O Vereador Diogo Rodrigues se livra da cassação e consegue manter o mandato

O vereador Diogo Rodrigues escapou da cassação com um placar de 8 votos Pela cassação e 8 abstenções, o vereador ítalo Siqueira não compareceu a votação, mas justificou sua ausência. O suplente César Maia precisava de 12 votos para poder assumir a cadeira do parlamentar em definitivo. Agora, Diogo Rodrigues permanecerá afastado de suas funções parlamentares, por uma determinação judicial que durará 6 meses. Diogo perdeu na comissão de ética, mas no plenário manteve o mandato e continuará sendo o titular da cadeira de vereador até uma decisão judicial contrária.

Senado aprova projeto de relatoria do Senador Jean para reduzir preços de combustíveis

Enquanto a Petrobras anuncia um novo aumento de 18% na gasolina e de 24,9% no diesel, o Senado aprovou o projeto de relatoria do Senador Jean Paul Prates (PT/RN) para estabilizar os preços dos combustíveis no Brasil. Depois de ter sido adiada três vezes, a votação foi possível por um acordo entre as lideranças partidárias e pela aceitação de emendas apresentadas pelos parlamentares. A matéria recebeu um texto substitutivo do Senador Jean e segue agora para a Câmara dos Deputados.

Durante a apresentação do parecer, o senador Jean Paul Prates criticou a política de Preço de Paridade de Importação – PPI em vigor, que iguala o custo dos combustíveis no Brasil ao preço internacional do petróleo. “Há cinco anos vivemos essa experiência de laboratório contra os brasileiros. A atual política de preços dos combustíveis é inapropriada para um país que conquistou a autossuficiência na produção de petróleo e possui um parque de refino representativo. O que estamos vivendo é a simulação do mercado como se não produzíssemos nada de petróleo e tudo fosse importado”, avaliou o Senador. Ele ressaltou que vários países estão lançando mão de instrumentos para estabilizar os preços internos dos combustíveis.

Conta de Estabilização de Preços

O PL 1472/2021, de autoria do Senador Rogério Carvalho (PT/SE), prevê a criação de uma Conta de Estabilização de Preços (CEP – Combustíveis), que funcionará como um mecanismo de amortecimento contra flutuações do preço do óleo no mercado internacional. Será criado um sistema de bandas, com faixas de valores máximo e mínimo de referência, a serem regulamentados pelo governo. “Não é a solução ideal. Precisamos discutir a estratégia e o papel da Petrobras para o Brasil. Mas, neste momento, certamente, é a solução de consenso diante da urgência que temos”, afirmou o relator Jean Paul.

A CEP – Combustíveis será abastecida com recursos advindos do próprio sistema de bandas, que acumulará em momentos de baixa do preço e entrará em ação para reduzir o custo para o consumidor quando da alta do petróleo. Para definição dos preços, deverão ser levados em conta as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação.

O projeto também prevê que sejam utilizados recursos dos dividendos excedentes à previsão orçamentária pagos pela Petrobras à União, participações governamentais no setor de petróleo e gás resultantes das concessões e da comercialização do excedente em óleo no regime de partilha de produção, além do superávit financeiro de fontes de livre aplicação disponíveis no Balanço da União. “Estamos oferecendo ao governo uma caixa de ferramentas para que ele use conforme a necessidade. Caberá ao Executivo dosar a utilização dos recursos da CEP – Combustíveis, que só entra em campo em cenários excepcionais de preços ”, explica Jean Paul Prates.

Auxílio-Gasolina e Vale-Gás

O Senador Jean incluiu no projeto, por acatamento de emenda, um auxilio emergencial, no valor de R$ 300,00, destinado a motoristas autônomos de transporte individual, incluídos taxistas, motoristas e motociclistas de aplicativos, e condutores de pequenas embarcações, com rendimento familiar mensal de até três salários mínimos. Para motociclistas com habilitação para conduzir ciclomotor ou motos de até 125 cilindradas, o auxílio será de R$ 100, no limite de um benefício por família também com rendimento familiar mensal de até três salários mínimos.

