Prefeitura de São Gonçalo assinou na última segunda-feira (10), a Ordem de Serviço para a construção da Sede da Escola Municipal Maurício Fernandes no Bairro Regomoleiro

Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu mais um importante passo para o fortalecimento da educação no município. O prefeito Eraldo assinou a Ordem de Serviço para a construção da sede da Escola Municipal Maurício Fernandes, no Bairro Regomoleiro. Atualmente funcionando em um prédio alugado, a escola ganhará uma nova estrutura que beneficiará toda a comunidade escolar.

“Este é um marco significativo para a educação em São Gonçalo do Amarante. A nova sede da Escola Municipal Maurício Fernandes é um investimento que proporcionará um ambiente de aprendizado mais adequado e confortável para nossos alunos e professores. Estamos comprometidos em garantir que nossas crianças e jovens tenham acesso à educação de qualidade”, afirmou o prefeito Eraldo durante a cerimônia.

O compromisso com a educação se reflete nas diversas obras de reforma e ampliação realizadas nas escolas municipais. Até o momento, 11 escolas passaram por obras, sendo que 8 delas já foram concluídas:

Escola Municipal Varela Barca, Barreiros – Entregue
Escola Municipal Hamilton Santiago Júnior, Amarante – Entregue
CMEI Professora Aida dos Santos Conceição, Jardim Lola – Entregue
Escola Municipal Jéssica Débora, Guanduba – Entregue
Escola Municipal Lauriete Varela da Silva, Passagem da Vila – Entregue
Escola Municipal Cantinho do Saber, Santo Antônio – Entregue
Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima, Jardins – Em andamento
Escola Municipal Lauro Pinheiro da Costa, Riacho do Meio – Em andamento
CMEI Padre Tiago Theisen, Jardins – Entregue
Escola Municipal Dom Joaquim, Centro – Entregue
Escola Municipal Jonas Escolástico, Olho d’água do Carrilho – Em andamento

Além das reformas, duas novas escolas estão sendo construídas: a Escola Municipal 1° de Maio, no Jardim Lola, e a Escola Municipal Maurício Fernandes, no Regomoleiro.

O prefeito também ressaltou a entrega de novos fardamentos escolares para mais de 14 mil alunos da rede municipal, a garantia de merenda escolar durante todo o ano letivo e o programa “São Gonçalo nas Ondas da Leitura”, que distribuiu 15 mil livros para alunos, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A ampliação das vagas na educação infantil e no ensino fundamental é outra conquista significativa. Com a ampliação de escolas, foram abertas mais 200 vagas na educação infantil no Jardim Lola (CMEI Aida), 100 no Bairro Jardins (CMEI Padre Tiago) e 240 vagas no ensino fundamental no Centro (Escola Dom Joaquim).

“Nosso objetivo é oferecer uma educação de excelência, com infraestrutura adequada, material didático de qualidade e um ambiente que promova o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Estamos avançando, e este é apenas o começo de um futuro brilhante para a educação em São Gonçalo do Amarante”, concluiu o prefeito Eraldo.

Câmara de Parnamirim vai realizar audiência pública para debater as obras de drenagem no bairro de Monte Castelo

Por autoria do vereador Dr. César Maia, a Casa Legislativa vai realizar, nesta quinta-feira (13), uma Audiência Pública para debater sobre as necessárias obras de drenagem de águas pluviais e sumidouro no bairro de Monte Castelo. O evento começa às 17h, no Plenário Dr. Mário Medeiros.

A audiência tem o intuito de reunir os moradores, a Prefeitura de Parnamirim, o Ministério Público, e a imprensa, para debater soluções para os constantes alagamentos. “Nós precisamos debater isso por uma questão de saúde pública, qualidade de vida, mobilidade urbana e respeito aos entes queridos”, declarou o vereador propositor.

A participação na audiência pública é aberta a todos os cidadãos e é uma forma de ajudar a buscar soluções para os problemas que já duram anos.

