Tragédia do Baldo: condenado é preso no Mato Grosso após mais de 40 anos foragido

Foto: Reprodução.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil de Mato Grosso, cumpriu na sexta-feira (26) um mandado de prisão definitiva contra um homem de 69 anos condenado a 21 anos de reclusão pelo caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, ocorrido em Natal em 1984.

A captura foi realizada no âmbito da Operação Resgate, após investigações que localizaram o foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

O crime ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. De acordo com as investigações, o homem conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e foliões que participavam de um bloco carnavalesco.

O acidente resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 feridas, sendo considerado um dos episódios mais graves da história do Rio Grande do Norte. Após o fato, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de 40 anos.

Segundo a Polícia Civil, as diligências para localização do condenado começaram a partir da única fotografia disponível do investigado, registrada à época do crime. As apurações indicaram ainda que ele passou a utilizar identidade de terceiros ao longo dos anos, o que dificultou sua localização.

As investigações apontam que, em 1995, ele chegou a emitir um documento de identidade com dados verdadeiros no estado de Mato Grosso. Já em 1996, após a morte de um homem em Natal, passou a utilizar a identidade dessa pessoa falecida. Em 2021, ele teria utilizado esse documento para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seguir exercendo atividades como motorista.

A identificação foi confirmada por meio de cruzamento de dados cadastrais, análises documentais e comparação facial realizada pelas equipes de investigação.

Após ser localizado, o homem foi encontrado inicialmente no local de trabalho, mas não estava presente. Em seguida, os policiais foram até a residência dele, onde ele inicialmente apresentou identidade falsa, mas acabou confessando sua verdadeira identidade após ser confrontado com as informações levantadas.

Ele foi conduzido à delegacia e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá a pena definitiva de 21 anos de reclusão em regime fechado.

Relembre o caso

O acidente envolvendo o bloco carnavalesco Puxa-Saco, em 25 de fevereiro de 1984, ainda é considerado um dos episódios mais marcantes da história do Carnaval de Natal. O episódio ocorreu durante a madrugada, quando o veículo conduzido por Aluísio Farias Batista seguia com passageiros ligados a agremiações carnavalescas.

Segundo reconstrução dos fatos, houve colisão com um Fusca estacionado antes de o ônibus sair do controle e avançar contra o grupo que participava do desfile.

O carnavalesco Dickson Medeiros, diretor do bloco na época do crime, relatou que o grupo vivia um momento de expansão e que naquela ano de 1984 seria a primeira vez que o bloco de rua sairia com maior estrutura pela cidade. Ele também atribuiu o acidente a fatores como falhas no percurso, incluindo falta de iluminação e de policiamento.

O advogado e sobrevivente Murilo Barros Júnior descreveu o momento do impacto durante a apresentação da banda, afirmando que a colisão ocorreu de forma repentina, deixando feridos no trajeto do bloco.

A investigação reconstituída à época também apontou que o motorista havia sido escalado para realizar o transporte de integrantes de agremiações carnavalescas naquela noite, após orientação da empresa onde trabalhava. Testemunhas relataram ainda que ele demonstrou irritação antes do acidente, durante o deslocamento.

Tribuna do Norte

Kelps prestigia aniversário da prefeita Nilda em Parnamirim

O ex-deputado estadual Kelps Lima participou, nesta semana, da comemoração do aniversário da prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz.Durante o encontro, Kelps fez questão de cumprimentar a prefeita e desejar saúde, sabedoria e sucesso na  condução do município.

A presença reforçou a relação de respeito e diálogo mantida entre Kelps e as lideranças políticas de Parnamirim. Kelps destacou a importância da cidade para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. Segundo ele, Parnamirim precisa continuar avançando, com união, planejamento e compromisso com a população.

A comemoração reuniu familiares, amigos, apoiadores e representantes da sociedade local. Kelps parabenizou Nilda pela trajetória pública e pelo trabalho desenvolvido à frente da Prefeitura. “Desejo muita saúde, força e realizações para continuar cuidando de Parnamirim”, afirmou.

O encontro aconteceu em clima de confraternização e proximidade com a comunidade.

CPRE captura 172 foragidos da Justiça em Natal no primeiro semestre de 2026; 101 eram procurados por roubo e furto

 

Foto: PMRN/CPRE.

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) capturou 172 foragidos da Justiça em Natal durante o primeiro semestre de 2026. As prisões foram realizadas pelo Tático Operacional Rodoviário, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), durante ações de fiscalização e patrulhamento, como abordagens preventivas, fiscalização de trânsito e ações de inteligência.

Segundo o balanço da corporação, 101 dos detidos eram procurados por crimes de roubo e furto. Os demais tinham mandados de prisão por outros delitos. Todos detidos têm sido conduzidos à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional.