Um corpo foi encontrado na manhã desta sexta-feira (22), na Praia do Meio, zona Leste de Natal. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), ainda não foi possível identificar a vítima e as causas da morte.
De acordo com o CBMRN, populares acionaram a Polícia Militar, que realizava um patrulhamento pelo local, e informaram que haveria um corpo na praia. A PM acionou a guarnição do posto guarda-vidas dos Bombeiros, que foram até o local e constataram a presença do cadáver no local.
O triste e lamentável episódio do bolsonarista que jogou uma bomba no Supremo, explodiu um carro nas imediações da Câmara dos Deputados e deixou, covardemente, uma armadilha mortal com uma bomba programada para explodir na casa em que estava morando deve nos levar a uma série de reflexões. É importante ressaltar que, não fosse a competência dos policiais envolvidos, que entraram na casa com um robô antibomba e desarmaram o artefato, fatalmente iriam morrer ou esses, ou pessoas que alugaram a casa, ao abrir as gavetas. Um ato vil e criminoso de quem não tem nenhuma solidariedade com o próximo. Deixou armada uma bomba que explodiria quando alguém abrisse o armário: poderia ser uma criança, uma mulher ou um idoso. Um ato que demonstra o caráter desses bolsonaristas dominados pelo ódio e pela violência.
Publicidade
É interessante notar que eles estão tentando minimizar a ação terrorista com o estranho argumento de que o terrorista era um lobo solitário. Ora, para mim, esse dado, se for comprovado que é verdadeiro, é um problema adicional. Os terroristas que se reúnem em células, as alcateias, são muito mais fáceis de serem identificados, seguidos, fichados e, de certa forma, contidos. Os serviços de segurança têm muitas maneiras de manter esquemas de vigilância e de controle quando os tais lobos em grupo se organizam e deixam rastros, comunicam-se entre si e fazem manifestações. Enfim, as equipes de inteligência têm uma condição muito maior de localizar, para impedir um ataque, quando a estratégia passa por uma organização criminosa.
No entanto, quando a ação sórdida e criminosa vem de um fanático isolado, muitas vezes é mais difícil de ser contida antes do desastre. No caso desse Tiu França, a família e os amigos afirmam que ele era uma pessoa simples, calma, sem usar violência e sem demonstrar periculosidade. Apenas ficou indignado e mudou a personalidade, após a derrota do Bolsonaro. E, claro, com a lavagem cerebral do gabinete do ódio bolsonarista. Na verdade, foi crescendo nele a falsa coragem dos covardes.
Publicidade
A vontade incontida de atender ao chamado do líder Bolsonaro, que prega que se deve morrer pela pátria. Que dissemina o ódio e cultua a violência contra o Supremo Tribunal e seus ministros. Que valoriza o ser mesquinho, sádico e cruel que tem prazer em torturar. Enfim, que é, dia após dia, impregnado por valores que exaltam a morte e a miséria humana.
Esse é o caldo de cultura em que o fascista Bolsonaro e os seus seguidores alimentam os tais lobos solitários. Que são trabalhados para seguir, cegamente, os chamados – incompreensíveis para os ouvidos de quem não cultua o ódio – que clamam, silenciosa e ardilosamente, por ações de terror em nome de um projeto radical de endeusamento e poder. E eles, muitas vezes, se alimentam solitariamente desse germe inoculado, sorrateiramente, com uma maldade sem limites.
Em nome desse fanatismo, acompanhamos milhares de pessoas batendo continência para pneus, acampados em frente aos quartéis, vociferando contra a família dos ministros do Supremo, ameaçando, agredindo, invadindo prédios públicos e depredando o plenário do Supremo Tribunal – local escolhido pelo chefe da organização como o depositário de todo o ódio.
Publicidade
É necessário estarmos todos atentos para a gravidade do momento. Existem centenas de golpistas encarcerados e que esperam ainda uma ação espetacular do líder que os iludiu e os levou à prisão. Tanto os que estão presos quanto os que ainda acreditam que o golpe militar virá a qualquer momento. E a vitória de Trump nos EUA recrudesceu o discurso golpista.
