Polícia Civil conclui investigação sobre morte do prefeito “Neném Borges”

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte está realizando uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (26) para divulgar informações cruciais sobre a investigação e a autoria do assassinato de Joseilson Borges da Costa, conhecido como “Neném Borges”, prefeito de São José de Campestre. O crime ocorreu em 18 de abril de 2023. A investigação, marcada por sua complexidade, foi concluída ao longo da semana, e as autoridades confirmaram a identificação do responsável pelo homicídio.

Os detalhes do crime estão sendo divulgados na Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), localizada no Centro Administrativo, no bairro Lagoa nova, em coletiva de imprensa que iniciou às 11h30. A coletiva tem o objetivo de fornecer detalhes substanciais sobre o desfecho da investigação, revelando informações sobre a autoria do crime que chocou a população de São José do Campestre. Mais detalhes serão divulgados em breve.

RELEMBRE O CASO: 

Neném Borges estava em casa com mais cinco pessoas quando um homem armado invadiu a residência e efetuou pelo menos três disparos. O prefeito não resistiu e morreu na hora.

A mensagem do presépio

Padre João Medeiros Filho

Celebramos os oitocentos anos da criação do presépio, idealizado por São Francisco de Assis, em dezembro de 1223. Dele emanam lições de humildade, despojamento, pureza, harmonia, silêncio, paz, convite à reflexão. Em 2019, o atual Sumo Pontífice escreveu uma Carta Apostólica, intitulada “Sinal admirável”,enaltecendo a manjedoura, como catequese e representação iconográfica dos primórdios do cristianismo. No presépio, manifesta-se o sentido do mistério da encarnação do Verbo. No Natal, o Infinito e o terreno se encontram, o Eterno e o efêmero se unem, exprimindo a inefável bondade do Onipotente. Na manjedoura proclama-se a incomensurável ternura de Deus pelo homem. Cabe lembrar a riqueza da tradição de armar presépios, preparando a vinda do Salvador. Isso favorece à contemplação do berço de Cristo, do qual emerge a essência do Evangelho. É preciso ter um olhar orante, ao se deparar com a imagem do Menino. Nele efluia inarrável manifestação do perdão divino.

É comovente recordar a cena descrita pelo evangelista Lucas: [Maria] “envolveu-o em faixas e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2, 7). A palavra presépio, em latim “praesepium”, significa manjedoura, gamela, cocho,posteriormente passando a ter a acepção de curral, estábulo. Quando veio ao mundo, o Filho de Deusencontrou lugar apenas numa estrebaria, onde pastavam os animais. Eis a ingente humildade de Cristo. Isso inspirou o “Poverelloa reconstituir o cenário do Natal. Eleconvidou pessoas do lugarejo de Greccio para descrever,de forma viva, o nascimento de Jesus. A ideia era retratar a simplicidade do Salvador e as dificuldades encontradas em Belém por Maria e José para acolher Jesus recém-nascido. A Criança foi reclinada na palha entre os animais. Até hoje, o mundo não compreendeu ainda a dimensão, o verdadeiro sentido da vinda de Cristo e não sabe abraçá-Lo.

Mister se faz olhar para a figura do Menino e descobrir a grandeza do Amor infinito do Pai. Daquela Criança brota uma força capaz de despertar uma espiritualidade, que enleva mentes e comove corações a fim de compreender um Deus, que se humilha numaclemência redentora, aceitando a condição humana. Cristo, Caminho, Verdade e Vida (Jo 14, 6) vem como irmão, oferta suprema do Pai à humanidade. A chegada do Menino oferece-nos oportunidades de trilhar novos rumose motivos para dedicarmo-nos aos outros. Trata-se de uma postura que contribui para redimir nossos pecados. A pobreza do lugar no qual Jesus nasceu, retratada nopresépio, é impactante, aturdindo o homem, combatendo sua presunção e orgulho. Mostra que o despojamento encerra ensinamentos inspirados na benevolência divina, fundamentais para saber doar-se. A presença dos Magos aponta a sabedoria se curvando diante do Salvador, que nos incita a buscar o caminho que conduz à Verdade e à Paz.  

