Idosa que desapareceu após desembarcar no Aeroporto de Natal é encontrada em mata no entorno do terminal

Foto:Cedida

A idosa de 67 anos que desapareceu logo após desembarcar de um voo de São Paulo para Natal, no último sábado (8) foi encontrada com vida nesta quarta-feira (12), perto do terminal aéreo.

A informação foi confirmada por familiares de Rita Caetano de Souza, de 67 anos. Segundo a irmã, Elza Souza, ela foi achada em uma área de mata no entorno do aeroporto, vestida com uma camiseta, e aparentemente debilitada.

Em nota, a Zurich Airport Brasil – administradora do terminal – informou que a equipe de vigilância do aeroporto, ao realizar a ronda de rotina na manhã desta quarta-feira, localizou a senhora na área de mata, próxima a Estrada da Produção.

“De imediato, foram realizados os primeiros socorros e, posteriormente, ela foi encaminhada de ambulância para o Hospital Belarmina Monte, no Centro de São Gonçalo do Amarante”.

A Polícia Civil também confirmou que a mulher foi encontrada nos arredores do terminal, mas informou que ela ainda será ouvida pelos investigadores.

Desaparecimento
O desaparecimento ocorreu no sábado (8). Rita pretendia visitar irmãos e outros parentes no município de São Paulo do Potengi, na região Agreste potiguar. O combinado é de que um dos irmão iria buscá-la no aeroporto.

Segundo Elza Souza, irmã de Rita, o carro que iria buscá-la atrasou cerca de meia hora. Quando Elza chegou ao terminal não encontrou a irmã e não conseguiu contato por telefone.

“Fiquei até meia noite no aeroporto indo de um lado para o outro, procurando ela”, relatou a irmã

Elza ainda informou que no fim da noite teve acesso a imagens das câmeras do aeroporto e percebeu que houve um desencontro.

Elza esperava a irmã no setor de desembarque, mas resolveu procurar o guichê da companhia aérea para obter informações sobre o voo. Nesse momento, Rita passou na área de desembarque.

Pelas câmeras, a mulher foi vista saindo do terminal e procurando informações com taxistas e outras pessoas, mas a família não conseguiu identificar se ela entrou em algum veículo.

Em nota enviada na tarde de terça-feira (11), a Zurich Airport, administradora do terminal, disse que estava à disposição para colaborar com às investigações.

G1 RN

Ministro do TSE anula 2ª condenação de Bolsonaro e Braga Netto

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou um recurso da defesa do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) e Walter Braga Netto (PL), e anulou uma decisão que condenou os dois por abuso durante as comemorações do 7 de Setembro de 2022. Apesar disso, a primeira condenação do TSE, que determinou a inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto por 5 votos a 2 em outubro passado, segue válida. A informação é de uma matéria do Metrópoles.

O Metrópoles aponta que em novembro do ano passado, o ministro Benedito Gonçalves condenou, em decisão individual, o ex-presidente junto de seu ex-ministro a oito anos de inelegibilidade por suas condutas durante as cerimônias do Bicentenário da Independência de 2022. A ação foi movida pela Coligação Brasil da Esperança, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda segundo o Metrópoles, anteriormente, o plenário do TSE já havia condenado a dupla a oito anos de inelegibilidade por abuso de poder político e econômico em três ações conjuntas que também questionavam os atos de Bolsonaro e Braga Netto no 7 de Setembro. Na época, Benedito usou a mesma conclusão da primeira condenação no julgamento do segundo processo, que envolve outras 15 pessoas e condenou os dois pelos mesmo fatos.

De acordo com Raul Araújo, a decisão de Benedito Gonçalves de realizar o julgamento antecipadamente não foi “correta”, e decidiu extinguir a ação de forma parcial por não julgar correto e contra o princípio da ampla defesa uma decisão com base em fatos apreciados em casos relacionados, acrescenta o Metrópoles.