Serviço

Tema: Obras de Drenagem de Águas Pluviais e Sumidouro no bairro de Monte Castelo

Data: 13/06/2024

Horário: 17h

Local: Plenário Dr. Mário Medeiros, na Câmara Municipal de Parnamirim

Diretor de Comunicação | Canindé Pereira | 84 99628-4679

É hora de reconstruir o Brasil

 

Padre João Medeiros Filho

A reconstrução pessoal ou social é inerente à história humana. O Brasil, em diferentes momentos, viveu etapas reconstrutivas. Atualmente, há interpelação da consciência cidadã e cristã sobre a necessidade de ressignificar a Pátria. A pandemia marcou a urgência de se repensar os serviços públicos. Muitos não querem admitir que o tempo pandêmico abalou vários setores da sociedade, notadamente a saúde e a educação. No mínimo, comprovou-se a sua precariedade ou ineficiência crônica. “Saúde e educação de um povo não se improvisam”, afirmou Dr. Marcolino Candau, primeiro brasileiro a dirigir a Organização Mundial da Saúde.  Os problemas socioeconômicos, políticos, educacionais, a carência de segurança alimentar para tantos, gerando desigualdade social, clamam pela reconstrução do País. Enquanto isso, o tempo precioso é ocupado com diatribes ideológicas, inócuas e deletérias, tornando o radicalismo além de agudo, crônico. Tem razão o salmista: “Se o Senhor não construir a casa, debalde trabalham os que a edificam” (Sl 127/126, 1).

Análises científicas vêm mostrando, em muitos aspectos da conjuntura sociopolítica, um processo de deterioração do tecido social. Considerações técnicas explicitam desmontes que atingem a estrutura da sociedade, cujos alicerces foram abalados: improbidades, privilégios, mentira social, demagogia, narrativas, ensaios ideológicos despropositados, descaso educacional etc. Tudo isso requer lucidez e serenidade dos cidadãos. Um velho líder potiguar comparou nossa política a “uma moça despudorada, apresentada por membros da família como uma jovem honrada e virtuosa.” Há unanimidade sobre a necessidade de intervenções urgentes para evitar que se constitua, entre nós, a verdadeira “abominação da desolação” (Dn 19, 27). Essa foi a expressão bíblica que definiu o caos reinante no povo prevaricador do Antigo Testamento. A história da Terra de Santa Cruz, não obstante percalços e vicissitudes, carece de apreço. O País detém um relevante potencial humanístico e material para se reerguer. Não pode estar em mãos equivocadas nem ser refém de inescrupulosos e oportunistas, cujo objetivo é seu projeto de poder e não de uma nação humana e justa. Não se deve apostar no “déjà vu”.

Preocupa sobremaneira o diagnóstico de nossas feridas políticas. Nossa Terra vive a carência de uma visão moderna de gestão, capaz de oferecer respostas rápidas, adequadas e atualizadas. Há de se corrigir degradações gravíssimas na educação, infraestrutura, segurança e saúde, no sistema eleitoral, na política ambiental e administração pública. É imprescindível um novo movimento civilizatório. Muitas coisas precisam ser pautadas urgentemente para retirar o País dos atrasos e marasmo. É característico no Brasil viver intensa e antecipadamente os períodos eleitorais. Nem bem acabam as eleições federais e estaduais, já se entabulam os conchavos para os pleitos municipais, ou vice-versa. Respiram-se campanhas eleitorais o tempo todo. O pior é o clima contaminado por vícios interesseiros, os quais reduzem a discussão política a nomes e pessoas, que traduzem esquemas obsoletos e perpetuadores de privilégios e erros. O que se espera dos líderes e dignitários não é uma briga medíocre e improdutiva, mas uma ampla pauta de diálogo civilizatório, incluindo especial atenção ao linguajar corrente, uso ético e produtivo das tecnologias contemporâneas.

