PIB da China cresce 8,1% em 2021

O PIB (Produto Interno Bruto) da Chinateve alta de 8,1% em 2021. Segundo dados divulgados nesta 2ª feira (17.jan.2022) pelo Escritório Nacional de Estatísticas, a economia do país cresceu 4,0% no 4º trimestre do ano passado em comparação com o mesmo período de 2020.

O país iniciou o ano de 2021 com crescimento recorde de 18,3% no 1º trimestre. Depois, a economia desacelerou e registrou altas de 7,9% no 2º trimestre e de 4,9% no 3º.

O crescimento do último trimestre de 2021 foi impulsionado pela produção industrial. O setor teve alta de 4,3% em relação ao ano anterior.

A desaceleração foi puxada pelo consumo. Em dezembro do ano passado, por exemplo, as vendas cresceram 1,7% em relação ao mesmo mês de 2020 –alta abaixo dos 3,9% de novembro.

A economia chinesa sofre com os impactos da crise energética e com o baque no setor imobiliário causado pelas dívidas astronômicas de gigantes como a Evergrande.

Além disso, a China adota uma política de “tolerância zero” com a covid-19 em seu território, monitorando casos isolados e realizando testagens em massa. Poucos casos positivos são suficientes para o governo confinar cidades inteiras, prejudicando o crescimento econômico.

Fonte: poder 360.

Considerada menos eficaz, CoronaVac salvou muitas vidas

É muito provável que a CoronaVac seja a vacina que mais salvou vidas no Brasil. Foi a 1ª a ser aplicada, quando o governo federal patinava em conseguir outras doses. É a que consta no 1º ciclo vacinal (as duas primeiras doses) da maioria da população idosa do país – a mais suscetível a complicações pelo coronavírus.

Estudos durante a aplicação em massa mostraram efetividade menor dessa vacina na comparação com as outras, especialmente na população idosa. O imunizante que chegou antes e ajudou a reduzir as mortes no pior momento da pandemia no Brasil passou, então, a ser menos indicado por infectologistas para a população mais velha quando houver disponibilidade de outras doses.

O início da vacinação infantil no Brasil é uma oportunidade para que o imunizante, agora fabricado pelo Instituto Butantan, recupere sua relevância. Se a CoronaVac não é indicada por infectologistas como opção preferencial no reforço aos idosos, ela é considerada apropriada para a aplicação em populações mais jovens.

Foram disponibilizadas até agora 115 milhões de doses de CoronaVac. O PNI (Programa Nacional de Imunização) comprou 100 milhões. As 15 milhões de doses que sobraram em estoque poderiam ajudar a imunizar rapidamente as crianças. Ao contrário da Pfizer, que requer dose diferente para o público infantil, a CoronaVac de crianças tem o mesmo volume da indicada para os adultos.

Falta ainda, entretanto, aprovação da Anvisa para que ela seja usada. A expectativa é que uma decisão seja divulgada nesta semana iniciada em 16 de janeiro.

Caso seja aprovada pela Anvisa, os Estados poderiam começar a imunizar com essa vacina no dia seguinte“, afirma Nésio Fernandes, Secretário da Saúde do Espírito Santo.

Leia abaixo um breve histórico da imunização com a CoronaVac no Brasil, dos estudos que compararam a sua efetividade, e da possibilidade de uma nova aprovação, desta vez para uso infantil, pela Anvisa.

Chegou antes

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro diziaque “a pressa da vacina não se justifica”, em 19 de dezembro de 2020, o governo de São Paulo recebia 11 milhões de doses de CoronaVac.

O pior momento até agora da pandemia no Brasil aconteceu em março de 2021. Mais de 80 mil morreram naquele mês. A partir dos meses seguintes, houve forte queda no número de mortes. A redução aconteceu ao mesmo tempo em que a vacinação avançou. Quase todas as pessoas imunizadas no momento que a pandemia começou a ceder receberam CoronaVac.

Pesquisadores da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) estimam que, do início da vacinação até maio de 2021, os imunizantes contra a covid salvaram mais de 40 mil vidas no Brasil. Quase toda a vacinação nesse período foi com CoronaVac.

De acordo com dados da plataforma LocalizaSus, até o fim de abril (quando as mortes começaram a cair), 97% dos 14,6 milhões de brasileiros com as duas doses tinham tomado CoronaVac. Foram 10 milhões de idosos e 4 milhões de profissionais da saúde imunizados com a vacina.

