O ex-governador Geraldo Melo morreu hoje às 3 horas da manhã, vítima de um câncer. Ele encontrava-se em cuidados paliativos, junto aos seus familiares, em sua residência, na capital do Rio Grande do Norte. Em 2020, Melo foi diagnosticado com câncer na cabeça, doença que se transformou em metástase, atingindo inclusive o pulmão. Na época em que a enfermidade foi diagnosticada, o ex-governador e ex-senador do RN passou por uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês. Ao retornar para Natal, ele chegou ainda a se internar no Hospital São Lucas.
Geraldo Melo logrou grande êxito em sua caminhada terrena, sendo reconhecido por sua excelente atuação na carreira pública. Ele era considerado um dos mais notáveis oradores do estado. No início de novembro de 2021, foi eleito novo imortal da Academia Norte Riograndenses de Letras (ANL), para a cadeira número 32. O político deixa uma das mais garbosas histórias na política do estado.
Enlutado com a partida do o ex-prefelto de Olho D’Agua do Borges, José Gonzaga de Queiroga, o querido Dedé Gonzaga, rogo a Deus que a querida prefeita Maria Helena, sua esposa, a presidente da Câmara, Jessica Queiroga e toda família superem a ausência e preencha com as boas lembranças e ensinamentos deixados.
Dedé Gonzaga nos deixa mas ficam as lições de um homem e político que soube fazer da política uma função nobre de fazer o melhor pelos menos favorecidos. Deu teto, uma de suas marcas enquanto gestor, a que não tinha e nisto deu dignidade às famílias.
Que amigos e parentes fiquem na paz de Cristo e ciente da bondade divina e da presença de Dedé Gonzaga na paz celestial.
Durante o ano de 2021, o presidente da Rússia, Vladmir Putin, esclareceu seus posicionamentos em relação aos EUA e ao que pensava sobre a possibilidade de invasão à Ucrânia. Vídeos de março e dezembro com falas do líder russo explicam sua visão sobre os Estados Unidos e os motivos de a Rússia se sentir ameaçada com a aproximação da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Em um vídeo de 18 de março de 2021, o presidente russo responde o presidente norte-americano, Joe Biden, depois de ser chamado de “assassino“ por ele. Na ocasião, Biden falava que Putin “pagaria” por sua suposta interferência nas eleições presidenciais dos EUA.
Nas imagens, Putin começa dizendo que deseja “saúde” ao presidente dos EUA. Afirma também que existem muitos norte-americanos “dignos, honestos e inspiradores” que querem viver “em paz e amizade” com a Rússia.
O presidente russo também diz que a classe governante dos Estados Unidos é responsável por “genocídios”. Cita o movimento Black Lives Matter, indaga onde o movimento começou e diz que até hoje os afro-americanos enfrentam a injustiça e extermínio.
“É governando com tais ideias que a classe governante dos EUA resolve problemas internos e externos. Os EUA foram o único país que usou armas nucleares, e no mais contra um país não nuclear, contra o Japão no fim da 2ª guerra. Isso foi um extermínio direto da população civil“, afirmou Putin em março de 2021.
Assista ao vídeo de 18 de março de 2021 (5min39s):
Em outro vídeo, este de 23 de dezembro de 2021, Putin responde a uma jornalista sobre os motivos de a Rússia se sentir ameaçada pela aproximação da Otan no Leste Europeu.
Na época, o presidente russo já afirmava que tal expansão era “inaceitável“. Também indagava se era a Rússia quem tinha se aproximado dos EUA com mísseis.
“Somos nós que colocamos mísseis junto das fronteiras dos EUA? Não. Foram os EUA que vieram com esses mísseis para perto de nós. Os mísseis estão na porta da nossa casa“, disse Putin.
Ele também questionou qual seria a reação dos norte-americanos se a Rússia agisse dessa forma. “Como os Estados Unidos reagiriam se colocássemos nossos mísseis na fronteira entre o Canada e os EUA, ou na fronteira do México com os EUA?“.