Infelizmente, o Brasil vai se tornando um solo de narrativas em todos os segmentos e matizes ideológicos. Sepultam-se a verdade, o realismo e a honestidade intelectual. Há cada vez mais falácias, relatos desonestos e desconexos, impedindo avanços e agravando a polarização. Convive-se com falas fora dos trilhos, incompatíveis com os cargos ocupados, comprometendo a seriedade dos poderes e instituições. Não raro, discursos e pronunciamentos geram desentendimentos, acarretando intransigências, reforçando radicalizações, alimentando medos, minando a paz social. Na tarefa de reconstruir a Nação, mister se faz investir em palavras que iluminem e apaziguem pela verdade que transmitem. É preciso respeitar autoridades e direitos, salvaguardar a Pátria com políticas sensatas, varrer os cenários da vergonhosa desigualdade social, garantir a vigência de valores e princípios inegociáveis. Assim é possível reconstruir verdadeiramente nosso torrão natal. Nisto consiste a recomendação bíblica, interpretada apenas do ponto de vista demográfico: “Crescei e multiplicai-vos” (Gn 9, 7). Crescer em dignidade e grandeza humana. Multiplicar o bem-estar social dos filhos de Deus! “Feliz é a nação, cujo Deus é o Senhor” (Sl 33/32, 12).

Agricultor morre após tomar cachaça em velório de amigo no Ceará; família desconfia de env€nenamento

Um agricultor de 45 anos, identificado como Francisco das Chagas Pereira de Sousa, morreu após tomar uma dose de cachaça em um velório. O caso aconteceu em Viçosa do Ceará, interior do estado, neste sábado (8). A família desconfia que a bebida estava envenenada. O caso aconteceu na localidade de Sítio Cacimbão, zona rural do município. Francisco das Chagas estava no velório de um colega, de 61 anos. No local, ele aceitou uma dose de cachaça que teria sido oferecida por um familiar do outro homem.

Após ingerir a bebida, o agricultor começou a passar mal e morreu no local. A Secretaria da Segurança Pública disse que a Polícia Civil investiga as circunstâncias das mortes dos dois homens. Há possibilidade do homem mais velho também ter ingerido a bebida.

No entanto, a Secretaria reforçou que, apenas após o laudo da Perícia Forense, será possível determinar as causas dos óbitos. Conforme a sobrinha do agricultor, o laudo deve sair em até 15 dias.

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Sobral.

G1

Cidade Alta vai ter base da Guarda Municipal de Natal para combater insegurança na região

Dando continuidade à agenda que trata sobre os desafios de segurança da Cidade Alta, dirigentes empresariais e representantes do setor público estiveram reunidos, na manhã dessa segunda-feira, 10, na sede da Fecomércio RN. Na ocasião, as entidades fizeram prestação de contas dos avanços obtidos ao longo das últimas três semanas de trabalho.

A Secretária Municipal de Segurança Pública de Natal, Sheila Freitas, anunciou que a prefeitura do Natal alugou um prédio onde funcionará uma base da Guarda Municipal, na cidade Alta, atendendo a um pleito dos empresários da região que vinha sendo discutido no âmbito do grupo de trabalho.

“Em cerca de 15 dias, este espaço estará em funcionamento, reforçando as ações que já vem sendo desenvolvidas. Levamos este pleito ao prefeito Álvaro Dias que autorizou prontamente, como mais uma iniciativa da prefeitura em apoio à revitalização da Cidade Alta”, destacou Sheila Freitas.

Na ocasião, foi solicitado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico, que seja analisada a possibilidade que de a área também possa servir como ponto de apoio da PM, especialmente para as ações de ronda noturna.

POLÍCIA MILITAR 

O Secretário Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, Coronel Francisco Araújo, destacou que “estão sendo empreendidos esforços coordenados com o objetivo garantir a segurança no Centro da Cidade”.

Entre os destaques, foi citada a instalação de uma base móvel da Polícia Militar no cruzamento das avenidas Rio Branco e João Pessoa, além de intensificação das rondas preventivas, tanto da Polícia Militar quando da Guarda Municipal. Também está em andamento a operação Madrugada Segura, que conta com ronda permanente no Centro da Cidade.

A Polícia Civil destacou a realização da Operação Sucata, que, por meio do trabalho da área de inteligência, conseguiu identificar receptadores de fiação furtada de estabelecimentos localizados no Centro da Cidade. 

