O prazo para renegociar dívidas sob condições do Programa Desenrola Brasil vence nesta segunda-feira (20.mai.2024) para devedores que se encaixam na Faixa 1. Dados do Ministério da Fazenda apontam ao menos 14,75 milhões de pessoas já haviam renegociado R$ 51,7 bilhões em dívidas até o início de maio.
Iniciada em outubro de 2023, a Faixa 1 contempla pessoas com renda de até 2 salários mínimos (R$ 2.824) ou inscritas no CadÚnico. A etapa engloba dívidas que tenham sido negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 e não podem ultrapassar o valor atualizado de R$ 20.000 cada (valor de cada dívida antes dos descontos do Desenrola).
Por meio do programa, os inadimplentes têm acesso a descontos de, em média, 83% sobre o valor das dívidas. Em algumas situações, segundo o ministério, o abatimento pode ultrapassar 96% do valor devido. Os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados, sem entrada e com até 60 meses para pagar.
Um motociclista morreu após bater na traseira de um ônibus, na BR-406, nesta madrugada de segunda-feira (20). O acidente ocorreu em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente fatal foi do tipo colisão traseira. O condutor da motocicleta perdeu o controle e colidiu no ônibus. O homem veio a óbito no local.
O ator Tony Ramos foi submetido a uma nova cirurgia neste domingo (19), no Hospital Samaritano Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo a unidade de saúde, Ramos teve distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos. “O paciente encontra-se bem, acordado e respirando sem o auxílio de aparelhos”, informou o boletim divulgado às 19h.
Na última quinta-feira (16), o ator havia passado por cirurgia para drenar um coágulo, que é uma operação para estancar o sangramento intracraniano. O ator teria sido internado após se sentir mal e chegou a cancelar algumas gravações.
Dois dias depois, no sábado (18), ele recebeu alta do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e foi transferido para a unidade semi-intensiva. Ele estava lúcido e apresentava melhora progressiva do quadro.
Os pequenos negócios do setor de Turismo do Rio Grande do Norte passaram de 37.527 para 64.351 nos últimos cinco anos, ou seja, uma expansão de 71,74% desde 2019, segundo a Receita Federal. Só no ano passado, o saldo entre abertura e encerramento de empresas foi de 2.191. Os dados revelados por estudo do Sebrae-RN mostram a força desses empreendimentos para a economia potiguar.
Em 2024, o setor de Alimentação Fora do Lar (Bares, restaurantes e similares) registrou 12.187 empresas ativas, seguido pelo setor de eventos (organização de feiras, congressos, produção musical e fotográfica), com 9.426 empresas. As atividades relacionadas à hospedagem também mostraram fortalecimento, com 1.518 empresas ativas. Os dados também apontam para um aumento na geração de empregos, com um saldo positivo de emprego acumulado de 997 postos de trabalho no setor de bares e restaurantes, e 5.248 no setor de eventos apenas entre 2023 e 2024.
Marcelo Alves Dias de Souza Procurador Regional da República Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL
Andei prometendo – e promessa deve ser cumprida – escrever aqui sobre a Cecil Court, ruela de pedestres londrina que é completamente tomada de pequeninas lojas de antiguidades e colecionáveis, livrarias e sebos especializados em primeiras edições, raridades, mapas, gravuras, ilustrações e em temas tão variados como línguas, automóveis, música, numismática, teologia, magia e por aí vai. Essa “ruela cultural”, no miolo turístico da capital do Reino Unido, liga a Charing Cross Road à St. Martin’s Lane, na direção de Covent Garden. Facílimo de achá-la.
Com uma história que retroage ao século XVII, a Cecil Court sempre esteve de alguma forma relacionada às artes. Dizem que o pequeno Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), quando em Londres por volta de 1764-1765, morou lá. Quer mais? Já a primeira livraria parece ter se estabelecido por ali antes da chegada desse morador ilustre, ainda no comecinho do século XVIII, com proprietários de origem francesa.