No mesmo trecho, o presidente russo diz que ninguém se lembra dos conflitos do México com os Estados Unidos.
“Será que o México e os EUA nunca tiveram disputas territoriais? De quem eram a Califórnia e o Texas antes? Já esqueceram? Tudo bem, já passou. Ninguém lembra disso hoje como lembram da Crimeia. É incrível“, afirmou.
Os Estados é quem deveria dar garantias sobre a segurança, segundo Putin. Para ele, o Ocidente enganou a Rússia ao afirmar que não expandiria a Otan para o Leste Europeu nos anos 90. O presidente russo diz que “houve expansão” e que foi enganado “descaradamente“.
Assista ao vídeo de 23 de dezembro de 2021 (7min55s):
President Joe Biden delivers remarks to Department of Defense personnel, with Vice President Kamala Harris and Secretary of Defense Lloyd J. Austin III, the Pentagon, Washington, D.C., Feb. 10, 2021. (DoD photo by Lisa Ferdinando)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá com aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nesta 2ª feira (28.jan.2022) para discutir os desdobramentos do ataque da Rússia à Ucrânia. O objetivo do grupo é desenvolver uma resposta conjunta para o conflito, que entrou no seu 5º dia.
Segundo um comunicado divulgado pela Casa Branca, a conversa será feita via videoconferência, a partir das 11h15 locais (13h15 no horário de Brasília).
ONU
A Assembleia Geral ONU (Organização das Nações Unidas) também convocou uma reunião emergencial para esta 2ª. No encontro, devem ser discutidas novas sanções contra a Rússia.
A convocatória foi articulada pela diplomacia dos EUA na sequência do veto russo à resolução condenatória ao conflito na 6ª feira (25.fev). Será a 11ª sessão deste tipo desde 1950.
“A Rússia vetou a resolução, mas não pode vetar nossas vozes, o povo ucraniano e a Carta das Nações Unidas. A Rússia não pode e não vai vetar a responsabilização”, disse a embaixadora do país norte-americano no Conselho de Segurança, Linda Thomas-Greenfield.
NEGOCIAÇÕES EM BELARUS
Também nesta 2ª feira (28.fev), Rússia e Ucrânia iniciaram negociações para o fim do conflito em Belarus. O consenso entre os 2 países sobre o diálogo abre a 1ª possibilidade de fim da guerra.
As conversas começaram pouco depois das 12h no horário local (6h em Brasília).
Estamos vivendo um momento histórico que exige das esquerdas e dos que entendem que a democracia e os destinos do Brasil estão em risco –e comungam do mesmo projeto político e de desenvolvimento nacional que nos levou a governar o país– lutar para garantir nossa unidade política em torno da candidatura de Lula.
Não é pouco recordar que fomos retirados do governo por um golpe parlamentar-judicial-midiático e por uma guerra jurídica que nos conduziu ao governo Bolsonaro de extrema-direita, negacionista, obscurantista, fundamentalista, de desconstrução nacional. Um governo não apenas com vocação autoritária, mas com determinação de sabotar o calendário eleitoral, colocando em dúvida as urnas eletrônicas e que, com certeza, não reconhecerá, se derrotado, o resultado e fará tudo para impedir nossa vitória e nossa posse.
Há consenso no país sobre a gravidade da situação social da maioria de nosso povo trabalhador, dos riscos que nossa nação corre em um mundo em transformação geopolítica e científica, dos impasses de nossa economia e dos desafios de nossa indústria, da necessidade urgente de financiar uma revolução educacional, científica e tecnológica, de uma redistribuição da renda e riqueza.
As esquerdas, apesar da ampla base eleitoral de Lula e mesmo do PT, não são maioria no país e não têm a hegemonia. Só podem contar com o voto e com o nível de organização, consciência política e capacidade de luta dos trabalhadores e dos que as apoiam. Nos últimos anos, sofremos derrotas políticas, eleitorais e sociais sucessivas e mudanças no mundo do trabalho que enfraqueceram nossa capacidade de resistência e luta.
