Dia 4 de novembro será o maior leilão da história das telecomunicações no Brasil

O dia, 4 de novembro, é daqueles que marcamos no calendário: agora, faltam poucas horas para a realização da maior licitação da história das telecomunicações no Brasil. Na modalidade Concorrência Pública, o leilão do 5G irá conferir autorizações de uso de radiofrequência nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Nos cálculos atuais, são estimados investimentos em torno de R$ 50 bilhões. Todavia, estas são expectativas relacionadas ao núcleo mais central do campo das telecomunicações. Se pensadas todas as implicações vinculadas à implantação da tecnologia, o volume de recursos e os impactos econômicos são muito maiores.

No dia seguinte ao leilão, na avaliação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, as empresas começam a implementação do 5G. “Nos próximos 15 anos, estamos falando de 1,2 trilhão de dólares movimentando todos os setores da economia”, estima o ministro.

Na página institucional do Ministério das Comunicações (MCom), um site específico, totalmente dedicado ao tema, foi disponibilizado à população, para consulta e aprendizado sobre os usos e os mitos sobre a tecnologia de quinta geração.

De saída, é sempre importante destacar que o leilão do 5G será “não arrecadatório”, uma vez que os recursos levantados serão investidos em infraestrutura de comunicação e aprimoramento da conectividade em áreas ainda carentes de cobertura. Na avaliação do MCom, a fase inicial da implantação do 5G no Brasil — tendo em mente as dimensões do território nacional — representará um dos maiores desafios para o setor de telecomunicações.

O edital da licitação, publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 27/9, estabelece compromissos nacionais e regionais de investimentos de cobertura e rede de transporte (backhaul de fibra ótica) que obrigam empresas vencedoras do leilão a atenderem áreas pouco ou não servidas, como localidades e estradas, com tecnologia 4G ou superior. Para os municípios com mais de 30 mil habitantes, estão previstos compromissos de atendimento já com tecnologia 5G. Nas capitais e no Distrito Federal, o 5G deverá começar a ser oferecido pelas vencedoras do leilão até julho/22.

Lotes que serão leiloados — No dia 4 de novembro, cada lote que será licitado tem um propósito: a faixa de 700 MHz, que terá duas rodadas no leilão e é o primeiro lote das propostas avaliadas, engloba compromissos relacionados à cobertura com internet 4G nas rodovias federais e localidades ainda sem conexão. As operadoras interessadas no lote receberão autorização de uso por 20 anos, que podem ser prorrogáveis a título oneroso, na forma da regulamentação que estiver vigente à época do vencimento. Se tudo ficar definido nas duas rodadas, a primeira prorrogação se dará até 8 de dezembro de 2044.

Na sequência, serão abertas as propostas para a faixa de 3,5 GHz, que também contará com duas rodadas (sendo que a segunda será aberta apenas no caso de os blocos da primeira ficarem sem proposta). Serão quatro blocos nacionais e oito blocos regionais leiloados. As operadoras interessadas nesta faixa, ficarão responsáveis por instalar o backhaul e as estações Rádio Base (ERB) que permitam a oferta do Serviço Móvel Pessoal (SMP) no padrão 5G.

As implantações do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) e do projeto da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal fazem parte dos compromissos que serão assumidos pelas empresas vencedoras no leilão da faixa. Em outra direção, as operadoras serão responsáveis pelo ressarcimento de soluções aos problemas de interferência, prejudicial na recepção do sinal de televisão aberta e gratuita, transmitidos na Banda C (que transmite a TV por parabólicas). O prazo da autorização definido alcança 20 anos.

Duas outras faixas ainda serão leiloadas: em 2,3 GHz e em 26 GHz. A primeira terá o compromisso com a cobertura com 95% da área urbana dos municípios sem 4G; a segunda contará com dez blocos nacionais e seis blocos regionais, responsáveis por implantar projetos de conectividade de escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das TICs nas atividades educacionais regulamentadas pela Política de Inovação Educação Conectada.

Rede privativa — Entre as obrigações vinculadas ao leilão está a construção da rede privativa da Administração Pública Federal. O objetivo é evitar vazamentos de informação e proteger dados do governo. Faria ressalta que “o padrão que favorece a segurança dos dados já é adotado na Alemanha, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Reino Unido e Canadá”. O MCom conheceu algumas soluções utilizadas na Europa, Ásia e Estados Unidos.

A rede privativa tem requisitos de segurança em duas frentes: uma rede fixa de fibra óptica, ligando todos os órgãos da União e uma rede móvel apenas no Distrito Federal para atividades de segurança pública, defesa, serviços de emergência e resposta a desastres.

Quem vai participar — Serão as operadoras de telefonia (como Claro, Tim, Vivo e Oi), e não as fornecedoras de tecnologia e equipamentos, que vão participar da disputa por uma fatia dessas faixas. Em função do tamanho do desafio, mesmo que uma só operadora apresente as melhores propostas para tudo, ela ainda poderá dividir o uso com as concorrentes. As operadoras interessadas terão que investir na implantação da infraestrutura e nos compromissos definidos em cada faixa.