Enquanto não se responsabilizar criminalmente os verdadeiros autores da tentativa de implementar a Ditadura no país, os financiadores, os políticos, os militares de alto coturno e o Bolsonaro, teremos lobos solitários e alcateias em busca de sangue e terror. É preciso enfrentar a realidade: o Brasil não encontrará a paz com a impunidade.
Lembrando-nos de Bertrand Russel: “O problema do mundo é que tolos e fanáticos estão sempre cheios de convicção, enquanto os sábios estão sempre cheios de dúvidas”.
Mudanças foram anunciadas na missa da padroeira nesta quinta-feira (21)| Foto: Divulgação/Arquidiocese
Durante a missa da Padroeira de Natal nesta quinta-feira (21), foram anunciadas as transferências de alguns padres, determinadas pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso. Antes do anúncio, foi dito que as mudanças acontecem com o objetivo de “atender necessidades pastorais e o bem espiritual do povo de Deus”. As nomeações e transferências são válidas a partir do ano que vem. O prazo para as mudanças é de 60 dias e não podem ultrapassar o mês de fevereiro de 2025.
Veja as mudanças:
Padre André Martins Melo – Pároco Nosso Senhora do Carmo (Parque das Nações Parnamirim)
Padre Antônio Almeida de Oliveira – Pároco Nossa Senhora da Conceição (Macau)
Padre Antônio Luciano de Freiras – Pároco Nossa Senhora das Dores (Brejinho)
Padre Antônio José do Vale Bezerra de Góis – Pároco Sagrada Família (Natal)
Padre Antônio Nunes de Araújo – Pároco São João Batista (Lagoa Seca – Natal)
Padre Artur Anderson Ferreira da Silva – Vigário Paroquial Paróquia São João Batista (Lagoa Seca – Natal)
Padre Sidney Firmino da Silva – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (São Tomé)
Padre Claudio Régio da Silva Bezerra – Pároco Nossa Senhora Aparecida (Natal)
Padre Edmundo Ferreira do Nascimento Filho – Administrador paroquial Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Ipanguaçu)
Padre Edvaldo Alexandre de Brito – Pároco Paróquia São Francisco de Assis e São João Lostau Navarro (Pirangi do Norte)
Padre Francisco de Assis Silva Rodrigues de Lima – Pároco Paróquia São Camilo de Léllis (Natal)
Padre Francisco Clodoalodo Leitão de Farias – Vigário Paroquial Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Macaíba)
Padre Francisco Lucas de Souza Neto – Vigário Paroquial Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Natal)
Padre Francisco Ney Lopes – Pároco Paróquia Santo Antônio (Tibau do Sul)
Padre João Batista Nunes Filho – Pároco paróquia Santo André de Soveral (Parnamirim) e diretor sacerdotal Casa Dom Nivaldo Monte
Padre João Maria Dias – Vigário Paroquial Paróquia Santana (Soledade II – Natal)
Padre João Pedro Acussio da Silva – Pároco Paróquia Nossa Senhora da Conceição e diretor do centro de educacao Monsenhor Honório (Macau)
Padre José Carlos Acelino da Silva – Administrador paroquial Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Campo Redondo)
Padre José Francisco Neto – Pároco Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Barcelona)
Padre José Marcelo Cesarino Cruz – Pároco Paróquia de Santana (Soledade II)
Padre José Marcos Silva de Lima – Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Terezinha (Natal)
Padre José Ronald Farias Aguiar – Administrador Paroquial Paróquia São João Batista (Pendências)
Padre Leonardo da Silva e Silva – vigário paroquial Paróquia São Paulo Apóstolo (São Paulo do Potengi)
Padre Lucas Pereira Batista – administrador paroquial Paróquia Nossa Senhora do Livramento (Taipu)
Padre Manoel Alaíde da Silva – pároco Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Alto do Rodrigues)
Padre Manoel Henrique de Paiva – Pároco paróquia Jesus Bom Pastor (Bom Pastor – Natal)
Padre Manoel José da Silva – vigário paroquial Paróquia Nossa Senhora do Ó (Nísia Floresta) e responsável pelo setor praia da referida paróquia
Padre Mateus Marques de Souza – pároco Paróquia Nossa Senhora de Fátima (a ser criada no dia 9 de dezembro em Macaíba)
Padre Ronaldo Gomes de Souza – pároco Paróquia Santa Terezinha (Lagoa D’Anta)
Padre Thales Henrique Araújo da Silva – administrador paroquial Paróquia de Santana (Santana do Matos)
Padre Thiago Barbosa Dias – Formador do propedêutico
Padre Valtair Lira Lucas – pároco Paróquia Cristo Rei (Pirangi – Natal)
Padre Wiliam Bruno dos Santos Costa – administrador da área pastoral Poço Branco
Padre Wilson Alves de Oliveira – administrador paroquial paróquia Sagrado Coração (Bom Jesus)
Padre Hugo Maciel Marcelino Galvão – capelão Corpo de Bombeiros
Padre Marcos Roberto Nascimento de Souza – Capelão Santuário Chama de Amor e Capela do Mortícinio (Barra de Cunhau)
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante informa à população que a 1ª Mostra de Cinema Afro-brasileiro – CINE AFRICANIDADES, que se encerra nesta sexta-feira (22). É um evento que visa mergulhar o público nas histórias, lutas e expressões culturais do Movimento Negro e da cultura afro-brasileira, e teve início no dia 18 de novembro de 2024. As apresentações ocorrem no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, com exibições diárias das 14h às 17h. A entrada é franca.
