Reitor eleito do IFRN, José Arnóbio toma posse quase um ano após intervenção

Tendo perdido um ano do mandato, José Arnóbio de Araújo Filho, reitor eleito para a gestão 2020-2024 do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), finalmente tomou posse nesta sexta-feira (5). A transmissão do cargo foi realizada por Wyllys Farkatt, reitor do Instituto entre 2016 e 2020, sem a presença do interventor Josué Moreira, que estava no cargo desde 20 de abril e sequer havia participado do pleito em 2019.

A solenidade foi realizada de forma online, transmitida pelo canal do YouTube IFRN Oficial, com apresentação da equipe gestora sistêmica e dos diretores-gerais dos 22 campi, contando com a presença da governadora Fátima Bezerra, que ressaltou a importância do evento para a manutenção da democracia.

“Todos nós sofremos muito durante esse período porque a intervenção que se estabeleceu através do ato ditatorial do presidente da República e do ministro da Educação desrespeitando a soberania popular se constitui em grave injustiça”, disse a governadora.

Fátima Bezerra aproveitou a oportunidade para anunciar que enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei com o objetivo de extinguir a lista tríplice, o que garantirá a eleição direta na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, que também está sob intervenção, assegurando juridicamente que será nomeado o candidato mais votado na eleição.

Ela também lembrou que anunciou recentemente investimento de R$ 240 milhões para a rede pública do estado, parte para ampliação da rede de educação profissional.

Em seu discurso, o reitor recém-empossado também falou sobre democracia e liberdade: “Somos uma instituição que liberta, que emancipa e respeita as diferenças, que valoriza a liberdade e propicia a liberdade de sonhar”, disse, ao citar Rubem Alves: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”.

Arnóbio completou atribuindo a essa educação libertadora o preconceito de setores conservadores o Instituto. “Deve ser por isso que amedrontamos quem não conhece essa instituição por dentro”.
O professor Maurílio Gadelha Aires, do IFRN Natal-Central, foi convidado a falar sobre o reitor, a quem elogiou. “Alguém com preocupações sociais, engajado na boa luta política e dedicado de maneira muito intima a esta instituição que abraçou e pela qual vem dedicando boa parte de sua vida”, resumiu.

A cerimônia contou também com apresentação do Coral Jovem Popular do campus Natal Central do IFRN e finalizada por Nara Costa e Valdir Ribeiro.

Conheça a equipe gestora

Pró-reitoria de Administração: Juscelino Cardoso de Medeiros
Pró-reitoria de Ensino: Dante Henrique Moura,
Pró-reitoria Extensão: Denise Cristina Momo
Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação: Avelino Aldo de Lima Neto
Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento: Antônia Francimar da Silva
Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis: Valéria Cristina de Carvalho Oliveira
Diretor de Gestão de Pessoas: Auridan Dantas de Araújo
Diretoria Tecnologia da informação: André Duarte de Almeida

Diretores dos campi eleitos para quadriênio 2020-2024

Apodi: Francisco Damião Freire Rodrigues
Caicó: Max Muller da Silveira
Canguaretama: Flávio Rodrigo Freire Ferreira
Ceará-Mirim: Alan Paulo Oliveira da Silva
Currais Novos: Andreilson Oliveira da Silva
Ipanguaçu: José Geraldo Bezerra Galvão Júnior
João Câmara: Matheus Avelino
Macau: Jerdmiler Gomes de Paiva
Mossoró: Hélio Henrique Cunha Pinheiro
Natal Central: Jonas Eduardo Gonzales Lemos
Natal Cidade Alta: Ayres de Oliveira Nogueira
Natal Zona Norte: Edmilson Barbalho Campos Neto
Nova Cruz: Allan de Souza Dantas
Parnamirim: Paulo Vitor Silva
Pau dos Ferros: Emanuel Alves de Oliveira
Santa Cruz: Samira Fernandes Delgado
São Gonçalo do Amarante: Luiza Marilac de Castro Silva
São Paulo do Potengi: Renato Dantas Rocha da Silva
Lajes: André Luis Rodrigues Bezerra
Jucurutu: Alessandro Vinicius Rolim de Araújo
Natal Zona Leste: José Roberto de Oliveira dos Santos
Parelhas: Ramon Viana de Souza

Saiba mais agência de reportagem.