Seridó 360

Prefeitura de São Gonçalo assinou na última segunda-feira (10), a Ordem de Serviço para a construção da Sede da Escola Municipal Maurício Fernandes no Bairro Regomoleiro

Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu mais um importante passo para o fortalecimento da educação no município. O prefeito Eraldo assinou a Ordem de Serviço para a construção da sede da Escola Municipal Maurício Fernandes, no Bairro Regomoleiro. Atualmente funcionando em um prédio alugado, a escola ganhará uma nova estrutura que beneficiará toda a comunidade escolar.

“Este é um marco significativo para a educação em São Gonçalo do Amarante. A nova sede da Escola Municipal Maurício Fernandes é um investimento que proporcionará um ambiente de aprendizado mais adequado e confortável para nossos alunos e professores. Estamos comprometidos em garantir que nossas crianças e jovens tenham acesso à educação de qualidade”, afirmou o prefeito Eraldo durante a cerimônia.

O compromisso com a educação se reflete nas diversas obras de reforma e ampliação realizadas nas escolas municipais. Até o momento, 11 escolas passaram por obras, sendo que 8 delas já foram concluídas:

Escola Municipal Varela Barca, Barreiros – Entregue
Escola Municipal Hamilton Santiago Júnior, Amarante – Entregue
CMEI Professora Aida dos Santos Conceição, Jardim Lola – Entregue
Escola Municipal Jéssica Débora, Guanduba – Entregue
Escola Municipal Lauriete Varela da Silva, Passagem da Vila – Entregue
Escola Municipal Cantinho do Saber, Santo Antônio – Entregue
Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima, Jardins – Em andamento
Escola Municipal Lauro Pinheiro da Costa, Riacho do Meio – Em andamento
CMEI Padre Tiago Theisen, Jardins – Entregue
Escola Municipal Dom Joaquim, Centro – Entregue
Escola Municipal Jonas Escolástico, Olho d’água do Carrilho – Em andamento

Além das reformas, duas novas escolas estão sendo construídas: a Escola Municipal 1° de Maio, no Jardim Lola, e a Escola Municipal Maurício Fernandes, no Regomoleiro.

O prefeito também ressaltou a entrega de novos fardamentos escolares para mais de 14 mil alunos da rede municipal, a garantia de merenda escolar durante todo o ano letivo e o programa “São Gonçalo nas Ondas da Leitura”, que distribuiu 15 mil livros para alunos, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A ampliação das vagas na educação infantil e no ensino fundamental é outra conquista significativa. Com a ampliação de escolas, foram abertas mais 200 vagas na educação infantil no Jardim Lola (CMEI Aida), 100 no Bairro Jardins (CMEI Padre Tiago) e 240 vagas no ensino fundamental no Centro (Escola Dom Joaquim).

“Nosso objetivo é oferecer uma educação de excelência, com infraestrutura adequada, material didático de qualidade e um ambiente que promova o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Estamos avançando, e este é apenas o começo de um futuro brilhante para a educação em São Gonçalo do Amarante”, concluiu o prefeito Eraldo.

Câmara de Parnamirim vai realizar audiência pública para debater as obras de drenagem no bairro de Monte Castelo

Por autoria do vereador Dr. César Maia, a Casa Legislativa vai realizar, nesta quinta-feira (13), uma Audiência Pública para debater sobre as necessárias obras de drenagem de águas pluviais e sumidouro no bairro de Monte Castelo. O evento começa às 17h, no Plenário Dr. Mário Medeiros.

A audiência tem o intuito de reunir os moradores, a Prefeitura de Parnamirim, o Ministério Público, e a imprensa, para debater soluções para os constantes alagamentos. “Nós precisamos debater isso por uma questão de saúde pública, qualidade de vida, mobilidade urbana e respeito aos entes queridos”, declarou o vereador propositor.

A participação na audiência pública é aberta a todos os cidadãos e é uma forma de ajudar a buscar soluções para os problemas que já duram anos.

