcado por sol e temperatura de até 31ºC no RN

O primeiro fim de semana do inverno no Rio Grande do Norte promete ser ensolarado, apesar de possíveis pancadas de chuva em várias áreas do estado. De acordo com o Climatempo, as temperaturas podem alcançar até 31°C. Nas cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, a previsão para sábado (22) e domingo (23), indica dias ensolarados com muitas nuvens, períodos de céu nublado e possibilidade de chuva a qualquer momento.

Em Mossoró, o tempo será ensolarado pela manhã com aumento de nuvens, seguido por pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas devem variar entre 20°C e 31°C. No litoral norte, em localidades como São Miguel do Gostoso e Touros, o tempo será ensolarado com muitas nuvens e possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura máxima prevista é de 28°C.

Na região serrana de Martins, o sol aparece pela manhã com aumento de nuvens, seguido por pancadas de chuva à tarde. À noite, o céu deve ficar limpo. As temperaturas variam entre 16°C e 26°C. Assim, o primeiro fim de semana de inverno no Rio Grande do Norte será uma mescla de sol e chuva, proporcionando temperaturas agradáveis e variadas em todo o estado.

Chico: o Deus do meu culto

Chico Buarque e o autor, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, em pelada realizada no Rio de Janeiro em novembro de 2017
Por Kakay
“Vivia a te buscar
Porque pensando em ti
Corria contra o tempo
Eu descartava os dias
Em que não te vi
Como de um filme
A ação que não valeu
Rodava as horas pra trás
Roubava um pouquinho
E ajeitava o meu caminho
Pra encostar no teu.
Chico Buarque de Holanda, Valsa Brasileira“.
São vários “Chicos”. Tem o que canta o amor, que permitiu me apropriar de muitas letras românticas para parecer inteligente e charmoso com as mulheres. Tem o que fala da mulher, com uma propriedade que só a alma feminina consegue, e que também me auxiliava nas cartas, nas serenatas e nas noites no Beirute. Tem o político, que ajudou algumas gerações a se sentirem representadas por tanta capacidade de resistência. Com, muitas vezes, uma ironia que não era captada pelos monstros da ditadura e da extrema-direita. A ironia é uma arma fortíssima contra a ignorância. E Chico é um mestre no jogo com as palavras.
Tem o Chico gozador, que sabe rir de si próprio –como quando descobriu nas redes sociais que não era unanimidade nacional. Tem o Chico que fala de detalhes da vida, embaralhando tudo e nos fazendo sonhar. O Chico do cotidiano, que nos dá a sensação de que ele é humano como qualquer um de nós. O homem do seu tempo que não tem medo de se posicionar politicamente em nenhum momento. Que põe a cara a tapa e chama para briga. O Chico apaixonado pelo Fluminense, que se permite vestir a camisa do time e ir ao Maracanã, mostrando que é quase gente como a gente. Como agradeço por ele não ser flamenguista. Se fosse, eu teria um motivo de ter alguma simpatia pelo Flamengo.

O cantor em uma de seus tradicionais peladas de final de ano com Lula

O Chico que joga bola e não sabe perder. Montou um time para poder ganhar, o Politheama, com camisa, campo e tudo. Até o juiz. Joguei contra ele; não pode nem encostar que é falta. E ninguém reclama. Como nos lembra a letra dele, na música “O Futebol”:

“Para estufar esse filó
“Como eu sonhei
“Só
“Se eu fosse o Rei
“Para tirar efeito igual ao jogador
“Qual

“Compositor”.

Todos nós, fãs apaixonados, temos alguma história com ele. Claro que ele não sabe de nenhuma, mas são lembranças importantes para cada um de nós. Recordo-me de um show na minha cidade, Patos de Minas, em que nós, para homenageá-lo, jogávamos milho no palco. A apresentação era na Festa do Milho. Anos depois, ouvi ele dizer que essa foi uma das cenas mais bizarras da sua carreira: os grãos de milho entrando no violão e atravessando o som. Fiquei calado, na minha.