É claro que a Cecil Court teve suas idas e vindas do ponto de vista arquitetônico. Foi quase reconstruída no tempo de Robert Gascoyne-Cecil (1830-1903), o 3º Marquês de Salisbury e primeiro-ministro do Reino Unido por três vezes (1185-1886, 1886-1892 e 1895-1902). Uma reforma para melhor, como era de praxe à época, com a remoção dos edifícios antigos, substituídos por prédios e lojas melhor construídas, sanitariamente adequadas e de proporções mais atraentes.
Se essa reforma urbanística deu a forma “definitiva” à Cecil Court, depois dela a ligação dessa ruela com as artes não parou de crescer. Já na virada do século XIX para o XX, a Cecil Court esteve fortemente relacionada ao nascimento da indústria cinematográfica britânica. Fornecedores de equipamentos técnicos, produtores e distribuidores estabeleceram-se em seus prédios. Esses “cineastas” pioneiros, alguns dos principais nomes de então, eram os seus “locais”. A ruela era o “coração dessa recém-nascida indústria”, dizem os historiadores.
Foi também por essa época que editoras e livrarias começaram a chegar em grande número à Cecil Court, ainda dividindo espaço com o povo do cinema. Esse boom se deu antes da 1ª Guerra Mundial, certamente. Eram sobretudo comércios de livros especializados, como ainda hoje o são. E foram só crescendo. Ocupando os dois lados da ruela, embora nem todas as lojas sejam livrarias tecnicamente falando. Temos também comércios de outras “curiosidades” ligadas ao que ainda chamamos de cultura.
De toda sorte, para esta crônica, o mais importante é ressaltar a sensação que tive ao voltar à Cecil Court na minha recente viagem em família: ela está quase como eu a deixei. Plena de comércios de livros e assemelhados. Eis uma lista deles extraída da página da Internet criada para a querida ruela dos livros (www.cecilcourt.co.uk): Alice Through The Looking Glass, Art Deco Gallery London, Bryars & Bryars, Coin Heritage, Colin Narbeth & Son Ltd, Daniel Bexfield Antiques, Darnley Fine Art, Goldsboro Books, London Medal Company, Marchpane, Mark Sullivan Antiques & Decoratives, November Books, Panter & Hall, Serhat Ahmet, Stephen Wheeler Medals, Storey’s Ltd, Sworders Fine Art Auctioneers, Tenderbooks, Tindley And Everett, Travis & Emery Music Bookshop e Watkins Books. Pelos nomes, embora em inglês, já dá para saber do que cuidam. Claro, não dá para visitar todos em uma só agradável tarde londrina.
Flanei em Cecil Court com a minha família, como fazia outrora sozinho, de mãos dadas apenas com a saudade de casa. Tiramos fotos. Xeretei algumas vitrines e lojas. O pequeno João a pé, à frente, animado deveras. E, aqui, para finalizar, apenas repito as palavras do grande Graham Greene (1904-1991): “Obrigado, Deus! Cecil Court continua Cecil Court…”
Marcelo Alves Dias de SouzaProcurador Regional da RepúblicaDoutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCLMembro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL
O deputado estadual Luiz Eduardo, realizou uma extensa agenda em defesa do turismo do Rio Grande do Norte que culminou com uma audiência pública e visitas aos principais pontos turísticos da cidade. Esse trabalho do deputado Luiz Eduardo, servirá para produção de um documento mapeando os principais gargalos do setor, principalmente no interior.
Além de ser objeto de discursos no plenário da Assembleia Legislativa, chama a atenção da governadora Fátima Bezerra para essa indústria sem chaminé, responsável por milhões de empregos diretos e indiretos no RN.
Ao final da audiência pública, Luiz Eduardo fez uma avaliação desse movimento em defesa do turismo e dos empregos gerados.
As obras de recuperação das rodovias estaduais iniciaram pela recuperação da estrada da RN-117, entre os municípios de Mossoró e Governador Dix Sept Rosado.
A obra compõe o Lote 1 do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais sob jurisdição dos distritos rodoviários de Mossoró e Pau dos Ferros, totalizando 210,5 km.
Além da RN 117, o lote 1 também irá recuperar a RN-015, entre Mossoró e Baraúna e 41 quilômetros da RN-177, de Pau dos Ferros a São Miguel.
