SÃO GONÇALO RECEBE VACINAS CONTRA DENGUE E CONVOCA POPULAÇÃO PARA SEGUNDA DOSE

As novas doses estão disponíveis para aplicação do grupo de pessoas com idades entre 10 a 14 anos e receberam a primeira dose.

O setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 720 doses da vacina contra a Dengue em duas remessas. A primeira remessa foi recebida, na última quarta-feira (29), com 200 doses e nesta segunda-feira (3) o município recebeu mais 500 doses.

As doses com os imunizantes foram distribuídas no município e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Essas doses estão destinadas para aplicação do grupo de pessoas com idades entre 10 a 14 anos e que receberam a primeira dose.

A SMS informa à população que conforme o Ministério da Saúde envia as doses do imunizante contra a Dengue aos estados, o município recebe e faz a distribuição nas UBSs para ampliar a imunização. “Além das vacinas indicadas na campanha de vacinação contra a gripe, sarampo e pólio. A população deve comparecer às nossas unidades de Saúde e atualizar as vacinas disponibilizadas no SUS. Nossas unidades estão abastecidas e seguem vacinando toda população.” pontua Renata Nascimento, secretária de Saúde do município.

As equipes de vacinação segue atendendo à população para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adultos, no horário geral de atendimento das Unidades de Saúde de todo município de segunda à sexta-feira:

UBSs da zona rural: das 7h às 13h.
UBSs da zona urbana: das 7h às 16h.

“A secretaria de Saúde tem um trabalho sério e essencial na promoção da Saúde Coletiva do nosso povo. A prefeitura vem fazendo o trabalho dela em sintonia com o Movimento Nacional pela Vacinação, que tem como foco principal a retomada das altas coberturas vacinais em todo país e, claro, São Gonçalo do Amarante não vai ficar fora dessa luta. Por isso, peço à população que vá à UBS e se vacine! Proteja sua vida, proteja a vida da sua família!” Reforça, o prefeito Eraldo Paiva.

Saiba onde se vacinar em São Gonçalo do Amarante (RN):

zona urbana

AMARANTE – Centro de Saúde Amarante
Av. Maranhão, 2 – Conjunto Amarante

CENTRO – Centro de Saúde São Gonçalo
R. Tenente Manoel Cavalcante, 328 – Centro

CIDADE DAS FLORES – Unidade Básica de Saúde Cidade das Flores
Rua Flores do Campo, 37 – Cidade das Flores

CIDADE DAS ROSAS – Unidade Básica de Saúde Cidade das Rosas
Rua Sady Dantas Armstrong,S/N – Cidade das Rosas

GOLANDIM – Unidade Básica de Saúde Golandim I
Rua Alberto Maranhão, 22 – Golandim

Unidade Básica de Saúde Golandim II
Rua General Adjer Barreto,S/N – Golandim

GUAJIRU – Unidade Básica de Saúde Guajiru
Av. Maria de fátima magalhães, 54 – Guajiru

JARDIM LOLA – Unidade Básica de Saúde Humaitá
Rua Carlos Gomes,470

Centro de Saúde Jardim Lola
Rua Aurora, 1 – Jardim Lola

Unidade Básica de Saúde Mangueirão
Rua Cristo Rei, 32-A – Jardim Lola

NOVO AMARANTE – Unidade Básica de Saúde Novo Amarante I e II
Rua Bacharel Raimundo Mendes, 10 – Novo Amarante

SANTO ANTÔNIO – Centro de Saúde Santo Antonio
Av. Joaquim Rodrigues da Silva, 108 – Santo Antônio

SERRADA – Unidade Básica de Saúde Serrada
Rua Osvaldo Cruz, 25 – Serrada

SANTO ANTÔNIO – Unidade Básica de Saúde Novo Santo Antônio
RN 160, 1001 – Novo Santo Antônio

Unidade Básica de Saúde Novo Santo Antônio II
Rua Francisca Lins Rodrigues, 15 – Parque dos Ipês

Unidade Básica de Saúde Padre Sabino Gentili
Av. vice presidente José Alencar, 423 – Sto Antônio II

OLHO D’ÁGUA DO CARRILHO – Unidade Básica de Saúde Olho D’água do Carrilho
Rua Anizio Moura, 90 – Olho D’água do Carrilho

PADRE JOÃO MARIA – Unidade Básica de Saúde Padre João Maria
Rua São Judas Tadeu, 250 – Pe. João Maria

