Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados

Foto: Fabio Rodrigues

Desde 1º de janeiro, 113 pessoas morreram em todo o país em decorrência de infecção por dengue. De acordo com o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, há ainda 438 mortes em investigação para a doença.

Os números mostram que, em menos de dois meses, o Brasil contabiliza 653.656 casos prováveis de dengue, o que leva a um coeficiente de incidência de 321,9 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

As mulheres respondem pela maioria das infecções (55%), enquanto os homens registram 45%. A faixa etária dos 30 aos 39 segue na liderança de casos de dengue, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e pelo grupo de 50 a 59 anos.

O Distrito Federal registra, atualmente, o maior coeficiente de incidência (2.814,5), seguido por Minas Gerais (1.061,7), Acre (644,7), Paraná (611,6) e Goiás (569,6). Em número de casos absolutos, Minas Gerais aparece em primeiro lugar (218.066). Em seguida estão São Paulo (111.470), Distrito Federal (79.287), Paraná (69.991) e Rio de Janeiro (49.263).

Agência Brasil

Buscas por fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró entram no 7º dia

Foto: Airton Freire

As buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) entraram, nesta terça-feira (20), no sétimo dia. Rogério Mendonça e Deibson Nascimento escaparam da unidade na madrugada do dia 14 de fevereiro. Foi a primeira fuga de um presídio de segurança máxima no Brasil desde a criação do sistema, em 2006.
Nesta segunda-feira (19), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional para ajudar nas buscas. Segundo o Ministério da Justiça, serão enviados 100 homens e 20 viaturas para a região.

As equipes vão se juntar aos mais de 500 agentes, entre policiais federais, rodoviários federais – incluindo equipes de elite – e policiais locais (militares e civis) que trabalham para recapturar a dupla. O reforço nas buscas foi pedido pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, e acordado com a governadora do Rio Grande da Norte, Fátima Bezerra.

Entre as últimas informações sobre o possível paradeiro dos fugitivos, estão as investigações que apontaram que o último sinal obtido dos celulares que estavam sendo usados por eles foi no sábado (17), em uma área rural, perto da divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará.
Os celulares foram roubados dos moradores de uma casa que foi invadida pelos detentos na sexta-feira (16), última vez em que eles foram vistos, na comunidade de Riacho Grande, a 3 quilômetros de distância da penitenciária. Os aparelhos celulares silenciaram desde sábado e a suspeita é de que as baterias tenham acabado.

Nesta segunda-feira, as forças de segurança intensificaram as buscas pelos fugitivos na região de Baraúna, cidade na divisa com o Ceará, onde o último sinal de celular foi obtido. As cidades de Baraúna e Mossoró são ligadas pela RN-015, estrada onde fica a penitenciária.
A possibilidade de que os fugitivos estejam na região mudou a rotina da comunidade Juremal, em Baraúna. Moradores e comerciantes relataram que estão com medo e têm fechado as casas e os comércios mais cedo do que de costume.

G1RN

Governo Federal oferecerá recompensa de R$10 mil para capturar fugitivos de Mossoró

 

Foto: reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública avalia oferecer uma recompensa a quem passar informação correta para encontrar os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). A possibilidade teria sido levantada após reunião entre as forças de segurança nesta segunda-feira (19). Mas o martelo não foi batido.

Segundo a CNN apurou, um canal específico teria sido pensado para receber as denúncias. Integrantes da pasta, inclusive, já estaria trabalhando no material de divulgação. A assessoria do ministério, no entanto, nega que qualquer decisão por oferecer recompensa esteja tomada. Rogério Mendonça e Deibson Nascimento fugiram do presídio federal de Mossoró na última quarta-feira (14). Desde então, a caçada aos dois reúne 500 policiais de todas as forças de segurança do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Segundo a perícia da Polícia Federal, os dois integrantes do Comando Vermelho conseguiram fugir por uma luminária, depois subiram ao telhado, desceram por um poste, cortaram as cercas e fugiram para a mata. Os dois já foram vistos em uma casa na área rural de Mossoró após fazerem uma família refém e roubar celulares. As buscam entram no sétimo dia nesta terça-feira (20).

