Prefeitura atende recomendação da Uern, Fecomércio e CDL e garante economia de 1,5 milhão para o MCJ

Por: Valéria Persali

A Prefeitura Municipal de Mossoró vai profissionalizar ainda mais o Mossoró Cidade Junina neste ano de 2024. Para isso, vai implementar, inclusive, recomendações apontadas pelas pesquisas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e pela Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio).

Um dos pontos altos da organização para este ano é a ampliação dos serviços a serem ofertados pela empresa contratada por licitação no gerenciamento do camarote na Estação das Artes que vai gerar uma arrecadação de no mínimo R$ 1.530.000.000,00.

Em relação ao valor investido pela empresa vencedora da licitação, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão e secretário interino da Secretaria de Cultura, Kadson Eduardo, destaca que a mesma investirá diretamente R$ 530 mil. Além da captação de recursos de patrocínio de no mínimo R$ 1 milhão.

“Ou seja, a contratação renderá ao Município mais de um milhão e meio de reais, enquanto em 2019, por exemplo, esse retorno foi de apenas R$ 34.150,00”, pontuou o secretário.

Com essa modalidade, a Prefeitura garante a economia de recursos e mais qualidade no serviço. O Município não terá gastos, como exemplo, com produção artística, videomonitoramento, cenografia de palco e camarim. O evento continuará sendo 100% público com acesso livre em todos os espaços.

A medida se destaca como ação para ampliação da profissionalização do evento, através da captação de recursos de patrocínio, como foi pontuado nas pesquisas apresentadas ao Município pela Uern, CDL e Fecomércio, e também como acontece em grandes eventos juninos como o São João de Campina Grande/PB e Caruaru/PE.

(Foto: Uern e CDL apresentam pesquisa sobre MCJ 2023 à Prefeitura de Mossoró)

 

Fonte: prefeitura de Mossoró

Programação dos blocos, orquestras e arrastões do Carnaval de Parnamirim 2024

Foto: Freepik

O Carnaval de Parnamirim 2024 começa nesta sexta-feira (9) com diversas atrações locais e nacionais fazendo a festa nos polos Pium e Pirangi. Confira a programação das orquestras de frevo e bandas puxando blocos pela cidade:

Sexta-feira (9)

19h – Bloco Timbu – ORQUESTRA DE FREVO DO VÉI DO SAX – Praça São Sebastião, Pirangi;

Sábado (10)

5h – PASSO DE ANJO BANDA DE FREVO – Rua Aurora, Pium;

12h – ORQUESTRA GVT NA FOLIA – Orla de Pirangi;

12h – Bloco Jape RT – ORQUESTRA DE FREVO DO CAJUEIRO – CT do América, Santa Tereza;

14h – ORQUESTRA DE FREVO DO VÉI DO SAX – Orla de Pirangi;

16h – Bloco As Viúvas de Judas Tadeu – ORQUESTRA DO PAPÃO – Praça São Sebastião, Pirangi;

19h – ORQUESTRA TROPICAL DE FREVOS – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

20h – PASSO DE ANJO BANDA DE FREVO – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

21h – Bloco Os Bocas de Álcool – ORQUESTRA GVT NA FOLIA – Nova Esperança;

21h – ORQUESTRA DE FREVO DO CAJUEIRO – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

Domingo (11)

12h – ORQUESTRA DO PAPÃO – Orla de Pirangi;

14h – ORQUESTRA TROPICAL DE FREVOS – Orla de Pirangi;

15h – Bloco Os Arrochados de Pium – ORQUESTRA DO PAPÃO – Pium;

19h – ORQUESTRA DO PAPÃO – Palco Pium;

20h – ORQUESTRA DE FREVO DO CAJUEIRO – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

20h – Bloco Pitanga na Folia – ORQUESTRA GVT NA FOLIA – Cajueiro de Pirangi;

21h – ORQUESTRA GVT NA FOLIA – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

Segunda-feira (12)

11h – ORQUESTRA TROPICAL DE FREVOS – Orla de Pirangi;

11h – ORQUESTRA DE FREVO DO VÉI DO SAX – Orla de Pirangi;

14h – ORQUESTRA GVT NA FOLIA – Orla de Pirangi;

16h – Bloco Pium na Folia e na Mundiça – ORQUESTRA GVT NA FOLIA – Pium;

16h – ORQUESTRA TROPICAL DE FREVOS – Promovec, Cotovelo;

18h – ORQUESTRA DE FREVO DO VÉI DO SAX – Cajueiro de Pirangi;

19h – ORQUESTRA TROPICAL DE FREVOS – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

20h – Bloco Boi na Vara – ORQUESTRA DE FREVO DO CAJUEIRO – Praça São Sebastião, Pirangi;