De acordo com o Governo do Estado, o programa irá contemplar quase 800 quilômetros nos sete distritos rodoviários do RN. O investimento é de R$ 428 milhões, financiado por recursos da primeira parcela do empréstimo no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio (PEF).
Veja abaixo as estradas que serão recuperadas:
LOTE 1
1° Distrito (Mossoró) RN-015 – Mossoró/Baraúna – 44,0 km RN-117 – Entroncamento da BR-304 (Mossoró) a Governador Dix-sept Rosado – 34,0 km Estrada: Tibau/Grossos – 17,5 km Total no Distrito: 95,5 km
6° Distrito (Pau dos Ferros) RN-079 – Entroncamento BR-405/Marcelino Vieira/ Alexandria/Divisa RN-PB – 38,0 km RN-177 – Rodolfo Fernandes/Entr. BR-405 – 11,0 km RN-177 – Viçosa/Portalegre – 8,0 km RN-177 – Francisco Dantas/ Entroncamento BR-226 (Pau dos Ferros) – 8,0 km RN-177 – Pau Ferros/Encanto/São Miguel – 41,0 km RN-177 – São Miguel/Coronel João Pessoa – 9,00 km
Total do Distrito: 115,0 km Total do lote 1: 210,5 km
Taveira Júnior agradeceu ao líder estadual da sigla, Ezequiel Ferreira, que deu carta branca aos vereadores
O deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil) foi um dos articuladores para que o PSDB de Parnamirim continue na base do prefeito Rosano Taveira (Republicanos). O grupo de Taveira deu demonstração que tem interesse no apoio dos vereadores. “Conheço há anos Wolney França e temos boa relação com o Professor Ítalo e Marquinhos. Se depender de mim, o PSDB continua na base de apoio e caminharemos juntos”, disse o deputado.
Integram hoje a bancada do PSDB em Parnamirim, o presidente da Câmara Municipal, Wolney França e os vereadores Professor Ítalo e Marquinhos da Climep. O partido montou uma forte nominata que vai concorrer com homens e mulheres as 22 futuras vagas de vereador no município, que hoje é o terceiro maior do Rio Grande do Norte.
“Quero agradecer aos vereadores que entenderam o trabalho que vem sendo feito no município e a soma dos esforços para esse entendimento. Também quero agradecer ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, nosso amigo, que deu carta branca aos vereadores e ao PSDB para escolherem o melhor caminho. Estamos juntos e vamos continuar o trabalho a favor do povo”, frisou Taveira Júnior.
A Prefeitura de Mossoró apresentou nesta sexta-feira (17) as novidades da 24ª edição da Festa do Bode. O lançamento aconteceu no Parque de Exposições Armando Buá. O evento de lançamento da edição deste ano contou com shows da banda Forró dos 3 e Forró Puxa Papai.
Entre as atrações musicais que se apresentarão nos palcos da Festa do Bode deste ano, estão Batista Lima, ex-cantor da banda Limão com Mel, Magníficos, Rey Vaqueiro, Raynel Guedes, Walkyria Santos, Mara Pavanelly e Sirano e Sirino, além de mais de 20 atrações locais.
A maior caprifeira do Rio Grande do Norte ocorrerá de 8 a 11 agosto. A festa é promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). A Festa do Bode faz parte do Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias. No evento, a Prefeitura de Mossoró também revelou outras novidades e inovações para a edição deste ano da caprifeira.
“Vamos ter neste ano a Exposição Nordestina de Cabra Leiteira. Os nove estados nordestinos estarão aqui em Mossoró. Teremos também a Exposição do Gado Gir, que é um gado que tem uma adaptação muito boa ao nosso sertão e voltaremos com o leilão Terra da Liberdade”, destacou o titular da Secretaria de Agricultura do município, Faviano Moreira.
A Festa do Bode conta com diversos parceiros que engrandece ainda mais a maior caprifeira do território potiguar. Representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Luiz Henrique, enalteceu essa parceria pelo com o Município.
“O Senar estará presente aqui na Festa do Bode com estande, capacitação, consultorias. O nosso trabalho em Mossoró é muito grande. Temos turmas de formação técnica, muitos produtores na assistência técnica. É um trabalho fantástico do Senar junto com a Prefeitura de Mossoró e a Secretaria de Agricultura”.
