A semana deve ser de sol na maior parte das regiões do Rio Grande do Norte, com máxima de até 34ºC para algumas cidades no Oeste do estado. Já na região Leste, pode chover rápido ao longo do dia. As informações são do portal Climatempo.
Em Natal, a expectativa é de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia e da noite. A temperatura pode oscilar entre a mínima de 22 ºC e a máxima de 30 ºC.
No Seridó Potiguar, em Currais Novos, o tempo segue estável durante a semana. Pela manhã, o esperado é a presença de sol com algumas nuvens e não há previsão de chuvas A mínima prevista é de 21 ºC e a máxima de 32 ºC.
Já na região Oeste, em Mossoró, também não deve chover nesta semana. A previsão aponta para sol ao longo dos dias e temperaturas que variam entre 23ºC e 33ºC. Na quinta-feira (27), a temperatura deve atingir os 34ºC.
Em Pau dos Ferros, na região Alto Oeste potiguar, terá Sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde, nesta segunda-feira (24). Para o resto da semana, a previsão aponta que será de sol e sem chuvas. As temperaturas variam entre 22ºC e 34ºC.
Data marca principal celebração da festa junina em várias cidades do Brasil, como Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco.
Anualmente, desde a Antiguidade, a comunidade católica celebra a vida e os feitos de São João Batista no dia 24 de junho. Apesar da data oficial no calendário da Igreja Católica ser a desta segunda-feira (24), a festa, em si, costuma ser realizada na noite da véspera.
Isso ocorre porque a convenção do mundo cristão é comemorar o nascimento de São João Batista, que, segundo a Bíblia, teria nascido exatos seis meses antes de Jesus. A data escolhida é um evento raro, já que o costume católico é de celebrar os santos na data de sua morte. João foge à regra, porque ele, a exemplo de Maria, foi purificado do pecado antes mesmo de nascer.
Em vida, São João se notabilizou por ser o primeiro a enxergar Jesus Cristo como profeta e batizá-lo nas águas do rio Jordão. Esse ritual, mais tarde, se tornou um dos mais importantes pilares do catolicismo. Assim como Cristo, João foi morto a mando do rei Herodes, da Galileia, por supostamente liderar uma revolução por meio das pregações religiosas.
No Brasil, os festejos católicos trazidos pelos europeus se juntaram à cultura da celebração da colheita da plantação e do final do tempo das chuvas, que se encerra justamente com a chegada do inverno, que acontece dias antes do dia de São João. Em diversos estados e cidades, sobretudo do Nordeste, a data é considerada feriado.
As cidades de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, se destacaram ao longo dos anos na busca pelo título de maior festa de São João do Brasil.
A celebração a São João se une às festas em homenagem a Santo Antônio e São Pedro, em 13 e 29 de junho, respectivamente, para formar a tríade dos santos juninos, que ajudou a potencializar a cultura das festas juninas no Brasil. Hoje, os festejos duram o mês de junho inteiro e, não raro, podem se estender até o mês de julho nas chamadas “festas julinas”.
Parlamentares não precisarão ir a Brasília registrar presença. Pauta deve priorizar votações que exijam pouco debate.
O Congresso terá mais uma semana “morna” neste ano em meio às festividades de São João.
Na Câmara dos Deputados, um ato assinado pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) e publicado na sexta-feira (21) dispensa os parlamentares de ter que ir a Brasília para marcar presença e participar das sessões.
Eles poderão registrar presença por meio de um aplicativo, atualmente já utilizado para votar projetos em discussão no plenário.
Com isso, espera-se que a pauta de votações da Câmara contenha apenas propostas consensuais e que exijam pouco debate. Líderes dizem que ainda não há uma previsão de pauta para a semana.
Inicialmente, Lira havia sinalizado que liberaria apenas deputados do Norte e Nordeste para participarem remotamente das atividades na Câmara, uma vez que os festejos de São João são mais fortes nas duas regiões.
A ideia, no entanto, provocou críticas de deputados de outras regiões e o presidente da Câmara recuou.
Segundo apuração da Globonews, como o Senado Federal havia permitido a participação remota de todos os senadores (leia mais abaixo), Lira foi pressionado a seguir o mesmo padrão e liberou atividades remotas para deputados de todos os estados.