CNN Brasil

Ano Legislativo é aberto com leitura da mensagem do prefeito na Câmara de Natal

Foto: Elpídio Júnior

A Câmara Municipal de Natal iniciou as atividades legislativas de 2024. O ato aconteceu na última semana, com a participação do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que fez a última leitura dele da tradicional mensagem anual ao Legislativo. 

O prefeito prestou contas da gestão em 2023 e explanou metas e ações para este ano. Ele destacou projetos como o Hospital Municipal, que está sendo erguido em frente à UPA de Cidade Satélite, com investimento superior a R$ 120 milhões, para atender nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica médica e realizar cirurgias, com centro de diagnóstico por imagem e 266 leitos de internação, sendo 40 de UTI. Falou também  do enrocamento na praia de Ponta Negra, na zona Sul; do Complexo Turístico da Redinha, no litoral Norte; das obras na Praia do Meio, e do programa Asfalto Novo, nas ruas e avenidas das quatro regiões da cidade. 

“Os serviços de enrocamento tocados pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal estão concluídos. Foram implantados 19 mil blocos de concreto em uma extensão de 1.173 metros, no tempo certo, sem maiores problemas para os usuários e garantindo mais segurança e proteção para a orla urbana e Via Costeira. Uma ação que preserva empregos naquela região, onde se concentra grande parte dos visitantes que se hospedam em Natal, uma cidade que tem no turismo sua principal atividade econômica. Essa obra é parte estratégica da futura obra de engorda da praia de Ponta Negra, que está em licitação para ser realizada agora em 2024”, pontuou Álvaro Dias.

“Na Zona Norte, estamos fazendo a maior obra já realizada no litoral de Natal. O Complexo Turístico da Redinha passa de 80% de execução. O destaque é o trabalho de pavimentação asfáltica promovido no entorno do complexo e as obras no setor onde ficarão os boxes destinados ao artesanato e os restaurantes. A nova iluminação também avançou. Os investimentos da Prefeitura de Natal nessa obra, em parceria com o Governo Federal e com o apoio da bancada federal do Estado, somam quase R$ 30 milhões”, acrescentou.

Sobre a Educação, mereceu menção a Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen, na Zona Norte, que está sendo executada em três etapas, com um orçamento superior a R$ 16 milhões. “Já entregamos a primeira etapa para a comunidade. São 12 salas de aula, laboratório de ciências, de informática, quadra, auditório, refeitório e cozinha com capacidade para atender 475 estudantes do ensino fundamental e 174 crianças da Educação Infantil em tempo integral”, informou. “Ampliamos também o número de estudantes beneficiados com o Passe Livre. Atualizamos o valor do Tributo à Criança que hoje varia de R$ 80 a R$ 160, de acordo com o quantitativo de dependentes por família. Ampliamos nossa parceria com o IFRN, UFRN e Sesi em ações voltadas para a Educação de Jovens e Adultos”, elencou o prefeito.

De acordo com Álvaro Dias, em relação a 2022, houve um aumento de R$ 88 milhões nas despesas com a Saúde. “Comprovando o que venho dizendo há tempos: Natal está bancando a saúde do Estado. Nossas portas abertas estão recebendo pacientes de todo o RN, sem a respectiva contrapartida financeira. A educação demandou outros R$ 517 milhões, o que significa dizer que em Saúde e Educação, o município aplicou R$ 1,2 bilhão”, disse ele, que completou: “Estamos trabalhando, e para isso tenho contado de maneira positiva com a parceria deste Poder Legislativo, para fazer uma cidade onde as pessoas possam sair às ruas, praticar esporte, conversar nas praças, usufruir dos bens culturais e dos serviços públicos essenciais”. 

Em seguida, o presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (MDB), avaliou a mensagem do prefeito Álvaro Dias e falou das suas expectativas para 2024. “O discurso do prefeito mostrou preocupação em promover harmonia entre os poderes e reconhecimento da importância da Câmara Municipal nas decisões que impactam no dia a dia dos natalenses. Dito isso, a tarefa que temos é ajudar para que as 100 obras que estão em andamento sejam concluídas, porque isso fará a cidade crescer. Por este motivo, o prognóstico que faço para este ano é o melhor possível”, concluiu. 