Muitas são as lições do presépio. O céu estrelado nosilêncio da noite faz pensar na escuridão que envolve o nosso interior, quando despido da graça sobrenatural. Ao mesmo tempo, permitir-nos-á reconhecer a luz da presença celestial que não abandona o homem. Deus ajuda cada um de seus filhos a encontrar respostas aos problemas que inquietam o coração. A pedagogia da manjedoura poderá ajudar a sociedade a superar as contradições degradantes. Ensina a vencer obstáculos e encontrar soluções, permitindo abrir os corações à fraternidade para enfrentar melhor as situações de exclusão. Cristo renova o mundo decaído, pois é a única saída para recuperar o esplendor do Amor.  

Somos chamados a admirar o presépio na beleza de sua mística e arte para vivenciar a espiritualidade natalinacom um fulgor maior que o brilho das cores e enfeites desta época do ano. Nos apelos transmitidos pela manjedoura está o da preocupação com as periferias humanas e interiores, proclamando o carinho do Criador. O desapego, ali transmitido e ensinado, contribui para que resistamos à ilusão de buscar felicidade naquilo que é fugaz. Neste tempo do Natal, importa olhar Jesus Meninopara cultivar pela oração a beleza da generosidade redentora. Armemos presépios em nossos corações, deixemonos inundar pela graça divina, seguindo Aquele que sendo Deus, despojou-se de tudo, assumindo a pequenez humana (cf. Fl 2, 6). Possamos todos “encontrar Maria, José e o Recém-nascido, na singeleza damanjedoura [de nossos corações]” (Lc 2, 16).

Investigado, grupo chinês desiste de suposto negócio de R$ 9 trilhões na Paraíba

Reprodução
Em entrevista a Folha de São Paulo, nessa segunda-feira (25), o chinês Jianing Chen, líder do grupo asiático, que prometeu investir R$ 9 trilhões no município de Mataraca, no litoral norte, informou que desistiu do negócio. Pelo menos na Paraíba. Com o Ministério Público de olho e após o vice-cônsul da China no Recife, He Yongwei,  declarar que o suposto negócio pode ser uma fraude, Chen diz que vai investir em “outro projeto de investimento maior em outro estado do Brasil”.

Questionado de onde a empresa tiraria R$ 9 trilhões, Chen afirmou que, “quando o projeto começar, vocês vão ver quais consórcios de investidores estão envolvidos”, antes de emendar com um provérbio: “Grilos de verão não podem falar sobre o gelo, e sapos de poço não podem falar sobre o mar.” E quantos funcionários trabalham na Brasil CRT hoje? “Venha ver quantos trabalhadores estarão em nosso canteiro de obras no próximo ano. Certamente isso irá satisfazê-lo”, foi a resposta dos chineses.

Que experiência em construção a empresa tem? “Os consórcios estão envolvidos em milhares de grandes projetos de construção internacionais. Quando você olha para baixo de um voo internacional, muitos dos grandes edifícios podem ter a presença do consórcio.” O ousado projeto anunciado pelos chineses custaria quase o PIB do Brasil, em 2022, e é 450 vezes o Orçamento de R$ 20 bilhões, da Paraíba, previsto para 2024, de acordo com LOA enviada à Assembleia Legislativa. Já o balanço bilateral China-Brasil de 2023 é só 844 bi reais.

