Reunião em Natal discutirá a suspensão da pesca do atum

Foto: Adriano Abreu

A suspensão da pesca do atum no Brasil por parte do Governo Federal já tem provocado consequências na economia do Rio Grande do Norte, maior produtor e exportador do Brasil do pescado. Empresas já têm dispensado funcionários em férias coletivas, como é o caso da Produmar, que deu férias a 100 pescadores, e apontam ainda que a suspensão, que no papel é até dia 1º de janeiro, na prática será até o fim do primeiro mês de 2024, uma vez que a pesca do atum depende da posição da lua. Com isso, o pescado só voltaria a chegar a mesa dos potiguares a partir de fevereiro, segundo interlocutores do segmento pesqueiro potiguar.

Nesta terça-feira (19), representantes do Ministério da Pesca, do Meio Ambiente, autoridades e interlocutores do setor pesqueiro vão se reunir em Natal para discutir a medida e os impactos para o segmento. Anualmente, o Brasil precisa cumprir uma “cota” de pesca de atum, cota esta que não pode ser ultrapassada por tratados internacionais.

A medida tem afetado grandes empresas, mas também pequenos empresários, como é o caso do vendedor Josenilson Alves de Moura, 52 anos, que trabalha com atum há 40 anos no Canto do Mangue, nas Rocas. O pescado específico do atum (albacora-bandolim) representa 70% de suas vendas e segundo ele, o prejuízo no faturamento será de pelo menos 50%. O vendedor cita ainda que possui pescado em seu estoque e que há expectativa de receber novo carregamento do que já havia sido pescado, mas alega que haverá reajuste no preço.

Tribuna do Norte

Prefeitura de Maxaranguape solta nota sobre agressão que prefeita teria sofrido de sindicalistas

A prefeitura de Maxaranguape enviou uma sobra sobre agressão que a prefeita, Professora Nira, teria sofrido  de  membros  do  SINTE/RN,  veja:

NOTA DE REPÚDIO

Viemos por meio desta nota expressar nosso veemente repúdio diante do lamentável episódio de agressão sofrido pela prefeita Professora Nira, perpetrado por membros do SINTE/RN. Entendemos que a busca por diálogo e soluções deve pautar as relações entre governantes e representantes da sociedade civil, mas ficou claro que desde o início, por não existir uma pauta nem agendamento prévio, se tratava de um ato político, utilizando alguns servidores concursados, infelizmente.

A agressão física e verbal é inaceitável em qualquer circunstância e vai contra os princípios democráticos que regem nossa sociedade. Valorizamos o papel dos sindicatos como agentes de representação e defesa dos interesses dos trabalhadores, mas acreditamos que o diálogo construtivo é o caminho mais adequado para resolver divergências.

Repudiamos toda forma de violência e esperamos que as autoridades competentes investiguem rigorosamente o ocorrido, garantindo a responsabilização dos envolvidos. O respeito à integridade física e moral dos gestores públicos é essencial para o funcionamento saudável de nossa democracia.

Reiteramos nosso compromisso com a defesa dos princípios democráticos, do respeito mútuo e do diálogo como instrumentos fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equitativa.

Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social
Prefeitura de Maxaranguape

Revitalização da Ribeira: Comissão da Câmara Municipal de Natal inspeciona bairro para medidas imediatas

Foto: Francisco de Assis

Em desdobramento da Audiência Pública realizada na Câmara de Municipal de Natal no último dia 4 de dezembro, que debateu revitalização da Ribeira, os vereadores Kleber Fernandes (PSDB), Nina Souza (PDT) e Raniere Barbosa (Avante), membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, estiveram na manhã desta terça-feira (19) visitando o bairro. Além dos parlamentares, o grupo contou com a presença de representantes da Prefeitura, do artista Ronkaly Souza e da arquiteta Michele Lordão. 

A inspeção teve como objetivo analisar quais medidas podem ser tomadas de imediato do ponto de vista de limpeza, iluminação, segurança, trânsito, transporte público e infraestrutura do bairro. “Nós entendemos a importância desse projeto, de requalificar, resgatar e revitalizar a Ribeira. Então temos que ter foco, determinação e, lógico, tem todos os trâmites burocráticos que vamos ter que passar e exercer dentro de todas as etapas. Sabemos que o setor produtivo sendo parceiro do poder público, que tem a responsabilidade maior da execução”, destacou o vereador Raniere Barbosa.

