Indicações de Wolney França viabilizam a instalação de playgrounds nos bairros de Parque Industrial e Passagem de Areia

Por indicação do presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Wolney França, dois playgrounds foram instalados nos bairros de Parque Industrial e Passagem de Areia, que ganham mais um importante equipamento público, ampliando as opções de lazer para as famílias da região.

O primeiro playground, via indicação 1096/2023, foi instalado na Praça Aluízio Alves, em Parque Industrial. O espaço está pronto e também já disponível ao povo de Parnamirim.

Já o segundo playground, viabilizado pela indicação 1605/2023, foi entregue em Passagem em Areia, e fica localizado no Centro Esportivo Ulisses Ávila Neto, na rua Desmar Duarte Pimenta. O equipamento já disponível e em uso pela população do bairro.

Para Wolney, o atendimento da indicação mostra que o Executivo tem dado atenção às pautas trazidas pelo Poder Legislativo. “Essas são duas indicações importantes, que vão beneficiar toda a população nos bairros de Passagem de Areia e Parque Industrial. Possibilitar opções de lazer de qualidade é melhorar a vida das pessoas”, afirmou ele.

O presidente da Câmara agradeceu ainda ao prefeito Rosano Taveira pela atenção com as indicações apontadas. “Ter este diálogo amplo com o Executivo reforça o nosso compromisso de seguir possibilitando espaços de convivência para o povo de Parnamirim”, completou ele.

Comissão de Finanças aprova projeto que institui a Ouvidoria da Mulher na Câmara

Fotos: Francisco de Assis

A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal aprovou mais de cinquenta projetos de lei em reunião nesta quarta-feira (29). Outros doze foram designados os relatores.
 
Entre os aprovados está o Projeto de Resolução 014/2023 que institui a Ouvidoria da Mulher na Câmara, de autoria da vereadora Ana Paula (Solidariedade). 

Conforme a matéria, a Ouvidoria da Mulher não terá vinculação com nenhum outro órgão da Casa legislativa, sendo um meio independente, que contará com o suporte técnico de toda a estrutura da instituição. Será exercida obrigatoriamente por um servidor efetivo, tendo como competência zelar pela participação mais ativa das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara Municipal. 

A reunião também aprovou o PL 457/2023, de autoria do vereador Robson Carvalho (União Brasil), que dispõe sobre a obrigatoriedade de capacitação para os motoristas e cobradores que atuem em veículos do transporte público que possuam plataforma para pessoas com deficiência e dá outras providências.

O vereador Anderson Lopes (PSDB) foi o relator. “As plataformas ajudam muito as pessoas que são portadoras de deficiência. Infelizmente, na sua grande maioria, estão danificadas e as que não estão, os motoristas não estão habilitados a manuseá-las. Então, o projeto do vereador vem para obrigar a capacitação dos motoristas que rodam nesse tipo de ônibus. Nosso parecer foi favorável ao projeto”, falou o vereador. 

O PL 469/2023 de autoria da vereadora Ana Paula também foi aprovado pela comissão. Segundo a vereadora, o projeto foi uma sugestão de um militante político para regulamentar a destinação de recursos públicos para as festividades de São João, no Município de Natal, e estabelece percentual mínimo que deve ser empregado para a contratação de artistas e conjuntos musicais que representem a cultura popular do gênero Forró.

“Esse projeto, foi uma sugestão de um militante político, Luiz Pedro, lá do Planalto. Ele sugeriu que a gente pudesse fazer uma proposição que beneficiasse, no período junino, os cantores e as bandas da terra, e que toquem forró, com uma garantia percentual de 80%. E a gente, analisando esse projeto com o jurídico, pensando nessas possibilidades, nós entendemos a importância de poder, realmente, trazer o forró como realmente sendo a atração principal da época junina”, falou a vereadora AnaFotos: Francisco de Assis Paula.

Câmara Municipal de Natal
Texto: Phablo Galvão 
Foto: Francisco de Assis

Fátima envia à Assembleia projeto que cria Secretaria de Cultura no RN; CCJ começa análise e deputado pede vista

Foto: João Gilberto

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei complementar que cria a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e outro que organiza o Sistema Estadual de Cultura.

As propostas estão na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Nesta terça-feira (28), os dois projetos começaram a ser analisados, mas foram tirados de pauta após o deputado estadual Galeno Torquato (PSDB) pedir vistas. As propostas deverão voltar à pauta na próxima semana.

