Prefeitura realiza caminhada de combate ao abuso e exploração sexual infantil

Foto: João Fernando

 

A Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (30), a caminhada “Faça Bonito”, em alusão ao dia 18 de maio, quando se conscientiza sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A caminhada marcou o fim das programações desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), durante todo o mês, com diversas ações e eventos para conscientizar a população, pais, responsáveis e jovens sobre a temática.

Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante

Governo federal veta artigos que desviavam recursos de Sesc e Senac

Em mensagem ao Senado, o presidente da República afirma que a proposição poderia acarretar prejuízos para serviços sociais relevantes prestados pelas instituições | Foto: divulgação

Diário Oficial da União desta terça-feira (30) publicou a Lei nº 14.592/2023 com o veto presidencial aos artigos 11 e 12, que previam desvio de 5% da contribuição destinada para o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). No despacho ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou: “Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa retira valores consideráveis do orçamento do Serviço Social do Comércio e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de forma imediata, o que pode acarretar prejuízos para alguns serviços sociais relevantes prestados pelas instituições do Sistema S”.

Durante a votação do PLV nº 09/2023, na quarta-feira (24/05), o líder do governo no Senado Federal, Jacques Wagner, afirmou que o governo federal havia se comprometido a vetar os artigos. Dessa forma, não haveria entraves para que a Medida Provisória que institui o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) fosse aprovada.

Para o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, os brasileiros agradecem o compromisso da Presidência da República em garantir a qualidade dos serviços prestados por Sesc e Senac. “Firmamos uma parceria com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico. E, no Brasil, não dá para pensar nesse desenvolvimento sem o crescimento do turismo. O nosso Sistema não pode transferir recursos líquidos, pois a finalidade e o foco são a qualidade de vida e a capacitação do trabalhador. Dessa forma, vamos auxiliar, dentro deste foco, a Embratur. Todos saem ganhando, mas quem ganha mais é o Brasil”, enfatizou o presidente da CNC.

Em 20 dias, um abaixo-assinado, promovido pelo Sistema Comércio contra os artigos 11 e 12 do PLV 09/2023, alcançou mais de um milhão de adesões. A petição pública pode ser acessada pelo link: https://cnc.portaldocomercio.org.br/sousescsenac.

Caso fosse aprovada, haveria o risco de encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos (incluindo exames clínicos e odontológicos, por exemplo).

Prefeitura realiza encerramento do Maio Amarelo

Foto: Ney Douglas

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), em parceria com órgãos municipais e estaduais, realizou na manhã desta terça-feira (30), o encerramento do Maio Amarelo, campanha de conscientização que neste ano abordou a temática “No trânsito, escolha a vida”.

Durante o evento estiveram presentes o secretário da Sesdem, Marcondes Pinheiro, capitão Torres, da Guarda Municipal de Parnamirim, o diretor do departamento de Vigilância em Saúde, Kleyton Araújo, bem como representantes da STTU, Polícia Militar e Conselho Estadual de Trânsito.

O Maio Amarelo é o momento perfeito para conscientizar a população quanto aos riscos envolvidos no trânsito das grandes cidades. O objetivo da campanha é educar a população sobre a importância da utilização da faixa de pedestres.

Foto: Ney Douglas

Durante todo o mês de maio, várias ações já foram executadas com o objetivo de capacitar alunos – crianças, jovens e adultos – e trabalhadores sobre o tema da campanha. Um conjunto de palestras e informações teóricas contemplou cidadãos em diversos bairros de Parnamirim. Neste mês, foram desenvolvidas palestras, blitz educativa e panfletagem em inúmeros pontos da cidade. Ao todo, 1640 pessoas se tornaram multiplicadoras das práticas de segurança no trânsito.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Cinthia Medeiros)
Fotos: Ney Douglas

Médico é demitido após prescrever sorvete e videogame para criança com dor de garganta

Imagem: reprodução

Um médico que atendia na rede pública de Osasco, na Grande São Paulo, foi demitido depois de prescrever sorvete de chocolate e videogame para tratar uma criança de 9 anos que estava com inflamação na garganta e sintomas gripais.

A mãe da criança, Priscila da Silva Ramos, 37, reclama do atendimento. “Eu acho que foi um deboche do meu filho doente”, afirmou.