Outra vez, eu havia sido nomeado pelo Conselho Federal da OAB para enfrentar os fazendeiros e grileiros de Rio Maria, no Pará. À época, com algum perigo. O padre da paróquia promoveu um grande show no Circo Voador, no Rio de Janeiro, para homenagear o Márcio Thomaz Bastos e a mim, que trabalhava na linha de frente, entre outros advogados. Todos os grandes da música brasileira estavam lá. Quando soube que o Chico iria cantar, eu, claro, fui. Para minha surpresa, no camarim, ele me agradeceu e disse que a gente fazia um trabalho relevante, por isso ele estava cantando para ajudar a “pagar os advogados”.

O padre havia mentido dizendo que a gente tinha cobrado honorários. Até nossas passagens a gente havia pago. Fiquei na dúvida entre ficar calado e apoiar a igreja, ou desmascará-lo em nome do Deus do meu culto que estava ali, ao vivo. Claro, desmascarei o padre e ainda subi no palco com o Chico. Perdi um amigo, mas ele deveria ter me perdoado. Afinal, eu só disse a verdade. Tem umas histórias engraçadas. Eu gosto de cantar imitando a voz dele. Para mim, a mais bonita e característica do meio artístico. Já cantei, atrevidamente, “Todo Sentimento“ com o maestro João Carlos Martins ao piano.

Certa vez, estava em um trem na Itália, numa cabine aberta, cantando na janela, imprudentemente, aberta. Cantando Chico, claro. Entra um norte-americano, com roupa de texano, e pergunta se eu era o Chico. Era uma época sem Google, internet, inteligência artificial ou telefone móvel. O cara achou que eu fosse o Chico! Ele disse que tinha todos os discos e que era apaixonado. Achei que seria uma mentira boa, do bem. Disse que sim. A alegria dele foi comovente. Imagino ele em casa, no Texas, depois de revelar as fotos e notar que meus olhos não são cor de ardósia.

Poderia contar um monte enorme de histórias, até porque serão tantos artigos em sua homenagem que será impossível ler todos. Mas termino com uma que demonstra o carinho que nós todos temos com o Chico. Quando me separei da mãe dos meus primeiros filhos, ainda hoje minha grande amiga, todo o meu patrimônio era o equivalente a US$ 10.000. Ao sair de casa, um divórcio amigável, queria levar comigo apenas uma coisa: uma foto linda do Chico com seu pai. Como queria aquela foto. Mas a minha então mulher gostava tanto dela que, se eu insistisse, poderia surgir um desentendimento. Fiquei sem a foto e mantive a boa relação. Essa é a força que o Chico exerce em nós.

Agora, aos 80 anos, ele ainda se reinventa compondo, escrevendo e participando da vida política. Quando foi receber o prêmio Camões, em 25 de abril do ano passado, em Lisboa, foi uma festa da democracia. Ele se posicionou ao não aceitar receber o prêmio à época de um governo fascista e lavou nossa alma ao recebê-lo com a presença de Lula. Eu estava lá, feliz da vida. Hoje, aos 80, tem o Chico da Carol. Ele merece por tudo que fez por nós. Obrigado, Chico!

Hoje, aos 80, tem o Chico da Carol.
Ele merece por tudo que fez por nós.
Obrigado, Chico! Da letra que mais amo,
“Todo Sentimento”:
“Te encontro, com certeza
“Talvez num tempo da delicadeza “Onde não diremos nada
“Nada aconteceu
“Apenas seguirei, como encantado

“Ao lado teu”.

www.poder360.com.br

Fumaça no Congresso chama a atenção e assusta brasilienses

Foto: redes sociais

Motoristas que passaram pelo local estranharam a fumaça preta que sai das torres, que se trata, na verdade, de uma simulação de incêndio.