Historicamente, somos alternativa de governo. Temos um legado e a força e liderança de Lula, mas o momento político e histórico exige enfrentar um adversário que recorre à violência e ao ódio, que renega a democracia e que arma seus seguidores, usa e abusa das fake news e busca apoio para impor no país uma ditadura mesmo com ares democráticos como foi a de 1964 que conviveu com eleições e Judiciário e Congresso sem poderes. É bom lembrar que lutamos unidos contra a ditadura militar em frentes amplas e terminamos por derrotá-la não sem antes percorrer caminhos errados e acumular derrotas.
Quem impõe a nós alianças com o centro é a correlação de forças e o adversário. Não depende de nós. O que nos resta é fazer todos os esforços e não desistir de, em 1º lugar, unir as esquerdas numa federação e em torno da candidatura de Lula e de um programa de centro-esquerda; e, a partir dela, construir alianças com as demais forças políticas, econômicas e sociais, porque sem organização, mobilização e formação de uma consciência política popular não venceremos e, se vencermos, não governaremos.
Não se trata apenas de vencer, o que não será fácil. Mas de governar e superar os desafios que, sabemos, começarão com a desfavorável correlação de forças no Congresso, na mídia, no Judiciário, no conflito de interesses sobre como retomar o crescimento e distribuir renda, combater a pobreza e a fome, criar empregos, como superar o neoliberalismo e colocar o Brasil em seu lugar no mundo.
Basta olhar para nosso entorno geopolítico, a América do Sul, e para a Europa para vermos como as forças politicas conservadoras e de direita manietam, desestabilizam e inviabilizam governos progressistas ou de esquerda.
FEDERAÇÃO, UMA NECESSIDADE
No nosso campo, nas esquerdas, há forças que se opõem à federação, porque não querem Lula e um programa anti-neoliberal. Precisamos separar o joio do trigo e nos concentrar em viabilizar a federação. Queiramos ou não, esta é hoje a forma de construir nossa unidade, a partir de avaliações políticas concretas, de como manter a autonomia dos partidos, com que quórum para a tomada de decisões, como enfrentar o desafio da escolha de candidatos e políticas, programas, ou mesmo porque correm o risco de perder congressistas.
Da mesma forma, há divergências sobre a aliança (necessária) com outras forças políticas –algumas das quais se opuseram a nossos governos e mesmo apoiaram o impeachment da presidenta Dilma– e sobre a escolha e indicação de Geraldo Alckmin como vice na chapa com Lula.
O governo Bolsonaro iniciou uma ampla operação de disputa do eleitorado, seja com uma guerra suja ilegal, inclusive com financiamento nas redes e subliminar nas mídias, esta paga com dinheiro público. Um de seus focos, no momento, é no eleitorado descrente com a chamada 3ª via. Usa e abusa da máquina administrativa e do Orçamento público para disputar bases eleitorais no Nordeste e em todo país. Não vacilará em usar da violência e tumultuar o processo e a campanha eleitoral.
O que está em risco, insisto, não é apenas a democracia, mas o próprio processo eleitoral. O que exige de nós todo o esforço possível para alcançar a unidade de todas as forças políticas e sociais dispostas a apoiar Lula e retomar o fio da história interrompido como tantas vezes em nosso Brasil, a última pelo golpe de 2016. Não podemos perder esta oportunidade histórica. Nossa palavra de ordem tem que ser a unidade das esquerdas como base e núcleo político de uma Frente Democrática para derrotar Bolsonaro.
nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Poder360, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o exército da Rússia está atacando áreas civis sem fazer “distinção” e comparou a ofensiva russa com a nazista.
“Eles [os russos] dizem que os civis não são um alvo, mas esta é outra mentira deles. Na realidade, eles não fazem distinção entre as áreas em que operam. Esta noite, começaram a bombardear bairros civis. Isto nos recorda [o ataque nazista de] 1941”, falou Zelensky em pronunciamento na manhã desta 6ª feira (25.fev.2022).
O presidente ucraniano se referiu ao Massacre de Babi Yar, quando os nazistas assassinaram ao menos 34.000 ucranianos civis judeus em apenas 36 horas, em Babi Yar, uma ravina em Kiev, em 29 e 30 de setembro de 1941.
Logo depois do discurso de Zelensky, o Ministério do Interior da Ucrânia afirmou que os russos atingiram 33 alvos civis nas últimas 24 horas. Pelo menos duas crianças morreram.
Também nesta 6ª, o presidente da Ucrânia falou com o presidente da Polônia, Andrzej Duda. Ele pediu ajuda na defesa do seu país, sanções e pressão sobre os russos. “Juntos temos que colocar a Rússia na mesa de negociações. Precisamos de uma coalizão anti-guerra”, escreveu no Twitter.
Zelensky está buscando apoio dos seus vizinhos do leste europeu que são membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O intuito da Ucrânia de aderir à aliança militar intergovernamental foi a principal motivação do conflito com a Rússia.
OTAN
Os chefes de Estado e de Governo da Otan se reunirão por videoconferência nesta 6ª feira (25.fev). Segundo o porta-voz da organização, Oana Lungescu, eles vão “discutir as consequências” do ataque da Rússia à Ucrânia.
A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira(23), aos 43 anos, em Aracaju. Ela estava internada desde 11 de fevereiro, em virtude de problemas renais. A informação foi confirmada pela assessoria de confirmação do Hospital Primavera.
O quadro clínico da cantora, que era integrante da banda Calcinha Preta, se agravou nos últimos dias. Ela foi internada após sentir dores, logo depois de ter chegado em Aracaju de uma turnê com a banda, em São Paulo, e o caso evoluiu para um coma profundo.
Uma campanha de doação de sangue foi realizada para a artista, que passava por hemodiálise. Correntes de orações foram realizadas durante dias por fãs em frente aos hospitais em que ela ficou internada, mas Paulinha não resistiu.
Questionada sobre possíveis sequelas, a equipe médica que a acompanhava chegou a dizer que o maior desafio era “mantê-la viva”.
Quem foi Paulinha Abelha
Natural do município de Simão Dias, no interior de Sergipe, Paula de Menezes Nascimento Leça Viana, trabalhou com pai comercializando em feiras livres. Começou a carreira como cantora profissional na banda Panela de Barro, onde fez dupla com o cantor Daniel Diau.
Os dois voltaram a cantar juntos na Calcinha Preta, que também é composta, atualmente, por Silvânia Aquino e Bell Oliver. A história na banda tem idas e vindas, mas começou no final dos anos 90, quando o empresário Gilton Andrade a descobriu. Ao todo, ela gravou 21 CDs e três DVDs.
A cantora foi homenageada na música que leva o seu nome, “Paulinha”. Deixou a banda em 2009 para integrar a G.D.Ó. do Forró com Marlus Viana, com quem foi casada. Em 2014, retornou para a Calcinha Preta. Em 2016, Paulinha deixou a banda para formar dupla com a Silvânia Aquino, retornando ao grupo em 2018.
Entre os maiores sucessos interpretados por Paulinha estão as músicas: “Furunfa”, “Baby dool”, “Louca por ti”, “Sonho Lindo”, “Armadilha”, “Paulinha” e “Ainda te amo”.
A Calcinha Preta gravou um DVD de 25 anos em fevereiro de 2020 e retornava à rotina de shows após meses sem apresentações por conta da pandemia.
Até a internação de Paulinha, o último compromisso do grupo foi a gravação do podcast Podpah, em São Paulo, no dia 8 de fevereiro. Paulinha era casada com o modelo Clebinho Santos e não tinha filhos.
O empresário Rosano Taveira Júnior já é o nome certo da base política governista para disputar a vaga de deputado estadual em 2022. A estratégia política montada pelo prefeito Taveira e em alguns momentos não compreendida por muitos aliados deu certo.
Agora o grupo terá um jovem disposto a percorrer as cidades do Rio Grande do Norte em busca de conquistar a cadeira de Parnamirim no legislativo estadual. Essa cadeira já foi ocupada por Gilson Moura, Marciano Jr, Agnelo Alves e Carlos Maia.
Os aliados gostaram do que ouviram do pré-candidato, que já anda fazer visita às lideranças políticas da cidade, onde seu grupo é majoritário e certamente Taveira Jr terá uma grande votação.
Depois do carnaval o prefeito Taveira irá anunciar oficialmente o nome do seu filho como pré-candidato à deputado estadual. O Blog do GM deseja sucesso para Taveira Jr. nessa caminhada em 2022.
Natal sediará o “Curso Nacional de Capacitação para o Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar”, na modalidade presencial, promovido pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) , órgão integrante do Ministério da Justiça, em Parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
O objetivo é qualificar profissionais da área de segurança pública (Policiais Civis, Militares, Bombeiros e Guarda Municipais) aprimorando o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.
O curso contará com docentes de vários Estados da Federação, inclusive a Secretária Nacional de Gestão e Ensino, Ana Cristina Melo Santiago. “O curso tem a proposta de atualizar os conhecimentos e os procedimentos dos agentes de segurança que já atuam no atendimento especializado à mulher. As aulas são ministradas por especialistas em temas como relações de gênero, legislação, atendimento especializado e direitos humanos”, explica Paoulla Maués, delegada de Polícia e coordenadora do curso.
O curso ocorrerá na escola de Governo, entre os dias 21 a 25 de Fevereiro.
Pelo menos 38,92 milhões de brasileiros têm um total de R$ 27,71 bilhões em valores a receber, entre benefícios não sacados e dinheiro esquecido nos bancos.
Nesta primeira fase, são cerca de R$ 4 bilhões a serem devolvidos para 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Ao todo, o Banco Central estima que os clientes tenham a receber cerca de R$ 8 bilhões, mas não informou o total de brasileiros que poderão ser beneficiados com a totalidade dos valores.
O Banco Central liberou a consulta ao dinheiro “esquecido” nos bancos. Em princípio, serão liberados cerca de R$ 4 bilhões para 28 milhões de brasileiros (26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas). O valor médio a ser devolvido é de R$ 142,85 por pessoa ou empresa. Neste primeira fase estão incluídos valores referentes a:
contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC;
cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
Os clientes precisam do CPF, no caso das pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque
A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data
Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência
LEIA TAMBÉM:
Cerca de 10,6 milhões de brasileirosainda não sacaram o Fundo PIS/Pasep, liberado desde agosto de 2019 para beneficiários de todas as idades. Segundo a Caixa Econômica Federal, são R$ 23,5 bilhões ainda esperando pelos beneficiários.
Tem direito às cotas do Fundo PIS/Pasepquem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 (tanto trabalhadores da iniciativa privada quanto servidores públicos) e ainda não fez os saques dos valores. No caso de morte do titular das cotas, os herdeiros e sucessores poderão sacar o dinheiro.
O prazo final para a retirada do dinheiro é 1º de junho de 2025. Os valores não sacados após esse período serão tidos como abandonados e passam a ser propriedade da União.
A quantidade de recursos ainda não sacada se deve, em parte, ao fato de muitos cotistas terem falecido antes de retirar o dinheiro, sem que seus herdeiros tivessem conhecimento do benefício. Outro fator que contribui para esse cenário é que os beneficiários são idosos, e, com isso, podem não ter se atentado para o direito de sacar os valores.
