Parnamirim alinha as ações com secretarias devidos às fortes chuvas

Foto: Marciano Costa

O prefeito Rosano Taveira reuniu na manhã desta terça-feira (28), diversos secretários, para alinhar as ações devido às fortes chuvas que caem desde segunda-feira 27, na cidade Trampolim da Vitória.

Estavam reunidos representantes das secretarias de Assistência Social, Gabinete Civil, Saúde, Obras, limpeza Urbana, Educação, Segurança, Habitação, Procuradoria, Meio Ambiente e também estavam presentes a Defesa Civil e a Guarda Municipal. A reunião serviu para que as ações sejam conduzidas da melhor forma possível para atender à população.

A secretaria de Segurança junto com a Defesa Civil pedem para a população ficar alerta e orienta evitar sair às ruas. Planeje seus trajetos pela cidade, em chuvas fortes, não fique embaixo de árvores, não fique próximo à rede elétrica, deixe o carro na garagem. Em caso de emergência acione a Defesa Civil, através do 156 e do 190 e a Secretaria de serviços Urbanos pelo 3644 8422.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Marciano Costa)
Foto: Marciano Costa

Natal e São José do Mipibu foram os municípios mais afetados pelo temporal no RN

Foto: Sílvio Andrade

Com chuvas acima de 200 milímetros nas quatro regiões administrativas da capital, atingindo também municípios da região metropolitana, os municípios mais afetados pelas chuvas foram os de São José do Mipibu, Natal, Brejinho, Goianinha, Extremoz, Parnamirim e Ceará-Mirim. As aulas nas redes estadual e municipal foram suspensas em Natal e em Parnamirim.

Com 60 pessoas desabrigadas e muitas outras desalojadas de suas casas em função do transbordamento de uma lagoa na zona norte e de problemas na malha viária, a Prefeitura do Natal decretou situação de emergência. A central do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte atendeu 109 ocorrências na Grande Natal relacionadas a inundações, alagamentos, desabamentos, capotamento de veículos, animais em perigo e apoios sociais.

Os números se referem ao período compreendido entre as primeiras horas de segunda-feira (27) até meio-dia desta terça-feira, 28 de novembro. Para dar conta da demanda, o Corpo de Bombeiros acionou todo o efetivo de busca e salvamento aquático que estava de folga para trabalhar no atendimento às vítimas das enchentes.

Diante da previsão de continuidade das chuvas, o Governo do Estado instalou um gabinete de crise para monitorar as chuvas e dar assistência técnica aos municípios.

Acumulado de chuvas

O acumulado de chuvas registrado entre 7h de 27/11 às 7h desta terça-feira (28) foi o maior em 24 horas para os meses de novembro, conforme o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O boletim da Emparn, atualizado ao meio-dia, mostra a ocorrência de chuvas em 94 postos de monitoramento nas quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte.

Os maiores volumes foram nos municípios de Brejinho, com 316 milímetros em 24 horas; Monte Alegre (285), Lagoa Salgada (261), Lagoa de Pedras (250), Passagem (185), Boa Saúde (184) e Ielmo Marinho (180), todas na mesorregião Agreste Potiguar. No Leste Potiguar, as maiores chuvas foram em Nísia Floresta, 355 milímetros; Extremoz (261), Natal, Inmet-UFRN (225), Macaíba (197), São Gonçalo do Amarante (171).

Em São José do Mipibu, a estação automática do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (que não está integrada ao sistema Emparn) – registrou 381 milímetros em 30 horas de chuva. As chuvas atingiram também a mesorregião Central Potiguar. Currais Novos (74mm), Lajes (72), Jardim de Angicos (70). No Oeste, a maior foi em Jucurutu: 33 milímetros.

“Nunca tivemos chuvas com esses volumes no mês de novembro. A chuva no litoral veio acompanhada de trovões e relâmpagos causados por formação de nuvens Cumulus Nimbus, que são formações incomuns em áreas equatoriais e litorâneas”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, que atribuiu o temporal, atípico para este período do ano, ao fenômeno El Niño.

“A Defesa Civil do Estado, em cooperação com as coordenadorias municipais de proteção e defesa civil, e Corpo de Bombeiros Militar, vem atuando desde o início das chuvas para que toda a população afetada seja atendida no primeiro momento e levada para abrigos ou casas de parentes”, informou o coronel Marcos Carvalho, coordenador da Defesa Civil Estadual. Ele esclareceu as que ocorrências e emergências decorrentes das chuvas devem ser comunicadas, prioritariamente, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – através dos telefones 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar) ou 192 (Samu).

A previsão é de continuidade de chuva na costa leste do Nordeste Brasileiro, principalmente no Rio Grande do Norte. Mas a tendência é de diminuição de intensidade. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta, com baixo risco de alagamentos, na faixa que vai do Rio Grande do Norte até a divisa do Piauí com o Maranhão.

UBS do Alto da Torre recebe visita fiscalizatória da Comissão de Saúde

Foto: Elpídio Júnior

Em mais uma visita fiscalizatória nos equipamentos de saúde da capital potiguar, a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal esteve nesta segunda-feira (27) nas instalações da Unidade Básica de Saúde do Alto da Torre, zona Norte. Participaram do encontro os vereadores Herberth Sena (PSDB), Peixoto (PTB), Camila Araújo (União Brasil) e Preto Aquino (PSD).

Inaugurada em setembro de 2022, a unidade possui uma equipe com 16 profissionais e realiza, em média, 20 atendimentos por dia. Apesar de ser um prédio novo, os parlamentares encontraram infiltrações na estrutura, problemas com internet e ausência de equipamentos fundamentais para a oferta dos serviços à população. Além das falhas estruturais, a instituição convive com a falta de recursos humanos, o que reduz a capacidade de trabalho.