Existe a chance de que alguns pequenos provedores de banda larga participem da licitação. Essas empresas poderão arrematar blocos regionais nas frequências, com objetivo de complementar o serviço fixo oferecido por fibra óptica e atender novas regiões com internet de alta velocidade. Vamos marcar a nossa história.

 

Durante COP, coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima se demite

 

O coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, o pesquisador Oswaldo dos Santos Lucon, pediu demissão nesta 3ª feira (2.nov.2021). A decisão foi tomada 3 dias depois do início da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). O comitê orienta o governo sobre políticas climáticas do país.

Eu decidi sair porque já estava na hora“, disse Lucon ao Poder360. O pedido de demissão foi realizado por e-mail e confirmado em ligação ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Segundo o pesquisador, a resposta do ministro foi: “Se está decidido, está decidido“. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) havia nomeado Lucon para o cargo em maio de 2019.

O pesquisador está em Glasgow, na Escócia, onde a COP26 é realizada. “Estou aqui com uma credencial neutra, de cientista“, declarou. Ele é integrante do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), organização científica que assessora os países sobre tomada de decisões sobre o clima.

Lucon afirmou que a função do fórum “é colocar em contato o governo e a sociedade“. Mas disse que não era chamado pelo governo para dialogar. Segundo ele, se esse canal de comunicação não funciona, o comitê deve ser gerenciado por outra pessoa que consiga.

A interlocução do pesquisador com o Planalto era por meio do Ministério do Meio Ambiente. Procurado pelo Poder360, o órgão não quis se pronunciar sobre a demissão. O jornal digital permanece aberto para eventuais manifestações.

O Poder360 apurou que Lucon já não estava feliz no cargo por falta de apoio e de recursos financeiros do governo ao fórum. O trabalho do comitê é voluntário, mas é necessário investimento para a realização de eventos e encontros, por exemplo. Contudo, Lucon nega que a falta de recursos tenha sido o motivo para sua saída. “Suporte financeiro nunca ocorreu, se fosse por suporte financeiro eu já teria saído“, disse.

Cláudio Ângelo, do Observatório do Clima, avalia que a saída dele demorou. “Lucon sempre foi bom demais para esse governo“, afirmou. Ele disse que o pesquisador nunca foi ouvido pela gestão de Bolsonaro.

O governo tinha desprezo total pelo fórum, deixou o Lucon sem apoio e sem recursos“, declarou Cláudio Ângelo. Segundo ele, o antecessor no cargo, Alfredo Sirkis, tinha boa relação com o ministro do Meio Ambiente do governo Temer, Sarney Filho, conseguindo apoio. “Salles [antigo ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro] nunca deu esse apoio ao Lucon“, disse. O atual ministro Joaquim Leite é associado a uma continuação da gestão de Ricardo Salles da pasta.
Fonte: Poder 360.

PSDB Potiguar fez mutirão das Prévias e cadastrou vereadores e filiados de todas as regiões

Mais de 22 mil filiados tucanos no RN estarão aptos a votar nas prévias, mas é necessário baixar aplicativo até o dia 14

O mês de novembro iniciou e o PSDB do Rio Grande do Norte começou também um mutirão para seus filiados e lideranças participarem das prévias, que escolherão o candidato à Presidência da República. Uma equipe do partido passou esta segunda-feira (1º), véspera de feriado, entrando em contato com os 31 prefeitos, 25 vice-prefeitos, 244 vereadores e os 167 dirigentes nos municípios.

Com foco na participação de mais de 22 mil filiados tucanos só no Rio Grande do Norte, o partido que mais cresceu no Estado também está se organizando com as bases do interior. O governador João Doria disputa a indicação tucana com o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A Executiva Estadual anunciou apoio a Doria por unanimidade.

Quem têm até dia 14 de novembro e não se cadastrar no aplicativo das prévias, também não terá direito a voto. “O Mutirão de Credenciamento está mobilizando as cidades onde o PSDB tem bases. Mesmo sendo prefeito, vice ou vereador, quem não se cadastrar até o dia 14, não poderá votar”, informa o advogado Alexandre Filgueira, da Executiva do PSDB que acompanhou o trabalho do Mutirão.

A mobilização do PSDB RN é fazer os Diretórios Municipais e Comissões Provisórias organize seus filiados e auxilie no cadastro para o aplicativo Prévias PSDB. Os 55 prefeitos e vice-prefeitos e os cinco deputados estaduais votarão em urnas no dia 21 em Brasília. Já os 244 vereadores e filiados que se cadastrarem votam em qualquer lugar pelo aplicativo.

