Renováveis levam RN a liderar expansão de energia em 2023

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte foi o estado que liderou a expansão da matriz energética brasileira, segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME). De acordo com os dados publicados, o RN expandiu sua capacidade instalada em 2,035 GW de um total de 8,4 GW no Brasil, aumento puxado principalmente por novas usinas das fontes eólica e solar.

O adicional é suficiente para abastecer mais de 4 milhões de residências. Atualmente, o RN é líder de produção em energia eólica, uma das principais fontes limpas em expansão no Brasil. O RN ficou à frente de Minas Gerais, que aumentou a potência de geração em 2,025 GW, e da Bahia, que registrou um acréscimo de 1,922 GW.

No caso das usinas fotovoltaicas e eólicas, a soma das duas foi de 7,6 GW de expansão no Brasil. Em capacidade instalada total, o País alcançou 196,6 GW, sendo que as fontes renováveis, incluem hidráulicas, eólicas, fotovoltaicas e de biomassa – representam 83,6% desse total.

Tribuna do Norte

Samanda ataca Álvaro e diz que obra para todo lugar não contempla as crianças de creche em Natal

Samanda Alves
Samanda Alves

A engenheira e suplente de deputada federal, Samanda Alves, não ficou calada e reagiu à informação que em Natal as crianças irão participar de um sorteio para ter acesso a uma creche. Samanda criticou a falta de prioridade do prefeito Álvaro Dias com a educação do município e traçou um paralelo dos modelos de gestões implementadas pelo presidente Lula com o prefeito Álvaro que anda divulgando que tem obra em todo canto e obra em todo lugar, mas permitiu que as crianças tenham que participar de um sorteio para ter um direito constitucional.

Samanda é considerada uma voz moderada dentro do PT, mesmo assim, deixou claro sua indignação com o descaso com as crianças de Natal.

Colisão de dois aviões deixa cinco mortos no Japão

Imagem: UOL

Cinco pessoas a bordo de um avião da Guarda Costeira japonesa morreram nesta terça-feira (2), após uma colisão com um avião comercial na pista do Aeroporto Internacional Haneda de Tóquio, anunciou o ministro dos Transportes, Tetsuo Saito. O avião, da companhia aérea Japan Airlines, pegou fogo após a colisão, segundo imagens transmitidas pelo canal de televisão pública japonês NHK, mas seus 379 passageiros e 12 tripulantes conseguiram ser retirados.

“Quanto ao avião da Guarda Costeira, fomos informados de que o capitão se salvou, e se confirmou a morte de cinco pessoas”, disse o ministro à imprensa, acrescentando que ainda não se sabe a causa do acidente.

Em imagens gravadas às 17h47 (5h47 em Brasília), é possível ver o avião da Japan Airlines rodando na pista antes que uma grande explosão deixasse um rastro de chamas atrás da aeronave, que parou um pouco mais à frente.

Um vídeo publicado na rede social X mostra pessoas deslizando por um escorregador de emergência do avião, enquanto chamas consumiam a traseira do veículo. Apesar da intervenção dos bombeiros, que pulverizaram a fuselagem, as chamas se espalharam por toda aeronave depois da retirada dos passageiros.

Voos domésticos cancelados

A Japan Airlines declarou que sua aeronave colidiu com a outra logo após o pouso.

O avião JAL 5016, um Airbus A50-900, chegou chegou do aeroporto de Shin-Chitose, perto de Sapporo, no norte do Japão. Havia oito crianças no voo, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

“A fumaça começou a tomar conta do avião e pensei ‘isso pode acabar mal'”, disse um passageiro aos repórteres no aeroporto. “Ouvimos um anúncio de que as portas traseira e do meio não poderiam ser abertas. Então todos desembarcaram pela frente”, acrescentou.

Uma passageira relatou que, à medida que o fogo se espalhava, ficava cada vez mais difícil ver o interior da aeronave. “Estava muito quente dentro do avião e, para ser sincera, pensei que não sobreviveria”, disse ela à NHK. Já o avião da Guarda Costeira estava sendo preparado para voar para a província de Ishikawa para entregar suprimentos após o devastador terremoto de segunda-feira (1º), que matou pelo menos 48 pessoas.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, prestou homenagens aos que faleceram no acidente. “Estes funcionários tinham um elevado senso de missão e responsabilidade nas áreas danificadas, e isso é muito lamentável”, disse, expressando o seu “respeito” e “gratidão”.

