Abin paralela: general fantoche?

Kakay pede aprofundamento das investigações.

Em um voo de Sevilha para Paris leio, estarrecido, o despacho do Ministro Alexandre de Moraes sobre a “Abin paralela .” A investigação trata de uma rede de proteção aos filhos do presidente Bolsonaro, da tentativa de fazer ligações falsas e criminosas de Ministros do Supremo com o PCC, de monitoramento ilegal de Ministros e Parlamentares e cidadãos, enfim, de uma organização criminosa que se apoderou do Estado. Boa parte do que ouvíamos sobre a bandidagem estruturada no governo Bolsonaro esta exposto na manifestação do Ministério Público e na decisão de Sua Excia o Ministro do Supremo.

É um momento grave da consolidação da democracia. As medidas, ainda que vigorosas, tomadas pelo Ministro do Supremo, não parecem suficientes para conter o verdadeiro ânimo golpista que ainda parece coordenar este grupo terrorista.

É necessário aprofundar as investigações- não estou afirmando que isto não está sendo feito- sobre o general que coordenava a Abin. É possível imaginar uma teia tão grave de insurreição sem o conhecimento do general Augusto Heleno?Afinal ele se dizia tão atento e pressuroso do seu poder. Era um general de fachada? Um fantoche? Tudo de tão grave passava sob suas barbas e ele desconhecia? Que general é este que desonra assim o exército brasileiro com uma incompetência brutal? Desconhecia tudo?Ou ele se apresenta como assistente de acusação ou vai deixar muito mal o exército.

É necessário aprofundar as investigações e dar uma satisfação à sociedade que acaba de resistir a uma tentativa de golpe de estado. Mais uma vez o Poder Judiciário, em regra patrimonialista e reacionário, assume a responsabilidade pela estabilidade democrática. Urge que o Congresso se manifeste pois , ao que consta, parlamentares foram criminosamente investigados. E todos nós, cidadãos que nos aliamos pela consolidação da democracia, temos que acompanhar e cobrar uma investigação desde escândalo. A democracia continua em risco. Até porque há uma sombra a ser desvendada de certo grupo do atual governo ter trabalhado para o não esclarecimentos dos crimes. Grave!

Por KAKAY

Festa do Padroeiro São Gonçalo do Amarante acontece neste final de semana no Parque das Fontes

Em um cenário de celebração vibrante, a Festa de São Gonçalo do Amarante promete agitar o fim de semana com uma programação social repleta de atrações musicais no recém-inaugurado Parque das Fontes. O prefeito Eraldo Paiva expressou entusiasmo com a festividade, afirmando: “Esta celebração, que homenageia nosso padroeiro, é um momento de alegria e confraternização que une nossa comunidade em torno de tradições valiosas.”

Na sexta-feira (26), a diversidade musical marca o evento com Veto Show e Eduarda Costa, seguidos pelo talentoso Kaio Sanfoneiro e o aguardado show da renomada cantora Michele Andrade. A noite de sábado (27) inicia com o encanto de Nelson Coelho, seguido pelo ritmo envolvente de Mc WS, culminando com a energia contagiante de Rafinha Rapaziada.

A festa não apenas proporciona entretenimento de qualidade, mas também destaca o potencial do recém-inaugurado Parque das Fontes como espaço para eventos culturais significativos. A comunidade é convidada a participar desse momento especial de celebração e alegria, fortalecendo os laços que unem São Gonçalo do Amarante.

Reservas hídricas do RN acumulam 50,74% da sua capacidade total, diz Igarn

A barragem Umari, em Upanema, acumula 223,80 milhões de m³, percentualmente, 76,43% da sua capacidade total, que é de 292,81 milhões de m³ | Foto: Divulgação/Igarn

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os mananciais responsáveis pela segurança hídrica das cidades potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (25), indica que o total acumulado nas reservas hídricas superficiais é de 2,215 bilhões de metros cúbicos, percentualmente, 50,74% da capacidade total potiguar, que é de 4,367 bilhões de m³. No mesmo período de 2023, o volume acumulado era de 1,910 bilhão de m³, correspondentes a 44,17% da capacidade total do estado. O RN iniciou o ano de 2024 com o melhor volume de água desde 2012.

