Confira a programação Super Verão Parnamirim 2024

Foto: Marciano Costa

Tudo pronto para o Open Beach Tennis, na praia de Pirangi! Acompanhe toda a programação deste fim de semana!

Sábado – 13 
8h – Torkfit
10h – Abertura
10h10 – Torkfit
11h – Macedoc (Com lançamento de música nova)
12h – DJ 
13h – Encerramento
Praia de Pirangi – Letreiro I love Parnamirim 
Uma parceria PAN 98 (@98fmnatal)

Sábado 13 
9h – Devocional e oração – Se Cuida Parnamirim
9h30 – Aula de Mobilidade
10h Ritmos
11h – Zumba
12h – Alongamento
13h – Ginástica
14h30 – DJ Cassiano Lima
15h – Banda Pretta
16h30 – Sergynho Pimenta
Praia de Pirangi – Marina Badauê
Uma parceria TV Ponta Negra (@tvpontanegrarn) e 95 FM (@95maisfm)

Sábado 13 
Segunda edição do projeto 60 + Verão com os idosos
A partir das 7h30
Calçadão Praia de Pirangi
Pirangi Open Beach Tennis – Torneio 
Quinta, Sexta, Sábado e Domingo 11, 12, 13 e 14

Quinta-feira 
A partir das 16h
Sexta, Sábado e Domingo 
A partir das 8h 
Praia de Pirangi – 
Próximo ao posto da Caern – 
Uma parceria Unimed (@unimednatal)

Domingo – 14 
Praia Acessível – Inclusão 
Praia de Pirangi
Contêiner Saúde – Vacinação Humana e Pet 
Quintas e sextas, das 15h às 18hs. 
Sábados e domingos, das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs.
Letreiro I Love Parnamirim.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Saulo tarso)
Foto: Marciano Costa

Petrobras alcança resultado histórico anual na taxa de queima em suas unidades de processamento de gás natural

A Petrobras alcançou em 2023 o melhor resultado histórico anual na taxa de queima de gás em tocha nas unidades de Processamento de Gás Natural vinculadas à Diretoria de Processos Industriais e Produtos da companhia, atingindo a marca de 0,16%. O indicador mede o percentual de queima de gás em relação à produção total das unidades.

O resultado traduz os esforços da empresa pela busca de operações com maior eficiência e menores emissões de gases de efeito estufa (GEEs), contribuindo com os objetivos estratégicos da Companhia, na busca constante pela excelência operacional, uma das frentes do nosso Programa Carbono Neutro, com impacto positivo ao meio ambiente e às pessoas.

Entre 2017 e 2023, houve uma redução de 78% no indicador, passando de 0,72% para 0,16%, evidenciando a consistência na queda histórica. Estima-se que essa melhoria ao longo do período seja correspondente a 971 mil toneladas de CO2 equivalente que deixaram de ser emitidas, considerando como referência as taxas do primeiro ano do período. Vale ressaltar que a capacidade total de processamento das plantas que passam por essa aferição é de 65,2 milhões de m3/dia.

Para o diretor de Processos industriais e Produtos da Petrobras, William França, o resultado alcançado reflete a integração entre a equipe técnica e os objetivos estratégicos da companhia. “Temos consciência do empenho da Petrobras em atingir níveis de excelência em sua performance, mas o alcance de uma marca assim também demonstra o quanto é importante para nós o que hoje é um dos principais objetivos da empresa, de promover uma transição energética justa”, comemora França.

O Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, ressaltou que a Petrobras reduziu em 39% suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) entre 2015 e 2022. “Medidas de ganhos de eficiência das operações como essa são fundamentais para atingirmos nossos compromissos de redução de emissões de forma mais efetiva e com menores custos”, comenta Tolmasquim.

Sobre a Tocha

A tocha, ou flare, não é uma unidade operacional, mas sim um importante sistema de segurança da unidade de processamento de gás. Sua função é evitar o descarte de gases inflamáveis ou tóxicos para a atmosfera, realizando a queima segura desses compostos.

Descarbonização das operações e investimentos em baixo carbono

A Petrobras tem um conjunto de metas de redução de emissões para médio e longo prazo (2025 e 2030), que envolvem 100% de suas atividades (escopos 1 e 2). Além de meta para redução de 30% das emissões absolutas operacionais em 2030 (base 2015), a Petrobras ambiciona neutralizar as emissões operacionais de gases de efeito estufa nas atividades em território brasileiro sob seu controle até 2050.

