Eu, jornalista Rodrigues Neto, venho a público refutar veementemente as acusações feitas contra mim por uma servidora comissionada de gabinete parlamentar da Câmara Municipal de Natal. Informo que estou tomando todas as providências cabíveis, tanto no âmbito administrativo, como na seara criminal e cível, para atestar minha inocência no caso. Estou sendo vítima de uma denunciação caluniosa.
Tenho 30 anos de profissão, com passagem por diversos veículos de comunicação e órgãos públicos do Rio Grande do Norte e nunca imaginei ver minha imagem e credibilidade serem atacadas desta forma tão leviana. Estou sendo injustiçado por uma pessoa que usa de má fé e se apropria de uma campanha e luta feminista para me atacar e me prejudicar.
Esclareço os fatos.
Diante de alguns colaboradores da TV Câmara Natal, na última quinta-feira, dia 19, fui surpreendido pela servidora que já entrou no meu ambiente de trabalho aos gritos, proferindo agressões verbais e me ameaçando, ao afirmar que integra família de elite natalense influente a ponto de me prejudicar, pelo fato de não tê-la incluído na produção de uma reportagem especial sobre o centenário do ex-governador Aluízio Alves.
Diante da situação, todos os funcionários da TV ficaram assustados com o comportamento agressivo e descontrolado dela, o qual, inclusive, afetou a transmissão de um programa que era veiculado, ao vivo, no momento. Foi necessário solicitar o apoio da Guarda Legislativa para retirá-la da TV Câmara. Não houve qualquer agressão da minha parte. Na verdade, eu quem fui atacado desde o primeiro momento.
Ainda na quinta-feira, após o fato, prestei Boletim de Ocorrência. Na sexta-feira, 20, me submeti a exame de corpo delito no ITEP, o qual atesta que não tenho qualquer evidência de quem se envolveu ou cometeu agressões físicas contra terceiros. Além disso, tenho o testemunho de 12 funcionários da emissora que presenciaram o fato.
Estou tranquilo e confiante nos esclarecimentos por parte das instituições e autoridades. Tenho provas e testemunhas das inverdades a mim imputadas. Ao final de tudo, a verdade prevalecerá.
*FRANCISCO RODRIGUES DE CARVALHO NETO*
JORNALISTA – DRT 716/RN
A MRV Engenharia, maior construtora do Brasil, está oferecendo centenas de vagas de emprego em todo o país. São 741 oportunidades para atuação nas áreas comercial, vendas, recursos humanos e muitas outras.
Veja os cargos disponíveis na empresa:
Corretor de Imóveis
Consultor Imobiliário
Vendedor
Consultor de Vendas
Assistente Comercial
Gerente Comercial
Promotor de Vendas
Vendedor Imobiliário Online
Vendedor Interno
Gerente de Loja
Supervisor de Contas a Pagar
Analista de Recursos Humanos
Estagiários de Recursos Humanos
Vendedor Autônomo
Vendedor Externo
Atendente
Vendedor Imobiliário de Alto Padrão
Administrativo de Obras
Servente de Obras
Analista de Controladoria
Assistente de Crédito Imobiliário
Gerente de Crédito Imobiliário
Analista de Performance
Analista de Desenvolvimento Humano
A atuação será em cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraíba, Ceará, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso.
Como participar
Para concorrer às vagas disponíveis, acesse o site da recrutadora InfoJobs e conheça mais detalhes sobre a oportunidade de interesse. Em seguida, clique no link “Cadastre seu currículo Grátis” e preencha as informações solicitadas.
É importante destacar que as posições podem ser preenchidas a qualquer momento, por isso cadastre-se o quanto antes e garanta seu emprego.
Trabalhadores informais nascidos em agosto recebem hoje (27) a quinta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.
O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.
Também hoje, recebem a quinta parcela do auxílio emergencial os participantes do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas há duas semanas.
Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.
Ministério da Economia, fachada , letreiro, na Esplanada dos Ministérios. Sérgio Lima/Poder360 24.09.2020
O Ministério da Economia autorizou a contratação, pela própria pasta, de até 300 profissionais civis “para atender necessidade temporária de excepcional interesse público”. As contratações serão por meio de processo seletivo simplificado, ou seja, sem concurso público.
A autorização foi publicada nesta 6ª feira (27.ago.2021) no Diário Oficial da União. A portaria é assinada Caio Mário Paes de Andrade, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Eis a íntegra da portaria (430 KB).