20h – ORQUESTRA DE FREVO DO VÉI DO SAX – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

21h – PASSO DE ANJO BANDA DE FREVO – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

Terça-feira (13)

16h – Bloco Sementinha de Esperança – PASSO DE ANJO BANDA DE FREVO – Praça São Sebastião, Pirangi;

16h – ORQUESTRA DE FREVO DO CAJUEIRO – Orla de Pirangi;

19h – ORQUESTRA DE FREVO DO CAJUEIRO – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

20h – ORQUESTRA DE FREVO DO VÉI DO SAX – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

21h – ORQUESTRA TROPICAL DE FREVOS – Av. Márcio Marinho, Pirangi;

Quarta-feira (14)

11h – Bloco das Vassourinhas – ORQUESTRA DO PAPÃO e PASSO DE ANJO BANDA DE FREVO – Praça São Sebastião, Pirangi.

Assessoria de Comunicação de Paramirim (Joel Câmara)

Urgente: mais um advogado sofre atentado no RN

Depois do caso da advogada Brenda Oliveira, que viralizou em todo o Brasil, o Rio Grande do Norte acaba de registrar o que pode ser mais um atentado contra um advogado em pleno exercício da sua profissão. Desta vez, a vítima é conhecida como José Arthur, advogado criminalista, que sofreu uma tentativa de homicídio, no final da tarde desta sexta-feira (9), na estrada que de Cajupiranga. 

Segundo informações de Jefferson Nascimento, do SOS Policial, o defensor estava com um amigo no veículo, quando foi abordado por dois homens em uma moto. A dupla emparelhou com o carro de José Artur e atirou várias vezes contra o veículo dirigido por ele. 

O advogado perdeu controle do carro e acabou batendo numa placa. A dupla fugiu. 

Segundo informações colhidas pela Polícia Militar, até o momento, não há informação de que a dupla da moto tenha anunciado um assalto. Eles foram, aparentemente, com a intenção de executar o advogado, mas não conseguiram. 

José Artur foi socorrido e levado para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Idema pedirá ajuda à União para fiscalizar acesso ao Morro do Careca

Foto: Sandro Menezes

As fiscalizações em torno do Morro do Careca, que devem coibir o acesso à duna, classificada como Zona de Proteção Ambiental (ZPA) em 1997, estão a cargo do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e da Guarda Municipal de Natal (GMN), que se revezam para impedir a subida até a duna.

A questão é que essa fiscalização acontece somente das 8h às 13h, com o BPAmb, e das 13h às 18h, com a GMN. Na noite da última terça-feira (6), um incêndio atingiu a vegetação do morro, que é o principal cartão-postal da cidade.

A Tribuna do Norte procurou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) para entender como funcionam as fiscalizações. O órgão explicou que, por decisão judicial, há uma decisão de “guarda compartilhada” para a preservação da duna. A proibição de circulação de pessoas no local para evitar a erosões é de 1997, mas somente em 2004, o Ministério Público Federal (MPF) determinou o policiamento ostensivo na região. A intervenção do órgão federal se deu porque a área pertence à União.

O Idema disse que está em conversas informais com a Aeronáutica, responsável pela área, para que a União auxilie na fiscalização, o que deve ampliar o patrulhamento na região. A ideia é oficializar o pedido nos próximos dias.

Tribuna do Norte

Mídia 24 horas: vai dar merda!

operadores de mesa em estúdio de TV

O mundo mudou muito em, relativamente, pouco tempo. Sou de uma época em que, telefonar para uma pessoa fora da sua cidade, significava ir à sede da telefônica solicitar uma chamada e esperar às vezes por horas a ligação completar. A funcionária que trabalhava coordenando as chamadas sabia tudo da vida de todos. Era preciso falar alto, quase gritando. Pelo menos não havia como grampear as mensagens, até porque elas não existiam.

Todos liam jornais e era prazeroso ver matérias nas quais se percebia a cuidadosa pesquisa do tema. Em Paris, a gente tinha que ir até uma sede da Varig para ler os periódicos de 2 ou 3 dias atrás. E lia Jornal do Brasil. Eram momentos prazerosos e cada um, claro, tinha seus jornalistas preferidos.

Eram um luxo os cadernos de cultura e literatura. A gente era feliz e sabia. E que dádiva, na minha cidade no interior de Minas Gerais não havia televisão. A 1ª que chegou foi instalada na praça principal e um funcionário da prefeitura abria uma caixa onde ela ficava, trancada com cadeado, e ligava das 20 às 22 horas. Quase nunca dava para ouvir, era ótimo.

