A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Seahf), realizou na tarde desta quinta-feira (20) a entrega das chaves dos apartamentos do empreendimento Ilhas do Caribe, localizado no bairro Liberdade. Foram 496 famílias beneficiadas com os apartamentos.
O prefeito Rosano Taveira destacou o compromisso da prefeitura em proporcionar habitação digna e qualidade de vida para os cidadãos de Parnamirim. “Com a entrega desses novos apartamentos, o município já soma um total de 1.300 beneficiados com o sonho da casa própria”, lembrou.
Além do prefeito, a cerimônia de entrega das chaves contou com a presença de autoridades municipais, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), parceira do projeto, e dos novos moradores, que comemoraram a conquista de suas novas residências.
É o caso de Maria Jouelda Barbosa de Oliveira, que ficou emocionado ao receber a chave da sua nova morada.
“Assim como eu, todos aqui estão realizando um sonho, esperado por muito tempo. Não consigo descrever o tamanho da minha emoção. Morei muitos anos de favor, por não poder pagar aluguel. Saber que agora vou ter meu próprio lar é uma sensação indescritível”, disse.
Secretário da Seharf, Rogério Santiago enfatizou o impacto positivo do empreendimento Ilhas do Caribe na vida das famílias beneficiadas. “A entrega destes apartamentos representa uma vitória coletiva, fruto de muito esforço e dedicação. Queremos que cada morador se sinta acolhido e valorizado em seu novo lar. Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, pelo trabalho e empenho. Estamos testemunhando sonhos se tornarem realidade”, comemorou.
O projeto Ilhas do Caribe faz parte do programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, em parceria com a Caixa Econômica Federal e reflete os esforços contínuos da administração municipal em desenvolver políticas habitacionais eficazes e inclusivas, beneficiando a população e fortalecendo a comunidade local.
Os apartamentos possuem 44 m² (metros quadrados), dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. O espaço do empreendimento é amplo, com infraestrutura completa e área de lazer. A realização do projeto representa um marco na vida de muitas famílias, que agora contam com um lar seguro e confortável, simbolizando a concretização de um sonho de longa data.
Maria Alba vende comida típica há pelo menos 10 anos e diz que este ano precisou elevar preços – Foto: Alex Régis
O mês de junho tem um sabor especial na alimentação do nordestino. Como protagonistas, surgem a canjica, pamonha, arroz doce e a maçã do amor, no entanto, os insumos envolvidos na produção desses pratos tradicionais registraram um peso maior no bolso do consumidor. De acordo com um levantamento publicado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), os preços dos ingredientes para o preparo dos principais quitutes juninos aumentaram, em média, 5,74% na comparação do mesmo período de 2023 a 2024. O percentual é maior do que a inflação que, segundo medição do IPC-S, foi de 3,28%.
Para o levantamento, foram considerados 27 itens. No topo de tabelas de aumento, está a batata-inglesa, com 60,66%, seguido do arroz (23,42%), maçã (21,72%), batata doce (11,59%). Já outros alimentos importantes para a festa junina tiveram recuo, como a farinha de trigo (-15,47%), leite condensado (-13,98%), fubá de milho (-2,86) e ovos (-6,52%).
Em Natal, os consumidores afirmam que os dados da pesquisa refletem o que encontram nos supermercados. Cléber Góis, de 43 anos, faz compras frequentemente para abastecer a residência e com a chegada do mês de junho, aumentou o consumo de comidas juninas. Ao realizar compras em um supermercado em Nova Descoberta, mesmo em um dia de ofertas de frutas e verduras, ele constata que ainda sim precisa desembolsar mais dinheiro do que em 2023 durante o São João.
“Temos que escolher melhor e gastar de uma forma mais eficiente. Carne e queijo aumentaram o preço. Maça, banana e melão também sentimos mais caro”, relata. Para tentar driblar os altos preços, Cléber conta que a esposa ajuda na busca pelos melhores preços em supermercados da região através das redes sociais e assim consegue ir fazendo pequenas economias durante as compras.