Os profissionais vão trabalhar na Decipex(Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos extintos). Esse departamento cuida da gestão dos aposentados e pensionistas da administração pública federal.
Foram abertas um total de 300 vagas, sendo:
40 vagas: Analista de Negócio;
145 vagas: Analista técnico de demandas previdenciárias, judiciais e de controle; e
115 vagas: Técnico em atividades previdenciárias e de apoio.
Não há previsão de quanto cada cargo irá receber de salário. Essa será uma decisão do Ministério da Economia. A pasta também pode contratar um número menor de profissionais do que o autorizado.
O período de contratação também será decidido pelo ministério. A decisão deve seguir as diretrizes da lei 8.745, de 9 de dezembro de 1993, ou seja, podem ser contratos de 6 meses a até 4 anos.
A única regra é que o edital de inscrição informe o número de vagas, a área de atuação, atribuições e o prazo do contrato. O ministério tem 6 meses a partir desta 6ª feira (27.ago) para publicar o edital de contratação dos profissionais.
Fonte: poder 360.
As chances de desenvolver coágulos sanguíneos depois de infecção pelo Sars-CoV-2, coronavírus responsável pela covid-19, é maior que o registrado depois da 1ª dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer, segundo estudo da Universidade de Oxford e outras instituições britânicas.
Os pesquisadores usaram dados de mais de 29 milhões de pessoas vacinadas na Inglaterra de 1º de dezembro de 2020 a 24 de abril de 2021. Os dados foram cruzados com registros de mortes, com a quantidade de testes positivos para covid-19 e com o número de internações.
Foram avaliadas as taxas de hospitalizações e de morte resultantes de coágulos sanguíneos, bem como outras doenças do sangue, no período de 28 dias depois do teste positivo para covid-19 ou da aplicação da 1ª dose de imunizantes.
Os dados mostram que a taxa de trombocitopenia (condição caracterizada por baixas contagens de plaquetas) entre os infectados é de 934 casos extras a cada 10 milhões de habitantes. Entre as pessoas que receberam a 1ª dose da AstraZeneca, o valor é de 107 a cada 10 milhões de habitantes.
Além da trombocitopenia, os pesquisadores também analisaram outros problemas, como a ocorrência de AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico.
Para AVCs isquêmicos, existem 1.699 casos extras para cada 10 milhões de habitantes registrados depois da infecção, enquanto são apenas 143 casos extras após a 1ª dose da Pfizer.
O estudo “mostrou haver um risco muito pequeno da formação de coágulos e outras doenças do sangue depois da 1ª dose da vacina anticovid. Embora seja sério, o risco desses mesmos resultados é muito maior após a infecção por Sars-CoV-2″, declarou Aziz Sheikh, diretor do Instituto Usher da Universidade de Edimburgo e co-autor do artigo.
Fonte: poder 360.
Comércio na SAARA (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), centro da cidade. Comércio não essencial está autorizado a reabrir a partir de hoje (9) na cidade do Rio de Janeiro depois de duas semanas fechados devido à pandemia de Covid-19.
A 3ª edição da Semana Brasil será realizada de 3 a 13 de setembro, com o intuito de aquecer as vendas do varejo. É um período de descontos promovido pelo governo federal em parceria com o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).
O lema da campanha deste ano é o mesmo de 2020: “Vamos em frente, com cuidado e confiança”. Mas a expectativa é de que o impacto comercial seja maior que o do ano passado, quando as vendas subiram 10% no comércio físico e 25% no comércio online.
Em nota, a Secom (Secretaria de Comunicação) do governo federal disse que a Semana Brasil “tem como propósito estimular o varejo por meio de concessão de descontos e demais condições vantajosas ao consumidor”. O órgão espera “resultados ainda melhores para a economia tendo em vista o gradual retorno à normalidade, com a recuperação da renda e do consumo no país”.
“Os indícios são favoráveis, pois, de um lado, temos os consumidores querendo voltar às lojas e, do outro, lojistas que querem vender seus estoques e que também apostam em iniciativas de apoio ao varejo para a retomada dos negócios”, reforçou a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), que apoia a campanha.
O presidente do IDV, Marcelo Silva, disse que a data está se fixando no calendário de vendas e na mente do consumidor. Ainda não tem o mesmo impacto de outras datas comerciais, mas contribui com o desempenho do varejo em setembro, que costumava ser um mês fraco para as vendas.