“Foram apreendidas mais três toneladas em material furtado, neste último mês, além de fornos que eram utilizados para derreter os fios”, relatou o Diretor de Polícia da Grande Natal, Delegado Marcos Vinícius. Ele destacou que esta ação será continuada, com ações mensais em todos o estado.

Os representantes das Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) e Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) também fizeram um relato sobre os resultados das iniciativas desenvolvidas.

O presidente da Associação Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos, afirmou que os empresários e comerciários têm sentido a diferença. “É notório o trabalho que está sendo realizado. Já conseguimos avaliar a diminuição de ocorrência e uma presença forte das forças de segurança, dando apoio à atividade comercial que temos desenvolvido nesta área tão importante da cidade”, disse.

Assistência à população de rua

Um dos desdobramentos do grupo de trabalho será a estruturação de um plano de trabalho focado no desenvolvimento de políticas afirmativas de assistência social, desenvolvidas de forma integrada, com o objetivo de atender à população em situação de rua.

Participaram da reunião as seguintes entidades:

– 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM)

– 49ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Natal (49ª PMJ)

– Associação Viva o Centro

– Coordenadoria da Defesa da Mulher e das Minorias (Codimm/SEEC)

– Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc)

– Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep RN)

– Polícia Civil do Rio Grande do Norte

– Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN)

– Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas)

– Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap)

– Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed)

– Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semidh)

– Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes)

– Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas)

– Sindicato da Indústria de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBS)

www.96fm.com.br

Regulamentação dos professores de Artes Maciais e Esportes de Combate foi debatida na Câmara de Parnamirim

Regulamentação dos professores de Artes Maciais e Esportes de Combate foi debatida na Câmara de Parnamirim

Na manhã da última segunda-feira (10), por autoria do vereador Thiago Fernandes, a Câmara de Municipal de Parnamirim promoveu uma audiência pública para discutir a regulamentação do professor de Artes Maciais e Esportes de Combate. O evento iniciou às 9h e foi realizado no Plenário Dr. Mário Medeiros.

Estiveram presentes para a composição da mesa, além do vereador propositor, o vereador da Câmara Municipal de Natal, Hermes Câmara; representante do Desportivo Rio Grande, Anderson de Souza Araújo; presidente do SindiLutas e presidente da Federação de Lutas Olímpicas do Rio Grande do Norte, Carlos Alexandre dos Santos; e o professor de Jiu-Jitsu, Bruno Aguiar Gomes.

Durante o evento, o parlamentar da Câmara de Natal, Hermes Câmara, falou sobre o reconhecimento que deve ser dado aos professores de artes marciais que dedicaram anos de sua vida ao esporte. “Não é justo ser impedido de dar aula por uma questão de interpretação”, declarou Hermes. Além disso, o vereador parabenizou Thiago Fernandes pela proposição da audiência.

Carlos Alexandre, presidente do SindiLutas e presidente da Federação de Lutas Olímpicas do RN, pontuou que o principal objetivo da audiência é contribuir para que a regulamentação possa ser colocada em vigor, enfatizando a importância dos parlamentares que abracem a luta em prol da regularização das artes maciais.

Ao final do evento, o vereador Thiago Fernandes trouxe detalhes da legislação responsável pelo tema da audiência, ressaltando que a regulamentação permite que os professores de Artes Maciais sejam reconhecidos pelo Estado, além de permitir que os profissionais agreguem conhecimentos ao esporte a partir de suas vivências. “O intuito aqui é fortalecer o todo, estamos pensando no coletivo”, declarou Thiago.

Por Cida Ramos

VÍDEO: Trecho na Av. Felizardo Moura é adaptado pela STTU após afundamento de asfalto

Após o asfalto afundar e uma cratera se abrir nessa segunda-feira (10) na Avenida Felizardo Moura, próximo à Compal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) começou os trabalhos nesta terça-feira (11) para dar fluidez ao trânsito no local.

As faixas da via no sentido Zona Norte/Centro foram adaptadas com cones, como explica no vídeo acima o inspetor Carlos Eugênio.