O relator também propôs dobrar, em 2022, o alcance do programa Vale-Gás, que hoje atende 5,5 milhões de pessoas. Os recursos virão dos bônus de assinatura dos campos de petróleo de Sépia e Atapu, que somam R$ 3,4 bilhões, excluídos os valores destinados aos entes subnacionais. “O auxílio-gasolina e o Vale-Gás são instrumentos necessários para inserir a população mais vulnerável nesse esforço”, explica o Senador.

Vereadores de Parnamirim comparecem a sessão e demonstram compromisso com suas responsabilidades

A sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (10) na Câmara Municipal de Parnamirim, que julga a cassação do mandato do vereador Diogo Rodrigues, conta com a presença de 17 vereadores, sendo justificada a ausência do vereador Ítalo Siqueira, por estar cumprindo agenda como professor.

O quórum quase total de parlamentares desarticulou toda e qualquer interpretação que estava sendo colocada sobre uma “sessão esvaziada”.

Portanto, comprovou-se na manhã de hoje que esta legislatura, em meio tanto aos desafios do mandato quanto à responsabilidade com a população, mostrou respeito e compromisso. Os parlamentares seguem atenciosos com a explanação do relatório da comissão que julga o caso.

Refugiados: memórias do berço


Numa guerra, a morte encontra várias faces, disfarces e vestimentas. Diariamente, encontramos a morte real, o corpo estendido no chão. Ao mesmo tempo, milhões de vidas são obstadas e andam como zumbis sem entender o que as levou a tanta desgraça.
Em poucos dias de conflito, já ultrapassamos o número de 2 milhões de refugiados e há uma expectativa de mais de 4 milhões de pessoas emigrando da Ucrânia. Suprema covardia e crueldade. Estima-se que, ao menos, 1 milhão de crianças estejam à deriva procurando por um abrigo. Não podemos nos esquecer de que, neste momento, o combate acontece em um país de clima gelado, com temperaturas de – 5ºC, muita fome, sede, medo, desilusão e solidão.

O bandido do Deputado comparsa do Moro, que, com um áudio repugnante, expôs a visão sexista doentia, representa a face de uma realidade cruel da guerra. Há sérias denúncias sobre dezenas de menores sendo roubados para servirem de escravos sexuais. Os estupros reproduzem-se aos borbotões. São mortes atrozes e que levam ao aniquilamento do que ainda resta de humano nas pessoas. Uma criança separada dos pais e da família, em busca de um abrigo, deveria ser motivo para suspender o confronto. Mesmo a barbárie deveria encontrar limites.

Todos nós sabemos dos interesses financeiros e econômicos que sustentam as guerras. Não há restrições, não há solidariedade e não há nenhum humanismo.

 

E as batalhas sofisticam-se em crueldades. Em nome de uma falsa paz, os EUA impuseram um bloqueio violento e desumano à Cuba, para ficar só no exemplo clássico. Mataram um povo e estrangularam um país, só não conseguiram dominar o sentimento de nação. Mas submeteram gerações de cubanos a uma vida de privação. Agora, os embargos sufocam o povo russo. É a lógica da guerra.

Mesmo com boa parte da população da Rússia sendo contrária à invasão bárbara de um país independente, tendo se manifestado corajosamente contra Putin, acumulam-se os casos de isolamento interno e de gravíssimas restrições impostas ao país. Essas pessoas vão sentir, em parte, a dor que o autocrata do Presidente impõe aos ucranianos. Evidentemente, em uma proporção ínfima, pois a Ucrânia está sendo massacrada e o seu povo sendo morto de maneira desalmada. É uma terra arrasada.

 

Existem mortes anunciadas em várias áreas, inclusive nas artes. As cortinas fecharam-se para muitos artistas russos. Notícias de cancelamento em grandes eventos internacionais: Bienal de Veneza, Art Basel e Festival de Cinema de Cannes. O rompimento do Metropolitan Opera de Nova York, a mais conhecida casa de ópera dos EUA, com o Teatro Bolshoi de Moscou ainda não está muito claro. Da mesma maneira, a Royal Opera House do Reino Unido cancelou uma residência da companhia de Ballet Bolshoi de Moscou. E já há notícias de que a Academia Europeia de Cinema boicotou oficialmente os filmes da Rússia. Sem falar em demissões de artistas russos mundo afora, como a do regente da Filarmônica de Munique. São mortes que se somam.

