RN registra redução dos índices de mortes no trânsito entre 2019 e 2022, diz Detran

Veículos na BR-101 em Natal — Foto: Franciélly Medeiros/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte registrou redução dos índices de mortes no trânsito por 10 mil veículos, entre os anos de 2019 a 2022. As quedas registradas ano a ano foram maiores que as metas estipuladas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito do governo federal.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), a taxa de mortalidade no tráfego por 10 mil veículos no estado caiu de 3,82%, em 2019, para 3,2%, em 2022. “A redução nos últimos quatro anos se manteve sempre abaixo da meta estipulada para o Rio Grande do Norte”, informou o órgão.

Enquanto a meta era que o estado tivesse um índice de mortes de, no máximo, 4,24% para cada 10 mil veículos em 2019, o Rio Grande do Norte registrou índice de 3,82%.

Em 2020, a meta era de 3,95% e o Detran registrou diminuição do índice local para 3,7%. Em 2021, a meta foi de 3,68% e o RN conseguiu reduzir a 3,61%. Por fim, em 2022 a meta era 3,43%, o RN ficou com 3,2%.

Segundo o diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira, o estado vem atuando de maneira integrada para alcançar as estimativas por meio de atividades conjuntas de educação, fiscalização e sinalização viária.

“Nossas campanhas educativas, o trabalho de fiscalização e melhorias na sinalização refletem nesses números positivos que pretendemos melhorar nos próximos anos”, comentou o diretor-geral.

Outro índice estipulado pelo Pnatrans é o de mortes por 100 mil habitantes. Nesse caso, o Rio Grande do Norte também teve uma redução entre os anos de 2019 e 2022, saindo de 14,63% para atuais 13%. Porém, ainda há um A meta é de, no período de 10 anos, reduzir no mínimo pela metade o índice nacional de mortos no trânsito brasileiro.

A contagem da década de redução foi iniciada em 2018, a partir da entrada em vigor da lei nº 13.614/2018.

Por G1

Cachorra é roubada durante passeio com com sua tutora na av. Rodrigues Alves

Uma cachorra foi roubada por dois homens que estavam em uma moto enquanto passeava na av. Rodrigues Alves, na noite desta segunda-feira (8).

A tutora do animal afirmou que os criminosos a jogaram no chão puxando seu cabelo e em seguida efetuaram o roubo. A cachorra da raça bulldog atende pelo nome de Ayka e foi roubada por volta das 20h30. Qualquer informação pode ser repassada através do telefone (84) 99852-3362. Uma recompensa está sendo oferecida a quem encontrar Ayka.

Redação Blog do GM – Jean Xavier

 

Ameaças da Ucrânia fazem cidades da Rússia cancelarem desfiles do Dia da Vitória, principal feriado do país

Tanques e armamentos pesados passam por rua de Moscou em 7 de maio de 2023em ensaio para a parada militar do Dia da Vitória na Rússia, em — Foto: AP

O Dia da Vitória, o feriado secular mais importante da Rússia, enaltece dois princípios fundamentais para a identidade do país: poderio militar e retidão moral. Mas a guerra na Ucrânia prejudica ambos este ano.

O feriado, que será celebrado nesta terça-feira (9), marca o 78º aniversário da rendição da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, depois que uma implacável ofensiva do Exército Vermelho empurrou as forças alemãs de Stalingrado, no interior da Rússia, até Berlim, cerca de 2.200 quilômetros.

A então União Soviética perdeu pelo menos 20 milhões de pessoas na guerra, e o sofrimento e a bravura que contribuíram para a derrota alemã têm sido a grande referência militar da Rússia desde então.

No entanto, muitas regiões cancelaram celebrações de 9 de maio devido a preocupações de que os eventos possam ser alvos de ataques ucranianos. O famoso desfile militar da Praça Vermelha de Moscou seguirá mesmo após uma tentativa de ataque com drones na semana passada ao Kremlin, que fica ao lado do local onde ocorrerá um desfile.