Todos os voos domésticos do aeroporto foram cancelados, de acordo com o site do aeródromo, mas a maioria dos voos internacionais foi mantida. O Aeroporto Internacional Haneda de Tóquio é um dos dois aeroportos internacionais da capital japonesa e um dos mais movimentados do mundo.

Acidentes envolvendo aviões são extremamente raros no Japão. O mais grave ocorreu em 1985, quando um avião da Japan Airlines caiu entre Tóquio e Osaka, matando 520 pessoas, um dos piores desastres aéreos do mundo.

Fonte: www.noticias.uol.com.br

Confira o vídeo abaixo!

A Epifania do Senhor

Padre João Medeiros Filho

A Epifania é a festa da manifestação de Cristo a todos os povos. A busca dos Magossegundo estudiosos, sábios do Oriente – representa a afirmação desse clarão divino em Jesus. Dá-se o encontro do Filho de Deus com personagens que não pertenciam ao povo eleito. Eis uma das grandes lições do Menino. Seu nascimento não veio confirmar privilégios. Nasceu para anunciar a Vida àqueles que desejam a salvação, não importando posição socioeconômica, cultural, étnica etc. Deus é de todos e não apenas de alguns. O Cristo da manjedoura ensina-nos que Ele não quer o poder temporal. Veio pobre e indefeso como uma criança para não amedrontar. Em torno dele, unem-se os povos, vindos de longe, enquanto os que estavam por perto o ignoraram. Muitos buscam Cristo, de modo diferente. Os Magos procuraram-no para reverenciá-lo, enquanto Herodes desejava encontrá-lo para o matar. Assim caminha a humanidade. Enquanto há os queproclamam Cristo “Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo” (Jo 8, 12), outros desejam aniquilá-lo. A luz revela a maldade, o erro, a injustiça, o pecado, desmascara pessoas, sendo por isso ameaçada.

Os Magos são metáfora da realidade humana. Simbolizam os sedentos da Palavra divina, enquantoHerodes o Mal sobre a face da terra. Para encontrar Cristo, às vezes, temos de caminhar nas trevas, por desertos e terras desconhecidas. Entretanto, havia para eles uma estrela que os conduziu até Belém. Assim, existe para nós a chama de nossa fé que nos guia aonde poderemos encontrar o Salvador da humanidade. Infelizmente, existem os que ficam cegos com sua minúscula luz. Estes têm medo de encontrar Jesus, de ouvi-lo ou vê-lo e o procuram destruir. É uma tentação antiga, porém sempre atual do ser humano: quer exterminar quem incomoda. Cristo sequer começara a sua pregação, mas sua presença já importunava.

Como os Magos, para proclamar o nascimento do Salvador, devemos fazer o caminho inverso dos poderosos e nos desviar da rota do orgulho. Só Deus enche de paz o nosso coração. Nem mesmo a riqueza, o poder e a realeza nos aquietam. Belchior, Baltazar e Gaspar fazem-nos compreender que os considerados excluídos do amor de Deus são os primeiros a senti-lo. Cristo nasceu para todos e mostra-nos que o Amor do Pai pelos homens não faz discriminação. “Deus enviou seu filho…, e todos recebemos a dignidade de filhos” (Gl 4, 5). As realidades divinas tornam-se acessíveis. Jesus não veio apenas ao mundo, mas se encarnou para que sentíssemos sua infinita misericórdia. Vivemos numa sociedade egoísta. Cada vez mais as pessoas se fecham, revestindo-se de insensibilidade e indiferença. Cristo, apesar de sua grandeza, fez-se pequeno e humilde para não atemorizar. Mesmo os desconhecidos foram recebidos com ternura e respeito.

Hoje, Jesus se manifesta a nós, não como aos pastores e aos Magos, mas no pobre dormindo ao relento, no idoso abandonado pela família, no doente num leito de hospital,sem atendimento adequado, nos injustiçados, perseguidos, rejeitados…  Agora, Ele ensina-nos a amá-lo, sentindo-ono próximo. Não bastam apenas ações sociais ou assistenciais, é necessário Amor. Sentir a presença de Cristo é fruto de busca e caminhada. Ele deseja se revelar a cada um. Porém, precisamos perseverar e procurá-lo inclusive nas trevas. Cristo é Irmão de todos. Nasceu tanto para os pastores como para os estrangeiros do Oriente, cuja religião era diferente da de seu povo.

