Feliz 2024! O Ano Novo e o Diário Oficial chegaram com todas as forças e exonerações

O Ano Novo chegou, e com ele o Diário Oficial do Município trazendo todas as exonerações dos cargos comissionados do executivo de Parnamirim. Essa tem sido uma prática que todos os prefeitos adotaram para realinhar suas gestões, tanto politicamente quanto administrativamente. Este ano, o beija mão tem um significado ainda maior, pois quem não estiver no projeto político ou melhor, rezar na cartilha do coronel Taveira, não terá de volta o seu cargo comissionado. Esse é o jogo do poder e ninguém venha dizer que não sabia como a coisa funcionava.

Agora, Taveira terá condições com a caneta cheia de tinta, ou melhor, cheio de cargos para impulsionar o nome do seu candidato que pelo andar da carruagem já foi escolhido, trata-se do seu xerife Homero Grec. E agora, José, Irani, Kátia, Carol com C, Salatiel e Wolney? Eles estão dentro do jogo, mas todos dentro das quatro linhas do prefeito Taveira, o verdadeiro dono da bola e do campo.

Sejam bem-vindos! Já estamos em 2024 e o juiz apitou o início da partida mais importante da política municipal: a eleição de prefeito e vereadores.

Petrobras coloca o navio-plataforma Sepetiba em produção no pré-sal

Foto: Acervo SBM

A Petrobras colocou em produção hoje (31/12) o navio-plataforma Sepetiba, no campo de Mero, bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. Esse é o terceiro sistema de produção de Mero, com capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo e comprimir até 12 milhões de metros cúbicos de gás, tudo isso diariamente. A plataforma é do tipo FPSO, ou seja, é uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês.

O FPSO Sepetiba faz parte de um sistema de produção que inclui a perfuração e a preparação do poço para a produção (completação) de oito poços produtores e oito poços injetores de água e gás que estão sendo interligados à unidade.

A unidade possui tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência na produção e, além disso, viabilizar a atividade de CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage), onde o gás rico em CO2 é reinjetado no reservatório e reduz as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

“Para a Petrobras, alta produtividade e descarbonização andam juntas pois, ao realizar as nossas atividades, temos como parâmetro a sustentabilidade nos negócios, bem como no meio ambiente”, explicou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A Petrobras afretou o FPSO Sepetiba da SBM, que também o construiu, para ser a terceira unidade produtora do campo de Mero, de um total de cinco, já que duas ainda serão instaladas. No prazo de um ano, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, a Petrobras colocou em produção cinco FPSOs (ver figura abaixo).

Mero produz diariamente cerca de 230 mil barris de óleo e 15 milhões de m3 de gás. Trata-se de um campo unitizado, operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) (3,5%), como representante da União na área não contratada.

“Vencemos o desafio de colocar cinco unidades em operação, somente neste ano. Isso demonstra a capacidade técnica da Petrobras, nossa intenção de investir no crescimento da produção e, consequentemente, no desenvolvimento do Brasil”, declarou o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos José Travassos.

www.agencia.petrobras.com.br

Réveillon de Natal terá queima de fogos e shows com artistas locais na Redinha. Confira

Foto: Canindé Soares

O tradicional Réveillon promovido pela Prefeitura do Natal reúne atrações musicais na praia da Redinha, além de show pirotécnico em Ponta Negra (balsas em alto mar) e Ponte Newton Navarro.

A programação na Redinha começa às 23h com Dom Cardoso e seus Metais, Umaré, Frevo do Xico, Luizinho Nobre e Banda Detroit. O acesso aos shows é gratuito e integra a programação oficial do Natal em Natal.

Já o tradicional Show Pirotécnico terá duração de 10 minutos em tradicionais pontos de queima (Ponta Negra e Ponte Newton Navarro) podendo ser apreciada em todas as regiões da cidade em comemoração a chegada de 2024.

www.pontanegranews.com.br

Feliz Ano Novo!

Foto: Pixabay

É exatamente assim! A virada de ano é como uma página em branco, esperando para ser preenchida com novas conquistas, histórias e aprendizados. É um momento de esperança e celebração, onde expressamos nossos desejos mais sinceros para aqueles que amamos e para nós mesmos.

Contagiado por este momento vindouro de tanto amor e reflexão, o Blog do GM deseja que possamos em 2024 celebrar não apenas o fim de um ciclo, mas a chegada de novas oportunidades e horizontes. Feliz Ano Novo!