Durante o encontro, os vereadores mostraram a intenção de que fosse criado uma secretaria especial com legislação específica visando centralizar todos os processos envolvidos na revitalização da Ribeira.  “A Secretaria Especial é a união de várias secretarias como infraestrutura, cultura, turismo e tantas outras para que elas dialoguem em conjunto. Um projeto como esse não pode ser concebido nem executado de forma isolada. Nós precisamos entender que a Ribeira e o centro da cidade são o coração de Natal. É a nossa história viva”, falou a vereadora Nina Souza, presidente da Comissão. 

As várias vertentes envolvidas na revitalização também foram abordadas pelo grupo, como a interferência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “Para se ter uma ideia tem mais de cem imóveis tombados ou abandonados, ou seja, tomba o imóvel e não cuida do imóvel. E, além disso, outros que estão aí em litígios judiciais. Então, isso tudo tem que ser equacionado. Percebo que várias vertentes precisam ser entradas nesse contexto”, complementou a vereadora. 

“Existem projetos da Prefeitura Municipal do Natal que estão tramitando nos ministérios em Brasília, mais precisamente no Ministério das Cidades, com o intuito de buscar a revitalização e, acima de tudo, preservação também do patrimônio histórico cultural da Ribeira. No âmbito local, os vereadores, através da alocação de emendas na lei orçamentária e também nas emendas impositivas, podem destinar recursos para as mais diversas secretarias do município, haja vista que a revitalização da Ribeira é uma pauta transversal. Ou seja, você pode colocar recursos na Secretaria de Turismo para criar um polo turístico ou um roteiro turístico no bairro da Ribeira, contando a história da cidade e a relação de Natal com a Segunda Guerra Mundial, por exemplo. Você pode alocar recursos na Secretaria de Defesa Social para a Guarda Municipal. Então, são diversas pautas transversais em diversas secretarias, desde a infraestrutura, a limpeza, a mobilidade, o transporte, que podem ser contempladas pelos próprios vereadores mediante emendas e em discussão com as secretarias”, destacou o vereador Kleber Fernandes.  

Câmara Municipal de Natal
Texto: Phablo Galvão
Foto: Francisco de Assis

Paróquias divulgam os horários das celebrações do Natal e do Ano Novo

Reprodução

Na Catedral Metropolitana, no domingo, 24, serão celebradas cinco missas: às 7h, às 11h, às 16h, às 18h e às 20 horas. As duas que acontecerão no horário da manhã seguirão a liturgia do 4º Domingo do Advento, e as três últimas serão da Vigília do Natal. A das 20 horas será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso. No dia 25, às 19h, haverá a celebração da Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, presidida por Dom João Cardoso.
No dia 31, às 7h e às 11h, acontecerá a missa da festa da Sagrada Família, e, às 17h e às 20 horas, missa da solenidade da Mãe de Deus. A última será presidida pelo arcebispo. No dia 01 de janeiro, também será celebrada missa, às 19 horas.

Missa no Campus da UFRN

Há vários anos, tradicionalmente na noite dos dias 24 e 31, acontece a celebração da missa, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Neste ano, ambas as celebrações acontecerão na Praça Cívica da UFRN (e não no anfiteatro, como acontecia em anos anteriores), às 18 horas, presididas por Dom João Cardoso, transmitidas pela TV Universitária.

Encontro com a imprensa mossoroense acontece nesta terça-feira

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo | Wilson Moreno (Secom/PMM)

Reforçando seu compromisso com a transparência e o diálogo constante com os profissionais da comunicação, a Prefeitura de Mossoró realiza nesta terça-feira (19), às 8h30, mais um encontro com a imprensa. O evento acontece no Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo local.

O encontro contará com a presença do prefeito Allyson Bezerra e da secretária municipal de Comunicação, Valéria Persali. Na ocasião, o gestor municipal prestará contas das ações promovidas pela Prefeitura de Mossoró ao longo de 2023.

O evento será iniciado com um café da manhã, seguido de apresentação do prefeito Allyson Bezerra, que também responderá a questionamentos feitos pelos comunicadores presentes.

