Skip to main content
  • SLIDE – 2025

Gargalheiras começa a sangrar na tarde desta quarta-feira (3)

A espera acabou: o açude Marechal Dutra, conhecido popularmente como Gargalheiras, começou a transbordar na tarde desta quarta-feira (3). Desde ontem a expectativa do povo seridoense aumentou quando o percentual de água no reservatório ultrapassou os 90% da sua capacidade.

Com a chuva desta quarta-feira na região, o gigante começou a sangrar no final da parede, após 13 anos.

 

Câmara de Parnamirim inicia curso de libras para a comunidade

A Escola do Legislativo Professora Eva Lúcia realizou na manhã desta quarta-feira (3), a segunda turma do Curso de Libras, módulo I, iniciante. A iniciativa tem apoio da gestão da Casa Legislativa, que tem como atual presidente, o vereador Wolney França e tem como objetivo oferecer conhecimentos aos parnamirinenses, assim como aos colaboradores, com o intuito de especializá-los – ainda mais – para que possam proporcionar melhores serviços à população.

Pelo segundo ano, o curso é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim. Durante a abertura do evento, a pedagoga da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Josilane Marques, falou sobre a importância do curso para o município. “A inclusão é de extrema importância para a sociedade, para mantermos este elo com as pessoas que são surdas. Esta é uma das nossas iniciativas de incluir as pessoas na sociedade, através do conhecimento”, afirmou a pedagoga.

Aulas semanais

Em menos de uma semana, todas as 40 vagas foram preenchidas. A novidade deste ano é a participação de uma professora surda, que ministrará as aulas juntamente com a professora Walquíria Vidal. Com dez encontros, sempre às quartas-feiras, das 9h às 11h, a formação será realizada no Plenarinho Professora Eva Lúcia.

Ainda há a perspectiva de continuidade do aprendizado (no segundo semestre de 2024) para o módulo II. Tanto para os que fizeram a turma inicial de 2023 quanto para os alunos deste módulo.

Inclusão e parcerias

De acordo com Senadaht Baracho, pedagoga da Escola do Legislativo, a Câmara de Parnamirim tem investido na inclusão para que todos tenham acesso, democratizando o conhecimento. “Hoje, sentimos que as pessoas estão – cada vez mais – conscientes na inserção de cidadãos em outros espaços de formação. Queremos possibilitar que todos tenham acesso de forma igual”, analisa.

O coordenador de Educação Básica do município de Parnamirim, Francisco Neto falou sobre parceria com outros órgãos para viabilizar os cursos de Libras. “Nós fazemos parcerias com outros órgãos, como hospitais, na própria Secretaria de Educação, para realização de cursos de Libras, um curso que tem como objetivo promover a inclusão, que faz com que o servidor de Parnamirim consiga atender e se comunicar com a comunidade surda”, disse.

Assessor de Comunicação | Canindé Pereira | 84 99628 -4679

Justiça rejeita pedido de Bolsonaro e Michelle por indenização contra Lula sobre “sumiço” de móveis no Alvorada

Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro Foto: Isac Nóbrega/PR

A Justiça do Distrito Federal rejeitou um pedido feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para indenização e retratação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por falas sobre um sumiço de móveis do Palácio da Alvorada.

Na decisão, a juíza Gláucia Barbosa Rizzo da Silva encerrou o processo por questões processuais, sem analisar o mérito do pedido. Ela entendeu que a ação deveria ter sido movida contra a União, e não contra Lula.

“Assim, considerando que a suposta prática do ato diz respeito a bens públicos e que esta circunstância atrela as manifestações do requerido ao exercício do cargo reconheço, de ofício, sua ilegitimidade passiva. Eventual pretensão de indenização e retratação deverá ser exercida em desfavor do Estado (União Federal)”, afirmou.

Bolsonaro e Michele disseram na ação que Lula convocou a imprensa, em janeiro de 2023, para dizer que o casal presidencial anterior tinha “levado” e “sumido” com 83 móveis da residência oficial do chefe do Executivo.

Em março, a Comissão de Inventário Anual da Presidência da República localizou todos os bens que estavam “desaparecidos” do Alvorada.

