CCJ debate, na Câmara, projetos importantes para Parnamirim

CCJ debate projetos importantes para Parnamirim
8ª reunião da CCJ

A 8ª reunião ordinária da Comissão Permanente de Constituição, Legislação e Redação Final (CCJ), ocorreu na última segunda-feira (3). Na pauta, nove projetos de lei foram distribuídos para os três relatores, assim como catorze foram votados. 

Entre os assuntos debatidos: instituição (no âmbito da rede municipal de ensino), o Programa Defesa Civil nas escolas; denominações dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – do bairro de Monte Castelo, de CRAS Pedro Fernandes da Silva; como também o CRAS, do bairro de Vale do Sol, de CRAS Suely Medeiros; e distribuição do projeto de lei 74/2024, que dispõe sobre a vedação de acesso para cargos de provimento em comissão de chefia, direção ou assessoramento, no município de Parnamirim, de pessoa condenada por prática de assédio moral. 

A reunião contou com a presença do presidente da CCJ, vereador Thiago Fernandes, do primeiro secretário, vereador Professor Ítalo, do segundo secretário, vereador Gustavo Negócio, da procuradora legislativa, Aglene Sotero, além de assessores parlamentares.

Para o presidente, Thiago Fernandes, o encontro é essencial. “Hoje, vamos deliberar mais alguns projetos de lei, tanto do executivo quanto do legislativo, fazendo as análises de legalidade e em caso de inconformidade, faremos  as solicitações aos autores”, conclui. 

A próxima reunião ficou agendada para o dia 17 de junho. As reuniões da CCJ são transmitidas pelo canal oficial do YouTube da Câmara de Parnamirim. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=PTD1uqHetqE

Lagoa de captação transborda e alaga Avenida Ayrton Senna em Natal

A lagoa de captação localizada no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e das Alagoas, no conjunto Pirangi, na zona Sul de Natal, transbordou após as fortes chuvas que caíram na cidade.

A água invadiu a pista e dificultou o tráfego dos veículos. Segundo moradores do bairro, há uma suspeita de que a bomba de água que serve para escoar o líquido não esteja funcionando.

A comerciante Istela Natali Batista, de 61 anos, diz que a situação só acontece quando há chuvas mais intensas. “A gente estava com esperança de não acontecer mais porque fizeram uma obra alegando que não ia mais acontecer isso. E, desde essa obra, é a primeira vez que faz isso”, contou.

Motoristas se arriscam em alagamento na Ayrton Senna. Foto: Magnus Nascimento

Ela lembrou que a obra era um encanamento e afirmou que a limpeza é precária na região. Com isso, há muita vegetação no entorno da lagoa. Além disso, ela diz que há uma “lixaria” [se referindo à grande quantidade de lixo] que se dirige à lagoa com o movimento da água.

O comerciante Paulo Roberto Poloni, 41 anos, tem uma empresa na região desde 2017 e afirma que a situação é “constrangedora”. Ele conta que “há cerca de dois anos não acontecia um alagamento na região”. Ele ouviu recentemente a informação de que a bomba que puxaria a água da lagoa para outro ponto estaria quebrada.

A reportagem manteve contato com a Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra), mas até o fechamento desta matéria não teve retorno por parte de algum representante da pasta. O espaço segue aberto para o esclarecimento.

Tribuna do Norte

O Diário dos secretários

Parnamirim sanciona novo Refis municipal; veja descontos - Tribuna do Norte

O Diário Oficial do município de Parnamirim, trouxe as exonerações dos secretários Homero Grec e Moniky Dasnaia de Farias. Na mesma edição veio também as nomeações de Rodolfo Cruz que irá comandar o Gabinete Civil, Gustavo Brendo dos santos e José Vieira Régis Júnior, como  Secretário Municipal de Cultura e Secretário Adjunto de Cultura (Semuc).

Essa reforma faz parte de uma exigência da Lei Eleitoral e também do novo desenho político administrativo da gestão Taveira, que aposta todas as suas fichas no talento desse novo time para concluir seu mandato em 2024.

Para ver o Diário Oficial, clique AQUI!

Bombeiros do RN resgatam mulher que caiu nas falésias de Pipa

Foto: divulgação

Militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte foram acionados na madrugada desta quarta-feira (5) para prestar socorro a uma mulher que perdeu o controle do veículo e caiu nas falésias da praia de Pipa, em Tibau do Sul.

Ao serem acionados por volta das 2h20 e chegaram no local com três equipes de salvamento, a mulher com idade aproximada de 40 anos, estava sozinha e fora do veículo próximo às pedras. O veículo, modelo Polo de cor prata, foi arrastado pela maré para dentro da água.

Os bombeiros tiveram dificuldade, mas conseguiram retirar a vítima para área de segurança, imobilizar e realizar os primeiros atendimentos com apoio do SAMU.

Ela foi conduzida pelo SAMU ao Hospital Clóvis Sarinho, em Natal.