Aplicativo Prévias PSDB já está disponível*

ANDROID, acesse: https://bit.ly/PreviasPSDBAndroid

IPHONE, acesse: https://bit.ly/PréviasPSDBApple

 

Comemoração do Dia de Finados

Padre João Medeiros Filho

No cristianismo, a solenidade litúrgica do Dia de Finados data do século XI. A iniciativa partiu dos monges beneditinos. Santo Odilon, abade do Mosteiro de Cluny(França), determinou que nos conventos filiados à Ordemde São Bento fosse celebrada uma missa em memória dos falecidos. Haveria não apenas o sufrágio dos benfeitores e antigos frequentadores das igrejas monacais, mas de todos aqueles que já tinham partido para a Casa do Pai. Fixou como data da cerimônia, um dia após a Festa de Todos os Santos, ou seja, 2 de novembro. Paulatinamente, outras autoridades eclesiásticas foram adotando esse rito, tornando-o universal na Igreja, atualmente.

O apóstolo Paulo pregou: “Irmãos, não queremosdeixar-vos na ignorância quanto aos que adormeceram para que não fiqueis tristes como os que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos igualmente que Deus, por meio Dele, reunirá consigo os que Nele adormeceram.” (1Ts 4, 13-14). Taispalavras são oportunas e podem ser dirigidas a cada um de nós. O Dia de Finados não deve ser marcado por tristeza e lamentações, mas por recordação e aprofundamento daquilo que nossos entes queridos nos transmitiram. Hoje, é dia de agradecimento. Com as bênçãos divinas, somos fruto do que nossos ancestrais nos ensinaram.

No Brasil, por orientação do episcopado, festejam-se, no primeiro domingo de novembro, os santos de todas as épocas, espiritualidades, raças e condições sociais, canonizados ou não. A Solenidade de Finados é mais íntima. Cultuam-se pessoas amadas, daí as saudades. Devemos ser gratos ao Pai pelo dom de suas existências. Cremos na doutrina do Corpo Místico, que nos une e irmana. Desta forma, mudam apenas as modalidades doexistir, não da presença. A Igreja deseja também que seja um dia de reflexão sobre a nossa efemeridade. Trata-se deaproveitar alguns momentos privilegiados para pensar naqueles que nos deram tantas alegrias e nos precederam na Eternidade. Se o pensamento e a mídia digital nos aproximam, mesmo distantes, muito mais a graça divina, rompendo as barreiras temporais e geográficas. Cristo é a fonte e razão dessa unidade.

O medo da morte impede-nos a descoberta da beleza da vida eterna. Tentamos superar o sentimento de perda. Entretanto, ignoramos o outro lado, no qual o Onipotenterevela a grandeza da realidade espiritual, que ultrapassa os limites terrenos. Sentimos dificuldades em acreditar nas palavras do prefácio da missa de finados: “Aos vossos fiéis, Senhor, não é tirada a vida, mas transformada.Os teólogos católicos dos primeiros séculos referem-se à morte como a quebra do casulo para que possamos dar o voo definitivo. Às vezes, queremos ficar presos a esse invólucro e perdemos as maravilhas da liberdade de quem parte para Deus, que nos concede a vida em plenitude” (Jo 10, 10) pelo seu Filho, encarnação do perdão e amor do Pai.

A celebração desta data é também, metaforicamente, a de nossas perdas cotidianas. Grandes sofrimentos, decepções, tristezas e derrotas têm sabor de morte. Mas, o Senhor não nos deixa sozinhos, relegados ao desespero. Pode-se comprovar na história do povo bíblico, em seus exílios e no deserto. Por outro lado, comemora-se igualmente nossa ressurreição ou vitória, oriunda de nossa crença. Com Deus não corremos perigos e podemosalimentar a chama da esperança. Segundo os ensinamentos neotestamentários, não há comparação entre os padecimentos deste mundo e a glória futura. O Criadorreserva-nos o inimaginável, que supera de longe nossas dificuldades e dores. O Dia de Finados é, portanto, a proclamação da certeza de uma fé que nos consola e fortalece. Nesse dia, dedicamo-nos a reverenciar a memória daqueles que amamos, apesar de fisicamenteinvisíveis. O vazio corpóreo e cronológico é preenchido pela força da graça cristã. A liturgia da Igreja é um convite a nos colocar numa atitude de escuta silente daqueles que marcaram nossa história. A solenidade dessa data propõe-nos um encontro transcendente, em que nos reunimos para ouvir no íntimo da alma aqueles que – hoje no reino celestialnos ajudaram a viver o dom da existência.Lembrando Santo Agostinho, “a morte é a aurora da eternidade!”

Prévias do PSDB: Começa multirão para cadastrar mais de 22 mil filiados espalhados em todo Estado

Prefeitos, vice-prefeitos e deputados do PSDB Potiguar estão sendo contactados para votar em Brasília

Os filiados do PSDB têm até o próximo dia 14 de novembro para se cadastrar no aplicativo das prévias.

A eleição interna acontecerá dia 21 e todos os filiados até maio desde ano podem participar. O PSDB do Rio Grande do Norte realiza nesta segunda-feira (1º), na sede do partido no bairro Tirol, grande Mutirão de Credenciamento para auxiliar os filiados a se registrarem no aplicativo.