Atualmente, a gestão da cultura está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec) – à qual estão vinculados a Secretaria Extraordinária Estadual de Cultura, comandada por Mary Land Brito, e a Fundação José Augusto (FJA).

Ao apresentar seu relatório sobre o projeto, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) enfatizou nesta quarta-feira que não haverá custos com a criação da nova pasta.

“O governo está propondo criar uma nova secretaria, desvinculando a estrutura da Secretaria de Educação, que passa a não ter mais a temática cultura. Passa a ser uma secretaria autônoma, mas não cria cargos. Será feito um remanejamento do próprio quadro de servidores, sejam efetivos ou comissionados, através de decreto”, destacou o parlamentar.

Na justificativa, o governo alegou que “a criação de uma Secretaria de Estado com atribuições exclusivamente destinadas a aprimorar e difundir a cultura no território potiguar busca dar cumprimento à norma constitucional, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”.

Relator do projeto que trata da organização do Sistema Estadual de Cultura, o deputado estadual Francisco do PT enfatizou que o projeto busca adequar a gestão da cultura no Estado ao Sistema Nacional de Informações e Indicações Culturais e outras normativas legais.

O deputado acrescentou que a criação do sistema não representará aumento de gastos na estrutura do governo.

Autor do pedido de vistas, o deputado Galeno Torquato não se convenceu pela exposição dos colegas. “”Ao invés de cortar gastos, de tirar a cultura da máquina administrativa, vai criar mais uma secretaria para onerar os cofres do Rio Grande do Norte”, disse Galeno.

Galeno disse que o momento pede ajuste nas contas e corte de gastos. “É incoerente esse discurso de que se a manutenção do aumento do ICMS não for votado, o Rio Grande do Norte entra em decadência, pois assim já está há muito tempo e não vemos obras importantes”, criticou.

Portal 98FM

Prefeitura de SGA lança programa de capacitação ‘Avança na Vida’ e vai abrir vagas em 21 cursos

Vagas são destinadas a pessoas de São Gonçalo do Amarante

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), lançou, na manhã desta quarta-feira (22), um programa de capacitação profissional voltado à população do município, o “Avança na Vida”, com mais de 400 vagas ofertadas, em 21 cursos.

“O desenvolvimento do Rio Grande do Norte passa por São Gonçalo do Amarante. Por isso, precisamos capacitar a nossa mão de obra. Teremos muitas oportunidades de emprego geradas em São Gonçalo nos próximos anos, com o nosso Parque Industrial e Logístico Aero-Rodoviário (Pilar), com o ‘hub’ dos Correios. E o ‘Avança na Vida’ irá nos ajudar a ocupar essas vagas com pessoas da nossa cidade”, comentou o prefeito Eraldo.

O “Avança na Vida” é destinado a pessoas entre 16 e 49 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e, nessa primeira etapa, ofertará cursos em áreas como logística, e-commerce, marketing, telemarketing, desing gráfico, costura industrial, depilação e maquiagem, além de turmas voltadas à fabricação de diversas iguarias culinárias como doces finos, bolos, sobremesas, salgados, massas folheadas e de pizza.

Cada aluno inscrito no programa também receberá um kit com mochila, camiseta e material didático.

“O primeiro curso que iremos abrir é o de logística, com 60 vagas. Os demais serão lançados de acordo com o cronograma do Projeto e a ideia é capacitar pessoas de São Gonçalo e que são cadastradas em nosso CadÚnico”, detalhou a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Jane Cleide Oliveira.

Recentemente, São Gonçalo do Amarante recebeu novas unidades de empresas como o Baratão das Embalagens e Selfit Academias. Além disso, também está sendo construída uma nova unidade do Super Fácil Atacado.

De acordo com as manifestações de interesse no PILAR, cerca de 4 mil empregos serão gerados no município, entre as áreas principais destas vagas estão logística e telemarketing.

TRE cassa a prefeita de Pedro Velho por 6X0

O tribunal Regional Eleitoral cassou por 6 votos a zero o mandato da prefeita Edna Lemos do município Pedro Velho e determinou a realização de nova eleição no município.

No acórdão o Tribunal manda realizar eleição suplementar no município.

O presidente da câmara, o vereador Gomes, assumirá o mandato de prefeito da cidade até a posse dos novos eleitos.