O vereador Felipe Alves (União Brasil) também comentou o discurso do chefe do Executivo: “Achei uma fala consistente acerca do balanço da atuação da Prefeitura em diversas áreas. O prefeito nos contemplou com as perspectivas de conclusão das diversas obras que estão sendo tocadas na cidade, como é o caso do Terminal Turístico da Redinha, Avenida Felizardo Moura, as obras viárias, como é o caso do Pontilhão de Cidade Nova. A engorda da Praia de Ponta Negra foi outra obra citada com expectativa de conclusão para este ano. Então, acredito que foi uma mensagem otimista e realista”. 

Já a vereadora Júlia Arruda (PCdoB) fez ponderações sobre a mensagem lida por Álvaro Dias: “Na minha opinião, o discurso ficou limitado à prestação de contas. Senti falta de assuntos que considero fundamentais e urgentes, como o transporte público, especialmente a licitação dos transportes, que ainda não tem previsão para acontecer, e o usuário segue passando por situações difíceis. Também não foram apresentadas soluções para as crianças que estão fora da sala de aula”.

Texto: Junior Martins
Foto: Elpídio Júnior

Celso Amorim diz que Lula ‘não tem nada do que se desculpar’ após comparar ação de Israel contra Hamas em Gaza ao Holocausto

Foto: Antônio Araújo/Câmara dos Deputados

Em entrevista à CNN Brasil, o assessor especial de assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, afirmou na manhã desta segunda-feira (19) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai pedir desculpas após comparar a ação israelense contra Hamas em Gaza ao Holocausto contra judeus.

Após a fala do petista, Israel declarou Lula como “persona non grata” até que se retrate por suas palavras. A decisão foi anunciada após encontro com o embaixador do Brasil em Israel no Yad Vashem, memorial oficial de Israel em Jerusalém para lembrar as vítimas do Holocausto.

“Sempre tratamos de maneira muito respeitosa e defendemos a solução de dois Estados, mas não tem nada do que se desculpar. Israel é que se coloca numa condição de crescente isolamento”, afirmou Amorim à emissora.

Fonte: Gazeta Brasil

EX DE ANA HICKMANN PEDE PRISÃO DE EDU GUEDES E MULTA DE R$ 500 MIL

Foto: reprodução.

A defesa de Alexandre Correa, ex-marido de Ana Hickmann, protocolou na Justiça de São Paulo um pedido de prisão contra Edu Guedes e de multa, a ser paga pelo chef e pela apresentadora, no valor de R$ 500 mil.

Os advogados alegam que Hickmann e Guedes causaram constrangimento a Alezinho, filho da apresentadora e de Correa, de 9 anos. A defesa também cita suposta coação e alienação parental em documentos protocolados na Justiça.

A defesa de Correa alega que Hickmann levou o filho para um lugar isolado, com Edu Guedes. Nos documentos, Edu Guedes é chamado de “namorado” da apresentadora. A intenção, segundo Correa, seria manter o menino sem comunicação com o pai.

A única maneira de comunicação do pai com o filho seria por meio do celular de Edu Guedes, segundo a defesa de Correa. O ato é considerado pelo advogado como um “constrangimento ilegal”. A defesa afirma também que o suposto casal (Hickmann e Edu) tenta impedir a convivência entre Correa e Alezinho.

Os documentos também pedem a proibição da convivência de Alezinho com Edu Guedes. O argumento da defesa é que o chef estaria usando o menino para prejudicar Alexandre Correa.

O pedido de Correa à Justiça ocorre depois que Ana Hickmann acusou o ex-marido de não ter cumprido a medida protetiva ao devolver Alezinho, no dia 13 de fevereiro. Correa teria permanecido por mais de 45 minutos em frente ao condomínio em que a apresentadora mora. Segundo a assessoria de Ana, o empresário teria permanecido lá após finalizar o encontro com o filho. “Ao sair de casa, a apresentadora se deparou com o ex-marido no local, de braços cruzados e olhar intimidador.” A defesa de Correa negou o descumprimento de medida protetiva.