Depois de um tempo, já advogando, a grande importância eram as revistas de finais de semana. Os repórteres trabalhavam dias, eventualmente semanas, num determinado tema. As revistas fechavam a edição na 6ª feira e as matérias não ficavam velhas. Podiam ser maturadas.

Lembro-me de uma vez que, numa 5ª feira à noite, recebi telefonema do chefe de Redação da Veja querendo entrevistar um cliente. A reportagem iria sair, mas ele, sério e competente, queria ouvir o outro lado, não só pro forma. Eu disse que deixaria meu cliente falar, interessava para o caso, desde que fosse a capa. Ele retrucou que a capa já estava fechada. Disse, então, que não teria a entrevista. Na madrugada, viajamos para o Rio de Janeiro e meu cliente foi capa, com falas que interessavam à defesa. Jogo jogado.

Sempre respeitei muito a imprensa e, em cada caso importante que tinha apelo midiático, cuidava de me dedicar 2 ou 3 horas para falar com os jornalistas. Faz parte da defesa expor sua tese. Deixar o cliente sangrar sem ter o outro lado favorece o massacre midiático e a pré-condenação. Depois, resolvi criar uma lista de transmissão no WhatsApp com 800 nomes de profissionais: uma nota técnica me poupa 3 horas de trabalho.

Certa vez, o dono de um grande grupo de comunicação resolveu proibir que meu nome fosse veiculado em seus jornais. À época, estava advogando em relevantes processos, recordo-me de ter saído 2 entrevistas minhas no mesmo dia no Jornal Nacional, mas, no tal grupo, a menção era “segundo o advogado”, sem citar meu nome. Os jornalistas de lá me entrevistavam, às vezes constrangidos, mas se rendiam à censura do dono.

Passados 2 anos, o empresário me chamou para conversar e o diálogo foi hilário. Ele me disse, propondo um acordo: “Faz 2 anos que meus jornais não citam seu nome.” Respondi: “Sério? Não notei. Nunca leio nada do seu grupo!”. Mais 2 anos sem ser citado. Lembrando-nos do grande Victor Hugo:

“Aquilo que causa a noite dentro de nós também pode deixar estrelas”.

Hoje, o mundo mudou e, obviamente, a mídia também. Recordo-me de quando recebi a informação de que seria inaugurada a GloboNews, que contaria com 24 horas de notícias. Uma amiga me ligou dizendo que seria uma das jornalistas. Eu avisei: “vai dar merda!”.

Ela fez um belo trabalho e a mídia ao vivo virou uma febre. Muitas vezes, sem tempo para investigar, a sede do “furo” continua pautando as redações. Alguns programas, que duram horas, são como bate-papos informais de botequins, uma prazerosa conversa na qual as opiniões são a tônica e ditam verdades, por vezes, sem nenhum contato com a realidade. Talvez, por isso, os mais jovens não acompanhem nunca os programas de televisão.

Nesta semana, a imprensa divulgou, fartamente, e não poderia ser diferente, a decisão (PDF – 169 kB) do ministro Dias Toffoli que determinou a abertura de uma investigação sobre a ONG Transparência Internacional –que de transparência só tem o nome. O nível de desconhecimento de grande parte das reportagens assustou.

Em um 1º momento, jornalistas com grande alcance midiático afirmavam que ele havia determinado a apuração de ofício. De maneira criminosa, diziam que o despacho era uma retaliação. Quase ninguém se preocupou em realmente averiguar e entender o contexto. As viúvas da Lava Jato se alvoroçaram. Levantaram teses que fariam corar qualquer estudante de jornalismo. E tomem opiniões sobre tudo sem a menor preocupação com sua excelência: o fato!

A desinformação foi tal que o ministro tomou uma atitude rápida: retirou o sigilo da investigação, até porque boa parte tinha vazado. É importante ressaltar que a regra é a publicidade. E aí pôde-se constatar que o despacho não teria sido de ofício, muito ao contrário, foi no curso de uma apuração que estava instaurada desde 28 de fevereiro de 2021. E que começou a tramitar no Superior Tribunal de Justiça, inclusive com decisão do ministro Humberto Martins. Só mudou a competência para o Supremo Tribunal por manifestação do então procurador-geral da República Augusto Aras.

Distribuído o inquérito para o ministro Dias Toffoli, ele fez o trivial, o óbvio, determinou o prosseguimento das investigações, sob pena de prevaricar se quedasse inerte. Sem prejulgar. Sem nenhuma medida cautelar que afastasse direitos individuais. Foram horas de massacre midiático. Vez ou outra, com uma virulência que, provavelmente, não caberia em programas nos quais o tempo de investigar fosse priorizado.