“Todas as unidades de saúde enfrentam o drama da escassez de servidores. O Distrito Norte 1, no qual essa UBS se encontra, está com uma deficiência ainda maior. E não só na área médica. Por exemplo, são apenas dois farmacêuticos para 12 unidades, quando cada unidade, de acordo com a legislação, deveria ter seu próprio farmacêutico. Então, diante das deficiências encontradas, vamos encaminhar relatório para os órgãos competentes e cobrar soluções”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Herberth Sena.

Já a vereadora Camila Araújo destacou a ausência de uma geladeira para conservar as vacinas. “Aqui não existe armazenamento de vacinas. Todos os dias a equipe precisa conseguir um veículo para trazer as vacinas para esta unidade, que atende moradores de 13 comunidades. Após a aplicação dessas vacinas, o carro precisa voltar para armazená-las numa temperatura adequada. Detalhe: o veículo chega aqui depois das 9 horas, só a partir desse horário que a população consegue receber a vacina”. 

O médico Pedro Gregório Antunes relatou as dificuldades na elaboração dos atendimentos. “O sistema todo é digital, porém, temos problemas com a internet, que aqui funciona duas ou três horas e depois não funciona mais. Aí a gente fica quase o tempo todo escrevendo na mão mesmo, atrasando todo serviço. Outra coisa que falta é mobiliário de apoio, pois não temos armários para guardar o material de trabalho como os receituários, fica tudo solto em cima das mesas, coisa que não deveria acontecer”, pontuou. 

Câmara Municipal de Natal
Texto: Junior Martins
Foto: Elpídio Júnior

Em 48 horas, mais de 2,1 mil raios atingiram RN; Cosern triplica equipes em campo

Reprodução

A Neoenergia Cosern triplicou o número de equipes em campo para atender as demandas relacionadas às chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, totalizando mais de 200 profissionais em atuação. Para dar suporte técnico a esses profissionais, o quantitativo de engenheiros e técnicos no Centro de Operações Integradas (COI), em Natal, aumentou em 100%.

Em menos de 48 horas, conforme levantamento do COI da Neoenergia Cosern com base em dados da Plataforma ClimaTempo, mais de 2,1 mil raios atingiram o estado. Nas últimas 24 horas, o volume de chuvas somente em Natal e Região Metropolitana se aproximou dos 200 milímetros conforme a ClimaTempo, provocando alagamentos. Em alguns bairros de Natal e cidades vizinhas, como Parnamirim, o fornecimento de energia de algumas ruas precisou ser suspenso por questões de segurança.

Por volta das 11h desta terça-feira (28), foram registradas interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica em Parnamirim, Extremoz, Monte Alegre, São Gonçalo do Amarante e Natal. As equipes técnicas seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento integral de energia elétrica respeitando as diretrizes de segurança impostas para a ocasião.

Orientações

Em caso de imóvel alagado, desligue o disjuntor imediatamente;

Não utilize aparelhos domésticos ligados na energia se estiver com o corpo molhado e descalço;

Em caso de choque elétrico, desligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois auxilie a vítima;

Não utilize telefone celular com o carregador conectado na tomada;

Evite o uso do T (benjamim);

Se estiver ao ar livre, busque abrigo tão logo veja nuvens carregadas no céu ou escute um trovão;

Evite colher frutas, legumes ou verduras, abrigar-se ou caminhar perto de árvores;

Não fique próximo a animais e nem ande a cavalo;

Não fique próximo a cercas de arame;

Não fique próximo a objetos metálicos pontiagudos como enxadas, pás e facões;

Não se abrigue debaixo de varandas, barracos e celeiros;

Não caminhe em áreas descampadas;

Não fique parado em rodovias, ruas ou estradas;

Não suba em locais como telhados, terraços e montanhas;

Não se banhar em praia, rio, açude ou piscina durante uma tempestade;

Quando possível, e em segurança, faça a revisão periódica das instalações elétricas internas da residência com auxílio de um eletricista profissional.

Após chuvas, Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por 90 dias

A Prefeitura de Natal decretou, por 90 dias, o estado de emergência na capital potiguar. O motivo da medida foram os danos causados ao longo da cidade por causa das fortes chuvas desta segunda-feira (27). A decisão foi divulgada na edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (28).

No documento consta “declarada, pelo prazo de 90 dias, situação de emergência no âmbito do Município do Natal, nas áreas afetadas contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documento”.

Além disso, no documento também fica autorizado “a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo – SMG, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução” e “a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES”.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

 

Prefeitura suspende aulas nesta terça-feira (28)

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), visando a segurança dos alunos e de toda comunidade escolar, devido às fortes chuvas que atingem o RN, comunica que estão suspensas as aulas da rede municipal nesta terça-feira (28). Segundo o Secretário de Educação Gildásio Figueiredo, será mantida a presença dos porteiros para que possam monitorar as condições e passar o diagnóstico de cada unidade.

“Estamos avaliando a situação e em breve divulgaremos novas informações sobre o retorno das aulas ou a suspensão por mais dias”, disse.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Jean Xavier)

VÍDEO: Acesso à zona norte pela ponte Newton Navarro está interditado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que, devido à abertura de dois buracos no acesso à zona norte pela ponte Newton Navarro, a via está temporariamente interditada. O trânsito está sendo desviado pela contramão para quem pretende acessar a zona norte.

O Departamento de Estradas e Rodagens foi acionado para realizar o reparo, pois a via é de responsabilidade do Governo do Estado – DER. Acesso a ZN pela ponte Newton Navarro interditado.

Veja os vídeo abaixo!