Mas, em Moscou, as autoridades locais cancelaram uma das celebrações mais notáveis ​​do Dia da Vitória: as procissões do “Regimento Imortal”, nas quais multidões de cidadãos saem às ruas segurando retratos de parentes que morreram ou serviram na Segunda Guerra Mundial.

Essas procissões carregam um ar de emoção genuína, em nítido contraste com os obedientes soldados de rosto impassível que marcham pela Praça Vermelha durante os desfiles militares rigidamente regimentados que mudam pouco de ano para ano.

Embora as procissões sejam movimentadas e impressionantemente grandes, as autoridades “pensaram que os riscos estavam se tornando proibitivos”, disse o analista russo Dmitry Oreshkin, agora na Universidade Livre de Riga, Letônia. “Se algum tipo de drone voa para lá, penetra na fronteira impenetrável … então por que eles não podem jogar algo nesta coluna?”

Cadetes russos participam de ensaio do desfile militar do Dia da Vitória da Rússia, em 7 de maio de 2023. — Foto: Dmitri Lovetsky/ AP

Apesar de todos os tanques e armamentos pesados que circularão na terça pela praça, o fracasso da Rússia em obter ganhos na Ucrânia estraga a imagem da indomabilidade de seu Exército.

Depois de capturar um trecho considerável do território ucraniano nas primeiras semanas da invasão, em fevereiro de 2022, a campanha russa teve uma série de fracassos, como:

  • Uma tentativa abandonada de entrar na capital, Kiev;
  • Recuos no norte e no sul da Ucrânia;
  • Mais recentemente, a incapacidade de tomar Bakhmut, uma pequena cidade de valor questionável, apesar de meses de combates excepcionalmente horríveis.

O presidente Vladimir Putin, em seu discurso durante o desfile, certamente elogiará a determinação do Exército Vermelho em acabar com o nazismo e repetirá sua afirmação de que a Rússia está assumindo uma posição moral elevada ao combater um suposto regime nazista na Ucrânia, um país com um presidente judeu.

Mas os mísseis que caem sobre alvos civis ucranianos atraíram a condenação mundial da Rússia, enquanto os países ocidentais que fizeram causa comum com Moscou para derrotar a Alemanha nazista enviaram bilhões de dólares em armas para a Ucrânia.

Caminhões com mísseis balísticos desfilam em ensaio para parada militar do Dia da Vitória em Moscou, na Rússia, em 7 de maio de 2023. — Foto: Dmitri Lovetsky/ AP

Os analistas estão divididos sobre se o incidente do drone de 3 de maio no Kremlin foi um ataque genuíno ou uma “bandeira falsa” inventada para justificar o aumento da ferocidade das barragens de mísseis da Rússia na Ucrânia.

Qualquer explicação corre o risco de minar a sensação de segurança entre os russos já abalados por ataques, provavelmente cometidos pela Ucrânia ou por oponentes domésticos, que aumentaram acentuadamente nas últimas semanas.

Dois trens de carga descarrilaram esta semana em explosões de bombas na região de Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia. Notavelmente, as autoridades da região não culparam a Ucrânia, o que poderia ser uma tentativa de encobrir a capacidade ucraniana de realizar sabotagens.

As autoridades da mesma região também afirmaram em março que duas pessoas foram baleadas e mortas por supostos sabotadores ucranianos. Bryansk também sofreu bombardeios transfronteiriços esporádicos, inclusive no mês passado, quando quatro pessoas foram mortas.

Três proeminentes apoiadores da guerra na Ucrânia também foram mortos ou feridos em seu próprio território em outras partes da Rússia. Um carro-bomba na semana passada na região de Nizhny Novgorod, que as autoridades atribuíram à Ucrânia e aos Estados Unidos, feriu gravemente o romancista nacionalista Zakhar Prilepin e matou seu motorista.