De acordo com o Governo do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1,261 bilhão de m³, equivalentes a 53,17% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³. No dia 25 de janeiro de 2023 o manancial estava com 1,224 bilhão de m³, percentualmente, 51,60% da sua capacidade total.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do estado, acumula 349,47 milhões de m³, correspondentes a 58,27% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de m³. No mesmo período de 2023, o reservatório estava com 225,34 milhões de m³, equivalentes a 37,57% da sua capacidade total.

De acordo com o Governo do RN, a barragem Umari, localizada em em Upanema, acumula 223,80 milhões de m³, percentualmente, 76,43% da sua capacidade total, que é de 292,81 milhões de m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 168,16 milhões de m³, correspondentes a 57,43% da sua capacidade total.

A barragem de Pau dos Ferros, de acordo com o Governo do RN, acumula 38,35 milhões de m³, equivalentes a 69,92% da sua capacidade total, que é de 54,85 milhões de m³. No final de janeiro de 2023, o manancial estava com 36,75 milhões de m³, correspondentes a 67% da sua capacidade total.

A barragem de Poço Branco acumula 35,61 milhões de m³, percentualmente, 26,18% da sua capacidade total, que é de 136 milhões de m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 31,83 milhões de m³, equivalentes a 23,40% da sua capacidade total.

De acordo com o Governo do RN, a barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, acumula 710 mil metros cúbicos, correspondentes a 1,60% da sua capacidade total, que é de 44,42 milhões de m³. No mesmo período de janeiro do ano passado, o manancial estava com 2,11 milhões de m³, percentualmente, 4,75% da sua capacidade total.

O açude Boqueirão de Parelhas acumula 5,35 milhões de m³, correspondentes a 6,31% da sua capacidade total, que é de 84,79 milhões de m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 5,28 milhões de m³, equivalentes a 6,23% da sua capacidade total.

O açude Trairi, localizado em Tangará, acumula 7,76 milhões de m³, equivalentes a 22,03% da sua capacidade total, que é de 35,23 milhões de m³. No mesmo período de 2023, o manancial estava seco.

O Açude Dourado, localizado em Currais Novos, acumula 190 mil m³, percentualmente, 1,84% da sua capacidade total, que é de 10,32 milhões de m³. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 300 mil m³, 3% da sua capacidade total.

www.tribunadonorte.com.br

Parnamirim preparou esquema de recolhimento de lixo para Carnaval e veraneio

Em Parnamirim, a Prefeitura vai reforçar a coleta de lixo no período. A coleta domiciliar acontece todos os dias pela manhã, na orla e nas ruas de Pirangi, Pium e Cotovelo. A coleta de lixo nos demais bairros segue o calendário habitual, sem alterações, com o reforço de lixeiras em pontos estratégicos da cidade para facilitar o descarte de resíduos.

A Prefeitura também pede a colaboração da população para ajudar a manter a cidade limpa. É importante que os moradores coloquem o lixo nas lixeiras corretas e evitem jogar lixo nas ruas ou nas calçadas. A coleta de poda e entulhos será suspensa, retornando à normalidade na quarta-feira (14).

Algumas dicas para ajudar a manter a cidade limpa:

  • Caso não haja uma lixeira nas proximidades, leve seu lixo para casa;
  • Se for participar de um bloco de rua, leve um saquinho de lixo para descartar seus resíduos.

