Em um almoço em sua residência, o senador Jean Paul Prates mostrou sua força política no cenário político nacional e, de quebra, ainda ampliou sua articulação para consolidar seu nome para disputar a reeleição, algo que é legítimo. Jean se reuniu com os cardeais do MDB, o deputado federal Walter Alves e o ex-senador Garibaldi Filho, num almoço em sua residência, que também contou com a presença da presidenciável do MDB, a senadora Simone Tebet.
Jean já conta com importantes apoios para convencer Fátima Bezerra que o seu nome venceria a eleição para o senado em 2022, claro com o apoio de Lula e também do PT local, incluindo a governadora.
A presença da presidenciável Simone Tebet, ao lado dos colegas emedebistas, resolve a equação de Fátima, ou seja, é melhor ter Walter Alves como vice e Garibaldi na chapa, do que Carlos Eduardo, só com o sobrenome da família Alves.
Walter, aceitando ser vice de Fátima, Garibaldi disputaria uma cadeira na câmara federal, e Jean manteria no PT a vaga do senado, ficando livre para sua reeleição.
Fátima ficaria com a vaga de suplente de senador para negociar com os aliados, pois com a vitória de Lula e de Jean, o suplente assumiria o mandato por quatro anos, já que Jean Paul tem currículo para ser ministro. Vale salientar que a tradição da suplente no RN é muito forte, é só olhar para história de Fernando Bezerra, Agnelo, Paulo Davim, Garibaldi Pai e o próprio Jean, que busca agora sua reeleição.
Portanto, a solução para atrair novas alianças seria a vaga de suplente de senador, que viraria titular em um jogo jogo de poder plenamente possível, a conferir em 2022, 2023 e 2024.