A programação da mostra vai além das telas. Além de exibir produções cinematográficas que abordam temas como preconceito, discriminação, racismo e violência de gênero e raça, o evento contará com workshops, mesas de debates e apresentações culturais. O objetivo é divulgar o trabalho de profissionais do audiovisual ligados ao Movimento Negro, tanto nacional quanto internacionalmente, e abrir espaço para um olhar diferenciado sobre a cultura afro-brasileira e afro-ameríndia.
Essa primeira edição do Cine Africanidades representa uma oportunidade única de promover o diálogo e a reflexão sobre questões essenciais para a sociedade, utilizando o cinema como ferramenta de transformação social e valorização da diversidade cultural.
O evento é realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e da Fundação Cultural Dona Militana.
Data: 18 a 22 de novembro de 2024 Local: Teatro Municipal Poti Cavalcanti Horário: Das 14h às 17h Entrada: Gratuita Realização: Ministério da Cultura / Lei Paulo Gustavo
Apoio: Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante Fundação Cultural Dona Militana
A defesa está no direito dela ao afirmar que o Ministro Alexandre de Moraes deveria se dar por suspeito no inquérito onde o Bolsonaro e parte de sua turma de militares golpistas foram indiciados. A defesa deve ser ampla e o contraditório garantido. Assim é que exige um processo penal democrático.
É interessante notar que estranhamente não se viu a negativa dos fatos por parte dos envolvidos. Ao que parece o trabalho da Polícia Federal foi tão bem feito tecnicamente que está irrespondível.
Porém, é fundamental frisar, que argumento da suspeição do Ministro Alexandre de Moraes, pelo fato dos golpistas terem planejado mata-lo, é absolutamente sem nenhuma sustentação jurídica. Seria permitir que o investigado, que quem cometeu o crime ,escolhesse o seu julgador. A vítima no caso concreto é a democracia brasileira. O que foi urdido e tentado foi um golpe de estado, a abolição violenta da democracia. O que esteve em risco foi o estado de direito. Dentre os vários desatinos estava um plano que incluía a morte do Presidente da República, do Vice-presidente e de um Ministro do Supremo.
Aceitar a tese da suspeição seria dar ao investigado o controle de quem ele quer como juiz do seu caso. Agiu bem o Presidente do Supremo , Ministro Luís Roberto Barroso, ao distribuir o inquérito para o Ministro Alexandre de Moraes. A democracia agradece.
A eleição para a presidência do legislativo municipal é um processo estratégico que se conecta diretamente ao resultado das urnas em 2024, especialmente a vitória da prefeita eleita, professora Nilda.
O desfecho dessa disputa para o biênio 2025-2026 já parece delineado e reflete os acordos políticos firmados durante a campanha majoritária.
A trajetória para a definição da presidência passa pelo compromisso mútuo firmado entre Nilda e sua aliada de primeira hora, a vereadora Rhalessa. Desde o início da caminhada política, quando poucos acreditavam na vitória da professora, Rhalessa ofereceu apoio estratégico, que agora se traduz no respaldo da prefeita eleita à sua candidatura para liderar o legislativo municipal.