Caius Otávio é presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC) também esteve presente no evento de lançamento da Festa do Bode e destacou essa parceria com a Prefeitura de Mossoró.
“Esse é o terceiro ano de parceria com a Prefeitura de Mossoró. A ANCOC tem o papel fundamental de divulgar a Festa do Bode junto com o Município trazendo para o evento toda a parte técnica, fazendo a pré-seleção dos animais que vão entrar em pista que serão julgados durante toda a festa, tanto da espécie caprina como da ovina e também coordenando o torneio leiteiro caprino”.
Agricultor residente no Assentamento Hipólito, Francisco Germano tem o hábito de acompanhar a Festa do Bode e salientou a importância dela para o homem do campo.
“A Festa do Bode é muito importante para a gente que mora no campo. A festa é muito divertida. Sempre estou acompanhando a Festa do Bode”, frisou.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
QUINTA-FEIRA (8)
PALCO VILA DO BODE
– Sirano e Sirino
PALCO VILA DO FORRÓ
– Raynel Guedes
– Rey Vaqueiro
SEXTA-FEIRA (9)
PALCO Vila do Forró
– Magníficos
– Batista Lima
SÁBADO (10)
PALCO VILA DO FORRÓ
– Felipe Grilo
– Walkyria Santos
– Mara Pavanelly
DOMINGO (11)
Forró de Fim de Feira
PROGRAMAÇÃO DE EXPOSIÇÕES E TORNEIOS
– Torneio leiteiro caprino local e interestadual
– Torneio peso pesado ovino e caprino
– Julgamento bovino das raças Sindi e Gir
– Julgamento de raças de ovinos e caprinos
– Exposição nordestina de cabras leiteiras
– Feira de artesanato
– Feira da Agricultura Familiar
– Programação científica com palestras, cursos, oficinas e dias de campo para os produtores
– Leilão de bovinos
– Exposições nos stands de empresas e institucionais público e privadas
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por 60 dias os efeitos da sua decisão liminar (provisória) que barrou a desoneração da folha de pagamentos de setores da economia.
O prazo é destinado à efetivação de acordo entre governo e Congresso sobre o tema, de uma retomada gradual na tributação. Na prática, a desoneração da folha de pagamento fica mantida pelos 60 dias, até que seja efetivada a solução de consenso.
A decisão do ministro atende pedido da Advocacia Geral da União (AGU) que teve concordância do Legislativo. Ela será submetida a análise dos demais ministros, em sessão virtual que começa na próxima sexta-feira (24).
Governo federal e Congresso chegaram a um acordo sobre o tema, no sentido de que a cobrança tributária seja retomada de forma gradual a partir de 2025. Em abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com ação no STF pedindo a inconstitucionalidade da desoneração, uma vez que não havia “adequada demonstração do impacto financeiro da medida”.
Zanin atendeu ao pedido, em decisão liminar, e levou o caso a julgamento no plenário virtual. Cinco ministros votaram para acompanhar o relator: Flávio Dino, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Entretanto, Luiz Fux pediu vista, paralisando o julgamento.
Na quarta, o líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), protocolou um novo projeto de lei nos termos firmados no acordo.
Segundo a proposta, as alíquotas ficarão da seguinte forma:
2024: sem cobrança de alíquotas; 2025: 5% de cobrança; 2026: 10% de cobrança; 2027: 15% de cobrança; 2028: 20% de cobrança.
Todos os municípios do Rio Grande do Norte estão em alerta para acumulado de chuvas. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta sexta-feira (17) e é válido até às 10 horas da manhã de sábado (18).
De acordo com o Inmet, todas as cidades potiguares podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco.
Natal e Região Metropolitana estão sendo atingidas por chuvas fortes desde a madrugada desta sexta-feira (17). Na capital, pelo menos quatro lagoas de captação transboram. Além disso, diversos pontos de alagamento foram registrados na cidade.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que choveu mais de 100 milímetros em cerca de 12 horas em Natal, principalmente nos bairros Pajuçara e Nossa Senhora da Apresentação, ambos na zona Norte de Natal. Parnamirim e Extremoz também enfrentaram problemas.