Esses tempos estranhos deixam, muitas vezes, um gosto amargo na boca de quem, colocando a liberdade de imprensa como valor máximo, ainda valoriza a verdade a ser desnudada. Tristes tempos.

Fonte: poder 360

Enem dos concursos’: inscrições para 6,6 mil vagas terminam nesta sexta-feira

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos“, terminam nesta sexta-feira (9), às 23h59, pelo horário de Brasília (DF). O processo seletivo vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.

Mais de 2 milhões de pessoas já se inscreveram, segundo o Ministério da Gestão. As provas serão aplicadas em 220 cidades no dia 5 de maio (veja o mapa ao fim da reportagem).

Com o “Enem dos concursos”, os candidatos pagam uma única taxa de inscrição e podem concorrer a diversas vagas disponíveis, desde que dentro de uma mesma área de atuação (confira abaixo o passo a passo).

Há oportunidades para profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento e para pessoas que possuem ensino médio completo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para nível superior. Os salários iniciais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,70.

Das 6.640 vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Nos cargos da Funai, 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.

Fonte: G1

Alvo da PF, Valdemar é preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo

O presidente do Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto foi preso em flagrante na Polícia Federal na manhã desta quinta-feira por posse ilegal de arma de fogo. Ele estava sendo alvo de um mandado de busca e apreensão em uma ação que investiga a tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, quando foi flagrado com uma arma com registro irregular. A arma estava no nome do filho dele e com documentação vencida

Na casa do dirigente, também foi apreendida uma pepita de ouro bruta que será encaminhada ao Instituto Nacional de Criminalística (INC) da PF para ser periciada.

Na manifestação opinando a favor das medidas solicitadas pela PF, o procurador-geral da República Paulo Gonet informou haver indícios da participação de Valdemar na “sistema delituosa que se apura”.

“Entre outros pontos, a autoridade policial indica que, como resultado de outras medidas cautelares, verificou-se que investigados se teriam valido da estrutura da residência do Comitê de Campanha da agremiação política presidida pelo Sr. Costa Neto, para realizar ajustes na minuta de ato de cunho golpista, que seria apresentada no dia seguinte, 7.12.2022”, aponta a PGR.

No documento, o procurador-geral afirma que, a partir desses elementos, os investigadores apontaram o envolvimento do PL, por meio de seu representante máximo no esquema que apuram, a justificar a busca e apreensão contra o dirigente.

‘Principal fiador’ do questionamento das urnas

Na decisão que deferiu as medidas, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou também que Valdemar é tido pela PF como o “principal fiador” dos questionamentos sobre as urnas eletrônicas.

Depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro perdeu a disputa em 2022, o PL pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a verificação do resultado do segundo turno das eleições, solicitando a invalidação dos votos de mais de 250 mil urnas.

Tempus Veritatis :

 

No passado, Valdemar foi condenado a sete anos de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no julgamento da Ação Penal 470, que ficou conhecida como Mensalão. Na ocasião, ele cumpriu pena e foi liberado em 2014.

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes e suspensão do exercício de funções públicas.

Policiais federais cumprem as medidas judiciais, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

Nesta fase, as apurações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas Eleições Presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital.

O primeiro eixo consistiu na construção e propagação da versão de fraude nas Eleições de 2022, por meio da disseminação falaciosa de vulnerabilidades do sistema eletrônico de votação, discurso reiterado pelos investigados desde 2019 e que persistiu mesmo após os resultados do segundo turno do pleito em 2022.

O segundo eixo de atuação consistiu na prática de atos para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito, através de um golpe de Estado, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais no ambiente politicamente sensível.

“Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado”, informou a PF, em nota.

www.oglobo.globo.com

Veículos com placas finais 1 e 2 devem pagar licenciamento nesta quinta-feira e sexta-feira

Foto: Heilysmar Lima

O calendário de licenciamento veicular inicia com as primeiras cobranças nesta quinta (08) e sexta-feira (09), quando os proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 devem quitar a taxa de licenciamento. O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) indica que 291 mil veículos, cerca de 18,78% da frota estadual, estão incluídos nesta etapa da tabela de Licenciamento.

O valor do licenciamento de veículos no Rio Grande do Norte é de R$ 90,00 e não passa por reajuste desde 2018. A taxa paga no estado continua uma das menores cobradas no país. O tributo é obrigatório para que o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) seja emitido. Desde 2020, o CRLV é apenas Digital, podendo também ser portado pelo condutor numa via impressa em papel comum.

Para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo 2024 (CRLV), além da taxa do Licenciamento, todos os débitos do veículo devem estar quitados, como IPVA, Taxa de Bombeiros e, se houver, encargos e multas de trânsito.