O valor do fundo é pago somente uma vez, ou seja, uma vez retirado o dinheiro por quem tem direito, o saldo é zerado. A Caixa é responsável pelos pagamentos das cotas do Fundo PIS/Pasep desde junho de 2020, quando os valores foram migrados para o Fundo de Garantia.
O trabalhador poderá solicitar o saque por meio do aplicativo do FGTS, de maneira digital, nas opções “Meus Saques”, “Outras Situações de Saque”, “PIS/PASEP“. É possível, ainda, indicar uma conta em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. Na hipótese de morte do titular das cotas, o saldo da conta será disponibilizado aos seus dependentes.
A consulta ao saldo disponível poderá ser realizada por meio do aplicativo do FGTS, no site do FGTS (www.fgts.gov.br) e pelo Internet Banking Caixa, neste caso para correntistas do banco. Em qualquer desses canais, as contas de origem PIS ou Paseppodem ser identificadas a partir do nome do empregador, que estará cadastrado como Pasep – Programa do Servidor Público ou PIS – Programa de Integração Social.
O Fundo PIS–Pasep é diferente do abono salarial PIS–Pasep, cujo pagamento é feito todos os anos para trabalhadores com renda média mensal de até dois salários mínimos (leia abaixo).
Abono salarial PIS/Pasep: está com dificuldade para consultar? Veja como resolver
O total de R$ 208,5 milhões não foram sacados por 320.423 trabalhadores com direito ao abono salarial / do ano-base 2019.
Para receber o valor atrasado, o trabalhador terá que fazer uma requisição ao Ministério do Trabalho e Previdência, a partir de 31 de março.
O pedido poderá ser feito, presencialmente, em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho, ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, colocando no lugar de “uf” a sigla do estado em que reside.
Ao pedir a reemissão do benefício, o trabalhador terá até o dia 29 de dezembro de 2022 para sacar. Caso isso não ocorra, somente poderá pedir a reemissão no calendário do próximo ano.
Pelas regras do Codefat, o beneficiário tem direito assegurado ao abono pelo prazo de cinco anos e acúmulos são depositados no calendário seguinte.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com carteira assinada e só pode ser sacado mediante condições específicas, como na demissão sem justa causa, na compra da casa própria ou na aposentadoria.
Mas há outras situações que permitem o saque, como quando o titular tem idade igual ou superior a 70 anos ou quando o trabalhador permanece por 3 anos seguidos sem emprego com carteira assinada. Por isso, os trabalhadores devem se atentar às hipóteses de saque para ter direito a resgatar os valores que podem estar “esquecidos” no Fundo de Garantia.
Na demissão sem justa causa;
No término do contrato por prazo determinado;
Na rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou decretação de nulidade do contrato de trabalho;
Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
Na rescisão por acordo entre o trabalhador e a empresa. Nesse caso, ele tem direito de sacar 80% do saldo da conta do FGTS;
Na aposentadoria;
No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do governo federal;
Na suspensão do trabalho avulso por prazo igual ou superior a 90 dias;
No falecimento do trabalhador;
Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
Quando o trabalhador ou seu dependente estiver com câncer;
Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
Quando o trabalhador permanecer por 3 anos ininterruptos fora do regime do FGTS (sem emprego com carteira assinada), com afastamento a partir de 14/07/1990, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
Quando a conta vinculada permanecer por três anos ininterruptos sem crédito de depósitos e o afastamento do trabalhador tiver ocorrido até 13/07/1990;
Para aquisição da casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional concedido no âmbito do SFH – nesse caso, é preciso ter 3 anos sob o regime do FGTS; não ser titular de outro financiamento no âmbito do SFH; não ser proprietário de outro imóvel;
Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.
A consulta ao saldo do fundo pode ser feita somente no aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa (neste caso, somente para correntistas do banco).
Após os boatos de separação, o casal Rivelino e Dayanny Dantas resolveu aparecer juntinho nas redes sociais. O prefeito da cidade e a primeira dama protagonizaram cenas que mexeram com a cidade.
Jovens e sorridentes, os pombinhos deixaram entender para a população que as fake news que corriam pela cidade eram “intrigas das inimigas”. Mesmo com a ausência deles juntos em público e com os comentários maldosos rolando de boca em boca, nada impediu a reaproximação do casal.
Agora, depois de um bom tempo distante da mídia local, Rivelino e Dayanny estão felizes, todos esperam que dessa vez seja para sempre. E viva o amor, pra mim, pra você e pra tu.
O prefeito Rivelino Câmara elogiou a matéria, mas criticou as fontes do BlogdoGM. Veja o disse o prefeito: “Matéria boa, agora a unica pessoa que tava sabendo que eu estava separado é você, nem eu mesmo sabia. Suas fontes estão lhe informando mal”.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rogério Santiago, participou hoje (19) de mais um evento no intuito de trazer benefícios para o seu Município. Dessa vez, foi o Seminário de Financiamento Habitacional do Programa Casa Verde e Amarela, representado por líderes políticos e o secretário Nacional de Habitação.
Rogério está no caminho certo. Sempre buscando conhecimentos e melhorias para sua gestão, trazendo novos projetos para o Prefeito Taveira e a população de Parnamirim.
Ucraniano radicado na Bahia, Aleixo Belov já navegou pelo mundo cinco vezes, sendo três delas sozinho. Dessa vez, o desafio conta com adversidades como o frio intenso e o gelo no mar.
O veldor ucraniano radicado na Bahia, decidiu novamente em idade, Âncora, fazer 79 anos novamente em idade, a Âncora, a partir de Salvador, aos veleiro, a partir de Salvador, aos veleiro, a partir de 7 anos de idade. E não para uma jornada curta. Nesta quarta-feira (16), ele Natal, onde chegou há três dias, para cruzar o Oceano Ártico em uma missão que deve durar mais de um ano.
Aleixo é reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Por cinco vezes, já atravessou o mundo em veleiros – três delas sozinho – e também já foi ao Alasca e para Antártica. Mas não se contenta. Segundo ele, é o próprio mar que o convida para essas aventuras.
Navegador deixa Natal para tentar cruzar Oceano Ártico
O desafio agora, ele explica, é diferente de tudo que já viveu. Atravessar o Oceano Ártico pelo norte do Canadá exige outras preparações, como lidar com o frio e com o gelo no mar . Além disso, o período de pandemia pode complicar os trâmites para a sequência da viagem.
Com a situação da Covid, tudo ficou mais difícil. Eu preciso chegar ao tempo no norte do Canadá para poder atravessar . explicar.
O velejador explica que não é possível definir o período da viagem antes de chegar ao fim. Apesar disso, reforça que o tempo pode ser inimigo caso ele e os outros tripulantes não cheguem ao trecho antes da parte do mar congelador.
“Não sei se vai dar tempo, porque se eu ficar preso em alguma quarentena nesses países, o mar do norte congela e eu não vou conseguir passar. Se eu insistir em passar, mesmo chegando tarde, eu corro o risco de ficar preso no gelo durante um ano”, conta.
A pressa não é só para o mar não congelar antes da chegada da Fraternidade. É pressa de viver, de navegar, segundo Belov.
“Eu sei que cada dia estou mais velho e mais fraco, então não posso ativar para o ano que vem, por isso que eu estou indo logo”, conta Aleixo, que em 2023 fará 80 anos de idade.
Ele citou os tempos lida com os joelhos que nestes passos e na coluna, o que dificulta o andar, mas que “a cabeça parece estar boa” e por isso mantém o ritmo para velejar em aventuras como essa.
Mas o navegador ucraniano não vai encarar essa missão sozinho dessa vez. O veleiro sai de Natal com outras seis pessoas. “Mais adiante vão entrar outros e quando para atravessar lá pro norte vão ser no mínimo oito pra que sejam duas pessoas o tempo todo no turn”, explicou.
