Polícia Federal prende no aeroporto internacional Aluízio Alves casal que traficava cocaína para Europa

Foto: Cedida – Policia Federal

A Polícia Federal prendeu em flagrante um amazonense de 28 anos e uma paraense de 25 anos, suspeitos de tráfico internacional de drogas. Com eles a  policia encontrou   2,74 kg de cocaína embutida na estrutura de uma mala que seguiria para a Europa.

A ação aconteceu no último dia (02),  quando os policiais realizavam uma inspeção de rotina e observaram que a mulher ultimava procedimentos para embarcar com destino a Espanha. No momento que ela fazia o check-in, se fazia acompanhar de um homem, sendo que apenas ela viajaria, porém ao serem informalmente entrevistados ambos apresentaram uma história pouco convincente, o que fez com que os policiais desconfiassem que ela pudesse estar tentando embarcar com drogas na bagagem.

De imediato, os cães da PF foram acionados e, ao  identificarem a mala despachada pela passageira, logo a substância entorpecente foi encontrada.

A mulher então disse que havia sido “contratada por telefone” por um desconhecido em Manaus/AM, onde mora, para levar a mala para a Espanha, cuja bagagem lhe seria entregue numa pousada da zona sul de Natal. Já o homem preso em sua companhia, também veio de Manaus e ambos ficaram hospedados no mesmo estabelecimento.

No momento em que foi abordado pelos policiais, ele disse que acompanhava a mulher para “auxiliar no seu embarque” e confessou que teria lhe entregue a mala, afirmando, por sua vez, tê-la recebido das mãos de um motorista de aplicativo “desconhecido”. Tanto ele, quanto ela, alegaram não saber que transportavam droga.

Com a dupla foram ainda apreendidos: documentos, celulares, passagem aérea, 890 euros e 5 mil reais.

Autuados com base na Lei Antidrogas, eles passaram por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia e em seguida foram transferidos para o Sistema Prisional do Estado, à disposição da Justiça.

Somente em 2023, quatro brasileiros e um cidadão estrangeiro foram presos em flagrante ao tentar embarcar com substâncias entorpecentes no aeroporto Aluízio Alves.

www.pontanegranews.com.br

Prefeitura divulga programação especial para ‘Semana da Criança’ em Natal; confira

Foto: Alex Régis
Brincadeiras, música, vacinação, esporte e lazer estão na programação especial divulgada nesta quarta-feira (04), pela Prefeitura do Natal para a “Semana da Criança”. As ações serão gratuitas e acontecem no período de 07 a 12 de outubr, distribuidas entre a Estação Cidadania, na Zona Norte, e a Praça Pedro Velho, zona Leste da capital.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover, no próximo sábado (07), o “Dia D de Vacinação” com atualização de carteira de vacina para o público alvo entre 0 e 15 anos. A vacinação vai acontecer nos Shoppings Midway Mall, Partage e Via Direta, contendo também uma programação local para as crianças com direito a espaços kids, distribuição de balões e pintura artística.
Confira a programação:
07 de Outubro – Estação Cidadania (Zona Norte)
Palco
15h – Dança Kids
15h45 – Bisteca e Bochechinha
17h30 – DJ DKset infantil
Volante na praça
15h – Personagens infantis
16h – Orquestra do Papão
Atividades
15h – Feira de artesanato
15h – Dança Kids
15h – Espaço Kids
16h – Oficina de artes marciais
16h – Mini cidade de trânsito
12 de Outubro – Praça Pedro Velho (Zona Leste)
Tarde na praça em Edição Especial Dia das Crianças, às 15h
Palco
10h – Mágico Rian
13h – Palhaço Piruá
15h – Ladrões do Sorriso
17h – Orquestra do Papão
Atividades na estação
15h – Espaço Kids
17h – Oficinas Esportivas
17h – Artes Marciais
Por Tribuna do Norte

Minirreforma eleitoral: Senado adia votação, e regras não valerão para eleições municipais de 2024

O Senado decidiu adiar a votação da minirreforma eleitoral – e, com isso, as regras previstas nos textos não estarão em vigor nas próximas eleições municipais, em outubro de 2024.

A decisão foi anunciada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), apontado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como futuro relator da proposta. Oficialmente, porém, a designação ainda não ocorreu.

“A minirreforma eleitoral não será votada pelo Senado nesta semana, o que inviabiliza sua aplicação para as eleições de 2024. O Senado preferiu se dedicar com mais profundidade ao Código Eleitoral, já sob minha relatoria, e fazer uma reforma eleitoral mais ampla e consistente”, escreveu em uma rede social.

As eleições de 2024 acontecerão no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês. A Constituição prevê que as regras não podem ser alteradas a menos de um ano da votação.

Ou seja: a minirreforma só valeria em 2024 se fosse aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até esta sexta (6), o que não vai acontecer.

Entre as principais mudanças que a minirreforma pretendia implementar estavam:

  • compartilhamento de campanhas entre partidos diferentes
  • proibição de candidaturas coletivas
  • obrigatoriedade de transporte público gratuito nas eleições
  • flexibilização do uso de recursos públicos pelos partidos
  • cotas para candidaturas de negros e mulheres
  • cotas para vagas de mulheres e negros no Legislativo
  • menos tempo de inelegibilidade para políticos condenados

Para especialistas e para críticos da minirreforma dentro do Congresso, as regras poderiam prejudicar a diversidade de candidaturas e amenizar punições para partidos e candidatos.

Fonte: G1

Mossoró tem saldo positivo na geração de empregos pelo 6º mês seguido, aponta CAGED

Por: Solange Santos – Foto: Arquivo | Secom/PMM

A Prefeitura Municipal de Mossoró registra pelo sexto mês consecutivo saldo positivo na geração de empregos diretos e indiretos. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (2), através do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mossoró também é destaque pelo quarto mês consecutivo como o município do Estado do Rio Grande do Norte a gerar o maior número de empregos em números absolutos. Conforme os dados do Caged, o saldo de empregos registrado em Mossoró representa mais de 40% do saldo positivo do estado.

Ao todo, Mossoró registrou em agosto deste ano saldo de 1.409 empregos. O setor que mais se destacou foi o da agropecuária com 793 novos postos de trabalho, seguido pelo setor do comércio com 381 e o de serviços com 220 novos empregos.

Na última semana, a rede de supermercado Assaí Atacadista iniciou suas atividades em Mossoró, gerando centenas de empregos diretos e indiretos. Já nesta semana, a empresa de telemarketing AeC abriu mais 600 vagas de emprego na unidade em Mossoró. São números que contribuem diretamente para o crescimento do Município em geração de empregos.

A parceria entre a Prefeitura de Mossoró e empresas tem gerado bons frutos. “O Município de Mossoró está de portas abertas para quem quer investir e empreender. Temos dado nosso total apoio em todo o processo de instalação de novas empresas na cidade, como é o caso do Assai Atacadista, que visitamos a obra desde seu início e pudemos participar de sua abertura recentemente. Estamos de mãos dados em nome do crescimento e desenvolvimento de Mossoró”, destacou o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra.

Fonte: prefeitura de Mossoró