Vídeo: saiba como funciona a OUVIDORIA na Câmara Municipal de Parnamirim

O “Fala Ouvidoria” é o mais novo quadro da rede social da CMP, trazendo uma série de vídeos com informações sobre esse setor tão essencial da nossa Casa Legislativa.
Confira o vídeo abaixo, e entenda o que significa uma manifestação e como fazer a sua. Fala, que a Casa do Povo te escuta!

 

Cemitérios estão prontos para receber familiares no Dia de Finados em Parnamirim; confira cronograma das missas

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Saulo Tarso) Fotos: Ana Amaral e Ney Douglas

Na próxima quinta-feira (2) será a data para as famílias celebrarem a saudade de seus entes queridos que já faleceram. A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), preparou os cinco cemitérios municipais para que todos possam prestar suas homenagens. Os serviços contemplam capina, roçagem, limpeza de espaços internos das ruas, poda das árvores do entorno, pintura, revitalização das calçadas, manutenção da iluminação em led e dos banheiros.

Além da parte estrutural, a prefeitura preparou uma programação especial com celebração de missas nos cemitérios São Sebastião e em Nova Esperança. As atividades religiosas são importantes, pois proporcionam um momento de oração e reflexão a todos os visitantes. Os cemitérios municipais de Pium, Pirangi do Norte, Santa Terezinha (Nova Esperança), São Sebastião (Monte Castelo) e Parque Nova Esperança funcionarão no Dia de Finados das 6h às 20h.

Confira o cronograma das missas:

6h – Monte Castelo – Cemitério São Sebastião

7h – Centro – Matriz

7h30 – Nova Esperança – Capela Santa Teresinha

9h – Monte Castelo – Cemitério São Sebastião

12h – Monte Castelo – Cemitério São Sebastião

15h – Monte Castelo – Cemitério São Sebastião

15h – Nova Esperança – Capela Santa Teresinha

16h30 – Nova Esperança – Cemitério Novo

18h – Monte Castelo – Cemitério São Sebastião

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Saulo Tarso)
Fotos: Ana Amaral e Ney Douglas

Câmara de Natal homenageia cerimonialistas

Foto: Verônica Macedo

“A solene das solenes”, assim definiu a vereadora Julia Arruda a sessão realizada pela Câmara Municipal de Natal, na noite da última segunda-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), de propositura dela e em alusão ao Dia do Cerimonialista, comemorado em 29 de outubro.
 
“Dentre todas as sessões solenes que promovemos ao longo do ano, essa sempre ocupa um espaço especial, uma vez que temos a oportunidade de reconhecer os responsáveis por tornar os eventos bem sucedidos”, disse a vereadora. Desde 2013, através da lei 6.383, de autoria de Julia Arruda, Natal celebra o Dia Municipal do Cerimonialista a cada 29 de outubro. “Essa lei muito me orgulha, por entender a relevância desta categoria para a sociedade. Muitas vezes, as pessoas se deparam com eventos muito bem organizados, mas desconhecem o real caminho para se chegar naquele resultado”, ressaltou. 
 
“Antes de arrumar o palco, nosso trabalho começa com muita coleta de informações e reuniões de planejamento. Há muito esforço de equipe envolvido para realizar momentos especiais e irretocáveis, evitando incidentes. Para isso, o cerimonialista também precisa de equilíbrio emocional, para lidar com situações que possam vir a ser conflitantes”, contou Laisy Cabral Miranda, cerimonialista da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) há sete anos e uma das 13 profissionais homenageadas.
 
Para o chefe do cerimonial do Governo do Estado e presidente da Confraria dos Cerimonialistas do RN, João Batista Santana: “O profissional de cerimonial é aquele que está empenhado, dedicando tempo, esforço e talento para que sonhos se realizem, assim como os desejos dos anfitriões que o encarregaram de organizar tal evento. Dito isso mais uma vez, agradeço à Câmara Municipal de Natal que aplaude o trabalho do cerimonialista”, definiu e agradeceu.
 
Durante a sessão solene, a Câmara Municipal de Natal também homenageou 16 personalidades “amigos e amigas do cerimonial”, entre os quais estavam jornalistas, fotógrafos, gerentes de espaços para eventos, entre outros.
 