REGOMOLEIRO – Unidade Básica de Saúde Regomoleiro
Rua Parnamirim , 80 – Regomoleiro

JARDIM PETRÓPOLIS – Unidade Básica de Saúde Jardim Petrópolis
Rua das Grampolas, S/N – Jardim Petrópolis

SANTA TEREZINHA – Unidade Básica de Saúde Loteamentos
Rua Nsa. Sra. de Fátima, 499 – Santa Terezinha

zona rural

BARRO DURO – Unidade Básica de Saúde de Barro Duro
Rua Vereador Edson Coelho da Silva, 480

BELA VISTA – Unidade Básica de Saúde Bela
Vista
Rua Geraldo Monteiro, 1

GUANDUBA – Unidade Básica de Saúde Guanduba
Rua Severino Siqueira, 13 – Guanduba

IGREJA NOVA – Unidade Básica de Saúde Igreja Nova
Rua vereador Maurício Fernandes,125 – Igreja Nova

MAÇARANDUBA – Unidade Básica de Saúde Massaranduba
Rua Maria Tereza de Araújo, 8 – Massaranduba

POÇO DE PEDRA – Unidade Básica de Saúde Poço de Pedra
Travessa São Gonçalo, 167 – Poço de Pedra

RIO DA PRATA – Unidade Básica de Rio da Prata
Rua Rio da Prata, 2 – Rio da Prata

SERRINHA DE CIMA – Unidade Básica de Saúde Serrinha
Rua Principal, 111 – Povoado de Serrinha de Cima

URUAÇU – Unidade Básica de Saúde Uruaçu
Rua Paula Pagani, s/n – Uruaçu

A vida dá, nega e tira!

O advogado crimnalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay

Moro chega ao Supremo!

O Senador Sérgio Moro, que envergonhou a toga aceitando ser Ministro da Justiça do governo fascista que ajudou a eleger eleger ao prender ilegalmente o LULA , tinha como recompensa pelo ato ilícito, criminoso, ser nomeado Ministro do Supremo. A vida surpreende. Hoje ele chegou ao Supremo Tribunal: como réu!

No mesmo dia que uma procuradora da República, que ele chefiava na exdrúxula Operação lavajato, é punida pelo CNMP.

Eles terão uma longa caminhada de processos criminais. Vamos assegurar a todos os direitos constitucionais que eles negavam aos réus ao fazer política na República de Curitiba. Devido processo legal, ampla defesa e presunção de inocência. Que sejam recolhidos ao cárcere só após o trânsito em julgado das sentenças que , fatalmente, virão.

O trabalho que fizemos em defesa da Constituição,que eles desrespeitavam, têm que servir a eles.

La vie n’est pas un grand fleuve tranquile

Kakay

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira

Foto: Marcello Casal Jr.

Terminam na próxima sexta-feira (7) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta Gov.br. O prazo também vale para pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga por boleto, pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança até o dia 12 de junho. Os resultados de recursos sobre isenção da taxa foram divulgados no último dia 24, assim como de recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos que estavam isentos da taxa.

Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, em razão da situação de calamidade pública provocada pelas enchentes, a população terá um prazo extra para se inscrever no exame. Um calendário estendido ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Moradores de municípios gaúchos têm isenção da taxa de inscrição.

O exame
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado como a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da prova podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Estudantes que não concluíram o ensino médio podem participar do Enem na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Fonte: ABr

Prefeito de Parnamirim encaminha à Câmara projeto que prevê tarifa zero no transporte público municipal

Foto: Ana Amaral

O prefeito Rosano Taveira encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que propõe a implementação da tarifa zero no transporte público municipal. O documento foi entregue ao presidente da Câmara, Wolney França, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (3) no Centro Administrativo.

O projeto visa beneficiar a população de Parnamirim, permitindo o acesso gratuito ao transporte entre os diversos bairros da cidade por meio do sistema interbairros. Financiado com recursos do orçamento próprio, a iniciativa representa um passo importante para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

“Parnamirim será pioneira no Rio Grande do Norte ao implementar essa modalidade de transporte público. Estamos comprometidos em tornar a mobilidade urbana mais acessível e eficiente para todos os nossos munícipes”, afirmou o prefeito Taveira.

O professor Rubens Ramos, consultor da UFRN e da Funpac, presente na reunião, elogiou a iniciativa, destacando os benefícios que trará para a população e para o comércio local. “Este projeto representa não apenas uma conquista para os cidadãos de Parnamirim, mas também uma oportunidade de impulsionar a economia da região, especialmente o comércio de rua”, afirmou Ramos.

