Na gestão de Nilda, UPA de Nova Esperança registra mais de 20 mil atendimentos em três meses

As unidades da rede pública de saúde de Parnamirim vem recebendo uma série de melhorias implementadas pela nova gestão municipal. A Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança vive uma nova realidade desde o início da administração da prefeita Nilda Cruz. Nos três primeiros meses do ano, o local registrou mais de 20 mil atendimentos. São 100 dias de muito trabalho, empenho e avanços, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados ao cidadão parnamirinense.

“Recebemos a rede pública municipal de saúde em colapso. A realidade era precária. A população estava sofrendo. Graças a muito empenho, esforço e responsabilidade modificamos esse cenário nesses primeiros 100 dias de governo. O povo de Parnamirim pode ter certeza que farei tudo o que estiver ao meu alcance para oferecer um atendimento de excelência aos usuários da saúde pública da cidade”, asseverou a prefeita.

A situação de hoje encontrada na UPA é completamente diferente da vivenciada no início do ano. A nova administração recebeu a unidade com problemas de infraestrutura, banheiros interditados, faltando insumos e medicamentos, com baixa capacidade de realização de exames e equipamentos obsoletos. Após mutirão realizado, foram executadas melhorias na infraestrutura elétrica e hidráulica, os banheiros foram reabertos, a UPA foi reabastecida com insumos e medicamentos.

A nova gestão adquiriu novos e modernos equipamentos, ampliando a capacidade de realização de exames laboratoriais de dois para trinta procedimentos diários entre hemogramas, níveis de TGO/TGP, sumário de Urina, PCR e demais índices. Também foi comprado gasômetro, equipamento moderno e essencial para o diagnóstico rápido e preciso, especialmente em pacientes mais graves. De forma pioneira, já foi iniciada a implantação do prontuário eletrônico, iniciativa que vai melhorar e trazer mais eficiência para o tratamento dos pacientes. Um novo organograma de trabalho foi aplicado e novas intervenções ainda estão em curso.

A Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança conta com uma equipe de 80 profissionais por turno de plantão divididos entre médicos de diversas especialidades, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, assistente social, farmacêutico, auxiliares de serviços gerais, equipe da cozinha e pessoal administrativo.

Todas as cidades do RN entram em novos alertas de chuvas intensas do Inmet

Foto: Divulgação/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou os alertas de chuvas emitidos para o Rio Grande do Norte, aumentando o número de cidades: agora os avisos valem, até 10h deste sábado (5), para todos os municípios.

São dois avisos emitidos pelo Inmet:

  • Alerta laranja (perigo) – para 39 cidades – com chuvas de até 100 milímetros por dia
  • Alerta amarelo (perigo potencial) – para 146 cidades – com chuvas de até 50 milímetros por dia

Na soma, o número de cidades é maior do que os 167 municípios do Rio Grande do Norte porque há municípios que estão nos dois alertas.

O outro nível em questão no grau de severidade do Inmet é o alerta vermelho, que representa grande perigo e prevê chuvas acima de 100 mm por dia. Não há alerta deste tipo emitido para o RN.

Entre as instruções emitidas pelo Inmet, em caso de rajadas de vento, estão:

Instruções:

  • não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, evitar usar ou desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de necessidade, obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Alerta laranja

  • A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de possibilidade de ventos intensos, enre 60 e 100 km/h).
  • Há, segundo o Inmet, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja cidades no alerta:

  1. Afonso Bezerra
  2. Alto do Rodrigues
  3. Angicos
  4. Apodi
  5. Areia Branca
  6. Açu
  7. Baraúna
  8. Caiçara do Norte
  9. Carnaubais
  10. Ceará-Mirim
  11. Felipe Guerra
  12. Galinhos
  13. Governador Dix-Sept Rosado
  14. Grossos
  15. Guamaré
  16. Ipanguaçu
  17. Jandaíra
  18. Jardim de Angicos
  19. João Câmara
  20. Lajes
  21. Macau
  22. Maxaranguape
  23. Mossoró
  24. Parazinho
  25. Pedra Grande
  26. Pedra Preta
  27. Pedro Avelino
  28. Pendências
  29. Porto do Mangue
  30. Poço Branco
  31. Pureza
  32. Rio do Fogo
  33. Serra do Mel
  34. São Bento do Norte
  35. São Miguel do Gostoso
  36. Taipu
  37. Tibau
  38. Touros
  39. Upanema

Alerta amarelo

  • A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além da possibilidade de ventos intensos, entr40 e 60 km/h.
  • Há, segundo o Inmet, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades não mencionadas no ‘alerta laranja’ estão sob o ‘alerta amarelo’.

G1 RN

 

Secretaria de Tributação disponibiliza internet gratuita para uso da população

A sede da Secretaria de Tributação de Parnamirim agora conta com internet gratuita à disposição da população. O intuito é facilitar a vida de quem precisa dos serviços do município, estimulando os cidadãos a resolverem suas demandas pelas plataformas de serviço da Prefeitura, como o Parnamirim Digital e o Portal do Contribuinte.

O Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), órgão de tecnologia do município, finalizou a implantação da infraestrutura no local e, a partir de então, o cidadão que precisar comparecer à Semut para resolver alguma demanda já pode se conectar à internet por meio do sinal aberto.

Para o secretário Wolney França, o compromisso da Prefeitura é facilitar a experiência do usuário dos serviços públicos, especialmente no que diz respeito aos sistemas do município. “Graças a uma equipe competente, conseguimos implementar a internet gratuita para o contribuinte.

Nos próximos meses, outras melhorias vêm por aí. Vamos disponibilizar os contatos da Semut para solicitação de serviços de forma setorizada. Nosso objetivo é que praticamente todas as demandas possam ser resolvidas online”, disse.