Apenas os filiados cadastrados poderão votar para escolher o candidato à presidência da República que representará o partido nas eleições de 2022. O governador João Doria disputa a indicação tucana com o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A Executiva Estadual anunciou apoio a Doria por unanimidade.

Segundo o jornalista Rodrigo Rafael, assessor de Articulação do PSDB/RN, a ideia é que cada diretório ou comissão local organize seus filiados e auxilie a finalizar o cadastro no aplicativo Prévias PSDB. “É muito fácil fazer o cadastro. Todos os filiados, com ou sem mandato, precisam se cadastrar até o dia 14 de novembro. É necessário o número título eleitoral, documento com foto e seguir o passo a passo”, disse Rodrigo Rafael.

Em todo Rio Grande do Norte, o PSDB tem mais de 22 mil filiados espalhados nos 167 municípios. Os 55 prefeitos e vice-prefeitos e os cinco deputados estaduais votarão em urnas no dia 21 em Brasília. Já os 244 vereadores e filiados que se cadastrarem votam em qualquer lugar pelo aplicativo. “É importante que cada dirigente municipal passe as informações aos filiados, que nem sempre entendem como a tecnologia funciona, para que todos tenham a oportunidade de votar e escolher seu candidato nas Prévias do PSDB”, explicou o jornalista Rodrigo Rafael, que junto com o PSDB Potiguar vem mobilizando as lideranças do partido.

*O aplicativo Prévias PSDB já está disponível* para que os filiados possam se cadastrar e participar da escolha do candidato do partido à Presidência da República.

Se seu celular é ANDROID, acesse: https://bit.ly/PreviasPSDBAndroid

Se seu celular é IPHONE, acesse: https://bit.ly/PréviasPSDBApple.

 

Sextooou. O político, o bubuzinho e a maca peruana

Pousando de ético, de honesto, de homem da moral e dos bons costumes, um político esconde um mistério. Na hora do almoço, ele dá a famosa fugidinha para trair a esposa. O passado desse homem é triste.

Recentemente, deixou um cargo no executivo, pois o povo procurou tanto ele na cidade e, no final, encontrou o ladrão Lázaro, mas ele escapou da população que gritava “enrolão, enrolão….”

Quando se relaciona com mulheres, o político adora um bubuzinho. Em um dos rolezinhos, ele foi junto com um pimo, um parente distante, os dois saíram no mesmo veículo. Essa saidinha foi testemunhada por um blogueiro, que estava guiando o carro.

Nesse dia, os dois estavam acompanhados de duas mulheres. Num determinado momento, o blogueiro olhou pelo retrovisor e não viu uma das mulheres, a que estava com o político, ou seja, ela estava satisfazendo as necessidades do homem do poder.

O blogueiro perguntou a outra acompanhante: “o que ela estava fazendo?” A moça respondeu: “homenageando o grande jogador do Botafogo Túlio Maravilha, que adora comemorar seus gols chupando o dedo”. O blogueiro logo pensou: “eita, está rolando um bubuzinho”.

Logo em seguida, os casais foram almoçar. No menu, como proteína, tinha um peixe cavala bastante salgado, com molho de maca peruana. O ambiente era bem organizado e iluminação lem tom escarlate. No fundo musical, a animação era o cd do cantor Zezo Potiguar “… Sente aqui comigo no sofá…
E vamos conversar,
é hora de abrir o jogo”

URGENTE: TSE forma maioria contra pedido de partidos de esquerda pela cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

O TSE aumentou o esquema de segurança para acessar o prédio do tribunal neste domingo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, nesta quinta-feira (28), contra a cassação da chapa vencedora nas eleições presidenciais de 2018, formada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu vice, o general Hamilton Mourão.

A acusação é baseada em matérias publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo durante o pleito. A análise dos casos foi iniciada na última terça (26), quando foi suspensa com o placar em 3 a 0 contra a cassação. Com o voto o ministro Carlos Horbach, houve consolidação de maioria com o entendimento do relator do caso.

Ainda faltam os pareceres do presidente do TSE Luís Roberto Barroso, do vice-presidente Edson Fachin, e do ministro Alexandre de Moraes.

Os pedidos foram apresentados pela Coligação O Povo Feliz de Novo, do PT, e sugerem que a chapa cometeu abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação ao terem realizado disparos em massa de mensagens.
Fonte: Terra Brasil Notícias.

Mudanças climáticas deixarão milhões desabrigados no leste da África até 2050

As mudanças climáticas forçarão dezenas de milhares de pessoas que vivem no leste da África a abandonarem suas casas nas próximas 3 décadas. Um relatório do Banco Mundial, divulgado na 4ª feira (27.out.2021), informou que, mesmo se forem implantadas medidas para reduzir o impacto na região, esse cenário não será evitado. Eis a íntegra do relatório (2 MB).

Segundo a instituição, dentre as pessoas afetadas estão agricultores atingidos pela seca e outros cidadãos movidos pela necessidade de água potável.

