Operários encontram artefato explosivo enterrado em residência durante reforma em Capim Macio, na Zona Sul de Natal

Foto: Divulgação/PMRN

Operários encontraram um artefato explosivo na manhã desta segunda-feira (15) durante a reforma de uma residência no bairro Capim Macio, na Zona Sul de Natal. A bomba estava a cerca de 1,5 metro de profundidade.

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) da Polícia Militar foi acionado e, ao constatar se tratar de uma bomba ainda ativa, isolou a área e, em seguida, explodiu o artefato em segurança. Ninguém ficou ferido.

O Bope informou que vai realizar uma perícia com os restos da bomba para descobrir a origem dela. O laudo conclusivo será encaminhado para as Forças Armadas.

A bomba foi encontrada pelo operador de máquinas Enoque Martins e pelo ajudante de pedreiro João Henrique durante uma escavação.

Enoque contou que percebeu um “ferro” que atrapalhava a passagem da máquina e pediu para o ajudante de pedreiro tirá-lo do lugar.

“Ele viu, sentiu dificuldade para puxar, e bateu com a pá para deslocar do chão. Quando ele levantou, eu disse: ‘Rapaz, isso é uma granada’. Só que não era uma granada, era uma bomba”, contou.

João Henrique disse que achava, inicialmente, que o ferro que puxava era uma espécie de viga. Mesmo ao perceber que não era, ficou reticente sobre o que se tratava. “A gente não achava que era uma bomba, mas ligamos para o engenheiro, que acionou a polícia”, disse.

“Foi quando a gente soube, através de uma filmagem que a PM fez, que o explosivo ainda estava ativo”, contou o engenheiro Danilo Brito.

A residência em questão está sendo reformada para se tornar uma clínica veterinária para animais de rua. Ela fica na Rua Coronel Luciano Saldanha.

“Eu disse ao colaborador que ele pode não ter ganho na Mega da Virada, mas ele acabou de ganhar uma nova vida, porque ele poderia ter detonado aquele explosivo”, falou o engenheiro.

G1-RN

Secretaria de Cultura abrirá inscrições para Oficina de Dança em Parnamirim

Fotografia: ASCOM

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), informa que as inscrições para a Oficina de Dança estarão abertas, para alunos novatos, do dia 29 de janeiro a 9 de fevereiro deste ano. As oficinas serão todas gratuitas, ofertando aulas de Ballet, Capoeira, Hip Hop, K-pop, Maculelê, Dança Popular, e Dança Mix.

Os interessados poderão se dirigir à sede da Semuc, no setor de Coordenação de Dança, portando toda a documentação exigida.

Documentos necessários:

  • Identidade do aluno e identidade do responsável;
  • 2 fotos 3×4;
  • Laudo médico;
  • Certificado escolar;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de vacina infantil.

Secretaria Municipal de Cultura (Semuc)

  • Endereço: Av. Castor Vieira Régis, 610, Cohabinal – Parnamirim/RN;
  • Telefone: (84) 3644-8336;
  • Atendimento: as 8h às 11h e das 13h às 15h.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Jean Carlos Xavier)

 

Técnica de enfermagem se torna 1ª mulher condutora de ambulância do Samu/RN

Foto: Divulgação/ Sesap

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU/RN) inicia 2024 com um marco em sua história. A técnica de enfermagem Antônia Vanécia Fernandes tornou-se a primeira mulher a conduzir uma ambulância do serviço, que é a excelência em atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. A profissional, após ser aprovada no curso de formação, já iniciou sua atuação na base descentralizada do SAMU no município de Areia Branca.

“Nós, mulheres, não medimos forças, buscamos nosso espaço e somos capazes de atuar onde quisermos. Estar hoje na posição de primeira condutora do SAMU/RN é a certeza de que, quando nos esforçamos, com fé e força, somos capazes de realizar nossos sonhos. É muito gratificante fazer o que gostamos e eu amo a condução associada ao socorro prestado em cada chamado. O SAMU é uma escola para a vida, uma experiência única. Sinto um enorme respeito por todos os guerreiros que correm contra o tempo para salvar vidas e sou muito grata por poder contribuir com essa missão”, comemora Antônia Vanécia.

Atualmente o SAMU RN conta com aproximadamente 220 condutores de ambulância. Para se tornar a primeira mulher do estado nessa função, a técnica de enfermagem percorreu um longo caminho. Como pré-requisito básico e essencial para pleitear a vaga, foi necessário realizar com êxito o curso básico de Condução de Veículo de Urgência e Emergência, de 50 horas. Além disso, é necessário possuir carteira de habilitação D ou E e não ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.