Outro ator relevante nesse cenário é o vereador César, também próximo de Nilda, mas que entrou no jogo em um momento posterior. Apesar do reconhecimento e da confiança da prefeita eleita em seu trabalho, ele terá que aguardar seu momento para assumir posições de maior protagonismo. Por enquanto, o compromisso com quem esteve desde o princípio ao lado da prefeita prevalece.
A articulação para garantir a vitória de Rhalessa segue alinhada com a base governista. Alguns vereadores já sinalizaram seu apoio, compreendendo estar alinhados à gestão que é essencial para manter influência e participação ativa nos próximos quatro anos da gestão Nilda. Nesse contexto, a união em torno do projeto liderado pela prefeita eleita parece se consolidar, garantindo estabilidade política para o início da gestão.
Entretanto, o cenário político sempre guarda desafios e surpresas. A história já demonstrou que, em ambientes de poder, alianças podem ser frágeis. Em Parnamirim, cabe às lideranças encontrar equilíbrio, evitando disputas que fragilizem a base governista e comprometam a governabilidade.
Com um futuro da Câmara prestes a ser definido, o tabuleiro político de Parnamirim se mostra movimentado. A prefeita eleita e sua base caminham com atenção e articula a estratégia para garantir que a gestão municipal inicie de forma coesa e alinhada aos compromissos assumidos com a população, pois todos estão juntos e misturados, para não ir para a cruz do calvário 4 anos.
Ou iremos reviver aqui em Parnamirim a história do imperador Júlio César que em 58 a.C., rompeu com Pompeu, o grande general romano, assumindo como ditador de Roma. CUIDA colega doutor, pois aqui o rio é pequeno para dois peixes grandes.
Projetos devem ser votados com uma semana de diferença em dezembro. Governo quer aumentar alíquota do principal tributo estadual para 20% e já prevê efeito na arrecadação no orçamento do próximo ano.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte definiu quando serão votados os projetos de lei de aumento do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) e o que estipula o orçamento do estado para 2025.
A previsão da assembleia legislativa é votar o projeto que aumenta a alíquota do ICMS de 18% para 20% no dia 11 de dezembro.
A alíquota é a base de cálculo do tributo sobre a maior parte dos produtos comercializados no estado. Um produto que custa R$ 100 ao consumidor, por exemplo, atualmente tem R$ 18 de ICMS pagos ao poder público. O valor passaria a R$ 20.
Até a data definida, deputados da base do governo Fátima Bezerra (PT) devem seguir articulando para conseguirem votos suficientes para aprovação do projeto, que é uma das prioridades do governo estadual para o próximo ano.
Em 2023, o governo foi derrotado na Assembleia, em uma tentativa de aprovar o percentual de 20% de forma efetiva. Na ocasião, o estado já tinha alíquota de 20%, porém de forma temporária, válida por apenas um ano.
A Secretaria da Fazenda alega ter deixado de arrecadar entre 2022 e 2024 mais R$ 1,7 bilhão, o que teria dificultado o reequilíbrio das contas públicas do estado.
Acordo judicial incluiu 32,2 mil novos candidatos habilitados.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21), que os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem ser divulgados em 11 de fevereiro de 2025.
O adiamento está previsto no novo cronograma anunciado pela pasta. Inicialmente, os resultados seriam divulgados nesta quinta-feira (21)
De acordo com o MGI, a União firmou acordo judicial para garantir a continuidade do concurso, a partir da reabilitação de 32.260 novos candidatos para a correção da prova discursiva. Todos os candidatos já habilitados permanecem no certame.
O acordo evitou a eliminação dos candidatos que deixaram de marcar o gabarito ou a frase no cartão de resposta. A regra está contida no item 9, letra “f”, do caderno de provas, diante da possibilidade de se identificar o tipo de prova por outros critérios.
O tratado também garante a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações de candidatos concorrendo a vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima.
Devido ao acordo, houve a necessidade de se estabelecer um novo cronograma para cumprir todas as etapas previstas para o chamado Enem dos Concursos.
