Transformação educacional em SGA: 11 escolas passam por reforma e ampliação

São Gonçalo do Amarante está testemunhando uma mudança significativa no cenário educacional com a conclusão das reformas e ampliações em 10 escolas e creches, além da construção de uma nova escola. Essas melhorias foram entregues à população pela Prefeitura Municipal, marcando um avanço notável na infraestrutura educacional da região.

As obras, realizadas desde junho de 2022 até o presente momento, impactaram positivamente diversas instituições, gerando melhorias estruturais e funcionais essenciais para a qualidade do ensino.

As reformas e ampliações abrangeram escolas e creches em diferentes localidades do município, nas zonas rural e urbana, com intervenções que variaram desde a construção de novos espaços até reparos e melhorias nas estruturas existentes.


Entre as obras executadas, destacam-se:

– Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida: Construção de quatro salas de aula, além de reformas que abrangeram pintura geral e reparos nos portões de grades, incluindo a conclusão do auditório com melhorias em iluminação, carpete, cadeiras e extintores.

– CMEI Ainda dos Santos e Creche Municipal Padre Thiago Theisen: Ambas receberam novas construções com duas salas de aula cada, juntamente com reformas que envolveram pintura geral e reparos nos portões de grades.

– Escola Municipal Roberto Bezerra Freire, Varela Barca, Cantinho do Saber, Lauriete Varela, Lauro Pinheiro, Maria de Lourdes de Lima, Hamilton Júnior e Jéssica Débora: Estas escolas foram alvo de construções e reformas variadas, desde a implementação de espaços acessíveis até melhorias estruturais como retelhamento, reformas elétricas, pinturas gerais, trocas de portas e janelas, instalação de PVC em salas de aula, entre outros serviços essenciais.

O prefeito do município, Eraldo Paiva destacou a importância dessas reformas para a comunidade. “Investir na educação é investir no futuro de nossa cidade. As reformas e ampliações realizadas têm como objetivo proporcionar ambientes mais adequados e propícios para o aprendizado, visando o desenvolvimento integral de nossos alunos. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade e essas melhorias refletem esse compromisso.”

Por outro lado, a Secretária Municipal de Educação, Marluce de Paula, ressaltou o impacto positivo dessas obras na qualidade do ensino: “As reformas e ampliações realizadas nas escolas e creches representam um avanço significativo para a educação em São Gonçalo do Amarante. Estamos criando ambientes mais acolhedores e funcionais, o que contribui diretamente para o processo de ensino-aprendizagem e para o bem-estar de alunos, professores e funcionários. Em breve, estaremos colocando outra fase do nosso cronograma em prática, com a reforma de outras escolas no município”, disse.

Além das escolas reformadas, o município também está ampliando a rede municipal de educação através da construção da Escola 1° de Maio, no Jardim Lola. Com um investimento contínuo na educação, essas reformas e ampliações representam um passo significativo para o progresso educacional em São Gonçalo do Amarante, através de espaços propícios ao desenvolvimento integral dos estudantes e fortalecendo o compromisso com a qualidade da educação oferecida pela cidade.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

Jean Paul Prates é a pessoa certa no lugar certo

O ex-senador do PT-RN, Jean Paul Prates, tem um excelente currículo que garante a sua permanência no cargo de presidente da Petrobras ou em qualquer outra função na administração pública.

Além disso, Jean conta com a aprovação de todos os setores da sociedade, superando os seus antecessores na pasta. Tudo isso confirmado pelo sindicato da estatal, os acionistas, a classe política e toda imprensa brasileira.

Apesar dos boatos do ministro Rui Costa sobre uma suposta substituição da presidência da Petrobras, isso não compromete a boa atuação e reputação do trabalho de Jean Paul, ele está bem afinado com o presidente Lula e com o povo brasileiro.

Por trás das cortinas desses boatos, há um interesse pessoal do ministro Rui, ele quer emplacar no lugar de Prates seu homem de confiança, o secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti, que já foi secretário de Infraestrutura da Bahia, na gestão de Rui Costa. Mas o PT já conhece Jean Paul e sabe da sua atuação e fidelidade com o partido, com o Brasil e também com o presidente Lula.

Em paralelo aos boatos,
Prates está ampliando o foco da Petrobras para outras energias, proporcionando à companhia um novo horizonte em busca de novos negócios.

OPERAÇÃO PF E PRF – PF e PRF cumprem 57 mandados em megaoperação contra tráfico internacional

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta terça-feira (21) uma megaoperação contra o tráfico transnacional de drogas.

Estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os agentes também cumprem 28 mandados de busca e apreensão.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou outras 15 medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico dos investigados por tornozeleira; o sequestro de 21 imóveis e 39 veículos; e o bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.

As investigações da operação Cartage começaram em 2021, após a apreensão de cerca de 24 toneladas de maconha. A partir daí, foram dois anos de investigação entre as forças de segurança que resultaram na prisão de oito pessoas e a apreensão de cerca de 100 toneladas de maconha.