Mesmo após fortes chuvas castigarem a cidade nas primeiras horas desta sexta-feira (17), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou que a “situação está sob controle”. Logo após reunião de um gabinete de crise, o prefeito disse que, apesar do volume de chuva, não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade na cidade.
“O gabinete de crise continua de sobreaviso no fim de semana. Esperamos que a situação se normalize, não continuem essas fortes chuvas a aconteceram na cidade do Natal. Esperamos que tudo volte à normalidade e este fim de semana seja agradável, de sol, para que nós todos possamos ter a tranquilidade necessária para usufruir do nosso fim de semana com as famílias e amigos”, declarou Álvaro.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), choveu 105,4 mm em Natal entre quinta (16) e sexta (17).
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setude), vai selecionar até 50 grupos juninos sediados exclusivamente em Parnamirim para apoiá-los financeiramente e fomentar o acesso à arte e cultura das festividades nos meses de junho e julho.
A seleção levará em conta a análise documental dos arraiás comunitários com base nos portfólios que comprovem a natureza da atividade na cidade por meio de histórico, fotos, link de vídeos, recortes de jornais, material de mídia e outros itens.
São 3 categorias:
Até 40 arraiás de PEQUENO PORTE (apresentações para 200 a 1000 espectadores) – Apoio financeiro de R$3.000,00;
Até 6 arraiás de MÉDIO PORTE (apresentações para público entre 1000 e 2000 espectadores) – Apoio financeiro de R$7.000,00;
Até 4 arraiás de GRANDE PORTE (acima de 2000 espectadores) – Apoio financeiro de R$10.000,00.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo link https://setudeeditais.parnamirim.rn.gov.br, no período de 20 a 24/05. O suporte ao processo de inscrições ficará disponível para auxílio no contato (84) 98847-4593. Ao final do processo o responsável pelo arraiá deve imprimir ou salvar o comprovante da entrega, que garante que a inscrição foi concluída.
Todas as informações necessárias estão disponíveis no Edital n°002/2024, publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (17) – DOM 4295.
Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Joel Câmara) Foto: Ana Amaral
Em abril, o RN exportou US$ 5,449 milhões em melões para Espanha, Reino Unido e Países Baixos | Foto: Agência Sebrae
O Rio Grande do Norte apresentou um desempenho positivo no mercado internacional nos primeiros quatro meses de 2024. Ao avaliar o desempenho acumulado de janeiro a abril entre 2023 e 2024, o Estado teve um crescimento de 67,3% nas exportações, demonstrou uma expansão significativa de sua capacidade produtiva e uma demanda crescente por seus produtos nos mercados internacionais. Na soma do quadrimestre, o envio de mercadorias ao exterior atinge US$ 312,19 milhões.
As importações também apresentaram um crescimento de 53,6%, refletindo o fortalecimento das operações econômicas internas que dependem de insumos estrangeiros. O Estado importou US$ 155,10 milhões em mercadorias de diversos países. Com isso, o saldo da balança comercial ficou em US$ 157,08 milhões. No ano passado esse saldo foi de US$ 85,64 milhões.
Somente no mês de abril, a corrente de comércio (soma total do valor das exportações e importações) alcançou US$ 103,977 milhões, impulsionado significativamente pelas exportações, especialmente de fuel oil e gasóleo (óleo diesel). Os setores exportadores geraram um faturamento de US$ 85,954 milhões, com aumento de 100,6% em relação mês anterior, enquanto as importações, apesar de representativas, não superaram os valores exportados, totalizando US$ 40,918 milhões, com aumento de 27,6% em relação a março deste ano. Com isso, a balança comercial potiguar registrou um superávit de US$ 45,035 milhões.
Os números estão na edição de abril do Boletim da Balança Comercial do RN, um informativo elaborado mensalmente pelo Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Em abril, o setor de combustíveis se destacou como principal impulsionador das exportações, com o fuel oil e o gasóleo liderando as vendas. Esses produtos encontraram forte demanda em mercados internacionais importantes, com Singapura se destacando ao movimentar US$ 54,989 milhões com a compra de fuel oil. Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Países Baixos também figuram entre os principais destinos das exportações norte-rio-grandenses.