Outra situação incluída para garantir a correção de provas é a retificação dos editais dos blocos temáticos de número 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) e de número 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), que atuarão na gestão de políticas públicas.
O Ministério da Gestão esclarece que a maior parte dos 32,2 mil candidatos que ficaram habilitados para a correção da prova discursiva está relacionada ao número de provas discursivas corrigidas para candidatos de cotas raciais para pessoas negras.
Esta correção do edital incluiu a prova de títulos como etapa classificatória e garante a equivalência com os pesos previstos no edital do Bloco 2 (Tecnologia, Dados e Informação) para o mesmo cargo.
Com o acordo, foi necessário estabelecer um novo cronograma para cumprir todas as etapas previstas no chamado concurso.
Confira abaixo o novo cronograma do CNU:
25/12/2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos;
4 e 5/12/2024 – envio de títulos;
de 6/12/2024 a 10/01/2025 – análise de títulos;
9/12/2024 – divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações;
9 e 10/12/2024 – interposição de pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações;
20/12/2024 – divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações;
23/12/2024 – convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros;
6 a 10/01/2025 – perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência;
11 e 12/01/2025 – procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas;
15/01/2025 – resultado preliminar da avaliação de títulos;
15 e 16/01/2025 – prazo para entrar com recurso contra resultado preliminar da avaliação de títulos;
17/01/2025 – divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarou com deficiência;
17 e 18/01/2025 – prazo para interposição de recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência;
11/02/2025 – divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos;
11/02/2025 previsão de divulgação dos resultados finais.
O acordo judicial foi homologado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) entre membros da União, do Ministério Público Federal (MPF), da Advocacia-Geral da União (AGU), além da Fundação Cesgranrio, contratada como banca examinadora do certame.
O compromisso ocorre após candidatos terem movido ações judiciais questionando a não correção da prova de quem se autodeclarou negra e atingiu nota de corte; e, ainda, falta de prova de título pra cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), no bloco temático 5, do CNU.
O motorista de um ônibus escolar foi autuado por patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) por se recusar a fazer o teste do “bafômetro” e informando à equipe da PRF que tinha ingerido bebida alcoólica.
Ele estava dirigindo o veículo na BR-405, nas proximidades da cidade de Rafael Fernandes, no Alto Oeste, na noite de terça-feira (19).
A PRF não informou em seu comunicado se o motorista estava transportando estudantes no momento da ocorrência.
Essa infração é considerada de natureza gravíssima, e além de uma multa no valor de R$ 2.934,70, o infrator tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses.
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, no dia 29 deste mês, um foguete suborbital ao espaço. Durante a Operação Potiguar, ativada na segunda-feira (18), um veículo de sondagem será lançado do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, e cruzará a atmosfera terrestre.
A iniciativa, dividida em duas fases, amplia a capacidade da FAB e contribui para o aumento da autonomia do Brasil na atividade. Atualmente, essas demandas, que envolvem veículos orbitais e suborbitais, são atendidas na unidade da FAB em Alcântara (MA), que já possui 85% de sua capacidade empenhada para 2025.
De acordo com o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a realização da primeira fase da operação é parte da estratégia do DCTA de ampliar a capacidade de lançamentos espaciais em apoio ao Programa Espacial Brasileiro (PEB), aproveitando-se da infraestrutura do CLBI. “Com isso, o país poderá atender à crescente demanda mundial por lançamentos suborbitais para a realização de experimentos científicos e tecnológicos, como é o caso do Programa de Microgravidade da AEB (Agência Espacial Brasileira), que também integra a Operação Potiguar”, complementa.
Com foco em monitorar e acompanhar foguetes e satélites em voo, o CLBI coleta dados sobre trajetória, desempenho e funcionamento de veículos e cargas úteis. A operação representa um salto para a organização potiguar, que reativará sua capacidade de atuar com lançamentos suborbitais e poderá concorrer à crescente demanda do segmento.
Nesta primeira fase, a Operação Potiguar fará o lançamento de um VS30. O modelo, de oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido, será utilizado para treinar a equipe do CLBI, assim como verificar equipamentos e processos envolvidos na atividade. Dessa forma, espera-se que o foguete cumpra a trajetória, dentro da dispersão prevista, e que os sistemas de telemetria e resposta radar funcionem corretamente durante todo o voo.