Estão no leste africano: Quênia, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Burundi. Nos últimos anos, esses países têm registrado eventos climáticos extremos.

Além do agravamento da seca em uma região fortemente dependente da agricultura, desde 2019, o leste da África registra uma enorme infestação de gafanhotos, com consequências até hoje. Em 2020, grandes inundações causaram estragos nos países.

Sem ações amplas e urgentes… até 38,5 milhões de pessoas podem ser deslocadas internamente, como consequência das mudanças climáticas, até 2050”, afirmou o vice-presidente do Banco Mundial para a região, Hafez Ghanem.

Também de acordo com o relatório, a adoção de medidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e o financiamento de projetos que travam as mudanças climáticas podem reduzir a projeção de desabrigados em não mais do que 30%.

O Banco Mundial se comprometeu a garantir que 35% de seu financiamento nos próximos 5 anos vá para projetos que ajudem a enfrentar as ameaças das mudanças climáticas.

Em 2009, países ricos se comprometeram a entregar US$ 100 bilhões por ano durante 5 anos a partir de 2020 para ajudar nações mais pobres a enfrentar o impacto do aquecimento global. Porém, o dinheiro não chegou.

O presidente da COP 26 (26ª Conferência sobre Mudanças Climáticas), Alok Sharma, disse, na 2ª feira (25.out.2021), que esse programa de financiamento deve ser adiado por 3 anos.

A COP 26 será realizada de 31 de outubro a 12 de novembro na cidade de Glasgow, na Escócia.

Fonte: poder 360.

Governo nomeia Accioly para Secretaria de Produtividade e Competitividade

Ministério da Economia, fachada , letreiro, na Esplanada dos Ministérios. Sérgio Lima/Poder360 24.09.2020

O ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) nomeou João Carlos de Andrade Uzeda Accioly para o cargo de secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia.

A nomeação foi publicada na edição desta 5ª feira do DOU (Diário Oficial da União). Eis a íntegra (54 KB).

O cargo da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade estava vago desde o fim de setembro, quando Jorge Lima deixou a função.

João Accioly é advogado e mestre em Economia. Desde agosto, atuava como assessor da Diretoria de Apoio à Gestão e Planejamento, também na Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade.

Segundo seu perfil no LinkedIn, é membro fundador e integrante do Conselho de Governança do Instituto Millenium. É ainda membro da Comissão Especial de Mercado de Capitais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Através da mesma portaria, Nogueira substituiu Clarice Gomes de Oliveira por Abel Ferreira Lopes Filho no cargo de diretor de programa da Secretaria de Modernização da Administração Federal, da Secretaria Geral da Presidência da República.
Fonte: Poder 360.

Leia todos os reajustes nos combustíveis feitos pela Petrobras em 2021

Petrobras, fachada Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Desde o início de 2021, a Petrobras reajustou os preços da gasolina 15 vezes (sendo 4 reduções) e do diesel, 12 vezes (sendo 3 reduções). Até agora, o reajuste acumulado da gasolina, entre aumentos e reduções, é de 74%. No caso do diesel, 64,7%.

Eis o histórico dos reajustes em 2021:

Esses percentuais se referem à gasolina A e ao diesel A, ou seja, aos combustíveis puros, sem contar as misturas obrigatórias de 27% de etanol anidro na gasolina, e de biodiesel no diesel. Nesse caso, a proporção do biodiesel variou ao longo do ano, entre 13% e 10%. Pela legislação, a proporção de biodiesel varia a cada leilão e pode mudar a cada dois meses. Para novembro e dezembro, a proporção será de 10%.

De acordo com o Indicador Cepea/Esalq, o litro do etanol anidro saiu de R$ 2,39 na semana do dia 15 de janeiro para R$ 4,06 nesta semana. A alta acumulada, considerando todos os aumentos e reduções no período, foi de 69,7%.

No mesmo período, o preço do barril Brent (cotado na Bolsa de Londres) saiu de US$ 55,10 em 15 de janeiro para US$ 83,50 nesta 4ª feira (27.out.2021). Uma alta de 48%. O dólar avançou 6,54%, nesse intervalo, indo de R$ 5,29 para R$ 5,53. Os dados mostram que a cotação do barril tem pressionado muito mais os preços dos derivados do petróleo do que a variação da moeda americana.
Fonte: poder 360.

Bolsonaro deixa entrevista depois de confusão com apresentadores

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deixou a entrevista que dava ao programa Pânico, da Jovem Pan, nesta 4ª feira (27.out.2021) depois de uma discussão travada entre os apresentadores Adrilles Jorge e André Marinho.

“O PT não pode voltar. Então, por favor, responda à pergunta que te fiz, cara. Por quê? Só quer pergunta de bajulador?”, disse Marinho a Bolsonaro.

Adrilles, o outro entrevistador, afirmou que Marinho estava se referindo a ele como bajulador e começou a gritar com o colega. Bolsonaro, então, deixou o local onde dava a entrevista.

Assista (2m07s):

O nome do humorista André Marinho chegou aos assuntos mais comentados em setembro. Vídeo em que apareceu imitando o presidente Jair Bolsonaro em jantar com empresários viralizou nas redes sociais e causou um choque no Palácio do Planalto.

André Marinho é influencer e um dos apresentadores do Programa Pânico, da Jovem Pan, tem 26 anos e é filho do político e empresário Paulo Marinho –suplente do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e desafeto político de Jair Bolsonaro.

Em 2018, seu pai foi grande entusiasta da candidatura do atual presidente da República e um dos principais financiadores de sua campanha.

Antes apoiador do governo, André Marinho agora é crítico de Bolsonaro. Já se referiu a simpatizantes do presidente como “bobos da rede”.

A 1ª pergunta do apresentador para Bolsonaro nesta 4ª feira foi sobre as chamadas “rachadinhas. Bolsonaro afirmou que não responderia a provocações.

“Ô, Marinho, você sabe que eu sou presidente da República, eu respondo sobre os meus atos, tá ok? Não vou aceitar provocação sua. Não vou aceitar. Não vou aceitar. O teu pai [Paulo Marinho] é o maior interessado na cadeira do Flávio Bolsonaro. O teu pai quer a cadeira do Flávio Bolsonaro. Eu decidi com o Flávio indicar teu pai. Não tem mais conversa contigo”, disse o presidente.

O estopim da confusão veio quando Adrilles rebateu Marinho:

“Você me respeita, rapaz. Bajulador é seu pai que bajulava o presidente e não recebeu ministério. Você se transformou em oposição porque seu pai não recebeu ministério. Cara de pau”, disse Adrilles.

“O meu pai não chora no banheiro”,respondeu Marinho em referência a uma declaração do presidente.

Bolsonaro ainda tentou responder, mas foi interrompido pelos 2. Logo depois, deixou o local em Manaus (AM), de onde dava a entrevista por videoconferência.

Fonte: Poder 360.

Europa volta a ter alta de mortes por covid; saiba os piores países do mundo

São 21 os países da Europa que registram média de mortes em 7 dias superior à média que registravam há duas semanas. É o único continente hoje com piora no cenário. A região tem ainda 13 países com curva estável e 9 nos quais as mortes têm caído.

A região como um todo tem média diária de 3,8 mortes por milhão de habitantes. Isso deixa o momento atual 30% abaixo do número de mortes da 1ª onda, em abril de 2020, quando registou um pico de 5,4 mortes diárias/milhão. No pior momento da pandemia, foram 7,5 mortes.

O problema no Leste Europeu

Rússia, Ucrânia e Romênia têm, somadas, 70% das mortes diárias do continente. Nenhum desses países chegou a ⅓ da população com o 1º ciclo vacinal completo.

Considerando os países com mais de 1 milhão de habitantes, todos os que se encontram com maior média de mortes hoje estão no Leste Europeu ou fazem fronteira com nações do Leste Europeu. São poucos os dessa lista com vacinação adiantada.

Países da região decidiram aplicar mais restrições para tentar conter a pandemia. Na Rússia, o presidente Vladimir Putin decretouum feriado de 30 de outubro a 7 de novembro, e determinou que idosos não vacinados fiquem 4 meses em casa.

Letônia, Ucrânia e Bulgária também determinaram novas restrições.

Análise

A alta de casos no Reino Unido e o que poderia ser uma nova onda na Europa preocupa o mundo. Como se vê no 1º gráfico acima, as duas grandes ondas da pandemia começaram na Europa e, 3 meses depois, chegaram à América do Sul, com destaque para o Brasil. Desta vez, a situação parece diferente, por duas razões principais:

1-) A maior parcela da alta de mortes se dá em países com vacinação baixa (mas há exceções, e é preciso ficar atento );

2-) O Reino Unido aplicou o fim de uma série de restrições e teve um aumento espetacular de casos. Chegou a 80% das infecções diáriasque teve no pior momento da pandemia, em janeiro. Mesmo assim, com a população vacinada, as mortes diárias são um décimodas contabilizadas no começo do ano. Ou seja, mesmo com o susto da delta, a vacinação parece estar protegendo os britânicos, que estão entre os que melhor coletam dados da covid no mundo.

Tudo considerado, é preciso monitorar o surgimento de novas variantes e ficar atento a áreas com “apagões” de dados, como na China e na África. No entanto, ao menos por ora, parece não haver elementos suficientes para crer que uma 3ª grande onda está a caminho

Fonte: Poder 360.

Governo publica programa que visa reduzir emissões de gases de efeito estufa

 

 Sérgio Lima/Poder360 25.10.2021

O governo federal publicou na edição desta 3ª feira (26.out.2021) do DOU (Diário Oficial da União) decreto que institui o Programa Nacional de Crescimento Verde. Segundo o texto, o programa busca “aliar o crescimento econômico ao desenvolvimento com iniciativas sustentáveis”. Eis a íntegra do decreto (69 KB).