Fonte: www.blogdobgpb.com.br

O sorriso de minha mãe e as crianças de Gaza

Jovens palestinos protestam contra a guerra na Faixa de Gaza em 24 de dezembro, na Cisjordânia. Foto: Hazem Bader/AFP

Se, hoje, o menino Jesus nascesse de novo, em Belém, certamente seria morto por um ataque covarde
Por Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay

“Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente” – William Shakespeare

Nunca gostei do Natal. Não me emociona o clima e, muito menos, sinto-me envolvido pelas histórias que compõem o imaginário dessa data que, para muitos, é tão especial. Respeito e faço todo o ritual para estar de acordo com os que, verdadeiramente, vivem o espírito natalino. Muito novo ainda, um primo fez questão de me contar que não existia Papai Noel e essa revelação afastou um pouco a ilusão e a magia. À época, meu pai estava muito sem grana e se endividou para comprar presentes para os filhos. Passei, mais do que nunca, a não entender muito o que era realmente a festa de Natal. Mas minha mãe fazia presépios lindos: um papel que imitava pedra e grutas, colocava até um aquário para parecer um lago com peixe e tudo. Nessas horas, até achava que meu primo estava me sacaneando e que o Papai Noel iria entrar, a qualquer momento, pela chaminé. Mas a gente não tinha chaminé, o que talvez explicasse a ausência do velhinho.

A proximidade do Natal, com o frenesi de compras, distanciou-me da sensação de que eu, quase infantilmente, julgava ser o que deveria incorporar o puro espírito natalino. A chegada dos filhos e a velhice de minha mãe transportaram-me para a doce ilusão de uma festa com a sensação de estar vivendo o fraternal sentimento que justificasse a magia do Natal. Peguei-me comprando dúzias de presentes para minha velha mãe e, sem nenhuma culpa, curtia muito o ato, nada cristão, de ajudá-la a abrir as caixas que eu fazia questão de enfeitar com laços e fitas.

O sorriso dela era o que, de mais próximo, sentia e identificava como a presença do menino Jesus. Lembro-me do presépio, no qual ela colocava um berço vazio, 30 dias antes da noite do nascimento, e todos os filhos e primos tinham que acomodar uma palha para dar conforto para o bebê quando ele nascesse. Mas só podia colocar uma palha quem tivesse feito uma boa ação. Com esse espírito, o Natal tinha outra sensação, que não a troca de presentes.

Para quem acredita, e tem fé, é quase inevitável não pensar no nascimento de Cristo em Belém. Neste ano, não houve festa na cidade palestina de Belém, na Cisjordânia. No local onde se construía uma enorme árvore de Natal, foi exposta uma grande bandeira da Palestina e uma faixa: “Os sinos de Natal de Belém tocam para um cessar-fogo em Gaza”.

Contudo, parece que Deus não ouviu o apelo. Na noite de 24 de dezembro, pouco antes da meia-noite, Israel atacou um campo de refugiados em Maghazi, no centro de Gaza, causando mais de 70 mortes. Foram várias mulheres e crianças, como tem sido a regra. É um plano de extermínio e de genocídio de um povo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 160 crianças são mortas por dia em Gaza. Todos os dias. Significa uma morte a cada 10 minutos. Com números não confiáveis, pois, certamente, deve ser muito maior, calcula-se que mais de 6.000 crianças palestinas foram assassinadas pelo exército israelense.

O número de bombardeios israelenses em Gaza é o maior de todos os tempos e superou a ofensiva americana contra o Estado Islâmico. Quase metade das bombas é lançada sem um alvo específico, não são guiadas. São as chamadas bombas burras. São evidentes as violações aos direitos humanitários internacionais. E acumulam-se os crimes de guerra. Por isso, tantas crianças mortas. É genocídio mesmo.

A manhã dessa segunda-feira 25 de dezembro, como noticiado, também foi marcada por violência e sangue: Israel atacou o campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada, incluindo a cidade de Belém, considerada o local onde Jesus nasceu.

Há um mês, o Estado de Israel comentou, eufórico, que, até aquele momento, já haviam lançado mais de 12 mil bombas em Gaza – um território de 25 milhas de comprimento onde habitavam mais de 1 milhão de jovens e crianças. Se, hoje, o menino Jesus nascesse de novo, em Belém, certamente seria morto por um ataque covarde. Israel teria conseguido realizar o plano de Herodes e não teríamos noites tristes de Natal.