O IDV está convidando as entidades varejistas e os lojistas para participarem da iniciativa, mas disse que a adesão exata só será conhecida durante o período de descontos. O tamanho das ofertas também vai depender dos participantes. Pequenos, médios e grandes varejistas têm participado da Semana Brasil, além de prestadores de serviços. Lojistas, hoteis e companhias aéreas estão entre os maiores beneficiados, segundo o IDV.
Para Marcelo Silva, é importante ter em mente de que este é um evento “puramente comercial”.
“O governo federal participa do ponto de vista institucional. A semana é puramente comercial, não tem caráter político-partidário”, afirmou o presidente do IDV.
A Semana Brasil foi criada em 2019 e tem como inspiração o varejo dos Estados Unidos, que realiza promoções em feriados nacionais históricos. Ocorre na semana do 7 de setembro e é divulgada pelo governo federal, que começa a rodar nesta semana a campanha referente à iniciativa em rádios, TV, internet e mídia exterior.
O governo também disponibiliza material publicitário para os lojistas que querem participar da campanha no site da Semana Brasil. Há, por exemplo, banners que podem ser baixados e colados nas lojas. O material também está disponível no site desenvolvido pelo IDV para a campanha.
“A campanha ocorre sempre nas proximidades da comemoração da independência do Brasil e também busca aludir aos símbolos nacionais e ao sentimento pátrio”, afirmou a Secom. Segundo o governo, a Semana Brasil é pautada por 3 pilares: colaboração, otimismo e oportunidade.
A partir desta quarta-feira (10), a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu já pode produzir energia com força total. A operação comercial da terceira e última unidade geradora do empreendimento foi liberada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em despacho publicado no Diário Oficial da União. – Curitiba, 10/04/2019 – Foto: Divulgação Copel
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) emitiu uma nota técnica alertando para um cenário de “degradação” no nível dos reservatórios. Segundo a instituição, a previsão é que o consumo de energia elétrica seja maior que a oferta em outubro e novembro deste ano, caso novas unidades de geração de energia não comecem a operar. Eis a íntegra do documento (4 MB).
O operador disse ser necessário aumento de 5,5 GWmed de energia por dia a partir de setembro para que não haja déficit. Isso corresponde a cerca de 7% do consumo diário. Se uma nova fonte de energia não passar a operar, haverá riscos de apagão.
O problema é que, por conta da crise hídrica, as usinas têm gerado um volume muito baixo de energia. Itaipu, a maior hidrelétrica do país, opera com seu reservatório em nível baixíssimo e tem produzido pouco mais de 4 GW por dia.
Agora, a redução de consumo pode ser a solução mais viável. No entanto, com o passar do tempo, vai se tornando cada vez mais difícil atender essa carga, pois o nível de água nos reservatórios continuará baixando, tornando-se essencial viabilizar novas fontes.
CENÁRIOS
No documento, o ONS prevê 2 cenários, que chamou de “Caso A” e “Caso B”:
Caso A: principais reservatórios da bacia do rio Paraná se esgotam em outubro. Nesse cenário, os recursos disponíveis atualmente seriam insuficientes. O déficit será de 3.824 MWmed em outubro e de 3.746 MWmed em novembro;
Caso B: aponta a necessidade da produção de 5,5 GWmed de energia extra a partir do mês de setembro, com a utilização de recursos adicionais.
“A oferta adicional incorporada no Caso B além de resultar em ganhos de armazenamento, elimina os déficits de energia do Caso A. Desta forma, para assegurar o atendimento energético é imprescindível o aumento da oferta em cerca de 5,5 GWmed a partir de setembro/2021 até novembro/2021”, lê-se na nota.
O ONS também sugere que as manutenções programadas nas usinas sejam postergadas; que seja viabilizada a importação de energiada Argentina e do Uruguai; que seja garantido o uso de mais termelétricas e facilitada a aquisição de combustível; que os consumidores residenciais e pequenos comércios recebam incentivos para economizar; entre outras medidas.
Fonte: poder 360.
O cantor Sérgio Reis foi internado no hospital Albert Einsten, em São Paulo, na madrugada de 4ª feira (25.ago.2021), depois de se tornar alvo de investigação da PF(Polícia Federal). A informação foi publicada pelo apresentador Geraldo Luís nas redes sociais e confirmada pela mulher do sertanejo, Ângela Bavini.