Os proprietários que não quitarem o débito estão circulando com veículos não licenciados, infringindo o Art.230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que aponta que conduzir veículo com o licenciamento atrasado configura infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo pode ser apreendido e removido aos pátios do Detran.

O licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran, e os valores são utilizados na manutenção física das instalações do Órgão, nas ações de educação e fiscalização empreendidas pela Instituição no estado, além de serviços operacionais de trânsito e desenvolvimento de tecnologias.

Saiba como pagar o licenciamento 2023:

Boleto Digital – Portal Detran

No Portal de Serviços do Detran, o processo de emissão dos boletos é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico (portal.detran.rn.gov.br). Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Veículos – Consulta de Veículos””. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível ter acesso as informações e débitos do veículo.

Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde ficam disponíveis os boletos referentes à taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado. Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagar as taxas no banco de sua escolha. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.

Banco do Brasil

Para correntista do Banco do Brasil o pagamento também pode ser feito pelo aplicativo da instituição bancária, indo em “Pagamentos – Impostos e Taxas – Débitos Veículos – Rio Grande do Norte – Débitos Veículos” e digita Renavam e Placa do automóvel.

Boleto Digital – PágFácil

Se preferir, o cidadão pode efetuar os pagamentos das taxas direto nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo.

Banco do Brasil

Para correntista do Banco do Brasil o pagamento também pode ser feito pelo aplicativo da instituição bancária, indo em “Pagamentos – Impostos e Taxas – Débitos Veículos – Rio Grande do Norte – Débitos Veículos” e digita Renavam e Placa do automóvel.

Boleto Digital – PágFácil

Se preferir, o cidadão pode efetuar os pagamentos das taxas direto nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo.

www.portaldatropical.com.br

São Gonçalo do Amarante reforça segurança com a chegada de novas viaturas para a Guarda Municipal

São Gonçalo do Amarante reforça segurança com a chegada de novas viaturas para a Guarda Municipal

No início desta semana, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante celebrou a chegada de dois novos veículos destinados à Guarda Municipal. Essa iniciativa é resultado de uma parceria estratégica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que alocou recursos por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para fortalecer a segurança nos estados e municípios.

As duas novas viaturas representam um investimento significativo na estrutura de segurança do município. Com esse reforço, a Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante amplia sua capacidade de atuação na patrulha preventiva, desempenhando um papel crucial na prevenção de crimes e no patrulhamento ostensivo. O objetivo é promover maior tranquilidade aos moradores locais e reforçar o compromisso da administração municipal com a segurança pública.

O prefeito Eraldo Paiva expressou sua satisfação com a chegada das novas viaturas e ressaltou a importância da parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública: “Recebemos essas duas novas viaturas com muita satisfação, e estamos comprometidos em fortalecer constantemente a segurança em nosso município. A população merece viver em um ambiente seguro e tranquilo, e continuaremos investindo nesse sentido.”

Com a expansão da frota, o Prefeito enxergou a possibilidade de instaurar a Patrulha Maria da Penha, em São Gonçalo do Amarante, além disso, a Guarda Municipal planeja intensificar suas ações em pontos estratégicos, contribuindo para a redução da criminalidade e o aumento da sensação de segurança entre os cidadãos de São Gonçalo do Amarante.

O prefeito Eraldo Paiva destacou a colaboração entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal como um fator determinante para a garantia de segurança na cidade: “A colaboração estreita entre a nossa gestão, a Governadora Fátima e o Presidente Lula tem gerado benefícios substanciais para São Gonçalo do Amarante. A segurança é uma prioridade, e esses investimentos demonstram o compromisso conjunto em promover um ambiente mais seguro e protegido para nossa população.”

O Secretário Municipal de Defesa Social, Antônio Peixoto, enfatizou o compromisso com a proteção e tranquilidade da comunidade: “Estamos comprometidos com a proteção e a tranquilidade da nossa comunidade, e os resultados positivos refletem o empenho conjunto das instituições e o planejamento estratégico implementado.”

Laudo com causa de incêndio no Morro sairá em 30 dias

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) afirmou que o laudo que identificará as causas do incêndio que atingiu o Morro do Careca deve ser finalizado em 30 dias. O foco de incêndio no Morro do Careca, em Ponta Negra, principal cartão postal de Natal, foi registrado na última terça-feira. Os bombeiros levaram 10 horas, e precisaram ter o auxílio do helicóptero Potiguar I, para conseguir apagar as chamas. No fim da tarde desta quarta-feira, um novo foco de incêndio, de menor potencial, foi identificado.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), o coronel Luiz Monteiro afirmou que o fator desencadeador do incêndio só poderá ser confirmado após a investigação. “Para a gente chegar em algo conclusivo, é necessário a realização da perícia do local sinistrado. Isso só será realizado logo que o combate seja realizado. É necessário se chegar onde se iniciou o fogo, como se iniciou”, explicou.