O programa foi lançado na 2ª feira (25.out) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Participaram da cerimônia no Palácio do Planalto os ministros Paulo Guedes(Economia), Carlos França (Relações Exteriores) e Joaquim Leite (Meio Ambiente), o vice-presidente Hamilton Mourão e outros integrantes do governo.

São objetivos do programa:

  • aprimorar a gestão de recursos naturais para incentivar a produtividade, a inovação e a competitividade;
  • criar empregos verdes;
  • promover a conservação de florestas e a proteção da biodiversidade;
  • reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com vistas a facilitar a transição para a economia de baixo carbono;
  • estimular a captação de recursos, públicos e privados, destinados ao desenvolvimento da economia verde, provenientes de fontes nacionais e internacionais;
  • incentivar a elaboração de estudos e a realização de pesquisas que contribuam para o uso sustentável dos recursos naturais; a redução de emissões de gases de efeito estufa; a conservação de florestas; e a proteção da biodiversidade.

O PNCV, como foi chamado, é lançado às vésperas da COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

Temos o desafio de apresentar o programa de crescimento verde na COP, [na cúpula] do Clima. A solução para o desafio do acordo do clima é inovação, uma nova economia verde, uma transição”, disse o ministro do Meio Ambiente a jornalistas.

O lançamento é para deixar claro como o Brasil tem R$ 400 bilhões na direção verde, investimentos e financiamentos bastante robustos se compararmos com os outros países do mundo. Temos número bastante relevante de recursos”, completou Joaquim Leite.

Esses recursos, segundo o decreto, serão usados para:

  • iniciativas coerentes com as políticas públicas de meio ambiente;
  • desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, metodologias, padrões, instrumentos de análise, de monitoramento e de avaliação;
  • desenvolvimento de atividades e empreendimentos ou adequações à legislação ambiental e climática;
  • implementação de instrumentos de mercado e mecanismos financeiros para iniciativas de mitigação e de adaptação à mudança do clima;
  • entrega de projetos de infraestrutura resiliente e sustentável;
  • incentivo à descarbonização dos transportes e ampliação das cidades sustentáveis e inteligentes;
  • ampliação do uso de energias limpas e renováveis e do ganho de eficiência energética nas atividades econômicas;
  • desenvolvimento de ações tecnológicas relacionadas ao uso sustentável dos recursos naturais;
  • alinhamento estratégico com vistas ao avanço da agenda de crescimento verde e desenvolvimento econômico sustentável;
  • aperfeiçoamento da comunicação, da transparência e do compartilhamento de informações, práticas e conhecimento inerentes ao desenvolvimento econômico sustentável;
  • desenvolvimento de ações de capacitação relacionadas com aspectos ambientais e climáticos;
  • promoção da conservação dos recursos naturais e proteção da biodiversidade.

O PNCV terá condução coordenada pelo CIMV (Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima e Crescimento Verde), antigo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima. Esse grupo planejará, executará e reunirá os resultados. O CIMV também terá a responsabilidade de criar e consolidar critérios verdes, considerando as características de cada região do Brasil nos diferentes biomas.

Fonte: Poder 360.

Barroso envia à PGR ação sobre live em que Bolsonaro associa vacina à aids

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, acompanha o inicio da apuração em telão instalado em frente ao TSE

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso determinou na 2ª feira (25.out.2021) que a PGR(Procuradoria Geral da República) se manifeste sobre declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) associando vacinas anticovid ao risco de desenvolver aids.

A decisão de Barroso é feita em ação impetrada no Supremo por deputados do Psol e do PDT. Eis a íntegra (267 KB).

Conforme prevê o Art. 230-B do regimento Interno do STF e como de praxe, determino a remessa dos autos à Procuradoria-Geral da República para manifestação”, determinouBarroso.

Na notícia-crime, os congressistas do Psol e PDT afirmam que a fala de Bolsonaro “induz a população a não se vacinar”, configurando infração de medida sanitária preventiva. O presidente também teria cometido o crime de colocar a saúde de terceiros em risco.

Em transmissão ao vivo realizada na última 5ª feira (21.out). Bolsonaro citou “relatórios oficiais do governo do Reino Unido” que “sugerem que os totalmente vacinados […] Estão desenvolvendo Síndrome da Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto”.

A suposta relação foi divulgada pelo site conspiracionista Before It News, que também já publicou texto dizendo que chips são inseridos nos vacinados para que eles sejam rastreados. Autoridades do Reino Unido desmentiram a existência dos relatórios.

A live de Bolsonaro foi retirada do ar pelo Facebook e pelo Instagram. O YouTube também removeu o vídeo por “violar as diretrizes de desinformação médica sobre a covid-19”. Se o presidente receber mais duas notificações da mesma natureza, corre o risco de perder seu canal.

Já o Twitter decidiu manter a publicação. A rede social incluiu um aviso de que a publicação “violou regras” da empresa e espalhou “informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à covid-19”.

Fonte: poder 360.