Remeto-me ao poeta Vinícius de Moraes, no Poema de Natal:

“Pois para isso fomos feitos:

Para a esperança no milagre

Para a participação da poesia

Para ver a face da morte –

De repente nunca mais esperaremos…

Hoje à noite é jovem; da morte, apenas

Nascemos, imensamente.”

Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay
Advogado.

Fonte: www.cartacapital.com.br

Natal das Crianças lota Parque Aristófanes Fernandes

Foto: Ana Amaral e Ney Douglas
A Prefeitura de Parnamirim promoveu no último sábado, no Parque Aristófanes Fernandes, o tradicional Natal das Crianças de Parnamirim. O evento reuniu milhares de famílias em uma tarde de muita alegria para criançada.
Após abertura dos portões, as crianças foram recebidas por diversos personagens infantis como Pato Donald e Margarida, Clara e Quebra Nozes, Olaf do desenho Frozzen, personagens natalinos e muitos outros. Além disso, tiveram acesso ao parque de diversões com cerca de 30 brinquedos e espaço para desenhos natalinos e pintura do rosto. 

No palco houve o espetáculo Encanto de Natal, do Grupo Poct Show Cia Encantus; as apresentações artísticas de Jamily e a Caixinha de Música; e ainda a Mostra Artística da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) que contou apresentações cênicas, de dança e e de música. 

Entre os momentos mais esperados estava a chegada do Papai Noel que foi recebido pelo prefeito Rosano Taveira; a primeira-dama e secretária da SEMAS, Alda Lêda Taveira; o chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, entre outras autoridades municipais. A Festa também contou com sorteio de bicicletas, patinetes, skates e outros brinquedos e todas as crianças recebera lanches.

A moradora de Nova Esperança, Maria Cristina de Oliveira, trouxe seu filho de quatro anos e elogiou a programação. “Gostei muito, a festa está organizada, muito bonita, meu filho gostou muito do parque e da bola que ganhou de presente” afirmou. 

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Juliana Grace)
Fotografias de: Ana Amaral e Ney Douglas

Jovem morre ao voltar de festa e sofrer acidente na RN-118

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um trágico acidente resultou na morte do jovem Arian Júnior, natural de Parelhas. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), em um trecho da RN-118, na zona urbana de São Rafael, próximo ao cemitério público da cidade.

A versão inicial aponta que Arian Júnior perdeu o controle do carro que dirigia, colidindo violentamente contra um poste de iluminação e capotando. Infelizmente, o impacto resultou na morte imediata, com o jovem ficando preso às ferragens.

Testemunhas no local relataram que Arian Júnior participou de uma festa natalina em Jucurutu durante a noite, um evento tradicional que atrai público de diversas partes do Rio Grande do Norte. Um amigo da vítima, presente na festa, compartilhou que planejava retornar a São Rafael com Arian Júnior, mas foi impedido por outro conhecido, optando por retornar de carro de linha.

Ao chegar em São Rafael, a notícia do acidente chocou os amigos, que reconheceram Arian Júnior no local do acidente. 

Bombeiros foram acionados para resgatar o jovem das ferragens, aguardando a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) de Caicó.

Nas redes sociais, moradores de São Rafael lamentam a perda.

Arena das Dunas vai receber jogo do Flamengo pelo Campeonato Carioca

Rubro-Negro vai encarar o Audax Rio na Arena da Amazônia, em Manaus; o Nova Iguaçu no Estádio Almeidão, em João Pessoa; e a Portuguesa-RJ na Arena das Dunas, em Natal. Na capital potiguar, o Flamengo vai jogar no dia 27 de janeiro, válido pela 4ª rodada, às 18h10.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

São Gonçalo realiza a tradicional Festa de Natal das Crianças

Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou no último sábado a Festa de Natal das crianças, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania. Cerca de 400 crianças das comunidades de Coqueiros, Santo Antônio, Padre João Maria, Guajiru, Serrinha, Humaitá, participaram com muita alegria desse momento repleto de felicidade e carinho.

O evento contou com apresentação das crianças, papai Noel, show de mágica com o Palhaço Facilita, distribuição de lancheiras e outras atividades. Foi um momento muito especial e mágico, como o Natal deve ser.

Feliz Natal

Foto: Pixabay

Que neste Natal as famílias sintam ainda mais forte o significado da palavra “AMOR”. Que sejamos iluminados pelas luzes da paz, da união e da solidariedade, transformando os nossos dias em dias de felicidade. Que as festas natalinas sejam de fraternidade em todos os lares.

O Blog do GM deseja a todos os leitores um Feliz Natal e que Deus abençoe, em todos os sentidos, a vida de cada um.

Um presente para você e Patu

A primeira-dama Dayanny Dantas, da cidade de Patú, no oeste do estado, comandou o Sexto do Natal das Crianças da cidade. Acontece que tudo que ela faz, vira um buxixo político. Dayanny apareceu vestida de mamãe Noel, e alguns aliados e parte da oposição já começaram a especular que o nome da primeira-dama pudesse ser a candidata do prefeito Rivelino, para eleição de 2024. Mas o disse me disse, está em torno do estado civil de Dayanny com Rivelino para saber se ela está enquadrada nos impedimentos da legislação eleitoral.

Uma breve consulta à jurisprudência dos tribunais superiores, reflete que Dayanny estaria impedida por ser a atual companheira do gestor municipal, mas o recado já está nas ruas, principalmente depois desse look verde e vermelho da roupa da mulher do prefeito. Vale lembrar que, caso ela pudesse disputar o pleito com o apoio do nosso bigodão, seria praticamente imbatível. Que venha 2024!

Na reta final das compras, natalense busca ‘pechinchas’

A manhã de sábado (23) no Alecrim, polo principal do comércio de rua da capital potiguar, foi de movimentação intensa, com muita gente em busca das compras para o Natal. Para os comerciantes, a expectativa é de boas vendas, com incremento de até 10% no período. Já para os consumidores, a palavra de ordem era pechinchar para levar para casa produtos que se encaixassem no orçamento, apesar da correria dos último momentos antes da data natalina. Para atender ao público que costuma fazer compras de última hora, o comércio terá funcionamento diferente neste domingo (24).

O universitário Marcos Vinícius Cabral, de 22 anos, aproveitou o sábado para fazer as últimas compras. Ele foi ao Alecrim em busca de roupas para as festas do final de ano. “Quero comprar uma calça, uma bermuda e talvez um tênis. Espero gastar, no máximo, uns R$ 300. Estou pesquisando e vendo que os preços estão justos. Esta é a segunda loja que eu venho e acredito que o segredo é fazer essa pesquisa mesmo, embora o tempo esteja um pouco apertado. Por isso, inclusive, que preferi vim hoje [sábado] para adiantar, tanto por causa do grande movimento, como também porque quero que neste domingo, tudo esteja pronto para a ceia”, relatou.

A enfermeira Josuela França, de 42 anos e Jabelle Martiniano, de 15, também estavam em busca de roupas para o final do ano para a adolescente. Mãe e filha reconheceram que, diante da correria, sequer prestaram atenção nos preços. “Quero uma blusa e um short. Meu critério é comprar a peça que mais me agradar, até porque está uma correria grande. Mas, se Deus quiser vamos conseguir comprar tudo até o domingo”, disse Jabelle. “Fizemos muitas compras e, confesso que já perdi a noção do quanto gastamos”, acrescenta Josuela.
Para os comerciantes, a expectativa é de alta nas vendas. “Desde sexta o movimento aumentou muito. Estamos apostando em um crescimento nas vendas de 10% até este domingo. Antecipamos uma promoção que a gente, geralmente, só faz em janeiro, com descontos de 30% na loja. Então, nossa expectativa é boa”, afirmou Cleide Alves, gerente da das lojas Emanuelle.