Essa percepção também é constatada por quem costuma adquirir esses insumos e vender os quitutes. Maria Alba, de 71 anos, conhecida pelos clientes fiéis por Irmã Alba, monta uma mesa de comidas típicas na Rua Djalma Maranhão, em Nova Descoberta, há pelo menos 10 anos. Para 2024, ela precisou repassar o aumento para os consumidores. Os milhos que eram vendidos por R$ 2,50 no ano passado, chegaram a R$ 3,00, uma diferença de R$ 0,50. Além do milho cozido e assado, ela também comercializa arroz doce e pamonha.
“O gasto aumentou. Tem o milho, tem o carvão e também tem o meu trabalho. As espigas que eu compro são as melhores, então precisei fazer um aumento em cada produto”, explica. Compondo também o preparo do arroz doce, o açúcar cristal registrou um aumento de 7,82%, segundo a pesquisa da FGV IBRE.
Entre outros alimentos que registraram um acréscimo de 2023 para 2024 durante o período junino está a cerveja, consumida em muitas festividades, com 5,19%. Em Natal, na Feira do Milho, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), a “mão do milho”, que equivale a 50 unidades do produto, está custando R$ 40,00.
O concurso 2.739 da Mega-Sena realizado na noite desta quinta-feira (20) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador na faixa principal.
O prêmio para o próximo sorteio, no sábado (22), está acumulado em R$ 86 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 19 – 25 – 37 – 45 – 47 – 53.
A quina teve 79 apostas ganhadoras; cada uma vai pagar R$ 40.920,93. Já a quadra registrou 4.990 acertadores que vão receber individualmente um prêmio de R$ 925,49
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Serão contemplados 5.755.667 contribuintes. O valor total do crédito é de R$ 8,5 bilhões.
A partir das 10 horas desta sexta-feira (21), o segundo lote de restituição do IRPF 2024 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
O crédito bancário para 5.755.667 contribuintes será realizado ao longo do dia 28 de junho, no valor total de RS 8,5 bilhões. Esse total refere-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade, sendo 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos, 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos, 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, ainda, 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Por fim, foram comtemplados ainda 252.738 contribuintes, priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Para encerrar o mês de junho em grande estilo, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) organizou uma celebração junina especial no maior Cajueiro do mundo, localizado em Parnamirim. O evento, denominado Cajunino, ocorrerá nos dias 21, 22, 28 e 29 de junho, prometendo uma programação repleta de músicas de São João.
Segundo a gestora do Cajueiro, Iracy Wanderley, a programação foi especialmente planejada celebrar um mês tão tradicional. “Estamos combinando a tradição das festas juninas com a beleza natural deste ícone potiguar. Este cenário único é o local perfeito para celebrar o São João, proporcionando aos visitantes uma experiência inesquecível”, enfatizou a gestora.
Durante o Cajunino, artistas locais criarão um ambiente festivo e animado com suas apresentações musicais, encantando os visitantes. As performances dos cantores e parceiros do Cajueiro, Júlio César, Aline Ferreira, Cinthia e Zé Tom, incluirão músicas típicas de São João, garantindo muita dança e alegria para todos.
Programação
Dia: 21/06 (sexta-feira)
· Júlio César animará o público com sua música contagiante.
Horário: 9h às 11h e das 14h às 16h
Dia: 22/06 (sábado)
· Júlio César volta ao palco para mais um dia de festa.
Horário: 9h às 11h e das 14h às 16h
Dia: 28/06 (quarta-feira)
· Júlio César volta ao palco para mais um dia de festa.
Horário: 9h às 11h
· Cinthia canta com Zé Tom
Horário: 14h às 16h
Dia: 29/06 (quinta-feira)
· Aline Ferreira encerra o evento com chave de ouro.
No próximo dia 22 de junho, a cidade de Carnaúba dos Dantas será palco de uma grande celebração religiosa com a inauguração e bênção da imponente imagem de 18 metros de Nossa Senhora das Vitórias, localizada no Monte do Galo.
As festividades terão início às 17h, com a acolhida dos fiéis e a romaria de inauguração, culminando na subida ao Monte do Galo. Às 18h, os presentes participarão da oração do Angelus e do Santo Terço, seguidos às 18h30 por uma apresentação da Banda Filarmônica 11 de dezembro.