“Vim visitar no hospital meu amigo querido. Ele está melhor e ao lado de sua amada Ângela. Precisou ser internado ontem, em breve em casa, se Deus quiser“, escreveu Geraldo Luís no Instagram.
Ângela disse à CNN Brasil que o cantor deu estrada no hospital às 4h da madrugada de 4ª feira 825.ago) para tratar uma infecção na próstata, conhecida como prostatite. Segundo ela, o médico informou que a condição poder estar relacionada com estresse.
Mesmo internado, ele prestou depoimento à PF por videoconferência.
RELEMBRE O CASO
Na última 6ª feira (20.ago), a casa de Sérgio Reis na Serra da Cantareira, em São Paulo, foi alvo de busca e apreensão da PF. Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O cantor é investigado por incitação à subversão da ordem política ou social e incitação ao crime.
A operação e a investigação foram determinadas depois da divulgação de áudioem que Reis afirma que iria convocar uma paralisação e enviar uma “intimação” ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(DEM-MG), para que derrubasse os ministros do Supremo. Sérgio Reis está proibido de se aproximar da Praça dos 3 Poderes, dos ministros do STF e dos senadores da República.
Fonte: poder 360.
Com objetivo de dificultar a lavagem de dinheiro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o PL 3.951/2019, que proíbe transações com dinheiro em espécie em quatro formas distintas: operações acima de R$ 10 mil, pagamento de boletos acima de R$ 5 mil reais; circulação acima de R$ 100 mil (ressalvado o transporte por empresas de valores), e posse acima de R$ 300 mil, salvo situações específicas.
O projeto, do senador Flavio Arns, recebeu parecer favorável do relator, senador Alessandro Vieira, com uma emenda do senador Oriovisto Guimarães, que também veda o uso de dinheiro em espécie em transações imobiliárias. Segundo Oriovisto, esse tipo de operação é rotineiramente usada para esconder patrimônio de origem não justificada ou lavar dinheiro obtido ilegalmente.
A proposta segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para decisão terminativa — a partir do quê, poderá ser encaminhada à análise da Câmara.
Na justificativa do projeto, Arns explica que o trânsito de dinheiro em espécie “facilita a lavagem de recursos em atividades de corrupção, facilita a sonegação fiscal e, ademais, oportuniza a prática de crimes, como assaltos a bancos, arrombamentos de caixas eletrônicos, entre outros”.
Ele acrescenta que medidas semelhantes já foram implantadas por várias nações, citando, como por exemplo os Estados Unidos, onde as instituições financeiras são obrigadas a comunicar a uma central supervisionada pela Unidade de Inteligência Financeira (UIF) todas transações em espécie acima de 10 mil dólares.
Da mesma forma o Canadá e a Austrália, exemplifica Arns, “exigem que transações em espécie iguais ou superiores a 10 mil dólares sejam comunicadas. Já na Europa, países como Portugal, Itália, Grécia e Bélgica implementaram medidas que impõem a comunicação de transações e estabelecem restrições ao uso de dinheiro vivo”.
Ex-Presidente Michel Temer durante entrevista ao Poder Entrevista com a Denise Crispim, no esúdio do Poder360, em Brasília. Sérgio Lima/Poder360 25.08.2021
O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou na 4ª feira (25.ago) ao Poder360que o recuo do Jair Bolsonaro e dos ministros do Supremo Tribunal Federal em favor do diálogo será a melhor forma de evitar a escalada de tensão entre os 2 Poderes e uma consequente crise institucional no país. Para ele, não recuar é “próprio do autoritarismo”.
“Na arte da política e da administração pública, [os atores] têm de compor, conversar. E não pode haver agressão a um poder por outro poder”, afirmou, para destacar que as pessoas físicas à frente do Executivo, Legislativo e Judiciário são autoridades constituídas que devem obediência à Constituição.
“Eu acho que o presidente da República meditará, como chefe de governo, e dialogará em nome do país, e não em nome próprio.”
Veja a entrevista:
Advogado constitucionalista, Temer concordou em dar uma entrevista mais conceitual sobre a harmonia dos 3 Poderes, que não deixou de resvalar para a conjuntura política do país. Como deputado constituinte, entre 1987 e 1988, sugeriu e viu aprovada sua proposta de incluir na Carta Magna a afirmação de que os Poderes, além de independentes, “são harmônicos entre si”.