Conforme a juíza, ao tratar sobre existência e conferência de móveis integrantes do acervo do Palácio da Alvorada, Lula está sendo demandado por “palavras proferidas na condição de mandatário de cargo eletivo federal”.

“Nem poderia ser diferente, porque só o agente público teria acesso à conferência de tais bens – também públicos – e a possibilidade de sobre eles se manifestar, o que demonstra serem as alegações necessárias ligadas ao exercício do cargo”, afirmou a magistrada.

Bolsonaro e Michelle entraram com a ação na Justiça em 22 de março. O ex-chefe do Executivo disse que Lula teria incorrido em “falsa comunicação de furto”. Já Michelle citou uma “cortina de fumaça” do governo Lula.

No início do ano passado, após Lula assumir o governo, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse que estavam faltando móveis no Alvorada. Agora, após a revelação da descoberta dos móveis, Michelle disse que a atual gestão sempre soube “que isso era uma mentira”.

O governo Lula informou no mês passado que não havia “nenhum tipo de controle” da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre os objetos. “Por isso, esses 261 itens não foram encontrados”, disse o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação do governo federal.

Segundo o ministro, o número de 261 itens não é do governo Lula, mas da gestão Bolsonaro, “quando foi realizada a transição”. O documento do governo anterior teria sido datado de 4 de janeiro de 2023. “Não é um número nosso, é um número que foi informado pelo Bolsonaro.”

Procurada, a defesa de Michelle não se manifestou sobre a decisão. A CNN não conseguiu contato com a defesa de Bolsonaro.

CNN Brasil

Cronograma de obras para recuperação da BR-304 deve ser divulgado na sexta-feira

Foto: Vanessa Florêncio/TV Ponta Negra

O cronograma para as obras de recuperação da BR-304 nos trechos entre os km 204 e 206 deve ser divulgado até a próxima sexta-feira (5). A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (2), pelo superintendente Federal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Getúlio Batista, durante reunião da governadora Fátima Bezerra com os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e do Comitê Permanente de Acompanhamento das Chuvas.

“Nós temos que lembrar que não foi só a ponte. Além da ponte, a água levou aproximadamente 300 metros da BR-304 no mesmo local. Isso pode representar uma recuperação de até 1 km de rodovia federal. Não é uma recuperação só de uma simples ponte. São 300 metros de recuperação de BR, mais a ponte e danos que ocorreram, como rachaduras. Acho que até sexta-feira a gente dá esse cronograma com precisão da recuperação da BR-304”, destacou o superintendente do DNIT.

Leia mais: Vídeo: trecho da BR 304, em Lajes, segue totalmente interditado

A governadora Fátima Bezerra pediu agilidade nas providências para restauração dos trechos rodoviários destruídos por enchentes. “O que nós precisamos ter? Em primeiro lugar, proteger a vida das pessoas, desenvolver cada vez mais ações preventivas para evitar danos. Nesse cenário, outra ação que precisamos focar são as providências para a construção da nova ponte na BR-304, nossa rodovia de maior conexão com todas as regiões do Estado. Associado a isso, é necessário a construção em caráter emergencial, de uma opção mais adequada para garantir o fluxo de veículos na BR-304, sem necessidade das rotas alternativas”, disse a governadora.

Na reunião foram criados ainda três grupos de trabalho: um voltado para a questão da segurança; outro para monitoramento das chuvas e adoção de medidas preventivas e o terceiro para acompanhar o processo de restauração dos trechos rodoviários destruídos pelas enxurradas. O governo está atento, de prontidão 24 horas, para proteger a vida das pessoas. A integração entre as diversas secretarias do estado com o governo federal é importante para que possamos potencializar nossas ações”, reforçou a governadora.