A Secretaria de Limpeza Urbana de Parnamirim está de plantão para atender denúncias de descumprimento, solicitações e tirar dúvidas pelo 3644-8452 ou do 97601-4280. Agindo com responsabilidade, todos podem contribuir para manter a cidade limpa e organizada durante o veraneio e o Carnaval.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Joel Câmara)
Foto: Ney Douglas

Evento inédito reúne música e cinema neste domingo, 28 de janeiro, em Natal

Foto: Pixabay

Projeto Sotaques do Choro promove show do Regional Choro da Terra e exibição do documentário musical sobre o grande flautista do choro, Plauto Cruz. Os amantes do choro podem comemorar: neste domingo, 28 de janeiro, Natal recebe o projeto Sotaques do Choro, que promove no Moviecom o show do Regional Choro da Terra seguido da exibição do documentário musical Plauto, um sopro musical. O evento, que estreia no dia 25 de janeiro em Salvador, visa criar um elo entre a música e o cinema, trazendo para a sala de exibição uma experiência única e inédita.

Promovido pela distribuidora Lança Filmes, Sotaques do Choro deve alcançar 20 cidades brasileiras realizando apresentações de artistas e grupos locais do estilo, disseminando um intercâmbio entre os amantes deste gênero genuinamente brasileiro, valorizando a cultura de cada região e contribuindo para o legado da história do Choro.

Em Natal o público poderá conferir a performance do Regional Choro da Terra. O grupo nasceu em 2016 em Natal a partir do encontro entre amigos com o desejo comum em divulgar e difundir o choro potiguar. Formado por Anchieta Menezes (Violão 7 Cordas), Raphael Almeida (Cavaquinho), Fernando Regis (Bandolim), Jonathas Marques (Clarinete) e David Silva (Pandeiro), tem como principal objetivo a manutenção do Choro como expressão da música popular brasileira, através da interpretação de clássicos e composições autorais do grupo. Lançado nas salas de cinema em 2023, Plauto, um sopro musical, apresenta a virtuosa trajetória de Plauto Cruz (1929 – 2017), uma das figuras mais renomadas do choro no Brasil. Mestre da flauta, iniciou a carreira na Era de Ouro do Rádio, acompanhando nomes como Ângela Maria, Orlando Silva, Elis Regina, Lupicínio Rodrigues, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves e Sílvio Caldas.

Dirigido por Rodrigo Portela, roteiro de Márcio Schoenardie e produção de Carlos Peralta, o documentário da Guarujá Produções usa elementos de ficção e musical, entrelaçando arquivos históricos com cenas ficcionais que reconstituem a notável jornada musical de mais de 40 discos gravados e 60 prêmios em festivais como flautista e compositor. O evento inicia às 10h30, com ingressos a R$ 17,00, à venda antecipadamente pelo link. O projeto segue para Maceió em 17 de fevereiro, Belém em 23 de fevereiro e em Aracaju em 29 de fevereiro.

Para mais informações, acesse https://www.lancafilmes.com.br/ Domingo, 28 de janeiro, 10h30 Moviecom – Praia Shopping – Av. Engº Roberto Freire, 8790, Capim Macio

Ingressos a R$ 17,00, à venda antecipadamente online – https://www.veloxtickets.com/Portal/Evento/cinema/natal/Plauto-um-Sopro-Musical/42257

Fonte: Assessoria de Imprensa Flor em Flor//LANÇA FILME

Carro derrapa e capota na BR-101 Norte; Passageira ficou ferida

Foto: Reprodução

Uma mulher ficou ferida na manhã desta quinta-feira (25) após o carro em que ela estava capotar na BR-101 Norte. O acidente aconteceu por volta das 8h30, em um trecho próximo ao município de Extremoz, na Grande Natal.

De acordo com informações repassadas para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro modelo Hillux seguia pela via, quando devido a chuva, o veículo acabou derrapando três vezes na pista, ocasionando o capotamento.

No momento, três pessoas estavam dentro do carro. Segundo relato dos ocupantes, eles vinham da cidade de São Miguel do Gostoso. A passageira que ficou ferida teve lesões leves e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Agentes da PRF foram deslocados para dar assistência às vitimas. O veículo ficou praticamente destruído e foi removido.

Novo Notícias