Uma fumaça no Congresso Nacional assustou os brasilienses nesta sexta-feira (21/6). Quem passou pelo local, observou uma fumaça preta saindo pelas torres do órgão e se preocupou.

A fumaça se trata, na verdade, de um procedimento para exercício de enfrentamento de emergência, realizado pela Seção de Prevenção e Combate contra Incêndios do Departamento de Polícia Legislativa (Seprin/Depol) no Anexo I. 

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) confirmou que a fumaça se trata da simulação. 

A data da simulação não foi incialmente anunciada e terá duração de aproximadamente duas horas. A energia do edifício foi desligada e não é autorizada movimentação de veículos no estacionamento até o término da ação. 

 

Por: www.correiobraziliense.com.br/

Lua Cheia de Morango acontece nesta sexta (21) após solstício

Foto: Philip Myrtorp/Unsplash / Canaltech

 

A Lua Cheia de Morango acontece na sexta (21), um dia após o solstício de inverno. Saiba mais sobre o fenômeno.

Nesta sexta (21), acontece a Lua Cheia de Morango. O fenômeno chega ao auge um dia após o solstício de inverno no hemisfério sul, e pode ser visto de qualquer lugar do Brasil — contanto que o céu esteja limpo e sem nuvens, claro.

A fase cheia vai acontecer às 22h08 no horário de Brasília. Apesar de vários calendários mostrarem que ela ocorre somente no sábado (22), vale lembrar que a Lua vai parecer cheia por mais ou menos três dias, ou seja, de quinta (20) à manhã de domingo (24).

Desta vez, a Lua vai chegar ao auge da fase cheia perto do solstício, que aconteceu na quinta (20) e marcou o início do inverno em nosso país. Os solstícios acontecem duas vezes por ano e são causados pela inclinação da Terra, que faz com que diferentes partes do planeta recebam diferentes quantidades de luz solar.

Outra curiosidade interessante é que, desta vez, a Lua vai estar no ponto mais distante do Sol em sua órbita. Veja só: a Lua orbita a Terra que, por sua vez, orbita o Sol em uma trajetória que não é um círculo perfeito, mas sim uma elipse. Por isso, nosso planeta vai levar a Lua à distância máxima do Sol em 5 de julho.

E, afinal, o que significa o nome que relaciona a Lua aos morangos? Bem, este é apenas mais um dos apelidos usados por povos originários no hemisfério norte, que davam diferentes nomes à fase cheia de cada mês.

No caso, a “Lua Cheia de Morango” se refere à curta época da colheita dos morangos nos Estados Unidos. Já na Europa, a fase cheia de junho é conhecida como “Lua do Hidromel”, uma bebida feita a partir da fermentação do mel com água e ingredientes como frutas e grãos.

 

Por: www.terra.com.br/

 

 

Técnicos do DER e da Prefeitura de Parnamirim/RN se reúnem para discutir soluções para a Olavo Montenegro

Foto: Divulgação

 

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RN) e a Secretaria de Infraestrutura (SIN-RN) se reuniram nesta quinta-feira (20) com a Prefeitura de Parnamirim para tratar da drenagem e pavimentação das ruas perpendiculares a Olavo Montenegro.

Na reunião, convocada pelo Governo do RN, foi discutido o projeto de drenagem, na área de competência estadual que deve atuar em consonância com o projeto da região, de abrangência da Prefeitura de Parnamirim. Uma nova reunião técnica abordará as convergências de execução que contemplem as duas análises.

Em 2023, o Governo já havia estabelecido com a Prefeitura que o município traria uma solução à drenagem das vias que escoam dejetos para a avenida Olavo Montenegro, ocasionando obstruções e consequente abertura de uma cratera, com serviço de execução realizado duas vezes pelo DER.

O DER fechou a cratera e restaurou o asfalto, iniciando também a recuperação das galerias de drenagem, bastante danificadas em função da quantidade de entulho que obstrui a tubulação.

 

Fonte: Secretaria de Infraestrutura do RN – SIN