 

Mas nada se equipara à multidão de cidadãos abandonando seu país. São milhões de ucranianos fugindo do horror de uma morte sem sentido, tendo como companhia o medo e a desesperança. Há cerca de 15 dias, tinham uma vida normal; agora, são refugiados sem nenhuma perspectiva. Nessas horas, dentro de cada um de nós, a morte mostra seu lado mais sórdido, e nós morremos também um pouco a cada dia.

 

Como nos ensina Machado de Assis, “A adoção de uma nacionalidade é ato político, e muita vez pode ser dever humano, que não faz perder o sentimento de origem, nem a memória do berço.”.

 

Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay

Fonte: ig último segundo.

 

Prefeitura vai instalar 50 novas academias ao ar livre em Parnamirim

Novidade para os amantes do esporte: Todas as academias públicas de Parnamirim serão renovadas nos próximos meses. A Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) já está em processo de contratação para a realização dos serviços.

Atualmente, o município tem 22 estruturas, distribuídas em vários bairros, com aparelhos que simulam caminhada, esqui, remada sentada, múltiplo exercitador, bicicleta de cadeira individual, dentre outros.

Ao todo, 50 novas estruturas serão montadas, para substituir as já existentes, além de outras que serão instaladas em novos locais.

TEXTO: Andrezza Barros

Fonte: portal da prefeitura de Parnamirim.

Justiça eleitoral cassou a prefeita e vice-prefeito de Pedro Velho-RN


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) cassou nesta terça-feira (08/03) o mandato da prefeita e do vice-prefeito do município de Pedro Velho/RN.

A prefeita DEJERLANE MACEDO e o vice-prefeito INÁCIO RAFAEL DA COSTA foram cassados em virtude da prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2020.

O processo, sob relatoria do Desembargador Cláudio Santos, na decisão, além da cassação dos mandatos da prefeita e do vice, determinou a inelegibilidade dos mesmos por 8 anos, além de multa eleitoral no valor de R$ 50.000,00.

A sustentação oral pelo Recorrido (Partido Social Cristão de Pedro Velho) foi patrocinada pelo advogado Dr. Fábio Sena.

 

Homenagem da Prefeitura de Parnamirim pelo Dia Internacional da Mulher

 


O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é, há tempos, uma data que representa muito para a sociedade brasileira, ainda mais no atual momento de conflitos internacionais, pandemia e ataques recentes à integridade de mulheres refugiadas e que lutam pela vida na guerra entre Rússia e Ucrânia.

No serviço público de Parnamirim, os exemplos de mulheres firmes e notáveis são muitos. Seja comandando setores inteiros ou mostrando sua competência atuando de forma individual, as mulheres parnamirinenses ocupam lugar de destaque na gestão pública da cidade. Terezinha Rêgo, gestora de mais de 2300 servidores na Secretaria Municipal de Saúde, é certamente um dos exemplos de mulheres no comando com atuação de destaque.

Em outra importante pasta do município, a Assistência Social, Alda Lêda Taveira é a condutora dos mais de 300 colaboradores que atendem à população parnamirinense com zelo e dedicação. Já Janiele Dantas e Mayara Cortez são duas mulheres igualmente fortes que se dedicam ao trabalho na área da segurança pública, em Parnamirim. Ambas são servidoras da Guarda Municipal e, com a particularidade do serviço, que envolve muitas vezes o risco da própria vida – tal qual uma mãe defende seu filho – ajudam a proteger os cidadãos parnamirinenses com garra e dedicação.

Essas quatro mulheres fortes e destemidas foram retratadas através das lentes do fotojornalista internacionalmente premiado, Ney Douglas Marques. Nas imagens, é possível contemplar as diferenças, a sutileza e a perfeição com a qual cada uma delas executa suas atribuições. Empunhando mensagens que ressaltam a atuação da mulher na sociedade contemporânea, cada uma merece os aplausos e reconhecimento de toda Parnamirim.