Rotas

Atualmente são duas rotas alternativas para acesso a Natal ou de quem sai da capital com destino às regiões central e oeste do RN. Uma pela BR-406 (Natal-Macau) e RN-118 (Ipanguaçu); a outra pela BR-226 (Triunfo Potiguar-Currais Novos). Na reunião do Gabinete de Gestão Integrada, o representante da Polícia Rodoviária Federal sugeriu aos motoristas que usam a BR-406, evitarem a Estrada do Óleo. Segundo ele, a melhor rota é por Macauzinho. Aumenta o trajeto em alguns quilômetros, mas a estrada está em boas condições de trafegabilidade.

www.pontanegranews.com.br

Vereadores discutem situação do transporte público em Parnamirim durante Sessão Ordinária na Câmara

Vereadores discutem situação do transporte público em Parnamirim durante Sessão Ordinária

Na manhã da última terça-feira (6), a Câmara de Vereadores efetuou a 12ª Sessão Ordinária. Durante a sessão, a vereadora Fativan Alves solicitou o uso da tribuna para discutir o transporte público no município de Parnamirim

Em sua fala, a vereadora abordou os desafios encontrados pela população no transporte coletivo e pontuou a necessidade de melhorias. “A luta é muito grande e a população precisa de um serviço de qualidade no nosso município, para que possam exercer o seu direito de ir e vir”, declarou a parlamentar.

Aprovações

Na ocasião, foram aprovadas três moções de aplausos e uma moção de pesar. A Sessão Ordinária foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do YouTube da Câmara de Parnamirim.

Servidores da UFRN, em greve desde 14 de março, farão Assembleia Ato na Av. Salgado Filho na tarde desta quarta, 03 de abril

Foto: reprodução

A greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), deflagrada no dia 11 de março, segue crescendo a cada dia. Prestes a completar 1 mês, a greve mostrou algo que já se percebeu na primeira semana do movimento: o crescimento da adesão. Na assembleia de deflagração, assinaram a lista de presença cerca de 350 pessoas, enquanto que na última assembleia, no dia 27 de abril, o número de presentes subiu para 520.

Em nível nacional, o movimento também vem crescendo, pois das 69 instituições, 62 universidades e 4 Institutos Federais já estão em greve pelo país. Fortalecendo o movimento, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que tem a mesma carreira das UFs, aprovou a greve para o dia 03 de abril, em assembleia realizada no dia 26 de março.

Com o auditório da reitoria da UFRN lotado, a Assembleia do dia 27 de abril aprovou, por ampla maioria, a continuidade da greve e ainda a realização de uma Assembleia Ato no dia 03 de abril, a partir das 15 horas, no cruzamento do Midway Mall. O local e data vem a calhar com a adesão dos servidores do IFRN à greve e para dar maior visibilidade às pautas de reivindicações dos trabalhadores da educação pública federal que lutam pela recomposição orçamentárias das universidades que vem caindo ano após ano, além de um reajuste salarial justo, da reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação, o PCCTAE, criado em 2005 através da Lei nº 11.091, entre outras reivindicações específicas.

Prefeitura de SGA dá início às obras de calçamento em seis ruas do Golandim

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu início nesta terça (02) às obras de calçamento em seis importantes vias do bairro do Golandim, realizando a cerimônia de assinatura da ordem de serviço das obras.

As ruas que serão beneficiadas com o calçamento são a Travessa Boa Vista, Rua Parque das Colinas, Travessa Coronel Estevão, Travessa São Tomé, Travessa Sapucaí e Rua Aluísio Alves. Essas intervenções visam não só melhorar o acesso e a mobilidade dos residentes, mas também valorizar a região e proporcionar mais conforto no dia a dia.

O prefeito do município, Eraldo Paiva, destacou a importância desse investimento: “Essa ação representa um passo para alcançarmos o objetivo de ter 100% do bairro do Golandim calçado. Estamos comprometidos em proporcionar melhores condições de vida para todos os nossos munícipes, e o calçamento dessas ruas é parte fundamental desse compromisso.”

Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo inclusão e acessibilidade para todos os cidadãos do município.

“Abril Azul”: Prefeitura lança projeto “Mossoró Inclusão”

Foto: Arquivo | Secom/PMM

Durante este mês, a Campanha “Abril Azul”, em que se trabalha a Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Mossoró estará realizando uma programação especial. Nesta terça-feira (2) acontecerá a abertura do projeto “Mossoró Inclusão”, que reunirá ações já trabalhadas diariamente no município na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e fortalecimento da inclusão.

