25 bairros de Natal terão parada no abastecimento de água neste domingo

Foto: Henryk Niestrój.

Devido a manutenção de duas subestações das adutoras de água I e II do Jiqui, 25 bairros de Natal terão uma parada no fornecimento de água no próximo domingo (21). A informação foi divulgada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) na manhã desta quinta-feira (18).

O sistema abastece as áreas Sul, Leste e Oeste de Natal, afetando os seguintes bairros localizados na região: Alecrim, Areia Preta, Bairro Nordeste, Barro Vermelho, Bom Pastor, Candelária, Capim Macio, Cidade Alta, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Dix Sept Rosado, Felipe Camarão, Jardim América, Lagoa Seca, Morro Branco, Nazaré, Nova Descoberta, Petrópolis, Pirangi, Quintas, Tirol, Praia do Meio, Rocas, Santos Reis e parte de Lagoa Nova.

A interrupção no abastecimento inicia às 7h, e tem previsão de término às 17h, período no qual o serviço deve ser concluído. Após o sistema ser religado, a normalização para as áreas afetadas deve ocorrer em até 72h.

Por Tribuna do Norte.

Passou a boiada

 


Eu venho da área rural. Nasci e fui criado na roça. Caipira mesmo, não produtor em grande escala. Mas tenho grandes amigos e clientes que vivem do campo. Durante os governos Lula, ouvia deles que a situação estava ótima e que nunca haviam sido tão contemplados com uma política como a que era implementada. Claro que sempre haverá reclamações, aqui e acolá, mas a regra era uma consciência dos acertos daquelas gestões.

Com o governo Bolsonaro, que tratou de liquidar a segurança e as estratégias em praticamente todas as áreas – cultura, educação, saúde, segurança, rural -, pudemos observar um enorme apoio de parte expressiva do agronegócio à figura escatológica do ex-Presidente. Porém, para muitos dos produtores com quem me relaciono, é impossível citar políticas reais de incentivo que justificariam esse suporte massivo. Essa é uma questão que merece reflexão pela sociedade e pelo governo.

Ouvi, de mais de um ruralista, uma análise preocupante: o que Bolsonaro fez foi eliminar qualquer política de proteção aos trabalhadores, à natureza, aos rios e ao campo. A promessa de “passar a boiada”, feita pelo ex-ministro Salles, foi a estratégia que encantou parte dos empresários que se sentiram à vontade para saquear o Estado. É importante observar o número crescente de situações análogas à de trabalho escravo que começa a ser desvendado a cada dia no atual governo.

Com o relaxamento das políticas de regulamentação daqueles setores, que contou com o apoio do fascismo, a barbárie tomou conta. Em relação aos três primeiros meses de 2022, houve um aumento de 124% de denúncias sobre trabalho escravo. Entre janeiro e 20 de março de 2023, o Ministério do Trabalho e Emprego resgatou 918 trabalhadores em condições semelhantes à escravidão. Se somarmos até os dias atuais, foram salvas mais de 1.200 pessoas só em 2023. Sem sombra de dúvidas, a fragilização das leis trabalhistas é uma das causas desse aumento. Além da política bolsonarista de “passar a boiada” para permitir a ocupação sem nenhum critério.

E não podemos desconsiderar que as próximas etapas da Operação que investiga o golpe de Estado frustrado de 8 de janeiro, devem chegar aos financiadores do fascismo. E, quase certamente, uma parcela, ainda que ínfima, do agronegócio estará contemplada com a força da lei para preservarmos o Estado democrático de direito. É um erro enorme generalizar, pois a maioria esmagadora dos produtores – pequeno, médio ou grande porte – é séria e faz do Brasil uma potência mundial. Mas parte dos representantes do “agrofascismo” sentiu-se poderosa com a ultra direita no Poder. E patrocinou a violência sob todas as formas, se lambuzou de atrasos que expuseram o Brasil na comunidade internacional.

