DEPUTADO TAVEIRA JÚNIOR DESTACA AÇÕES DO PRIMEIRO ANO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Encerrando o ano de 2023, o deputado estadual Taveira Júnior (União) apresentou a população do Rio Grande do Norte um balanço de suas ações no legislativo potiguar no primeiro ano de mandato. Apesar de recém-chegado na Assembleia, o parlamentar protocolou diversos projetos de lei e mais de 100 requerimentos em favor do estado. Taveira Júnior, que faz parte do bloco independente, fiscalizou e acompanhou de perto as ações do Governo, além de ter se posicionado contra o aumento do ICMS, votado neste mês de dezembro.

O deputado se destacou na Assembleia Legislativa pela atuação em todas as regiões do estado, ouvindo lideranças, apoiando os pleitos dos municípios potiguares e buscando apoio, sobretudo, junto aos deputados federais e senadores em Brasília. Eleito vice-líder de bancada do bloco partidário, Taveira tem matérias importantes em tramitação na Casa, como o projeto de lei que institui no RN o Programa de Proteção à Policial Civil, Policial Militar e Bombeira Militar Gestantes e Lactantes; o projeto que autoriza os municípios potiguares a realizarem obras e serviços de conservação e de manutenção em trechos de rodovias estaduais; o projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade da substituição dos alertas sonoros de alta intensidade por sinais musicais suaves nas escolas, promovendo um ambiente inclusivo e acessível; entre outros.

Membro da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública, o parlamentar foi relator de projetos relevantes, como o que garante a preservação ao direito de aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas cultas nas escolas do Estado; e o projeto que reconhece a necessidade do porte de armas de fogo aos Guardas Municipais, tendo em vista o risco da atividade e prezando pela segurança fora do ambiente de trabalho. O deputado, que tem diálogo constante com as forças de segurança pública, recebeu do 3º Batalhão de Polícia Militar o certificado de “Amigo da Companhia”, em homenagem a sua atuação junto a corporação.

Além de todo o trabalho no Estado, o parlamentar também tem auxiliado na resolução de questões relativas à Parnamirim, cidade que o acolheu como Deputado da terra. Taveira tem articulado junto ao Governo a recuperação de rodovias importantes que interligam o município, como as RN’s 316 (Estrada de Japecanga) e 063 (Trecho Litorâneo). Fruto do apoio de seu mandato, a cidade também recebeu um ônibus escolar adaptado aos estudantes com necessidades especiais. “Temos feito um trabalho lado a lado com as pessoas, dando vez e voz a quem mais precisa e representando os seus direitos na Assembleia. Em 2024 nossa atuação de fortalecimento dos municípios potiguares será ainda mais forte. Este é o nosso desejo”, complementou o parlamentar.

Performance digital da Agência Ratts impactou 53 milhões de clientes em 2023

A agência Ratts Ratis está fechando o ano de 2023 com um recorde: se somados todos os clientes finais impactados pelas suas campanhas digitais ao longo de todos os meses do ano, chega-se ao número de 53 milhões de pessoas, em todo o Brasil e uma parte no exterior. São campanhas institucionais, de venda, de posicionamento e promocionais, para os clientes de diversos segmentos atendidos pela agência.

Segundo o diretor da agência, publicitário Pedro Ratts, “trabalhamos hoje com as principais ferramentas de performance digital e a maioria já está conectada com Inteligência Artificial, o que incrementa os resultados; quando a gente soma a isso a experiência de mercado e a criatividade e a pegada da nova geração, temos uma receita especial pra coisa acontecer e performar” conclui. Para conhecer o trabalho da Ratts Ratis e agendar uma visita visite o perfil @rattscom.

Cel. Denise, a dama do fogo. A primeira mulher a ser coronel no Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte

Denise tem 23 anos de carreira militar, iniciou sua jornada como soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, anos depois, foi aprovada no concurso para oficial do Corpo de Bombeiros, trilhando a carreira com conduta ilibada, hoje chega ao maior posto da instituição, coronel do CBMRN, último posto do oficialato.

A dama do fogo, como ficou conhecida a coronel Denise, não esconde o seu amor pela profissão e também pelos amigos que marcaram essa trajetória de sucesso.

Denise Maria Bezerra Figueiredo conseguiu provar que uma jovem de família humilde poderia alcançar vôos maiores na sua linda caminhada. Denise é formada em contabilidade, na época da sua faculdade, para custear seus estudos, ela vendia cachorro- quente, esse foi apenas um pequeno desafio, pois outros maiores foram enfrentados com bravura ao longo da sua caminhada.

A coronel Denise já prestou muitas continências para as adversidades da vida, tanto físicas quanto emocionais. Durante o curso de formação para oficial do CBMRN, ela teve que deixar sua família aqui no RN e seguir para o Estado do Pará, passando dias distante dos familiares e dos seus amigos.

Vinte e três anos de muitas histórias que ela preferiu compartilhar com os familiares e amigos que contribuíram com a história do CBMRN, Denise é pós-graduada em Gestão em Segurança Pública, tem vasta experiência na área de planejamento estratégico, já esteve em Brasília a serviço do Ministério da justiça, já atuou na equipe de assessoria parlamentar.

A coronel já comandou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de praças do CBMRN e com maestria conduziu, juntamente com sua equipe, as atividades de formação das primeiras soldados da corporação.