O turno, sem pressa, ele é de 3 pessoas olhando para o gelo, desviando dos mais rápidos e empurrando os tempos adiante e os mais leves, pra passar e os empurrando o tempo. Não pode ficar parado na explicação.
A viagem, o veleiro polar Fraternidade, também é preparada para a missão. O barco é todo isolado com 12 centímetros de espuma pros tripulantes não congelados e tem um pequeno conjunto interno que, segundo Aleixo, “não está bom, mas quebra o galho”. Ele explica ainda que vai colocar diesel apropriado para locais mais frios.
Aleixo trata essa viagem como uma das mais difíceis que já fez. Além da imprevisibilidade do mar, obstáculos já conhecidos, como o gelo.
O vento joga o gelo para um lado para o outro. Você tem que esperar . Até ser espremido entre um iceberg e outro. Apesar de que meu barco é de aço, ele deve resistir”, conta.
Por outro lado, diz que, com o volume global, a quantidade de gelo contra, mas cita que outro tempo é o frio. “Tem que ter roupas muito boas vistas, pra frio, máscara de ampla não congelar os olhos”.
Além disso, a navegação não é das melhores no Oceano Ártico . “A carro lá navegação não é muito fácil, tem muita correnteza, tem lugares estreitos, cheios de pedra.
Ele conta que no século 19, 500 pessoas morreram tentando atravessar o Oceano Ártico ao tentarem o caminho mais fácil. “Mas isso era aquele tempo que os barcos feitos eram de madeira, aqueles barcos enormes com 50 a 100 pessoas por tripulação comendo carne de porco e como conservas eram soldadas com chumbo, que envenenava as pessoas”,.
“E não estava cartografado. Eles iam por lugares que não tinham saída, tinham que voltar, mais acessíveis no gelo. Hoje temos como cartas náuticas, temos comida de boa qualidade. Temos rádio pra, GPS, até internet a bordo”.
O caminho completo planejado é: ir para o mar do Caribe, atravessar o mar do Panamá, subir Oceano Pacífico, chegar no Alasca, atravessar por cima do Canadá, sair na Groenlândia, descer pela Costa da África, parar na Costa dos Açores e voltar para o Brasil.
O navegador diz que é preciso estar preparado para adversidades em toda a viagem. “Todas as dificuldades gente não sabe. Se a gente sabia, não precisava nem ir, tinha em casa já saber. A gente vai justamente pra descobrir”.
O tempo, ele planeja, é de que seja de pouca coisa mais de um ano para completar todo o trajeto, mas não dá para prever.
“O que vai acontecer, se vai dar certo, nada disso a gente pode dizer de antemão, gente vai seguindo e mais adiante a gente vai saber”.
Nasceu em 9 de janeiro de 1943 em Merefa, na Ucrânia, e ainda pequeno imigrou com os pais para o Brasil, onde foi radicado na Bahia, estado em que mora até hoje. Aleixo Belov da Marinha do Brasil o reconhecimento de ser recebido o primeiro navegador a dar uma volta ao mundo sozinho com veleiro de bandeira brasileira, o “Três Marias”. Ele conta essa história no livro “A Volta Ao Mundo Em Solitário”. O navegador já deu a volta ao mundo cinco vezes.
O Prefeito de Parnamirim junto ao secretário Rogério Santiago, esteve presente nesta terça-feira (15) no bairro Emaús, para assinatura da Certidão de Regularização Fundiária (CRF), que autoriza o procedimento de registros e a entrega dos títulos fundiários dos benefícios do Conjunto Dr. Zeca Passos.
“Em um outro momento, quando estas escrituras estiverem prontas, será realizada uma solenidade com todos os moradores para a entrega oficial desses documentos”, disse Rogério.
A regularização assegura o direito a moradia digna e a valorização dos imóveis através das escrituras.
Momento muito importante e histórico para a cidade trampolim.