O gráfico abaixo mostra como os idosos passam a representar parcela menor das mortes a partir do momento em que estão completando o 1º ciclo vacinal, em março de 2021. Ao mesmo tempo, o público não vacinado (menores de 60), passa a ocupar parcela maior dos óbitos. O movimento só se reverte em julho, quando pessoas menores de 60 anos começam a receber a 2ª dose.

Estudos de efetividade

Em agosto de 2021 a Fiocruz divulgou um estudo (íntegra – 478 KB) que comparava as vacinas da CoronaVac e da AstraZeneca.

O paper registrou eficácia menor da CoronaVac em relação à AstraZeneca, que tem tecnologia de vetor viral (usa um vírus diferente do coronavírus modificado geneticamente para auxiliar na produção de anticorpos).

A AstraZeneca ofereceu aproximadamente 90% de efetividade contra hospitalização, admissão na UTI e morte e a CoronaVac forneceu aproximadamente 75% da mesma proteção depois da vacinação.

Essa diferença é ampliada em grupos mais idosos. Acima de 90 anos, por exemplo, a Coronavac oferecia proteção contra a morte de 33,6%. Outra pesquisa, publicada no British Medical Journal, também mostra efetividade reduzida da CoronaVac na população mais idosa.

As diferenças passam a ser mais gritantes em indivíduos acima de 65 ou 70 anos. Claramente não estamos falando que a vacina é ruim, é que elas têm níveis de proteção diferentes. A CoronaVac teve papel importantíssimo para conter a pandemia no Brasil e ainda tem proteção muito boa entre jovens”, disse Manoel Barral-Neto, um dos autores do estudo, ao Poder360 na época da divulgação da pesquisa.

CoronaVac para crianças

O Instituto Butantan pediu autorização à Anvisa para a vacinação de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos com a CoronaVac pela 1ª vez em 30 de julho de 2021. O pedido foi rejeitado em agosto, por não apresentar dados suficientes.

A Anvisa tem realizado reuniões de avaliação sobre a aplicação da Coronavac em crianças. Na 5ª feira (13.jan.2022) a agência informou que “a avaliação está entrando na fase etapa final e próxima da decisão final.” Há expectativa de que uma decisão seja anuncia nesta semana.

A aprovação de mais uma vacina para as crianças seria muito desejável. Há uma limitação de doses de Pfizer, o que impossibilita vacinarmos as 20 milhões de crianças de 5 a 11 anos rapidamente. Temos 15 milhões de doses de CoronaVac. Poderíamos avançar rapidamente antes do retorno escolar. Seria desejável em função da ômicron, da alta transmissão, e da volta às aulas“, afirma Renato Kfouri, presidente do departamento de imunizações da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Fonte: poder 360.

Brasil registra mais de 110 mil novos casos conhecidos de Covid e 238 mortes em 1 dia

O Brasil registrou nesta sexta-feira (14) 110.037 novos casos conhecidos de Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 22.925.864 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 68.160 a maior registrada desde 28 de junho do ano passado (quando estava em 68.231). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +743%, indicando tendência de alta nos casos da doença.

É o terceiro maior registro de casos conhecidos em um único dia. O recorde até aqui ocorreu em 18 de setembro de 2021, com 125.053 casos registrados, mas isso teve forte influência de mais de 100 mil registros represados do RJ, incluídos no mesmo dia. Na segunda marca mais alta(114.139), em 23 de junho de 2021, o número foi insuflado por mais de 36 mil casos do RN que estavam retidos no sistema.

  • Total de mortes: 620.847
  • Registro de mortes em 24 horas: 238
  • Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 138 (variação em 14 dias: +42%)
  • Total de casos conhecidos confirmados: 22.925.864
  • Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 110.037
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 68.160 por dia (variação em 14 dias: +743%)

Em seu pior momento, a curva da média móvel nacional de casos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho de 2021.

O país também registrou 238 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 620.847 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 138. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +42%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Após o apagão de dados do Ministério da Saúde, os estados começaram a normalizar a divulgação de números de Covid-19 no Brasil no dia 4 de janeiro.