Com vendas aquecidas, comércio tem boas perspectivas para 2024

O comércio da capital potiguar segue aquecido após o Natal e deve se manter com boas perspectivas no início de 2024. As vendas de fim ano, principalmente de roupas, itens de praia e bebidas, movimentam o setor às vésperas da virada de ano. Diversos segmentos do comércio local relatam aumento nas vendas em comparação com o ano passado, conforme apurou a reportagem da TRIBUNA DO NORTE em lojas de departamento e supermercados.

Em uma loja de roupas do Alecrim, centro comercial da capital, a procura superou as expectativas, diz a vendedora Aline Bezerra. “Sinceramente a gente até esperava que a procura caísse um pouco depois do Natal, mas aconteceu o contrário. Está vindo muita gente comprar roupa para passar a virada, depois o veraneio, então nós nos surpreendemos positivamente com essa grande procura, tanto de homens quanto de mulheres. É bom porque a economia se mantém aquecida”, diz.

O técnico de laboratório Francisco Marques aproveitou o momento para ir às compras. Buscando comprar um par de tênis, ele acabou levando dois para casa por causa dos descontos. “Às vezes a gente compra pela oportunidade e às vezes pele necessidade. Eu tava precisando de um tênis para caminhar e com os descontos consegui comprar outro para trabalhar. Eu tinha saído no Natal e agora aproveitei para sair no Ano Novo também. A gente trabalha tanto o ano todinho que também é bom a gente nos dar um presente”, comenta.

As lojas de moda praia também tem sido bastante buscadas neste fim de ano, diz a comerciante Amanda Fonseca. “Desde novembro que as pessoas já vem pesquisando, se preparando para o período de férias, recesso, veraneio, então tem sido um período muito bom. Como aqui é uma região muito turística, o movimento tem sido bom no geral, mas nesse fim de ano aumento e em comparação com o ano passado está bem melhor. Muitas mulheres comprando biquínis e maiôs para o verão”, diz.

O movimento também é considerado alto nos supermercados, com compras de última hora, principalmente de aves, carnes e bebidas, diz o subgerente do Super Show Supermercado, Geferson Tiago. “As pessoas continuam vindo mesmo após o Natal, o fluxo é intenso porque agora as pessoas se programam para o réveillon nas praias, o veraneio, então essa parte das bebidas tem sido bem buscado, das aves e carnes também. As promoções ajudam e a gente tem a expectativa de manter esse movimento depois do verão também”, destaca.

Com o movimento intensificado neste fim de ano, o comércio vai funcionar em horário diferenciado. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) divulgou o funcionamento do comércio nos dias que se aproximam do final do ano de 2023. No dia 1º de janeiro de 2024, o comércio de rua e supermercados não funcionam. Já nos shoppings, apenas abertura facultativa na praça de alimentação e cinema conforme programação. Lojas estarão fechadas.

Nos supermercados, consumidores procuraram por bebidas – Foto: Magnus Nascimento

Dicas para evitar golpes no e-commerce

A ampliação do e-commerce e as milhares de possibilidades de compras online têm gerado uma série de golpes e situações constrangedoras para usuários e clientes. No fim do ano, com a intensificação das aquisições pela internet, especialistas em mercado digital e advogados é necessário redobrar a atenção para não ter prejuízos e receber presentes e encomendas da melhor maneira possível.

Entre as principais dicas dadas por especialistas estão a verificação dos sites, quantidades e qualidades de avaliações e evidentemente, ofertas excepcionais e atrativas. Para Rodrigo Jorge, profissional especialista em tecnologia da informação e segurança cibernética com mais de 25 anos de experiência, Rodrigo Jorge, é comum que os usuários aproveitem a passagem do período do Natal para buscar promoções e descontos na internet, visando o ano novo. É justamente nessas liquidações, segundo o especialista, que é preciso estar atento.

“É tomar muito cuidado porque os criminosos costumam pagar anúncios legítimos para aparecer nas redes sociais ou buscadores, como Google, Bing, entre outros. Se o usuário encontrar uma oferta, é importante ir no site daquela loja, marca e fábrica, e verificar se ela está lá. Em caso de dúvidas, é pegar o telefone do SAC, televendas, e confirmar se aquele site está correto, se o produto e promoções são aquelas, antes de fechar negócio”, aponta.

O especialista aponta ainda que tem sido comum nas redes sociais golpistas e “atores maliciosos” com perfis falsos, idênticos ao da marca principal, fornecendo promoções. “As pessoas acabam entrando, interagindo pelo WhatsApp, pedindo dados. No final das contas isso é um golpe. Sempre antes de comprar ou negociar através de um perfil numa rede social como Instagram ou Tik Tok, é buscar um perfil verificado ou que tenha o nome correto da marca. Os perfis falsos usam nomes parecidos, com um traço ou caractere a mais”, acrescenta.