Monteiro também salientou que 90% dos incêndios florestais são causados pela ação humana. Porém, se comprovado que a ocorrência começou nesta circunstância, deverá também ser confirmado se houve a intenção do possível suspeito em causar as chamas. Conforme apontado pelo CBMRN, as chamas, classificadas como um incêndio florestal rasteiro e de média proporção, atingiram entre 20 e 30 metros do ponto turístico da capital.

De acordo com a Prefeitura de Natal, o Morro do Careca é um duna de 120 metros que faz parte da Zona de Proteção Ambiental 6 (ZPA-6). Além disso, se trata de um bem da União e área militar, por isso, tem seu acesso restrito e controlado pelo comando do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

As chamas se espalharam em uma área localizada no topo do Morro do Careca, na noite da última terça-feira (6), por volta das 21h. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o fogo foi controlado apenas na manhã da última quarta (7).

O helicóptero Potiguar I, pertencente à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), foi mobilizado para buscar água no mar e despejá-la sobre os focos de incêndio. De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), foram realizados 32 lançamentos de ‘helibalde’, um equipamento utilizado pela aeronave para transportar água.

Ao todo, somente pelo helicóptero, segundo o CIOPAER, foram lançados sobre o fogo mais de 10 mil litros de água. Além do Potiguar I e do Corpo de Bombeiros Militar, equipes do Batalhão de Polícia Ambiental da PM também auxiliaram no combate às chamas.

Sem reajuste salarial, policiais civis vão suspender diárias operacionais

A reunião entre policias civis do Rio Grande do Norte e o Governo do Estado terminou sem uma definição sobre as pautas da categoria, que realizou um ato na manhã desta quarta-feira (7) em frente à Secretaria de Administração (Sead/RN) para pedir recomposição salarial e a nomeação dos aprovados no último concurso para preenchimento de vagas da corporação. Por causa disso, os agentes decidiram antecipar a recomendação do Sinpol/RN, sindicato que representa os agentes, e paralisar o trabalho sob regime das diárias operacionais. A orientação do Sinpol, até então, era de que os policiais suspendessem as diárias apenas durante o Carnaval.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol), a categoria sofre com perdas salariais nos últimos anos que chegam a 45% e que colocam o RN como um dos estados do País com pior salário para a Polícia Civil. Já em relação ao quadro próprio, segundo o Sinpol, a corporação trabalha com apenas 28% do efetivo necessário. Nesta quinta-feira (8), a categoria promete um panelaço em frente à Governadoria com uma nova paralisação para pressionar a governadora Fátima Bezerra (PT) em torno das reivindicações. Ainda nesta quarta, a categoria decidiu pela suspensão do trabalho sob regime de diárias operacionais. Segundo o Sindicato, muitas unidades da Polícia Civil só funcionam por conta das diárias. A recomendação de não concorrer ao regime era somente para o Carnaval, mas diante da falta de respostas do Governo em torno das pautas da categoria, os policiais decidiram suspender já nesta quarta-feira. “Nesse regime, o agente trabalha seis horas para ganhar R$ 100”, explicou Nilton Arruda.

A ideia é pressionar o Governo por uma resposta até a próxima sexta-feira (9). De acordo com o Sinpol, a reunião desta quarta, realizada entre a categoria e o titular da Secretaria Estadual de Administração (Sead), Pedro Lopes, terminou sem definições sobre a reposição salarial. Em relação à reposição do quadro da corporação, o Sindicato disse que o Governo prometeu divulgar, após o Carnaval, como seriam as nomeações. Além disso, o Executivo teria prometido enviar à Assembleia Legislativa um projeto para auxílio-fardamento.

A Sead informou que uma nova reunião foi agendada para o dia 7 de março com a categoria. O Sinpol confirmou que ficou agendado um novo encontro nesta data. Depois da reunião, à tarde, os policiais seguiram em protesto até a Governadoria.

“Reivindicamos a nomeação dos aprovados no último concurso e estamos lutando também pela questão salarial. Nossa perda com a inflação é da ordem de 40% a 45% nos últimos cinco anos. Em termos de salário, nossa situação é melhor apenas do que Paraíba e Pernambuco, ou seja, estamos em 25ª posição no Brasil nesse aspecto. Nós recebemos adicional por tempo de serviço (crédito remuneratório individual) e a Justiça contesta isso por meio do Ministério Público do Estado”, afirma Nilton Arruda.