Para o dono da Casa Sarmento, Denevaldo Sá, o aumento nas vendas deve chegar a 8%. “Estamos com movimento crescente. Entre esse sábado e domingo, nós acreditamos que serão dias expressivos de venda”, disse. Para garantir suporte a quem ainda precisa fazer as compras, o comércio contará com funcionamento estendido no domingo no comércio de rua.

Já nos shoppings e supermercados, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), a véspera do feriado será de horário reduzido. Na segunda-feira (25), as lojas não devem abrir. As informações da CDL para o domingo apontam que o comércio de rua, como é o caso do Alecrim, estará aberto de 8h às 17h, enquanto os shoppings devem encerrar as atividades às 19h.

Já os supermercados têm horários variados, com algumas redes fechando às 14h, 18h ou 19h. O consumidor deverá conferir essa informação diretamente com a unidade que costuma comprar. Enquanto isso, na segunda-feira, as lojas dos shoppings deverão estar fechadas, com funcionamento facultativo da praça de alimentação das 11h às 21h no Midway Mall, das 11h às 22h no Natal Shopping e Partage Norte Shopping. Na segunda, os supermercados e o comércio de rua não funcionam.

Tribuna do Norte

Juristas e bacharelas

Marcelo Alves Dias de Souza Procurador Regional da República Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL

Não apenas de homens “práticos” é feito o direito. Há também os juristas, numa acepção peculiar do termo, para designar os pesquisadores, doutrinadores, professores e estudantes dessa ciência. E eles têm também o seu devido espaço na literatura universal.

O enorme Honoré de Balzac (1799-1850), o “Napoleão das letras”, por exemplo, se apropriou de muitas coisas do direito: instituições (casamento, herança, falência, crime etc.), linguagem, cenas/dramaticidade e, por que não, de seus juristas. “A comédia humana”, herdeira do “Code Napoléon”, é pródiga em juristas. Aqueles imaginados pelo autor, claro. Mais de 50 “homens da lei”, todos com lugares especiais dentro da “Comédia”, como teria certificado Peirre-François Mourier, em “Balzac, L’injustice de la loi” (Michalon Editeur, 1996). E, mais curiosamente,  juristas de verdade, grandes nomes da França, alguns deles professores de Balzac na Faculdade de Direito de Paris, como Hyacinthe Blondeau (1784-1854), Louis-Barnabé Cotelle (1752-1827), Charles Toullier (1752-1835) e Raymond-Theodore Troplong (1795-1869) ou os famosos quatro “redatores” do Código, Jean-Étienne-Marie Portalis (1746-1807), François Denis Tronchet (1726-1806), Jacques de Maleville (1741-1824) e Bigot de Préameneu (1747-1825), que são citados ou aludidos pelo autor em seus romances.

Assim também o fez o gigante Miguel de Cervantes (1547-1616), o pai do “Dom Quixote de la Mancha” (1605). Grandes jurisconsultos são citados nas obras de Cervantes, anota Luis E. Rodríguez-San Pedro Bezares, em “Atmósfera universitaria em Cervantes” (Ediciones Universidad Salamanca, 2006). Por exemplo, “o nome de Justiniano é referido pela boca da personagem Redondo na comédia Pedro de Urdemalas, ainda que de forma grosseira. O mesmo se dá com os importantes juristas medievais Bartolo ou Baldo”. Em “La elección de los Alcaldes de Daganzo”, uma farsa, “num coro de músicos e ciganos, faz-se referência a Bartolo”. Há também “uma menção aos juristas Bartolo e Baldo em La tía fingida, atribuída por um tempo a Cervantes”.