A programação religiosa continuará às 19h com a Santa Missa, que será presidida pelo Administrador Diocesano Dom Antônio Carlos e concelebrada pelo clero.
A solenidade de inauguração e bênção da imagem está marcada para começar às 20h, com um evento repleto de musicais e outras apresentações. A noite se encerrará às 21h com uma grande quermesse, proporcionando um momento de confraternização para todos os participantes.
No dia 22 de junho, Carnaúba dos Dantas espera receber um grande número de fiéis e visitantes para este evento histórico e de profunda devoção.
São Gonçalo do Amarante foi o grande destaque na edição deste ano da Band Cidades Excelentes, uma premiação que celebra as cidades que mais evoluíram
São Gonçalo do Amarante foi o grande destaque na edição deste ano da Band Cidades Excelentes, uma premiação que celebra as cidades que mais evoluíram em diversas áreas de gestão pública. Com grande orgulho, a cidade liderou o 1º lugar nas categorias de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, além da categoria de Sustentabilidade.
A premiação regula os esforços contínuos e as melhorias inovadoras pela administração municipal, que se destacam pela sua gestão eficiente e comprometida com o bem-estar da população. A conquista é resultado de um trabalho árduo e colaborativo dos servidores públicos da prefeitura, que, com dedicação e empenho, transformaram a cidade em um exemplo a ser seguido.
Na categoria de Governança, São Gonçalo do Amarante se destacou pela implementação de políticas públicas que promovem a participação cidadã, a transparência nos processos e a eficiência na administração dos recursos públicos. A cidade demonstrou excelência na gestão fiscal, garantindo um uso responsável e transparente do dinheiro público.
O primeiro lugar em Sustentabilidade reflete os esforços da cidade em promover práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Projetos de reciclagem, utilização de energias renováveis e programas de educação ambiental são alguns dos exemplos de iniciativas que fizeram São Gonçalo do Amarante merecedora dessa honraria.
Essa vitória é, acima de tudo, do povo de São Gonçalo do Amarante. Os avanços conquistados são resultado da participação ativa dos cidadãos e do compromisso dos servidores públicos em transformar a cidade em um lugar melhor para todos.
“Parabéns a todos os servidores da prefeitura que se desenvolveram para essa conquista. O reconhecimento no Band Cidades Excelentes 2024 é uma prova de que, com trabalho duro e dedicação, é possível alcançar resultados exclusivos e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo.” destacou o Prefeito Eraldo.
A ação se deu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Norte.
Natal/RN – A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 20/6, em Caicó, na região central do estado, um homem de 23 anos, potiguar, condenado a 12 anos e 6 meses por envolvimento com tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e crimes ambientais, além de integrar organização criminosa.
A ação se deu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Norte.
Após investigações, o homem foi localizado quando transitava pelas imediações de um órgão público, no centro daquela cidade, onde recebeu voz de prisão e foi conduzido de imediato para a realização de exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).
Em seguida, devidamente escoltado, ele foi encaminhado para a Penitenciária Estadual do Seridó (Pereirão), em Caicó, onde se encontra à disposição da Justiça.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte
A eleição para os representantes de cada unidade da federação para o Conselho Federal de Medicina acontecerá nos dias 06 e 07 de agosto. A votação ocorrerá de forma online, pelo site do CFM.
No Rio Grande do Norte, a Chapa 1 – União da Medicina, tem como candidatos os médicos Jeancarlo Cavalcante e Marcos Lima. Ambos são os atuais representantes do RN como membros titular e suplente.
Jeancarlo Cavalcante é atualmente 1° vice-presidente do CFM. Médico formado pela UFRN, atua como cirurgião torácico no Hospital Walfredo Gurgel desde 2000. Mestre e doutor em Ciências da Saúde, também é professor da UFRN. Jeancarlo já foi presidente do CREMERN e também é presidente da CMLP (Comunidade Médica de Língua Portuguesa) e diretor da IAMRA (Internacional Association of Medical Regulatory Authorithies).
Marcos Lima também é formado pela UFRN. Neurologista e professor universitário, atuou por quase três décadas no Hospital Giselda Trigueiro. Também já foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, onde atualmente é conselheiro efetivo. É ainda conselheiro suplente do CFM.
