O “Anjo de Natal”

Padre João Medeiros Filho

Passado mais de um século, Padre João Maria Cavalcanti de Brito continua a encantar os fiéis. Seu exemplo de amor a Cristo e ao Evangelho convida-nos a uma postura despojada, voltada para os valores éticos e evangélicos, distantes de interesses mesquinhos, desprovidos de solidariedade. Sua história mantém-se viva na memória de muitos. Volto a insistir: apesar de não ter sido ainda canonizado, foi elevado pela fé e devoção popular à honra dos altares de nossos corações e do reconhecimento do povo. Suas virtudes e carismas – sinais da presença de Deus em sua vida – suplantam os meandros burocráticos. Ninguém consegue aprisionar a graça divina e a força da fé.

Padre João Maria toca cada vez mais nossos corações. Nosso Arcebispo Metropolitano Dom João Santos Cardoso, nos albores do seu episcopado em Natal, num gesto de reverência, piedade e delicadeza, depositou flores diante do busto do “Anjo de Natal” e rezou pelo seu novo rebanho. Em apenas dois anos de pastoreio entre nós, Dom João retomou o processo de beatificação do Servo de Deus, Padre João Maria. Concluiu a fase diocesana e enviando a documentação à Santa Sé.

Em 1955, ao chegar ao Seminário de Natal, o Reitor, Monsenhor Alair Vilar, reuniu os novos seminaristas (inclusive, os de outras dioceses) para dar-lhes as boas-vindas. Em sua fala cheia de ternura paterna, fez-nos duas recomendações: “Sejam santos e piedosos como este” (apontando para uma pintura de Moura Rabelo, retratando o “Apóstolo da Caridade” diante de um tugúrio, visitando os doentes). E defronte da foto de Cônego Monte, acrescentou: “Sejam estudiosos e sábios como ele.” Tornei-me admirador de ambos. Sabendo que não seria como eles, supliquei a Deus que me desse um pouco da humildade do primeiro e da erudição do segundo. Na mesa de cirurgia, ao ser submetido ao terceiro transplante de córnea, pedi a intercessão de Padre João Maria. Ao recuperar a visão, aumentou minha devoção por ele.

Em julho próximo, a Dandara Turismo, sob a supervisão da Arquidiocese, irá inaugurar o projeto de excursões peregrinantes em homenagem ao grande apóstolo natalense. Intitulam-se “Nos caminhos do Seridó, na cultura e na fé de Padre João Maria.” As romarias convidam-nos a reviver alguns passos do abnegado presbítero, visitando a região onde nasceu e exerceu os primeiros anos de sacerdócio. Na diocese de Caicó, foi capelão de sua terra natal (Jardim do Piranhas) e como tal benzeu as águas do Rio Piranhas-Açu). Segundo testemunho de pessoas mais idosas, esteve em Barra de Sant’Ana (município de Jucurutu), hoje inundada pela barragem de Oiticicas, integrante do Complexo Hidrossocial Dom José Delgado.

“O Santo de Natal” foi pároco de Nossa Senhora da Guia, que compreendia os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino. Além do imenso território seridoense que compunha a sua grei, era encarregado da Paróquia de Picuí, incluindo Cuité, Cubati, Frei Martinho, Nova Palmeira, Nova Floresta e Pedra Lavrada. Em extensão, seu campo de apostolado era maior que a superfície do bispado seridoense.

Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, outro apóstolo dos pobres, fundou em Currais Novos o Hospital Padre João Maria, a quem costumava denominar “Colo de Deus para os esquecidos e sofridos.” Que do Céu, o “Anjo de Natal” ilumine nossos pastores, especialmente Monsenhor Lucas, cujo natalício coincide com o seu, em 23 de junho. Guie, igualmente, a equipe encarregada de divulgar sua devoção. Seja sempre glorificado no templo de nossa gratidão. “Cristo virá para ser glorificado em seus santos e reconhecido Admirável” (2Ts 1, 10).