De verdade ou fictícios, estudiosos e estudantes do direito também têm lugar, para além da literatura, no cinema. E aqui, no momento em que se discute o papel da mulher no sistema judicial brasileiro, com a controversa questão da inclusão do gênero como critério de promoções por antiguidade e merecimento na magistratura e no Ministério Público, faço referência ao popular filme “Legalmente loira” (“Legally Blonde”, 2001), adaptado do romance homônimo de Amanda Brown e estrelado pela engraçadíssima Reese Witherspoon.

Basicamente, quanto ao seu enredo, segundo o site em português do IMDb (Internet Movie Database), a patricinha Elle Woods, “uma rainha da irmandade da moda, é abandonada pelo namorado. Ela decide segui-lo para a faculdade de direito [no filme, a Harvard Law School]. Enquanto está lá, ela percebe que há mais nela do que apenas aparência”. “Legally Blonde” é um filme divertidíssimo. Foi sucesso de crítica e público. Ganhou uma sequência (“Legally Blonde 2: Red, White & Blonde”). Virou um musical, que, aliás, assisti em Londres. Adorei. Mas ele é também, sob a aparência de “bobinho”, bem mais do que isso.

Legally Blonde”, à sua maneira, representa um final rompimento com a tradição secular, no cinema, de os advogados (e outros operadores do direito) serem sempre personagens masculinos. Levando em consideração a completa ausência de mulheres advogadas em “I Am The Law” (1938), passando pelas personagens femininas de “Suspect” (1987), “The Accused” (1988), “Class Action” (1991) e “The Client” (1994), a onipresença feminina da personagem Elle Woods (interpretada por Reese Witherspoon) é um marco notável. Bem construído, por detrás da máscara de bobinho, “Legally Blonde”, com a vitória profissional da protagonista e a demonstração da hipocrisia e preconceito masculinos (e de Harvard), tem um forte apelo em favor da mulher. Representa, em certa medida, o espaço que o “sexo frágil” vem ganhando no mundo do direito. “Mesmo de salto alto e vaidosas, as mulheres terão sempre mais espaço daqui para frente”, foi o que me disse certa feita uma amiga querida.

Têm alguma ou bastante razão, o filme e a minha amiga.

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL

[VÍDEO] ASSUSTADOR: Cruzeiro com 400 pessoas a bordo é atingido por onda gigante e fica sem energia

Foto: reprodução

O cruzeiro norueguês MS Maud sofreu uma queda de energia após ser atingido por uma forte onda durante uma tempestade no Mar do Norte, na tarde de 5ª feira (21.dez). Segundo as autoridades, o navio, que transportava 400 passageiros e tripulantes, navegava entre as costas da Dinamarca e da Grã-Bretanha quando foi atingido pela onda.

Com o impacto, janelas foram quebradas, a energia do navio acabou e os sistemas de navegação e radares pararam de funcionar. O motor principal, no entanto, não sofreu danos, o que possibilitou que o cruzeiro se posicionasse para ser rebocado pela Alemanha. O navio foi levado para Bremerhafen, onde os passageiros puderam desembarcar.

 

A empresa HX, responsável pelo MS Maud, informou que, apesar do susto, nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido. “Em toda a frota, há protocolos operacionais completos em vigor e sempre priorizamos a segurança daqueles que estão a bordo. Nossa equipe está trabalhando para organizar a viagem de volta para casa para os passageiros”, disse.

 

Confira o horário de funcionamento do comércio neste fim de semana em Natal

Foto: Marline Negreiros/TV Ponta Negra

O Natal está chegando e no fim de semana que antecede as comemorações natalinas, o comércio de rua irá funcionar em horário especial. Além disso, os shoppings também terão o horário de funcionamento modificado. Confira abaixo como será o horário de funcionamento neste sábado (23) e domingo (24):

Comércio de rua

Centro da Cidade

23/12 – Funcionamento das 8h às 20h.