Com informações de UOL
Fonte: Portal Grande Ponto

Semana do Cinema terá ingressos por R$12 em Natal

A ação da Semana do Cinema inicia mais uma edição a partir da próxima quinta-feira (22), e seguirá até 28 de fevereiro com ingressos promocionais em todo Brasil, pelo valor de R$12,00. Em Natal, participam da ação as salas do Cinemark (Midway Mall), Moviecom (Praia Shopping), Cinepólis (Natal Shopping) e Cineflix (Partage Norte Shopping).

As sessões disponíveis serão em 2D, em salas tradicionais e contam com filmes nacionais e internacionais. Nos sites de cada cinema é possível verificar quais serão os longas em cartaz. Além do desconto ofertado no ingresso também terão combos especiais promocionais.

No Cinepólis, as salas especiais VIP, 4DX, IMAX e Junior estarão com preço especial de R$29,90. As promoções não são cumulativas com outros descontos.

A Semana do Cinema é promovida pela Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), que deseja incentivar o acesso ao cinema e à cultura.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Quatro pessoas morrem em acidente grave em rodovia na região Oeste

Foto: Reprodução/CBRN

Um grave acidente deixou quatro pessoas mortas em Governador Dix-Sept Rosado (RN), no Km 33 da BR 405 no final da tarde desse domingo (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros, dois veículos, sendo um Gol e um Voyage, bateram de frente por volta das 17h próximo à uma comunidade conhecida como Jucuri.

As guarnições de Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros de Mossoró e Apodi foram montadas para agilizar o atendimento e a retirada das vítimas presas às ferragens, mas todas não resistiram aos ferimentos e morreram no local. A Polícia Rodoviária Federal informou que a área onde ocorreu o acidente não dispõe de sinal de celular, nem rádio digital, o que dificulta a comunicação. Não foram informados os nomes das vítimas.

Ponta Negra News

Natal inicia vacinação contra dengue nesta segunda; tire dúvidas sobre imunização

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal inicia, a partir desta segunda-feira (19), a vacinação contra a dengue de forma escalonada. De acordo com o titular da pasta, George Antunes, a imunização vai ser direcionada inicialmente para crianças de 10 a 11 anos e depois ampliada para o público de 12 a 14 anos.

A estratégia segue a recomendação do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses do primeiro lote da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, aos estados do país. Ao todo, Natal recebeu 18.806 doses do quantitativo recebido pelo Rio Grande do Norte.

A SMS informou que nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, crianças com idade entre 10 e 11 anos devem comparecer a uma das oito unidades básicas de saúde de referência para receber a imunização. Para as crianças com idade entre 12 e 14 anos, a vacinação acontece a partir da quinta-feira (22).

Tire as principais dúvidas sobre a imunização:

Quem pode se vacinar?

  • Crianças com idade entre 10 e 11 anos (nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro);
  • Crianças com idade entre 12 e 14 anos (a partir do dia 22 de fevereiro).

Quem não pode se vacinar?

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Menores de 4 anos;
  • Maiores de 60 anos;
  • Imunossuprimidos.

Como é composto o esquema vacinal?

  • O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante Qdenga com intervalo de três meses entre elas;

Quais documentos apresentar para vacinação?

  • Documento de identificação pessoal;
  • Cartão de vacinação;
  • Menores de idade – Estar acompanhadas de um responsável maior de idade;
  • Apresentar comprovante de residência de Natal em nome dos pais.

Quais UBSs de Natal estão aplicando a vacina?

  • Norte I
    UBS Pajuçara;
    UBS Nordelândia.
  • Norte II
    UBS Bela Vista;
    UBS Jardim Progresso.
  • Leste
    UBS Brasília Teimosa.
  • Oeste
    UBS Felipe Camarão II;
    UBS Dix Sept-Rosado.
  • Sul
    UBS Ronaldo Machado.