“Quando há desarmonia, há inconstitucionalidade. Lamento dizer que isso ocorre de vez em quando”, disse, para em seguida reconhecer ser este o atual quadro da relação entre o Executivo e o Judiciário.
“Não se pode partir para a contestação pessoal ou política.”
Em sua argumentação em favor do recuo para o diálogo, Temer valeu-se de dois exemplos do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976). JK dizia “não ter compromisso com o erro” e, em 1956, anistiou os militares que se rebelaram em Jacareacanga (PA) contra seu governo por “ter coisas mais importantes a fazer”.
Temer não chegou a mencionar diretamente os nomes de Jair Bolsonaro nem dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) com quem o presidente diverge –Alexandre de Moraes e Roberto Barroso, que também preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O pedido de impeachment de Moraes, apresentado por Bolsonaro ao Senado, foi rejeitado na 4ª feira pelo presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
7 de setembro
Temer afirmou não ver risco para a democracia brasileira. Mas mencionou que “muitas pessoas estão preocupadas” com as manifestações de apoio a Bolsonaro durante as celebrações de 7 de setembro. Em ação combinada com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, ele enviou emissários a oficiais de alta patente e disse ter recebido deles a confirmação do compromisso das Forças Armadas com a ordem institucional.
Porém, declarou que os governadores devem ser “cautelosos para impedir” que as manifestações transbordem seus limites na data cívica. O governador João Doria, de São Paulo, mencionou nesta semana, no programa Roda Viva, a interceptação pela polícia paulista de conversas nas redes sociais entre pessoas favoráveis ao cerco e invasão de prédios públicos de Brasília.
“Primeiro, ao longo do tempo, desde outubro de 1988, sedimentou-se na consciência, na sociedade e na imprensa brasileira a ideia de preservação da democracia. Segundo, não há golpe sem apoio das Forças Armadas”, disse. “Eles [os militares] não querem romper a estrutura constitucional estabelecida.”
STF
O ex-presidente afirmou que, em 2016, o então ministro do STF Marco Aurélio Mello “se equivocou” ao determinar ao então presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, que abrisse processo de impeachmentcontra ele. Poderia, em sua opinião, ter recomendado o exame do pedido. O caso não foi adiante.
Temer, porém, avaliou não ter havido erros do STF em ações recentes que geraram controvérsia. Referiu-se à abertura de inquérito sobre as fake news sem ter havido pedido prévio do Ministério Público. A mesma investigação envolve agora o presidente Bolsonaro. O Supremo, em sua opinião, não ultrapassou os limites de suas atribuições constitucionais.
Também afirmou que os pedidos do STF de prisão do então deputado Daniel Silveira e do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, estavam embasados em ameaças à integridade física do STF e de seus magistrados.
Concordou que o Executivo e o Legislativo têm como consertar seus equívocos. No caso do Supremo, há maior dificuldade. “Rui Barbosa dizia que o STF tem o direito de errar por último”, afirmou.
Semipresidencialismo
Temer é entusiasta da mudança do sistema de governo no Brasil –do presidencialismo para o semipresidencialismo. Trata-se de uma composição mista com o sistema parlamentarista, em que o Congresso assume funções de chefia de governo, sob a condução do primeiro-ministro, e o presidente da República mantém determinadas atribuições originais, como chefe de Estado.
Para o ex-presidente, o sistema “elevaria a discussão política no país e evitaria traumas”, como os provocados por processos de impeachment do presidente da República. O Congresso assumiria maiores responsabilidades, ao conduzir parte do governo, e os partidos de situação e oposição seriam aglomerados em 2 blocos.
No sistema atual, disse ele, o Executivo não consegue governar sem o apoio do Congresso –no chamado presidencialismo de coalizão. Mas sua base de sustentação no Legislativo é mais instável. Nem sempre os partidos comprometidos com o Executivo vêm seus congressistas votarem conforme a orientação das lideranças. “Na verdade, a minoria é até mais estável”, afirmou.
Essa mudança, entretanto, somente pode acontecer por meio de plebiscito –embora alguns juristas considerem cláusula pétrea da Constituição, portanto, imutável. Em 1993, os brasileiros foram chamados a escolher entre o sistema presidencialista e parlamentarista. Também sobre monarquia e República.
Fonte: poder 360.