É relevante o relato de Mateus a respeito da indagação sobre o lugar do nascimento do Menino. O evangelista mostra a ignorância de Herodes, ícone dos prepotentes da época. “Onde está o Rei dos Judeus, que acaba de nascer?” (Mt 2, 2). Por vezes, nossa alienação é idêntica. Cristo está próximo de nós e não o percebemos. Falta-nos sentimento de busca sincera e da descoberta dosagrado e divino. Os Magos não mediram esforços. Viajaram por terras estranhas, enfrentando adversidades e finalmente foram confortados pela alegria do encontro com o Menino Deus. Em sinal de admiração ereconhecimento, ofertaram-lhe o que tinham de melhor, de acordo com sua cultura e tradições.Ofereceram-lhe ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 11).

APAGÃO EM TABATINGA: praia ainda está sem energia e veranistas e moradores prometeram fechar a via

Várias praias do litoral sul do Rio Grande do Norte foram atingidas por um apagão na noite do reveillon. A situação mais grave aconteceu em Barra de Tabatinga. Acredite se quiser! Veranistas reclamam que nesta terça-feira (2), a energia ainda não voltou.

“A praia de Tabatinga está sem luz desde o revéillon e as famílias estão perdendo as comidas e eletrodomésticos.  O carro da Neoenergia apareceu na noite de ontem e não resolveu nada. A previsão era para ontem de 18h30, mas até agora nada”, relatou uma moradora.

Não se espante se nas primeiras horas desta tarde o trânsito for interrompido. Diante desse grande transtorno, moradores e veranistas prometeram fechar a via da praia durante à tarde, como forma de protesto. ”São 12h08, e até o presente momento estamos sem qualquer previsão de retorno aqui na praia de Barra de Tabatinga ”, relatou outro denunciante.

Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, confirma pré-candidatura à reeleição

Imagem: TV Ponta Negra

Em uma entrevista exclusiva ao Jornal do Dia, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, destacou os significativos avanços e conquistas ao longo do ano de 2023 em sua gestão. Em meio a uma retrospectiva positiva, o prefeito ressaltou a consolidação do reajuste salarial para diversas categorias, a geração de mais de 17 mil empregos, e a quitação de dívidas previdenciárias que impactavam os servidores municipais.

Allyson Bezerra também destacou conquistas específicas, afirmando: “Nesse ano tivemos a consolidação do reajuste chegando a 33,67% dos professores e tivemos mais 11 categorias com reajuste salarial, 2 delas com novo plano de carreira como garis, asg e merendeiras que estão a 40 anos no município de Mossoró com baixo salário. Foi um ano que fizemos 5 novos concursos com 522 vagas.” Estas conquistas, segundo ele, refletem o compromisso com a valorização dos servidores e o fortalecimento da estrutura municipal.

Ao ser questionado sobre o que considerava mais significativo em 2023 para sua administração, Allyson enfatizou a transformação na situação dos servidores municipais. Ele destacou o pagamento do décimo terceiro em dezembro e a antecipação dos salários, além de ressaltar a ausência de dívidas correntes no âmbito fiscal.

O prefeito também abordou a entrega expressiva de obras em curto período de tempo, afirmando seu compromisso em deixar um legado de transformação na vida das pessoas. Sobre os eventos culturais que movimentaram a cidade, como Pingo da Mei Dia, Mossoró Sal e Luz, e Mossoró Cidade Junina, Allyson destacou a relevância dessas festividades para a economia local, impulsionando diversos setores.

No momento mais surpreendente da entrevista, o prefeito anunciou em primeira mão sua pré-candidatura à reeleição, revelando seus planos de continuar o trabalho. “Sou pré-candidato à reeleição, estamos buscando fazer um trabalho muito intenso de organização, temos grandes obras e grandes projetos, então claro que queremos dar continuidade. Quero continuar esse trabalho para a cidade de Mossoró”, afirmou Allyson.