Serviço

Tema: Obras de Drenagem de Águas Pluviais e Sumidouro no bairro de Monte Castelo

Data: 13/06/2024

Horário: 17h

Local: Plenário Dr. Mário Medeiros, na Câmara Municipal de Parnamirim

Diretor de Comunicação | Canindé Pereira | 84 99628-4679

É hora de reconstruir o Brasil

 

Padre João Medeiros Filho

A reconstrução pessoal ou social é inerente à história humana. O Brasil, em diferentes momentos, viveu etapas reconstrutivas. Atualmente, há interpelação da consciência cidadã e cristã sobre a necessidade de ressignificar a Pátria. A pandemia marcou a urgência de se repensar os serviços públicos. Muitos não querem admitir que o tempo pandêmico abalou vários setores da sociedade, notadamente a saúde e a educação. No mínimo, comprovou-se a sua precariedade ou ineficiência crônica. “Saúde e educação de um povo não se improvisam”, afirmou Dr. Marcolino Candau, primeiro brasileiro a dirigir a Organização Mundial da Saúde.  Os problemas socioeconômicos, políticos, educacionais, a carência de segurança alimentar para tantos, gerando desigualdade social, clamam pela reconstrução do País. Enquanto isso, o tempo precioso é ocupado com diatribes ideológicas, inócuas e deletérias, tornando o radicalismo além de agudo, crônico. Tem razão o salmista: “Se o Senhor não construir a casa, debalde trabalham os que a edificam” (Sl 127/126, 1).

Análises científicas vêm mostrando, em muitos aspectos da conjuntura sociopolítica, um processo de deterioração do tecido social. Considerações técnicas explicitam desmontes que atingem a estrutura da sociedade, cujos alicerces foram abalados: improbidades, privilégios, mentira social, demagogia, narrativas, ensaios ideológicos despropositados, descaso educacional etc. Tudo isso requer lucidez e serenidade dos cidadãos. Um velho líder potiguar comparou nossa política a “uma moça despudorada, apresentada por membros da família como uma jovem honrada e virtuosa.” Há unanimidade sobre a necessidade de intervenções urgentes para evitar que se constitua, entre nós, a verdadeira “abominação da desolação” (Dn 19, 27). Essa foi a expressão bíblica que definiu o caos reinante no povo prevaricador do Antigo Testamento. A história da Terra de Santa Cruz, não obstante percalços e vicissitudes, carece de apreço. O País detém um relevante potencial humanístico e material para se reerguer. Não pode estar em mãos equivocadas nem ser refém de inescrupulosos e oportunistas, cujo objetivo é seu projeto de poder e não de uma nação humana e justa. Não se deve apostar no “déjà vu”.

Preocupa sobremaneira o diagnóstico de nossas feridas políticas. Nossa Terra vive a carência de uma visão moderna de gestão, capaz de oferecer respostas rápidas, adequadas e atualizadas. Há de se corrigir degradações gravíssimas na educação, infraestrutura, segurança e saúde, no sistema eleitoral, na política ambiental e administração pública. É imprescindível um novo movimento civilizatório. Muitas coisas precisam ser pautadas urgentemente para retirar o País dos atrasos e marasmo. É característico no Brasil viver intensa e antecipadamente os períodos eleitorais. Nem bem acabam as eleições federais e estaduais, já se entabulam os conchavos para os pleitos municipais, ou vice-versa. Respiram-se campanhas eleitorais o tempo todo. O pior é o clima contaminado por vícios interesseiros, os quais reduzem a discussão política a nomes e pessoas, que traduzem esquemas obsoletos e perpetuadores de privilégios e erros. O que se espera dos líderes e dignitários não é uma briga medíocre e improdutiva, mas uma ampla pauta de diálogo civilizatório, incluindo especial atenção ao linguajar corrente, uso ético e produtivo das tecnologias contemporâneas.