Para o presidente da Comissão de Relações de Consumo da OAB-RN, Pedro Petta, é preciso que os usuários verifiquem se as plataformas são confiáveis e bem avaliadas por clientes anteriores. “Existem plataformas na internet que possibilitam a qualificação daquele fornecedor, como Reclame Aqui, Consumidor.Gov. O consumidor, antes de adquirir o produto, precisa fazer uma pesquisa para entender a reputação daquele fornecedor: se ele entrega o que de fato anuncia, as garantias, prazos de entrega, etc”, aponta.

Ainda segundo o advogado Pedro Petta, as qualificações e quantidades de avaliações de determinados vendedores também são pontos a serem avaliados na hora de uma compra na internet.

“Quanto mais avaliações tiver, mais confiável vai ser. Agora o consumidor precisa estar atento no sentido de que, se ele quiser comprar num market place específico, ao invés de clicar num link, é melhor ou baixar o aplicativo ou preferir digitar o endereço daquele market place no navegador. A partir do momento em que se clica num link, pode direcionar o consumidor a um site não oficial com características parecidas”, acrescenta.

Ainda segundo o advogado, o cliente também está resguardado pelas legislações vigentes acerca de eventuais produtos com defeitos, prazos de entrega e em necessidades de devoluções. É importante, segundo o jurista, guardar provas e comprovantes de anúncios e pagamentos.

“Se aquela mercadoria não chegar a tempo ou até mesmo não chegar, ele precisa estar municiado de provas, demonstrar que fez o pagamento, seja através de transferências ou prints de telas, e caso não tenha uma solução com o fornecedor, precisa-se procurar o Procon RN ou Procon Natal, delegacia de Consumidor e a OAB para tentar intermediarmos uma solução. E independente do defeito, aquele cliente que adquiriu um produto fora do estabelecimento comercial, ou seja, em lojas virtuais ou motoboys, em que ele não teve a chance de experimentar, além da garantia do defeito o cliente pode exercer o direito do arrependimento, que é até de 07 dias ”, finaliza.

Confira os horários
Cidade Alta
31/12 – Maioria das lojas fechada;

01/01/ – Fechado.

Alecrim
31/12 – Facultativo das 8h às 14h;
01/01/ – Fechado.

Praia Shopping
31/12 – Praça de alimentação das 11h às 18h, e lojas e quiosques, das 10h às 18h;

01/01 – Praça de alimentação facultativo das 11h às 21h, e lojas e quiosques estarão fechados.

Shopping Cidade Jardim
30/12 – 09 às 19h.

31/12 – das 9 às 18h
01/01 – Fechado
01/01 – Abertura facultativa para lojas/quiosques de alimentação.

Partage Norte Shopping
31/12 – Lojas, quiosques, praça de alimentação e lazer das 10h às 19h. Cinema fechado;

01/01 – Alimentação e lazer facultativo de 11h às 22h, lojas e quiosques estarão fechados, e cinema abre conforme programação.

Shopping Cidade Verde
31/12 – Lojas diversas das 09h às 19h, alimentação e lazer das 12h às 20h, e clínicas fechadas;

01/01 – Fechado.

Natal Shopping
31/12 – Alimentação, lojas e quiosques das 10h às 18h, e alpendre de 17h às 19h;

01/01 – Lojas e quiosques estarão fechados, alimentação facultativo de 11h às 22h, e cinema conforme programação.

Via Direta
31/12 – Lojas, box, quiosques e alimentação das 10h às 17h, sendo facultativo até às 18h;

01/01 – Fechado.

Midway Mall
31/12 – 10h às 18h;

01/01 – Apenas cinema, conforme programação.

Shopping 10
31/12 – Fechado;

01/01 – Fechado.

Supermercados
31/12 – 07h às 19h;

01/01 – Fechados

www.tribunadonorte.com.br

Confira os horários de missas do Ano Novo em Natal e no interior do RN

Foto: Canindé Soares

No coração de Natal, a Catedral Metropolitana está preparada para acolher fiéis em uma série de celebrações especiais durante as festividades de final de ano. Confira abaixo os horários das celebrações do Ano Novo nas demais paróquias da Arquidiocese.

Para encerrar o ano de forma abençoada, no dia 31, a festa da Sagrada Família será celebrada às 7h e 11h, seguida pela solenidade da Mãe de Deus, às 17h e 20h. A última missa do ano, no dia 01 de janeiro, acontecerá às 19 horas, oferecendo aos fiéis uma oportunidade de iniciar o novo ano com fé e devoção.