A questão sobre o crédito remuneratório individual foi judicializada, uma vez que a suspensão do benefício poderia gerar uma redução no salário dos policiais que, segundo Arruda, já está defasado. Ele aponta que atualmente o salário inicial da categoria corresponde a R$ 4,7 mil, enquanto a média nacional é de R$ 6,2 mil. De acordo com Nilton Arruda, um processo foi aberto em 2017 voltado à suspensão do crédito, e interrompido na sequência por conta de problemas técnicos. Já em 2020, um segundo processo foi aberto em torno da mesma questão.

O déficit no quadro de agentes também preocupa a corporação. “A situação também é semelhante em relação ao quadro da Polícia Civil. Hoje nós trabalhamos com apenas 28% do efetivo necessário e temos, portanto, 72% de cargos vagos. Nossa situação é melhor apenas do que Roraima e Amapá”, pontuou Arruda. O Sinpol pede a nomeação de 386 policiais que finalizaram o curso de formação no fim de janeiro, bem como dos aprovados que ainda não finalizaram o curso.

www.tribunadonorte.com.br

Mossoró lidera geração de empregos no RN em 2023, aponta Caged

Foto: Wesley Duarte (Secom/PMM)

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego – Governo Federal, confirmam que Mossoró é o município do Rio Grande do Norte que mais gerou empregos no ano de 2023.

Conforme o Caged, Mossoró teve um saldo positivo de 6.923 vagas de emprego no somatório de todo o ano. O resultado corresponde à diferença do número de admissões e desligamentos de postos de trabalho, tendo, portanto, 34.565 admissões e 27.643 desligamentos, contabilizando o saldo de 6.923 postos formais de trabalho criados.

Os números do Caged confirmam também que Mossoró teve um crescimento de 41% na geração de emprego quando comparado com o ano de 2022. Respectivamente, em 2022 Mossoró teve 4.376 vagas de saldo positivo, e em 2023 o saldo foi de 6.923 novos postos de trabalho.

Outro dado que impressiona é o percentual que a geração de emprego no Município de Mossoró representa quando comparado com o saldo do estado do Rio Grande do Norte, onde a geração de emprego em Mossoró corresponde a mais de 30% do total de postos de trabalho criados no RN.

Em comparação com a capital Natal, que ficou em 2º lugar no ranking de geração de empregos, Mossoró teve 1.682 de saldo positivo a mais.

Esse resultado demonstra que Mossoró vive um novo momento de desenvolvimento e geração de oportunidades por conta dos altos investimentos que estão sendo executados pela Prefeitura de Mossoró nas obras do programa “Mossoró Realiza”, como também em ações de desburocratização e atração de novas empresas para se instalarem na cidade.

Os dados do Caged apontam ainda que o setor que mais cresceu na geração de emprego foi o de serviços, com 32.439 empregados ativos no respectivo ano.

Por parte do Município, os incentivos à movimentação econômica só aumentaram ao longo de 2023, o que é perceptível na realização de grandes eventos na cidade, como o “Mossoró Cidade Junina”, “Mossoró Sal & Luz”, “Festa das Crianças”, “Estação Natal”, “Feira do Bode” e também o apoio a feiras importantes como a Ficro e Mossoró Oil & Gás.

Carnaval de Natal começa hoje; veja programação

Foto: divulgação

O carnaval de Natal começa oficialmente nesta quinta-feira (8) e segue até a Quarta-feira de Cinzas (14). A programação na capital potiguar reúne, nos palcos, mais de 170 artistas, sendo 23 deles atrações nacionais.

O Polo Petrópolis vai ser o único a receber festividades nesta quinta e abre oficialmente a programação com o tradicional baile de máscaras.

Polo Petrópolis
Quinta-feira (8)

Local: Concentração no Largo do Atheneu com destino ao Palco Petrópolis, na Rua Trairi

16h – Desfile de grupos com Banda Independente da Ribeira (homenageada do Carnaval)

Shows no palco:

18h – Valéria Oliveira
19h30 – Lia de Itamaracá
21h – Dugiba + Spock
23h – Elba Ramalho

Entenda como funcionam os testes de dengue e qual o mais indicado para cada fase da doença

Com o aumento nos casos de dengue nas primeiras semanas do ano, a procura por testes no Brasil cresce tanto nas farmácias quanto em laboratórios. Há três tipos de exame disponíveis no Brasil para detectar a doença: antígeno NS1, sorologia e RT-PCR. A escolha vai depender do momento da infecção e dos sintomas (veja abaixo um guia completo sobre cada um deles).

👉 Em meio a um surto que preocupa autoridades, o Brasil registrou mais de 364 mil casos prováveis da doença e 40 mortes confirmadas, segundo dados Ministério da Saúde atualizados até terça-feira (6).