O aviso foi repassado na sexta-feira (21) pelo Secretário-Geral da Mesa da Câmara para as assessorias parlamentares. “Na próxima semana, todos os deputados poderão votar pelo Infoleg independentemente de registro prévio no Plenário.”
Senado
Segundo lideranças do Senado, durante a próxima semana, somente propostas que não tenham divergências entre as bancadas partidárias devem ser apreciadas. Ao contrário do que aconteceu na última semana, em que pautas polêmicas, que dividiram os parlamentares, foram votadas, como o projeto que libera cassinos e jogos de azar no Brasil.
Veja principais pautas votadas no Senado na última semana:
Alterações para o Ensino Médio;
Jogos de Azar;
Marco dos Seguros;
Texto-base da regulamentação do hidrogênio verde.
Entre as pautas que podem ser votadas estão dois projetos relacionados ao meio ambiente, um que busca reforçar a atenção às mudanças climáticas e minimizar os riscos a desastres ambientais e outro projeto que cria a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que tem como objetivo definir regras sobre controle de incêndios florestais nos biomas brasileiros.
Na mesma linha ambiental, há a possibilidade de votar um outro projeto que cria incentivos para a aquisição de equipamentos para a produção de energias renováveis como solar, eólica, biocombustível ou biomassa.
Por fim, o plenário do Senado ainda precisa deliberar sobre os destaques feitos ao projeto de hidrogênio verde, que foram adiados para uma próxima sessão. Além disso, os senadores ainda podem votar projeto que estende o prazo de conclusão de cursos ou de programas para estudantes e pesquisadores em virtude de parto, adoção ou obtenção de guarda judicial.
O Senado ainda precisa levar ao plenário o PL dos Jogos de Azar e a regulamentação do uso de inteligência artificial no Brasil, mas as pautas devem ser apreciadas após as festas juninas, com votações presenciais.
Partida será nesta segunda-feira (24), às 22h, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A Copa América vai começar para a Seleção Brasileira. Hoje, o time pentacampeão do mundo inicia a sua trajetória em busca do 10º título da competição continental. A estreia será contra a Costa Rica, às 22h, no SoFi Stadium, localizado em Inglewood, nos arredores de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Além da expectativa por um bom futebol, o primeiro jogo do Brasil em uma competição oficial desde a Copa do Mundo de 2022, no Catar, carrega a esperança de uma nova fase para a equipe. Sob o comando de Dorival Júnior, a Amarelinha levou ao torneio um elenco renovado, com jovens jogadores, e que tem como principais expoentes os atacantes Vinícius Júnior e Rodrygo, ambos do Real Madrid.
Apesar do início do trabalho, Dorival já conhece de perto a pressão que é dirigir a seleção mais vencedora do mundo. Depois de dois bons jogos em amistosos contra Inglaterra e Espanha, na estreia do treinador nas datas Fifa de março, o Brasil não conseguiu boas exibições na vitória por 3×2 sobre o México e no empate por 1×1 com os Estados Unidos, em partidas preparatórias para a Copa América. A fragilidade defensiva e a pobreza na criação foram alvo de críticas.
Além da busca pela formação de um coletivo competitivo, o técnico sabe que uma campanha ruim no torneio pode dificultar seu trabalho de olho na próxima Copa do Mundo, em 2026. Além disso, a Seleção tenta quebrar o jejum para voltar a conquistar a Copa América. A última vez que ergueu a taça foi em 2019, diante do Peru, no Maracanã.
Na mais recente edição da competição, em 2021, o Brasil perdeu na final para a Argentina, também no Maracanã. Camisa 10 da equipe nos Estados Unidos, Rodrygo quer usar os hermanos como inspiração.
“A gente sabe que, ganhando uma Copa América, vamos nos aproximar muito do nosso torcedor. Usando de exemplo a Argentina, que ganhou a última Copa América e, depois, levou o Mundial. A gente pode pegar esse exemplo para tentar essa reaproximação com o torcedor, ganhando esse título”, afirmou o atacante.