Infelizmente, o Brasil vai se tornando um solo de narrativas em todos os segmentos e matizes ideológicos. Sepultam-se a verdade, o realismo e a honestidade intelectual. Há cada vez mais falácias, relatos desonestos e desconexos, impedindo avanços e agravando a polarização. Convive-se com falas fora dos trilhos, incompatíveis com os cargos ocupados, comprometendo a seriedade dos poderes e instituições. Não raro, discursos e pronunciamentos geram desentendimentos, acarretando intransigências, reforçando radicalizações, alimentando medos, minando a paz social. Na tarefa de reconstruir a Nação, mister se faz investir em palavras que iluminem e apaziguem pela verdade que transmitem. É preciso respeitar autoridades e direitos, salvaguardar a Pátria com políticas sensatas, varrer os cenários da vergonhosa desigualdade social, garantir a vigência de valores e princípios inegociáveis. Assim é possível reconstruir verdadeiramente nosso torrão natal. Nisto consiste a recomendação bíblica, interpretada apenas do ponto de vista demográfico: “Crescei e multiplicai-vos” (Gn 9, 7). Crescer em dignidade e grandeza humana. Multiplicar o bem-estar social dos filhos de Deus! “Feliz é a nação, cujo Deus é o Senhor” (Sl 33/32, 12).

Agricultor morre após tomar cachaça em velório de amigo no Ceará; família desconfia de env€nenamento

Um agricultor de 45 anos, identificado como Francisco das Chagas Pereira de Sousa, morreu após tomar uma dose de cachaça em um velório. O caso aconteceu em Viçosa do Ceará, interior do estado, neste sábado (8). A família desconfia que a bebida estava envenenada. O caso aconteceu na localidade de Sítio Cacimbão, zona rural do município. Francisco das Chagas estava no velório de um colega, de 61 anos. No local, ele aceitou uma dose de cachaça que teria sido oferecida por um familiar do outro homem.

Após ingerir a bebida, o agricultor começou a passar mal e morreu no local. A Secretaria da Segurança Pública disse que a Polícia Civil investiga as circunstâncias das mortes dos dois homens. Há possibilidade do homem mais velho também ter ingerido a bebida.

No entanto, a Secretaria reforçou que, apenas após o laudo da Perícia Forense, será possível determinar as causas dos óbitos. Conforme a sobrinha do agricultor, o laudo deve sair em até 15 dias.

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Sobral.

G1

Cidade Alta vai ter base da Guarda Municipal de Natal para combater insegurança na região

Dando continuidade à agenda que trata sobre os desafios de segurança da Cidade Alta, dirigentes empresariais e representantes do setor público estiveram reunidos, na manhã dessa segunda-feira, 10, na sede da Fecomércio RN. Na ocasião, as entidades fizeram prestação de contas dos avanços obtidos ao longo das últimas três semanas de trabalho.

A Secretária Municipal de Segurança Pública de Natal, Sheila Freitas, anunciou que a prefeitura do Natal alugou um prédio onde funcionará uma base da Guarda Municipal, na cidade Alta, atendendo a um pleito dos empresários da região que vinha sendo discutido no âmbito do grupo de trabalho.

“Em cerca de 15 dias, este espaço estará em funcionamento, reforçando as ações que já vem sendo desenvolvidas. Levamos este pleito ao prefeito Álvaro Dias que autorizou prontamente, como mais uma iniciativa da prefeitura em apoio à revitalização da Cidade Alta”, destacou Sheila Freitas.

Na ocasião, foi solicitado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico, que seja analisada a possibilidade que de a área também possa servir como ponto de apoio da PM, especialmente para as ações de ronda noturna.

POLÍCIA MILITAR 

O Secretário Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, Coronel Francisco Araújo, destacou que “estão sendo empreendidos esforços coordenados com o objetivo garantir a segurança no Centro da Cidade”.

Entre os destaques, foi citada a instalação de uma base móvel da Polícia Militar no cruzamento das avenidas Rio Branco e João Pessoa, além de intensificação das rondas preventivas, tanto da Polícia Militar quando da Guarda Municipal. Também está em andamento a operação Madrugada Segura, que conta com ronda permanente no Centro da Cidade.

A Polícia Civil destacou a realização da Operação Sucata, que, por meio do trabalho da área de inteligência, conseguiu identificar receptadores de fiação furtada de estabelecimentos localizados no Centro da Cidade. 