Cidade gaúcha vai inaugurar estátua de Jesus maior do que o Cristo Redentor

Foto: Divulgação

Estrutura é feita em aço e concreto armado e pesa 1.712 toneladas.

Será inaugurada no próximo domingo, dia 6, na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, a maior estátua de Cristo do Brasil. O monumento tem 43 metros de altura, cinco a mais que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A estrutura gaúcha é feita em aço e concreto armado e pesa 1.712 toneladas.

Há a expectativa de que a estátua seja capaz de movimentar o turismo na região do Vale do Taquari, atingida fortemente pela catástrofe das chuvas no ano passado. Encantado fica 145 km distante da capital Porto Alegre.

A imponente obra, esculpida pelo artista Markus Moisés Rocha Moura, foi construída ao longo de dois anos a partir de doações e arrecadações promovidas pela comunidade organizada a partir da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE). Segundo a página do empreendimento, não houve recursos públicos empregados em sua construção.

A estátua fica no Morro das Antenas, 400 metros acima do nível do mar. O local é considerado um marco da cidade por ter sido onde começou o fornecimento de energia elétrica para o município

Além da estátua, o Complexo do Cristo Protetor tem outras instalações como uma capela de vidro e uma fonte representando os 12 apóstolos de Jesus.

O parque também terá o “Caminho dos Salmos”, marcando pontos de peregrinação e indicando a distância até o Cristo.

O Cristo Protetor tem seis metros de pedestal e 39 metros de envergadura. Um fragmento da mão direita da obra foi abençoado pelo papa Francisco.

Visitação e preços

A visitação estará aberta sábado, domingo e feriados de 9 horas às 17 horas. O ingresso para visitar o parque custa R$ 30 para adultos. Crianças até 12 anos não pagam. Idosos e moradores da cidade pagam R$ 15.

Provocações

Em 2021, os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Encantado, Jonas Calvi, trocaram provocações em tom bem-humorado nas redes sociais sobre os tamanhos das duas estátuas. Paes usou o X (ex-Twitter) para escrever: “Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista …” A frase acompanhava uma foto do Cristo Redentor de costas, com a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar ao fundo.

Calvi respondeu aproveitando para chamar os turistas a conhecer a cidade gaúcha. “Sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa!”, escreveu.

 

O Dia

Daniel Alves tem passaportes liberados e pode voltar ao Brasil

Foto colorida de Daniel Alves - Metrópoles
Foto: David Zorrakino/Europa Press via Getty Images

Daniel Alves teve condenação por estupro anulada pela Justiça no último dia 28 de março. Ex-jogador já pode retornar ao Brasil.

Uma semana após ter sido absolvido pela Justiça espanhola, Daniel Alves está liberado para voltar ao Brasil. Nesta sexta-feira (4/4), o ex-jogador esteve na Audiência de Barcelona para retirar os dois passaportes (brasileiro e espanhol) que estavam retidos.

Durante 2024, o ex-lateral da Seleção Brasileira teve de assinar uma ata de presença na Audiência para mostrar que não deixou a Espanha como foragido. Os passaportes estavam retidos com a Justiça da Espanha por “risco de fuga”.

Absolvido

A decisão de absolvição foi proferida pelo Tribunal de Justiça Superior da Catalunha na última sexta-feira (28/3). De forma unânime, os magistrados discordaram da condenação em primeira instância, argumentando que a sentença original apresentava “lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições sobre os fatos, a avaliação jurídica e suas consequências”. Durante o processo, Daniel Alves apresentou cinco versões sobre o ocorrido.

Com isso, todas as medidas cautelares contra Daniel Alves foram revogadas. A decisão foi assinada pelas magistradas María Àngels Vivas (relatora), Roser Bach e María Jesús Manzano, além do magistrado Manuel Álvarez.

Daniel Alves ficou 14 meses em prisão preventiva e foi condenado em fevereiro de 2024. Ele deixou o Centro Penitenciário Brians 2 em 25 de março de 2024 após o pagamento de fiança de 1 milhão de euros (o equivalente, na cotação atual, a R$ 6,6 milhões).

 

Metropoles

 

É grave o estado de saúde da mulher que levou mais de 1.500 picadas de abelhas, em Parnamirim

Foto: Reprodução

É grave o estado de saúde da mulher, de 53 anos, que sofreu mais de 1.500 picadas de abelha, no último sábado (29), em Parnamirim. Internada há dois dias na UTI do Hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal, o quadro clínico da vítima complicou por conta de outros problemas de saúde.

De acordo com o último Boletim Médico, os rins da paciente pararam e agora precisará passar por procedimento de hemodiálise. O ataque de abelhas ocorreu dentro um veículo, modelo kombi, no último sábado (29), quando a vítima seguia de Pium para o Centro de Parnamirim.

A vítima recebeu o primeiro atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança, em Parnamirim, mas precisou ser transferida com urgência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Catarina.
Ponta Negra News

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix.

Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas.

As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas:

  • Pix parcelado: setembro deste ano;
  • Pix em garantia: 2026;
  • Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro.

Pix parcelado

O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.

Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

Pix em garantia

Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.

A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.

Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.

Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).

Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.

Diferenciação de comprovantes

Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos.

Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater o golpe do falso comprovante e facilitará para o recebedor a identificação de que uma transação foi de fato concluída. Nos últimos tempos, tornou-se comum um golpe em que o pagador mostra o comprovante de Pix agendado ao vendedor. Por ter de olhar rápido e sem elementos visuais para identificar facilmente se a transação não foi concluída, o vendedor fica sem receber os recursos quando o pagador cancela o agendamento.

 

Agencia Brasil