“Colocamos nossos nomes à disposição dos colegas médicos para representa-los junto ao Conselho Federal pois acreditamos que ao longo desde período no CFM fizemos um bom trabalho, sobretudo com entregas para nossa classe”, pontuou Jeancarlo.
Em um passo significativo para a área da saúde e educação, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante assinou um convênio com a UNI RN, permitindo que alunos do curso de Medicina da instituição realizem estágios nas unidades de saúde do município. A parceria também prevê a inclusão futura dos estudantes no Hospital Geral de São Gonçalo, atualmente em construção.
A assinatura do termo de adesão ao convênio ocorreu no gabinete do prefeito Eraldo, que recebeu o reitor da UNI RN, Daladier Pessoa, para oficializar o acordo. “Estamos muito felizes com essa parceria, que traz benefícios mútuos. Nossos alunos ganham experiência prática, e a população de São Gonçalo do Amarante ganha com um atendimento de saúde reforçado e de qualidade”, destacou Daladier Pessoa.
Além do prefeito Eraldo e do reitor Daladier, a reunião contou com a presença de membros da equipe da UNI RN, incluindo Alcir Veras, Aldo da Cunha Medeiros e Maura Nogueira. Representando a administração municipal, a Secretária Municipal de Saúde, Renata Nascimento, também esteve presente.
“Através desse convênio, estamos dando um passo importante para fortalecer a nossa rede de saúde e ao mesmo tempo, proporcionar uma formação prática de qualidade para os futuros médicos. Estamos entusiasmados com essa colaboração, que certamente trará frutos positivos para a nossa comunidade,” afirmou o prefeito Eraldo.
Como contrapartida do convênio, uma parte da receita do curso de Medicina da UNI RN será destinada às repartições públicas que integram o acordo, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços de saúde do município.
O prefeito Eraldo concluiu ressaltando a importância da união entre educação e saúde. “Investir em parcerias como essa é investir no futuro da nossa cidade. A educação e a saúde caminham juntas para o bem-estar da população. Estamos certos de que essa iniciativa trará grandes avanços para São Gonçalo do Amarante,” finalizou.
A parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e a UNI RN marca o início de um novo capítulo na formação de profissionais de saúde e no atendimento à população, reforçando o compromisso com a qualidade e eficiência dos serviços prestados.
Geraldo Magela/Senado Federal Feto de plástico foi utilizado em sessão sobre aborto no Senado Federal
Por Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay
Quem começa uma conversa sobre aborto perguntando: “você é favorável ou contrário ao aborto?” está com má-fé e se nega a ter uma reflexão séria sobre uma questão tão delicada. Obviamente, ninguém é favorável. Não se imagina uma mulher dizendo com naturalidade: “vou ali fazer um aborto e volto para almoçar”. A questão é defender o direito ao aborto com toda a segurança proporcionada, obrigatoriamente, pelo Estado. No Brasil, só existem 3 hipóteses previstas na lei: estupro, risco à vida da mulher e feto anencéfalo.
A realidade crua e dura é constatar milhares de mulheres fazendo aborto em condições precárias, sem a assistência do Estado e com altíssimo número de mortes e mutilações. Salvo as que possuem poder econômico e se submetem ao procedimento em clínicas e hospitais particulares.
O tema mobiliza a classe política, que se acostumou a ser falsa em vários assuntos que são fundamentais para a sociedade. Na reta final do segundo turno entre Dilma e Serra, duas pessoas extremamente qualificadas, sérias, com formação humanista e compromissados com a agenda humanitária, não por acaso ambos de esquerda, por uma opção política de não contrariar os religiosos e os conservadores, nenhum deles colocou esse assunto tão delicado na pauta da campanha. Lembro-me que, decepcionado, escrevi na Folha de São Paulo, em 15 de outubro de 2010, o artigo “Eu fiz 3 abortos”. À época, ocorriam 1,1 milhão de abortos clandestinos anualmente e, a cada 2 dias, uma mulher morria. Naquele ano, passaram pela rede pública 184 mil mulheres para fazerem curetagem. E o dado era que 1, em cada 5 mulheres até 40 anos, já tinham interrompido a gravidez. Há mais de 14 anos, mais de 5 milhões de mulheres tinham passado por esse trauma.