Em sua caminhada, Denise enfrentou alguns preconceitos, mas seu espírito guerreiro a tornou mais forte e resistente às adversidades, mesmo em dias nublados, ela nunca largou o batom vermelho, o salto da elegância feminina e com muita probidade é reconhecida como uma excelente profissional pelo seu conhecimento técnico, por sua capacidade de comandar a tropa, pelo seu exemplo. Assim, a norte-rio-grandense
Denise Maria Bezerra Figueiredo entra para história como a dama do fogo, a primeira mulher a receber a promoção de coronel no CBMRN, confirmando que nada é impossível aos que lutam.

Calendário do IPVA 2024 é divulgado; 1º vencimento é em março

(Imagem: Reprodução/Assecom)

O calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2024 foi divulgado na última quinta-feira, 28. O cronograma de pagamentos começa em março e vai até dezembro, com os vencimentos sempre nos dias 10, 11 ou 12 de cada mês. 

As datas do pagamento variam de acordo com a terminação numérica da placa do veículo. Por exemplo, o primeiro vencimento, dia 11 de março, é válido para os proprietários de automóveis com placas de final 1 e 2. 

A alíquota de IPVA no Rio Grande do Norte é de 3%. O imposto pode ser quitado em cota única até a data de vencimento com desconto de 5%. Caso o proprietário deseje, pode parcelar o pagamento em 7 vezes, mas sem o desconto. 

O valor do IPVA será encontrado na guia de pagamento, disponível no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran. Os contribuintes podem visualizar e imprimir a guia para pagamento por meio do link https://www2.detran.rn.gov.br/externo/consultarveiculo.asp, inserindo a placa do veículo e o número do Renavam nos campos indicados. 

 

Há 86 anos a Praça Cívica encanta gerações

Na Praça Cívica, muita história, cultura e lazer se encontram.

Este ano, a Praça passou por uma reforma significativa, resgatando sua beleza. Por lá, a diversão não falta e, com certeza, será um dos pontos de lazer mais procurados durante o verão.

Além disso, este mês, a Praça ganha ainda mais vida com a programação especial do Brilha Natal Fecomércio, trazendo eventos culturais, gastronomia e muito mais!

Confira a programação completa em www.brilhanatal.com.

 

Trabalhadores de Ponta Negra cobram melhorias. “A praia dessa forma não atrai turista”

Foto: Magnus Nascimento

Às vésperas do Réveillon, comerciantes, quiosqueiros e trabalhadores que sobrevivem do turismo cobram organização na orla da praia de Ponta Negra, um dos mais importantes pontos turísticos do Rio Grande do Norte, na zona Sul de Natal. A reclamação é sobre insegurança, falta de iluminação, ausência de lixeiras ou pontos de descarte de lixo, presença constante de motos e bicicletas no calçadão e muitos buracos. De acordo com quem trabalha no local, o desordenamento da principal praia natalense acaba afastando turistas.

Joana Gomes, que tem a permissão para colocar barracas na praia, diz que o movimento está abaixo do esperado devido à obra de enrocamento. “Isso deveria ter sido feito antes, na baixa estação. A praia dessa forma não atrai turista, aqui nós estamos há uns três meses sem trabalhar direito por causa disso. A gente sente falta de uma fiscalização, de um trabalho bem-feito aqui na praia, tem um buraco ali que se abriu e já está para completar um ano aberto. É lamentável mesmo porque a gente vive disso”, comenta.

Um quiosqueiro que não quis se identificar disse que sente falta de agentes do poder público na manutenção do cartão-postal. “A iluminação eu já liguei para prefeitura não sei quantas vezes, a segurança também. Está sem condições aqui, que eu saiba calçadão serve para as pessoas andarem, o natalense, o turista, e não para andar de moto. A pessoa anda aqui com medo de ser atropelada. Você anda aqui e não tem uma lixeira. A única coisa que funciona aqui é o trabalho dos lixeiros, para eles eu tiro o chapéu porque eu junto o lixo aqui e eles tiram”, desabafa.

Ao longo de todo o calçadão é possível encontrar buracos perto dos quiosques e até nas escadas. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) informou que trabalha em um cronograma para fechar os buracos da área para o veraneio. “Sobre os buracos no calçadão, a Seinfra, via seu Departamento de Conservação, tem no seu cronograma ações para os próximos dias. Fizemos uma na semana passada, num buraco que abriu por conta da rede de drenagem. E planeja agora em janeiro novos serviços”, disse em nota.

A Praia de Ponta Negra, localizada na zona Sul de Natal, é um dos principais cartões-postais para turistas que buscam sol, mar e diversão durante o veraneio de 2024. Como mostrou a TN na edição de ontem, enquanto a praia já atrai visitantes em busca de momentos relaxantes à beira-mar, alguns expressam preocupações em relação à falta de ordenamento na área. Falta de lixeiras, banheiros fechados, desorganização das barracas e cobranças excessivas são reclamações constantes também entre os turistas.

Tribuna do Norte

Batida entre dois carros deixa trânsito travado na Rota do Sol, na Grande Natal

Foto: Gustavo Brendo

Uma batida entre dois carros na rotatória da Rota do Sol, em Parnamirim, na Grande Natal, deixou o trânsito travado na via na manhã desta sexta-feira (29). O acidente aconteceu por volta das 7h15 no sentido Ponta Negra/Cotovelo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer os dois ocupantes de um dos carros, que depois do acidente se queixaram de dores. Os socorristas chegaram por volta das 8h20. O motorista do outro veículo envolvido não ficou ferido.

Até o momento da publicação desta matéria, os carros continuam ocupando uma das faixas da pista. O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) ainda não chegou ao local.

G1 RN