“Foram apreendidas mais três toneladas em material furtado, neste último mês, além de fornos que eram utilizados para derreter os fios”, relatou o Diretor de Polícia da Grande Natal, Delegado Marcos Vinícius. Ele destacou que esta ação será continuada, com ações mensais em todos o estado.

Os representantes das Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) e Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) também fizeram um relato sobre os resultados das iniciativas desenvolvidas.

O presidente da Associação Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos, afirmou que os empresários e comerciários têm sentido a diferença. “É notório o trabalho que está sendo realizado. Já conseguimos avaliar a diminuição de ocorrência e uma presença forte das forças de segurança, dando apoio à atividade comercial que temos desenvolvido nesta área tão importante da cidade”, disse.

Assistência à população de rua

Um dos desdobramentos do grupo de trabalho será a estruturação de um plano de trabalho focado no desenvolvimento de políticas afirmativas de assistência social, desenvolvidas de forma integrada, com o objetivo de atender à população em situação de rua.

Participaram da reunião as seguintes entidades:

– 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM)

– 49ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Natal (49ª PMJ)

– Associação Viva o Centro

– Coordenadoria da Defesa da Mulher e das Minorias (Codimm/SEEC)

– Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc)

– Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep RN)

– Polícia Civil do Rio Grande do Norte

– Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN)

– Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas)

– Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap)

– Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed)

– Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semidh)

– Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes)

– Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas)

– Sindicato da Indústria de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBS)

www.96fm.com.br

Regulamentação dos professores de Artes Maciais e Esportes de Combate foi debatida na Câmara de Parnamirim

Regulamentação dos professores de Artes Maciais e Esportes de Combate foi debatida na Câmara de Parnamirim

Na manhã da última segunda-feira (10), por autoria do vereador Thiago Fernandes, a Câmara de Municipal de Parnamirim promoveu uma audiência pública para discutir a regulamentação do professor de Artes Maciais e Esportes de Combate. O evento iniciou às 9h e foi realizado no Plenário Dr. Mário Medeiros.

Estiveram presentes para a composição da mesa, além do vereador propositor, o vereador da Câmara Municipal de Natal, Hermes Câmara; representante do Desportivo Rio Grande, Anderson de Souza Araújo; presidente do SindiLutas e presidente da Federação de Lutas Olímpicas do Rio Grande do Norte, Carlos Alexandre dos Santos; e o professor de Jiu-Jitsu, Bruno Aguiar Gomes.

Durante o evento, o parlamentar da Câmara de Natal, Hermes Câmara, falou sobre o reconhecimento que deve ser dado aos professores de artes marciais que dedicaram anos de sua vida ao esporte. “Não é justo ser impedido de dar aula por uma questão de interpretação”, declarou Hermes. Além disso, o vereador parabenizou Thiago Fernandes pela proposição da audiência.

Carlos Alexandre, presidente do SindiLutas e presidente da Federação de Lutas Olímpicas do RN, pontuou que o principal objetivo da audiência é contribuir para que a regulamentação possa ser colocada em vigor, enfatizando a importância dos parlamentares que abracem a luta em prol da regularização das artes maciais.

Ao final do evento, o vereador Thiago Fernandes trouxe detalhes da legislação responsável pelo tema da audiência, ressaltando que a regulamentação permite que os professores de Artes Maciais sejam reconhecidos pelo Estado, além de permitir que os profissionais agreguem conhecimentos ao esporte a partir de suas vivências. “O intuito aqui é fortalecer o todo, estamos pensando no coletivo”, declarou Thiago.

Por Cida Ramos

VÍDEO: Trecho na Av. Felizardo Moura é adaptado pela STTU após afundamento de asfalto

Após o asfalto afundar e uma cratera se abrir nessa segunda-feira (10) na Avenida Felizardo Moura, próximo à Compal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) começou os trabalhos nesta terça-feira (11) para dar fluidez ao trânsito no local.

As faixas da via no sentido Zona Norte/Centro foram adaptadas com cones, como explica no vídeo acima o inspetor Carlos Eugênio.