Um a mulher foi vítima de discriminação em uma unidade das Lojas Renner na manhã do último sábado (21), em Belo Horizonte (MG).
Enquanto usava o provador feminino, a vítima, que tem cabelo curto e conta que é lésbica, foi surpreendida por uma funcionária.
A atendente abriu a cabine enquanto ela se trocava, chamando ela de “moço”, após ter sido contatada por um segurança, que afirmou que ela era um homem.
O caso se espalhou após um vídeo, filmado pela vítima, circular pelas redes sociais.
Amanda Vieira, de 28 anos, relata que ficou em choque no momento do ocorrido. Ela entrou no provador feminino para experimentar uma calça. Minutos depois ouviu um telefone tocar e, na sequência, a funcionária passou a chamá-la, dizendo: “Moço, onde você entrou?”
Ela afirma que, por não achar que a atendente falasse com ela, não respondeu, e esta abriu a cabine enquanto dizia “o seu é o de lá”, conta. Ao vê-la sem parte da roupa, a atendente teria notado o engano, deixando Amanda em estado de choque.
“Ela fechou o provador, e eu fiquei um tempo lá dentro. Não sabia nem o que fazer. Liguei pra uma pessoa e perguntei o que devia fazer. Dei uma acalmada, procurei a gerência e conversei com o rapaz do vídeo”, conta.
A Polícia Federal acrescentou à sua garagem nada menos que uma Lamborghini Gallardo LP 560-4, veículo avaliado em cerca de R$ 800 mil, que foi caracterizada como qualquer uma das outras viaturas.
De acordo com a PF do Paraná, o carro, cedido pela Justiça Federal, foi apreendido no mês passado, na Operação Daemon, que apurou possíveis fraudes praticadas por um grupo que negocia criptomoedas.
Equipada com motor de 10 cilindros e potência de 560 cv, a luxuosa Lamborghini vai de zero a 100 km/h em 3,7 segundos, podendo alcançar a velocidade máxima de 325 km/h, segundo a Polícia Federal.
Apesar do alto valor, e também da alta potência, a Lamborghini, no entanto, não deverá ser usada em ações da PF como as outras viaturas comuns.
De acordo com a Polícia Federal, ela será usada em exposições, eventos e ações pedagógicas de repressão ao crime organizado, como um exemplo da importância da descapitalização das organizações ilegais.
O tempo que ela vai ficar com a Polícia Federal também limitado.
A permissão dada pela Justiça Federal é provisória. Ao fim do prazo, não informado pela PF, ela irá a leilão e o dinheiro arrecadado será destinado justamente às pessoas prejudicadas pelas ações criminosas dos investigados na Operação Daemon.
Equipado com motor de 10 cilindros e potência de 560 cv, o veículo vai de zero a 100 km/h em 3,7 segundos, podendo alcançar a velocidade máxima de 325 km/h.
Com a saída das forças internacionais do Afeganistão, o país, altamente dependente de ajuda internacional, busca novos recursos financeiros para dirigir o país. Até então, as atividades ilícitas eram uma fonte de renda importante, segundo reportagem do jornal econômico Les Echos.
Para poder governar, os talibãs vão precisar de fundos para relançar a economia, explica o jornal francês. O desafio é grande. Uma vez no poder, os bancos fecharam, privando a população de dinheiro vivo, a cotação da moeda nacional despencou e a ajuda internacional — que representava três quartos das receitas orçamentarias do Estado afegão — foi imediatamente interrompida.
Segundo do jornal Les Echos, o Ocidente sabe que a ajuda internacional é um dos poucos meios de pressão sobre o movimento islâmico.
Até antes da chegada ao poder, a fonte de renda dos talibãs vinha de atividade criminosas, como tráfico de droga e produção de ópio, extorsão, sequestro em troca de resgate, exploração de minérios ou impostos sobre zonas sob controle ou influência do governo, detalhou um relatório do Conselho de Segurança da ONU, de junho. O documento aponta que o movimento radical consegue entre US$ 300 milhões e US$ 1,6 bilhão por ano — que constitui 30% do orçamento anual do Estado afegão.
Drogas e minerais
A produção do ópio e da heroína continua sendo a principal fonte do movimento, tendo fornecido US$ 460 milhões em 2020, segundo a ONU. Os campos de papoula triplicaram em 20 anos.