Além disso, o prefeito ressaltou seu comprometimento com a transparência e a gestão financeira eficiente, destacando a importância de manter a cidade no caminho do progresso. “Buscamos sempre a transparência nas ações e uma gestão financeira responsável. É fundamental mantermos Mossoró no rumo do desenvolvimento”, concluiu.

Ponta Negra News

Companhia aérea começa operação de voo direto entre Mossoró e Fortaleza

A Voepass, em parceria com a Latam, realizou, na última segunda-feira (1), o primeiro voo da companhia entre as cidades de Mossoró e Fortaleza. O avião com capacidade para 70 passageiros, transportava apenas 30 no momento.

O voo inaugural da Voepass no trecho teve uma duração de 43 minutos, partindo do Aeroporto de Dix-Sept Rosado às 15h35, com destino ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Os novos voos com destino a Fortaleza ocorrerão quatro vezes por semana, nas segundas, quartas, sextas e domingos.

Agora RN

STTU divulga pontos de alagamento e problemas em semáforo em Natal; confira

Foto: Alex Régis

Diante das chuvas que caem desde a segunda-feira (1) em Natal, foram registrados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) na manhã desta terça-feira (2), diversos pontos de alagamento e problemas em um semáforo na capital potiguar.

No momento, há três pontos de alagamento divulgados pela STTU:

  • Avenida Solange Nunes, próxima ao posto de combustível – parcialmente transitável;
  • Rua Presidente Sarmento, próximo ao mercado da 4 – intransitável;
  • Avenida Rio Branco, por trás do Teatro Alberto Maranhão – transitável.

A STTU informou que o semáforo do cruzamento das avenidas Nevaldo Rocha, antiga Bernardo Vieira, e Rui Barbosa está apresentando problemas. Uma equipe de manutenção já está a caminho do local.

Por 96 FM

São Gonçalo convoca 174 aprovados em concurso público

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante anunciou a convocação de 174 aprovados no concurso público N1º/2019 Cargos Remanescentes. A decisão foi oficializada por meio de uma edição especial do Diário Oficial do Município, publicada no início da tarde. O concurso, prestes a expirar no fim deste ano, gerava expectativas sobre uma possível prorrogação ou convocação dos aprovados. O chamamento atende a uma necessidade administrativa fundamental para o município.

A aguardada convocação não só representa uma oportunidade para os aprovados, mas também reforça o quadro de servidores municipais, visando um atendimento ainda mais eficiente às demandas da comunidade. “Decidimos investir significativamente e convocar os aprovados no concurso. Mais de 150 servidores públicos reforçarão o serviço do município em 2024. É uma conquista para a cidade, para a administração e, acima de tudo, para nossa população, que será a grande beneficiada”, comemorou o prefeito Eraldo Paiva.

Os candidatos aprovados devem comparecer pessoalmente à sede da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos de São Gonçalo do Amarante entre 08 de janeiro e 06 de fevereiro, munidos da documentação exigida. A ausência à convocação será considerada desistência. A lista de documentos e outras orientações estão disponíveis nos anexos do edital de convocação.

Para mais informações acesse o site do Diário Oficial AQUI!

Motorista colide com poste na Via Costeira; acidente não deixou vítimas

Um carro colidiu com um poste na avenida Via Costeira, em Natal, próximo ao Hotel Pirâmide, na manhã desta terça-feira (2). Segundo o Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o acidente gerou apenas danos materiais. O motorista do veículo estava sozinha e não sofreu ferimentos graves. Equipes da Cosern estão se deslocando ao local para realizar o reparo no poste danificado.

O CPRE informou que ainda não há informações sobre o que poderia ter causado a colisão. Segundo o Órgão, o caso aconteceu entre às 9h e 9h10. As equipes do Comando foram acionadas por volta de 9h20.

Embora o acidente tenha gerado congestionamento no trânsito, o CPRE assegura que o fluxo de veículos já está seguindo normalmente, sem transtornos para os motoristas.

www.tribunadonorte.com.br

Álvaro Dias é o sexto prefeito mais aprovado do Brasil, aponta pesquisa

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, é o sexto gestor de capital mais aprovado do Brasil, de acordo com o levantamento da AtlasIntel. A pesquisa foi realizada em dezembro em todas as capitais e divulgada no último domingo (31).

O ranking apresenta a percepção da população sobre a atual gestão. De acordo com o levantamento, o prefeito de Natal tem 74% de aprovação e 15% de rejeição. Outros 12% não souberam responder.