A etapa seguinte da seleção consiste na realização do processo admissional, conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU/RN, na base de Macaíba. Esse processo é composto por provas teóricas e práticas de suporte básico de vida, prova de volante e de aptidão física. Após a conclusão dessas etapas, o candidato que comprovar sua aptidão vai cumprir os chamados “plantões sombra”, seis no total, com carga horária equivalente a um mês de trabalho. Se for aprovado, é finalmente considerado apto a exercer a função de condutor de ambulância. 

“Para nós do SAMU RN sermos pioneiro em contar com uma condutora de ambulância mulher no estado é uma satisfação enorme, porque demonstra que mesmo em uma atividade tradicionalmente masculina como essa, a mulher pode pleitear seu espaço e obter êxito, colocando por terra toda a narrativa de que a mulher tem que estar restrita a essa ou outra atividade”, destacou o coordenador administrativo do SAMU/RN, Caio Santos.

Tribuna do Norte

Allyson inicia obra para solucionar acessibilidade do Centro e beneficiar centenas de comerciantes

Após mais de uma década de promessas e impasses sobre a situação dos camelôs, na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito Allyson assinou a ordem de serviço para a tão aguardada obra do centro comercial de Mossoró.

O projeto garante não só um espaço novo para os comerciantes, mas também a acessibilidade nas calçadas do Centro da cidade.

O investimento na obra supera os R$ 10,5 milhões e faz parte do programa “Mossoró Realiza”. Mais de 300 boxes novos serão construídos, proporcionando oportunidades para os comerciantes locais que antes atuavam em camelôs no Centro. Assim como a revitalização da Praça da Independência, serão construídos outros espaços como bicicletário, praça de alimentação e disponibilidade de vagas para taxistas e mototaxistas, além de Posto da Guarda Municipal e Posto de Atendimento ao Turista.

Na oportunidade, o prefeito Allyson dialogou com comerciantes, ambulantes e flanelinhas, garantindo o compromisso com a transparência e a participação da comunidade.

“Essa iniciativa não é apenas uma obra física; é um projeto que visa realizar os sonhos dos comerciantes de Mossoró, promovendo o desenvolvimento econômico e fortalecendo os laços entre a administração municipal e a comunidade. O nosso trabalho, é fundamentado no diálogo e transparência”, disse o prefeito.

A construção do Centro Comercial resolve um impasse que dura décadas em relação a acessibilidade do Centro da cidade. Com um local adequado e moderno para os ambulantes e camelôs, a Praça da Independência e as calçadas ficarão livres para garantir a mobilidade de todos.

A VIDA DÁ, NEGA E TIRA

Foto: reprodução – O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay

Há muitos anos tenho corrido o Brasil fazendo palestras, participando de debates em rádios e televisões, escrevendo artigos para fazer uma denúncia: o Moro e seu bando de procuradores adestrados corrompiam o sistema de justiça e pressionavam os investigados a fazerem delações criminosas com intuito de instrumentalizar o judiciário com finalidade política. As delações eram claramente dirigidas e centenas de vezes eu denunciei este fato gravíssimo, criminoso. Sempre afirmei que , em uma delação dirigida o delator mente, omite, protege, acusa quem o juiz e os procuradores querem culpabilizar.

Há tempos atrás fui procurado pelo Tony Garcia. Disse a ele que , por princípio, eu não advogava para delatores, mas ouvi a história dele. Estarrecedora. Desvenda uma teia criminosa que certamente levará para o cárcere esta republiqueta de Curitiba. É muito impressionante a ousadia destes indigentes intelectuais.

Muita coisa ainda vai acontecer.

Eu, cuidadosamente, instrui o Tony Garcia e o orientei.
Vale acompanhar.

Kakay

Curta o Centro de Turismo de Natal

A Câmara Municipal de Natal convida você para conhecer os encantos do Centro de Turismo da nossa cidade. Das variadas compras durante o dia ao entretenimento noturno, há sempre uma surpresa agradável para os visitantes.

Venha descobrir Natal! Convide os amigos e familiares a explorarem nossa cidade, valorizando as riquezas locais.

A Câmara Municipal de Natal

 

Médico é encontrado morto no Hospital João Machado em Natal

Foto: reprodução

Um médico foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (15) no Hospital João Machado, em Tirol, zona Leste de Natal. De acordo com informações divulgadas, o corpo é de um cardiologista que foi encontrado na sala de repouso da unidade hospitalar.

Ainda não há conhecimento sobre a causa da morte do profissional, que também trabalhava no Hospital Rio Grande.