Kátia Cristina, da SEMAS concede entrevista ao Programa Voz da Liberdade

O programa a Voz da Liberdade, comandado pelo jornalista Gilson Moura, recebeu para uma entrevista esclarecedora, a Secretária Adjunta da Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária (SEMAS), da Prefeitura Municipal de Parnamirim, Kátia Cristina de Souza Soares. A entrevista na Rádio Liberdade FM, 87,7,ocorreu no último sábado, 12 de setembro.

Kátia Cristina de Souza Soares, atua na Secretaria de Assistência Social de Parnamirim  há 16 anos. Foi coordenadora do Programa de Idosos, do Projovem Adolescente, e Coordenadora de Gestão. Atualmente é a Secretária Adjunta da pasta.

Durante a entrevista, Kátia Cristina falou de como a SEMAS enfrentou a pandemia e de todas as ações realizadas pela secretaria no período mais crítico.

Segundo a secretária Adjunta, a SEMAS reagiu muito bem, diante da pandemia. “Tivemos algumas dificuldades, mas conseguimos superar com muito trabalho, dedicação, empenho da equipe e com o apoio do nosso gestor, o prefeito Taveira, que não mediu esforços para colocar a Assistência à frente em todas as ações nessa pandemia, porque somos serviço essencial e não podemos parar”, disse.

Kátia Soares contou durante a entrevista, que a Semas também foi surpreendida pela pandemia. “Passou o momento surpresa, nós tivemos que se reinventar rapidamente, mas no momento que a população começou a nos procurar, estávamos prontos para acolher a todos”.

A secretária informou ainda, que foi necessário planejamento e organização para fazer todas atividades remotas com os usuários e as famílias de acordo com as orientações técnicas. “Em momento nenhum, as famílias deixaram de ser acompanhadas, e as visitas foram realizadas quando necessário, com a utilização de EPIs, principalmente nas questões de violência doméstica, com mulheres, crianças e adolescentes”.

Kátia Cristina disse que os serviços oferecidos no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro POP e no Albergue foram todos ampliados. “O serviço do Centro POP era realizado de segunda a sexta, e agora foi estendido para abrir de segunda a segunda, para dar suporte ao albergue, que teve o numero de leitos ampliados de 25 para 30″.

Quando questionada pelo jornalista Gilson Moura, sobre de que forma o município identifica e atende o público que realmente precisa desse apoio assistencial, a secretária explicou que o auxílio emergencial concedido através do Governo Federal, ampliou o bolsa família, e dependendo da composição familiar, as pessoas passaram a receber R$ 600,00, R$1.200,00 até R$ 1.800,00 Reais, e paralelo, a Prefeitura faz a distribuição de cestas básicas à todas as famílias em acompanhamento.

Segundo os dados apresentados por Kátia Cristina, em Parnamirim são 20.602 mil famílias que receberam o auxílio através do aplicativo da Caixa Econômica Federal, 13 mil famílias que receberam acréscimo no bolsa família e  15.446 mil famílias do Cadastro Único. Um montante com mais de 48 mil famílias do município de Parnamirim que receberam o auxílio emergencial durante a pandemia.

A Adjunta da Semas informou que Parnamirim possui 09 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) que são a porta de entrada para os atendimentos. “Nós já conhecemos o nosso território, e as famílias que fazem parte do perfil para atendimento. As novas famílias que estão sendo beneficiadas agora, são indicadas através de pessoas que já são atendidas, pois no momento não estamos saindo para buscativas dessas famílias”.

Kátia enfatizou que o Prefeito de Parnamirim, Taveira não mediu esforços para garantir à população os serviços essenciais como saúde e assistência social. “Nós conseguimos atender famílias em todos os bairros, nesse momento tão difícil em que houve aumento da violência doméstica, devido ao isolamento social, e o CREAS com a sua equipe de abordagem, continuou as visitas as famílias com denúncias de direitos violados”.

A Adjunta da SEMAS, contou que foi um período complicado, mas que contou com o suporte da prefeitura. “Nós atuamos na linha de frente junto com a população. Tivemos filas enormes para o Cadastro Único e 90 funcionários foram afastados com Covid-19. Fizemos remanejamento de pessoal, e nenhum serviço ficou sem atendimento”.

Em relação ao programa de habitação, Kátia explicou que foi destravada a entrega dos empreendimentos Minha Casa, Minha Vida, Irma Dulce I, II,e III,  que estavam parados desde 2012. “Entregaremos 916 apartamentos. Serão mais de 900 famílias beneficiadas.  Estamos fazendo o possível e impossível para fazer uma administração na SEMAS de acordo com as recomendações do Prefeito e sempre alinhada com o povo”.