Para a Prefeitura de Parnamirim, a atuação delas, assim como de todas as mulheres, é de extrema importância. O poder executivo municipal, em nome do prefeito Rosano Taveira, parabeniza todas as mulheres parnamirinenses pelo seu dia.

Fonte: portal da prefeitura de Parnamirim.

Dom Delgado e as origens da Barragem de Oiticica

Padre João Medeiros Filho

Ao longo de minha vida, procuro seguir a orientação do Livro de Sirácida (Eclesiástico): “Façamos o elogio dos homens ilustres, nossos antepassados, através das gerações”. (Sr 44, 1) Por temperamento, educação familiar e formação eclesiástica, não sou afeito a polêmicas, diatribes e dissensões. Não é tampouco objetivo desteartigo fomentar atritos e discordâncias. Sua intenção é tão somente resgatar o passado e registrar fatos esquecidos ou desconhecidos.

Em 17 de dezembro de 2014, a então governadora Rosalba Ciarlini sancionou a Lei 9.903/2014, aprovada pelo parlamento estadual, dando nome à Barragem de Oiticica. Não está em questão o mérito do homenageado.Em que pesem os ritos legais e administrativos, o fato é que aquele reservatório hídrico sequer estava concluído. Relevem-me a comparação: batizou-se uma criança sem a mesma ter nascido. Ou por outra, houve o registro de nascimento de um nascituro no útero materno. Isto sói acontecer na administração pública brasileira nas diversas esferas. Por outro lado, como se expressou o imortal Vicente Serejo: “Homenageiam-se mais os políticos”. No entanto, esquecem-se nomes e figuras importantes.

Oiticica nasceu sob a égide da unanimidade entre os líderes seridoenses. Prefeitos, deputados, políticos, religiosos etc. foram ouvidos por Dom José Delgado. Este não pretendia um paliativo em tempos de seca, mas uma obra que desse segurança hídrica e sustento aos moradores da região. O preclaro antístite empenhou-se para que as obras fossem adiante. Em 1951, permitiu que seu vigário geral e diretor do Ginásio Diocesano Seridoense, Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel, assumisse uma cadeira na Câmara Federal (era suplente) para que fosse o principal interlocutor do empreendimento junto ao poder central.

O primeiro bispo diocesano de Caicó envolveu toda a comunidade no projeto. Alguns detalhes demonstram a grandeza daquele eclesiástico. Nos idos de 1950, havia poucos médicos no Seridó. Dom José pensou também na saúde dos operários de Oiticica. Em Caicó, atuava um prático em enfermagem e farmácia, conhecido por todos com o nome de Cícero da Usina. O “enfermeiro” fora liberado de suas funções na Prefeitura de Caicó e noHospital do Seridó para prestar serviços junto aos operários da futura barragem. Ali fez curativos, aliviou a dor de muitos e orientou jovens e adolescentes, inexperientes operários alistados pelas frentes de trabalho.Naqueles anos de seca havia em Jucurutu a extração de xelita na Mina do Bonito, então propriedade de Dinarte Mariz. Tendo em vista a permanência de muitos operários, a administração da empresa contratou um médicocearense, Dr. Clóvis Vitorino Dantas. A Mina contava também com os serviços odontológicos de Dr. Morton Mariz de Faria. O prelado caicoense conseguiu de seu amigo e parente próximo Dinarte de Medeiros Mariz a liberação de tais profissionais para atender os operários da construção da barragem, ao menos um dia por semana. O atendimento era gratuito e corria a expensas da Mina. Não havia rubrica para contratação de tais profissionais pela administração da barragem, a cargo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.

Portanto, pode-se verificar que a Barragem de Oiticica foi um ícone do entendimento, diálogo e espírito de serviço que devem nortear os cristãos. Oxalá houvesse hoje esse mesmo clima! Tal foi a postura de Dom Delgado, agindo em nome da Igreja, que serve e ouve os gemidos de seu povo. Oportuno lembrar o que diz o apóstolo Paulo: “Portanto daí a cada um o que deveis; a quem tributo, tributo; a quem temor, temor; e a quem deveis honra, honra. (Rm 13, 7). Dom Delgado merece de nossa parte toda homenagem e gratidão. Esta é a nobreza da alma.