A proposta agora seguirá para análise e votação na Câmara Municipal, onde será discutida.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Saulo Tarso)
Foto: Ana Amaral

Defesa Civil emite alerta de alagamentos em Natal e região Leste do RN

A Defesa Civil, por meio do por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), emitiu um alerta de risco moderado para alagamentos em Natal e região Leste do Rio Grande do Norte. O aviso é válido para esta terça-feira (4).

Devido as chuvas que atingem a parte leste do Estado, a Defesa Civil notificou sobre o risco hidrológico, que são as inundações, enchentes e alagamentos. De acordo com o Cemaden, há previsão de chuvas ao longo do dia e não se descarta a possibilidade de pancadas de forte intensidade.

Segundo o centro, estas condições podem favorecer a ocorrência de enxurradas em locais com maiores declividades, inundações bruscas de pequenos córregos e alagamentos urbanos em áreas com drenagem deficientes.

www.tribunadonorte.com.br

Vereadores da Câmara de Natal rejeitam vetos a projetos de inclusão nas escolas

 

A Câmara Municipal de Natal apreciou nesta terça-feira (4) cinco vetos do Executivo Municipal e, dentre esses, dois que se referiam à inclusão de estudantes na rede municipal de ensino, foram rejeitados.

Os vetos foram direcionados aos PLs n° 120/2022 e 384/2021, do vereador Tércio Tinoco (União Brasil). “São projetos importantes para as crianças com deficiência nas escolas. Um pede a cassação do alvará daquelas escolas que negarem matrícula a esses estudantes. A outra é sobre a adoção do sistema ABA para alunos com autismo. Entendemos que são projetos de grande avanço para a inclusão na rede de educação”, disse o vereador.

Também foi derrubado veto ao PL n° 689/2021, da vereadora Brisa Bracchi (PT), que declara patrimônio cultural material do município o Teatro Municipal Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim. “Não faz sentindo vetar que o nosso teatro seja patrimônio material. A entrega da reforma está em atraso e estamos na expectativa para que seja entregue logo. Além da lei, temos um processo oficial de tombamento na Funcarte para que não haja nova proposta absurda de derrubá-lo”, destacou a parlamentar. 

Por outro lado, foram mantidos os impedimentos ao PL n° 151/2022, do vereador Aldo Clemente (PSDB), que obriga a restituição do pagamento efetuado em duplicidade aos consumidores; e ao PL n° 788/2023, do vereador Dickson Junior (PDT), que institui o selo empresa amiga do autista.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis

Caern rebate diretor de Comunicação da Prefeitura sobre buracos em Natal: “Há alinhamento junto ao executivo”

Foto: Reprodução

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) rebateu, por meio de nota, as acusações feitas pelo diretor de Comunicação da Prefeitura do Natal, Matheus Peres, em suas redes sociais, sobre a abertura de buracos nas ruas da cidade.

Em vídeo, Matheus afirma que a culpa pelos buracos nas ruas da capital potiguar são de responsabilidade da Caern. O membro da Comunicação da Prefeitura ainda questiona sobre qual seria a motivação da estatal para tomar essas medidas.

“O que tem motivado a Caern a abrir tantos buracos na nossa cidade? É isso mesmo, hoje as principais ruas e avenidas de Natal estão tomadas por buracos de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte”, publicou.

Em resposta, a Caern informou ao Portal 96 que atua em conjunto com a Prefeitura do Natal e todas as aberturas de buracos para manutenção possuem regulação por parte da Arsban, órgão municipal.

Confira a nota:

A Caern esclarece que as situações em que são abertas as vias para manutenção na rede de abastecimento e esgotamento sanitário são fechadas dentro dos prazos estipulados pela Agência Reguladora (Arsban) da Prefeitura do Natal, que fiscaliza e regula a Companhia.

A Companhia destaca ainda que possui um alinhamento junto ao poder executivo municipal, para o devido planejamento das ações preventivas de substituição de redes. O município indica que haverá recapeamento, como foi na Av. Felizardo Moura, Centro Histórico da Cidade Alta, Ribeira, região das praias urbanas e Av. Getúlio Vargas.

A população pode registrar as demandas através dos canais de atendimento que funcionam 24h por dia, para receber as solicitações da população, sendo eles: o teleatendimento 115, o app Caern Mobile, a Agência Virtual em caern.com.br ou pelo WhatsApp 84 98118-8400.

96 FM