Tribuna do Norte

Fuga em Mossoró: policiais intensificam buscas de fugitivos em cidade na divisa com o Ceará

Foto: Gustavo Brendo

As forças de segurança intensificaram as buscas por Rogério Mendonça e Deibson Nascimento – fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró – na região de Baraúna, cidade na divisa com o Ceará. Esta segunda-feira (19) é o sexto dia de buscas. A fuga aconteceu na última quarta-feira e é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, desde sua criação em 2006.

As buscas acontecem em uma área de mata na zona rural. Em visita a Mossoró neste domingo (18), o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, alegou que a complexidade do terreno é um ponto de dificuldade para os trabalhos. “O terreno é complexo, coberto por mata, em uma zona rural e com uma área extensa. Além de ter rodovias, existem vias e pequenas estradas.

O local tem casas esparsas. É um trabalho de busca complexo.” A operação conta com helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 500 homens das forças de segurança estaduais e federal.
No fim da tarde de domingo (18) houve uma intensa movimentação de policiais, inclusive com uso do helicóptero, em uma propriedade privada em Baraúna, mas nada foi encontrado.

G1RN

EXCLUSIVO: Fantástico entra nas celas de presídio de segurança máxima em Mossoró e mostra falhas de segurança que levaram à fuga de presos

O Fantástico deste domingo (18) entrou com exclusividade na penitenciária de segurança máxima de Mossoró (RN), um presídio construído para receber alguns dos bandidos mais perigosos do país, mas que revelou fragilidades.

Os repórteres Paulo Renato Soares e Mohamed Saigg foram autorizados a entrar na unidade. No vídeo acima, é possível ver como é o interior das celas onde escaparam os dois fugitivos, e como os detentos conseguiram sair por um buraco na parede, descer pelo telhado, cortar a grade de arame do pátio e fugir sem serem notados.

Já são cinco dias de caçada aos criminosos. O Fantástico também acompanhou as buscas noturnas da Polícia Federal e os sobrevoos da Polícia Rodoviária Federal durante o dia.

Cela de onde detentos escaparam em Mossoró — Foto: Reprodução/Globo

Cela de onde detentos escaparam em Mossoró — Foto: Reprodução/Globo

  • A entrada

 

O controle de quem acessa a penitenciária é rígido: revistas, detectores de metais. A equipe do Fantástico passou por quatro pontos de checagem antes de chegar ao interior do presídio federal.

  • Como é o presídio

 

A penitenciária de segurança máxima, em Mossoró, ocupa uma área de 12 mil metros quadrados. A capacidade é pra 208 detentos, hoje tem pouco mais de 80, entre eles o traficante Fernandinho Beira Mar.

São quatro pavilhões de celas individuais, mais a área onde estão as 12 celas do isolamento – onde ficam os presos que cumprem pena no Regime Disciplinar Diferenciado, o RDD, o mais rígido dentro dos presídios federais.

  • Onde estavam os presos que fugiram

 

Era no RDD que os dois detentos que fugiram estavam, em celas separadas uma ao lado da outra.

Cada cela tem 8 metros quadrados, com mesa e cama de concreto, banheiro e, como passam o dia todo trancados, um espaço bem pequeno para o banho de sol ali mesmo, o solário.

  • A fuga

 

O Fantástico teve acesso às duas celas onde houve a fuga, a número 1 e a número 2.

Fantástico entra em uma das celas onde houve a fuga no RN — Foto: Reprodução/ TV Globo

Fantástico entra em uma das celas onde houve a fuga no RN — Foto: Reprodução/ TV Globo

Uma das hipóteses da investigação é que os detentos tenham retirado pedaços de ferro, das paredes da cela, e usado como ferramenta para retirar a luminária. Pode ter sido do banheiro, pode ter sido de uma parede, mas pode ter sido também debaixo de uma mesa, onde não é possível ver mais vestígio nenhum de ferro.

Fantástico entra nas celas de presídio de segurança máxima em Mossoró e mostra falhas de segurança que levaram à fuga de presos — Foto: Reprodução/ TV Globo

Fantástico entra nas celas de presídio de segurança máxima em Mossoró e mostra falhas de segurança que levaram à fuga de presos — Foto: Reprodução/ TV Globo

Na cela do outro fugitivo aparentemente foi retirado um número ainda maior de vergalhões debaixo da mesa.