24/12 – das 8 às 17h

25/12 – Fechado

Alecrim

24/12 – Funciona das 8h às 14h.

25/12 – Fechado

Shoppings Centers

Praia Shopping

23/12 – Praça de Alimentação, a partir das 11h

Lojas e Quiosques, das 12h às 22h

*Facultativo das 9h às 10h e das 22h às 23h.

24/12 – Praça de Alimentação, das 11 às 18h

Lojas e Quiosques, das 10 às 18h

25/12– Praça de Alimentação, das 11h às 21h *FACULTATIVO; Lojas e Quiosques, FECHADOS.

26/12 – Praça de Alimentação, a partir das 11h

Lojas e Quiosques, das 12h às 22h *Facultativo das 9h às 10h e das 22h às 23h.

Cidade Jardim

23/12 – das 9h às 22h

24/12 – 9h às 19h

25/12 – Fechado (Abertura facultativa para lojas/quiosques de alimentação)

Partage Norte Shopping

23/12 – 10h às 23h

24/12 – 10h às 19h 25/12 – 11h às 22h, lazer e alimentação. Lojas e quiosques fechados

Shopping Cidade Verde

23/12 – Lojas diversas das 15h às 20h; Alimentação e lazer das 12h às 21h; Exceto Clínicas.

24/12 – Lojas diversas das 09h às 19h; Alimentação e lazer das 11hrs às 20hrs; Clínicas fechadas

25/12 – Apenas alimentação das 12h às 21h; clínicas fechadas

Natal Shopping

23/12 – 10h às 23h – Alimentação, Lojas e Quiosques 17h às 23h – Alpendre Cinema – Conforme programação

24/12 – 10h às 19h – Alimentação, Lojas e Quiosques 14h às 19h – Alpendre Cinema – Fechado Bodytech – Fechado

25/12 – Lojas e quiosques – Fechado Alimentação – Facultativo 11h às 22h

Cinema – Conforme programação Bodytech – Fechado

Via Direta

23/12 – Funcionamento normal das 9h às 21h

24/12 – Lojas, Box´s, Quiosques e Alimentação – 10h às 17h – Facultativo até as 18h

25/12 – Totalmente fechado

Midway Mall

23/12 – Shopping fecha uma hora mais tarde: das 10h às 23h

24/12 – das 10h às 19h.

25 /12 – Facultativo para Alimentação e Lazer, das 11h às 22h. Demais lojas fechadas.

Shopping 10

23/12 – 8h às 20h – Brilha Natal Fecomércio

24/12 – 8h às 14h

25/12 – Fechado

Éder Queiroz reafirma compromisso com o prefeito Taveira e diz que está fechado com o grupo da situação

O vereador do Litoral Éder Queiroz reafirmou, na bancada da Liberdade FM, o compromisso com o candidato do prefeito Taveira e disse que vai para a sua reeleição com a certeza do dever cumprido nesse primeiro mandato.

Ele apresentou uma folha de serviço prestado ao Litoral e destacou importantes obras que o seu mandato viabilizou junto ao executivo. Falou também sobre a segurança, mas o seu foco foi a saúde e mostrou preocupação com a relação das prefeituras de Nísia Floresta e Parnamirim, pois o hospital Márcio Marinho hoje está servindo muito mais aos cidadãos de Nísia Floresta.

O que também chamou atenção, foi o NÃO a ex-vereadora Sheila e o SIM ao ex-vereador Siderley Bezerra.

O posicionamento do vereador Éder Queiroz é aguardar o nome a ser lançado para a sucessão do Prefeito Taveira. O parlamentar acredita que esse será o fato novo na disputa eleitoral de 2024, pois todos os vereadores que já têm e os que tiverem apoio do Prefeito Taveira, terá que ter a postura pública em apoiar o nome do grupo.

Veja a entrevista na íntegra AQUI!

Confira mais fotos abaixo!