“Qual será o lugar da produção de narcóticos no novo regime?”, pergunta Les Echos. No começo da semana, um porta-voz dos talibãs prometeu que a atividade cessaria. Mas especialistas são céticos sobre essa possibilidade.
Outra fonte importante de rendimentos pode ser a exploração de minerais. O subsolo afegão é rico em cobre, cobalto e lítio, produto em grande demanda para a fabricação de baterias elétricas. Les Echos estima ser impossível hoje determinar o número de minas ou a quantidade de minerais extraída no país. Mas o potencial é enorme, com a condição de se ter infraestrutura suficiente, aponta a matéria.
Outra alternativa são novos laços com os vizinhos, como Rússia e China. Ambos os países não hesitaram em começar a dialogar com o novo regime e mantiveram suas embaixadas em Cabul.
O Irã, que sempre teve relações conflituosas com os talibãs, também esboçou uma reaproximação. Teerã aceitou reativar o envio de petróleo ao Afeganistão a partir da próxima semana.
Fonte: uol notícias
O relatório solicitado pelo presidente americano, Joe Biden, a seus serviços de inteligência sobre a origem da covid-19 não permite resolver essa questão, que é uma fonte de atrito entre Washington e Pequim, informou ontem a imprensa norte-americana.
No final de maio, Biden pediu à inteligência americana, até agora incapaz de se pronunciar sobre a tese de um vazamento acidental do vírus de um laboratório chinês, para “redobrar seus esforços” para explicar o problema da origem da covid-19 em 90 dias.
O presidente recebeu o relatório ultrassecreto nesta terça-feira, mas o documento não é conclusivo.
Apesar da investigação e análise, os investigadores não chegaram a um acordo sobre uma explicação definitiva, relatou o The Washington Post, citando duas autoridades americanas anônimas próximas ao caso.
Parte da razão é que a China não forneceu informações suficientes, diz o The Wall Street Journal, que também conversou com duas autoridades americanas não identificadas.
De acordo com funcionários citados pelo Washington Post, os serviços de inteligência tentarão nos próximos dias desclassificar partes do relatório para eventual divulgação.
A teoria de um acidente no laboratório de Wuhan, na China, rejeitada pela maioria dos especialistas, voltou ao debate nos Estados Unidos nos últimos meses e os apelos por uma investigação mais profunda se multiplicaram na comunidade científica.
A China, ferozmente contra a tese de um vazamento do vírus de um de seus laboratórios, acusou Washington de espalhar teorias de “conspiração”.
A pandemia de covid-19 matou pelo menos 4.439.888 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, de acordo com um relatório preparado nesta terça-feira pela AFP a partir de fontes oficiais.
Fonte: uol notícias.
O governo admitiu “relevante piora” na crise hídrica enfrentada pelo Brasil. Em reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), realizada nesta 3ª feira (24.ago.2021), foi decidido que todos os recursos disponíveis para geração de energia e retenção de água nos reservatórios devem ser acionados, incluindo os mais onerosos.
O encontro foi realizado em caráter extraordinário para avaliar as condições de suprimento energético ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
“Conforme destacado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a exemplo do verificado nos últimos meses, predomina a degradação dos cenários observados e prospecções futuras, com relevante piora, fazendo-se imprescindível a adoção de todas as medidas em andamento e propostas, destacadamente a alocação dos recursos energéticos adicionais e flexibilizações de restrições hidráulicas”, diz nota emitida pelo comitê. Eis a íntegra do documento (610 KB).
Nesse sentido, o ONS apresentou uma proposta para flexibilização temporária na operação do Rio São Francisco. A medida quer priorizar o uso da água na geração de energia elétrica, em detrimento de outros usos.
O CMSE discutiu regras referentes ao nível mínimo de armazenamento das hidrelétricas. O grupo abordou a necessidade de utilizar o estoque hídrico armazenado nos reservatórios. O tema será discutido nesta 5ª feira (25.ago) em reunião da CREG (Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética).
O Ministério de Minas e Energia também apresentou uma proposta de um programa de incentivo à redução voluntária do consumo de energia elétrica, que propõe descontos a consumidores residenciais que economizarem energia. O assunto também será pauta da reunião da CREG. A previsão é que as regras sejam divulgadas no início de setembro.
Por fim, o CMSE reiterou o seu papel de no monitoramento permanente das “condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do País, adotando as medidas para a garantia do suprimento de energia elétrica”.
Fonte: poder 360.