A data da nova eleição ainda não foi marcada.

FM Monte Alegre é atingida por raio e fica totalmente destruída pelo fogo. Participe da Campanha Solidária!

Foto: Aristelson Alves

Devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias em nosso estado, na noite da última segunda-feira (2), a FM Monte Alegre foi atingida por um raio, ficando completamente destruída ao ser consumida pelo fogo.

Segundo informações repassadas ao Blog do GM, a rádio passará um período sem funcionar, contando com uma corrente de solidariedade. Você pode ajudar a reconstrui-la, para que ela possa voltar a prestar um importante serviço à população.

Doações de qualquer valor devem ser enviadas para o Pix: fmmontealegre@gmail.com.

Qualquer informação sobre doação de equipamentos e outros materiais, podem ser obtidas pelo telefone (84) 99190-5587.

Foto: Aristelson Alves

Contribua e faça a FM Monte Alegre ir ao ar outra vez.

Acesse AQUI o Instagram da FM Monte Alegre

Blog do GM  – Texto: Jean Xavier

Confira abaixo o vídeo da locutora Márcia Reachevânia!

Texto mais longo lido por 66% dos alunos brasileiros não passa de 10 páginas; no Chile, normal é mais de 100

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte — Foto: Ricardo Laf/PBH

Qual foi o texto ou livro mais longo que você leu durante o ano? Para 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o mais extenso não passou de 10 páginas. A constatação está em uma análise dos microdados do exame internacional Pisa 2018 divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a plataforma de leitura Árvore.

O estudo estabelece uma associação entre os baixos índices de leitura e uma queda no desempenho dos jovens em disciplinas como matemática e ciências.

“Quando a gente pensa no sistema educacional, nos materiais didáticos, nas avaliações, a gente não cria essa cultura de ler textos longos [no Brasil]”, afirma Ernesto Martins Faria, diretor-executivo do Iede.

 

O especialista traça uma comparação entre os exames nacionais e internacionais de leitura. “No Saeb [prova brasileira de português e matemática], são só fragmentos de textos. Por isso que o Brasil teve tanta dificuldade no Pirls [avaliação internacional para alunos de 4º ano do ensino fundamental], no qual a estrutura são textos de 4 ou 5 páginas e uma bateria de questões. Alunos brasileiros nessa faixa etária, mesmo os mais velhos, não estão acostumados. Precisamos criar o gosto pela leitura desde cedo”, afirma.

Veja os principais destaques da análise:

📖Só 9,5% dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos chegaram a ler algum material com mais de 100 páginas em 2018 – índice muito inferior ao de outros países da América Latina, como Chile (64%), Argentina (25,4%) e Colômbia (25,8%). Em exemplos de nações reconhecidamente bem-sucedidas na educação, como na Finlândia, o patamar chega a 72,8%.

✏️Entre os alunos que leram textos de no máximo uma página, só 6% atingiram o patamar 3 na média geral do Pisa (o máximo é 6), que avalia leitura, matemática e ciências. Já entre os que leram mais de 100 páginas, o índice foi bem mais alto: de 33%.

Apesar desses números negativos, as respostas ao questionário do Pisa mostram que os jovens do Brasil veem a leitura de forma positiva: tanto na rede pública quanto na privada, mais de 40% dos alunos afirmam que gostam de falar sobre livros (média superior à registrada pelos países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Por que os jovens estão lendo pouco?

 

Há as seguintes hipóteses para explicar por que os jovens estão lendo tão pouco no Brasil:

  • baixo estímulo (seja em casa ou na escola) à leitura;
  • dificuldades cognitivas e déficits de aprendizagem – no Pisa 2018, 44,9% dos participantes disseram que precisam ler muitas vezes o mesmo texto para compreendê-lo;
  • número insuficiente de bibliotecas públicas, nas ruas ou nos colégios, principalmente da rede pública.

Quais os benefícios da leitura?

 

Segundo estudos prévios citados pelo Iede, o hábito de ler ajuda o aluno a:

  • ampliar o vocabulário e expandir a visão de mundo;
  • melhorar o desempenho na escrita;
  • conquistar fluência verbal e cultura geral;
  • compreender informações apresentadas sob diferentes formatos;
  • desenvolver a cidadania e conhecer os próprios direitos.                                                               Fonte: g1