Depois de passarem pelo buraco aberto na parede, os detentos tiveram acesso a uma área de serviço conhecida como shaft – por onde passam dutos, rede elétrica e até uma escada que dá acesso ao telhado do presídio.

Depois de passarem pelo buraco aberto na parede, os detentos tiveram acesso a uma área de serviço conhecida como shaft — Foto: Reprodução/ TV Globo

Depois de passarem pelo buraco aberto na parede, os detentos tiveram acesso a uma área de serviço conhecida como shaft — Foto: Reprodução/ TV Globo

Vídeos obtidos pelo Fantástico revelam que depois de chegar ao teto das celas, os presos tiveram apenas o trabalho de tirar uma das telhas de lugar e pular pro pátio.

A área externa estava cercada por um tapume de metal por causa de obras que estão acontecendo no presídio. Por questões de segurança, o cercado delimitava onde ficavam os operários e o material.

Os detentos passaram pelo tapume e usaram um alicate deixado pelos operários e cortaram a primeira parte da grade. Andaram mais alguns metros, abriram a passagem na segunda tela e fugiram.

Outras imagens obtidas pelo Fantásticosão de câmeras de segurança da penitenciaria, e a má qualidade da imagem impressiona. Investigadores dizem que este é o único registro dos detentos durante a fuga.

Fonte: G1

Morre aos 87 anos em São Paulo, Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar

Foto: reprodução

O empresário Abilio Diniz morreu aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Com a trajetória marcada  pelo empreendedorismo, Abilio Diniz transformou a doceria da família, fundada em 1949 por seu pai, Valentim Diniz, em um dos maiores negócios do Brasil: o Grupo Pão de Açúcar.

Abílio assumiu o comando do grupo na década de 1990 e deixou o “GPA” em 2013. Além da trajetória no Pão de Açúcar, teve outras atuações de destaque como empreendedor e foi acionista do Carrefour Brasil. Nos últimos anos, ele também comandou programas na CNN, onde recebeu empresários, políticos e nomes importantes da sociedade civil para discutir e repensar os caminhos do desenvolvimento econômico e social de nosso país.

O empresário também era apaixonado pelos esportes e se tornou um exemplo na prática de atividades físicas. Abilio Diniz teve seis filhos, dezoito netos, além de bisnetos. O filho caçula, Miguel, nasceu em 2009, quando o empresário tinha 72 anos. Ele também enfrentou uma tragédia pessoal com a morte do filho João Paulo, aos 58 anos, em 2022.

 

Veja nota oficial

Caros,
É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho.
Em breve, enviaremos mais informações sobre o velório.

Fonte: CNN Brasil

Natal tem 25 bairros com alto risco de epidemia de dengue

A capital potiguar está em alerta para a possibilidade iminente de adoecimento por dengue. De acordo com um atlas lançado no final de janeiro pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 25 dos 36 bairros de Natal possuem risco alto ou muito alto de contaminação por dengue, zika e chikungunya. O levantamento indica que apenas onze bairros (oito na zona Sul, além de Petrópolis, na zona Leste, Bairro Nordeste, na zona Oeste, e Salinas, na zona Norte) apresentam situação de menor vulnerabilidade para as doenças, com risco baixo ou médio. A dengue é a infecção que mais preocupa, por causa do número de casos prováveis em 2024 (foram 442 até esta semana, segundo dados preliminares). A SMS prevê uma epidemia da doença até abril.

Segundo as informações contidas no atlas, o alerta máximo segue para os distritos Norte I e II, Leste e Oeste. Todos os bairros do distrito Sul (Ponta Negra, Neópolis, Capim Macio, Pitimbu, Planalto, Candelária, Lagoa Nova e Nova Descoberta) registraram baixo ou médio risco. Já os bairros com maior vulnerabilidade são Santos Reis, que tem toda a área com risco muito alto para contaminações, além de Rocas, Pajuçara, Lagoa Azul e Felipe Camarão, os quais registram boa parte de seus territórios com alerta vermelho (risco muito alto).