Fonte: prefeitura de Mossoró

No Natal, Deus se faz criança

 


Padre João Medeiros Filho

Santo Antão, um anacoreta do século III, inspirado no Livro da Sabedoria (Sb 18, 14-15) escreveu: “Quando a noite estava no meio de seu curso, tudo parou e silenciou, porque nasceu um Menino, o Salvador da humanidade.” A retórica do presépio pretende mostrar que Deus não é severo, ameaçando nossas vidas. Ele surge no meio de nós como uma criança. E esta não julga nem condena. Deseja tão somente revelar a clemência e o afeto divino. A manjedoura de Belém sussurra-nos uma profunda mensagem de paz. Hoje, vive-se na civilização da incerteza e do medo, até mesmo de Deus. Talvez, nós ministros religiosos, tenhamos uma parcela de culpa. Por vezes, anunciamos mais o castigo divino do que o perdão, a benignidade e a ternura. Jesus se fez pequeno. É o Emanuel, Deus conosco. Não se pode esquecer as palavras dos anjos aos pastores: “Não temais, anuncio-vos uma grande alegria: nasceu para vós o Salvador” (Lc 2, 10). O termo empregado pelos arautos celestiais foi salvador e não juiz.

O Natal cala-nos diante da simplicidade, bem como da benevolência infinita e celestial. Resta-nos dar lugar ao coração que sente, se compadece e ama. Não se poderia fazer outra coisa diante de um menino, sabendo que Ele éo Verbo humanado. Vale lembrar Fernando Pessoa: “Ele é a eterna criança, o Deus que faltava. Ele é o divino que sorri e que brinca. É a criança tão humana que é divina.” O Natal traz-nos uma permanente mensagem: importa muito o espírito de bondade, doçura que encanta, purezaenchendo a alma humana da inefável e enriquecedora graça sobrenatural.

Na festa do Natal de Cristo, somos todos convidados a ver com os olhos da alma, do afeto e do coração. Não raro, somos frios e indiferentes. O Pequeno Príncipe já dizia: “Só se vê bem com o coração.” Santa Dulce dos Pobres mostrou-nos que o cristianismo é feito muito mais com o coração do que com sermões. Neste Natal, vamos resgatar nossa afetividade, deixar-nos comover com nossas crianças interiores, permitir que elas sonhem e nos encham de encanto diante do Menino Jesus. Este sentiu prazer e alegria, querendo ser um de nós. “E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós” (Jo 1, 14). Tendo passado pela experiência de ter sido criança, Ele lançou aos discípulos oconvite à infância espiritual: “Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 18, 3). Natal é isso também.

Na liturgia natalina e do cotidiano da vida, o Eterno vem a nós para nos transformar em irmãos, mudar nossa noite em dia, proteger-nos dos perigos, iluminar nossa cegueira e fortalecer nossa fraqueza. Deus assumiu o homem, não obstante a sua infidelidade, a rejeição do Amor na aurora da humanidade. Um Menino nasceu para nós, um Filho nos foi dado. Cristo se fez um como nós, porque quis ser para todos misericórdia e perdão. Portanto, “alegremo-nos todos no Senhor, pois nasceu para nós o Salvador” (Lc 2, 11). Desceu do céu para nós a verdadeira paz!

O Natal é a resposta à utopia humana, à sua sede e procura inquietas. Em Cristo, Deus materializou todo o nosso sonho: tornar-se imortal, pleno de bondade, rico de benevolência, templo da justiça, fonte da verdade, berço do perdão e da paz. Jesus veio restaurar pela graça a humanidade, em sua beleza original e grandeza primeira da criatura, antes da triste realidade do pecado. O Natal é a convivência celestial nos caminhos da terra, a partilha da Vida divina com a existência terrena, o encontro do Eterno com o tempo, a Presença duradoura no efêmero dos homens. É o Criador decidindo habitar a terra. Destes sentimentos devem se revestir as festas natalinas. A todos desejamos um Natal cheio de graças e de Luz. Precisamos dela neste mundo – em especial no Brasil – rumo a um futuro incerto. Tenhamos fé, Deus indicar-nos-á também uma estrela, como a de Belém, a mostrar o caminho que nos leva ao Salvador. A todos um Natal pródigo de graça, alegria, saúde e paz! “E a gloria do Senhor nos envolva de luz” (Lc 2,9).