Interventor convoca eleições após afastamento de Ednaldo da CBF

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Fernando Sarney afirma que mais informações sobre o processo eleitoral serão divulgadas em breve.

O interventor e vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Fernando Sarney, convocou novas eleições depois que o dirigente da entidade, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo por determinação da Justiça do Rio nesta 5ª feira (15.mai.2025).

Sarney afirmou que mais informações sobre o processo eleitoral serão divulgadas em breve. “Informo que já assinei o termo de posse e que a nova eleição para o cargo de presidente da CBF [para] o quadriênio 2025-2029 será convocada o mais rápido possível”, diz a nota.

Filho do ex-presidente José Sarney, Fernando assumiu como presidente interino da entidade e foi nomeado inventor pela TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Ele ficou encarregado de dar andamento ao pleito “o mais rápido possível”.

ENTENDA

A decisão de afastar Ednaldo se deu depois que Fernando Sarney protocolou um pedido ao Supremo para suspender o acordo firmado no início do ano que reconheceu a legitimidade das eleições de 2022 e que assegurou a permanência do dirigente na presidência da entidade.

No pedido, alegou que o acordo não tem validade porque foi assinado por Antônio Carlos Nunes (o Coronel Nunes), ex-presidente da CBF, que têm problemas de saúde e capacidade cognitiva comprometida. Ele teve um tumor cerebral e tem 86 anos.

O argumento foi acatado pela Justiça. Ednaldo recorreu ao Supremo.

Em dezembro de 2023, o presidente da CBF já havia sido afastado por decisão judicial, mas retornou ao cargo depois da liminar do ministro do STF.

Fernando Sarney integra a atual gestão da CBF com mandato até março de 2026. Depois de romper politicamente com Rodrigues, ele não participou da chapa reeleita.

Poder 360