Não escrevi com nenhuma alegria ou prazer, mas me senti na obrigação de me posicionar. Entendo que essa é a questão que passa sobre o direito de a mulher decidir sobre o corpo dela, mas é também um assunto em que o homem tem que se manifestar. Dentre outros pontos, é preciso ressaltar que o aborto é uma questão de saúde pública.
Boa parte desses que se posiciona, até de maneira agressiva, a favor de projetos repressivos na discussão sobre aborto, são hipócritas quando uma gravidez indesejada acontece. Vários recorrem a hospitais e médicos particulares para fazer o que querem criminalizar em nome de uma fé que nada tem de semelhança com Deus.
Impressionantes os números quando se fala sobre o aborto legal em caso de estupro. De cada 10 abortos, 6 são de crianças até 13 anos. Majoritariamente, negras e pobres. Meninas. Crianças. Na sua maioria, abusadas e estupradas por alguém da família. Alguém próximo. Em boa parte dos casos, a criança nem se dá conta da gestação. Só descobre depois das 22 semanas previstas no projeto do estupro. E querem criminalizar a opção de não ter um filho fruto de um estupro com pena maior do que a do estuprador. Um acinte. Um escândalo.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foram feitos 2.687 abortos legais no ano passado. Desses, 600 foram realizados após a 22ª semana de gestação. As dificuldades das crianças são dantescas. Além do trauma de serem violentadas por pessoas que deveriam cuidar delas, 70% dos estupros ocorrem dentro de casa. Muitas vezes a criança sequer percebe que está grávida. Não conhece direito seu corpo, tem medo, tem vergonha e não tem com quem se consultar ou dialogar. Mesmo depois que se descobre a gravidez indesejada, fruto de um estupro criminoso e covarde, são inúmeras as dificuldades de providenciar a interrupção da gestação, que é um direto das mulheres nesse caso. Somente 2% dos municípios brasileiros oferecem uma unidade de saúde com condições técnicas de realizar o aborto legal.
A cena dantesca promovida por um senador da República, no Plenário do Senado Federal, ao levar uma mulher para interpretar um feto, envergou a todos e causou revolta. A tentativa de apoiar o Projeto 1904/24 proporcionou uma cena teratológica e repulsiva. Infelizmente, perderam o senso do decoro e do ridículo. Com essa omissão por parte do Estado e com a política de criminalizar a mulher e a criança que é estuprada, é importante que compreendamos que esses irresponsáveis são cúmplices dos horrores que defendem em nome de Deus.
Lembrando-nos de Hilda Hilst, no Poema aos homens do nosso tempo:
“Sobre o vosso jazigo -Homem político- Nem compaixão, nem flores. Apenas o escuro grito Dos homens.
Sobre os vossos filhos -Homem político- A desventura Do vosso nome.
E enquanto estiverdes À frente da Pátria Sobre nós, a mordaça. E sobre nossas vidas – Homem político- Inexoravelmente, nossa morte.”
Sorteio será realizado a partir das 20h, no horário de Brasília
As seis dezenas do concurso 2.739 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá a transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 60 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Incêndio atinge plenário da Assembleia Legislativa do Ceará na manhã desta quinta-feira (20) — Foto: Cíntia Xerez
As chamas atingem o Plenário 13 de Maio. Não há informações sobre feridos.
Um incêndio atinge, na manhã desta quinta-feira (20), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na Avenida Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. As chamas atingem o Plenário 13 de Maio. O prédio foi evacuado e não há informações sobre feridos.
Imagens obtidas pelo g1 mostram uma grande nuvem de fumaça. É possível ver também servidores deixando o local correndo.
Equipes da Polícia Militar interditaram o trecho da Avenida Desembargador Moreira, entre a Avenida Pontes Vieira e a Rua Francisco Holanda. Veículos do Corpo de Bombeiros estão no local.
O Detran concluiu o Calendário de Licenciamento de Veículos neste mês, sendo o pagamento da taxa obrigatório para emissão do CRLV 2024.