Regulamentação 
 
O presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Cerimonial (ABPC), Marcello Gilbertoni, e o vice-presidente da ABPC – Região Nordeste, Pádua Martins, também agradeceram à iniciativa da CMN, através da vereadora Júlia Arruda, e destacaram que a profissão de cerimonialista está mais perto que nunca de ser regulamentada, com projeto de lei aguardando ser votado no Senado, já tendo passado pela Câmara Federal. 
 
Eles esclareceram que sendo regulamentada, a formação de novos profissionais passará a ser por graduação em nível superior. Por enquanto, a qualificação se dá por cursos respaldados pela ABPC. 

Texto: Ilana Albuquerque
Foto: Verônica Macedo

Crianças de 6 meses a 5 anos serão obrigadas a tomar vacina contra a Covid-19 no Brasil

Vacina será obrigatória para crianças de até 5 anos
Vacina será obrigatória para crianças de até 5 anos Hannah Beier/Reuters

O Ministério da Saúde incluiu a vacinação contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunização (PNI). Com isso, a aplicação passa a ser obrigatória no caderno de vacina dos 6 meses até os 5 anos de idade a partir de 2024. A mudança foi anunciada pela pasta nesta terça-feira (31). Em caso de descumprimento, há previsão legal de aplicação de multas e até perda de benefícios sociais, como o Bolsa Família. 

“Quando a vacina passa a ser incorporada ao calendário, como há obrigatoriedade, vai ter durante a matrícula escolar a necessidade de olhar se a vacina está lá”, afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. Há estados, como é o caso de São Paulo, que condicionam a matrícula à apresentação da carteira de vacinação de menores de 18 anos.

A vacina também fará parte do calendário anual e vai ser aplicada no grupo prioritário. Nesse rol estão pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e a população privada de liberdade. 

As mudanças seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo Maciel, a orientação é para que as pessoas que estão incluídas no grupo prioritário procurem os postos de vacinação para a aplicação da dose bivalente, caso ainda não tenham feito o reforço neste ano. A ideia é que, assim como a vacina contra gripe, haja a atualização do imunizante de acordo com as cepas que estão circulando. “É uma doença que estará entre nós”, alertou a secretária. 

Covid longa

A secretária de Vigilância em Saúde também anunciou a realização de um estudo sobre as sequelas prolongadas de quem foi infectado pelo vírus da Covid. A ideia é entrevistar 33 mil pessoas a partir de novembro deste ano para poder entender melhor os efeitos da chamada Covid longa.

Segundo Maciel, os primeiros dados devem ser anunciados até o fim do ano e vão dar “elementos para a criação de políticas públicas” voltadas para essas pessoas. O estudo será coordenado pelo pesquisador Pedro Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas. 

Por R7

Semana do Servidor teve feirinha e práticas integrativas e complementares em saúde

O presidente da Casa, vereador Wolney França, além dos vereadores Irani Guedes, Gabriel César, Michael Borges e Marquinhos da Climep prestigiaram a feirinha de microempreendedorismo, que contou com estandes organizados por microempreendedores de diversas categorias, como gastronomia, confeitaria e papelaria, no Plenarinho profa. Eva Lúcia.

Já entre as atividades realizadas referentes às práticas integrativas, estão o reiki, a auriculoterapia e a ayurvédica. Servidores e servidoras foram agraciados com as abordagens terapêuticas, que visam o benefício da saúde física e mental. 

Segundo o Ministério da Saúde, “uma das ideias centrais dessa abordagem é uma visão ampliada do processo saúde e doença, assim como a promoção do cuidado integral do ser humano, especialmente do autocuidado”.

Mais informações sobre a PICS em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pics

Câmara Municipal de Parnamirim
Fonte: Malu Figueiredo – Ascom/CMP

MP pede acolhimento e registro de recém-nascida abandonada em caixa de sapato

Foto: Reprodução/TV Ponta Negra

A Polícia Civil de São José de Mipibu ainda vai investigar o caso de um bebê do sexo feminino, que foi abandonado dentro de uma caixa de sapato, na área do rio Taborda, Zona Rural do município de São José do Mipibu. O caso foi registrado na noite do sábado (28).

