O clima de São João segue em alta na “Terra do Grude” e ganhou ainda mais força na terça-feira (23), com a abertura do Festival de Quadrilhas Juninas de Extremoz. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Conjunto Estrela do Mar, e encantou o público com um verdadeiro espetáculo de cores, luzes, tradição e valorização da cultura nordestina.
A programação segue até o dia 25 de junho e contará com a participação de 33 grupos juninos, entre quadrilhas tradicionais e estilizadas. A grande campeã da categoria Estilizada garantirá vaga para representar o Rio Grande do Norte no Nordestão da UNEJ. As demais colocadas da categoria também serão premiadas, do segundo ao quinto lugar.
A prefeita de Extremoz, Jussara Sales, destacou a importância do festival para a cidade. “O São João de Extremoz segue a todo vapor. Depois de muito sucesso com os shows musicais, agora vamos abrir espaço para o festival de quadrilhas juninas. Não poderíamos deixar de apoiar e valorizar esse movimento, que é muito forte e possui relevância histórica, cultural e econômica para o município. Tenho plena convicção de que será um sucesso. Todos os grupos se esforçam e ensaiam o ano inteiro para brilhar nas apresentações”, afirmou.
A gestora também ressaltou o impacto econômico dos festejos juninos para a população. “Os arraiás de rua carregam toda aquela tradição, integram as comunidades e contribuem para movimentar a economia local, especialmente para os ambulantes, que aproveitam a oportunidade para ampliar sua renda”, concluiu.
Iniciativa une solidariedade e integração entre servidores em benefício de instituições sociais de Parnamirim.
A campanha solidária “Time CMP”, promovida pela Câmara Municipal de Parnamirim, já alcançou uma importante marca: mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados. A iniciativa tem como objetivo beneficiar instituições sociais do município e reforçar o compromisso da Casa Legislativa com ações de responsabilidade social.
Inspirada no clima da Copa do Mundo de Futebol, a campanha foi criada para estimular a participação dos servidores e colaboradores da Câmara em uma corrente de solidariedade. Para participar, cada servidor recebeu um álbum temático personalizado com elementos da Câmara Municipal de Parnamirim. A cada 1 kg de alimento não perecível doado, o participante recebe um pacote com 10 figurinhas para completar o álbum.
A ação, voltada exclusivamente ao público interno da instituição, também prevê a entrega de uma camisa temática aos participantes que completarem as 30 figurinhas disponíveis no álbum. A proposta alia espírito de equipe, engajamento e solidariedade, transformando a participação dos servidores em benefícios concretos para quem mais precisa.
O resultado alcançado até o momento demonstra o comprometimento dos servidores e colaboradores com a causa social. A arrecadação superior a 500 quilos de alimentos representa uma contribuição significativa para as entidades assistenciais que serão contempladas pela iniciativa. A campanha segue em andamento e reforça a importância da união em prol da solidariedade, mostrando que pequenas ações podem gerar grandes impactos na vida de muitas pessoas.
Os torcedores de ABC e América entraram no mata-mata da Série D carregando uma dúvida que já começa a mexer com os admiradores dos clubes: os dois rivais podem conquistar juntos o acesso para a Série C de 2027? Pela nova fórmula da competição, a resposta é sim. Mas, para isso, os clubes terão de atravessar um caminho longo, com quatro fases eliminatórias antes do ponto decisivo da disputa.
A Série D deste ano passou a ser disputada por 96 clubes, divididos em 16 grupos com seis equipes. Os quatro primeiros de cada chave avançaram para a segunda fase, iniciando o primeiro mata-mata com 64 participantes. A partir daí, todos os confrontos são em jogos de ida e volta. No caso de ABC e América, integrantes do Grupo A-8, não existe possibilidade de o clássico se repetir logo nas primeiras etapas eliminatórias, já que os cruzamentos separam os classificados da mesma chave.
Se confirmarem a vantagem nos jogos do próximo final de semana, contra Altos e Fluminense-PI, respectivamente, ABC e América ainda terão pela frente a terceira fase e as oitavas de final. Somente depois disso chegarão às quartas, fase que ganhou peso no novo regulamento. Quem vencer nas quartas garante automaticamente o acesso para a Série C. Quem perder ainda terá uma segunda chance no playoff, que reunirá os quatro eliminados para definir mais duas vagas e completar a lista dos seis novos integrantes da Série C na próxima temporada.
Esse detalhe na nova fórmula de disputa é o que torna possível o sonho duplo. ABC e América podem subir juntos de duas formas. A primeira, mais direta, ocorre se ambos chegarem às quartas de final e vencerem seus confrontos. Nesse caso, os dois estariam entre os semifinalistas e carimbariam o retorno do futebol potiguar à Série C com força máxima. A segunda possibilidade é mais sofrida: caso um deles perca nas quartas, ainda poderá buscar o acesso no playoff de consolação. Até mesmo se os dois forem derrotados nas quartas, ainda haverá chance de ambos subirem, desde que não se enfrentem no cruzamento decisivo.
Como mostram as projeções, o clássico só pode voltar a acontecer em um estágio avançado da competição. Antes das quartas, o regulamento impede um reencontro entre clubes que vieram do mesmo grupo. A partir das quartas, dependendo da composição das chaves e da campanha acumulada, ABC e América podem voltar a se enfrentar. Se isso ocorrer nas quartas, um deles garante o acesso direto e o outro ainda poderá buscar a vaga extra no playoff. Se o reencontro ficar para a semifinal ou para a final, os dois já estarão garantidos na Série C.
ABC e América não dependem da queda do rival para subir. Secar a campanha do principal adversário será apenas um hábito mantido pelos torcedores, mas sem impacto real no caminho das equipes. O essencial é que ambos podem transformar a Série D de 2026 em uma jornada histórica para o futebol potiguar.
O acesso conjunto vai exigir regularidade, força mental e capacidade de decisão dos dois elencos. Os maiores clubes do estado têm a oportunidade de recolocar o futebol do RN em um novo patamar no cenário nacional, fazendo da atual temporada o ponto de partida para a reação tão sonhada por alvinegros e alvirrubros.
Estrutura desaba em show de Amado Batista na Bahia. Imagem: reprodução/Instagram.
Um incidente marcou a programação do São João de Itapetinga, no interior da Bahia, na noite da última segunda (22). Parte da estrutura montada próxima ao palco principal cedeu enquanto o cantor Amado Batista se apresentava, causando momentos de tensão entre o público.
O que aconteceu
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que parte da estrutura cede. Nas imagens, pessoas aparecem caindo após o desabamento, o que provocou correria e preocupação entre quem acompanhava a apresentação. Diante da situação, o show de Amado Batista precisou ser interrompido.
Apesar do susto, a Prefeitura de Itapetinga informou que nenhuma das vítimas sofreu ferimentos graves. Em nota, o município destacou que os envolvidos receberam atendimento imediato das equipes de emergência que estavam de plantão no evento, incluindo profissionais do Corpo de Bombeiros e da organização da festa. O município não divulgou quantas pessoas precisaram de atendimento médico.
Felizmente, os ferimentos registrados foram leves e os envolvidos receberam atendimento imediato pelas equipes do Corpo de Bombeiros e demais profissionais de apoio presentes no local. Prefeitura de Ipatinga em nota enviada a Splash
No mesmo comunicado, a Prefeitura de Itapetinga informou que a estrutura passou por uma nova avaliação técnica e pelos ajustes necessários antes de ser liberada novamente. Segundo o município, após a confirmação de que o local oferecia condições seguras para o público, a programação do São João foi retomada e seguiu normalmente com o show.