“Acho que chegou a hora da gente conquistar um título, algo tão importante para essa geração que está no começo, uma geração com jogadores de muita qualidade. Só que acho que falta um título, falta provar realmente a nossa qualidade. Acho que estamos em um lugar especial e precisamos continuar fazendo tudo que a gente está fazendo de bom, melhorar as coisas que ainda precisam ser ajustadas”, completou.
Assim como aconteceu em 2016, esse ano a Copa América é realizada em parceria entre as confederações das Américas. Por isso, as seleções filiadas à Concacaf também estão na disputa. O Brasil está no grupo D, que, além da Costa Rica, tem Paraguai e Colômbia.
BRIGA POR POSIÇÃO
Contra a Costa Rica, Dorival Júnior revelará o time principal canarinho. Apesar de ter uma base confirmada, a equipe ainda possui disputas em alguns setores. Na zaga, Éder Militão treinou com os titulares e pode aparecer na vaga de Beraldo, fazendo parceria com Marquinhos.
Na lateral esquerda, Guilherme Arana ganhou chance durante as atividades e pode levar a melhor na briga com Wendell. Já Andreas Pereira deixou boa impressão nos amistosos, mas deve começar no banco diante da Costa Rica.
A expectativa maior está no ataque. Aos 17 anos, Endrick vem sendo destaque neste início da ‘Era Dorival’, com três gols em quatro jogos, mas ainda não recebeu chances como titular. Para a estreia na Copa América, porém, a tendência é que Raphinha seja mantido ao lado de Rodrygo e Vini Jr.
O corpo do 2º sargento da Polícia Militar, Edson Adriano Vieira da Costa, de 47 anos, que havia desaparecido no sábado (22), foi encontrado no final da tarde deste domingo (23) na Praia do Amor, em Pipa, no município de Tibau do Sul (RN).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os militares realizaram buscas na área com auxílio de surfistas quando localizaram o corpo do sargento flutuando na água por volta das 16h20 da tarde deste domingo.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) foi acionado para realizar a remoção do corpo do local e encaminhá-lo para Natal.
Em nota, a PM lamentou a morte do sargento.
Leia a nota:
“É com imenso pesar que a Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do 2º SGT PM Edson Adriano Vieira da Costa, ocorrido no último sábado (22), aos 47 anos.
O Comandante Geral, Oficiais e Praças externam hoje os sentimentos de mais profundo pesar aos amigos e familiares.”
Caso aconteceu neste sábado (22) na praia das Minas. Buscas por homem continuam neste domingo (23).
Um policial militar desapareceu após salvar o próprio filho de um afogamento na praia das Minas, no distrito de Pipa, em Tibau do Sul, no Litoral Sul potiguar. O caso aconteceu neste sábado (22).
Segundo relatos recebidos pela polícia, o 2º sargento Edson Adriano, lotado no batalhão da cavalaria da PM, estava tomando banho com o filho e outro familiar, quando os três foram pegos por uma corrente de retorno, que os puxou para a parte mais funda do mar.
O sargento teria conseguido sair da correnteza, mas voltou para livrar o filho e acabou sendo levado pela força da água. O filho e o outro familiar escaparam.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas pelo militar foram suspensas na noite de sábado (22) e retomadas na manhã deste domingo (23), com apoio do helicóptero Potiguar 1, porém o homem não foi localizado até a última atualização desta reportagem.
A vítima foi libertada horas depois, na madrugada deste domingo 23.
O secretário municipal de Cultura de Lagoa D’Anta, Jota Marinho, foi sequestrado na manhã deste sábado 22 enquanto trabalhava na ornamentação de uma praça pública. De acordo com relatos de testemunhas, dois criminosos encapuzados abordaram a vítima e obrigaram o homem a entrar em um carro, fugindo em seguida. A vítima foi libertada horas depois, na madrugada deste domingo 23.
A polícia militar foi acionada e, após investigações, três suspeitos do sequestro foram presos ainda no sábado.
Imagens do secretário amarrado e com uma arma apontada para sua cabeça circularam nas redes sociais. Em um áudio divulgado na manhã de domingo, Marinho relatou os momentos de terror que viveu e agradeceu as orações de todos.
“Graças a Deus ocorreu tudo bem. Foi um momento difícil e bem complicado, mas com a ajuda de Deus e as orações de todo mundo, deu tudo certo, já estou na minha casa. Vamos aguardar agora o desenrolar das investigações e as coisas acontecerem. A priori, quero agradecer o apoio de todo mundo, da população, de João Paulo, nosso prefeito. Graças a Deus estou bem, estou vivo, estou ileso e em casa”, disse Jota.
Suspeitos de sequestro tinham posse de armas, munições e maquineta de cartão
Os três suspeitos presos, dois homens e uma mulher, são de origem paraibana. Eles estavam em um carro com destino a Santo Antônio e foram interceptados pela polícia. Com eles foram encontrados celulares, armas, munições, maquineta de cartão, dinheiro e o veículo utilizado no crime.
Praia de veraneio de famílias abastadas de Natal, Jacumã amanheceu neste domingo triste em suas areias.
O corpo de uma mulher, de aparência jovem e bonita, pele clara, cabelos pretos longos, apareceu nas areias da praia, sem a parte de cima do biquíni, deitado de bruços.
Equipes das Polícia Militar e Civil e do Itep estão no local para averiguações.
Marcelo Alves Dias de Souza Procurador Regional da República Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL
Todo livro tem uma história por detrás da sua concepção e parto. Acredito que as histórias de “Essais français: droit et philosophie en édition bilingue français/portugais” (“Ensaios franceses: direito e filosofia em edição bilíngue francês/português”) e “Littératures françaises: récits sur les livres et les écrivains en édition bilingue français/portugais” (“Literaturas francesas: crônicas sobre livros e escritores em edição bilíngue francês/português”), livros siameses, que agora jubilosamente entrego aos leitores, merecem ser contadas.
Alguns acontecimentos foram decisivos para as suas existências.
Espiritualmente, “Essais français” e “Littératures françaises” são o fruto tardio da minha estada, em 2006, na capital da França. Então, com “Paris é uma festa” na cabeça, eu para lá parti. No Brasil, havia deixado coisas inacabadas, que perturbavam a minha paz. A ideia era passar alguns meses longe delas. Tomei quarto num pequeno hotel na Rue Madame, em Saint-Germain-des-Prés. E matriculei-me na Alliance Française de Paris, nas abas do bairro de Montparnasse, pertinho de onde eu estava morando. Foi uma das mais acertadas decisões que já tomei. A Aliança de Paris, mais do que uma escola, é um espaço cultural fantástico. Aqueles meses sabáticos e alegres foram uma catarse. Se aprendesse uma palavra, estava ótimo. Escrevi quase nada, é vero. Mas bebi muito. Café, vinho e outras coisas mais, embora não quisesse fazer parte de geração perdida alguma. Coisas inusitadas aconteceram. E há uma frase mais que famosa de Hemingway: “Se, na juventude, você teve a sorte de viver na cidade de Paris, ela o acompanhará sempre até ao fim da sua vida, vá você para onde for, porque Paris é uma festa móvel”.
“Essais français” e “Littératures françaises” são ainda efeitos colaterais – positivos, bien sûr – da pandemia do Covid-19. Uma limonada que busquei fazer de um trágico limão. Naqueles meses de isolamento, estive refazendo o curso da Aliança Francesa, vinculado à sua sede de Natal/RN (cujo presidente do conselho de administração, Eduardo Gurgel Cunha, assina o prefácio de “Essais français”). Comecei a escrever em francês para a Aliança, como era demandado no final do curso, e em português, sobre a mesma temática, para as minhas colaborações na Tribuna do Norte e no Diario de Pernambuco (vocês identificarão algumas nos livros). Constatando a existência de um bom material bilíngue, decidi traduzir todas as minhas crônicas, sobre as “coisas” da França, do português para o francês. Deu uma trabalheira dos diabos. Mas, aparentemente, deu certo. Assim me disseram. Eu acreditei. E decidi fazer a coisa avançar e crescer em forma de livros.