Os toques dos sinos

Padre João Medeiros Filho

O antigo Código de Direito Canônico (cânon 1169, § 1) recomendava: “É conveniente que haja em cada igreja um ou mais sinos para convocar os fiéis aos ofícios divinos.” O escritor Oswaldo Lamartine, em sua erudição e sabedoria, afirmava: “Os sinos de nossos templos são a voz da alma.” Solicitou-me que publicasse algo a esse respeito. Continuo recolhendo dados, mas faltam-me ainda elementos suficientes para homenagear, mesmo postumamente, o inesquecível amigo. Dom NivaldoMonte partilhava o mesmo desejo. É conhecido o seu interesse pelo resgate dos carrilhões de Extremoz. Os campanários têm uma linguagem rica de significados e representavam um importante meio de comunicação para os nossos antepassados.

Dom Adauto de Miranda Henriques, primeiro bispo da diocese da Paraíba (da qual fazia parte o RN), escreveu no Livro de Tombo de uma paróquia potiguar: “Uma igreja (especialmente matriz) deve ter duas torres e no mínimo dois carrilhões.” Estes existem em tamanhos pequeno, médio e grande com tons graves e agudos. A liturgia dá um destaque especial à cerimônia da bênção dos sinos (batismo na linguagem popular), dotando-os de padrinhos e madrinhas. Outrora, além de chamar os fiéis para as cerimônias religiosas, transmitiam anúncios sociais, calamitosos e fúnebres. Bem difundido era “o toque do parto” com nove pancadas, anunciando um nascimento e pedindo orações para a parturiente. Possuíam também a função de indicar o horário. Posteriormente, muitos relógios foram instalados nas torres dos templos, marcando as horas com o som das campanas. Desde jovem, sentia-me atraído pela “cultura dos sinos.” Recordo-me de antigos sacristães que conheciam bem a simbologia dos toques: Zé do Padre, Praxedes Gurgel e Ciríaco Ferreira (Caicó), Zé do Ouro (Campo Grande), Chico Justino e Abdias Batista (Jucurutu), Abílio Córdula (Florânia, Cruzeta e Acari) e Raimundo Sacristão (Mossoró). Guardavam informações preciosas, hoje desconhecidas ou desprezadas.

Distinguem-se repiques e toques. Estes são simples ou duplos (dobres), dependendo do carrilhão, se é fixo ou giratório. Os repiques consistem em badaladas rápidas com os sinos parados, usados em momentos festivos, elevação na missa, procissões, bênção do Santíssimo Sacramento etc. Havia normas, transmitidas oralmente pelos nossos vigários a seus dedicados sineiros-sacristães. Eles passavam por um treinamento sobre as suas lides, indo do aprendizado do latim litúrgico ao manuseio dos campanários. O toque para as cerimônias religiosas é denominado “chamada”. Obedece a um simbolismo, que desaparece paulatinamente. O anúncio para a missa era feito por três “chamadas”: sessenta, trinta e quinze minutos antes da celebração. Constavam de doze toques, em homenagem aos apóstolos de Cristo. Terminadas essas badaladas e, após curto intervalo, seguiam-se outras pancadas significativas:  dez indicavam que o celebrante seria o bispo diocesano; sete um sacerdote visitante; cinco o pároco e três o cooperador (vigário paroquial). Havia um motivo: alguns paroquianos tinham rusgas com os seus presbíteros, por conta de querelas políticas ou conflitos de terra. Tal peculiaridade (nas “chamadas”) era importante para evitar encontros indesejados.

O toque para as demais cerimônias regia-se pelas regras estipuladas para as celebrações eucarísticas. Entretanto, nas ocasiões fúnebres havia um ritual específico. Quando se tratava do óbito de um homem, procedia-se a três dobres no sino grande (grave) e dois no menor (agudo). Nos funerais de uma mulher, dois no bronze maior e três no pequeno. Existindo um único sino na igreja ou capela, eram dadas, após alguns segundos de intervalo, três badaladas simples para os falecidos masculinos e duas para os femininos. A tradição dispunha de dobres especiais para os eclesiásticos. Na morte do papa, aconteciam doze, de hora em hora; no óbito de umbispo, dez, a cada três horas e no falecimento dos sacerdotes sete, de quatro em quatro horas. No funeral das crianças, tocava-se o repique. Seu som ininterrupto lembra o cortejo celestial, recebendo na glória eterna mais um “anjinho”. Nas missas de sétimo e trigésimo dia (“visita de cova”), observava-se o mesmo ritual. Na hora do Angelus, os sinos deveriam tocar sete vezes, aclamando Maria Santíssima e lembrando as Dores de Nossa Senhora. Em calamidades, como enchentes, incêndio, desabamento, invasões etc. os sacristães deveriam tocar desordenadamente. A importância dos sinos remonta ao Antigo Testamento, pois lemos nos Salmos: “Louvai ao Senhor com címbalos sonoros e sinos jubilosos.” (Sl 150, 5).