“O ‘Mossoró Inclusão’ será lançado neste dia 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, um dia de conscientização trabalhado no mundo inteiro. A Prefeitura Municipal de Mossoró convidou todas as instituições e todas as pessoas que representam a causa, seja da zona urbana ou da zona rural, para podermos fazer um grande lançamento. Neste lançamento e na abertura do “Abril Azul” teremos o anúncio de várias ações que a Prefeitura está implantando e que virão trazer benefício para os autistas e para as pessoas com deficiência assistidas na cidade”, declarou Petras Vinícius, assessor especial da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

A abertura do “Mossoró Inclusão” acontecerá às 16h30, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, com a apresentação cultural “Arte Itinerante” da Faculdade Católica. Durante o evento serão lançados o site “Mossoró Inclusão” e a “Campanha Publicitária Autismo”.

Por: Solange Santos

Ministros do STF sugerem que quartéis e escolas militares ensinem que não existe intervenção militar na Constituição

Nelson Jr./SCO/STF
Nelson Jr./SCO/STF

O entendimento da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Constituição Federal não autoriza intervenção militar deve ser divulgado em organizações militares como quartéis, escolas de formação e de aperfeiçoamento. A avaliação consta nos votos do decano da Corte, ministro Gilmar Mendes e do recém-chegado Flávio Dino.

Ao fim do julgamento, para estes dois ministros, além da Advocacia Geral da União, também o ministério da Defesa precisa ser notificado do que a decisão diz exatamente. O objetivo é de que não restem dúvidas no meio militar, tanto para os atuais oficiais quanto para quem esteja chegando.

Hospital Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, conquista o Selo Hospital Amigo da Criança

Foto: Ney Douglas

Mais uma premiação para a saúde do município de Parnamirim. A Maternidade Divino Amor recebeu do Ministério da Saúde o Selo Hospital Amigo da Criança. O Selo é conferido aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e pela OMS. Com esse título, a unidade passa a receber uma verba de cerca de quase R$ 2 milhões para novos investimentos.

“Estamos felizes com o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na saúde do nosso município e queremos parabenizar todos os nossos profissionais que atuam na Maternidade Divino Amor pelo esforço e dedicação. Vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais”, destacou o prefeito Rosano Taveira.

Foto: Ney Douglas

“Essa é uma conquista de toda a equipe, sob a direção das nossas diretoras Ana Michele e Karina Figueiredo. Juntos, atingimos as metas traçadas e chegamos a esse momento, que não é só do Hospital Maternidade do Divino Amor, mas sim da cidade de Parnamirim. É um reconhecimento importante e de referência na saúde do Estado do Rio Grande do Norte”, ressaltou a secretária Luciana Guimarães.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Marciano Costa)
Fotos: Ney Douglas

Um bispado para Assú

Padre João Medeiros Filho

Câmara Cascudo, ícone da erudição e cultura potiguar, em “História do Rio Grande do Norte”, menciona a paróquia de São João Batista de Assú, como a segunda a ser criada em nosso estado. Isto ocorreu em 1726, no pontificado de Dom José de Fialho, bispo de Olinda. Seguiu-se à provisão canônica um decreto régio, em virtude da vigência do Padroado em Portugal. Entretanto, o historiador caicoense Monsenhor Francisco Severiano de Figueiredo assegura, em “História Eclesiástica da Parayba”, que Goianinha é canonicamente a segunda paróquia norte-rio-grandense. Em 1690, Dom Matias de Figueiredo e Mello erigiu aquela freguesia, dedicando-a a Nossa Senhora dos Prazeres. O citadosacerdote aventa a hipótese de extravio da documentação na Corte, não tendo recebido o edito real, perdendo a validade por força da Concordata. O ato oficial civil só veio a ser publicado em 1746, após a recomposição do processo e as tratativas de Dom Luiz de Santa Teresa da Cruz, quando bispo olindense. O sucessor de Dom Matias Figueiredo foi o religioso carmelita Dom Francisco Lemos. Este incentivou os confrades (por ele enviados à região mossoroense) a pensar numa futura paróquia.Favorecia a localização de Assú, no centro da Província. Ali, eram missionários os jesuítas, destacando-se em 1714 o Padre Miguel de Carvalho. O processo teve tramitação célere, em razão da distância de Natal, sede da única paróquia.

Há mais de oito décadas, não se erige no território potiguar uma diocese. A população norte-rio-grandense em 1940, quando da instalação do bispado caicoense, contava 768.018 habitantes. Em 2021, consoante dados da Santa Sé, reproduzidos pelo site “Catholic Hierarchy”, o estado potiguar detinha 3,4 milhões de habitantes, dos quais 85% católicos. Hoje, apenas a população da diocese mossoroense ultrapassa o número de habitantes do RNnaquele ano. É importante que os pastores atuais possam dizer, como Cristo: “Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (Jo 10, 14).

Dom João dos Santos Cardoso, arcebispo de Natal, sabiamente em sua primeira Carta Pastoral aos cristãos potiguares, manifesta o desejo de criar mais um bispado com terras desmembradas da arquidiocese. Expressa-se o nosso metropolita, no item 165 daquele documento: “Iniciar o processo de criação de uma nova diocese para melhor atender as necessidades específicas das regiões pastorais.” Referiu-se a um ponto fundamental: a especificidade das microrregiões. A paróquia de São João Batista de Assú canonicamente pertence à diocese de Mossoró. Caberá, portanto, a seu bispo pleitear aconstituição de uma nova igreja diocesana. Para tanto deverá ter o assentimento dos titulares de outros bispados, caso algumas das paróquias de suas jurisdições venham a integrar a futura circunscrição.

Desde 2001, tenho me manifestado sobre o assunto, em artigos publicados nos jornais: A Verdade, Jornal de Hoje e Tribuna do Norte. Atualmente, a densidade demográfica das dioceses potiguares (1, 1 milhão de hab.) supera a média nacional (750 mil). Caso sejam criadas mais duas sedes episcopais no RN, resultaria numa média de setecentos mil habitantes por circunscrição eclesiástica. De acordo com estudos do Vaticano, o ideal em população para uma diocese é não ultrapassar quinhentos mil habitantes. É relevante também o fator da distância. Por exemplo, São Rafael dista 220 km da sede arquidiocesana. “Não há quem não compreenda quão útil seja para as igrejas demasiado extensas a divisão em novas dioceses”, escreveu São Paulo VI, na Bula “Quantum conferat”, erigindo a diocese de Jundiaí (SP).

Assú é polo regional, em torno do qual gravitamvários municípios. Sua vocação de liderança manifesta-se no comércio, na indústria, atividade agropastoril, fruticultura e oferta de serviços. Trata-se de um centrocultural e acadêmico com instituições de ensino públicas e particulares de nível fundamental, médio e superior. Acolhe muitos funcionários de empresas sediadas em municípios vizinhos, tendo a vida familiar, social, financeira e religiosa voltada para “a terra dos poetas”. Esta possui hoje uma população (58 mil) cinco vezes maior que a de Caicó, ao se tornar bispado e quase o triplo de habitantes de Mossoró, quando constituída em sé episcopal. Natal, ao ser alçada à condição de bispado, tinha menos de trinta mil pessoas. Disse Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

Chuvas e bloqueio na BR-304 vão interferir em preços nos supermercados do RN, diz Assurn

O desabamento da ponte na BR-304, na altura do município de Lajes, vai acarretar no aumento dos preços nos supermercados no Rio Grande do Norte. A informação é do presidente da Associação dos Supermercados do estado (Assurn), Mikelyson Góis. O motivo será o aumento do frete e a consequente dificuldade no abastecimento de certos produtos.

Segundo o presidente da Assurn, não é possível apontar qual será o encarecimento percentual dos produtos, já que o frete varia de acordo com o produto, com a forma como os supermercadistas fazem a compra e a periodicidade das entregas. Contudo, a tendência é que os pequenos comerciantes sintam mais os reflexos, já que os pequenos fornecedores, em tese, também sentem mais os efeitos do aumento das distâncias (e consequentes custos) para os fretes.

“Não sei mensurar quanto vai ser o impacto, mas que vai, vai. Principalmente porque aquela área de Mossoró e cidades vizinhas são produtoras de muitas frutas e compramos de lá. Então, com as chuvas, há área de alagamento e já prejudica a produção, havendo a diminuição da oferta e naturalmente já afeta nos preços. Sem contar nem com a logística. Com a interrupção, será um desvio de mais de 100km, então tudo será levado em conta. Talvez não hoje ou amanhã, mas nessa semana haverá a diferenciação nos preços desses produtos”, explicou o presidente da Assurn.