Já na segunda fase, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025, o CLBI vai usar outro foguete de mesmo modelo para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade (PSM). Essa parte é composta por um compartimento para experimentos e diversos sistemas eletrônicos que interagem com a carga útil.
Com o término da operação, o Brasil deve conquistar maior autonomia em eventos de lançamento de veículos suborbitais. Na prática, isso significa que o país será capaz de lançar um experimento, fazer todas as coletas de dados e recuperar a carga útil enviada ao espaço.
VS30 V15
O VS-30 é um foguete de sondagem, monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho. É composto por um estágio propulsivo, com quase uma tonelada de combustível sólido, e, ainda, pela plataforma suborbital de microgravidade (PSM). O veículo de sondagem, que foi projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pode alcançar altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros, com uma velocidade máxima de seis mil km/h.
Celebração começou na madrugada desta quinta-feira (21) e terá programação ao longo do feriado municipal.
A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (21) o dia da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A festa religiosa contou, ainda na madrugada, com uma procissão fluvial, pelo Rio Potengi, e demonstrações de devoção de fieis.
Muitos também participaram da vigília que começou à meia-noite. A estudante Eduarda Morais, de 21 anos, chegou para festa às 21h30 da quarta-feira (20).
“Isso é amor, é uma missão, um amor que é passado de geração para geração, que veio da minha avó pra mim e hoje carrego de trazer isso para nossa juventude. Estou aqui recebendo Nossa Senhora, tendo um dia maravilhoso e é a continuidade de um amor, de uma coisa inexplicável”, disse.
Além da roupa, do terço, no cordão a aposentada Navegantes Costa, de 69 anos, afirma que leva a imagem de Nossa Senhora da Apresentação no coração. “Jesus e Nossa Senhora são tudo pra mim”, disse.
A devota foi ao evento neste ano em busca de um milagre. “Ano que vem eu tenho certeza que venho agradecer”, garantiu.
História da devoção
Segundo a Arquidiocese de Natal, a tradição oral a respeito da celebração a Nossa Senhora da Apresentação começou após o encontro de uma imagem no Rio Potengi.
Na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do rio, perto da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. A imagem da mãe de Jesus com um menino no colo estava dentro do caixote.
Avisado sobre a descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes Pressurroso conduziu a imagem para a Matriz, reconhecendo que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como 21 de novembro é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram o nome de Nossa Senhora da Apresentação à imagem.
Ainda de acordo com a tradição, o caixote que guardava a imagem de Nossa Senhora trazia escrito: “No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.
Morreu na manhã desta quarta-feira (20), o ex-vereador e professor Aluísio Machado, aos 86 anos, vítima de uma parada cardíaca.
Aluísio foi vereador em Natal por quatro legislaturas: 1989-1993, PSB-RN; 1993-1997; 1997-2001, PFL-RN; 2001-2004, PSB-RN.
Em 2026, ele chegou a ser candidato a deputado federal pelo PSB.
Além da carreira política, Aluísio Machado ficou conhecido por sua atuação na educação potiguar promovendo aulões gratuitos preparatórios para o vestibular em Natal. Ele também foi professor universitário e diretor do Senac.
Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do ex-vereador.
A fiscalização da Lei Seca realizada na noite da terça-feira (19) e início da madrugada desta quarta-feira (20), registrou a prisão de um homem de 47 anos pelo crime de embriaguez ao volante. Outros 10 motoristas foram autuados por misturar álcool e direção.
Segundo informações do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), ao ser submetido ao teste de alcoolemia, o infrator apontou valor de 0.45mg/l, configurando crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
O cantor fez a compra em um leilão promovido por Wesley Safadão.
O cantor Xand Avião pagou R$ 8,52 milhões para adquirir 50% da égua Cafame Roxa AD, que é considerada a mais valorizada do Brasil na categoria Quarto de Milha. A compra aconteceu no 6º Leilão Haras WS, promovido por Wesley Safadão, e que aconteceu em Campina Grande, na Paraíba. A informação é de Léo Dias.