Para a confecção do atlas, cada bairro foi subdividido em uma espécie de blocos, chamados ‘zonas’ – que correspondem a áreas constituídas por 800 a mil imóveis – as quais recebem as classificações de acordo com a metodologia do levantamento. Dentro de cada bairro, portanto, existem variações, a depender da região. O que chama atenção, no entanto, é que em alguns desses bairros, como Igapó, Cidade da Esperança, Nossa Senhora de Nazaré, Dix-Sept Rosado, Bom Pastor, Mãe Luiza e outros, todas as áreas são classificadas como risco médio, alto e muito alto.

Em alguns outros bairros, a classificação de baixo risco está restrita a pequenas ‘zonas’, o que aponta para a vulnerabilidade da região, segundo Úrsula Torres, gerente técnica da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da SMS. Este é o caso de Pajuçara, Potengi, Lagoa Azul, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação. “Esses bairros têm em comum características sociais, econômicas e estruturais, as quais, em geral, são mais semelhantes entre si e por isso estão mais vulneráveis”, explica Torres.

“Para o atlas, foram considerados fatores como apresentação considerável de transmissão das doenças nos quatro anos analisados e os registros da população vetorial [mosquito] elevada. Também verificamos a existência de problemas como intermitência no abastecimento de água, bocas de lobo expostas e caixas d’águas abertas, que colaboram com a criação do mosquito. Essas variáveis, coletadas a partir da visita dos nossos agentes, vão para um banco de dados e servem para dimensionar o grau de risco”, afirma Úrsula Torres.

O documento leva em consideração os dados coletados em quatro anos (2019, 2020, 2021 e 2022) para apontar a vulnerabilidade das áreas. A metodologia para se chegar à classificação levou em conta aspectos como entomologia (análise da presença do vetor nas regiões), epidemiologia (análise espaço-temporal do número de casos prováveis e confirmados em cada território) e persistência (levantamento da quantidade persistente de casos e adoecimento em um determinado tempo, no mesmo território).

As subdivisões dos blocos em cada bairro resultaram em 426 ‘zonas’, conforme denominação do levantamento. Deste total, 174 registraram risco alto ou muito alto (140 para risco alto e 34 para a situação considerada mais crítica entre todas as classificações), 164 tiveram risco médio e 88 foram classificados como risco baixo.

Epidemia será nos próximos meses

 

 

Úrsula Torres
Gerente da Unidade de Zoonoses, Úrsula Torres, ressalta que a população deve colaborar – Foto: Magnus Nascimento.
De olho em uma provável epidemia de dengue em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ativou, no final de janeiro, um gabinete de combate às arboviroses e trabalha na atualização de um plano de contingência para tentar atenuar os efeitos de uma possível crise. A preocupação se dá porque, de acordo Úrsula Torres, gerente técnica da Unidade de Vigilância de Zoonoses, a capital vive um avanço da doença desde o início deste ano. “Possivelmente, entraremos em uma epidemia em meados de março e abril”, prevê a gerente.

De acordo com a SMS, os dados preliminares da sétima semana epidemiológica apontam que em 2024 a capital contabiliza 493 casos prováveis de arboviroses, ante 276 no mesmo período do ano passado (aumento de 78,62%). Os dados foram repassados à reportagem na última sexta-feira (16), mas só serão consolidados a partir desta segunda-feira (19) uma vez que a semana epidemiológica foi encerrada no sábado (17). As notificações de dengue (442) equivalem à maior parte (89,65%) do total de casos prováveis em 2024, com 71 confirmações para a doença. Em seguida vêm chikungunya (56 casos prováveis e sete confirmados). Zika teve cinco casos prováveis em 2024 e nenhuma confirmação. Não houve óbitos decorrentes de nenhuma das arboviroses.

Úrsula Torres, da UVZ, explica que o monitoramento a pacientes que adoecem, bem como do mosquito, é realizado semanalmente na capital. Quando há a incidência dos dois, como tem ocorrido agora, há o risco de epidemia. Apesar do alerta, Torres pontua que a situação na cidade ainda é mais confortável do que em outras regiões do País. “A questão é que temos um aumento considerado das notificações em relação a 2023 e que vem se mostrando crescente desde o início deste ano. Estamos vigilantes”, afirma.