Recentemente, a Petrobras anunciou o Plano Estratégico 2024-2028, tendo como um dos principais direcionadores, preparar a empresa para um futuro mais sustentável, na busca por uma transição energética justa e segura no país, conciliando o foco atual em óleo e gás com a busca pela diversificação de portfólio em negócios de baixo carbono.

www.agencia.petrobras.com.br

Natal é a capital do Nordeste com maior número de adultos depressivos

Foto: Instituto Santos Dumont (ISD)

Atravessada por múltiplos fatores e frequentemente estigmatizada, a depressão é um transtorno frequente globalmente, afetando mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Não é diferente para o estado do Rio Grande do Norte. Em 2023, Natal registrou um percentual de 13,2% de adultos, cerca de 117 mil pessoas, com diagnóstico médico de depressão. O percentual é o maior dentre todas as capitais nordestinas, empatado com Fortaleza, no Ceará.

Os dados vêm da pesquisa Vigitel 2023, do Ministério da Saúde, e apontam para um aumento nos casos diagnosticados da doença. Em 2021, último ano em que o relatório havia sido divulgado, a capital potiguar apresentava um percentual de 11,8% de adultos com depressão, constatando-se um crescimento de 1,4% de diagnósticos em dois anos.

Segundo a pesquisa, no ano passado, as mulheres representavam a maior porcentagem, correspondendo a 17,3%, enquanto homens respondiam por 8,5% dos casos de depressão diagnosticados. Para Sarah Oliveira, preceptora psicóloga do Instituto Santos Dumont (ISD), existem alguns fatores facilitadores do diagnóstico. Ela considera que atualmente há uma procura maior por atendimentos terapêuticos, principalmente devido à pandemia, quando a conscientização sobre saúde mental foi um tópico frequentemente debatido.

“Temos os fatores contextuais, nossas histórias de vida, nossos contextos sociais, fatores socioeconômicos, o fator conhecimento, de saber que você pode buscar ajuda, tudo isso tem um peso muito importante. O aumento desses números, apesar de poder chocar, ao mesmo tempo significa que as pessoas estão buscando mais essa ajuda, então esse é um fator a ser levado em consideração”, explica.

A psicóloga acrescenta que a ausência de uma rede de apoio, aspectos que envolvem qualidade de vida individual e o adoecimento crônico são também características que aumentam a chance do desenvolvimento de uma doença mental.

Mesmo com os números indicando uma maior quantidade de pessoas buscando um diagnóstico, Oliveira reforça que ainda existem barreiras neste percurso. O acesso à rede de atenção psicossocial, apesar de ser garantido por lei, apresenta dificuldades. Há uma demanda alta de pacientes, acima da capacidade de atendimentos, o que, para a profissional, implica em um cenário de subnotificação de diagnósticos e representa um dos principais obstáculos para o cuidado de pessoas com depressão.

Sarah avalia que são comuns “casos em que o acesso à psicoterapia aconteça com menos frequência do que o necessário, ou que o diagnóstico seja dado por outras especialidades. O usuário não consegue chegar ao psiquiatra para que se iniciem outros tipos de intervenções. Quando o usuário continua exposto ao que influencia esse transtorno, isso se torna uma dificuldade a mais quando essa pessoa começa, eventualmente, a intervenção”.

Novo Notícias

Pais de bebê morto dentro da barriga da mãe por erro médico no RN receberão indenização de R$ 75 mil e pensão mensal

Foto: Ilustrativa

Os pais de um bebê que morreu ainda dentro da barriga da mãe em um hospital de Mossoró, no Oeste potiguar, receberão indenização de R$ 75 mil e pensão mensal no valor de 2/3 do salário mínimo até o momento que o filho completaria 25 anos de idade. A partir de então, o valor será reduzido para 1/3 até a data em que ele completaria 65 anos, ou até o falecimento dos pais.

A decisão foi tomada pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que negou recurso interposto por uma associação que presta serviços na área da saúde em Mossoró e manteve a condenação dela e do Município.

De acordo com a mãe, o erro médico foi a demora na realização do seu parto, resultando na morte do bebê. Ela afirmou em juízo que chegou ao hospital com a bolsa gestacional já rompida, mas só foi encaminhada ao centro cirúrgico para a realização do parto cesariana 18 horas depois.

Ela ainda acrescentou que, antes da realização do parto, não foram feitos os exames médicos, que podem indicar alterações na saúde da mãe ou da criança.