O atendimento ocorreu na madrugada do último dia 18, na UPA Jardim Conceição, em Osasco.

“Meu filho passou bastante mal, vomitou, aí eu fui levar ele. O médico atendeu, não levou nem cinco minutos na sala. Ele perguntou se eu tinha olhado a garganta do menino. Eu falei que não, que era ele o médico e quem tinha que estar olhando a garganta do menino”, relatou.

No entanto, ainda assim, segundo a mãe, o médico não examinou a criança. A reportagem da Folha de S. Paulo tentou mas não conseguiu contato com o profissional.

“Ele começou a escrever a receita sem examinar meu filho, sem olhar a garganta, sem examinar o peito, sem nada nada. Aí ele perguntou para o meu filho se ele gostava de sorvete, ele falou que sim. Perguntou se de chocolate ou morango, meu filho respondeu de chocolate. Só que até então não imaginava que ele prescreveu o sorvete na receita. Aí ele prescreveu o sorvete e prescreveu o jogo”, contou.

Na receita médica constam cinco indicações de medicamentos: amoxicilina, ibuprofeno, dipirona, prednisolona e acetilcisteína —além de sorvete de chocolate duas vezes por dia, mais Free Fire diário.

Ramos contou que viu a lista de medicamentos, mas não percebeu a prescrição do sorvete e do jogo no final da receita. “Alguns remédios eu conhecia, outros não. Mas ele não explicou nada, simplesmente escreveu e me dispensou”, afirmou.

Só no dia seguinte a tia do menino pegou a receita e estranhou a indicação do médico. “Depois eu e minha irmã resolvemos colocar no Facebook”, explicou.

O médico é identificado na receita como Marcos Wesley Silva, neurologista. No site do CFM (Conselho Federal de Medicina) a situação dele consta como regular, mas sem especialidade registrada.

Segundo a Prefeitura de Osasco, a OS (Organização Social) responsável pelas UPAs informou que desligou médico de seu quadro de prestadores de serviços.

Para o advogado Henderson Furst, presidente da Comissão de Bioética da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo), esse tipo de prescrição, geralmente, tem o objetivo de humanizar a relação.

“Alguns médicos que têm uma prática de humanizar a relação fazendo umas receitas que contenham algumas coisas fora do comum, mas que representam naquela relação um um ato de humanização. Já vi receita, por exemplo, que o médico falava ‘cuide-se, você é especial, abrace mais’. É claro que essa mesma receita feita por um médico no contexto em que a relação médico-paciente está ruim pode soar muito estranha”, disse.

De acordo com o advogado, não é possível opinar sobre a conduta sem conhecer o contexto. “Não temos como saber se ele realmente não foi diligente, não atendeu bem. Mas não dá para condenar a prática em si”, afirmou.

“Pode ser que o profissional tenha dosado mal a mão ao não perceber que a mãe estava angustiada, preocupada com a situação da criança e que aquela mensagem não iria cair bem. Talvez, em outro contexto, isso viralizaria como algo muito positivo”, avaliou.

A mãe da criança disse que espera que o caso traga melhora nos atendimentos médicos na cidade. “Que deem mais atenção, principalmente quando é criança. A gente fala, muitas vezes ignoram, não olham na cara, fingem que escutam, uma ignorância tão grande. Que comecem a ouvir mais o paciente. A gente vai porque necessita, ninguém quer viver em hospital”, disse.

Folhapress

Homem corre para escapar, mas é morto a fachadas no meio da rua

Foto: Hugo Monte/TV Tropical

Um homem foi morto a fachadas no bairro Boa Esperança, em Parnamirim, na tarde desta segunda-feira (29). A morte aconteceu na rua João Firmino Siqueira. A vítima foi identificada como Ivis Dairan de Farias, de 25 anos.

Segundo testemunhas, o homem estava bebendo com outras pessoas quando um desafeto, que já teria uma rixa com a vítima, chegou e deu a primeira facada.

Tentando escapar da morte, Dairan ainda correu, mas caiu poucos metros depois. O suspeito ainda deu mais um golpe de faca e fugiu. A vítima morreu no local. De acordo com informações, o suspeito, que escapou após atravessar a BR-101, é morador da região. 

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área. A Polícia Civil esteve no local e deve investigar o crime. O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).

Informações do Portal da Tropical