Além dos combustíveis, o setor de frutas também teve um papel fundamental no superávit, com melões e mamões se destacando como produtos de alta demanda no mercado internacional. No mês passado, o RN exportou US$ 5,449 milhões em melões frescos, principalmente para Espanha, Reino Unido e Países Baixos (Holanda). No caso do mamão, as exportações somaram US$ 1,840 milhão.
A diversificação dos mercados-alvo tem sido importante para o sucesso das exportações. A estratégia tem ajudado a manter o fluxo de exportações estável e em crescimento, mesmo diante das oscilações do mercado internacional. “Embora a participação do Rio Grande do Norte na balança comercial nacional varie entre 0,2% e 0,3%, essa margem reflete uma oportunidade substancial para impulsionar a economia potiguar. A localização geográfica privilegiada, aliada a uma economia diversificada, já posiciona o Estado como um importante exportador” afirma o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.
Para Zeca Melo, a nova gestão do aeroporto pela Zurich Airport tem potencial para ser um catalisador significativo nesse sentido. O Sebrae-RN tem dialogado com a empresa para explorar iniciativas conjuntas que possam beneficiar o Estado. Para aumentar a participação do RN como exportador no cenário nacional, o diretor superintendente sugere ainda expandir a oferta de frutas tropicais e aumentar o valor agregado das frutas já exportadas.
“Além de mamões, há uma demanda crescente por outras frutas tropicais. Desenvolver produtos processados, como sucos e doces a partir dessas frutas, pode aumentar significativamente o retorno financeiro de nossas exportações. Isso não só fortaleceria a economia do estado, mas também ampliaria nossa presença no cenário comercial global,” destacou Zeca Melo.
Em abril de 2024, o RN também intensificou suas importações, totalizando US$ 40,918 milhões, com foco em produtos essenciais para o avanço tecnológico e industrial. Entre os principais produtos importados estão células fotovoltaicas, majoritariamente da China, equipamentos industriais como redutores e multiplicadores da Alemanha e gasóleo e coque de petróleo não calcinado dos Estados Unidos.
Na imagem, o cavalo Valente Caramelo ilhado durante enchente no Rio Grande do Sul.
Kakay
“Borges não toleraria enxergar nestes tempos de absoluta claridade do caos.”
–Ronaldo Cagiano, no poema “Pressuposto”
São muitos anos de descaso acumulado no trato criminoso com a natureza. De certa maneira, todos nós somos responsáveis pelos maus tratos. Claro que em escalas muito diferentes. Não pode ser a mesma coisa uma garrafa plástica que se joga no chão, ou que não é recolhida na rua, e a destruição dolosa das nascentes para fazer uma pastagem em larga escala. Mas a garrafa plástica vai se juntar a outras e vai entupir as bocas de lobo, que poderiam ajudar no escoamento das águas.
Impressiona imaginar que a eliminação de uma estrutura jurídica de contenção dos abusos seja algo planejado e meticulosamente pensado. A imagem da reunião ministerial de Bolsonaro durante a pandemia, na qual seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse, sem rodeios, que era necessário aproveitar que a imprensa estava cuidando desse problema para “passar a boiada” é de uma crueldade sem limites. E ele explicava para seus cúmplices, com detalhes, quais seriam os planos de desmanche para, “de baciada”, mudar as regras ligadas à proteção ambiental e à área de agricultura.
Criminosamente defendeu, na frente do presidente da República e seus ministros, que fosse mudado todo o regramento e simplificadas as normas do Iphan, do Ministério da Agricultura e do Ministério de Meio Ambiente. Criminoso!
Na imagem, reunião ministerial de Bolsonaro em que Ricardo Salles sugere “passar a boiada”, em 2020
Tive uma conversa com 2 grandes pecuaristas sobre o apoio poderoso e apaixonado de boa parte da classe a Bolsonaro e me espantei com a frieza da análise. Ambos concordam que a política do governo Lula para o setor, em se tratando de juros, empréstimos, financiamentos e apoio, é muito melhor do que a do Bolsonaro. Porém, consideram que é mais importante uma política menos eficiente, mas com nenhuma fiscalização. Até porque se sentiam mais seguros para fazer o que bem entendessem com o meio ambiente.