É por esse momento que surge o meu contato com a Aliança Francesa do Recife, por intermédio de amigos Procuradores da República, também amantes da língua de Molière, com quem trabalho na capital de Pernambuco. Fui muitíssimo bem atendido, tanto por Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa (presidente do conselho de administração e autora do prefácio de “Littératures françaises”) e Stéphane Garin (diretor executivo). Associei-me à Aliança do Recife. Eles me colocaram em contato com Heloísa Arcoverde de Morais, que “assina” a revisão da tradução. Com esse apoio, o material estava, digamos, quase “pronto”.
Os conteúdos de “Essais français” e “Littératures françaises” representam minha curiosidade transdisciplinar sobre o direito, a política, a filosofia, a arte e a literatura da França e da francofonia. Coisa de francófilo atrevido. E as traduções? Maior atrevimento ainda.
Mas sobre o conteúdo e, especialmente, sobre a forma/tradução dos livros, eu tratarei na semana que vem.
Deixem-me agora convidar todos vocês para os lançamentos: em Natal/RN, no dia 24 de junho de 2024, às 18 horas, na Aliança Francesa, sita na Rua Potengi, nº 459, bairro de Petrópolis; em Recife, no dia 25 de julho de 2024, às 19 horas, na respectiva Aliança Francesa, sita na Rua Amaro Bezerra, nº 466, bairro do Derby.
Marcelo Alves Dias de Souza Procurador Regional da República Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL
Durante discurso de inauguração da sede do Partido Liberal em Parnamirim, o pré-candidato a prefeito pela legenda, Salatiel de Souza, falou aos filiados conservadores e patriotas que a campanha eleitoral será pautada em propostas e soluções para a cidade. Ele destacou ainda que a população não quer entrar em aventuras e nem aprova quem sai pelas ruas falando mal dos adversários.
“O sentimento das ruas, o sentimento da população de Parnamirim mostra que a população não quer entrar numa interrogação, nenhuma aventura. Parnamirim quer avançar e o PL vai apresentar essa proposta. O PL vai mostrar pelos quatro cantos de Parnamirim: de Pium a Santa Tereza, do Parque das Nações à COPHAB que nós vamos apresentar ideias, propostas. Não vamos para as ruas pra falar mal de ninguém! Não vamos para rua xingar ninguém! Nós vamos para as ruas para falar como vamos apresentar uma proposta séria, concreta e objetiva. Eu não quero ser prefeito para ficar falando de quem não fez, para ficar apontando o problema. Eu quero ser prefeito para solucionar o problema, para resolver”, enfatizou.
Ao lado do deputado federal Sargento Gonçalves, Salatiel agradeceu a presença do parlamentar e disse que a nova sede do PL em Parnamirim está à disposição para ser, também, um anexo do gabinete do parlamentar, instalado na Zona Norte de Natal. “O senhor é do PL, defende o que nós defendemos, pensa com o nós pensamos e essa é sua casa, seja bem-vindo ao PL de Parnamirim. Deus o abençoe”, pontuou Salatiel.
Bosque Encena apresentará o Arraiá da Funfest, contando com a presença especial da turma do Sítio do Picapau Amarelo.
O Bosque Encena apresentará o Arraiá da Funfest, contando com a presença especial de Emília e Visconde, da turma do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto isso, o Som da Mata traz a Big Band Jerimum Jazz.
O Bosque Encena do próximo domingo (23) recebe às 10h o Arraiá da Funfest, no Parque das Dunas, capitaneado pelos cantores Ney Cesar Freitas, Chimene Nunes e seus bailarinos. Além de muita música e animação, nessa apresentação eles vão receber no palco dois convidados pra lá de especiais: Emília e Visconde, da turma do Sítio do Picapau Amarelo. Juntos, eles farão um passeio lúdico pelo universo das festas de São João, com um repertório especial recheado de clássicos juninos, sucessos infantis e músicas autorais, para serem cantados e dançados por todos os presentes. Vista seu traje matuto, convide a família e amigos, pois a festa vai rolar!
A partir das 16h30, o Som da Mata recebe a Big Band Jerimum Jazz, que realiza concertos de cunho artístico e didático, apresentando ao público importantes personagens da história da música popular que se tornaram conhecidas através do som desse tipo de banda.
