Brasil quer se aproximar mais dos EUA, diz Haddad

Haddad
Foto: Milken Institute

Ministro da Fazenda afirma que o objetivo é dar continuidade aos diálogos que se iniciaram durante a administração de Joe Biden.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 2ª feira (5.mai.2025) que o Brasil “tem interesse” em se aproximar dos Estados Unidos. Afirmou que isso será feito nos mesmos moldes da relação mantida durante o governo do ex-presidente Joe Biden (democrata).

“Temos interesse de nos aproximarmos mais dos Estados Unidos. Fizemos isso na administração Biden e faremos isso na administração Trump. Há complementariedades importantes que podem e devem ser exploradas”, afirmou Haddad durante evento do Milken Institute, em Los Angeles, no Estado da Califórnia.

No domingo (4.mai), o ministro se reuniu com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. Foi o 1º encontro entre o chefe da equipe econômica brasileira e o novo titular da pasta no governo de Donald Trump (republicano).

Nos Estados Unidos, o secretário do Tesouro exerce função equivalente à do ministro da Fazenda no Brasil. Entre os temas discutidos, estiveram as tarifas aplicadas por Trump ao Brasil.

O objetivo inicial da viagem, no entanto, é dar continuidade aos diálogos iniciados durante o governo Biden. Haddad afirmou que pretende aproximar o Brasil de outros países com interesse no setor de infraestrutura digital.

Ainda nesta 2ª feira (5.mai), Haddad se reunirá com o CEO da Nvidia, Jensen Huang, em São Francisco.

 

Poder 360