Por último, gostaria de acrescentar que Monsenhor Raimundo Sérvulo da Silva, pároco emérito de Acari, aos quinze anos de idade, foi alistado como cassaco das obras junto com seu pai José Sérvulo da Silva. Ali o zeloso, piedoso e dedicado presbítero derramou seu suor e sangue (por conta de um acidente de trabalho). Hoje, suas mãos ungidas de sacerdote merecem e devem abençoar a nova Barragem, no momento e ato de sua inauguração. “Sempre e em toda parte, reconheçamos e agradeçamos os benefícios que nos são dados.” (At 24, 3).

Semop realiza reparos em vias atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias

 

As fortes chuvas que castigaram a cidade de Parnamirim nas últimas semanas foram as responsáveis pelo surgimento de buracos nas ruas de diversos bairros. Para combater essa problemática, a Secretaria de Obras Públicas e Saneamento distribuiu suas equipes para os trechos mais afetados.

Uma das equipes atendeu, na última sexta-feira (4), a Rua Bolívia, que fica no bairro de Passagem de Areia. A via foi recuperada com o serviço de tapa buraco e teve a volta da normalidade no trânsito de veículos e pedestres. Já nesta segunda-feira (7), em outra frente, os trabalhadores atenderam uma das vias mais extensas da cidade, a Av. Brigadeiro Trompowsky. O local teve diversos trechos recuperados e, assim que o serviço for finalizado, outros pontos devem ser contemplados.

Fonte: portal da prefeitura de Parnamirm

 

Prefeitura promove capacitação para agentes de endemias

 

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (07), no auditório do Centro Administrativo, uma capacitação para os agentes de endemias que desenvolvem o trabalho de campo.

O treinamento foi ministrado pelo agente de endemias, Paulo Xavier, e teve como objetivo capacitar os profissionais para um melhor reconhecimento geográfico. De acordo com o coordenador de vigilância ambiental, Diego Dione, atualmente, o Departamento de Vigilância em Saúde, conta com vários novos agentes de endemias e a capacitação é fundamental tanto para prepará-los, como para renovar os conhecimentos dos agentes mais antigos.

Participaram aproximadamente 70 agentes de endemias que diariamente realizam vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para combater os focos endêmicos. Além da vistoria e eliminação dos depósitos, também realizam o trabalho educativo de orientação às famílias.

Fonte: portal da prefeitura de Parnamirim

Prefeitura registra quase 500 doses de vacina e divulga cronograma da semana


No último sábado (5), a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesad), registrou quase 500 doses aplicadas entre adultos para D1, D2, D3, crianças de 5 a 11 anos, além de D4 dos imunossuprimidos. A população está reconhecendo a importância da imunização e está comparecendo para receber ou garantir essa dose de esperança a seus pequenos.

Confira o cronograma desta semana, a partir de hoje (7), para todos os grupos, crianças e adultos. Na quinta (10), teremos uma vacinação dedicada aos usuários do Serviço de Assistência Especializada (Sae), das 8h às 12h.

De segunda a sexta:
– Nordestão da Maria Lacerda
Horário: das 8h às 14h

– Uninassau da Cohabinal
Horário: das 8h às 14h

Quinta (10) – usuários dos Sae
– SAE – Monte Castelo
Horário: das 8h às 12h

Fonte: portal da prefeitura de Parnamirim

 

GOVERNO DO RN REDUZ FEMINICÍDIOS EM 50%

O trabalho realizado por diversas frentes do governo do Rio Grande do Norte, em defesa das mulheres, tem apresentado resultados positivos quanto ao combate à violência contra as mulheres. Um exemplo disto, são os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que apontam a redução de 50% no número de feminicídios ocorridos no Estado quando comparados os primeiros três anos da gestão passada com os três primeiros anos do atual governo.