Trafegar com as documentações do veículo e do condutor dentro das validades legais traz maior segurança ao trânsito e evita transtornos aos condutores em caso de blitz de fiscalização viária. Nessa ótica, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) lembra aos proprietários de veículos automotores do Estado que o Calendário de Licenciamento Veicular 2024 foi concluído nas datas de vencimento 6 e 7 deste mês.
A programação de pagamento da taxa de Licenciamento teve início no mês de fevereiro deste ano contemplado os veículos com placas finais 1 e 2. Já nos meses sequências o calendário seguiu com datas específicas de quitação da taxa, apontando os veículos com placas de terminações 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0.
Dados coletados pela Subcoordenadoria de Informática do Detran, constatam que 752.227 mil veículos do RN estão com a taxa de licenciamento em dia, ou seja, cerca de 52% da frota apta a pagar esse tipo de débito. Porém, 795.185 mil automóveis estão circulando com o débito vencido, o que corresponde a 48% no total de veículos cadastrados no Estado.
As informações mostram ainda a quantidade de veículos com débitos vencidos de acordo com o final da placa, sendo final 1 (59.754); final 2 (61.671); final 3 (66.398); final 4 (67.192); final 5 (74.113); final 6 (79.595); final 7 (87.724); final 8 (91.763); final 9 (105.114); e final 0 (101.861).
De acordo com a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, é importante que os proprietários de veículos automotores verifiquem a situação do seu automóvel em relação ao pagamento das taxas obrigatórias, pois somente com quitação legal dessas taxas é que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado (ano 2024) pode ser emitido.
Um ponto relevante para se ficar atento é que o art. 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o CRLV é de porte obrigatório, e a não apresentação do documento gera uma infração de trânsito gravíssima no valor de R$ 293,47, adicionando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e com apreensão do veículo, como preconiza o art. 230 do CTB.
Verificar Débitos
Para que o proprietário de veículo automotor verifique se há alguma pendência de taxa, imposto ou infração vencidos no cadastro do seu automóvel é preciso que ele acesse o Portal de Serviços do Detran/RN (portal.detran.rn.gov.br), faça o login (informando CPF e senha), clique no botão “Veículo”, e selecione a opção “Meus Veículos”. Logo em seguida, aparecerão informações sobre o veículo e abaixo a listagem dos possíveis débitos.
Já para veículos em nome de terceiros, seleciona a opção “Consulta de Veículo” e logo aparecerá uma tela solicitando o preenchimento da Placa e Renavam. Em seguida, os dados e débitos do veículo serão apresentados.
Pagar Débitos e Emitir CRLV
Caso haja débitos, é só clicar na taxa que deseja efetuar o pagamento e, imediatamente, é aberta uma nova aba com as opções de emissão de boleto bancário direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.
Após quitar os débitos pendentes, o CRLV Digital ficará disponível na opção “Meus Veículos”, que ao ser acionada, abre uma nova página com as informações do automóvel e ao clicar no modelo do veículo há um direcionamento para uma página contendo as informações detalhadas do mesmo e na parte superior é possível visualizar um botão azul com a identificação “CRLV-e”, onde, com um clique, é possível gerar o CRLV 2024.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO – DETRAN
Os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltam a se reunir nesta quinta-feira (20) para debater sobre o encerramento, ou não, da greve geral por tempo indeterminado iniciada em 22 de abril. A consulta foi encaminhada durante a 35ª Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu na tarde da última segunda-feira (17).
O primeiro debate sobre o fim da greve aconteceu na quarta-feira (19).
Os professores podem votar sobre o encerramento da greve geral por tempo indeterminado da categoria no site do ADURN-Sindicato. Serão apresentadas as opções: “sim”, “não” e “abstenção”. A votação estará disponível até às 17h da quinta-feira (20).
A posição da direção considera o encerramento da Mesa Específica e Temporária do Magistério Federal; a assinatura do Termo de Acordo pelo PROIFES-Federação, garantindo aos professores e professoras o reajuste linear de 9%, em 2025, e de 3,5%, em 2026, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); o reajuste dos valores dos auxílios alimentação, creche e saúde; entre outros pontos.