O número de exames de dengue realizados na rede privada aumentou 101%, comparando a semana de 31 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024 e a semana de 21 a 27 de janeiro de 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

As farmácias também registraram aumento na procura por testes rápidos de dengue: aumento de 650% nas farmácias Raia e Drogasil entre novembro de 2023 e janeiro de 2024; e aumento de mais de 170% de testes realizados em janeiro deste ano se comparado a dezembro do ano passado nas drogarias Pacheco e São Paulo.

Antígeno NS1, sorologia e RT-PCR

No Brasil, estão disponíveis três tipos de exames para diagnosticar a dengue: o antígeno NS1, sorologia e RT-PCR.

Carolina dos Santos Lázari, infectologista do Fleury Medicina e Saúde, explica os testes são empregados em momentos diferentes da evolução da doença.

Pesquisa de antígeno NS1

  • Quando é recomendado fazer: nos primeiros dias da infecção (até o 5º dia), quando o vírus está se replicando ativamente no organismo, permitindo um diagnóstico precoce da doença.
  • O que analisa: tem como alvo uma proteína específica do vírus da dengue, a NS1, que está presente nos 4 sorotipos da dengue.
  • Modalidades disponíveis: teste rápido na farmácia ou laboratório/unidade de saúde (via picada no dedo para coletar uma gota de sangue) e laboratorial (via coleta de sangue).
  • Em quanto tempo sai o resultado:no caso do teste rápido, vai depender do local onde o exame foi feito. Em unidades de saúde, farmácias, hospitais de campanha, pode sair entre 15 e 30 minutos. Já em laboratórios, pode levar de uma a duas horas. No caso da coleta de sangue, o prazo varia conforma o laboratório.

 

Sorologia

  • Quando é recomendado fazer: após o 6º dia de sintomas.
  • O que analisa: detecta os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico do paciente em resposta à infecção.
  • Modalidades disponíveis: teste rápido na farmácia ou laboratório/unidade de saúde (via picada no dedo para coletar uma gota de sangue) e laboratorial (via coleta de sangue)
  • Resultado: a presença do IgM significa que está ocorrendo o episódio de dengue naquele momento. Já o IgG positivo aponta que a pessoa já teve contato com vírus no passado.
  • Em quanto tempo sai o resultado: no caso do teste rápido, vai depender do local onde o exame foi feito. Em unidades de saúde, farmácias, hospitais de campanha, pode sair entre 15 e 30 minutos. Já em laboratórios, pode levar de uma a duas horas. No caso da coleta de sangue, o prazo varia conforma o laboratório.

Teste de RT-PCR

  • Quando é recomendado fazer: deve ser feito nos primeiros dias, cinco a sete dias da doença, segundo Antônio Bandeira, membro diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
  • O que analisa: detecta o material genético do vírus no sangue do paciente. Ele consegue determinar qual dos sorotipos está causando a infecção. Também é capaz de identificar o vírus mesmo em estágios muito iniciais da infecção, em alguns casos antes do surgimento dos sintomas clínicos.
  • Modalidade disponível: apenas em laboratórios e unidades de saúde (via coleta de sangue).
  • Em quanto tempo sai o resultado: o prazo varia conforma o laboratório.

 

🩸 Em 2023, a Anvisa liberou a realização de exames de dengue nas farmácias. A coleta também está disponível em laboratórios, unidades de saúde, hospitais de campanha. Não é necessário ter pedido médico para o exame nem estar em jejum.

Dengue: passam de 360 mil os casos prováveis da doença em 2024 no Brasil

Como funciona o teste rápido

 

O teste rápido para dengue é feito por uma metodologia chamada imunocromatografia. O nome é complicado, mas ele é simples. É como se fosse um teste de gravidez.

“Pingamos o sangue total ou o soro (parte líquida do sangue depois da centrifugação) no cartucho e esperamos o tempo recomendado. Daí vai aparecer um ou dois risquinhos. Dois risquinhos apontam o resultado positivo“, explica Carolina Lázari.

Para diagnóstico mais precoce, o ideal é fazer o antígeno NS1. A sorologia é indicada a partir do dia 6.

“Os testes rápidos atuais são bastante sensíveis e específicos. Os testes rápidos antígeno NS1 podem ser realizados já nos primeiros dias de sintomas, mas se tornam menos sensíveis a partir do sexto dia.

Já os testes rápidos IgG e IgM podem ser feitos a partir do quinto dia da infecção, que é quando o anticorpo IgM começa a ser produzido. Os anticorpos IgG começam a ser produzidos entre o 7º e 10º dias”, explica Helio Magarinos Torres Filho, patologista clínico e diretor do Richet Medicina & Diagnóstico.

Fonte: G1