Horário missas Natal e Ano Novo no RN — Foto: Reprodução

Horário missas Natal e Ano Novo no RN — Foto: Reprodução

Horário missas Natal e Ano Novo no RN — Foto: Reprodução

Horário missas Natal e Ano Novo no RN — Foto: Reprodução

 

Trágicas misturas

Nas últimas semanas, tenho aqui tratado da “ética das profissões/personagens jurídicas”, propositadamente de maneira interdisciplinar, misturando o direito com a literatura e o cinema. Uma maneira lúdica – afinal, poucas coisas são tão gostosas como a literatura e o cinema – de abordar a ética de profissões hoje tão incompreendidas, mas fundamentais, que, nas palavras de Eduardo C. B. Bittar (no seu “Curso de ética jurídica: ética geral e profissional”, Editora Saraiva, 2016), são capazes “de cercear a liberdade, de alterar fatores econômicos e prejudicar populações inteiras, de causar a desunião de uma sociedade e a corrosão de um grande foco de empregos e serviços, desestruturar uma família e a saúde psíquica dos filhos dela oriundos, de intervir sobre a felicidade e o bem-estar das pessoas…”. E acho que o fiz também de uma forma sistematizada, já que, seguidamente, tratei de profissionais/personagens como o governante, o legislador, o juiz, o promotor, o advogado, o professor/jurista, o jurado, o réu, a testemunha e por aí vai.

Dito isso, usarei como mote, para um arremate da temática, a mistura de todas essas profissões no teatro clássico grego. Se há semanas comecei a análise das profissões jurídicas com a “Antígona” (441 a.C.), de Sófocles (497-406 a.C.), desta feita, para finalizar, volto à Grécia antiga com o “Édipo Rei” (429 a.C.), do mesmo autor. Um retorno ao nosso eterno berço.

O enredo – ou o mito – de Édipo é conhecidíssimo (e notadamente desenvolvido na psicanálise de Sigmund Freud). Filho do rei tebano Laio, Édipo, ainda bebê, foi deixado para morrer, pois o seu destino era, segundo o Oráculo de Delfos, matar o próprio pai e desposar a mãe. Mas é salvo por um pastor. Já adulto, entre Corinto e Tebas, mata um velho homem. Chega a Tebas. Responde a um enigma proposto pela Esfinge. Salva a cidade. É feito rei, casando com Jocasta, sua mãe e viúva de Laio, assassinado misteriosamente. Anos após a realização da profecia, e Édipo sendo rei de Tebas, uma peste castiga a cidade. O Oráculo de Delfos, segundo consultado por Creonte (que sucederá como rei), vaticina que, para salvar Tebas do sofrimento, é necessário descobrir e punir o assassino de Laio. Édipo promete aos cidadãos da pólis encontrar e punir o homicida. Édipo sai em sua “caçada”. Mas quando consegue chegar à verdade, ele constata a existência de um só inesperado responsável – ele próprio.

Já tratei de “Édipo Rei” em outra oportunidade para frisar duas coisas: (i) nela, o leitor verá a origem, como um precursor, da dita ficção policial ou detetivesca, gênero literário mais que popularíssimo; e (ii) que podemos também traçar, a partir de “Édipo Rei”, a origem ou o conceito de um mui específico subgênero da literatura (e do cinema), a “ficção de tribunal” (“courtroom drama”), cujas estórias se passam perante uma corte de justiça em funcionamento, com seus atores (advogados, promotores, juízes etc.) realizando suas peripécias jurídicas.

Mas hoje quero ir além na análise de “Édipo Rei”, para dela tirar uma lição ou “moral”.

Na trama, em busca do assassino de Laio, Édipo procura a verdade dos fatos, ouve testemunhas, envia mensageiros para coleta de informações e provas, analisa os relatos, pondera hipóteses, tudo reunindo para formar uma convicção acerca da identidade do responsável pelo hediondo crime. Proativamente agindo, é um policial, um detetive, um investigador. Mas há também inúmeras cenas, como os diálogos/confrontos entre Édipo e Tirésias e entre Édipo e Creonte, que deveras se assemelham ao que se dá em uma sala de audiência/tribunal. Um “courtroom drama” no qual Édipo é promotor e é juiz. E Édipo, claro, nunca deixou de ser Rei, muito embora se veja ao final também culpado.

A mistura de papéis – detetive/promotor/juiz/rei/culpado – não dá certo. Sabedor da verdade, desesperado, Édipo se autocondena, arranca os próprios olhos, para não ser testemunha da própria desgraça e dos próprios crimes. Jocasta, sua mãe, esposa e rainha, outra mistura fatal, comete suicídio. Os destinos são cumpridos. E são só tragédias.

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL