
O município de Parnamirim ganhará uma faculdade de Medicina vinculada à Escola Superior de Medicina (Esmed). Na quarta-feira (30), a prefeita Nilda Cruz assinou um convênio com a Esmed para que futuros alunos da instituição de ensino superior possam estagiar nas unidades de saúde da rede pública municipal. A entidade oferecerá 80 vagas para o curso de medicina, e tem previsão de iniciar suas atividades no segundo semestre do ano de 2025.
O documento foi assinado pela prefeita Nilda Cruz, em solenidade com a presença de sua vice-prefeita Kátia Pires, e do secretário municipal de Saúde, Rogério Gurgel. “Receber uma faculdade de Medicina é uma conquista muito significativa para Parnamirim em diversos aspectos. Vamos ter ganhos no campo pedagógico, recebendo os alunos e todo o corpo docente da Esmed com suas valências técnicas e científicas”, disse a Nilda.
A prefeita Nilda destacou ainda que as vantagens e ganhos para a saúde municipal. “Com a chegada dos estagiários teremos ainda um ganho importante no atendimento dos nossos pacientes, além disso, é importante destacar o aspecto econômico, vez que a instalação de uma unidade de ensino superior impacta positivamente em nossa cadeia produtiva. A nossa gestão celebra esse momento e está à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance”, disse a Nilda.
Segundo o secretário de Saúde do município, Rogério Gurgel, 29 unidades de atenção primária da rede pública de saúde do município serão beneficiadas pelo acordo, além da rede de atenção especializada, que contemplará a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança, o Hospital Maternidade Divino Amor e o Hospital Márcio Marinho.
O secretário de saúde destacou o quão benéfico será a presença dos estagiários na rede de saúde do município para o atendimento dos pacientes, que unirá forças com o capacitado corpo de profissionais da saúde.
“Não tenho dúvidas de que o trabalho dos professores preceptores e dos estagiários vai contribuir muito para agilizar, otimizar e incrementar o atendimento dos nossos pacientes, somando esforços com o nosso capacitado corpo de profissionais da saúde”, asseverou o titular da Sesad.
Tribuna do Norte