É chegado o momento de colher os frutos de uma investigação séria e que salvou o país de uma Ditadura. Quem é do campo sabe que tem a hora de adubar, a de plantar e a de colher. Não se pode precipitar, mas também não se deve deixar passar o período certo. Com a tecnologia, hoje é possível ajudar e até mudar as intempéries do tempo e do clima. Mas estar de acordo com os ares democráticos e não lutar contra a natureza faz daquele que vive do agro, grande ou pequeno, um sujeito da história, e não um objeto da discórdia e do autoritarismo.

Lembrando-nos do imortal João Cabral de Melo Neto, em “Morte e Vida Severina”:

E se somos Severino iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida).”

 

Fonte: ig último segundo

 

 

NOTA

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante lamenta profundamente o incêndio ocorrido no prédio que abrigava a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e o Centro de Referência da Assistência Social (Creas). Como resultado desse incidente, as atividades tanto da Seinfra quanto do Creas serão suspensas temporariamente.

No momento, as causas do incêndio ainda são desconhecidas. A Prefeitura está colaborando com as autoridades competentes e aguardará as investigações para determinar o que pode ter ocasionado esse triste acontecimento.

Estamos empenhados em restabelecer a normalidade o mais rápido possível e em garantir a continuidade dos serviços essenciais prestados pela Secretaria de Infraestrutura e pelo Creas. Contamos com a compreensão e o apoio de toda a população.

 

Wallyson diz sentir saudade dos gramados do Frasqueirão: ‘aqui é minha casa’

Foto: Reprodução/Jovem Pan News Natal.

A noite da última quarta-feira (17) foi melancólica para os torcedores alvinegros. Dentro do Frasqueirão, o ABC recebeu o América para decidir o título do Campeonato Potiguar, que terminou indo para as mãos alvirrubras após um empate em 0x0. Wallyson, ídolo da Frasqueira, era um dos milhares de torcedores presentes no estádio, e apesar da decepção, pode ter dado um sinal animador para a torcida. Em fala dada a Rádio Jovem Pan News Natal, o atacante confessou estar com saudade dos gramados da Frasqueira: “Com certeza (sinto falta). Aqui é minha casa, aqui eu conheço tudo”.

Depois de ter perdido o status de titular absoluto com a chegada do agora ex-técnico Fernando Marchiori em 2022, Wallyson deixou o clube em dezembro, após a escolha do Mais Querido de não renovar com o jogador. “O ABC Futebol Clube resolveu não firmar um novo contrato com o atleta, por entender que este é um ciclo que se fecha e o Alvinegro deseja que o mesmo tenha muito sucesso na sequência de sua carreira”, se manifestou o clube, na ocasião, por meio de suas redes sociais.

A saída do jogador causou irritação em parte da torcida, que enxergava a possibilidade de Wallyson ser uma peça importante para a equipe na disputa da Série B. Com a camisa do ABC, foram 167 jogos e 88 gols marcados, conquistando quatro títulos estaduais em 2007, 2018, 2020 e 2022, além de três acessos, sendo dois da Série C para a Série B, em 2007 e 2022, e um da Série D para a Série C, em 2021.

Por Tribuna do Norte.

URGENTE: Incêndio atinge galpão da prefeitura em São Gonçalo do Amarante

Foto: Via Certa Natal

Por voltas das 22 horas, um incêndio de grandes proporções atingiu na noite dessa quarta-feira (17), o galpão onde funciona a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), em São Gonçalo do Amarante. Neste exato momento cinco viaturas do Corpo de Bombeiros ainda se encontram no local e tentam controlar o fogo. Marretas estão sendo utilizadas para arrombar as portas de entrada, na tentativa de retirar os veículos que se encontram no interior do galpão. Até o momento não foi registrada nenhuma vítima.

Segundo o secretário adjunto de Infraestrutura, Robson Aderson, que acompanha a movimentação no local, ainda não se sabe o que motivou o incêndio. “Não sabemos o que ocasionou o fogo. Averiguações serão feitas. Provavelmente teremos um grande prejuízo”, disse. A SAMU, Defesa Civil, Guarda Municipal e Polícia Militar também estão na área acompanhando as movimentações.

Acompanhe o vídeo!

Redação do Blog do GM – Jean Xavier
Imagens: Via Certa Natal