Em 12 de dezembro, o ministério informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 após ataque hacker foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão inicial de estabilização dos sistemas, de 14 de dezembro, não foi cumprida.

Em janeiro, o ministério informou que quatro de suas plataformas foram reestabelecidas ainda em dezembro; afirmou que, no dia 7 de janeiro, normalizou a integração entre os sistemas locais e a rede nacional de dados, e que o retorno do acesso às informações estava sido gradual.

Apagão de dados do Ministério da Saúde completa um mês
Apagão de dados do Ministério da Saúde completa um mês

“A gente não consegue planejar a abertura de novos serviços hospitalares, de centros de testagem, abertura de novos leitos e entender as regiões onde o impacto da nova variante é maior”, diz Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz.

“A gente não viu a evolução e a chegada da ômicron. Ela não apareceu de repente no Ano Novo. Ela entrou ao longo do mês de dezembro, e a gente estava completamente em voo cego ali, porque não tinha dado nenhum; a gente não viu os dados crescerem”, afirma o professor Marcelo Medeiros, fundador do Covid-19 Analytics. Ele interrompeu o serviço que auxilia autoridades a tomarem decisões em meio à pandemia.

  • Em alta (17 estados): AL, SE, PA, PI, SP, MT, AC, BA, PR, RN, MS, AM, MG, RS, RO, MA, TO
  • Em estabilidade (4 estados): SC, GO, ES, AP
  • Em queda (5 estados e o DF): PE, CE, RJ, PB, DF, RR

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal (saiba mais).

https://globoplay.globo.com/v/10212791/

Fonte G1

Covid-19: Brasil recebe 1º lote da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

 

O Brasil recebeu, na madrugada desta quinta-feira (13), às 4h38, o primeiro lote da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A remessa com 1,248 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 16 de dezembro, a vacinação de crianças desta faixa etária. Na quarta-feira (12), o governo de São Paulo anunciou abertura do pré-cadastro para início da imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a doença. Os pais podem acessar o site do governo paulista para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.

Já na segunda-feira (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a Pfizer vai antecipar a entrega de 600 mil doses. Com isso, o total de vacinas previstas para chegar em janeiro deve passar de 3,7 milhões para 4,3 milhões.

LEIA TAMBÉM

  • em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;
  • sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;
  • com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem diferenças em relação à que foi aplicada nos adultos. Por isso, o governo federal adquiriu uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes (foto acima), apesar de o princípio ativo ser o mesmo.

Em outubro de 2021, a Pfizer disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. O estudo acompanhou 2.268 crianças de 5 a 11 anos que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo.

Em 20 de dezembro, o ministro disse que a “pressa é inimiga da perfeição“. Na noite de 23 de dezembro, o Ministério da Saúdeabriu a consulta pública sobre vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid.

De 24 de dezembro, a 2 de janeiro, qualquer pessoa pôde participar, preenchendo um formulário online, da consulta que, segundo a pasta, estava aberta a “contribuições devidamente fundamentadas”.

Já no dia 3 de janeiro, Queiroga antecipou que as doses pediátricas chegariam ao Brasil na segunda quinzena deste mês. Sem apresentar um cronograma de aplicação, o ministro disse também que a vacina estará disponível para os pais que queiram imunizar seus filhos.

Na quarta-feira passada (4), o Ministério da Saúde apresentou os resultados da consulta pública e também convidou entidades e profissionais ligados ao tema para uma audiência pública. Sociedades médicas e científicas defenderam a vacinação de crianças.

Fonte: g1

Acordo de mobilidade entre países da CPLP vai ao Congresso


O presidente Jair Bolsonaro (PL) encaminhou ao Congresso texto do acordo de mobilidade entre os países da CPLP(Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). A iniciativa promete facilitar a concessão de vistos e autorizações de residência e também a circulação de pessoas nos países do grupo.

Segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, serão 3 tipos de mobilidade: visto de estada de curta duração, visto de estada temporária e visto de residência.

O termo prevê níveis diferenciados de integração, de modo a ajustar os impactos às especificidades internas, respeitando a dimensão política, social e administrativa de cada partícipe”, declarou a secretaria.

Fazem parte da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O acordo foi assinado em 17 de julho de 2021, durante a 13ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Luanda, capital de Angola.

