É com grande expectativa de retorno à normalidade dos trabalhos, após o recesso, que a Câmara Municipal de Parnamirim se prepara para voltar às atividades legislativas, que estão previstas para ocorrerem no dia 2 de Fevereiro.
A Casa do Povo tem a satisfação de iniciar mais um ano trabalhando em prol da população parnamirinense.
Maternidade Escola Januário Cicco – Foto: Divulgação/MJEC/UFRN
Em 2023, a Ouvidoria da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN/Ebserh) recebeu 680 elogios, um aumento de 17% em relação ao ano anterior, que teve 581 registros positivos. O número coloca a MEJC em sexto lugar no ranking de instituições elogiadas do Poder Executivo, realizado pela plataforma Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU).
A MEJC, vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), também ficou entre as dez unidades da Rede Ebserh que registraram mais elogios do que reclamações. Em 2023, foram recebidas 1.304 manifestações de pacientes, acompanhantes, estudantes, alunos, residentes e profissionais de diferentes vínculos que atuam na maternidade. Desse total, foram registradas 386 reclamações e 29 denúncias, que representam cerca de 32% das manifestações, contra os 680 elogios, 52% do total.
Na maioria dos casos, os elogios estão relacionados à gratidão pela equipe que realizou determinado atendimento e ao reconhecimento entre colegas de trabalho. Todos os elogios recebidos são repassados para as chefias das áreas correspondentes, que compartilham a informação com a equipe e profissionais envolvidos. “É muito gratificante que a nossa Ouvidoria seja um canal para registro da satisfação dos nossos usuários em nosso serviço. Esses elogios são fundamentais para que os profissionais se sintam valorizados e reconhecidos, além de estimular os trabalhadores a manterem esse comportamento. Estar nesse ranking também reforça a importância social da nossa maternidade na cidade e no estado”, afirma a ouvidora da MEJC, Caroline Ferreira.
Nesse contexto, o reconhecimento em forma elogio pode ser alcançado pela busca diária por qualidade no atendimento. “Estamos sempre procurando melhorar a qualidade de nosso atendimento, tanto de forma profissional como humanizada aqui na Maternidade Escola Januário Cicco. Entendemos que esse ranking reflete o esforço diário, individual e coletivo dos colaboradores ao longo do ano. Portanto, esse reconhecimento reforça a nossa atenção e a motivação em cuidar dos usuários e dos acompanhantes que buscam a assistência de nossa Maternidade”, reflete a Superintendente substituta da MEJC, Sonia Maria de Medeiros Barreto.
Sobre a Ebserh
A MEJC faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Kenneth Smith foi condenado pelo assassinato de uma mulher, em 1998 (Crédito: Reprodução)
O detento condenado à pena de morte que havia sobrevivido à primeira tentativa de execução foi morto por inalação direta de nitrogênio na quinta-feira da última semana. Kenneth Smith estava preso no Alabama, nos EUA, acusado de matar uma mulher a mando do marido dela em 1988. O Estado afirmou que o processo seria o “mais indolor conhecido”, mas de acordo com o reverendo Jeff Hood, líder espiritual do preso, o presidiário agonizou por 22 minutos no que ele classificou como um “show de horror”. As informações são da Reuters e do The Independent.
A inalação por nitrogênio ocorre da seguinte forma, o detento é prendido em uma maca, e forçado a respirar o gás em seu estado puro, o asfixiando e privando do oxigênio. “O método de execução mais indolor e humano conhecido pelo homem”, afirmaram as autoridades americanas. A forma de pena de morte foi aplicada pela primeira vez no Alabama, e é considerada como tortura pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Kenneth Smith foi declarado morto às 23h25 no horário de Brasília, cerca de 29 minutos após o início da sessão. “A justiça foi feita”, afirmou o procurador-geral do Alabama, Steve Marshall, ao declarar que o estado fez algo histórico. O presidiário havia “escapado” da primeira tentativa de execução em novembro de 2022, após policiais não conseguirem encontrar uma veia boa o suficiente para aplicar uma dose de injeção letal.
A previsão das autoridades era de que Kenneth Smith perderia a consciência em menos de um minuto e morreria logo em seguida, entretanto, muitas testemunhas relataram que o homem sofreu por muito mais tempo. O reverendo Jeff Hood, conselheiro religioso do detento, afirmou que o homem permaneceu “lutando pela própria vida” durante 22 minutos. “Não vimos alguém ficar inconsciente em 30 segundos”, afirmou.
A Prefeitura de Parnamirim realiza hoje (27) uma super prévia do Carnaval no Litoral Sul potiguar. A praia de Pirangi recebe o trio de Durval Lélys, com concentração a partir das 19 horas na Praça São Sebastião e início do show programado para as 21 horas.
Durval animará os foliões num evento com acesso gratuito e percurso ao longo da avenida Márcio Marinho, no coração de Pirangi. Intérprete de vários hits icônicos, como Dança do Vampiro, Manivela, Quebra Aê e Com Amor, Durval é um dos artistas baianos mais prestigiados em todo o Brasil e promete embalar a melhor prévia do Carnaval do Rio Grande do Norte.
A abertura do Carnaval de Parnamirim 2024 (O Melhor Carnaval do Litoral – Pirangi/Pium) acontece dia 4 de fevereiro com Xanddy Harmonia e Taty Girl. Além dos grandes shows de artistas como Eric Land, Mano Valter, Michele Andrade e Revelação, a programação de 9 a 13 de fevereiro conta ainda com 36 atrações locais para agitar os polos na folia de momo.
Uma admiradora e amiga da família Marciano, foi fazer uma visita ao casal Raimundo e Tânia Negócio, em pleno sábado em sua residência no centro de Parnamirim.
Essa senhora, conhecida por Nazaré, ofereceu um chá e todos resolveram experimentar. E pasmem, ao invés de colocar o açúcar, ela castigou no sal e os donos da casa tomaram o chá amargo, dizendo que estava muito bom. Um repórter que também experimentou o tal chá, quando deu a primeira bicada gritou logo, “esse é o chá expulsa eleitor”. Quem tem coração e claro pressão, passou maus bocados na casa do velho marciano.
Nazaré ouviu de um eleitor dos Marcianos que ela estava trabalhando contra e daquele jeitos os eleitores não iriam chegar vivo até a eleição. E, o episódio serviu para darmos boas risadas.