Em primeiro lugar ficou João Campos, prefeito de Recife/PE, seguido de Arthur Henrique, prefeito de Boa Vista/RO. No terceiro lugar, está David Emanuel, prefeito de Manaus/AM e em quarto Antônio Furlan, chefe do executivo municipal de Macapá/AP. Em quinto lugar, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Confira abaixo:

www.tribunadonorte.com.br

Inmet divulga alerta de chuvas intensas para 56 cidades do RN; veja quais

Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (1º), um alerta de chuvas intensas para 56 municípios das regiões Central e Oeste do Rio Grande do Norte.

O alerta é de perigo (cor laranja), e prevê um volume de água entre 30 e 60 mm por hora, ou entre 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Os riscos são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O aviso começou a ser válido das 10h06 desta segunda-feira e segue até as 10h da terça (2).

Hamas dispara foguetes em direção a Israel no 1º dia de 2024

Foto: REUTERS/Ammar Awad

Israel interceptou ao menos 12 foguetes disparados de Gaza poucos minutos após o início de 2024, de acordo com uma equipe da CNN em Tel Aviv que testemunhou o ataque. Sirenes foram ouvidas nas regiões sul e central de Israel. As Brigadas Al-Qassam, o braço militar do Hamas, publicaram um comunicado alegando que haviam bombardeado Tel Aviv com uma série de foguetes “M90” à meia-noite, horário local.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) reconheceram na manhã desta segunda-feira (1º) o lançamento de foguetes em uma publicação nas redes sociais. “Ano novo, o mesmo terrorismo do Hamas. Enquanto 129 israelenses ainda são mantidos em cativeiro pelo Hamas em Gaza, o Hamas também decidiu começar 2024 lançando uma série de foguetes contra Israel. Não haverá um Ano Novo ‘feliz’ até que todos estejam em casa”, disseram as FDI.

CNN Brasil

Após suspensão, concurso do Tribunal de Justiça do RN é parcialmente retomado

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV

O concurso público do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) foi parcialmente retomado. O certame vai ter prosseguimento para os cargos de nível superior, mas o processo para os cargos de nível médio seguem parados. O anúncio foi feito pelo próprio TJRN e pela Fundação Getúlio Vargas, que é a banca organizadora. O concurso foi suspenso temporariamente no mês de outubro para que fosse feita uma consulta ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre uma de regra de estabelecimento a nota de corte ou cláusula de barreira para candidatos negros na prova objetiva seletiva.

No dia 28 de dezembro, o TJRN e a FGV divulgaram os resultados preliminares da avaliação de títulos para os cargos de Analista Judiciário e Oficial de Justiça e de Analista Judiciário – Apoio Especializado em Tecnologia de Informação. O prazo para interposição de recursos foi aberto no dia seguinte e a previsão é de que o resultado final dessa etapa seja divulgado no dia 22 de janeiro.

Concurso para nível médio segue suspenso

Com relação ao concurso público de nível médio, para técnico judiciário, o comunicado diz que “ainda se encontra suspenso em razão da instauração do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas”, assim como a necessidade de aplicação do disposto na resolução do CNJ sobre as notas para candidatos negros.

Os candidatos realizaram as provas no dia 4 de junho. Foram publicados três editais, com cargos em níveis médio e superior, além de cadastro de reserva. No cronograma inicial, o resultado final do concurso estava previsto para o dia 25 de outubro deste ano.

g1-RN

Fortes chuvas causam pane em semáforos na cidade

STTU instala novo semáforo na Lima e Silva com Rua dos Potiguares
Foto: reprodução/STTU

Devido às fortes chuvas durante as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (1), vários semáforos, em diversas avenidas de Natal, deixaram de funcionar causando transtornos para os condutores de veículos. Para amenizar a situação e deixar os motoristas em alerta, enquanto enquanto o problema está sendo resolvido, a STTU divulgou uma lista indicando os semáforos que foram prejudicados. 

Semáforos com problemas:

  • Avenida Prudente de Morais x av Amintas Barros
  • Avenida Salgado Filho x Av Amintas Barros
  • Av Prudente de Morais x av Romualdo Galvão
  • Avenida Amintas Barros x Rui Barbosa.

Blog do GM