A banda também interpreta compositores e arranjadores brasileiros que, por meio de seus trabalhos, contribuem de forma efetiva para a consolidação do repertório da Jerimum Jazz. O grupo tem como objetivo apresentar um repertório internacional escrito especificamente para esse tipo de formação e trabalhar a música brasileira, sobretudo a composta por autores nordestinos.
O Bosque Encena e o Som da Mata acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed Natal, além do apoio do Governo do Estado através do Idema e da Padaria Hora do Pão. A realização fica por conta da SADEPAULA Produções Criativas, empresa radicalizada há mais de 20 anos na cidade.
Programação
Dia: 23/06 (domingo)
· Bosque Encena apresenta o Arraiá da Funfest com os convidados especiais Emília e Visconde, da turma do Sítio do Picapau Amarelo.
Nem a chuva atrapalhou a tradicional brincadeira junina na manhã deste sábado (22). Topo do mastro tinha R$ 400 em dinheiro.
A tradicional brincadeira do pau de sebo foi a atração da manhã deste sábado (22) no bairro do Alecrim, em Natal. Apesar do tempo chuvoso na capital potiguar, muitas pessoas pararam para ver o desafio no cruzamento da Avenida Presidente Bandeiras com a Rua dos Caicós.
O desafio consiste em subir em um mastro de madeira com sete metros de altura, besuntado de gordura, com o intuito de alcançar o prêmio de R$ 400 em dinheiro. Um trio de forró e um casal de quadrilha junina animaram o público.
Não vale usar nenhum tipo de objeto. Só é liberada a força humana, seja de forma individual ou em equipe. Um grupo chegou a formar uma pirâmide para tentar alcançar o topo.
A iniciativa de uma loja de fogos de artifícios teve apoio da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA) e do Sistema Fecomércio RN.
Em meio a um cenário de transformações no futebol brasileiro após o surgimento de uma nova modalidade de investimentos no mercado, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) recebeu a sua quarta SAF nesta semana. O Rio Grande Sociedade Anônima do Futebol (Rio Grande SAF), surge como um clube que promete inovar e conquistar seu espaço no cenário estadual e, com pés no chão, também mira uma possível projeção nacional em médio prazo.
Com uma gestão moderna, metas ambiciosas e investimentos que prometem atingir a casa de até R$ 1,2 milhão ainda neste ano, o Rio Grande já começa a chamar a atenção dos amantes do esporte. Formado pelos sócios Fernando e Henrique Heltai, além do empresário Roberto Dantas, o novo clube anunciou a contratação do treinador Higor César e agora busca outros profissionais para fechar a comissão técnica.
Se dizendo amante do esporte, mas que até então não havia tido chance de ingressar no mercado, Fernando Heltai, um dos sócios-fundadores, destaca que a criação das SAFs trouxe uma oportunidade única para investir no futebol com maior segurança financeira. Antes, os riscos eram altos, mas agora, com a nova legislação, o cenário mudou. O clube adquiriu um terreno em Extremoz e planeja investir cerca de 1 milhão de reais na construção da primeira fase do centro de treinamento (CT).
O novo clube possui uma visão estratégica para o futuro. A base será o coração do projeto, com o objetivo de formar jovens talentos e tornar-se referência no desenvolvimento de jogadores no estado. A meta é clara: acesso à Série A do Estadual ainda este ano e vaga na Série D do Campeonato Brasileiro no próximo ano. A longo prazo, o clube almeja firmar-se como uma potência do futebol potiguar e chegar à Série C do Brasileirão nos próximos cinco anos.
Indagado se a criação de um novo clube seria melhor que locar os investimentos em cima de uma agremiação já em atividade, Heltai argumentou que este seria o cenário perfeito, mas o tamanho do investimento seria impeditivo.
“Ter uma torcida de massa ao nosso lado como a América ou do ABC seria um sonho, porém devido aos altos valores pedidos na negociação seria financeiramente inviável para nós nesse momento. Devido a esse fato nem chegamos a abrir negociação”, ressaltou.