A PF apurou que a droga ingressava no Brasil pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Após essa internalização, toda a carga era levada para Santa Catarina, na região da grande Florianópolis, onde era armazenada.

A operação é coordenada pela PF de Santa Catarina por esse motivo.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas; organização criminosa; tráfico de armas; e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.

Fonte: CNN Brasil

Nossa Senhora da Apresentação

Padre João Medeiros Filho

No dia 21 de novembro, celebra-se a solenidade da Apresentação de Maria Santíssima no Templo por seuspais Joaquim e Ana. A Bíblia não relata tal acontecimento, chegado até nós por meio dos escritos apócrifos, como noEvangelho de Tiago. Este episódio da vida de Nossa Senhora despertou o interesse dos cristãos e de artistasplásticos, surgindo daí várias obras sobre o tema. A Igreja dos primeiros séculos ressaltava a figura e a missão da Corredentora. A tradição cristã e descobertas arqueológicas atestam que a Mãe Celestial era reverenciada na liturgia, desde os tempos apostólicos. O fato é registrado por desenhos e pinturas da Virgem de Nazaré, encontradas nas catacumbas romanas. Desde os primórdios do cristianismo, os fiéis veneravam a Mãe do Senhor. Em 62 A.D, junto com uma efígie de Cristo Bom Pastor, deparou-se com inscrições da Ave Maria, indicando que as primeiras comunidades cristãs rezavam essa prece. Daquela época, data um afresco da Virgem, descoberto na Catacumba de Santa Priscila, no qual Ela aparece amamentando o Menino Jesus. Em 451, foi localizada a imagem mais antiga da Mãe de Cristo, atribuída a São Lucas. Mostra Nossa Senhora com a Criança no colo.

No Oriente, a partir do século IV, desenvolveu-se a piedade mariana. Junto com a edificação de templos, iniciou-se o culto às imagens e aos títulos marianos. Desde então, os ícones em sua memória tornaram-se inspiração de talentosos mestres e presentes em muitos locais. Os fiéis guardavam-nos em suas residências e os monges nas celas. Os anacoretas acendiam velas diante deles. Eram levados às prisões para dar força e paz aos apenados. No Ocidente, desde o século VII, celebra-se a festa da Apresentação no dia 21 de novembro, rememorando o aniversário da dedicação da Basílica de Santa Maria, no ano de 543, em Jerusalém. Entretanto, a festa foi oficialmente criada por Gregório XI, em 1372. Em Avignon, os sumos pontífices já celebravam a missa solene da festividade. No Brasil, segundo Frei Agostinho da Beata Virgo, citado por Luís da Câmara Cascudo, a primeira paróquia dedicada a esse orago mariano foi erigida em 1599, na cidade do Natal (RN).

Maria é a mais venerada pelos brasileiros, dentre todos os santos do catolicismo. Amada com afeto filial, faz-se o destino de muitas súplicas, desejos e esperanças dos fiéis, mormente dos que sofrem. A expressão de nossa religiosidade revela-se fortemente na devoção mariana. É inegável o vínculo de permanência na fé. O amor à Virgem apresenta-se em todas as regiões e classes do país, sob muitas manifestações. A base da fé de nossa gente tem a ver com a piedade à Rainha Celestial. São terços, ofícios, orações, benditos, ladainhas, procissões, coroações e inúmeras maneiras de externar a sua crença. O culto mariano não se ensina nos livros. Transmite-se pelo testemunho das comunidades. A participação nos tríduos, novenas e outras comemorações alimenta a religiosidade, penetrando na vida das pessoas. No Brasil, a veneração a Nossa Senhora não se reveste de esquemas e conceitos intelectualizados, mas de sentimentos profundos que brotam da alma do povo.

Maria é expressão da benevolência divina. Pela intercessão da Virgem Santíssima, plena de graça, o Pai não nos abandona à própria sorte. Ela é uma prova de que o Onipotente não se arrependeu de ter criado o ser humano. Foi a Mulher escolhida pelo Altíssimo para sacrário corporal e terreno de seu Filho. Sendo Genitora do Salvador, contempla Deus Pai sem cessar com o seu sacratíssimo olhar. Maria de Nazaré é também nossa Mãe, por livre vontade de Jesus (cf. Jo 19, 26-27). E como tal, é nossa permanente intercessora junto a Cristo. Não se pode viver sem o carinho materno, por isso o nosso Redentor quis legar-nos Maria, face temporal do Divino. Sua ternura continua a se oferecer a cada um dos filhos. Ela poderá atenuar nossas saudades do Céu, uma vez que também esperou por Aquele que nos trouxe a vida e a paz. Privilegiada, teve o Salvador em seus braços. Ela acalentar-nos-á sempre nos momentos de desânimo, com um afetuoso sorriso e um meigo olhar de Mãe. “Bendita és entre todas as mulheres” (Lc 1, 42).