Com a instituição do gabinete e a elaboração do plano de contingência, a SMS estabelece as ações e estratégias que serão implementadas para prevenir uma eventual situação epidêmica. Dentre essas ações estão a sensibilização da rede de saúde do Município, assistência farmacêutica e laboratórial, além da gestão de recursos humanos para as áreas que apresentam a maior concentração de casos para as arboviroses.

“Estamos intensificando nosso trabalho de rotina, com visita dos agentes às áreas de maior risco, bem como campanhas educativas nas escolas, desde a educação infantil ao EJA, centros comunitários e também nas praias”, comenta Úrsula Torres. Ela explica que, quando existe a notificação humana de casos, a Vigilância de Zoonoses entra com ações de bloqueio. “Temos o carro fumacê, que só chega em campo quando há um grande aglomerado de casos humanos. No momento, a situação não é essa”, afirma.

“Então, estamos com o UBV [Ultra Baixo Volume], que é a aplicação do mesmo inseticida utilizado pelo fumacê, só que com um aparelho que o agente carrega nas costas. O UBV não tem o mesmo grau de varredura do carro e por isso é usado quando existem menos notificações e espaços mais curtos”, acrescenta a gerente da Vigilância de Zoonoses. Natal também utiliza, segundo a SMS, a tecnologia das ovitrampas, armadilhas que ajudam no monitoramento e controle do vetor (são cerca de 400 espelhadas pela cidade).

Apesar das medidas, Úrsula Torres alerta que a população precisa ajudar no combate ao mosquito. “A gente ainda esbarra na resistência das pessoas em deixar que os agentes entrem nas residências, porque elas imaginam não ter focos em casa”, diz.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

‘É um problema localizado e que será superado em breve’, diz Lewandowski após desembarcar em Mossoró neste domingo (18), para acompanhar investigações sobre fuga

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse neste domingo (18) que a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, é um “problema localizado” que não afeta a segurança do sistema prisional federal.

“Não afeta, em hipótese nenhuma a segurança das cinco unidades prisionais federais, mas é um problema localizado e que será superado em breve com a colaboração de todos”, disse o ministro à imprensa após desembarcar em Mossoró.

Lewandowski desembarcou no Aeroporto de Mossoró, por volta das 9h30 deste domingo (18), para acompanhar as investigações sobre a fuga do presídio federal, bem como as buscas pelos dois fugitivos. O ministro viajou acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza. A comitiva foi recepcionada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

 

Taveira promete anunciar o seu candidato até o final de fevereiro

Rosano Taveira, prefeito de Parnamirim – foto: Blog do GM

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, foi o convidado da primeira entrevista de 2024, do programa “A Voz da Liberdade”, nesse sábado (17).  Durante a conversa descontraída com os apresentadores Gilson Moura e Rannier Lira, Ele comentou sobre algumas mudanças ocorridas ultimamente durante sua gestão, falou da prestação de contas tendo em vista o final do seu mandato e enfatizou as obras que devem ser concluídas ainda neste ano.

Diante do sucesso do carnaval 2024, considerado o maior na história de Parnamirim e o maior do litoral do Rio Grande do Norte, Taveira se mostrou satisfeito com os resultados dos investimentos empregados no evento e expressou a boa estimativa da pesquisa realizada pela Fecomércio, que terá o seu resultado divulgado para à população, na próxima semana.

Em relação ao seu último ano de gestão, o coronel afirma, com toda segurança, que finalizará o seu governo cumprindo suas obrigações como gestor público. “Foram dois mandatos escolhidos pelo povo. Quando entramos para trabalhar, sabíamos dos problemas de Parnamirim. No decorrer da caminhada, não medimos esforços para encontrar a solução de cada um deles”,  disse Taveira.

Diante do clima de total expectativa da população para saber quem será o indicado do prefeito para concorrer à sua sucessão nas eleições municipais deste ano, Taveira prometeu, ao vivo, que irá anunciar o seu candidato até o final de fevereiro. 

Assista a entrevista, na íntegra, clicando AQUI!