Os números são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da SESED.

Entre os anos de 2015 e 2017, foram registrados 108 casos de feminicídio e 240 casos de homicídios dolosos de mulheres no RN. Já entre janeiro de 2019 a dezembro de 2021, ocorreram 54 ocorrências de feminicídios e 186 casos de homicídios dolosos contra a mulher, o que representam uma redução de 50% nos casos de feminicídios e de 20,9% no total de homicídios dolosos contra as mulheres.

*PM homenageia mulheres*

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta segunda-feira (7), no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, um evento alusivo ao Dia Internacional Da Mulher. Na ocasião, 12 mulheres foram agraciadas com o Diploma Capitã PM Marina Régia Galhardo Rocha Leôncio. Além disso, a corporação promoveu uma palestra, ministrada pela capitã Rejane Marinho, sobre “Relações de Gênero e condições de Trabalho”.

Eudiane Macedo já arrumou a mala do republicano mas ainda não encontrou um partido


Eudiane Macedo, deputada estadual (Republicanos), vai novamente mudar de partido. Dessa vez, a história da parlamentar que se elegeu em 2018 nos braços do deputado federal Benes Leocádio, será outra.

O Deputado Benes que hoje é presidente do Republicanos é um dos mais fortes opositores da Governadora Fátima Bezerra (PT)
e ficará sem a deputada no seu partido.

Um detalhe nessa história de Eudiane Macedo é que na Assembleia Legislativa, ela compõe a base aliada da governadora, ao mesmo tempo é correligionária de Benes que faz oposição ao Partido dos Trabalhadores, criando desconforto dentro do grupo partidário.

Uma fonte garante que a deputada não se filiará ao PSB de Rafael Mota, e também não irá para o partido dos Trabalhadores, conforme vinha sendo cogitado. Ela anda conversando com um grande partido, e o marido Tárcio Macedo, anda com uma calculadora
fazendo contas, para não errar no resultado final de 2022.

É hora das mulheres!

 

Em 2022, 50 anos após a morte da mossoroense Celina Guimarães – a primeira mulher a ter direito a voto no Brasil -, ou 45 anos da Lei que estabeleceu o Direito ao Divórcio no Brasil – em plena ditadura militar -, não deveríamos ainda estar falando de violências e feminicídios como os ocorridos a Manuela Josina, na Zona Norte de Natal, ou a Ingrid Caroline Soares dos Santos, no distrito rural de Campo Grande.

 

Este texto não era para isso. Mas é difícil escrever sobre a importância da mulher na sociedade sem desviar o assunto para o contexto tenebroso de que ainda lutamos pela vida e pela liberdade de existir como bem somos. A violência que sofremos resulta justamente na nossa invisibilidade.

 

Ainda somos o país em que 72% das denúncias de mulheres vítimas de agressão são referentes à esfera doméstica e/ou provenientes de membros da própria família. É uma questão que precisa urgentemente ganhar contornos de sublevação.

 

A matéria “Vidas femininas importam: a luta das mulheres na pandemia”, publicada no Nexo Jornal, mostra mais um dado absurdo. A violência doméstica e o estupro são a sexta causa de morte entre mulheres de 15 a 44 anos. São nossas mães e filhas que são violentadas dentro de nossas próprias casas!

 

Outro ponto importante a ser refletido é o que a socióloga potiguar e líder feminista Analba Texeira constatou ao analisar o Atlas da Violência de 2021. De 2009 a 2019 foram mais de 50 mil mulheres brasileiras assassinadas, sendo que 67% das vítimas eram negras. O que evidencia que aquele verso imortalizado por Elza Soares persiste estapeando a cara da sociedade: “A carne mais barata do mercado é (ainda) a carne negra”.

 

Mas muito temos também a reconhecer. Em pleno 2022, o Rio Grande do Norte – sempre pioneiro nas lutas e conquistas femininas -, é o único estado governado por uma mulher, a professora Fátima Bezerra. Porém, dentre as oito vagas a que o estado tem direito na Câmara Federal, temos apenas uma única Deputada, a advogada Natália Bonavides, que tem dignificado a representação feminina para as mulheres no parlamento federal.