Comissão da Câmara de Natal aprova devolução de valores em cartões aos usuários de ônibus

Foto: divulgação

A Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto de lei 236/22, que discute a propriedade dos créditos eletrônicos nos cartões de usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros do Município (STTP). De autoria do vice-presidente da Comissão, vereador Milklei Leite (PV), o PL define que os créditos são de propriedade do usuário, deverão estar vinculados ao CPF e não terão validade para vencimento de utilização. Aliado a isso, após 60 dias, o proprietário do cartão poderá reivindicar o saldo remanescente convertido em valores monetários.

A aprovação do PL aconteceu nessa segunda-feira (10) durante sessão presidida pelo vereador Anderson Lopes, com o objetivo de designar relatoria de três projetos de lei e analisar pareceres de outros 10 PLs.

Na justificativa para efetivar seu PL, o vereador Milklei Leite reiterou que a bilhetagem é um avanço no sistema de transporte, mas ainda exige aperfeiçoamento. “No sistema de bilhetagem eletrônica o usuário adquire créditos e não viagens. Assim, é como se estivéssemos colocando um valor todo mês para nosso deslocamento, e os valores não utilizados podem e devem voltar a circular na nossa economia”, justifica o autor do PL.

Também participou da reunião que aprovou o projeto de lei, o vereador Eribaldo Medeiros, membro da Comissão de Transportes.

Tribuna do Norte

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante Inaugura Quadra Poliesportiva e Praça na Comunidade do Guajiru

Nesta Sexta-Feira (07), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante entregou à comunidade do Guajiru duas novas áreas de lazer e esporte: a Quadra Poliesportiva e a Praça do bairro, os equipamentos foram totalmente reformados. Este projeto foi desenvolvido com o intuito de oferecer as melhores opções de lazer e esporte para a população, contribuindo para o avanço e o bem-estar do município.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito da cidade, Eraldo Paiva, além de vereadores, secretários e muitos moradores locais que vieram prestigiar o evento. A nova quadra poliesportiva e a praça prometem ser um ponto de encontro e convivência, promovendo atividades físicas e momentos de lazer para todas as idades.

Durante o evento, o prefeito Eraldo Paiva destacou a importância do projeto para a comunidade. “Estamos muito felizes em entregar esta quadra poliesportiva e esta praça para os moradores do Guajiru. Esses espaços foram pensados para oferecer qualidade de vida, incentivar a prática de esportes e proporcionar momentos de lazer para todas as famílias. Investir em esporte e lazer é investir no futuro da nossa cidade, e seguimos comprometidos com o bem-estar e o desenvolvimento de São Gonçalo do Amarante”, afirmou o prefeito.

Com esta inauguração, a Prefeitura reforça seu compromisso em promover melhorias na infraestrutura da cidade, buscando sempre proporcionar melhores condições de vida para seus cidadãos. A Quadra Poliesportiva e a Praça do Guajiru são mais um passo na construção de um município mais saudável e feliz para todos.

Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 começa em Natal. Confira locais

Foto: SMS

Natal inicia a Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 com imunização para cães e gatos a partir desta segunda-feira (10), seguindo até 31 de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), oferece as vacinas no esquema porta a porta e nos pontos fixos de vacinação distribuídos na cidade.

O imunizante está disponível para cães e gatos sadios com idade a partir de três meses que não tenham feito nenhum tratamento farmacoterápico nos últimos 30 dias, e para animais que ainda não tenham recebido a vacina antirrábica no ano de 2024. A estimativa é que 103.887 animais possam receber a imunização no município, com a campanha tendo como meta imunizar cerca de 80% desse público.

“A vacinação contra a raiva é de extrema importância para manter os animais protegidos contra a doença e evitar casos graves que podem levar inclusive à morte e a transmissão para humanos. Então convidamos os tutores a procurarem um dos pontos para manterem a saúde do seu animal de estimação em dia.”, comenta Chilon Batista, secretário de Saúde de Natal.

Até maio de 2024 foram notificados seis casos de morcegos positivos para o vírus da raiva no município, o que serve de alerta, pois os quirópteros estão cada vez mais domiciliados, convivendo mais próximos do homem e consequentemente com seus animais de estimação, que estão expostos ao risco de contraírem a doença.

ONDE VACINAR

A vacinação vai acontecer por duas estratégias: por meio de pontos fixos de vacinação distribuídos pelos cinco Distritos Sanitários da cidade, e pela vacinação na modalidade porta a porta, onde a equipe de Agente de Combate às Endemias (ACE), percorrem bairros selecionados para realizar a imunização da população animal. “Estamos iniciando a vacinação porta a porta por bairros que possuem um maior adensamento animal. A intenção é que essa estratégia seja ampliada durante a campanha para os outros locais da cidade”, reforça Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses da SMS Natal.

A raiva é uma zoonose, doença que pode ser transmitida dos animais para o homem, como do homem para os animais. É uma doença infecciosa viral aguda grave e pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordida, arranhões ou lambedura desses animais, podendo levar à morte se não descoberta e tratada a tempo. Postos fixos de vacinação (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h)

Norte I
UBS Pajuçara, localizada na Rua Barão dos Cocais, s/n, no bairro Pajuçara.

Norte II
UBS Panatis, localizada na Rua Milton Servilha Brito, 994, Conjunto Panatis, bairro Potengi.

Sul
UBS Satélite, localizada na Rua das Carnaúbas, 7789, no bairro Pitimbu

Leste
UBS São João, localizada na Av. Romualdo Galvão, 891, no bairro Tirol

Oeste
Policlínica Oeste, localizada na Av. Pernambuco, 251, no bairro Cidade da Esperança. Vacinação Porta a Porta (de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h)

Norte I
Bairro Pajuçara

Norte II
Bairro Nossa Senhora da Apresentação

Sul
Bairro Planalto

Leste
Bairro Alecrim

Oeste
Bairro Felipe Camarão

Festa junina termina em tiroteio e correria em Parnamirim

Foto: reprodução

Uma festa junina terminou em tiroteio e correria na cidade de Parnamirim na madrugada de domingo (9). De acordo com testemunhas, dois homens que iniciaram a briga no final da festa começaram a efetuar os disparos. Eles não eram conhecidos no bairro, afirmaram pessoas que estavam no evento.

Conforme informações da polícia, após a reação de um segurança em acabar com a confusão, um veículo até o momento não identificado passou na rua e os ocupantes atiraram. Apesar do susto ninguém se feriu.

Policiais militares do terceiro batalhão foram acionados, mas o veículo com os suspeitos não foi localizado.

A festa, que acontece todos os anos, com participação também de políticos e representantes do município, é organizada por vizinhos que afirmam nunca ter acontecido algo relacionado a isso no local.

Com informações de Ranilson Oliveira

Audiência na Câmara de Natal discute futuro do tratamento do lixo no município

A Câmara Municipal de Natal realizou na última sexta-feira (7), uma audiência pública, proposta pelo vereador Daniel Valença (PT), para discutir sobre o tratamento dos resíduos sólidos na capital do estado. O foco foi esclarecer sobre o futuro do serviço na cidade diante do encerramento do contrato de concessão com a empresa que administra o aterro sanitário, além de medidas para mitigar os impactos do lixo.

O vereador narrou um histórico sobre o serviço na cidade com os contratos de concessão que se estendem há várias gestões. Para ele, o lixão no bairro de Cidade Nova foi reativado em 2019, sob o nome de estação de transbordo, faltando também transparência sobre o funcionamento e gestão do aterro sanitário de Ceará-Mirim.

“O que temos é que o contrato de concessão vai acabar no próximo mês e até agora não teve transparência ou diálogo com a população e o legislativo sobre qual será a política de tratamento dos resíduos sólidos na cidade”, declarou Daniel Valença.

Algumas dúvidas foram levantadas no encontro, como destacou o engenheiro e consultor Aluízio Aguiar: “O ponto mais crucial é que o aterro de Ceará Mirim está a menos de 5 km do aeroporto. Haverá licença de renovação pelo Idema? Haverá segurança de operação aeroportuária? Vai continuar tratando resíduos da mesma forma? Há triagem? Por que não adotar a reciclagem? Resíduo sólido não é mais só lixo, é também dinheiro quando bem manejado.”