Agora, os sócios da Cafame Roxa AD são o cantor Xand Avião, juntamente com o JGC Ranch e o Haras AIP. Juntos, eles firmaram um acordo em 40 parcelas de R$ 213 mil.
Nos Stories, o ex-vocalista do Aviões do Forró publicou uma foto da égua e escreveu: “Seja bem-vinda, Cafame Roxa AD”.
Leilão
O leilão promovido por Wesley arrecadou, em apenas dois dias, mais de R$ 120 milhões.
Safadão estreou no mercado de leilões de cavalos em setembro de 2019. Em Fortaleza, ele realizou o primeiro pregão de animais do haras que ele possui, localizado em Aracoiaba, no Interior do Estado.
Na época, o cearense faturou R$ 12,7 milhões com o comércio da raça Quarto de Milha. O destaque foi o cavalo Don Príncipe Bar, cuja venda dos filhos rendeu ao cantor R$ 2,3 milhões em lances.
Maior certame já realizado no país oferece 6.640 vagas em 21 órgãos.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgará nesta quinta-feira (21) os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU),.
Após meses de elaboração e logística do certame, aplicação e correção das provas, o resultado estará disponível na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, a banca examinadora. A mesma página da internet onde o participante fez a inscrição no certame e consultou o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O chamado Enem dos Concursos foi realizado em 18 de agosto, nos 26 estados e no Distrito Federal, após três meses de adiamento por conta das chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul, entre abril e maio.
Notas
As regras de preenchimento das vagas do CNU levam em consideração as notas obtidas nas provas e as preferências de cada candidato às vagas escolhidas dentro de cada um dos oito blocos temáticos eleito no ato da inscrição. Se o candidato for aprovado no primeiro cargo preferido e especialidade, consequentemente, será eliminado nos demais menos preferidos.
Próximas fases
Após a divulgação dos resultados finais, a próxima etapa do certame será a de convocação para posse dos aprovados e de realização de cursos de formação, com previsão de ser iniciada em janeiro de 2025.
De acordo com o cronograma oficial, esta segunda fase do CNU será realizada em janeiro próximo na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e online. Todos os novos servidores federais terão acesso a uma formação à distância, com duração de 280 horas, em 36 meses.
Além disso, cinco carreiras do CNU terão curso de formação presencial na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília, com caráter classificatório e eliminatório. O curso de formação corresponde à terceira etapa do concurso, após as provas escritas e títulos, de forma presencial.
As carreiras são de: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Analista de infraestrutura; Analista em Tecnologia da Informação; Analista de Comércio Exterior; e Técnico de Políticas Sociais. Os cursos de formação destes cinco cargos terão cargas horárias que variam de 360 a 580 horas. Após a capacitação, os novos servidores federais receberão a certificação de pós-graduação emitida pela Enap.
A instituição afirma que o objetivo da qualificação é nivelar conhecimentos necessários, além de “fornecer uma formação sólida para que o serviço público possa contar com especialistas nas áreas de conhecimento de suas carreiras”.
Banco de candidatos
O concurso nacional também terá um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações. Cada um dos oito blocos temáticos do certame terá o dobro do número de vagas imediatas do bloco destinadas a banco de aprovados, que resultará em mais de 13.280 candidatos listados.
Serão considerados classificados os candidatos que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e nas provas de títulos, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático, com notas mais altas conforme o cargo e especialidade. De acordo com o edital, serão levados em consideração os cargos e as especialidades com suas ordens de ranqueamento escolhidos na inscrição, além de levar em conta as vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
As novas convocações para os cargos previstos neste concurso poderão ser feitas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação ou desocupação dos cargos.
Também há possibilidade de quem está no banco de candidatos em lista de espera serem chamadas a assumir vagas temporárias no serviço público federal. Neste caso, o aprovado seguirá no banco de candidatos à espera de possíveis vagas efetivas, sem perder sua classificação.
Concurso
O Concurso Público Nacional Unificado inovou ao permitir que com o pagamento de apenas uma inscrição no certame os candidatos pudessem concorrer a vagas em vários órgãos públicos.
O número de inscritos do maior concurso da história do país somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades, em 21 órgãos da administração pública federal.
As remunerações dos novos servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.