 

O protagonismo de mulheres potiguares como Nísia Floresta, Celina Guimarães, Alzira Soriano, Vilma de Farias e Fátima Bezerra precisa ser celebrado e reconhecido. Principalmente a história desta última, lapidada na luta de professoras e professores, trabalhadoras e trabalhadores, de origem popular. Ela é agredida diariamente por preconceitos a sua origem, a sua classe, a sua raça e a questões pessoais que não deveriam ser motivo de ataques.

 

É hora das mulheres ocuparem os espaços, a liderança, o protagonismo, direcionarem os valores e reconfigurarem os termos da ação na esfera pública. É um conhecimento que só nós temos, e só nós mulheres podemos ofertar. Este texto é sobre isso, sobre a importância do que as mulheres trazem de história e ancestralidade, de representação e de valores.

 

Na política tradicional brasileira, as mulheres sempre foram alijadas e desmotivadas a participar da esfera pública. Na esquerda não foi muito diferente. O discurso da esquerda tradicional sempre colocou que as questões de representatividade, identidade, seriam “perfumarias”. E assim se firmou as questões do espaço público como sendo da esfera masculina, sobre o que representa o homem, fálico, viril, agressivo, dos conflitos. A história da luta dos homens forneceu, a eles, esta identidade. Mas agora precisamos desfazer essa concepção.

 

O tempo da selvageria, da truculência, do uso da força, da guerra, é coisa do passado. O que vem por aí é o tempo da política, a política como diálogo, como construção na diversidade de visões, na soma, na disposição e operacionalização das demandas sociais legítimas. E isso é uma cosmovisão da mulher. E nós, mulheres, reivindicaremos esta capacidade que tem faltado aos homens na História.

 

O tempo nos impôs o duro papel do silenciamento no espaço público, mas também nos forjou com os melhores valores para ocupar e direcionar o novo momento da sociedade. Onde o diálogo, o acolhimento, o gerenciamento das múltiplas demandas e atividades, somente com a paciência revolucionária daquelas talhadas na história, conseguirá a partir de agora trazer luz à esfera pública.

 

Nós, mulheres, somos o agente das mudanças que o mundo necessita. Nossa capacidade de escuta, nossa capacidade de empatia, nossa capacidade de ação é o que nos distingue para o novo tempo. Nossa devoção às causas mais sublimes nos credencia. É ato de fé no propósito de construir um mundo melhor para todas as mulheres e homens justos. É a convicção que isso só se fará próxima e entrelaçada aos valores das mulheres.

 

A democracia é um valor e instrumento que tem servido aos historicamente alijados do processo. Devemos defendê-la. A representatividade tem sido importante ferramenta para levar uma história que veio antes de nós e ainda violenta no espaço público, mas também na esfera privada.

 

A esquerda rejuvenescida e a democracia como valor universal é feminina.

 

Repito, mais do que nunca, a hora é das mulheres!

 

Meu nome é Samanda, mulher, amiga, interiorana, estradeira, e, desde sempre, disposta a ir à luta por mais mulheres na política. Construo o sonho e já vejo o arco-íris que virá. Contem comigo.

Haroldo Azevedo presta homenagem ao amigo Geraldo Melo

O empresário Haroldo Azevedo prestou uma homenagem ao amigo Geraldo Melo e postou em suas redes sociais a música símbolo das campanhas do então governador, além de 40 fotos retratando diversos momentos da amizade dos dois.

Veja a mensagem.

“O Rio Grande do Norte amanheceu triste, com a perda do meu amigo irmão Geraldo Melo, uma das nossas maiores inteligências do nosso Estado. Governador exemplar, homem de mãos limpas, sério, probo, honesto, correto, afável, competente e de uma memória privilegiada! O maior orador da história política do nosso RN e dos melhores que passaram pelo Senado Federal. Tenho muito orgulho de ter sido seu amigo e um dos seus suplentes no Senado Federal. Que Deus o tenha na Casa do Pai Divino para o descanso eterno”.

 

IMG_5707