No ano passado, Darya Dugina, comentarista de um canal de TV nacionalista, morreu em um carro-bomba perto de Moscou, e as autoridades alegaram que a inteligência ucraniana estava por trás da morte em abril em São Petersburgo do proeminente blogueiro pró-guerra Vladlen Tatarsky, que foi morto quando um bomba dentro de uma estatueta que ele ganhou em uma festa em um restaurante explodiu.

Fonte: www.g1.globo.com

Comandante da GMSGA participa 6º Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais em Teresina


A participação do Comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo no encontro é mais um exemplo do comprometimento da cidade com a segurança pública e o aprimoramento constante dos serviços oferecidos à população.

O comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo (GMSGA), Joselito Martins, participou do 6º Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais, que aconteceu em Teresina-PI nos dias 4 a 6 de maio. O evento reuniu mais de 600 guardas municipais de todo o norte e nordeste do país, com o objetivo de discutir os desafios da inovação e integração na segurança pública básica.

Durante o evento, foram realizadas diversas palestras com profissionais renomados, pesquisadores especializados na área, mesas redondas, debates e oficinas, no sentido de favorecer o diálogo entre diferentes realidades.

O Secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Tadeu Alencar, e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também estiveram presentes no evento e falaram sobre o tema principal do encontro “Os desafios da gestão na Segurança Pública Básica”.

Joselito destacou a importância de participar do evento, que segundo ele é um “momento importante para agregar conhecimento junto a outras Guardas Municipais e trocar técnicas, tanto administrativas como operacionais”. O comandante da GMSGA destacou ainda a importância da discussão temas relevantes para melhorias na ação e trabalho dos guardas municipais.

A participação do Comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo no encontro é mais um exemplo do comprometimento da cidade com a segurança pública e o aprimoramento constante dos serviços oferecidos à população.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante / RN

VÍDEO: Zeca Baleiro manda homem calar a boca após ser questionado sobre Lei Rouanet em show

https://www.youtube.com/watch?v=QULFdRJa_e8

O cantor Zeca Baleiro interrompeu um show que fazia no fim de semana na Festa Literária de Penedo (FliPenedo), em Alagoas, para dar bronca em um homem na plateia que questionava a Lei Rouanet.

Criada em 1991, a Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, autoriza produtores a buscarem investimento privado para financiar iniciativas culturais. Em troca, as empresas podem abater parcela do valor investido no Imposto de Renda.

O artista falava no palco sobre a importância do posicionamento político quando um homem na plateia gritou ‘E a Lei Rouanet?’. Zeca Baleiro reagiu perguntando ‘Tu sabe o que é Lei Roaunet?.

O cantor então desceu do palco e foi ao encontro do homem e o convidou a explicar sobre a lei para as pessoas no show e depois pediu para o homem se retirar da apresentação.

“Venha falar sobre Lei Roaunet. Não sabe p… nenhuma, bicho. Cala a sua boca aí. Não sabe o que falar, não fala… Tem parente seu que foi beneficiado pela lei, porque isso gera trabalho para uma cadeia imensa de trabalhadores. Isso é ignorância sua, não sai falando isso por aí não… e pode se retirar do meu show, se quiser”, disse o artista

Por G1 AL.

Digital influencer Flávia Big Big, morre vítima de câncer

Foto: Redes sociais.

Conhecida por Flávia Big Big, de 26 anos, a digital influencer potiguar faleceu na manhã desta segunda-feira (08). Ela sofria de um câncer e estava hospitalizada desde o mês de fevereiro.

Flávia postou a seguinte mensagem nas redes sociais, no dia 18 de março, “Deus me viu quando eu me sentia invisível. Esteve ao meu lado quando eu me senti sozinha, sorriu pra mim quando todos me esqueceram, me levantou quando eu caí, desenhou um sorriso no meu rosto, curou as feridas do meu coração e me mostrou que eu era mais forte do que eu pensava”.

Neste momento de grande perda, o Blog do GM deixa os sentimentos de solidariedade aos familiares, amigos e fãs.

Redação Blog do GM – Jean Xavier