Em nota emitida na época, o Itamaraty disse que, “uma vez em vigor, o instrumento facilitará a circulação de cidadãos entre os países da Comunidade, permitindo o adensamento progressivo da mobilidade no espaço da CPLP, que abrange 270 milhões de pessoas”.

Fonte: poder 360.

OMS: vacinas “podem precisar ser adaptadas” para ômicron

 

Um grupo de especialistas independentes criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para revisar e avaliar implicações das variantes do coronavírus disse, na 3ª feira (11.jan.2022), que os imunizantes disponíveis podem precisar de atualização. Segundo os técnicos, isso garantiria a eficácia das vacinas contra novas cepas do vírus, como a ômicron, que se espalhou rapidamente pelo mundo.

A composição das vacinas atuais contra a covid-19 pode precisar ser atualizada para garantir que os imunizantes continuem a fornecer os níveis de proteção recomendados pela OMS contra infecções e doenças por variantes de preocupação, incluindo a ômicron e cepas futuras”, disseram os especialistas em comunicado à imprensa. Eis a íntegra (164 KB).

“As vacinas contra a covid-19 precisam provocar respostas imunes amplas, fortes e duradouras para reduzir a necessidade de doses de reforço sucessivas”, lê-se no texto.

É improvável que uma estratégia de vacinação baseada em doses repetidas de reforço da composição original da vacina seja apropriada ou sustentável.

O grupo afirmou, no entanto, serem necessárias mais pesquisas para avaliar se a variante ômicron precisa de uma vacina específica.

Também segundo os técnicos, uma vacina atualizada poderia ser direcionada ao combate da variante dominante ou “multivalente”, que elimine várias mutações do vírus de uma vez.

Algumas farmacêuticas já estão trabalhando em um novo imunizante, desta vez focado no combate à ômicron. A Pfizer disse na 2ª feira (10.jan) que espera ter uma vacina contra a covid-19 adaptada à variante pronta até março. A Moderna —que não está disponível no Brasil— também está desenvolvendo um imunizante contra a cepa.

 

Fonte: Poder 360.

A sacralidade da água

Padre João Medeiros Filho

Recordo os meus tempos de jovem padre. Ao adentrar numa sacristia, havia em destaque um quadrosobre uma cômoda ou afixado na parede, contendo osnomes do papa, do bispo local e a indicação da oratio imperata. Esta era uma oração obrigatória, determinada pela autoridade diocesana a ser rezada nas missas, em alguns períodos. De dezembro a março, recitava-se Ad petendam pluviam” (para pedir chuva). Nas comunidadesromanas dos primeiros séculos do cristianismo, havia o costume de realizar o canto processional das ladainhas(rogações), suplicando a clemência divina para enviarchuvas. As tradições vão sendo esquecidas, mesmo no catolicismo.

A água é um elemento sagrado, essencial à vida, exaltado na Sagrada Escritura. No princípio, “o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1, 2). No dilúvio, elas purificaram a terra (Gn 7,10-24). Moisés comandou a travessia dos hebreus no Mar Vermelho, libertando-os do opróbio dos egípcios (Ex 14, 21ss; 15,1-21). No deserto, fez brotar da rocha uma fonte para saciar a sede do povo peregrino em busca de Canaã (Nm 20, 10). Em seu batismo, Cristo foi banhado no Rio Jordão (Mt 3, 13). Na cena do juízo final, ouvir-se-ão palavras que fazem parte das Obras de Misericórdia: “Tive sede e me destes de beber” (Mt 25, 35). Fomos aspergidos ou molhados nas fontes batismais e inseridos na comunidade cristã. O corpo humano contém aproximadamente sessenta por cento de água, fundamental para o funcionamento dos órgãos. Sua importância é tanta que, em todos os atos de bênçãos, o sacerdote asperge as pessoas ou objetos.

O Rio Grande do Norte conheceu a luta de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros por água potávelabundante. Seu engajamento foi marcante, a ponto de dar nome a uma importante adutora potiguar. O sacerdotecostumava citar a Conferência das Nações Unidas, ocorrida no Rio de Janeiro (1992). Nela foi lançada a Declaração Universal dos Direitos Hídricos. Lê-se no seu Artigo 4º: “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.” O inolvidável pároco de São Paulo do Potengi compreendeu os gestos de Cristo ao demonstrar sua paixão pelo sagrado líquido.

Nos evangelhos, Jesus mostra-se familiarizado com a água. Tornou-a matéria do sacramento do batismo, por considerá-la um princípio vital. Dessedentou-se no Poço de Jacó, onde tocou o coração da samaritana, trazendo-ade volta à graça divina. Navegou, muitas vezes, pelo Mar da Galileia (Mc 6,45). Fez dele e das barcas a sua cátedra (Mc 4,1-2; Lc 5,1-3). Nos momentos de medo dosapóstolos, ordenou às ondas do mar que se acalmassem(Mc 4,39) e, em outra ocasião, caminhou sobre elas (cf. Jo 6, 18). Certa feita, determinou que dois discípulos seguissem um homem carregando um cântaro contendo o precioso líquido (Mc 14,13). Durante a Última Ceia, tomando o jarro, bacia e toalha, lavou os pés de seus apóstolos (Jo 12,1-17), gesto repetido nas celebrações litúrgicas da Quinta-feira Santa. No Calvário, pendendo do patíbulo da cruz, de seu lado aberto por uma lançajorraram sangue e água (Jo 19,34), símbolo da Eucaristia. Prometeu que do íntimo de quem Nele acreditasse, jorrariam torrentes vivas (Jo 7, 37-39). Segundo vários teólogos, também por causa disto, Ele escolheu os doze seguidores, transformando-os empescadores de homens. (Lc 5, 11).

Não se pode esquecer: foi diante de um rio, lago ou mar que Cristo começou a sua Igreja, convocando os primeiros discípulos. Certa feita, passando pelo Mar da Galileia, viu Pedro e André lançando ali as suas redes. Diante dessa cena, Jesus dissera-lhes: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mt 4, 19). De igual modo, chamou os irmãos João e Tiago, que lavavam econsertavam tarrafas (Mc 1,14-20; Mt 4, 18-22). Preciosassão as anotações de nosso amigo e confrade WodenMadruga, acompanhando cuidadosamente a precipitação pluviométrica. Neste início de ano, mesmo diante de um bom prenúncio – embora, ainda com escassez hídrica – convém rezar pedindo um bom inverno. Lembremo-nos da promessa de Deus a quem Lhe rogasse com perseverança e:Derramarei água na terra sedenta e torrentes no solo ressecado.” (Is 44, 13).

Partidos têm até abril para registro de estatuto e renúncia de políticos

Abril marca o encerramento de alguns prazos do calendário eleitoral de 2022, divulgado pelo TSE, como os que tratam da janela para trocas partidárias, do registro de estatuto de partidos e da renúncia de políticos que pretendam disputar outros cargos nas eleições deste ano.

Uma novidade deste ano é o instituto das federações partidárias, regulamentado pelo TSE ano passado. Elas devem ser registradas até seis meses antes das eleições, ou seja, em abril.

A união de partidos em federações foi instituída pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021 com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país, como um teste para eventual fusão ou incorporação.

Mesmo regulamentado pelo TSE, em fevereiro, o plenário do Supremo vai analisar a validade das federações. O PTB pediu a derrubada, mas o relator do caso no STF, Luís Roberto Barroso, negou a suspensão do novo instituto eleitoral. Os ministros agora vão decidir se ele é ou não válido.

De 1º de abril até 30 de julho o tribunal promoverá, em até cinco minutos diários, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina, de jovens e da comunidade negra na política, bem como a esclarecer cidadãs e cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral.

Na mesma data termina a janela para trocas partidárias, período no qual os candidatos que concorrerão à reeleição ou a novo cargo podem mudar de partido sem perder o mandato eletivo.

Já 2 de abril é a data-limite para que novas legendas que pretendem participar das eleições tenham seus estatutos registrados no TSE.

Também acaba em 2 de abril o prazo para que os candidatos renunciem aos respectivos mandatos para pleitear outros cargos eletivos nas eleições deste ano.

“Contestações infundadas serão rechaçadas com rigor”, diz especialista sobre eleições

Fonte: o antagonista. 

Moro pode furar a bolha bolsonarista

 


O bolsonarismo está apavorado com a possibilidade de crescimento de Sergio Moro nas pesquisas.

Esse é um resumo do que os cupinchas do sociopata disseram para a reportagem do UOL.

“Auxiliares do presidente se dizem preocupados quanto ao poder de alcance do discurso bolsonarista. A popularidade de Bolsonaro está em baixa, de acordo com as pesquisas mais recentes (…). Apesar da situação, Bolsonaro continua a dialogar apenas com a ‘bolha’ — isto é, a base militante, que não passa de 20% do eleitorado (…).

Na avaliação de aliados do presidente, os cenários conturbados nas áreas social, econômica, política e sanitária do país têm potencial para aproximar a população a um nome da chamada ‘terceira via’ — nem Bolsonaro nem Lula. A maior preocupação entre os apoiadores do presidente é a possibilidade da transferência de votos ao campo da direita mais moderada no primeiro turno — com destaque ao pré-candidato do Podemos, Sergio Moro”.

Os cupinchas do sociopata estão certos. Se Moro for capaz de roubar 5% de seus votos, Bolsonaro está acabado.

Moro: “Parabéns a Barra Torres por defender a sua honra”

Moro: “Parabéns a Barra Torres por defender a sua honra”

Fonte: o antagonista.

PoderData: 55% são contra a liberação do aborto no Brasil

Pesquisa PoderData realizada de 2 a 4 de janeiro de 2022 indica que 55% dos brasileiros são contra a liberação do aborto. A taxa se manteve estável em relação ao levantamento realizado em janeiro de 2021, quando 58% eram contrários, considerando-se a margem de erro de 2 pontos perrcentuais do levantamento.

A parcela dos que se dizem favoráveis à legalização da prática diminuiu 7 pontos percentuais em 1 ano –de 31% para 24%. O percentual daqueles que não sabem como responder cresceu. Agora, são 20%; na pesquisa de 1 ano atrás, eram 10%.

Os grupos com as maiores taxas de pessoas contrárias à liberação do aborto são homens (61%), pessoas com 60 anos ou mais (64%), moradores da região Centro-Oeste (74%), aqueles que cursaram até o ensino fundamental (59%) e quem recebe de 2 a 5 salários mínimos (61%).

Já as maiores taxas de pessoas favoráveis estão concentradas nos grupos de pessoas com 16 a 24 anos (27%), moradores da região Sul (31%), aqueles que cursaram ensino superior (48%) e quem ganha acima de 5 salários mínimos (52%).

A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 501 municípios, nas 27 unidades da Federação, de 2 a 4 de janeiro de 2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Aqueles que consideram o trabalho do presidente Bolsonaro “ótimo” ou “bom” são os mais contrários à prática (77%). Entre aqueles que o avaliam como “ruim” ou “péssimo”, a taxa cai para 45%.

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Leia reportagens sobre os levantamentos desta rodada do PodeData:
Fonte: poder 360.

Campanha eleitoral no Telegram “será irregular”, diz procuradora

Qualquer comunicação partidária feita no Telegram durante a campanha eleitoral deste ano estará “fora do alcance da Justiça Eleitoral” e, por isso, será “irregular”, avalia Neide Cardoso, procuradora eleitoral do Rio.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, em meados de dezembro, documento que regulariza a propaganda eleitoral em 2022. A nova resolução pune, por exemplo, a veiculação de notícias falsas e que contenham injúrias, calúnias ou difamações.

Ainda proíbe o disparo em massa de mensagens, via aplicativos, para pessoas que não se inscreveram para recebê-las.

Para Cardoso, o fato de o Telegram não ter representação no Brasil faz com que o aplicativo de mensagem esteja “fora do alcance da Justiça Eleitoral”.

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste domingo (9.jan.2022), ela explica que, sem escritório no Brasil, a “empresa não precisa informar nada à Justiça, como endereço para recebimento de ordens judiciais”.

Qualquer ação de um candidato ou partido no Telegram durante o período oficial de propaganda está fora do alcance da Justiça, o que entendo ser irregular”, diz.

Os endereços devem ser informados à Justiça Eleitoral, e os servidores precisam ser estabelecidos no país. Todos os outros provedores que têm representação no país estão cobertos pela lei. Já o Telegram estará fora da lei.

A procuradora fala que o TSE está tentando contato com o Telegram para que seja alocado um representante no país ou para que a empresa informe as medidas que pretende tomar durante o período eleitoral.

CRESCIMENTO EM 2021

O Telegram foi o aplicativo de mensagem que mais cresceu em 2021, segundo levantamento do Top Breakout Chart da Appannie.

Ao comentar esse crescimento, a plataforma declarou que “2021 será lembrado como o ano em que as pessoas se cansaram de ser desrespeitadas por corporações gananciosas e escolheram a privacidade e a consistência do Telegram”.

Dados das empresas Mobile Time e Opinion Box indicam que o Telegram também foi o app de mensagens que mais cresceu no Brasil no ano passado. O aplicativo já foi instalado em 45% dos smartphones brasileiros.

Em novembro, o Telegram anunciou que passará a exibir mensagens patrocinadas em grupos públicos com mais de 1.000 integrantes.

Segundo a rede social, as mensagens pagas serão “discretas” e limitadas a 160 caracteres, sem mídia ou links. A empresa também informou que os anúncios não serão veiculados em chats e grupos privados.

Fonte: Poder 360.

Camarão, Lagosta e Eleição marcam presença no veraneio de Pirangi


Os vereadores da base do Prefeito Taveira já estão se articulando para tentar mudar o curso das negociações da políticas. Eles querem ser ouvidos, sem a interlocução de ninguém.

Os parlamentares, Gustavo Negócio, Irani Guedes, Thiago Fernandes, Éder Queiroz, Binho de Ambrósio e Léo Lima, aproveitaram o sol de Pirangi para um almoço político. Eles estão preocupados com a reforma e é claro com as perspectivas do Prefeito Taveira, promover mudanças fortes, nos próximos dias. Para se prevenir, os vereadores, que não gozam de uma estabilidade na base, resolveram se agrupar para evitar um ataque individual aos seus cargos comissionados na prefeitura. Porém o assunto principal da mesa, foi outro, a sucessão de Taveira em 2024. O grupo quer definir uma chapa no pleito municipal, mas, antes, o grupo sabe, que agora em outubro, existe a campanha da primeira dama, Alda Lêda, fato que virou uma questão de honra para o chefe do executivo. . Esse assunto é ignorado por eles, não querem nem ouvir falar, pois muitos já têm compromisso político, com outros deputados e como fuga pela tangente, querem colocar outra pauta, antecipar a eleição de 2024, para ver se o coronel muda de ideia ou libera os meninos.

Nesse momento, os vereadores só querem organizar uma forma de manter seus espaços e ficarem livres para seguir os seus candidatos na eleição proporcional de outubro 2022. Sim, a Lagosta e o Camarão? Dessa vez, foi muita tripa e bucho vazio e para sobremesa, um mel de abelha com tainhas pescada no Litoral.

Sérgio Camargo comemora cancelamento do Carnaval em São Paulo

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, elogiou nesta 6ª feira (7.jan.2022) a decisão da Prefeitura de São Paulo de cancelar o Carnaval de rua. Segundo o bolsonarista, o cancelamento é uma “vitória do povo de São Paulo” que pressionou o Executivo paulistano.

Camargo citou o “risco do vírus” como um dos motivos em prol da não realização dos blocos. O chefe da Palmares, porém, é um crítico da vacinação contra a covid-19. Em seu perfil no twitter, constantemente compartilha informações falsas sobre os riscos da vacina. Ele diz que não se vacinou contra o coronavírus.

O jornalista também voltou a criticar as festas durante o feriado e o comportamento dos foliões. Camargo disse “esquerdistas”promovem “baixarias” no período. Na visão dele, o cancelamento afasta São Paulo da “má educação” das pessoas durante o Carnaval.

“Parabéns pela vitória! Além do risco do vírus, livra São Paulo das brigas, bebedeiras e baixarias e do lixo, urina e excrementos deixados nas ruas por “foliões” esquerdistas e gente sem a menor educação. Era uma bela festa popular, hj é “confraternização” de selvagens e drogados”, declarou Sérgio Camargo.

Eis a publicação:

Cancelamento do Carnaval em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo anunciou nessa 5ª feira (6.jan) o cancelamento do Carnaval de rua na capital paulista. A suspensão da festa está relacionada ao avanço da variante ômicron no Estado.

Os desfiles das escolas de samba foram mantidos. Eles devem ser realizados no sambódromo do Anhembi. A programação, porém, dependerá da Liga de Escolas de Samba, que deve aceitar os protocolos sanitários.

A medida foi tomada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) depois de uma reunião com representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o quadro epidemiológico da covid-19 em São Paulo nos últimos meses. O estudo indica alta nos casos de covid na cidade.

Fonte: poder 360.

Saúde estuda reduzir o tempo de isolamento para casos de covid

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta 6ª feira (7.jan.2021) que é “possível” que o Brasil reduza o tempo de isolamento de pessoas recuperadas de covid-19. O governo brasileiro seguiria a alteração feita por outros países, como os Estados Unidos.

Isso está sendo analisado. Possivelmente [deve ser adotado], porque está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas e é possível que nós adotemos essa mesma medida”, afirmou o ministro à jornalistas nesta manhã.

A redução deve ser para 5 dias para as pessoas que tiveram o diagnóstico de covid-19, mas estão recuperadas ou assintomáticas. Atualmente, o isolamento recomendado é de 10 dias, segundo o Guia de Vigilância Epidemiológica. Eis a íntegra do documento (1 MB).

Queiroga afirmou que a medida está em estudo pela equipe técnica do Ministério da Saúde. O ministro deve se encontrar com secretários de Saúde para tratar do tema nesta 6ª feira (7.jan).

Em 27 de dezembro, O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) diminuiu tempo recomendado de isolamento para casos confirmados de covid-19 de 10 para 5 dias. Mas o órgão segue recomendando o uso frequente de máscara por mais 5 dias quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.

O governo brasileiro também estuda a redução do tempo de isolamento de pessoas infectadas com covid-19 e que estão sintomáticas. Queiroga não confirmou, no entanto, qual seria o novo prazo.

Estamos discutindo isso com a equipe técnica e vamos passar uma posição definitiva.

“NÃO SOU FISCAL”

Sobre a divulgação dos dados de 3 médicosque participaram da audiência pública sobre a vacinação infantil realizada pelo Ministério da Saúde nesta semana, Queiroga afirmou que quem divulgou os dados que deve ser questionado. Mas também disse que “conflitos de interesses” devem ser declarados e “publicizados”.

Entre os dados vazados estão o telefone celular, e-mail e CPF e declarações de conflito de interesses dos médicos.

Em relação a conflitos de interesse, eles têm que ser declarados mesmo, publicamente. Eles são públicos”, disse Queiroga nesta 6ª feira (7.jan). Sobre os dados pessoais que também foram vazados, o ministro afirmou: “Sou ministro da Saúde, não sou fiscal de dados do ministério”.

Queiroga afirmou diversas vezes que a deputada Bia Kicis (PSL-DF), aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL) e contrária à vacinação infantil, que deve ser questionada sobre o vazamento. Ao Poder360, Bia Kicis disse não estar envolvida no vazamento, mas confirmou ter enviado as informações para um grupo de WhatsApp.
Fonte: Poder 360.

Avião da Gol faz pouso de emergência em Petrolina após um dos motores parar de funcionar.

 


Um avião da Gol que decolou de Juazeiro do Norte, no Ceará, com destino a Guarulhos, em São Paulo, precisou fazer um pouso de emergência, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O Boeing 737-800, registrado com a prefixo PR-GXM, teve a rota modificada após apresentar uma falha em um dos dois motores.

A aeronave decolou na última sexta-feira (31), às 17h07, transportando 182 pessoas. Durante a fase de subida, uma falha no motor direito foi identificada. Cerca de 35 minutos após a decolagem, a aeronave fez um pouso seguro no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

VEJA TAMBÉM

O g1 obteve o áudio com a conversa de um dos pilotos com o controle de tráfego aéreo (ouça mais acima). Nele, é possível escutar um alarme na cabine de comando; alguns segundos depois, o piloto declara: “pan-pan, pan-pan, pan-pan”.

Essa palavra, repetida três vezes, significa que a tripulação está comunicando ao controlador de tráfego aéreo uma situação de “urgência”. No áudio, o piloto informa que o motor direito apagou e que está voando em monomotor — aviões usados em voos comerciais são preparados para voar em segurança com um único motor em caso de emergência.

O piloto, então, pede para desviar o voo e pousar em Petrolina. E, por medida de precaução, solicita apoio no solo do Corpo de Bombeiros e assistência médica.

O g1 procurou a Gol, que não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.

 

Fonte: G1