Até lá, muito foi especulado sobre quem irá adotar a criança, mas os trâmites para a adoção não é simples. Como explicou a promotora da infância de Parnamirim, Gerliana Araújo, o Ministério Público entrou com uma ação de acolhimento.

“Ninguém mais pode retirar a criança da unidade hospitalar sem ordem judicial. Também pedimos o registro de nascimento da criança, com a data provável do nascimento do sábado mesmo, porque para qualquer intervenção médica mais grave, a gente precisa desse registro”.

Ainda não se sabe até quando a criança vai ficar no hospital, ela segue internada na UTI da Maternidade Divino Amor, em Parnamirim. Houve uma melhora em seu estado, mas ainda requer muitos cuidados.

Segundo a promotora, a polícia tem um prazo de 30 dias para investigar sobre a família da criança e o motivo do abandono. Sobre a adoção, Gerliana explicou que existe um cadastro nacional onde identifica-se o perfil que se adequa essa criança e o próprio sistema é que faz essa indicação.

“Muitas pessoas de boa vontade se propuseram a adotar essa criança, mas não é uma tarefa simples, só depois do inquérito, há um crime, tem toda uma investigação também diante desse caso”.

www.pontanegranews.com.br

Solenidade encerra Outubro Rosa na Câmara Municipal de Natal

Câmara Municipal de Natal

Uma manhã de homenagens para pessoas e entidades que lutam no combate ao câncer de mama. Foi assim que a Câmara Municipal de Natal encerrou as atividades do Outubro Rosa nesta terça-feira (31). Além de vereadores, a solenidade contou com a participação de profissionais da saúde, pacientes e integrantes de ONGs que atuam na causa.

Esta cerimônia encerra o mês de trabalho na Câmara municipal em alusão ao Outubro Rosa, reconhecendo o trabalho de pessoas, de profissionais e de entidades que lutam para levar informação e atendimento para salvar vidas”, declarou o presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (MDB).

Para a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, Júlia Arruda (PCdoB), todo o trabalho das entidades é importante para combater a desinformação que retarda o diagnóstico precoce. “Ainda existe uma desinformação muito grande e a pauta da saúde da mulher é uma pauta política ainda negligenciada devido o machismo. Termina o Outubro Rosa, mas a nossa luta deve ser constante durante todo o ano”, disse ela.

As vereadoras Ana Paula (SD), Brisa Bracchi (PT), Camila Araújo (União Brasil), Margareth Régia (PROS), Nina Souza (PDT), também estiveram presentes. A importância da parceria com o Grupo Reviver, que realizou um mutirão de mamografia, além de ações de saúde e bem-estar promovidas pelas parlamentares foi relembrada. “A gente precisa de mais trabalhos como esse para percorrer as quatro regiões da cidade. Ampliar esse leque, porque estamos vencendo. O câncer de mama não é mais sentença de morte. Estamos conseguindo fazer as intervenções”, enfatizou a vereadora Nina Souza (PDT).

Os vereadores Herberth Sena (PSDB) Robério Paulino (PSOL) também estiveram presentes. Entre as entidades homenageadas, além do Grupo Reviver estão a Casa Rosa e Casa de Apoio Irmã Gabriela.

“Essa homenagem nos deixa feliz porque é um reconhecimento ao acolhimento que a Casa faz às mulheres que vêm do interior e não têm onde ficar durante todo o tratamento”, pontuou a administradora da Casa Irmã Gabriela, Magda Oliveira.

Junto ao Grupo Reviver, a micropmentadora Thalita Melo atende mulheres que passaram pelo tratamento de quimioterapia ou pela cirurgia de mastectomia, realizando a micropigmentação nas sobrancelhas, cílios e aréolas das mamas. “É uma satisfação imensa realizarmos esse trabalho que traz sentido e motivação para essas mulheres, devolvendo vida e esperança de recomeço”, declarou a homenageada.

Após a cerimônia a médica Roberta Jales, que também foi uma das homenageadas proferiu palestra sobre a incidência do câncer de mama, fatores de risco, consequências e tratamentos.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Natália Macedo