Além do grave ocorrido em Lajes, as intensas chuvas deixaram diversas pessoas ilhadas em várias partes do Estado. O helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipes dos bombeiros removeram famílias ilhadas em comunidades rurais de Santa Cruz. Levantamento da Defesa Civil, com base em dados enviados por prefeituras até o fim da tarde desta segunda-feira, mostravam que pelo menos 37 pessoas estavam desalojadas em Currais Novos, outras 22 pessoas isoladas em Apodi, e 11 em Santa Cruz. Em São Miguel, no Alto-Oeste potiguar, havia 600 pessoas isoladas, e outras 1.800 em Coronel Ezequiel, onde as aulas foram suspensas.

Boa parte dessas pessoas isoladas, no município, é composta por estudantes que ficarão sem acesso às escolas. Em Assu, 200 pessoas isoladas numa comunidade próxima ao açude Mendubim. Em Paraú, 40 pessoas isoladas na comunidade do Alagamar devido à sangria do Açude Beldroega.

Reconstrução
A reconstrução da ponte que desabou com a força das águas na BR-304 no município de Lajes, a 145 km de Natal, deve demorar alguns meses e o Ministério dos Transportes anunciou que fará um desvio temporário dentro da própria rodovia para retomar o fluxo na BR, além de decretar emergência para auxílio ao Rio Grande do Norte. As chuvas do fim de semana de páscoa chegaram a deixar várias pessoas ilhadas em diversas regiões do Estado, sendo necessário o uso de helicópteros para resgate.

“Nós vamos fazer uma contratação emergencial para construção da ponte, a fim de que a gente abrevie o prazo. Além disso, nós vamos no curto espaço de tempo promover um desvio pela própria BR-304”, explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho, em uma live no final da tarde. Acerca do desvio, no entanto, não foram ditos prazos para início e fim da obra.

A ponte sobre o rio Bom Fim colapsou no último domingo após as fortes chuvas elevarem o nível do rio que passava sob o equipamento. Com a destruição da ponte, o trecho na BR-304 ficou interditado desde então. Rotas alternativas foram divulgadas para os motoristas e demais condutores nesta segunda-feira. O ministro anunciou ainda que fará visita ao Rio Grande do Norte nos próximos dias para fazer entrega de trechos da Reta Tabajara e vai aproveitar para acompanhar a situação da BR-304 em Lajes.

“As equipes do Dnit já trabalham no projeto para construção emergencial de uma nova ponte e estão monitorando as demais estruturas existentes na rodovia. Em paralelo, visando garantir a trafegabilidade dos usuários da rodovia, foram elaboradas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Governo do RN, rotas alternativas ao trecho interditado”, acrescentou o ministro Renan Filho.

Chuvas superam 100mm e açudes sangram

As chuvas no feriadão foram intensas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os maiores acumulados registrados no Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), no período entre as 7h15 da sexta-feira (29/03) até o mesmo horário desta segunda-feira (1/04) ocorreram em Luís Gomes (Oeste Potiguar) 178,4 mm, Parnamirim (Leste Potiguar) -150 mm, em São Pedro(Agreste Potiguar)-125mm. Em Luís Gomes e Severiano Melo, ambos no Oeste Potiguar, choveu de ontem para hoje, 99,1mm e 80,8mm, respectivamente.

“As recentes chuvas foram ocasionadas pela atuação da Zona de Convergência e pelo aquecimento que ainda está acontecendo sobre as águas do Oceano Atlântico, que estão liberando muita umidade e essa umidade está entrando na Zona de Convergência e com isso há a formação de nuvens com chuva. A previsão para semana é de continuidade das chuvas, principalmente concentradas entre os dias 2 e o dia 5 de abril em todas as regiões aqui do estado”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

As chuvas fizeram com que três açudes no interior do Estado transbordassem. Um deles foi a barragem Mendubim, localizada em Assú, com capacidade para 77.600.250 m³, atingiu 100% da sua capacidade neste domingo, 31 de março. O açude público de Riacho da Cruz, com capacidade para 9.604.200 m³, também chegou a 100% da sua capacidade ontem. Já o açude Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, começou a sangrar no último sábado, 30 de março.

Outros reservatórios monitorados pelo Igarn que continuam com 100% da sua capacidade, são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto; e Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz.