Outro fato que pesou na decisão é que a implementação do modelo de Sociedade Anônima de Futebol no Brasil trouxe consigo uma série de desafios para os clubes que optaram por adotar essa estrutura de gestão, fato que tornaria o projeto mais arrastado. Alguns dos principais desafios enfrentados pelas SAFs em clubes já montados incluem a resistência cultural devido ao futebol brasileiro ter uma tradição centenária de clubes geridos de forma associativa, o que cria um certo tipo de resistência à mudança para o modelo de SAF, tanto por parte dos torcedores quanto de parte da mídia e de alguns setores da sociedade.
“Sou um apaixonado pelo esporte e sempre tive a vontade de trabalhar com futebol, porém nunca passou de vontade porque não podíamos fazer um investimento seguro era sempre via clube de associação. O que não nos dava muita segurança financeira. Com a lei das SAF isso mudou e achei que era o momento certo de começar”, reforçou Fernando Heltai.
Com o foco voltado inicialmente para disputa do Campeonato Sub-20, o Rio Grande pretende fazer desta competição a fase embrionária desse novo processo. “Iremos disputar o campeonato Sub-20 antes da segunda divisão. A ideia é utilizarmos em torno de 10 a 12 jogadores da base para compor o elenco do profissional. As outras peças iremos procurar atletas profissionais disponíveis no mercado”, ressaltou Fernando. “Quanto ao orçamento do futebol para esse e o próximo ano deve ficar algo em torno de R$ 1,2 milhões”.
Apesar da ambição apresentada no cenário potiguar, o novo grupo sabe que o futebol não se faz apenas com verba. “Sei que precisamos de tempo para preparar uma equipe competitiva, então já começamos a trabalhar na montagem da comissão técnica para depois focarmos no elenco. Depois de muito discutir com a equipe, apresentamos o projeto para o professor Higor César que adorou o projeto e vai nos ajudar na implementação”, disse Fernando Heltai.
Entre as metas mais ambiciosas se inclui a busca pelo Certificado de Clube Formador na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), fato que demonstra um compromisso com a formação técnica e social dos atletas, além de mostrar a intenção do clube em cumprir com requisitos importantes estabelecidos pela legislação esportiva.
Três apostas acertaram os cinco números sorteados e levarão R$ 76,6 milhões, cada uma.
A Caixa Econômica Federal realizou, neste sábado (22), o sorteio do concurso 6462 da Quina de São João. O prêmio é de R$ 229.916.465,19.
Os números sorteados na Quina de São João foram: 21-38-60-64-70.
Por ser um concurso especial das Loterias Caixa – como o é a Mega da Virada, a Mega-Sena sorteada em 31 de dezembro –, o prêmio da Quina de São João não acumula.
Ganhadores
Três apostas acertaram os cinco números sorteados e levarão R$ 76,6 milhões, cada uma:
Uma, realizada em uma lotérica em Gouveia (MG);
Outra, em uma lotérica em Viamão (RS);
E uma terceira, em uma lotérica em São José do Rio Preto (SP);
A aposta ganhadora do Rio Grande do Sul é simples — ou seja: o sortudo leva todo o prêmio.
Já as de Minas Gerais e de São Paulo são de bolões — um de 10 cotas e outro, de 18, respectivamente.
Cada cota do bolão mineiro vale cerca de R$ 7,7 milhões. Já a do paulista, R$ 4,3 milhões.
1.714 apostas acertaram quatro dos cinco números e levam R$ 11 mil em premiação, cada uma.
144.635 acertaram três dos números sorteados e podem resgatar um prêmio de R$ 124,64, e 3.833.840 apostas, devido a dois acertos, levam um prêmio de R$ 4,70.
Novas datas e horários serão comunicados pela Prefeitura do Natal.
As fortes chuvas registradas neste sábado 22 em Natal fizeram a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), adiar a realização dos shows programados para esta noite dentro do São João de Natal 2024.
A programação contava com a banda Grafith, a dupla Pedro & Erick, cantor Rodrigo Alves e a cantora Aline Reis.
Durante a tarde ainda foi possível realizar o Forraço, mas com a intensificação da precipitação pluviométrica no início da noite, foi decidido o cancelamento do restante da programação visando garantir a segurança do público, dos artistas, e técnicos envolvidos na realização do evento.
Novas datas e horários serão comunicados pela Prefeitura do Natal.