No recurso, o Município de Mossoró argumentou que a morte do bebê aconteceu devido as reações imprevisíveis do corpo humano, que nem sempre podem ser controladas pela medicina. “Inexistindo, deste modo, demonstração de que o dano sofrido tenha decorrido de atuação irregular da conduta dos profissionais, uma vez que os procedimentos adotados foram os usuais em casos semelhantes, ficando afastada a responsabilidade civil”.

Portanto, alegou que não devem ser responsabilizados por compensar a mãe pelo ocorrido, pois não há ligação clara entre o dano sofrido e as ações do município. O Município solicitou a revisão da sentença para que seja excluído de qualquer responsabilidade, ou a redução do valor da indenização fixada.

A associação sustentou que não foi possível comprovar, de fato, se houve qualquer relação entre a causa da morte e as ações tomadas pelo hospital. Defendeu também que não há evidências suficientes nos autos que possam provar qualquer ligação direta entre a causa da morte e os serviços prestados por ela. Pediu a revisão da sentença, julgando a demanda improcedente.

Relação entre a morte e falha no serviço
Para o relator do recurso no TJ, desembargador Claudio Santos, não restaram dúvidas quanto à má prestação do serviço que resultou na morte do bebê no momento do parto.

Ele levou em consideração em seu voto o parecer do especialista levado aos autos, onde destacou que “não houve avaliação da vitalidade fetal adequada (ausculta de batimentos cardiofetais em uma frequência ideal, realização de cardiotocografia, perfil biofísico fetal e/ou doppler)”. Tal informação, segundo o desembargador, confirma a ligação direta entre a falha na prestação do serviço e a morte do filho dos autores.

“Dessa forma, tem-se que a conduta censurável dos agentes públicos que atuaram no atendimento prestado à parturiente na situação narrada foi o fato determinante para a configuração do dano, qual seja, o óbito do nascituro, restando caracterizado o nexo de causalidade a ensejar a responsabilização dos demandados e a consequente reparação de cunho moral pelo prejuízo advindo da falha na prestação do serviço ofertado”, destacou.

G1 RN

CARNAVAL 2024: prefeituras e produtores de eventos têm até quarta (17) para informar sobre trios e cargas

Foto: Canindé

Neoenergia Cosern alerta para importância dos prazos e do envio correto das informações para reforçar segurança da população e fornecimento de energia; Comunicação pode ser feita via WhatsApp (3215-6200)

As prévias de carnaval vão começar no próximo final de semana em muitas cidades. Para a maioria dessas festas são necessárias ligações provisórias de energia elétrica com o objetivo de abastecer a iluminação cênica, barracas, tendas, palcos, avenidas pelas quais os trios elétricos passam e áreas de dispersão do público.

A Neoenergia Cosern lembra que encerra na próxima quarta-feira (17) o prazo para prefeituras e organizadores de eventos informarem à distribuidora detalhes importantes como altura de trios elétricos e demanda de carga que vai ser necessária para realizar as festas – desde que não seja necessário a realização de obras na rede elétrica. No caso das prefeituras, a distribuidora já enviou cartas reforçando esse pedido desde o início de novembro do ano passado.

“Todas as ligações provisórias exigem atenção e só devem ser feitas por profissionais da Neoenergia Cosern. Além disso, elas dependem de uma avaliação técnica minuciosa e isso requer que os prazos estabelecidos pelos órgãos de controle sejam seguidos à risca”, destaca Givanildo Batista, gerente do Departamento de Grandes Clientes da Neoenergia Cosern.

O fornecimento provisório de energia elétrica atende eventos e festividades de duração inferior a 30 dias. Para atendimento da ligação provisória, faz-se necessário realizar a solicitação através de um formulário, que deverá ser preenchido com antecedência mínima de três dias úteis, sendo o atendimento condicionado à disponibilidade de energia e potência. Não é permitido um período de ligação provisória superior a 30 dias.

O envio das informações e o pedido de ligação provisória pode ser feito diretamente no Portal de Clientes Corporativos da Neoenergia Cosern (www.clientescorporativos.neoenergiacosern.com.br) ou pelo WhatsApp (84- 3215-6200).

Blog do BG

Coca-Cola anuncia investimento de R$ 80 milhões no RN

Foto: Humberto Lopes

Em reunião com a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, durante a última quinta-feira (11), o Grupo Solar Coca-Cola anunciou um investimento no valor de R$ 80 milhões no Estado e previsão 100 novos empregos diretos. O aporte financeiro será distribuído no período de cinco anos, com previsão de R$ 18 milhões somente em 2024.