Contudo, nenhum representante da gestão municipal ou das empresas que operam na coleta e tratamento do lixo na cidade compareceram. Os participantes da audiência, entre os quais, trabalhadores da reciclagem, ativistas ambientais e especialistas, destacaram que quando bem gerido, o lixo pode trazer benefícios como a conservação da biodiversidade, desenvolvimento e estabilidade econômica, fortalecimento da saúde pública, redução da poluição, podendo ainda mitigar efeitos climáticos.

A professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Régia Lúcia, avaliou que faltam investimentos e programas para reciclagem e educação ambiental, que poderiam mudar a forma como a população se comporta em relação ao lixo. “Precisa diminuir o que vai para os aterros. Mas as leis que tratam do controle e descarte do lixo ficam só no papel. Existe, mais recente, o Plano de Saneamento Básico que trata da gestão de resíduos sólidos, com metas e prazos. Temos que investir na redução, reutilização e reciclagem e, somente aí, encaminhar ao aterro”, pontuou a professora.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Lorena Veríssimo

85% das vítimas de Stalking no Rio Grande do Norte são mulheres

Foto: Marcos Serra Lima/g1

Caracterizado por um conjunto de comportamentos que visam monitorar, controlar, assediar ou intimidar uma vítima, causando sofrimento emocional e psicológico, o “Stalking” é um crime freqüente, mesmo antes da Lei 14.132/21, que inseriu no Código Penal o artigo 147-A, denominado “crime de perseguição”. As vítimas tem sido, em sua maioria, mulheres. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed/RN), no Rio Grande dio Norte foram registrados 327 casos nos primeiros quatro meses deste ano.

Os stalkers podem agir em diversos ambientes, dentro ou fora do mundo virtual, e contra diversas faixas etárias, inclusive, contra menores de idade. Na última quinta-feira (6), por exemplo, um homem de 39 anos foi preso por perseguir uma adolescente todas as vezes em que ela saía da escola, a acompanhado até sua residência em Touros, cidade da região Leste do RN. A jovem chegou a sofrer com transtornos psicológicos e até relatou aos seus familiares o surgimento de pensamentos suicidas. A vítima teve pedido de medida protetiva foi atendido, mas isso não intimidou o agressor, que continuou perseguindo-a. Com isso, teve a prisão preventiva expedida.

Mesmo antes da lei contra o stalking ser sancionada, denúncias contra a prática criminosa eram feitas. A fisioterapeuta Emilly Rachel diz que sofreu uma perseguição obsessiva por pelo menos três meses em 2020. A primeira abordagem do agressor ocorreu onde no ambiente de trabalho. Ele teria agido com simpatia, mas não demorou a mudar o comportamento. “Eu acabei passando meu número, mas disse que não tinha nenhum interesse em relacionamento. Ele passou a me mandar mensagens frequentemente, além de me ligar”, relata.

Mesmo com as negativas, o stalker continuou a mandar mensagens a qualquer hora do dia, insistindo para engatar um relacionamento. Além disso, Emilly também passou a ser observada por ele ao redor do campus, se posicionando nos lugares por onde ela costumava passar.

Ao avisar à segurança do seu local de trabalho, não foi levada a sério por considerarem a atitude do stalker como inofensiva. As perseguições só pararam quando houve o isolamento social em virtude da pandemia da covid-19.

As mulheres representam 85% das vítimas, segundo a Sesed/RN. Para a psicóloga Carol Dias, isto se decorre de questões como as normas de gênero e machismo, já que o stalker, na maioria das vezes, é alguém que não aceita o fim do relacionamento ou a negativa da vítima. Ele não aceita a perda de poder sobre a mulher. Então ele passa a exercer esse poder de outras formas, como aterrorizar a vítima, além de querer saber onde a vítima está ou com quem está, em uma atitude possessiva e de obsessão”, analisa a psicóloga.

Tribuna do Norte