Essa atitude declaradamente destrutiva do ex-presidente forjou uma imagem que preencheu o imaginário caubói do homem que vive do campo. Quando Bolsonaro declara que o Exército norte-americano fez um belo trabalho ao exterminar os indígenas nos EUA, está bajulando boa parte dos ruralistas, que vê nos povos originários uma fonte de atraso e de problemas.
É só relembrar alguns discursos do ex-presidente aos ruralistas, nos quais exaltava o tratamento que hoje em dia é dispensado em comparação com como o Ibama e o ICMBIO tratava antes. Ele se jactava de facilitar as irregularidades pela não fiscalização. Criminoso! A tragédia que ocorre no Rio Grande do Sul tem muitas faces. É uma tristeza sem tamanho ver o povo simples, com sotaque do interior, rosto queimado de sol, agarrar-se a uma esperança vã e não querer sair da casa onde mora.
Com água até o peito, balbucia palavras desconexas, impregnadas de perplexidade. E, nas cidades, a falta de luz e de água potável, em contraste com a fúria e a força avassaladora das águas da chuva e dos rios, deixa um cenário de medo e de guerra. A natureza assumiu o controle do destino. Não há nada que se possa fazer para impedir o avanço do caos. O acúmulo dos erros e dos abusos não pode ser contido em meio à desgraça instalada.
E quando a água baixar e voltar ao seu leito natural, outra tragédia estará ocupando todos os espaços. Infelizmente, boa parte dos corpos dos desaparecidos surgirão em estado de avançada decomposição. As doenças, várias, ocuparão as manchetes hoje dominadas pela enchente. A falta de condições de várias estruturas, como casas, prédios públicos e aeroporto levará a uma sensação de cidade fantasma e fala-se, em hipóteses extremas, até mesmo na necessidade de reconstrução de alguns setores. Ou seja, o desastre está ainda muito longe do fim.
O homem resolveu enfrentar, desafiar e desprezar a natureza e perdeu. Agora, milhares de brasileiros pagam a conta. Com a vida. Com a saúde. Enfrentando a fome e o desemprego. Como ensinou o gaúcho Mário Quintana, no poema “Diário de viagem”:
“O poeta foi visto por um rio, por uma árvore por uma estrada…”
Depois de tantos dias de espanto e susto com a dimensão dos estragos, já é hora de fazermos o enfrentamento, na busca da identificação e responsabilização dos culpados. O esforço do governo federal é absolutamente louvável. Mas, é preciso que a sociedade eleja, como pauta, o que fazer para mudar a maneira irresponsável de tratar a natureza. Identificar quais foram os políticos que se dedicaram, em busca de dinheiro, voto e poder, à retirada da legislação de salvaguardas que protegiam a natureza do avanço do caos. Identificar e denunciar. É claro que, contra a estupidez, às vezes, não há muito o que fazer. O governador do Rio Grande do Sul se manifestou contra as doações, salvo em dinheiro, pois o excesso delas estaria atrapalhando o comércio local. A fala parece ser falsa de tão absurda. Cruel, surreal, mas, infelizmente, verdadeira. Que mulheres, crianças, idosos morram de sede, de fome e de frio em nome de um “comércio local” que, por sinal, está fechado, debaixo d’água, em boa parte pela irresponsabilidade e ganância de alguns políticos.
É hora de responsabilizar os divulgadores criminosos das fake news, de desnudar os erros grosseiros dos políticos, de mostrar aos desabrigados que, em tragédias como essas, a natureza não tem culpa. É tão vítima como os que sofrem a fúria das enchentes.
Lembrando Rainer Maria Rilke:
“Escuridão, minha origem, amo-te mais que a chama que é limitada, porque só brilha num círculo qualquer fora do qual ninguém a conhece. Mas a escuridão tudo abriga figuras e chamas, animais e a mim, e ela também retém seres e poderes. E pode ser uma força grande que perto de mim se expande. Eu creio em noites.”