Hoje, o Grupo Solar é a segunda maior fabricante de Coca-Cola no Brasil. São 13 fábricas, incluindo a unidade potiguar, empregando 18 mil colaboradores. As vagas serão direcionadas para a fábrica localizada no Distrito Industrial de Macaíba, na região metropolitana de Natal. Atualmente a empresa já condiciona 700 empregos diretos.

O diretor presidente da Solar Coca-Cola, André Salles, executivo com 20 anos de experiência no setor de bebidas e alimentos, detalhou que o grupo segue ampliando os investimentos em sustentabilidade na produção diária. “Estamos levantando a bandeira da sustentabilidade, diversidade e inclusão, desenvolvendo uma série de projetos para fortalecer nossas relações no Rio Grande do Norte”, informou.

A conexão entre o Rio Grande do Norte e a Coca-Cola já é antiga. A primeira planta de produção da bebida foi instalada em Parnamirim, na Base Aérea, durante a estadia das tropas dos Estados Unidos no período da Segunda Guerra Mundial.

Tribuna do Norte

O tempo do poder judiciário

O tempo do poder judiciário

No último domingo, estava assistindo ao excelente documentário sobre o  8 de janeiroquando fui surpreendido com uma afirmação do ministro Alexandre de Moraes sobre 40 financiadores que teriam tido contra eles medidas cautelares. Na mesma hora, fiz uma mensagem para os editores do programa. Acompanho as investigações de perto, tanto quanto possível, e tenho escrito sempre cobrando ações exatamente contra os financiadores, os políticos, os militares e a família Bolsonaro. Será que tinha passado despercebido? Como já era 1h da madrugada, pensei em ligar para as jornalistas no dia seguinte. Ao acordar, às 6 horas do dia 8, deparei-me com a notícia de que tinha sido iniciada a 23ª fase da Operação Lesa Pátria e que os alvos eram exatamente os patrocinadores: 46 deles.

Ou seja, imaginei eu: como o ministro Alexandre já tinha determinado as medidas cautelares quando gravou para o documentário, ele anunciou que eles seriam o objeto antes da deflagração da operação, que demora mesmo um tempo até ser levada a cabo. Infelizmente, parece que os alvos não foram os grandes detentores do poder econômico, mas foi um avanço.

Mas essa questão me fez desenvolver um raciocínio que entendo ser absolutamente importante. Há uma inegável preocupação, um mal-estar até, pelo fato de terem sido presos, processados e condenados quase tão somente os pretendentes a “aprendizes de terrorista” , no dizer do ministro Barroso. Revendo as falas do Ministro Alexandre de Moraes, certamente quem mais conhece os detalhes de toda a Operação, ele faz questão de afirmar, com seu jeito categórico de ser, que as investigações estão se dando sobre todos os que tiveram responsabilidade nos atos golpistas.

Em seu discurso, no ato em defesa da Democracia que se deu em 8 de janeiro, no Salão Negro do Congresso – Democracia Inabalada -, ele fez questão de frisar: “Impunidade não representa paz nem união. Absolutamente todos aqueles que pactuaram, covardemente, com a quebra da Democracia e a tentativa de instalação de um Estado de exceção serão devidamente investigados, processados e responsabilizados na medida de suas culpabilidades”. E continuou, “apaziguamento também não representa paz nem união”.

Esse foi o tom de toda a cerimônia, sintomaticamente convidada e organizada pelos Três Poderes da República. Foi muito simbólico que o convite tenha sido assinado pelo Presidente da República, Lula, pelo Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, e pelo Presidente do Poder Judiciário, Luís Roberto Barroso. E que o evento tenha contado com a presença firme do atual procurador-geral da República, que fez um discurso comprometido com uma atuação republicana.

Ao encerrar a solenidade, Lula definiu por todos o sentimento dos democratas: “Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a Democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas” . Enquanto isso, ao fundo, as pessoas entoavam um grito de: “sem anistia”.

Ou seja, é uma questão de tempo. E o tempo do Judiciário não é o mesmo das nossas angústias e ansiedades. Tem que ser feita uma investigação séria, bem fundamentada e com respeito a todos os direitos e garantias constitucionais dos golpistas acusados. Se adotarmos os métodos da barbárie, os bolsonaristas terão vencido.

É bom saber que a hora do acerto de contas com o Brasil e com a Democracia está chegando. Como bem lembrou o procurador-geral, Paulo Gonet, citando Shakespeare, na peça A Tempestade, “O que é passado é prólogo”.

Fonte: ig último segundo