Desvios
Sentido Natal – Mossoró
Rota 1: BR-226/RN, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Assú, acessando a BR-304, em direção a Mossoró;

Rota 2: BR-406/RN até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304/RN (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

Sentido Mossoró – Natal
Rota 3: Saindo pela BR-304/RN e acessando a RN- 118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau ingressar na BR-406/RN, em direção à capital Natal;

Rota 4: BR-304/RN, acessar RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226/RN;

Rota 5: Sair pela BR-110/RN e pegar a BR-226 até Natal;

Rota 6: Santana dos Matos saída única via Jucurutu na BR-226/RN.

Fonte: Dnit

Caern divulga dados de medição da manhã desta terça-feira (2) no Gargalheiras; veja quanto falta pra sangrar

Foto: reprodução

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) divulgou dados oficiais do Açude Gargalheiras nesta terça-feira (2). Com grande expectativa pela sangria, que não ocorre há 13 anos, o dado divulgado consolida o que foi acompanhado de maneira extraoficial ao longo de toda a segunda-feira.

Segundo medição feita às 6h, o manancial está com 89% de sua capacidade, faltando 60 centímetros para transbordar. São 39,6 milhões de metros cúbicos, pouco mais de 6 milhões de metros cúbicos a mais do que o registrado na mesma medição no dia anterior.

Blog do Anthony Medeiros

PF prende ex-deputada federal que estava foragida

Créditos: Câmara dos Deputados
Crédito: Câmara dos Deputados

A Polícia Federal prendeu, na segunda-feira (1º), a ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, que estava foragida da Justiça. Segundo a PF, a prisão é decorrente de investigações que remetem ao ano de 2006, à Operação Sanguessuga, também conhecida como Máfia das Ambulâncias, deflagrada para desarticular um grupo criminoso formado por parlamentares e empresários que fraudavam licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, ao menos, 20 estados.

Carvalho, de 72 anos, foi condenada pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com pena de nove anos de reclusão. A ex-deputada ocupa, atualmente, o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A prisão ocorreu na própria secretaria, segundo a PF.

Após a formalização da prisão, ela foi levada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos de praxe. De lá, Carvalho será encaminhada ao Instituto Médico Legal para a realização de exame de corpo de delito, e posteriormente ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça, conforme informou a PF.

www.diariodobrasilnoticias.com.br

VÍDEO: São Gonçalo do Amarante inaugura o Centro Especializado em Reabilitação (CER III)

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou, nesta segunda-feira (01), a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), um serviço essencial voltado para o cuidado da Pessoa com Deficiência. O CER será uma peça fundamental na Rede de Atenção à Saúde do território, oferecendo diagnóstico, tratamento e adaptação em três modalidades de reabilitação: auditiva, física e intelectual.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, expressou sua satisfação com a inauguração que é aguardada há anos: “Este centro, que já possuía prédio e equipamentos, foi utilizado como hospital de campanha durante a pandemia, mas nunca antes foi entregue à população como CER. Graças ao esforço conjunto com o Governo Federal e a dedicação da Secretaria Municipal de Saúde, finalmente estamos entregando esse importante serviço à nossa cidade.”

O CER III de São Gonçalo do Amarante iniciará suas atividades logo após a inauguração, operando de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas. O acesso aos serviços será regulado pelo Sistema SUS Digital, abrangendo Avaliação Global, Terapias Individuais e Coletivas, Atendimento em Consultórios, além de instalações como Ginásio de Esporte, Ginásio de Fisioterapia e Hidroterapia, entre outros.

Renata Nascimento, Secretária Municipal de Saúde, enfatizou a importância das especialidades e dos serviços oferecidos pelo CER III: “Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, composta por profissionais especializados em diversas áreas, incluindo fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e médicos de diversas especialidades, nosso objetivo é proporcionar um atendimento completo e personalizado. Além disso, com acesso regulado pelo Sistema SUS Digital, garantimos uma maior eficiência e transparência no agendamento e acompanhamento dos serviços.

Estima-se que, ao atingir o pleno funcionamento, o CER III de São Gonçalo do Amarante atenderá aproximadamente 550 pessoas por mês. Essa expectativa reflete o compromisso do centro em oferecer suporte e assistência abrangentes para o município.

Confira o vídeo abaixo!